PDA

Ver Versão Completa : Medi o ROE do meu pX e fiquei com uma dúvida.

zoega
04/04/2009, 08:28
Bom dia pessoal!

Instalei um Cobra 19 ultra na viatura aqui e emprestei um medidor de ROE de um amigo pra testar, segui os passos do post de um colega aqui do fórum:

''Coloque seu PX num canal intermediário (se ele tem 40 canais deixe no 20), acerte o botão do medidor de ROE na posição de ajuste (CAL), aperte o botão do microfone (PTT do mike) e faça o ajuste no botão do medidor até que o ponteiro do mostrador fique exatamente sobre a "setinha" (um triângulo vermelho virado pra baixo que aparece no medidor) que indica o ponto de calibragem. Em seguida solte o ptt, coloque o botão do medidor na posição de medição (SWR), aperte o ptt novamente e pronto... Sua medida de estacionária estará sendo mostrada no próprio medidor do rádio.
O ideal é que essa medida esteja na casa do 1/1,5, mas até 2,5 ela é aceitável. Quanto menor ela for, melhor!!!''

Mas acontece que no 1o passo qdo eu coloco o medidor na posição CAL, o ponteiro não chega até na seta, nem com o ajuste do botão no máximo, então se passar para a posição SWR (com o ajuste do botão no máximo), a leitura do ROE fica entre 0 e 1, bem baixa...
Minha dúvida é que falam que qto mais baixo melhor, mas e tão baixo assim? Isso é normal de acontecer de não dar nem regulagem no vermelho na posição CAL?

[]'s

pmarc
05/04/2009, 00:36
Bom dia pessoal!

Mas acontece que no 1o passo qdo eu coloco o medidor na posição CAL, o ponteiro não chega até na seta, nem com o ajuste do botão no máximo, então se passar para a posição SWR (com o ajuste do botão no máximo), a leitura do ROE fica entre 0 e 1, bem baixa...
Minha dúvida é que falam que qto mais baixo melhor, mas e tão baixo assim? Isso é normal de acontecer de não dar nem regulagem no vermelho na posição CAL?

a ROE não tem como ser menor que um.

Ela é uma medida do descasamento de impedâncias da antena. Por alguma razão, foi estabelecido que 50 ohms é a impedância padrão das antenas de faixa do cidadão e radio-amador.

se você está medindo menos que um e pelo seu relato, o procedimento de calibração do medidor de ROE não foi bem sucedido, podem estar acontecendo algumas coisas...

Mau contato na conexão entre o cabo e rádio
baixa modulação (não conheço radios PX, não se tem como regular isso)
transmissão em banda lateral: certifique-se de estar transmitindo em AM.

É só o que me ocorre agora.

zoega
05/04/2009, 11:30
Ví errado mesmo, a medição da ROE ficou entre 1 e 1,5 (mais próximo de 1, quase no mínimo)...no medidor não tem nem zero...
O meu medidor de ROE é esse abaixo (foto de celular, meio ruim, mas dá pra ver)...
O que eu fiquei encucado, e que no 1o procedimento, pra medição da ROE, em CAL, o ponteiro não chega no lugar marcado CAL, onde deveria chegar, nem com o botão de ajuste no máximo...

pmarc
05/04/2009, 21:14
Ví errado mesmo, a medição da ROE ficou entre 1 e 1,5 (mais próximo de 1, quase no mínimo)

Bom, menos mal. Parece que está tudo em ordem....
Boa sorte!

zoega
06/04/2009, 07:52
Bom, vou testar na estrada essa semana, vamos ver...
Obrigado pmarc

[]'s