PDA

Ver Versão Completa : Que caixa é esta?



Rodrigo Ielpo Bastos
05/04/2009, 17:44
pessoal a discusão ja havia começado em outro topico e resolvi organizar pere não atrapalhar o topico do amigo Guilherme apesar de estarmos falando do mesmo carro.

comprei esta camper a uns 40 dias e estou pensando em transforma-la em 4x4 como fiz com minha primeira camper a gasolina, na primeira camper dispensei a caixa e coloquei uma completa da hilux.

nesta estou pensando em colocar uma flange na propria caixa pois dizem ser uma otima caixa dificil ta sendo descobrir que caixa realmente é gostaria de saber a relação de marchas dela se alguem pude me ajudem

segue abaixo algumas fotos que consegui tirar dela na munha garagem

guilhermeabreu
06/04/2009, 00:10
RODRIGO

É uma merda , desculpe , mas vc esta numa nhaca danada , pq esta claramente estampada que É UMA CAIXA ZF .

Qdo vc falou que era a 2615 , vc viu este número em algum lugar , ou vc deu este número pq vc pensou que fossa a caixa original das CAMPERs ?

Pq se for 2615 , NÃO É ZF e sim EATON/CLARK , como já falei pra vc qdo ví o catálogo de caixas de marcha lá no ROGÉRIO .

Acredito que só vc levando sua CAMPER num mecanico antigo , digo mais velho com muita experiencia em mecanica de caminhonetes para poder desvendar este mistério .

ABRAÇOS

Rodrigo Ielpo Bastos
06/04/2009, 00:46
´pois é Guilherme quando eu disse 2615 foi porque o mecanico disse que era uma 2615 porem hoje fui na garagem para ver melhor ela por baixo e achei em cima daquele numero que te enviei ontem uma marca estampada ZF, da pra ver na segunda foto amanha vou continuar buscando informações, mas acho que estou bem propenso a colocar uma caixa completa da hilux novamente pois fui eu que fiz a flange e achei super simples e ela é resistente para o que eu quero fazer.

duvvvvvidddas e mais duvvvidddaaass

RogérioNunes
06/04/2009, 08:57
Rodrigo, com 99,9% de certeza essa caixa da foto é um ZF que saiu nas últimas D20.Uma puta caixa com 5 drive.Essa caixa saiu nas últimas D20 a partir de 94 ou 95 se não me engano.Antes desse, as D20 eram equipadas com o cambio GM M47 (clark 2615B).


relações:

Cambio M37 (clark CL 2615)

1- 5,08:1
2- 3,31:1
3- 2,14:1
4- 1,41:1
5- 1,00:1
ré- 5,54:1

câmbio M37 (ZF S5-42)

1- 5,08:1
2- 2,60:1
3- 1,53:1
4- 1,00:1
5- 0,77:1
ré- 4,66:1


[]´s

pessoal a discusão ja havia começado em outro topico e resolvi organizar pere não atrapalhar o topico do amigo Guilherme apesar de estarmos falando do mesmo carro.

comprei esta camper a uns 40 dias e estou pensando em transforma-la em 4x4 como fiz com minha primeira camper a gasolina, na primeira camper dispensei a caixa e coloquei uma completa da hilux.

nesta estou pensando em colocar uma flange na propria caixa pois dizem ser uma otima caixa dificil ta sendo descobrir que caixa realmente é gostaria de saber a relação de marchas dela se alguem pude me ajudem

segue abaixo algumas fotos que consegui tirar dela na munha garagem

Rodrigo Ielpo Bastos
06/04/2009, 22:37
Roger um mecanio da pasola oficina especializada em diesel disse que precisa levanter o carro e olhar melhor mas levei as fotos la para ele e ele acha que esta caixa saiu nas f250. o que vc acha?

quando vc diz 5a drive seria overdrive tipo 5a longa?

obrigado

Ralado/SP
07/04/2009, 16:27
Rodrigo,

pra tentar te ajudar, de quem vc comprou essa camper??? O donoanterior não sabe que câmbio é esse??? tenta levantar o histórico dela.
Coloque características como: nº de marchas, posição do escalanamento, se tem ou não a primeira reduzida...
Originalmente as camper's 4x2 tem o câmbio 2215 que é 5ª orver drive, porém um vez ouvi dizer que tem umas que são 4 marchas.

Abraçones

Ralado

RogérioNunes
07/04/2009, 19:23
Exatamente Rodrigo, drive = Overdriver= sobre marcha ou popularmente "marcha longa".
De fato pode ser a F250, pelas fotos que vc postou não dá pra distinguir...se for da F250 é a ZF 5S-420.Mas ambas são ótimas caixas e muito resistentes e acredito não ser difícil adaptar uma transferência nela ou até mesmo uma transf. original.

[]´s

Roger um mecanio da pasola oficina especializada em diesel disse que precisa levanter o carro e olhar melhor mas levei as fotos la para ele e ele acha que esta caixa saiu nas f250. o que vc acha?

quando vc diz 5a drive seria overdrive tipo 5a longa?

obrigado

Rodrigo Ielpo Bastos
07/04/2009, 22:08
e ai Ralado beleza ela é cinco marchas a re é para a direita e pra traz e primeira não é reduzida porem no motor diesel ela é meio curta. o dono anterior não trocou ela ele pssuiu esta camper por cinco anos mandei tirar uns vazamentos dela e vou fazer fotos melhores

Ralado/SP
08/04/2009, 17:33
Rodrigão,

creio, então, que o câmbio que vc tem seja o 2215 ou 2205. Quando tive uma camper 4x2 gasolina, esse era o câmbio e segundo informações é original dela. Segundo alguns amigos que possuem maior conhecimento técnico que eu, esse câmbio com motor diesel não é muito legal, pois o troque é muito mais ignorante e leva à quebras. Tanto que a GM logo substituiu ele da linha de montagem da D20 e a DeepTec ou Piradiesel ( não lembro qual delas ) destaca em seu site que NÃO RECOMENTA A APLICAÇÃO DESSE CÂMBIO PARA MOTORES DIESEL.
O 2215 ou 2205 é um câmbio muuuuuito bom para gasolina, alcool e GNV - eu até o prefiro do que qq outro, pra uso pessoal, num carro com os motores acima -.
Se de fato o câmbio for esse, recomendo que siga as ações da GM, envemo... coloque um câmbio mais parrudo: 240V, 2615, toy 4 e 5 marchas, silverado, troller...

Abraçones

Ralado

Eriksom Teixeira Lima
08/04/2009, 21:59
Rodrigo, com 99,9% de certeza essa caixa da foto é um ZF que saiu nas últimas D20.Uma puta caixa com 5 drive.Essa caixa saiu nas últimas D20 a partir de 94 ou 95 se não me engano.Antes desse, as D20 eram equipadas com o cambio GM M47 (clark 2615B).

....

câmbio M37 (ZF S5-42)

1- 5,08:1
2- 2,60:1
3- 1,53:1
4- 1,00:1
5- 0,77:1
ré- 4,66:1



Rodrigo

o Roger está com a razão, sua caixa é uma ZFS5-42, e as relações que ele traz, e cortei acima, são absolutamente corretas.

Essa caixa era utilizada pela GM para veículos com motor diesel turbo. Para os demais (alcool, gasolina e diesel sem turbo), usava-se a clarck 2205.

Como a Envemo era a Envemo, elas provavelmente lançaram mão do que tinha disponível à época e o comprador original nunca reclamou.

Agora, se ela te incomodar muito, eu compro ela e retiro no sábado de aleluia e te agradecerei eternamente o presente de pascoa. :mrgreen:

Eriksom

.

Rodrigo Ielpo Bastos
08/04/2009, 22:16
vc sabe que to começando a gostar desta caixa, eu desencavei uma t case da hilux com saida pro lado direito acho que vou dar uma revisada nela e fazer uma flange para adptala na camper

RogérioNunes
08/04/2009, 22:48
Ralado, esse cambio da foto não tem nada a ver com clark, é um ZF.
Sobre a utilização dos clark 2215 para diesel, é perfeitamente viável tanto que nas F1000 diesel aspiradas, JPX sairam com esse cambio. O porém fica por conta dos motores turbinados onde a faixa de torque é mais alta pode quebrar sim...mas vai do uso tb...eu tenho um 2215 com Q20B aspirado a 3 anos rodando todo dia o dia todo inclusive viajando é nem noto que ele existe.

[]´s



Rodrigão,

creio, então, que o câmbio que vc tem seja o 2215 ou 2205. Quando tive uma camper 4x2 gasolina, esse era o câmbio e segundo informações é original dela. Segundo alguns amigos que possuem maior conhecimento técnico que eu, esse câmbio com motor diesel não é muito legal, pois o troque é muito mais ignorante e leva à quebras. Tanto que a GM logo substituiu ele da linha de montagem da D20 e a DeepTec ou Piradiesel ( não lembro qual delas ) destaca em seu site que NÃO RECOMENTA A APLICAÇÃO DESSE CÂMBIO PARA MOTORES DIESEL.
O 2215 ou 2205 é um câmbio muuuuuito bom para gasolina, alcool e GNV - eu até o prefiro do que qq outro, pra uso pessoal, num carro com os motores acima -.
Se de fato o câmbio for esse, recomendo que siga as ações da GM, envemo... coloque um câmbio mais parrudo: 240V, 2615, toy 4 e 5 marchas, silverado, troller...

Abraçones

Ralado

Eriksom Teixeira Lima
08/04/2009, 23:30
vc sabe que to começando a gostar desta caixa, eu desencavei uma t case da hilux com saida pro lado direito acho que vou dar uma revisada nela e fazer uma flange para adptala na camper

Rodrigo,

não faça isso, abandone essa idéia de usar essa caixa ZF. :roll:

Na boa, acho que você deve pegar uma caixa 240V (tenho uma),
- adaptá-la num 14B, motor parrudo e de alta rotação (fiz isso na minha Camper e o Afonso Carlos tem deles para vender aqui na lista),
- comprar uma caixa de transferência NP 200 (o Eduardo Valareto da lista da Camper tem uma para vender, e ela é divorciada, ou seja, não precisa de flanges - na minha camper uso a NP-205),
- colocar eixos de band relaçao 39x9 ou 37x10 e sermos felizes, oops, você ser feliz :pipoca:

==> É verdade que tudo isso você pode fazer com essa caixa, mas não custa tentar <==

Claro, eu te daria a maior força e compraria sua horrível caixa ZF para colocar na minha M-715 :mrgreen: ... não se preocupe, não seria sacrifício, a gente está aí para ajudar os amigos :twisted:

:?: Posso encher o tanque para ir a Vitória levar a sua nova caixa e buscar a sua velha caixa :?:

Por favor, não use na resposta a essa minha singela pergunta nenhum dos símbolos a seguir: :stop: ou :discordo: ou :odedo:

Eriksom

Ralado/SP
14/04/2009, 17:46
Roger,

valeu pela explicação... não me atentei ao ZF.
è por essas e outras que me reservo aos "pitacos".

Brigadão mesmo

Ralado

Elmer_Jeep
24/04/2009, 09:39
Aqui tem algo sobre o ZF das F250

Informações Cambio F250: ZF 5S-420 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43504)

[]'s