Ver Versão Completa : Bateria engesa diesel
alvaro.jrc
04/04/2009, 08:33
Pessoas, estou na fase final da mudança de motor do meu Engesa e bateu mais uma dúvida, qual bateria usar num motor diesel, no caso PERKINS Q20B.
Me sugeriram várias opções, desde duas baterias de 45A a baterias de 70 até 120A, mas gostaria de saber a opinião da galera que já usa esse motor no engesa para eu não acabar comprando uma bateria errada.
Eduardo Velo
04/04/2009, 12:53
Pessoas, estou na fase final da mudança de motor do meu Engesa e bateu mais uma dúvida, qual bateria usar num motor diesel, no caso PERKINS Q20B.Me sugeriram várias opções, desde duas baterias de 45A a baterias de 70 até 120A, mas gostaria de saber a opinião da galera que já usa esse motor no engesa para eu não acabar comprando uma bateria errada.
Alvaro , tenho Q20B original ... uso e recomendo Bateria Cral 70 A com 650 A de partida , o melhor custo beneficio ... é de verificar água , não é selada ... , mas isso acho muito bom , a outra durou 4 anos pq eu sempre verifico e completo nivel de água e solução ...
abs ...
Edu
jose alfredo noia rocha
04/04/2009, 13:29
Alvaro, eu uso bateria de 90 ampere, uma so em vez de duas nao tenho problema. abs jose alfredo
alvaro.jrc
04/04/2009, 14:27
Alvaro , tenho Q20B original ... uso e recomendo Bateria Cral 70 A com 650 A de partida , o melhor custo beneficio ... é de verificar água , não é selada ... , mas isso acho muito bom , a outra durou 4 anos pq eu sempre verifico e completo nivel de água e solução ...
abs ...
Edu
Valeu pela informação Eduardo, como antigamente o pessoal usava 2 baterias de 45A nas D-10 pensei que só desse pra usar de 90A pra cima. :concordo:
Alvaro, eu uso bateria de 90 ampere, uma so em vez de duas nao tenho problema. abs jose alfredo
Grande Nóia!!!! Vou refrescar sua memória, sou aquele mala sem alça que ficou paquerando seu engesa azul lá na oficina do Douglas. :mrgreen:
Valeu tb pela informação, acho que até quarta-feira meu Engesa já estará rodando, faltava apenas uma engrenagem da T-case que chegou sexta, mas o Boi foi pra Trilha de Canhotinho hoje e abandonou meu engesa lá na oficina...
Grande Abraço!!!
lostensos
05/04/2009, 18:46
Alvaro,
Não esqueça de se atentar na corrente de partida da bateria
que ver p/ comprar...
Existem fabricantes que mencionam 600 CCA, mas isso é em 25ºC, mas
no frio vc vai saber quanto é boa... rs (tem uns 400 CCA)
Tem fabricante que já menciona o CCA em -18º C e 25º C.
Comprei uma da marca Tudor, 70 Ah. - 900 CCA a 25ºC e em -18 ºC da uns 600 CCA
Paguei uns 220,00 em Janeiro no interior de SP.
Bateu na chave, pegou... como eu tinha uma de 70 Ah, com um 450 CCA... ja viu né...
a diferença é gritante!!
Esse "CCA" que é a corrente de partida faz uma diferença enorme
p/ a partida de motores mais parrudos, como 6cc, 8cc ou diesel...
Abraço
Pablo
Aproveitando a dúvida do alvaro: uma bateria de 70 a vira bem o motor mwm sprint 2.8?
guilhermeabreu
05/04/2009, 23:38
CAVESO
Sim caveso , acabei de comprar uma para mim semana passada . Acho que foi R$225,00 , não me lembro direito , é o alemão que me pegou o " Al " já ouviu falar né ?.
CAVESO
Sim caveso , acabei de comprar uma para mim semana passada . Acho que foi R$225,00 , não me lembro direito , é o alemão que me pegou o " Al " já ouviu falar né ?.
Bom saber, Dr.....
Comprei a bateria do meu de 70 a para evitar ter que comprar outra quando colocasse diesel...
Paguei 190,00 pela Ajax aqui...
Já há tempos venho usando a Moura 75A / 900 A de partida. Inclusive na bateria vem indicada para motores Diesel. A última durou 3 anos e na reposição coloquei uma de mesma marca / modelo. Meu motor é o S4T.
paulobarbosa
15/04/2009, 07:58
Bateria é algo que vc precisa sempre.
Normalmente colocamos um monte de acessórios eletricos. Mais farois, radios, inversores e etc.
Em trilhas, podemos ter que ligar o carro mais que o normal.
Empurrar um 4x4 normalmente não é uma tarefa razoavel.
Uma bateria de 1a linha, dura em média 3 anos. Pega o valor dela, divide por 36 e vê o preco por mês dela.
conclusão. Não economizo em bateria.
Comprei a maior que cabia no encaixe da Camper. Comprei uma Moura 75A. E não tenho problema. Tem que verificar também se o alternador que está no carro, consegue suprir a bateria instalada.
PB
guilhermeabreu
15/04/2009, 16:16
FLÁVIO PANDUR e PAULO BARBOSA
Vcs tem toda a razão , MAS A QUESTÃO É VCS DOIS SÃO RICOS , RSRSRSRSRSRSSSSS , eu comprei uma TUDOR MESMO DE 70A 650 de corrente de partida , sei que a sua é a melhor e mais indicada , MAS NA HORA DO APERTO FOI A BARATINHA MESMO .
Pessoal , eu estou brincando mas é verdade , a MOURA de 75A com 900 de corrente de partida é infinitamente superior as de 2ª linha como a minha e a do CAVESO , se puderem comprar a MOURA eu recomendo .
ABRAÇÃO A TODOS E SEM DISCRIMINAÇÃO EIM ???????????????????????$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
MAS A QUESTÃO É VCS DOIS SÃO RICOS .... ABRAÇÃO A TODOS E SEM DISCRIMINAÇÃO EIM ?kkkkk, quem está discriminando é você rs, rs, rs, me julgar rico porque compro Moura ?! kkkkkk, quem dera ...
Abraços, de quem está pagando financiamento até hoje da Camper 4x2 ...
Eduardo Velo
15/04/2009, 18:26
Aproveitando o gancho de bateria cara e barata ...
Qdo comprei o Engesa veio com uma bateria Heliar ainda na garantia , mas 3 meses depois do fim da garantia já era ... comprei uma Moura 65A indicada pra motor diesel na embalagem ... durou menos de 2 anos ...
Parece que ando sempre na contramão da lógica ... aí pensei o seguinte , essas baterias seladas não tem como saber a hr que cola placa , quer saber , já que é pra ficar trocando bateria vou partir pra uma mais em conta , peguei a Cral 70A , a bixa durou quase 4 anos de 10/2004 a 09/2008 , e me avisou qdo ia pifar não foi que nem as outras que apagaram de vez ... coloquei outra Cral 70A ... essas baterias não são seladas , só por isso não recomendo ...
Como o Paulo Barbosa citou o alternador , o meu ainda é o original de 35A/h ...
Vi hj o preço de uma Moura 75A = 350,00 e a Cral 70A tá 190,00 são batrerias bem diferentes , mas da pra gente fazer uns cálculos de custo benificio ...
abs ...
guilhermeabreu
15/04/2009, 19:41
AMIGO EDU VELO
Vai gostar de carro original assim lá na ponte que caiu , CARACAS , e vc gosta deste ALTERNADOR DE 35A/h ? Puts , vai gostar de original assim lá na casa do carvalho .
kkkkkkkkkkkkkkkkkk brincadeira meu amigo , não me leve a mal . Encontraremos lá em IBITIPOCA EIM ?
ABRAÇÃO
Edu Velo, realmente a diferença de preço é considerável. Mas quanto a Cral tem de corrente de partida, sabe dizer ? No S4T se não tiver uma bateria boa de corrente de partida, fica difícil virar aquele monstro pela manhã ... rs, rs, rs,
Um outro detalhe: as Mouras são seladas, mas contém solução dentro. Assim, quando a bateria estiver perto da vida útil (média 3 anos), basta deslacrar a tampa, completar/ trocar a solução e tens mais algum tempo de vida da bateria. :wink:
Eduardo Velo
15/04/2009, 23:10
Paulo , o Q20B não é muito diferente do S4T pra pegar ... a Bateria que uso tem 650A a 25°, não tenho problema nenhum de dar partida tanto no frio como no calor ...
Doctor , uso a velha máxima , TIME QUE TA GANHANDO NÃO SE MEXE ... só isso ... ja mexi em muita coisa no Engesa que estava com problema , mas como ainda não tive nenhum problema com bateria , nem com alternador mesmo usando muito o guincho , ainda não vi necessidade de mexer com isso ... não que eu goste de td original não , gosto desde que funcione ... rsrs ... as vzs eles colocam o Eng° Manuel ou o Joaquim pra projetar por ex. o limpador de parabrisa aí ja viu né ... só tomando uma lá em Ibitipoca ... rs
abs ...
No meu Engesa que tem motor S4T uso uma bateria de 70Amp não lembro qual é a marca, é selada e já estou com essa parceria a mais de 5 anos só que eu uso um alternador de 90Amp que era do Santana com ar condicionado. Esse alternador carrega muito a bateria, e comprei em um desmanche novinho.
[ ]'ss
Toninho, seu Engesa tem conta-giros ? Em caso positivo, você conseguiu adaptar o alternador de tal forma a manter o conta-giros em funcionamento, visto que ele é de um veículo a gasolina, no qual a saída para o sinal do conta-giros normalmente é feita na bobina e não no alternador ?
paulobarbosa
23/04/2009, 00:00
meleca. Tinha escrito um post imenso, e o IE dá pau.
Vou tentar resumir agora.
Bem não sou rico. Pois a o saldo negativo da minha conta prova isso. rs rs
Quando comprei a Camper a 2 anos atras, veio praticamente sem bateria. Comprei uma 2a/3a linha que durou exatamente um ano. Quando, pela manha, tentei ligar o carro e não pegou, tive que pegar um taxi, para não chegar muito atrasado a um compromisso. Logo perdi $$ por causa da bateria.
Ai comprei uma bateria de 1a linha, pensando em economizar no médio/longo prazo.
Na verdade não foi Moura, foi Bosch. Até hoje, sem problema nenhum.
Quanto ao alternador, quando tive problema com o meu, troquei por um de mondeo 130A, que comprei numa loja especializada em alternadores usados.
Para adaptar o conta-giros, o cara me cobrou 20,00 para abrir o alternador e colocar um fio lá dentro. Funcionou perfeitamente.
Guilherme, rico é vc, que tem freios funcionando e redução de band.
Se quiser troco a minha bateria de rico pelos seu freio ou pela redução. Nem precisa me dá volta. rs rs
PB
Toninho, seu Engesa tem conta-giros ? Em caso positivo, você conseguiu adaptar o alternador de tal forma a manter o conta-giros em funcionamento, visto que ele é de um veículo a gasolina, no qual a saída para o sinal do conta-giros normalmente é feita na bobina e não no alternador ?
Olá fpandur, tenho sim um conta-giros no meu Engesa e ele funciona perfeitamente, não sei qual foi a ligação que meu amigo eletricista fez lá, só sei que funcina e direitinho. Detalhe ajuda muito esse conta-giros.
[ ]'ss
Lenilton Feitosa
12/05/2009, 23:40
Olá Álvaro, tudo bem!
Olha o meu Engesa tem o mesmo motor que o seu (Q20B), uso a bateria Cral de 90 A com baixa manutenção (ref. Cral CP 90 HE), uso há mais de um ano, até o momento não tenho problemas, "vira o motor" de imediato. Vale ressaltar que não tenho condicionador de ar.
Abraços,
Lenilton Feitosa
alvaro.jrc
13/05/2009, 21:38
Olá Álvaro, tudo bem!
Olha o meu Engesa tem o mesmo motor que o seu (Q20B), uso a bateria Cral de 90 A com baixa manutenção (ref. Cral CP 90 HE), uso há mais de um ano, até o momento não tenho problemas, "vira o motor" de imediato. Vale ressaltar que não tenho condicionador de ar.
Abraços,
Lenilton Feitosa
Valeu pela informação Lenilton, acabei comprando uma Ajax de 75A não achei nenhuma de 90A a preço justo por aqui... Por enquanto dando conta do recado, mas de qq forma pretendo comprar um Guincho elétrico aí qq coisa compro outra bateria de 75A pra não ficar na mão.
Abraços!!