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Ver Versão Completa : Vida útil de componentes



mgalvao
04/04/2009, 20:59
Olá para todos,

Imagine-se preparando seu 110 para uma viagem a Ushuaia, Cuzco ou qualquer outro local distante .... Um dia, chega alguém e comenta com você que a via útil da bomba dágua dos Defender é de 70 a 85k km. Seu 110 está com 68k km !!

Acho que seria prudente você trocar a bomba antes da viagem, não ? Ou, pelo menos, levar uma de sobressalente ...

Foi pensando em situações como esta que comecei a levantar dados para uma planilha que calcule a vida útil de alguns componentes mais críticos de nossos Defender. Com os dados coletados das duas listas LR no Yahoo, já tenho alguns números, embora ainda imprecisos por conta da pequena amostragem colhida. De qualquer forma, não deixa de ser um indicador interessante para aqueles preocupados em fazer uma boa manutenção preventiva em seus carros.

Assim, se alguém puder colaborar, podemos ir adiante nesta coleta de dados. Basta me passar as seguintes informações : item avariado e em que quilometragem isto ocorreu.

Entre outros, são importantes os seguintes componentes : alternador, bomba dágua, bomba de vácuo, retentor da caixa de transferência, cilindros mestre e escravo da embreagem, hidrovácuo, cilindros do sistema de freio, semi-eixos, buchas, ponteiras, correia dentada (partida), motor de arranque, cruzetas, ball-joint, pastilhas dianteiras e traseiras de freio, embreagem, etc, etc

Se você tem alguma destas informações sobre seu carro, dê a sua colaboração que irá ser útil a muitos de nós !!!

Abraços,

mg

Marcos Martins
11/04/2009, 10:59
Pessoal,

Comprei minha Defender 90 com 67.000 km apos 3 anos está com 115.000 km, segue a lista das principais intervenções;

1- 67.000 km
1.1 Troca da tampa de inspeção do motor, oxidação apresentava pequeno vazamento.
1.2 Troca do retentor da caixa de transferencia, vazamento de oleo.
1.3 Troca do retentor do diferencial traseiro.

2- 97.000 km

2.1 Troca do eixo do sistema de limpador de para-brisa.
2.2 Troca do automático do motor de arranque.

3- 105.000 km

3.1 Troca do retentor do diferencial dianteiro, sem sucesso o vazamento continuou.
3.2 Troca do retentor do diferencial dianteiro e conjunto de fixação do mesmo. Flange de apoio. Vazamento corrigido.
3.3 Troca do reparo do braço pitman e terminal da direção.

4- 110.000 Km

4.1 Troca da bomba da agua preventivamente, a mesma já apresentava a famosa trinca no rotor.

Obs: Programa de lubrificação e troca das correias conforme preventiva.

Tirando está pequena lista o resto é só alegria.

Marcos Martins

marcio pajero
11/04/2009, 13:00
mgalvão, tenho todos os serviços nos 2 defender. vou levantar e te informo. marcio

mgalvao
11/04/2009, 21:44
Olá, Marcos
Muito grato pelas informações que já foram lançadas na planilha. Pena que muito poucos colaborem com informações do tipo que você nos passou. De outro modo já poderíamos ter excelentes dados sobre a vida útil dos itens críticos de nossos Defender.
Em separado vou lhe encaminhar um resumo da planilha.
Abç,
mg

Marcos Martins
13/04/2009, 11:51
Olá, Marcos
Muito grato pelas informações que já foram lançadas na planilha. Pena que muito poucos colaborem com informações do tipo que você nos passou. De outro modo já poderíamos ter excelentes dados sobre a vida útil dos itens críticos de nossos Defender.
Em separado vou lhe encaminhar um resumo da planilha.
Abç,
mg

Pessoal,

Vamos colaborar com os dados, está listagem é importante para que possamos trocar os componentes antes das quebras, reduzindo os custos de manutenção e evitando ficar na estrada, muitas vezes longe de casa.

Duvida, o alternador vai falhar com qual quilometragem???

Bom trabalho MG:palmas::palmas:

Marcos Martins

busta
13/04/2009, 22:18
Murilo, te mandei email. Abraços,

busta
13/04/2009, 22:20
Pessoal,

Duvida, o alternador vai falhar com qual quilometragem???

Marcos Martins

Marcos, o meu foi com 117.197 km , aproximadamente. :mrgreen:

mgalvao
14/04/2009, 07:32
Olá, MArcos
Já temos 23 relatos sobre avarias de alternador. A vida útil (média) deles é de 101k km com desvio-padrão (+/-) de 42k km, ou seja, aqueles que já passaram dos 59k km estão na faixa de risco ....
Abç,
mg

mgalvao
02/05/2009, 11:20
Olá para todos,

Aos poucos vamos conseguindo alguns números que indiquem a vida útil esperada de alguns componentes de nossos Defender. A tabela abaixo é o que temos no momento :

- na coluna da esquerda os itens que estamos acompanhando
- a segunda coluna é a estimativa de vida útil, em km
- a quarta coluna indica o desvio padrão (o erro esperado da média calculada)

O critério usado para as medidas é o seguinte :
- após o terceiro relato de avarias, calcula-se a média
- após o décimo relato de avarias, estima-se o desvio padrão

Assim, itens sem vida útil é porque ainda não temos 3 relatos de avarias; itens sem desvio padrão é que o número de ralatos é inferior a 10

Antes que estatísticos, matemátidos ou puristas de plantão critiquem os números e/ou o critério, reconheço suas falhas porém acredito que o que temos abaixo é melhor do que nada ..... (rs,rs). Para os que fazem manutenção de aeronaves em suas viaturas, não deixa de ser uma referência .... Espero que seja de utilidade para estes.

A qualidade dos dados será maior no futuro caso vocês divulguem as avarias encontradas e com quantos km ocorreram.

Abraços,
mg
===============================

A tabela foi removida pois foi transcrita com erros. Para acessar a tabela, ver a próxima mensagem

mgalvao
02/05/2009, 11:31
EM TEMPO :

Detetei um erro na transcrição da planilha anterior !!!! Segue abaixo a correta (assim espero ....)
=====================

Acoplamento viscoso
Alternador (original) 100.500 +/- 41.000
Alternador (recondicionado)
Amortecedores 120.700
Amortecedor de direção
Atuador da luz do freio
Ball-joint 107.500
Bateria
Bicos 170.000
Bomba dágua 86.700 +/- 44.700
Bomba de vácuo 110.600 +/- 48.200
Bomba de vácuo recondicionada
Bomba hidráulica da direção
Bomba injetora 140.000
Braço pitman, reparo 110.800
Buchas da suspensão dianteira 142.400
Buchas da suspensão traseira/barra link 126.600
Buchas do amortecedor de direção
Buchas do tensor dianteiro
Bujões de plástico 110.500
Cabo do freio de mão
Cabo do velocímetro
Caixa de direção 108.000
Chave comutadora de farol 93.400
Chave das setas 86.700
Cilindro escravo da embreagem 106.000
Cilindro mestre da embreagem 81.200 +/- 38.500
Cilindro mestre do freio
Cilindros de embreagem não originais
Compressor ar-condicionado
Correia dentada 88.300
Correia do ar-condicionado
Correia poli-V
Cruzeta dianteira
Disco de freio traseiro
Embreagem original 113.800 +/- 41.000
Embreagem recondicionada
Junta esférica do braço pitman
Limpador do para-brisas 127.000
Mangueiras dágua
Mangueira do turbo-intercooler 83.300
Motor de partida 77.500
Motor do limpador de para-brisa
Pastilha dianteira 56.700
Pastilha traseira 60.000 +/- 21.500
Placa do alternador
Ponteira/terminal de direção
Retentor diferencial traseiro
Retentor diferencial dianteiro
Retentor do eixo da caixa de transferencia 101.500 +/- 34.000
Retentor do munhão
Retentor do virabrequim
Retentor do semi-eixo traseiro
Rolamento das rodas
Rolamento do esticador correia 52.500
Semi-eixos e tulipas Britpart
Tensor do ar-condicionado
Terminal de direção
Tulipa 46.400
Turbina
Válvula termostática
Ventilador (ar quente)

alberto megda
02/05/2009, 12:24
bomba de vacuo, quebrou ontem com 87 000 km

alberto megda
02/05/2009, 12:41
mangueira do turbo 83 000 km

mgalvao
02/05/2009, 20:53
Olá, Madruga
Grato pelas informações que já foram lançadas na planilha. Segundo ela, sua bomba de vácuo quebrou um pouco abaixo do valor médio que temos, porém dentro da faixa esperada. Quanto à mangueira do turbo, o que tínhamos na planilha era exatamente 83.000km, uma grande coincidência que acaba nos chamando a atenção para a utilidade destes dados, não ?
Bom fs,
mg

alex.cunha
03/05/2009, 22:14
Olá, Madruga
Grato pelas informações que já foram lançadas na planilha. Segundo ela, sua bomba de vácuo quebrou um pouco abaixo do valor médio que temos, porém dentro da faixa esperada. Quanto à mangueira do turbo, o que tínhamos na planilha era exatamente 83.000km, uma grande coincidência que acaba nos chamando a atenção para a utilidade destes dados, não ?
Bom fs,
mg
Boa noite pessoal!

Possuo uma Defender e listo abaixo os itens que já precisei trocar e suas respectivas quilometragens.
Chave dos faróis: 87000km
Comutador de partida : 101600km
Bomba de vácuo: 105000km
Mangueira do turbo(Cotovelo): Já furou várias vezes, dura aproximadamente 20000km, porém, a minha turbina é tgv.


Espero contribuir sempre que possível, parabéns pela planilha, será muito útil para todos nós!

Um abraço

Alexandre

Jorge Dias Martins
06/05/2009, 17:24
Mais um;

interruptor (ou cebolinha ) do oleo - 36200 km

mgalvao
06/05/2009, 18:22
Grato, jorge, já lancei na planilha. abç,
mg

cbe
06/05/2009, 19:57
Boa noite Murilo,

Seguem mais alguns dados para sua estatística ...

Abs.
Christian

Sensor pressão de óleo - 49.600 km
Corréria dentada - troca preventiva cada 60.000 km
Rolamento esticador corréia de serviço - 67.200 km
Amortecedores originais - 80.000 km
Buchas originais - 80.000 km
Ponteira de direção - 80.000 km
Munhões 1º revisão (troca pinos, rolamentos, retentores) - 88.000 km
Bomba de vàcuo - 99.700 km
Semi-eixo (traseira, direita) - 104.400 km
Alternador (troca preventiva - 105.000 km
Retentor saida do câmbio - 109.000 km
Retentor primário - 109.000 km
Cotovelo do turbo - 117.100 km
Semi-eixo (traseira, direito) - 127.500 km (quebrou em uma boa trilha ...)
Revisão bomboa injetora + bicos novos (230 bar) - 136.000 km
Munhões 2ª revisão (troca pinos, rolamentos, retentores) - 136.200 km
Cilíndro escravo embreagem - 136.200 km
Bomba de vàcuo - 137.700 km
Cilindro mestre embreagem - 141.300 km
Discos de freio traseiros - 142.000 km
Colmeia do radiador - 144.000 km
Bomba d'água - 144.000 km (preventivo, peça sem problemas)

mgalvao
06/05/2009, 20:18
Grato, Christian
Já foram para a planilha. Qualquer hora destas divulgo os novos números.
Abç,
mg

bello
07/05/2009, 11:01
Troca do retentor do pinhão do diferencial traseiro. 130.000K
Abs
Sergio

mgalvao
07/05/2009, 11:34
Grato, Sérgio pela colaboração.
Segue-se a tabela atualizada após as últimas informações recebidas :

Tempo médio Desvio-
de vida padrão
útil (erro esperado
(mais de 3 em torno
relatos de da média)
avarias) (Mais de
10 relatos)

Acoplamento viscoso
Alternador (original) 101.500 +/- 41.000
Alternador (recondicionado)
Amortecedores (originais) 110.500
Amortecedor de direção
Atuador da luz do freio
Ball-joint 107.500
Bateria 103.500
Bicos 163.000
Bomba dágua 86.700 +/- 43.000
Bomba de vácuo 106.000 +/- 45.000
Bomba de vácuo recondicionada
Bomba hidráulica da direção
Bomba injetora 140.000
Braço pitman, reparo 110.800
Buchas da suspensão dianteira 132.000
Buchas da suspensão traseira/barra link 117.500
Buchas do amortecedor de direção
Buchas do tensor dianteiro
Bujões de plástico 110.500
Cabo do freio de mão
Cabo do velocímetro
Caixa de direção 108.000
Cebolinha do óleo
Chave comutadora de farol 92.700
Chave das setas 86.700
Cilindro escravo da embreagem 109.500
Cilindro mestre da embreagem 84.500 +/- 40.000
Cilindro mestre do freio
Cilindros de embreagem não originais
Colmeia do radiador
Compressor ar-condicionado
Correia dentada 88.300
Correia do ar-condicionado
Correia poli-V
Cruzeta dianteira
Disco de freio traseiro 187.000
Embreagem original 113.800 +/- 40.500
Embreagem recondicionada
Junta esférica do braço pitman
Limpador do para-brisas 127.000
Mangueiras dágua
Mangueira do turbo-intercooler
Motor de arranque 81.000 +/- 27.500
Motor do limpador de para-brisa
Pastilha dianteira 56.000 +/- 22.500
Pastilha traseira 60.000 +/- 20.500
Placa do alternador
Ponteira/terminal de direção 112.000
Retentor saída cambio
Retentor diferencial traseiro 103.500
Retentor diferencial dianteiro
Retentor do eixo da caixa de transferencia 101.500 +/- 34.000
Retentor do munhão
Retentor do virabrequim
Retentor do semi-eixo traseiro
Rolamento das rodas
Rolamento do esticador correia 54.400
Semi-eixos e tulipas Britpart
Tensor do ar-condicionado
Terminal de direção (reparo)
Semi-eixo/Tulipa 74.200
Turbina
Válvula termostática
Ventilador (ar quente)

bello
07/05/2009, 15:55
Lembrando, Murilo, que minha informação se refere ao diferencial do eixo Salisbury.
Abs
Sergio

Oneill
20/05/2009, 17:17
Possuo um Defender 110 ano 1995 e minha mulher um 2001,
seguem abaixo as planilhas das manutenções efetuadas:


Defender Brasileiro
110 Montagem Brasileira
Motor Maxxion 2.5 TDI

Reparo embreagem mestre 50000 km LONGHI O´Ring R$2,00 MO R$15,00
Pneus 265/75 R16 BF AT 52.000 km
Filtro Ar (AP 1004 Tecfil) 64.000 km
Carga de Gás17/08/04 69.916 km
Pastilhas Dianteiras Mintex, Traseiras Bosch P009 77.000 km McGiver
Caixa de Velocidades 1a. Ré e todos os sincronizados 400+1250+3615 81.250 km Óleo Texamatic G janeiro 2005 Longhi
Troca de óleo Caixa T (reduzida) e diferenciais. 81.250 km Óleo Texaco 75-90W
Conserto Limpador traseiro 60,00 67.000 km Jonas
Instalação Faróis de Milha 81.250 km Jonas Machado Santo Ângelo
Troca da Correia Dentada 84.137 km Aita
Kit Tensor Correia Dentada HS500 84.137 km Aita
Filtro Ar, Combustível e Motor 84.137 km Viagem BSB Aita
Troca das Buchas Panhard 87.816 Km Aita
Revisados Rolamentos, Semi-eixos e Flanges lado do piloto 86.805 Km ( semi-eixo traseiro, sem graxa e com desgaste + 40.000 km). Folga na transmissão ainda aceitável.
Revisados e engraxados Rolamentos, Semi-eixos e Flanges lado do carona. Revisados óleos caixas, diferenciais e munhões 87.816 Km OK Aita
Porta Traseira com rachaduras 87.816 km
Trocada Junta do Cabeçote Iguape Sr. João 88.500 km
Soltou Banda de rodagem Pneu BF 235/75 90.500 km
Porta Traseira com rachaduras - Soldada (Paulo Cardozo) 90.500 km
Trocado Termostato 90.0000 km Santo Angelo
Comprei Farol de Milha Rivera 90.500 km
Viagem Chapada 94.500 a 97.900 km
Instalado novo Farol de Milha e preparado alternador para Conta Giros 92.500 km Jonas
Trocado Cilindro escravo da Embreagem (Longhi) 92.000 km
Troca de todos os amortecedores (Longhi / Corrêa) 102800 km
Instalada Chave Manual Ar Condicionado 110.000 km Livramento
Defeito Partida (Chave Ignição)Trocado Filtro de Combustível 117.000 km Aita
Trocados todos os Lubrificantes (Caixa, Reduzida, Diferencial, Motor) 117.827 km Aita
Trocado Filtro Lubrificante 117.827 km Aita
Limpeza Válvula Solenóide (Magrão) 125.000 km agosto 2006
19/12/06 Troca das Buchas da Barra Panhard 127.770 km 19/12/2006 (69,20 cada) Aita
19/12/06 Trocadas porcas de segurança por normais 127.700 km (51,00 cada)
19/12/06 Troca Filtro de Ar 127.700 km (120,00 ) Mão de Obra 100,00
28/12/06 Soldados Semi-eixos e Flanges traseiros 128.000 km R$140,00
28/12/06 Início vazamento T-case (constatado) 128.000 km Goiaba ???
04/07/07 Trocada bomba da direção hidráulica 142.365 km R$550,00 Mão de obra total R$150,00
04/07/07 Troca de óleo da caixa de velocidades 142.365 km R$62,50
04/07/07 Troca de óleo da caixa de transferência 142.365 km R$33,00
04/07/07 Troca de óleo do motor 142.365 km R$84,00
04/07/07 Troca de filtro de combustível 142.365 km R$45,00
04/07/07 Troca do filtro de óleo do motor 142.365 km R30,00
04/07/07 Troca do filtro de ar 142.365 km R$60,00
04/07/07 Ajuste da Barra de Direção 142.365 km
04/07/07 Retirado Relé da vela de pré-aquecimento 142.365 km Aita
11/07/07 Troca mangueira da Bomba da Direção Hidráulica 142.500 km
26/08/07 Curto Instalação farol de milha(Paiva) desligado 144.000 km
05/09/07 Curto na s luzes de estacionamento lado carona (fusível queimado) 147.000 km
03/11/07 Curto luzes 150.771 km
20/11/07 Retirado curto na lanterna lateral direita Instalado relé faróis milha 151.000 km = 120,00 Gilmar/ Vandereley
06/12/07 Jumper entre alternador e bateria /Fuga no regulador/ Soldado cabo da bateria 151.000 km = 40,00 Manoel
06/12/07 Revisado gotejamento óleo reduzida/ Aita(Gabriel) deu por OK 151.000 km
29/12/07 Completado óleo caixa de redução 300 ml - Pinho - Feira de Santana 153.500 km
03/01/08 Completado óleo caixa de redução 150 ml - Iraquara 154.000 km
03/01/08 Trocado filtro de ar pelo do Mercedes 608 154.030 km
04/01/08 Desregulado Cabo do Acelerador - LEM 154.932 km
04/01/08 Esticado cabo do acelerador - Roda Velha 155.000 km
04/01/08 Superaquecimento do motor 155.050 km
07/01/08 Trocados óleo motor, caixa de marchas, filtros diesel e motor 156.930 km
07/01/08 Trocado cilindro mestre da embreagem 156.930 km
07/01/08 Óleo da caixa de redução no nível, diferenciais ok 156.930 km
07/01/08 Gabriel notou vazamento de óleo na caixa de direção 156.930 km
07/01/08 Trocadas Palhetas do Limpador de Pára-brisa 156.992 km
07/02/08 Quebrado Vidro Traseiro e colocado Plástico 161.000 km Paulo cardoso 190,00
07/02/08 Lanternado e pintado Rack 161000 km 150,00
20/02/08 Reparo da caixa de direcão 162.160 km Mário Muniz 200,00
28/03/08 Amassados pára-lamas dianteiro e traseiro esquerdo 164.700 km
08/05/08 Trocada bomba da direção hidráulica 166.000,00 R$ 480,00 (F-1000)
08/05/08 Trocadas as pastilhas de freio Compradas Delca Rivera
08/05/08 Trocada correia sincronização R$80,00
08/05/08 Trocada junta da tampa de válvulas 166.000 km
08/05/08 Trocados três estojos do balancim 166.000 km
08/05/08 Trocados dois parafusos braços tensor traseiros 166.000 km
08/05/08 Trocadas duas pastilhas de válvula 166.000 km
08/05/08 Verificados óleos e lubrificantes Mão de obra 180,00 Aita
08/05/08 Trocada mangueirada bomba da direção hidráulica Aita
19/05/08 Bossoroca notado vazamento na caixa. Cacequi - Alemão detectou q/ era no retentor. 167.700 km
23/05/08 Trocado retentor 2669(22x32x7 DBH) 168. 400 km Longhi Corrêa 120,00
31/07/08 Aplicado Insulfilm vidros traseiros 171.750 km
04/08/08 Verificado óleos e lubrificantes, 1/2 litro na T 171.850 km Aita
04/08/08 Verificados amortecedores e borrachas, ball-joint 171.850 km
04/08/08 Trocada bomba d´água 171.850 km (80,00 MO +140,00)
04/08/08 Trocado rolamento do esticador da correia sincronizadora 171.850 km Aita
04/08/08 Comprada antena telescópica Bearmach (R$144,00) 171.850 km (R$144,00)
04/08/08 Mangueira danificada do radiador por atrito (trocar) 171.850 km
23/08/08 Estourou retentor caixa de direção 174.550 km
28/08/08 Trocado retentor caixa de direção 174.610 km
28/08/08 Bateria descarregada Longhi, alternador não carrega 174.610 km 120,00
04/09/08 Trocado regulador, diodos e rolamento alternador.Pedro notou vazamento caixa. 174.640 km Pedro Eletrosul 213,00 Lenir
05/09/08 Trocado retentor caixa de direção. Faltava arruela. 174645 km. Muniz 145,00
12/09/08 Vazamento na Bomba Direçao. Trocadas arruelas. Bomba pifou. 174750 km Muniz
27/09/08 Colocada bomba da S-10 (DHB 1948-000R) 176.000 km Muniz 250+22+15=280,00 360,00 RC Carlos/ Itamar 17/02/09 Trocados amortecedores dianteiros e traseiros 184.500 km
27/03/09 Trocado Retentor DHB 9187 22x32x7 185.000 km
18/05/09 Trocada correia dentada, kit tensor, correia ar condicionado. Sincronizada, não. 188.000 km
18/05/09 Trocado óleo, todos. Trocado filtros, todos. 188.000 m
18/05/09 Trocada junta da tampa de válvulas 188.000 km

Espero ter contribuído

Abraço

Oneill

Oneill
20/05/2009, 17:18
Defender Inglês
110
Motor Land Rover 2.5 TDI

Amortecedores traseiros 30/8/2000 Pilares
Embreagem completa 12 dezembro de 2000 Land Rio
Reparo Embreagem mestre e auxiliar 140.000 km Antônio
Troca da Bengala e Rolamento Roda Traseira Direita 157.835 km Antônio
Troca bomba direção hidráulica, ball joint, pivot braço pitman 161.340 km 08/11/02
Rolamento Roda Dianteira e Pastilhas Dianteiras 171.350 km Antônio
Filtro Ar (AP 1004 Tecfil) 172.000 km Antônio
Pastilhas traseiras 172.200 km Antônio
Óleo motor, filtro óleo e combustível, geral pino e lubrificação 172.336 km Tindiba
Troca de junta do cabeçote 26/07/04 172.336 km Aita
Enrolamento alternador/ chave faróis 172.336 km Aita
Ar Condicionado Revisão 172.336 km Jacaré 07/12/04 Caixa de velocidades conserto 178.000 km - Aita R$1.230,00
Troca de bateria Vulcania Free 100 AH 178.500 km Pirilampo
Trocada Correia Temporizadora e Kit Tensor 181.000 km Aita
Revisão Semi-eixos e rolamentos 181.000 km Aita
Caixa de Velocidades 185.000 km Setembro 2005 Aita
Trocado Óleos Caixa, Reduzida 185.000 km Setembro 2005 Aita 03/07/07 Retificação Eixo Direção Hidráulica 203.280 km julho 2006 Aita 03/07/07
Soldados semi-eixos e flanges traseiros 203.280 km 100 x 2= 200,00 03/07/07
Troca de óleo e filtro do motor 203.280 km 119,00 03/07/07 Trocada Bomba de Vácuo Freio 203.280 km 1.067,00 03/07/07 Trocadas pastilhas de freio 203.280 km 03/07/07 Retentor do munhão esquerdo 203.280 km 03/07/07
Troca de óleo da caixa ??? 203.280 km 03/07/07
Troca parafusos e buchas do Braço A 203.280 km R$150,00 03/07/07 Troca amortecedor dianteiro esquerdo por um usado 203.280 km Aita 17/08/07
Troca Junta do suporte da bomba d´água 204.300 Aita R$ 90,00 03/11/07 Substituidos pneus danteiros BF 235x85 AT 206.432 km 06/12/07 Carga de gás 207.200 km = 100,00 Marcos / Suburbana
06/12/07 Revisado circuito de gás sem vazamentos à vista 207.200 km 06/12/07 Ventiladores ar condicionado travados e condenados por Braz 207.200 km 06/12/07
Comprados dois Ventiladores Fire usados do Peugeot 207 Braz 207.200 km = 300,00 Braz 12/12/07
Trocados amortecedores (todos) 207.500 km = 80,00 Aita 12/12/07 Regulado curso do pedal da embreagem 207.500 km Aita 07/01/08 Trocadas Palhetas do Limpador de Pára-brisa 208.320 km 10/03/08 Substituidos pneus traseiros BF 235x85 AT 208.450 km 08/04/08 Trocado reparo da Caixa de Direçao e corote da água. Retificado eixo direção 208.900 km 1079,00 25/04/08 Vazamento de óleo combustível 210.000 km 03/05/08 Retirada correia ar condicionado 211.000 km 11/11/08 Trocado O'Ring Caixa de Direção (garantia) 215.500 km 11/11/08 Trocados disco, platô embreagem 215.500 km 650,00 kit+ 300,00 mo 11/11/08 Trocados óleo caixa, reduzida, diferenciais, motor. Filtro óleo e ar 215.500 km 250,00
---------------------------------------------------

Oneill

mgalvao
20/05/2009, 19:17
Grato, Oneill
Tentei aproveitar ao máximo os dados de sua tabela. É que, para a planilha que estamos desenvolvendo é necessário conhecer o tempo de vida de cada item. Assim, trocas de um mesmo item feitas aos 80.000km e outra a 120.000km, gerarão entradas para a planilha como 80.000km e 40.000km. De sua lista, principalmente no final, não é possível identificar se ou quando foi feita uma substituição anterior. De qualquer forma já ajudou bastante !
Abç,
mg

mgalvao
20/05/2009, 19:21
Olá, Oneill
Pelos motivos citados na msg anterior, não é possível utilizar esta sua segunda lista. As primeiras referências ocorreram a 140.000km e, não havendo registros anteriores, não dá para estabelecer o tempo de vida dos componentes trocados. Mais uma vez, grato pelas contribuições,
mg

Oneill
22/05/2009, 14:49
Infelizmente, os primeiros 140.000 km do Defender Inglês, um microônibus, estão em um arquivo num HD que foi para o pau. Estou tentando recuperar os dados. Se conseguir, complemento.
Possui informações muito interessantes para se comparar a montagem inglesa com a brasileira, especialmente o motor e o óleo da caixa de velocidades que, na montagem brasileira, evaporou e estorou a dita caixa aos 81.000 km. Na montagem inglesa o óleo (fluido) era outro e nunca foi trocado até os 120.000 km.
O motor Maxxion (peças argentinas) requer completar o nível a cada 2.000 km enquanto o original inglês nunca baixa.

Abraços

Oneill

paulo cesar da cool
22/05/2009, 17:11
ola pra todos
comprei uma discovery ano 1996 com 165000 km e estou fazendo uma revisão completa, estou trocando os 4 amortecedores, as correias, as pastilhas, o esticador da correia dentada, espero ter tranquilidade, pois tive uma F1000 por 10 anos e foi só alegria. Vou fazer as anotações pra gente poder fazer calculos posteriores
paulo

mgalvao
19/06/2009, 12:16
Olá para todos,

Há muito não recebemos novas informações a respeito de avarias ! Será que nada quebrou neste período ? Peço que informem quando qualquer item quebrar nos Defender Tdi para que possamos catalogar estes dados que são úteis a todos.

Abç,

mg

wgrconsultoria
19/06/2009, 19:49
Caro Marcos, excelente contribuição, você teria também os preços destas manutenções, será também importante este aspecto, para visualizarmos o custo de manutenção pelo país.



Pessoal,

Comprei minha Defender 90 com 67.000 km apos 3 anos está com 115.000 km, segue a lista das principais intervenções;

1- 67.000 km
1.1 Troca da tampa de inspeção do motor, oxidação apresentava pequeno vazamento.
1.2 Troca do retentor da caixa de transferencia, vazamento de oleo.
1.3 Troca do retentor do diferencial traseiro.

2- 97.000 km

2.1 Troca do eixo do sistema de limpador de para-brisa.
2.2 Troca do automático do motor de arranque.

3- 105.000 km

3.1 Troca do retentor do diferencial dianteiro, sem sucesso o vazamento continuou.
3.2 Troca do retentor do diferencial dianteiro e conjunto de fixação do mesmo. Flange de apoio. Vazamento corrigido.
3.3 Troca do reparo do braço pitman e terminal da direção.

4- 110.000 Km

4.1 Troca da bomba da agua preventivamente, a mesma já apresentava a famosa trinca no rotor.

Obs: Programa de lubrificação e troca das correias conforme preventiva.

Tirando está pequena lista o resto é só alegria.

Marcos Martins

Fernando da Terra
03/09/2009, 09:49
Bem, vou colocar a partir de quando a comprei (112.000 km):

121.200k - troca de retentores diferencial, cx.cambio (correção de vazamanto)
125.000k - troca discos freios dianteiros (marcação, minha, deixei as pastilhas de freio se acabarem)
troca bujões do radiador (preventiva)
131.000k - troca bateria
148.200k - troca correia alternador

me preparando para a preventiva dos 160.000k.

quando chegar a hora, colocarei o que troquei.....

Fernando

bello
03/09/2009, 12:10
Defender 110 1998.
Rolamentos de roda (traseiros) 140000km
Sergio

mgalvao
03/09/2009, 16:20
Olá para vocês
Muito grato por todas as colaborações de cujos dados vou tentando aproveitar o máximo possível. Peço que entendam, entretanto, que para o levantamento que estamos fazendo - buscar um número que estime a vida útil de componentes - não basta informar quando um item foi trocado.

Por exemplo : alguém compra um carro usado com 90.000km. Aos 98.000km a correia dentada parte-se e o nosso amigo informa esta avaria.

Se não soubermos que a correia foi trocada, por exemplo, aos 70.000km, esta informação de avaria não nos servirá para nada pois o que estamos procurando saber é o fato de que a correia daquele carro durou 20.000km (=90.000 - 70.000).

Assim, peço que procurem informar as avarias ou as trocas, desde que saibam se foi a primeira vez ou quando foi que ocorreu a última substituição, ok ?

Abç,

mg

bello
03/09/2009, 16:34
Opa. Desculpe Murilo.
O carro tem 140000km e foi a primeira troca de rolamentos traseiros. Motivo, um deles estourou e ai troquei os outros 3 preventivamente.
Abs
Sergio

Fernando da Terra
04/09/2009, 07:33
No meu caso, o que consegui levantar, foi que a correia tinha sido trocada anteriormente, com 95.000km, e os discos de freios foram a primeira vez, mas acho que não conta, pois como disse, foi por descuido meu, que tive de trocar....

Fernando

Lothar
04/09/2009, 09:22
Troca de alternador aos 133.000 km, R$ 1398,78.
Troca do sensor de pressão de óleo (cebolinha), 138.475 km, R$ 140,00.
reparo de vazamento na bomba injetora com troca de parafuso out e reparo 409 aos 153.000 km, valor total R$ 217,15.

Hugo4x4
14/10/2009, 23:24
Com 153.000 km apareceu o barulho característico do rolamento
(colarinho) da embreagem, vazamento no cilindro mestre e um pequeno vazamento na transferência pelo eixo intermediário fixo que não chegava a pingar ou deixar marcas no piso da garagem, então fiz o seguinte:

-Troca completa de embreagem.
-Troca do cilindro mestre e escravo.
-Embuchamento da carcaça da transferência.
-Troca do retentor traseiro do virabrequim.

mgalvao
15/10/2009, 09:30
Olá, Hugo
Mais uma dúvida : foi a primeira vez que apresentou este tipo de avaria ou antes dos 153k já teria havido outro reparo ?
Abç,
mg

mgalvao
13/12/2009, 18:31
Olá para todos,

Atualizei a planilha com os dados recebidos. Espero que seja útil para quem pretenda fazer uma longa viagem ou para aqueles que se preocupam com manutenção preventiva.

Quem tiver dados sobre avarias/trocas de componentes e que ainda não divulgou poderá contribuir com mais informações que só melhorarão os dados atuais.

Seguem os dados sobre a vida útil conhecida até agora de alguns componentes :

Tempo médio Desvio-
de vida padrão
útil (erro esperado
(mais de 3 em torno
relatos de da média)
avarias) (Mais de
10 relatos)

Acoplamento viscoso
Alternador (original) 101.500 +/- 40.000
Alternador (recondicionado)
Amortecedor de direção
Amortecedores (originais) 109.000
Atuador da luz do freio
Ball-joint 121.500
Bateria 104.000
Bicos 163.000
Bomba d’água 87.000 +/- 42.000
Bomba de vácuo 116.000 +/- 51.000
Bomba de vácuo recondicionada
Bomba hidráulica da direção 107.000
Bomba injetora 140.000
Braço pitman, reparo 101.000
Buchas da direção
Buchas da suspensão dianteira 132.000
Buchas da suspensão traseira/barra link 118.000
Buchas do amortecedor de direção
Buchas do tensor dianteiro
Bujões de plástico 111.000
Cabo do freio de mão
Cabo do velocímetro
Caixa de direção 103.000
Caixa de marcha
Cebolinha do óleo
Chave comutadora de farol 93.000
Chave das setas 87.000
Cilindro escravo da embreagem 98.000
Cilindro mestre da embreagem 85.000 +/- 38.000
Cilindro mestre do freio
Cilindros de embreagem não originais
Colméia do radiador
Compressor ar-condicionado
Correia dentada 88.000
Correia do ar-condicionado
Correia poli-V
Cruzeta dianteira
Disco de freio traseiro 187.000
Embreagem original 119.000 +/- 40.000
Embreagem recondicionada
Hidrovácuo
Junta esférica do braço pitman
Limpador do pára-brisas traseiro 112.000
Mangueira do turbo-intercooler 97.000
Mangueiras d’água 147.000
Motor de arranque 81.000 +/- 27.000
Motor do limpador de pára-brisa
Pastilha dianteira 58.000 +/- 22.000
Pastilha traseira 61.000 +/- 20.000
Placa do alternador
Ponteira/terminal de direção 112.000
Porta traseira (rachadura)
Retentor diferencial dianteiro
Retentor diferencial traseiro 104.000
Retentor do eixo da caixa de transferência 109.000 +/- 42.000
Retentor do munhão
Retentor do semi-eixo traseiro
Retentor do virabrequim
Retentor saída cambio
Rolamento das rodas 154.000
Rolamento do esticador correia 58.000
Semi-eixo/Tulipa 74.000
Semi-eixos e tulipas Britpart
Tensor do ar-condicionado
Terminal de direção (reparo)
Turbina
Válvula termostática
Ventilador (ar quente)


Abraços,

mg

Lothar
13/12/2009, 19:23
Olá para todos,

Atualizei a planilha com os dados recebidos. Espero que seja útil para quem pretenda fazer uma longa viagem ou para aqueles que se preocupam com manutenção preventiva.

Quem tiver dados sobre avarias/trocas de componentes e que ainda não divulgou poderá contribuir com mais informações que só melhorarão os dados atuais.

Seguem os dados sobre a vida útil conhecida até agora de alguns componentes :

Tempo médio Desvio-
de vida padrão
útil (erro esperado
(mais de 3 em torno
relatos de da média)
avarias) (Mais de
10 relatos)

Acoplamento viscoso
Alternador (original) 101.500 +/- 40.000
Alternador (recondicionado)
Amortecedor de direção
Amortecedores (originais) 109.000
Atuador da luz do freio
Ball-joint 121.500
Bateria 104.000
Bicos 163.000
Bomba d’água 87.000 +/- 42.000
Bomba de vácuo 116.000 +/- 51.000
Bomba de vácuo recondicionada
Bomba hidráulica da direção 107.000
Bomba injetora 140.000
Braço pitman, reparo 101.000
Buchas da direção
Buchas da suspensão dianteira 132.000
Buchas da suspensão traseira/barra link 118.000
Buchas do amortecedor de direção
Buchas do tensor dianteiro
Bujões de plástico 111.000
Cabo do freio de mão
Cabo do velocímetro
Caixa de direção 103.000
Caixa de marcha
Cebolinha do óleo
Chave comutadora de farol 93.000
Chave das setas 87.000
Cilindro escravo da embreagem 98.000
Cilindro mestre da embreagem 85.000 +/- 38.000
Cilindro mestre do freio
Cilindros de embreagem não originais
Colméia do radiador
Compressor ar-condicionado
Correia dentada 88.000
Correia do ar-condicionado
Correia poli-V
Cruzeta dianteira
Disco de freio traseiro 187.000
Embreagem original 119.000 +/- 40.000
Embreagem recondicionada
Hidrovácuo
Junta esférica do braço pitman
Limpador do pára-brisas traseiro 112.000
Mangueira do turbo-intercooler 97.000
Mangueiras d’água 147.000
Motor de arranque 81.000 +/- 27.000
Motor do limpador de pára-brisa
Pastilha dianteira 58.000 +/- 22.000
Pastilha traseira 61.000 +/- 20.000
Placa do alternador
Ponteira/terminal de direção 112.000
Porta traseira (rachadura)
Retentor diferencial dianteiro
Retentor diferencial traseiro 104.000
Retentor do eixo da caixa de transferência 109.000 +/- 42.000
Retentor do munhão
Retentor do semi-eixo traseiro
Retentor do virabrequim
Retentor saída cambio
Rolamento das rodas 154.000
Rolamento do esticador correia 58.000
Semi-eixo/Tulipa 74.000
Semi-eixos e tulipas Britpart
Tensor do ar-condicionado
Terminal de direção (reparo)
Turbina
Válvula termostática
Ventilador (ar quente)


Abraços,

mg

Aos 163.000 kms, minha caixa de cambio foi pro saco.

O problema teve origem no rolamento do eixo secundário que quebrou e foi para dentro da caixa.

Troquei:

eixo primário
eixo secundário
anel de sincronia
engrenagem 2/4a. (vou confirmar)
todos os demais rolamentos (embora não precisasse resolvi trocar todos já que não fazia sentido mantê-los arriscar novo dano).

Custo total: r$ 5.100,00 (destes quase 800 por todos os rolamentos).

Minha conclusão: a cada 100,000 trocar todos os rolamentos da caixa que, por suas características, darão problemas e as consequencias serão graves.
Atentando que o custo da troca deve importar em aproximadamente 1.200,00 (peças mais mão de obra), 20 por cento do valor do prejuízo mais grave.
[]

Pinaudmaster
07/05/2010, 14:32
Fui verificar o estado da bomba d'água, para verificação de rotina, aos 142.000 km da Discovery que eu adquiri com 132.000km.

Resultado: bomba com rotor trincado. Já substituída bomba e carcaça (que estava com erosão no alumínio, culpa da cavitação gerada pelo turbilhonamento da bomba).

Amortecedores e buchas de suspensão substituídos nessa mesma quilomentragem, 142.000km, já praticamente sem função. Buchas PU da Britpart (as amarelas).

Gostei das buchas de PU. Diminuem muito o roll da carroceria.

Pinaudmaster
07/05/2010, 14:35
Fui verificar o estado da bomba d'água, para verificação de rotina, aos 142.000 km da Discovery que eu adquiri com 132.000km.

Resultado: bomba com rotor trincado. Já substituída bomba e carcaça (que estava com erosão no alumínio, culpa da cavitação gerada pelo turbilhonamento da bomba).

Amortecedores e buchas de suspensão substituídos nessa mesma quilomentragem, 142.000km, já praticamente sem função. Kit buchas PU da Britpart (as amarelas).

Gostei das buchas de PU. Diminuem muito o roll da carroceria.

Sds.

klempp
29/05/2010, 01:11
Muito útil este tópico
Comprei minha defender 110 ano 2002 com 40.000 km
Alternador original trocado com exatos 101.000 km
Bateria original 100.000 km
Cilindro escravo da embreagem 50.000 km
Cilindro mestre da embreagem 60.000 km
Disco da embreagem 60.000 km
pastilha traseira 70.000 km
pastilha dianteira 80.000 km

alexx.files
16/07/2010, 16:47
Pessoal, alguém sabe dizer a vida útil do jogo de molas de suspensão da Defender 90?

[]´s
Alex

Carlão Rover
16/07/2010, 17:53
Ola Alex!

Vai depender muito do peso da sua viatura, uso, das molas que estão nela além dos tipos e trocas dos amortecedores que são realizadas.

Abraço.

Lothar
16/07/2010, 18:07
Pessoal, alguém sabe dizer a vida útil do jogo de molas de suspensão da Defender 90?

[]´s
Alex

No caso, faça um teste e verifique o estado, se estiverem boas, não há, acredito, necessidade de troca,.

[]

alexx.files
16/07/2010, 20:59
A questão é que estou precisando trocar os amortecedores, mas a frente da Land abaixou depois que instalei o guincho Ekron e como estou pensando em gastar um pouco mais comprando amortecedores melhores que o original não queria que essa "abaixada" da frente afetasse a vida útil dos amortecedores novos. A idéia era colocar as molas da 130 na frente que é uma mudança que foi recomendada aqui no fórum e o próprio Ronald recomendou também.

Então queria saber se eu trocar as molas agora, mesmo elas ainda estando boas. Quantos KM eu estou perdendo comprando as molas novas.

[]´s
Alex

mgalvao
16/07/2010, 22:18
Para os interessados, segue a tabela atualizada :

Tempo médio Desvio-
de vida padrão
útil (erro esperado
(mais de 3 em torno
relatos de da média)
avarias) (Mais de
10 relatos)

Acoplamento viscoso
Alternador (original) 97.500 +/- 42.000
Alternador (recondicionado)
Amortecedor de direção
Amortecedores (originais) 104.000
Atuador da luz do freio
Ball-joint 121.500
Bateria 87.000
Bicos 163.000
Bomba dágua 78.500 +/- 46.000
Bomba de vácuo 115.000 +/- 49.500
Bomba de vácuo recondicionada
Bomba hidráulica da direção 107.000
Bomba injetora 140.000
Braço pitman, reparo 101.000
Buchas da direção
Buchas da suspensão dianteira 125.500
Buchas da suspensão traseira/barra link 120.500
Buchas do amortecedor de direção
Buchas do tensor dianteiro
Bujões de plástico 110.500
Cabo do freio de mão
Cabo do velocímetro
Caixa de direção 102.500
Caixa de marcha 167.500
Cebolinha do óleo 105.000
Chave comutadora de farol 96.000 +/- 38.000
Chave das setas 87.000
Cilindro escravo da embreagem 88.500 +/- 50.500
Cilindro mestre da embreagem 85.500 +/- 39.000
Cilindro mestre do freio
Cilindros de embreagem não originais
Colmeia do radiador
Compressor ar-condicionado 151.000
Correia dentada 84.000
Correia do ar-condicionado
Correia poli-V
Cruzeta dianteira
Disco de freio traseiro 154.000
Embreagem original 124.000 +/- 39.000
Embreagem recondicionada
Hidrovácuo 127.000
Junta esférica do braço pitman
Limpador do para-brisas traseiro 108.500
Mangueira do turbo-intercooler 97.000
Mangueiras dágua 147.000
Motor de arranque 80.000 +/- 26.000
Motor do limpador de para-brisa
Pastilha dianteira 60.000 +/- 22.000
Pastilha traseira 61.500 +/- 20.000
Placa do alternador
Ponteira/terminal de direção 112.000
Porta traseira (rachadura)
Retentor diferencial dianteiro
Retentor diferencial traseiro 104.000
Retentor do eixo da caixa de transferencia 109.000 +/- 42.000
Retentor do munhão 81.500
Retentor do semi-eixo traseiro
Retentor do virabrequim
Retentor saída cambio
Rolamento das rodas 130.500
Rolamento do esticador correia 52.000
Semi-eixo/Tulipa 80.000
Semi-eixos e tulipas Britpart
Tensor do ar-condicionado
Terminal de direção (reparo)
Turbina
Válvula termostática 121.000
Ventilador (ar quente)

Carlão Rover
16/07/2010, 23:42
Suas molas se estiverem boas venda-as.Não perderá nada.E coloca mesmo o da 110/130,pois vale a pena.Amortecedor OME.

Abraço.

Marcos Martins
19/07/2010, 20:53
A questão é que estou precisando trocar os amortecedores, mas a frente da Land abaixou depois que instalei o guincho Ekron e como estou pensando em gastar um pouco mais comprando amortecedores melhores que o original não queria que essa "abaixada" da frente afetasse a vida útil dos amortecedores novos. A idéia era colocar as molas da 130 na frente que é uma mudança que foi recomendada aqui no fórum e o próprio Ronald recomendou também.

Então queria saber se eu trocar as molas agora, mesmo elas ainda estando boas. Quantos KM eu estou perdendo comprando as molas novas.

[]´s
Alex

Alex,

Instalei as molas da 110 na dianteira da minha Defender 90 pelo mesmo motivo do guincho mecanico. Resolveu o problema, porem a carroceria ficou pouco inclinada sobre o eixo traseiro.

Sds,

Marcos

nfigueiredo
10/04/2011, 08:41
Pessoal,

Comprei minha Defender 90 com 67.000 km apos 3 anos está com 115.000 km, segue a lista das principais intervenções;

1- 67.000 km
1.1 Troca da tampa de inspeção do motor, oxidação apresentava pequeno vazamento.
1.2 Troca do retentor da caixa de transferencia, vazamento de oleo.
1.3 Troca do retentor do diferencial traseiro.

2- 97.000 km

2.1 Troca do eixo do sistema de limpador de para-brisa.
2.2 Troca do automático do motor de arranque.

3- 105.000 km

3.1 Troca do retentor do diferencial dianteiro, sem sucesso o vazamento continuou.
3.2 Troca do retentor do diferencial dianteiro e conjunto de fixação do mesmo. Flange de apoio. Vazamento corrigido.
3.3 Troca do reparo do braço pitman e terminal da direção.

4- 110.000 Km

4.1 Troca da bomba da agua preventivamente, a mesma já apresentava a famosa trinca no rotor.

Obs: Programa de lubrificação e troca das correias conforme preventiva.

Tirando está pequena lista o resto é só alegria.

Marcos Martins





Olá Marcos, deixa eu fazer uma pergunta de quem ta apanhando na mecânica... o retentor que vc. trocou c/105 mil km ( Troca do retentor do diferencial dianteiro e conjunto de fixação do mesmo. Flange de apoio. Vazamento corrigido) é o mesmo conhecido como cabeça de gato ou articulação da roda (retentor da roda dianteira)? Se for só serve a da Defender 110 ou tem alguma que serviria (toyota, ranger..). Na minha cidade é dificil conseguir peça LRover. Grato.

mgalvao
15/10/2011, 12:07
Olá para todos,

Segue abaixo a “TABELA BARBAS_DE_MOLHO” que pode ser útil para os que pretendem fazer expedições longas e para lugares distantes, sem apoio. Mostra o tempo de vida útil esperado para os principais componentes do Defender, baseados em relatos das listas e do Fórum Brasil 4x4.

Quem tiver dados de avarias recentes (últimos 4 meses) pode me enviá-los ( murilo.galvao.queiroz@gmail.com ) para aumentar a precisão da tabela. O dado necessário e importante é : com quantos km ocorreu a avaria, isto é, km da primeira troca ou intervalo desde a última avaria.

Abç,

mg


Tempo médio Desvio-
de vida padrão
útil (erro esperado
(mais de 3 em torno
relatos de da média)
avarias) (Mais de
10 relatos)

Acoplamento viscoso 169.000
Alternador (original) 97.500 +/- 42.000
Alternador (recondicionado)
Amortecedor de direção
Amortecedores (originais) 104.000
Atuador da luz do freio
Ball-joint 121.500
Bateria 87.000
Bicos 163.000
Bomba dágua 78.500 +/- 46.000
Bomba de vácuo 111.000 +/- 50.000
Bomba de vácuo recondicionada
Bomba hidráulica da direção 107.000
Bomba injetora 140.000
Braço pitman, reparo 101.000
Buchas da direção
Buchas da suspensão dianteira 125.500
Buchas da suspensão traseira/barra link 120.500
Buchas do amortecedor de direção
Buchas do tensor dianteiro
Bujões de plástico 110.500
Cabo do freio de mão
Cabo do velocímetro
Caixa de direção 102.500
Caixa de marcha 167.500
Cebolinha do óleo 105.000
Chave comutadora de farol 96.000 +/- 38.000
Chave das setas 87.000
Cilindro escravo da embreagem 88.500 +/- 50.500
Cilindro mestre da embreagem 87.000 +/- 38.000
Cilindro mestre do freio
Cilindros de embreagem não originais
Colmeia do radiador
Compressor ar-condicionado 151.000
Correia dentada 81.000
Correia do ar-condicionado
Correia poli-V
Cruzeta dianteira
Disco de freio traseiro 154.000
Embreagem original 128.000 +/- 39.000
Embreagem recondicionada
Hidrovácuo 126.000
Junta esférica do braço pitman
Limpador do para-brisas traseiro 108.500
Mangueira do turbo-intercooler 97.000
Mangueiras dágua 147.000
Motor de arranque 80.000 +/- 26.000
Motor do limpador de para-brisa
Pastilha dianteira 60.000 +/- 22.000
Pastilha traseira 61.500 +/- 19.000
Placa do alternador
Ponteira/terminal de direção 112.000
Porta traseira (rachadura)
Retentor diferencial dianteiro
Retentor diferencial traseiro 104.000
Retentor do eixo da caixa de transferencia 109.000 +/- 42.000
Retentor do munhão 81.500
Retentor do semi-eixo traseiro
Retentor do virabrequim
Retentor saída cambio
Rolamento das rodas 130.500
Rolamento do esticador correia 52.000
Semi-eixo/Tulipa 80.000
Semi-eixos e tulipas Britpart
Tensor do ar-condicionado
Terminal de direção (reparo)
Turbina
Válvula termostática 121.000
Ventilador (ar quente)

scadufax
15/10/2011, 16:01
Murilo,
Seguem alguns dados da 110 que está com 165.000 km para ajudar nas estatísticas:
Amortecedor de direção - trocado com 100.000
Amortecedores (originais) - ainda original
Bomba dágua - ainda original
Bomba de vácuo - ainda original
Bomba hidráulica da direção - ainda original
Bomba injetora - ainda original
Braço pitman - reparo 80.000
Bujões de plástico - ainda original (por sugestão do fórum acabei de comprar 2 de bronze)
Cabo do freio de mão - ainda original
Cabo do velocímetro - ainda original
Caixa de direção - trocado com 120.000
Caixa de marcha - ainda original
Caixa de transferência - reparo fibra/bronze - 150.000
Cebolinha - ainda original
Chave comutadora de farol - 85.000 (começou a pular de alta / baixa - trocada com 165.000)
Cilindro escravo da embreagem - 120.000
Cilindro mestre da embreagem - 130.000
Cilindro mestre do freio - ainda original
Compressor ar-condicionado - ainda original
Cruzeta dianteira - ainda original
Embreagem original - 130.000
Hidrovácuo - ainda original
Limpador do para-brisas traseiro - ainda original
Mangueira do turbo-intercooler - ainda original
Mangueiras dágua - ainda original
Turbina - ainda original
Válvula termostática - ainda original

abçs

mgalvao
15/10/2011, 20:15
Prezado Scadufax, grato pela colaboração. Seus dados já forma incluídos na tabela. Abç, mg

klempp
16/10/2011, 03:23
Prezado Murilo,

Seguem os dados de minha 110 2002 300TDI

115.000 km - Compressor do ar condicionado (travou)

127.000 km - Bomba de água -- manutenção preventiva estava com o rotor rachado, os bujões de plásticos estavam ressecados e quebraram ao soltar.

Klempp

mgalvao
21/10/2011, 18:19
Grato Klempp
Já coloquei seus dados na planilha.
Ninguém mais pode colaborar ?
Abç,
mg

scadufax
23/05/2012, 23:19
Murilo,
não sei se a estatística continua, mas vão alguns dados:

Bomba de vácuo - 175.000 km
Acoplamento viscoso - 175.200 km
Bomba d'agua metálica - 175.200 km (não estragou mas já ia começar a vazar)
Pneu General Grabber - 235/85/r16 - 93.000 km

CGAUER
24/05/2012, 00:03
Então,

acho este trabalho do MG muito interessante, mas a maioria dos inputs/amostragem são de usuários que tiveram itens que falharam. Ou seja, para ter uma fotografia real, precisaríamos também levantar o estado daqueles que jamais tiveram estes problemas para então tirar a média. Também é importante remover eventuais desvios.

Abraço

Clemente



Murilo,
não sei se a estatística continua, mas vão alguns dados:

Bomba de vácuo - 175.000 km
Acoplamento viscoso - 175.200 km
Bomba d'agua metálica - 175.200 km (não estragou mas já ia começar a vazar)
Pneu General Grabber - 235/85/r16 - 93.000 km

mgalvao
24/05/2012, 08:24
Prezados Scadufax e Clemente

Scadufax : grato por mais esta colaboração. A planilja continua viva e só não tem gerado mais informações porque são poucas as informações que me têm sido passadas. Pelo visto, LR não quebra !!!!! (rs,rs)

Clemente : você está correto. As informações que a planilha apresenta não são precisas nem podem ser considerada como estatístcas. Para isto, outros métodos de análise e avaliação teriam que ser utilizados, o que, aqui, seria impossível. Entretanto, com os lados levantados - e, para isto, quantos mais melhor seria - podemos ter uma noção, imprecisa que seja, da vida útil de cada item apresentado na tabela. Repito, se tivéssemos 30, 40, 50 dados de avaria de um item, estaríamos mais perto de conhecer quanto tempo aquele item reiste ao uso que lhe damos. Mesmo que ainda impreciso, seria sempre mais preciso do que outra informação baseada em 5 ou 8 informações recebidas.
O comentário sobre os desvios também é valido. Para minorar esta imprecisão, meu critério tem sido de, tão logo tenha mais de 10 dados, calcular a média dos km rodados e o seu desvio padrão. Assim, quanto maior for este, maior a indicação que os dados estão muito "espalhados", ou seja, a média não é tão precisa.
Acho que, apesar da grande imprecisaõ, os números podem nos ajudar em muito. Tenho usado muito deles como orientadores de quando substituir preventivamente peças em meu 110. É lógico que não devemos utiliza-los cegamente, sem uma análise do que realmente representam.
Abraços a vocês,
mg

* - para a turma que acompanha este tópico, quem puder colaborar, por fv me encaminhe a informação de com quantos km um dado item foi trocado por avaria. Importante lembrar que precisa ser a km desde os 0 km ou o intervalo de km desde a última troca.

mgalvao
24/05/2012, 08:42
Após incluir os itens relatados pelo Scadufax, temos os seguintes dados tirados da planilha :

- bomba dágua : 83.500 km +/- 48.000 km , 28 relatos
- acoplamento viscoso : 170.000 km, 7 relatos
- bomba de vácuo : 114.000 km +/- 51.000 km , 34 relatos

Como eu faria para utilizar estas informações : por exemplo, bomba de vácuo. Se a minha estiver com 114.000 - 51.000 km, passo a ficar mais atento sobre ela nas revisões e no uso do carro. Se ela já tiver rodado cerca de 114.000 km, aumento as verificações e já começo a buscar uma nova para comprar. Se ela estiver com cerca de 114.000 + 51.000 km e vou fazer uma viagem, se for curta, levo uma nova a bordo; se for para lugar distante, troco a antiga pela nova antes de viajar.
E por aí vamos ...

bello
24/05/2012, 19:30
* - para a turma que acompanha este tópico, quem puder colaborar, por fv me encaminhe a informação de com quantos km um dado item foi trocado por avaria. Importante lembrar que precisa ser a km desde os 0 km ou o intervalo de km desde a última troca.[/QUOTE]

Murilo, anota ai, bomba de combustível 170 mil. começou a vazar. 300Tdi.
Abs
Sergio

mgalvao
24/05/2012, 21:29
Olá, Bello
Grato pela informação.
Temos somente 7 relatos de avarias. De acordo com eles, a média das avarias ocorreu aos 144.000km.
Abç,
mg

Djalma Inoue
24/05/2012, 23:49
Com 105.000 troquei a bomba d'agua, todas as correias, esticador e rolamento, segundo o mecânico o rolamento estava já querendo cantar a bomba d'agua estava em bom estado era original e troquei por outra original com impelidor metálico, no radiador só coloco água destilada e aditivo da MWM na relação de 3x1 o da tampa verde.

mgalvao
25/05/2012, 10:35
Grato Djalma.
Já registrei o dado da bomba dágua. Nossos registros (30 relatos) indicam vida media de 84.000km +/- 47.000 km
Sobre as correias, esticador e rolamentos, você tem certeza de que foram as primeiras trocas ?
Abç,
mg

scadufax
31/08/2012, 19:04
Murilo,

eu aqui novamente .... aproveito o post para registrar algumas manutenções mais sérias.

km 176.200 --> semi-eixo lado esquerdo (maior) estava com desgaste na ponta e tulipa também ruim
acredito que os componentes ainda eram originais, adquiri a viatura com 77mkm
km 176.200 --> semi-eixo lado direito (menor) e tulipa, porém o semi-eixo estava bom e tulipa meia vida, porém trocado

Aproveitei e troquei óleo dos 2 diferenciais - 90 GL5 e engraxei cubos e homocinética.
Usei a graxa Lubrax Lithplus SM - mas só encontrei de 20 litros, então foi esta mesmo, alguém não recomenda ???

mgalvao
31/08/2012, 19:22
Grato, Scadufax
Estou em viagem pela Estrada Real e, quando voltar, farei o lançamento na planilha.
Como curiosidade, ontem meu carro parou por problemas de embragem. Tive que trocar disco, plato e colar pelos da 130. Isto aos 101.000km.
Abç,
mg