Ver Versão Completa : Preparando uma V6 - Aos poucos...
Guilherme A. Araújo
04/04/2009, 01:44
Amigos, hoje instalei um snorkel na minha V6 210cv!!!
Minha intençao é pegar umas trilhas de leve com ela, nao muita água pois é um motor a gasolina e tem sensor pra todo lado, mas quero postar pra vcs o primeiro passo da preparaçao, o Snorkel!!!
1 - Ainda original
2 - Caixa do Filtro de ar original
3 - Materiais ( a mangueira compreu outra de 2m, essa era curta pra fazer do jeito mais original possivel)
4 - Local do furo marcado. (essa parte doeu meu coração)
5 - Furando (aí doeu mais ainda, ainda filmei este momento!!)
Guilherme A. Araújo
04/04/2009, 01:49
6 - Furo Feito. (como meu coração estava apertado)
7 - Caixa do reservatótio do filtro de ar retirada, ainda original.
8 - Colocado a curva p/ encaixar a mangueira, usando a abertura original...
9 - Mais detalhes
Guilherme A. Araújo
04/04/2009, 01:56
10 - Imagem de dentro do para lamas, mangeura já encaixada no snorkel.
11 - Por cima da capa do para lamas, passando por baixo do suporte da caixa do filtro de ar, vai sair ao lado do radiador.
12 - Saidno ao lado do radiador, pra encaixar na curva colocada na caixa de reservatorio do filtro de ar.
13 - Snorkel Instalado
14 - Snorkel Instalado
Ainda nao liguei a mangueira ao filtro de ar pois passei o silicone e quero deixar secar bem pra eu encaixar a mangueira, amanha pela menha vou encaixar e tiro fotos e coloco aki de novo pra continuar.
Apesar de ter que cortar o para lamas, procurei deixar o mais original possivel, por isso usei a mesma entrada de ar original do filtro, colocando apenas a curva para que possa encaixar a mangueira e, alem disso, passando a mangueira internamente até sair ao lado do radiador, onde possui uma abertura, para que nao seja nescessario ter de furar a parte interna do para lamas e fazer outro furo na caixa do filtro de ar!!!!
***O próximo passo acho que vai ser fazer os peitos de aço para radiador(1), protetor de carter e carda dianteiro(2), e caixa de cambio e traçao(3).
Depois vem o quebra mato, e um body lift.
Os pneus 32 chegam a qualquer momento, pois meu primo vai trazer do Py pra mim!!!
***Por falar em 32, quem pode me confirmar se as rodas da XLT sao 15x7?? Os 32 sao os goodyear MT/R, e essa medida diz que a roda tem que ter entre 8 e 10pol, será que eu posso colocar na minha que é 7pol???
Abraços
Edintruder
04/04/2009, 10:11
Sim, dá para instalar nos teus aros.
Muito elgais as fotos da instalação. Eu estou fabricando um snorkel para a minha Ranger do modelo da Todo Terreno, bem no estilo da Band, porém tenho um dó de furar a lata...
Por dentro até o acoplamento com o filtro ainda não fiz pois não cheguei a mexer, pelo menos tenho noção agora do tamanho da mangueira interna do pára-lama.
Ficou muito legal!
Guilherme A. Araújo
09/04/2009, 11:32
Bom, agora feito a ligação do tubo ao filtro de ar, segue as fotos de como ficou:
file:///F:/Images/200904/200904A0/04042009471.jpg....Indo testar o snorkel, tinha uma árvore no meio do caminho, resultado é este, até desanimei e nem testei o bendito, tudo combinado com uma dengue que peguei e nao tava aguentando parar em pé!!
Mas ainda vou ter tempo de testar ele...
LopeS4x4
09/04/2009, 12:39
Naaaoo desanime nao..!!!:discordo:
melhore e faça sua trilha, boa sorte!!
Guilherme A. Araújo
09/04/2009, 14:52
Naaaoo desanime nao..!!!:discordo:
melhore e faça sua trilha, boa sorte!!
Só desanimei mesmo por causa das dores e da febre que eu estava.
Estou esperando chegar os pneus pra eu fazer as trilhas mais tranquilo, pq sem pneu nao dá!!!
Abraço
Guilherme A. Araújo
26/04/2009, 22:12
:dance::dance::-P....
Bom, agora com pneus novos é outra história....
Infelizmente nao foram na medida que eu queria (32 ), mas o 31 tá valendo e muito...
Colocado os pneus fui pro teste neste fim de semana, aproveitando tbm pra testar o Snorkel.
Infelizmente esqueci a filmadora na sede da fazenda e nao filmamos muita coisa, mas quem quiser ver algumas filmagens das nossas trilhas é só clicar nas fotos da minha assinatura que abre meu orkut!!!
Seguem fotos dos Pneus!!
Guilherme A. Araújo
26/04/2009, 22:16
Mais Fotos...
Fotos dos Pneus recém-colocados, e fotos já na fazenda antes dos testes!!!
Goodyear Wrangler MTR 31x10,5
Guilherme A. Araújo
28/04/2009, 14:43
Depois do teste!!!
Pra minha sorte, esses matos que ficam na agua, enrolaram no meu cardã dianteiro e puxaram um chicote que vai no cambio, que até agora descobri que é o que vai na cebolinha da luz de ré, acho q do velocimetro tbm, pq ele nao tá funcionando, e arrebendou tbm o fio da sonda lambda, e puxou tbm o suspiro do cambio que tava junto com esse chicote.
Por falar nisso, alguem sabe qual é este chicote? no catalogo da ford nao aparece ele, e eu nao sei se ele faz parte do chicote principal ou nao.
O mais estranho é q nao acendeu a luz da injeçao e nao deu nenhuma anomalia no sistema, nada!!! mesmo com a sonda sem funcionar!!!
Craisiler
28/04/2009, 16:14
Depois do teste!!!
Pra minha sorte, esses matos que ficam na agua, enrolaram no meu cardã dianteiro e puxaram um chicote que vai no cambio, que até agora descobri que é o que vai na cebolinha da luz de ré, acho q do velocimetro tbm, pq ele nao tá funcionando, e arrebendou tbm o fio da sonda lambda, e puxou tbm o suspiro do cambio que tava junto com esse chicote.
Por falar nisso, alguem sabe qual é este chicote? no catalogo da ford nao aparece ele, e eu nao sei se ele faz parte do chicote principal ou nao.
O mais estranho é q nao acendeu a luz da injeçao e nao deu nenhuma anomalia no sistema, nada!!! mesmo com a sonda sem funcionar!!!
Estou abismado como a sorte anda ao seu lado, talvez OFF-ROAD não seja para vc.
posakookosapkopkopksaopksaopksaopkasopksaksapk
Guilherme A. Araújo
28/04/2009, 17:44
Estou abismado como a sorte anda ao seu lado, talvez OFF-ROAD não seja para vc.
posakookosapkopkopksaopksaopksaopkasopksaksapk
Rsrsrsrs...
Nao tinha nem pensado nisso, mas agora que disse, acho melhor pensar pelo outro lado:
Acho que ei eu tenho que verificar tudo que é suscetivel a falhas no meu carro e fazer as devidas adaptaçoes e tomar as devidas precauçoes
Outra coisa é colocar o carro certo no off road...
Tenho um javali que fica com meu irmao a 1000km de distancia daki, e minha intençao é um troller, mas nao quero desfazer da minha ranger, uma vez que é uma série especial e dificil de se achar, ainda mais com o motorzão que ela tem...
Entao, o troller vai ter q esperar, pq o $$ nao tá tao facil assim!!
rsrs
Abraços
Guilherme A. Araújo
28/04/2009, 18:14
Bom, vendo assim, alguém tem alguma ideia de que chicote é este?
Se ele faz parte do chicote principal ou nao??
Walter que mexe bastante com isso, tem alguma idéia.
Sei que é um pouco da sonda lamba, da luz de ré e do velocimetro tbm, mas tem um monte de fios arrebentados que nem faço idéa de onde sao.
Segue algumas fotos.
Walter L. L. Casitta
28/04/2009, 21:05
Bom, vendo assim, alguém tem alguma ideia de que chicote é este?
Se ele faz parte do chicote principal ou nao??
Walter que mexe bastante com isso, tem alguma idéia.
Sei que é um pouco da sonda lamba, da luz de ré e do velocimetro tbm, mas tem um monte de fios arrebentados que nem faço idéa de onde sao.
Segue algumas fotos.
Eu nunca mexi com esse chicote. Mesmo pela foto não consegui identificar no catálogo de peças.
Melhor conferir o chicote que vai diferencial já que o velocímetro também parou...
Bela pickup:concordo:
coloca na lista de up-grade Aro16 com pneus 32" vai fichar show
T.T. Rex - Tio Balú
28/04/2009, 22:39
Guilherme, os plugs são fêmeas e machos específicos. Só tem que procurar e experimentar.
Att
Tio Balú
Guilherme A. Araújo
29/04/2009, 00:13
Bela pickup:concordo:
coloca na lista de up-grade Aro16 com pneus 32" vai fichar show
Acho que nao tem tanta necessidade.
Aí eu teria que mexer, no mínimo, com a relaçao, pq senao irá ficar mto pesada, e tbm irá gastar mais...Tendo em vista que a noiva engravidou, vou casar no mes que vem, to mexendo com obra no apartamento, tive que trocar a embreagem da máquina....Deixa isso pra lá, nao passei verginha com ela nao, onde os troller passaram eu tbm passei, rsrsrs
Iria ficar bem mais bonita, com certeza, mas agora nao dá!
Abraço
Guilherme A. Araújo
29/04/2009, 00:14
Guilherme, os plugs são fêmeas e machos específicos. Só tem que procurar e experimentar.
Att
Tio Balú
Pois é, mas os plugs sofreram algumas lesões, rsrsrs.
Sobrou só 1 inteiro e 1 meio pela metade, os outros ficaram em pedaços, rsrs
Guilherme A. Araújo
29/04/2009, 00:16
Eu nunca mexi com esse chicote. Mesmo pela foto não consegui identificar no catálogo de peças.
Melhor conferir o chicote que vai diferencial já que o velocímetro também parou...
Entao Walter, a sua tbm tem cambio mazda né? Este chicote vai em 2 plugs no cambio, que sao os das fotos, é q eu tirei mto de perto, nao dá realmente pra saber direito...
Entao, ele vai em 2 no cambio, um mais em cima e outro mais no meio dele, quase numa especie de adaptador do cambio p/ CT...
Mas ainda me intriga o fato de nao ter dado nenhuma anomalia no carro!!!
Vai entender!
Walter L. L. Casitta
29/04/2009, 07:41
Entao Walter, a sua tbm tem cambio mazda né? Este chicote vai em 2 plugs no cambio, que sao os das fotos, é q eu tirei mto de perto, nao dá realmente pra saber direito...
Entao, ele vai em 2 no cambio, um mais em cima e outro mais no meio dele, quase numa especie de adaptador do cambio p/ CT...
Mas ainda me intriga o fato de nao ter dado nenhuma anomalia no carro!!!
Vai entender!
O meu só tem um conector, que vai no interruptor da ré. Não tem todos esse fios da foto. Um deles deve ser o velocímetro então.
T.T. Rex - Tio Balú
29/04/2009, 13:35
Boa tarde Guilherme.
Se foi arrancado por baixo, esse chicote é da parte traseira. Talvez do ABS(conector preto que você está com o dedo) e lanternas traseiras, inclusive da carreta. E a mangueira preta deve ser a do respiro do eixo traseiro.
O chicote que corre na lateral da longarina(lado do motorista) acima do tanque é impossível ("quase") ser arrancado por mato. A não ser que tenham retirado todas as presilhas. Mesmo a fiação do câmbio que vai diretamente para o cofre, é difícil de ser arrancada dessa maneira.
Na foto não parecer ter o plug da CT, pois este é grande e tem muitos fios.
Att
Tio Balú
Guilherme A. Araújo
29/04/2009, 15:30
Boa tarde Guilherme.
Se foi arrancado por baixo, esse chicote é da parte traseira. Talvez do ABS(conector preto que você está com o dedo) e lanternas traseiras, inclusive da carreta. E a mangueira preta deve ser a do respiro do eixo traseiro.
O chicote que corre na lateral da longarina(lado do motorista) acima do tanque é impossível ("quase") ser arrancado por mato. A não ser que tenham retirado todas as presilhas. Mesmo a fiação do câmbio que vai diretamente para o cofre, é difícil de ser arrancada dessa maneira.
Na foto não parecer ter o plug da CT, pois este é grande e tem muitos fios.
Att
Tio Balú
Entao Tio Balú...
Nao é o do ABS nao, e nem da parte traseira, ele fica bem por cima do cardão dianteiro. Nela que é V6, tem uma sonda lambda bem na curva do escape que fica bem na frente do cambio, e as ligaçoes da carreta foram colocadas pela parte traseira, bem perto das lanternas já, entao tbm nao é.
Ah! e a mangueira é do suspiro da CT.
E as lanternas estao funcionando certo tbm, só a luz de ré q nao pq o plug da cebolinha foi arrancado, hehe.
Tá um mistério esse negocio, amanha vou levar ela lá na ford pro meu mecanico ver se acha da onde que é tudo isso.
Pelo menos nao vai ficar tao caro o chicote, se ele for parte do principal né, pq tá R$689,00 e eu tenho 20% lá, entao o chicote principal completo, novo vai sair por R$551,00, vamos ver no que que dá!
Aos proprietário de V6 com cambio mazda, se alguem entender dessa parte pra me dizer pra onde esse chicote vai, pq os plugs nao sao problema, e sim os fios que estao arrebentados que vamos ter que descobrir da onde é.
Abraços tio balú, e obrigado!
T.T. Rex - Tio Balú
29/04/2009, 15:44
Guilherme, o câmbio da minha Ranger 2.5 L 2000 também é Mazda. Posso até dar uma olhada.
A sua CT está funcionado ? Não arrancou nenhum fio dela ?
Nota: As com motor 2.8 L, originais (não a do Walter que tinha motor 2.5 L) é que vem com câmbio EATON, devido ao maior torque.
Att
Tio Balú
Guilherme A. Araújo
29/04/2009, 18:58
Guilherme, o câmbio da minha Ranger 2.5 L 2000 também é Mazda. Posso até dar uma olhada.
A sua CT está funcionado ? Não arrancou nenhum fio dela ?
Nota: As com motor 2.8 L, originais (não a do Walter que tinha motor 2.5 L) é que vem com câmbio EATON, devido ao maior torque.
Att
Tio Balú
os Fios da CT estao intactos, e ela está funcionando perfeitamente!
Tinha até estranhado o fato de ela estar funcionando com os fios arrancados, mas vi que os dela estao todos bunitinhos ali no lugarzinho, rsrs
Tava dando uma olhado no catálogo da ranger, parece que tem um plug destes da minha que é algo ligado ao piloto automático, nao tenho certeza, pq qdo coloquei a palavra caixa de mudaças apareceu um negocio do sensor de controle de velocidade...???!!!???
Espero que nao dê mto trabalho pra gente achar os fios arrebentados, pq os plugs sao o de menos, dá p saber com mais facilidade.
Abraço
LopeS4x4
22/05/2009, 14:18
Guilherme,
posta mais fotos dela ai..!!
abç.
Guilherme A. Araújo
22/05/2009, 19:16
Guilherme,
posta mais fotos dela ai..!!
abç.
Pediu, taí...
Guilherme A. Araújo
22/05/2009, 19:26
Bom, esqueci de falar, a questao do chicote está quase resolvida.
Este chicote faz parte do chicote principal, mas a Ford nao fornece mais, nao sei porque, pois nos EUA este motor é usado até hoje.
Os fios que arrebentaram que eu tava preocupado sao so que vao para aquele conector grandao que pluga no módulo central dela.!!!
Aki tem um cara q é o fod... nesta questao, semana que vem vou lá pra ele tentar recuperar, agora o meu medo é nao conseguir achar os plug e nao ter como mudar, mas vou esperar pra ver.
Por enqto to rodando sem uma sonda lambda, sem luz de ré, sem velocímetro!!
Abraços.
E segue mais algumas fotinhas dela
Anthoniusnikos
22/05/2009, 21:05
Guilherme, com relação ao SNORKEL, como fez para resolver a abertura da tampa do filtro de ar ?
Com relação a Ford, acho uma vergonha as concessionárias aquí no Brasil não terem intercâmbio(pelo menos de peças) com as Ford dos EUA, Canadá, etc. ESSE É O MUNDO GLOBALIZADO, DE CABRAL DO ANO 1.500, ora pois.
Pode conseguir esse chicote e peças pelo eBAY. Tem um tópico aquí no Fórum bem completo de como proceder para fazer a importação.
Abraços
Anthon
Guilherme A. Araújo
22/05/2009, 21:15
Guilherme, com relação ao SNORKEL, como fez para resolver a abertura da tampa do filtro de ar ?
Abraços
Anthon
Ficou normal, eu colquei a mangueira na entrada de ar da propria cx do filtro de ar, tirando a boca que vai bem atras do farol e colocando uma curva(observe as fotos).
Desta forma ficou normal a parte de dentro, sem mais furos na lata nem nada.
A mangueira foi passada por dentro do para-lamas, saindo ao lado do radiador, numa abertura que tem entre o a cx do filtro e o radiador.
Ficou show de bola!
Nas primeiras fotos do post tem os detalhes.
Alguma dúvida ainda?
Abraços
Anthoniusnikos
22/05/2009, 21:19
Já lí o post todo. Perguntei porque a tampa desses porta-filtros originais não vedam água, e no caso de submersão até a tampa poderá sugar água pelas frestas dela. A não ser que a sua tampa tenha uma vedação muito boa de borracha.
Abraços
Guilherme A. Araújo
22/05/2009, 21:19
Com relação a Ford, acho uma vergonha as concessionárias aquí no Brasil não terem intercâmbio(pelo menos de peças) com as Ford dos EUA, Canadá, etc. ESSE É O MUNDO GLOBALIZADO, DE CABRAL DO ANO 1.500, ora pois.
Pode conseguir esse chicote e peças pelo eBAY. Tem um tópico aquí no Fórum bem completo de como proceder para fazer a importação.
Abraços
Anthon
Pois é, eles tem intercambio sim, mas me disseram que a ford nao fornece mais este chicote, ainda questionei dizendo que o motor é usado lá até hj, mas mesmo assim insistiram em dizer que nao tem!!
Na verdade acho q o cara lá que mexe com essas coisas tá é apanhando, pq aki nao tem nenhuma ranger assim, muito menos que faz as revisoes e manutençoes na propria concessionária.
Já cheguei de dar "aula" pra alguns lá explicando as diferenças entre este motor e o outro, mas o povo ainda apanha!!
Guilherme A. Araújo
22/05/2009, 21:23
Perguntei porque a tampa desses porta-filtros não vedam água, e no caso de submersão até a tampa poderá sugar água pelas frestas da tampa.
Ah sim, entendi.
Bom, eu nao vedei ela com silicone pois ela fica bem presa, e as bordas do filtro tem akela boracha que fica quase pra fora da caixa.
Nao quis vedar pra fazer o teste se ia ou nao entrar água.
Fui pro teste né, submergi com ela várias vezes com água em cima do capô e adivinha... Pouquíssima água na caixa do filtro, o que na minha opiniao entrou pelo snorkel, pois entrei chutado na água e ela subiu tanto que veio pra cima do parabrisa, passando por cima do teto e caindo na caçamba, hehehe.
Como eu tava com o pé um pouco fundo, acho q ele puxou um pouco, mas a minha intençao nao é ficar ocm ela debaixo dágua, rsrs, e sim andar mais tranquilo e fazer umas graças de vez enqdo em locais que nao apresentem mto perigo e sempre depois que alguem passar pra eu ver como é o local. rsrs
Anthoniusnikos
22/05/2009, 21:30
Estando tudo bem vedado o motor não apaga, o problema é ela flutuar e perder o contato com o fundo (chão). Aí é bom ter uma corda de uns 20 m na viatura para jogar e o pessoal puxar. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Guilherme A. Araújo
22/05/2009, 21:33
Estando tudo bem vedado o motor não apaga, o problema é ela flutuar e perder o contato com o fundo (chão). Aí é bom ter uma corda de uns 20 m na viatura.
Por isso que eu sempre espero um ir na frente, pq eu nao sou tao louco assim, até pq meu motor tem trocentos sensores e a manutençao é cara pra burro, além da dificuldade de peças...
Mas meus maigos sao tudo doido, procura no youtube TRILHAMT, assim, tudo junto, pra vc ter uma base, hehe
LopeS4x4
22/05/2009, 21:35
Guilherme,
bala as fotos..! e esse fumê no parabrisa, nunca teve problema em blitz's nao?
abç.
Guilherme A. Araújo
22/05/2009, 22:13
Guilherme,
bala as fotos..! e esse fumê no parabrisa, nunca teve problema em blitz's nao?
abç.
Hehe, já é a terceira vez que coloco.
O que acho engraçado é que final do ano eu viajei pro MS, 1300km de ida, mais a volta, e nao me encomodaram.
Mas aqui toda vez que vou pra fazenda de um amigo meu que fica depois da PRF eles me param e me enchem o saco por alguma coisa.
Primiro foi a carretinha que tava sem ligaçao, mas tinha outro carro atrás p ir sinalizando, e pegava só 17km de BR.
A segunda foi o Xenon,
e a terceira foi o Insul film, mas multa mesmo foi só a do xenon!!!
E dentro da cidade tbm já me pediram pra tirar.
Fica mais barato eu tirar e colocar outro q eu pago 30pila, do que uma multa de 127 mais 5 pontos na CNH.
Abraços
Anthoniusnikos
22/05/2009, 22:21
Êta Guilherme, devia ser AZUL o seu Xenon. Assim tem que ser multado mesmo. Já levou na cara um Xenon de 10 K ? :shock::shock::shock: :odedo: :discordo:
Abs
Anthon
Guilherme A. Araújo
23/05/2009, 00:53
Êta Guilherme, devia ser AZUL o seu Xenon. Assim tem que ser multado mesmo. Já levou na cara um Xenon de 10 K ? :shock::shock::shock: :odedo: :discordo:
Abs
Anthon
Sim, o meu é azul de 10k, mas está baixo, bem regulado, justamente por saber q qqr xenon dói o zóio, por isso coloquei mais pra ficar bonito mesmo, e deixei ele baixo, nao incomoda nem ofusca, tanto é q na estrada ninguém me dá sinal de luz...
Eu regulei o meu atrás do carro do meu pai pra nao incomodar no retrovisor, e na frente colocando o dele na baixada aki em casa, sentido descida e a ranger na subida, de frente, ficou numa altura boa, que nao incomoda e que eu consigo enxergar, pq o farol da ranger é uma mer.... Nao enxergo nada com as lampadas normais.
Mas eu nem sabia que nao é permitido 10k nem na europa!!
Vou colocar o de 6k q dizem que é o que mais ilumina e deixar o de 10k só no farol de milha.
Anthoniusnikos
24/05/2009, 23:44
É isso aí. Também tenho sofrido muito com a fraca iluminação original. Estou procurando uns de milha de 6 K, e pretendo colocar bem rasteiro.
Já que você tem os de 10 K, deixa eles preparado para ligar na cara de quem usa direto farol alto e não abaixa o farol por nada.
Abraços
Anthon
Walter L. L. Casitta
25/05/2009, 08:22
É isso aí. Também tenho sofrido muito com a fraca iluminação original. Estou procurando uns de milha de 6 K, e pretendo colocar bem rasteiro.
Já que você tem os de 10 K, deixa eles preparado para ligar na cara de quem usa direto farol alto e não abaixa o farol por nada.
Abraços
Anthon
A Iluminação fraca na Ranger pode ser sintoma de um dos seguintes três problemas ou combinações deles:
1: O primeiro pode ser a Bateria. Com o motor ligado, ela tem que ter mais de 13,5V medidos no terminal. A minha estava com 12V e o medidor do painel não indica essa diferença. Quando a bateria acabou e tive que trocar foi que então percebi o problema.
2: Queda de tensão em alguma parte do circuito elétrico entre a bateria e a lâmpada. Na minha Ranger apesar da bateria/alternador fornecer os 13.5V, chega apenas 12V até as lâmpadas. Ainda vou investigar o que está acontecendo. Isso poderia ser alguma falta de cuidado no projeto elétrico como por exemplo a fiação muito fina ou defeito no interruptor já que não existe rele auxiliar. O meu interruptor aquece o que poderia indicar um problema. Quando uma peça elétrica aquece, o calor gerado não acontece de garça. Também esse calor poderia estar sendo gerado pelo dimer da iluminação do painel que fica próximo. Seria bom se alguém confirmasse essas observações que fiz...
3: Bloco ótico sujo ou fosco. Ele já não é uma maravila. Velho e sujo então...
OBS.: A diferença entre a tensão de 13,5 e 12V é de apenas 13%, mas em se tratando de petência, uma lâmpada e 55W feita para trabalhar com 13,5V, com 12V gera apenas 43,5W. Seriam 27% a menos de luz.
Guilherme A. Araújo
25/05/2009, 12:50
A Iluminação fraca na Ranger pode ser sintoma de um dos seguintes três problemas ou combinações deles:
1: O primeiro pode ser a Bateria. Com o motor ligado, ela tem que ter mais de 13,5V medidos no terminal. A minha estava com 12V e o medidor do painel não indica essa diferença. Quando a bateria acabou e tive que trocar foi que então percebi o problema.
2: Queda de tensão em alguma parte do circuito elétrico entre a bateria e a lâmpada. Na minha Ranger apesar da bateria/alternador fornecer os 13.5V, chega apenas 12V até as lâmpadas. Ainda vou investigar o que está acontecendo. Isso poderia ser alguma falta de cuidado no projeto elétrico como por exemplo a fiação muito fina ou defeito no interruptor já que não existe rele auxiliar. O meu interruptor aquece o que poderia indicar um problema. Quando uma peça elétrica aquece, o calor gerado não acontece de garça. Também esse calor poderia estar sendo gerado pelo dimer da iluminação do painel que fica próximo. Seria bom se alguém confirmasse essas observações que fiz...
3: Bloco ótico sujo ou fosco. Ele já não é uma maravila. Velho e sujo então...
OBS.: A diferença entre a tensão de 13,5 e 12V é de apenas 13%, mas em se tratando de petência, uma lâmpada e 55W feita para trabalhar com 13,5V, com 12V gera apenas 43,5W. Seriam 27% a menos de luz.
Faz sentido, a minha bateria é novinha, troquei a pouco tempo, pageui R$110,00 a mais e comprei uma bateria da CAT (Caterpillar), hehe...
Mas acho q a minha tá com algum problema de corrente ou de aterramento, pois a meia luz funciona perfeitamente se eu nao ligar o farol, depois que ligo o farol se desligar e deixar só na meia luz, de um lado fica bem fraquinha ou as vezes nao acende!!! Mas depois de algum tempo totalmente desligado, acende as duas novamente!!
Guilherme A. Araújo
07/01/2010, 11:33
Bom, fiz mais um upgrade mas ainda nao tinha postado.
Troquei os Wrangler MT/R 31 por BF Mud 32.
Pedi os Adesivos FX4 dos EUA, e tbm coloquei.
Segue as Fotos
Guilherme A. Araújo
24/02/2010, 14:13
Olá caros amigos, estou aki novamente para compartilhar mais tres etapas de upgrade na AMANTE. Envelopamento preto fosco, quebra mato com base de guncho, adaptado pois nao achei o dela mesmo, porém um pu.. adaptaçao pro trem aguentar o tranco mesmo, e um guncho hidráulico Mile Marker 12.000, leve, compacto e muito forte, tem 2 velocidades, mas a mais rápida é mais pra enrolar o cabo...
Segue as fotos
1 e 2 - Envelopamento Preto Fosco com adesivos do Patrocinador, uma das concessionarias Ford daqui.
3 - Capo Patrocinador, e detalhe do Quebra Mato com Guincho
4 - Quebra Mato e Guincho
5 - Guincho
Ainda falta fazer as ligaçoes das mangueiras no hidráulico.
Para poder colocar o guncho, troquei a bomba de direçao por uma da F-4000, com uma válvula de 100bar de pressao, vou colocar o radiador de óleo com sensor de temperatura pra ver se nao vai esquentar o oleo, se esquentar vou colocar uma ventoinha elétrica, e se ainda assim esquentar vou colocar outro radiador com ventoinha tbm, pois o que estraga a bomba é o óleo muito quente, o sensor vai ser pra monitorar isso.
Guilherme A. Araújo
24/02/2010, 14:22
6 - Detalhe das alavancas de seleçao de velocidade e destravar carretel.
7 - Gancho de apoio e ancoragem
8, 9 e 10 - Suporte do quebra mato
Preferi por soldar o suporte no chassi com solda mig, pois como nao chei o quebra mato da ranger, muito menos o suporte dele, fizemos um em chapa de ferro de 1/2 polegada, soldado no chassi de uma forma que quando eu nao quiser mais é só cortar a solda e fazer o acabamento no chassi e pintar a parte da solda de preto novamente.
Soldei com mig pq alem de o guncho ter de trabalhar nele, ainda pretendo colocar um towbar dobrável, que ainda vamos desenvolver.
Dobrável pois nao quero deixar ele ali na frente, é muito feio, entao tiro ele e coloco na carroceria. Quero o towbar pois usamos este carro como carro de apoio nos Rally's do campeonato MT, entao, ao invés de ir rodando com 2 carros, engatamos ela no Troller e vamos embora, pois o trem é V6 e nao é muito economica, mas ainda nao tenho certeza disso, pois tenho um pouco de medo de cambar a Ranger... hehe.
Por enquanto é isso, depois que instalar o hidraulico, coloco com ficou
Craisiler
24/02/2010, 20:07
Paaaaa podia ter limpado pra tirar fotos do envelopamento né?!?!?!
poksapksposapokapsokposakposkaokspaokposkposkpoask
Abrass.
Luizinho
24/02/2010, 22:36
Parabéns pela preparação da Pick-up.
Se possível, tire uma foto da viatura de perfil para se ter uma noção exata de quanto o guicho ficou pretuberante. Também estou querendo colocar o guincho na minha viatura (só que elétrico), mas estou preocupado com isso.
Grato.
Deivid/silveira
24/02/2010, 23:07
Show !!
Me diz uma coisa, quanto se pagou o snorkel na tua região, e o envelopamento é vinil fosco mesmo, é igual aqueles vinis de avião?
Guilherme A. Araújo
25/02/2010, 11:51
Show !!
Me diz uma coisa, quanto se pagou o snorkel na tua região, e o envelopamento é vinil fosco mesmo, é igual aqueles vinis de avião?
O Snorkel pageui o preço da internet, mais a instalaçao, saiu por R$ 700,00 na época.
O vinil é preto fosco mesmo, nao sei se é igual o de aviao.
Luizinho, vou providenciar uma foto melhor.
Craisiler, na verdade eu nao torei foto logo que ela saiu do envelopamento, e em seguida fui pra Sinop pra prova do campeonato, e ainda nao lavei ela tbm, hehe. Mas assim que lavar coloco a foto aki.
Só estou em duvida ainda quanto ao towbar(cambao), pois como o suporte foi soldado no chassi, tenho medo de quebrar o suporte com a solda e o chassi junto, alguém pode me confirmar isso? se tem o risco de acontecer??
Abraço
Luizinho
25/02/2010, 13:35
Obrigado Guilherme.
Com esta foto já deu para ter noção.
Troller-a-vista
25/02/2010, 15:34
deu uma olhada ou andada no TAC STARCK lá do fundo??
qto custo o envelopamento? mudou o doc? e pra tirar? o q te falaram?
Moçada
To atras dum suporte dianteiro desses, mas sem os protetores de farol, soh a parte central, ng tem ai na sua cidade????
preto de preferencia
aqui em curitiba ta impossivel achar tal modelo
Obrigado
Guilherme A. Araújo
04/03/2010, 00:53
deu uma olhada ou andada no TAC STARCK lá do fundo??
qto custo o envelopamento? mudou o doc? e pra tirar? o q te falaram?
Andei no Stark sim, muito bom, potente, silencioso, forte pra KCT, andei com ele no barro com pneu liso, pirelli scorpion, ainda assim grudou bem...
Mas ainda tem que ser testado no pantanal nosso aki pra ver se o motor eletronico vai aguentar o tranco.
Ele é do Tairone, amigo nosso aki e um dos primeiros que o comprou, ainda das primeiras 75 unidades vendidas na fenajeep de 2008.
O envelopamento com os adesivos ficou em 950,00 aki, nao mudei nada no doc pq meu carro jah é preto.
Alguns policiais enchem o saco, dizem, mas eles nao tem embasamento pois no doc nao discrimina que tipo é a pintura e nem que tipo de cor é usado, tipo, azul metalico, azul ceu, azul calcinha, assim como no preto...
Abraço
Guilherme A. Araújo
04/03/2010, 00:55
Moçada
To atras dum suporte dianteiro desses, mas sem os protetores de farol, soh a parte central, ng tem ai na sua cidade????
preto de preferencia
Obrigado
Aki num tem nao, procurei que nem louco...
Esse que colocquei foi adaptado, pois ele 'e da Hilux antiga, por isso os protetores de farol nao ficaram legal, mas ainda ovu atras de um protetor da L200 que fica Show tbm, jah que nao acho da ranger...
Moisés S.M
04/03/2010, 13:31
Moçada
preto de preferencia
Obrigado
No ML tem um loco vendendo um q é da ranger,só que é cromado,mas vale...pelo preço 250,00 dpois é só pintar de preto.
Se alguem tiver interesse,tenho os protetores de farol da ranger(cromado),eram de uma quebra mato q eu tinha..posso enviar,é doação!
Guilherme A. Araújo
04/03/2010, 22:58
No ML tem um loco vendendo um q é da ranger,só que é cromado,mas vale...pelo preço 250,00 dpois é só pintar de preto.
Se alguem tiver interesse,tenho os protetores de farol da ranger(cromado),eram de uma quebra mato q eu tinha..posso enviar,é doação!
Opa!!! Eu quero, pode mandar com frete a cobrar pra mim?? rsrs
Pagar o frete que vc nao vai neh, kkkkk
Eu tenho interesse, pq o meu da hillux ficou meio esquisito, como pode ver nas fotos.
Como fazemos?? Se já quiser me enviar o endereço é Rua Alemanha, 590 B. Sta Rosa, Cuiab'a-MT. CEP 78040-010
Guilherme Augusto Araujo
Abra'co
Guilherme A. Araújo
07/03/2010, 21:05
Pra quem queria ver as fotos do envelopamento limpo, aí estaio, quase limpos.
Percebi que fica marcado aonde o carro suja, e diz que nao pode passar produto, mas esta semana vou fazer um teste com o produto pra ver o que aconteece
Guilherme,
O melhor produto pra isso é o Tuff Stuff da STP, ele retira até as manchas causadas por outros produtos, uso no painel, banco, pintura...
Andei no Stark sim, muito bom, potente, silencioso, forte pra KCT, andei com ele no barro com pneu liso, pirelli scorpion, ainda assim grudou bem...
Mas ainda tem que ser testado no pantanal nosso aki pra ver se o motor eletronico vai aguentar o tranco.
Ele é do Tairone, amigo nosso aki e um dos primeiros que o comprou, ainda das primeiras 75 unidades vendidas na fenajeep de 2008.
O envelopamento com os adesivos ficou em 950,00 aki, nao mudei nada no doc pq meu carro jah é preto.
Alguns policiais enchem o saco, dizem, mas eles nao tem embasamento pois no doc nao discrimina que tipo é a pintura e nem que tipo de cor é usado, tipo, azul metalico, azul ceu, azul calcinha, assim como no preto...
Abraço
Vale Guilherme, me diga em cuiaba, a onde vc mandou envelopar o carro?
Abraço
Guilherme A. Araújo
25/03/2010, 23:40
Vale Guilherme, me diga em cuiaba, a onde vc mandou envelopar o carro?
Abraço
Respondi no topico do troller tbm, envelopei na Inpress, na Av Ipiranga, chegando no 8 de abril, ao lado da cossufreios.
Ficou R$ 950 pilas!!
Abraço
Moisés S.M
26/03/2010, 11:01
Opa!!! Eu quero, pode mandar com frete a cobrar pra mim?? rsrs
Pagar o frete que vc nao vai neh, kkkkk
Eu tenho interesse, pq o meu da hillux ficou meio esquisito, como pode ver nas fotos.
Como fazemos?? Se já quiser me enviar o endereço é Rua Alemanha, 590 B. Sta Rosa, Cuiab'a-MT. CEP 78040-010
Guilherme Augusto Araujo
Abra'co
Mando sim,o unico problema é q ele está na minha casa da praia,vou na pascoa pra lá,mas quando voltar trago ele e t mando,ai agente combina direitinho o lance do frete!fica tranquilo q ja é seu.abraço!
Guilherme A. Araújo
26/03/2010, 15:26
Mando sim,o unico problema é q ele está na minha casa da praia,vou na pascoa pra lá,mas quando voltar trago ele e t mando,ai agente combina direitinho o lance do frete!fica tranquilo q ja é seu.abraço!
Tranquilo, sem pressa.
Obrigado.
Guilherme A. Araújo
28/03/2010, 02:01
Galera, segue alguns videozinhos meus com a ranger.
Entrem no meu orkut, o link está na minha foto da ssinatura...
http://www.youtube.com/watch?v=pDZx_KEPKGE
http://www.youtube.com/watch?v=2tAp_Rwbz4w
http://www.youtube.com/watch?v=72IQarLcRLQ
http://www.youtube.com/watch?v=Y8KznW53dyw
http://www.youtube.com/watch?v=JV-U9lfp4T8
Galera, alguns videos das nossas triljas estao no youtube, é só colocar TRILHAMT, assim mesmo, tudo jkunto, que saos os nossos videos.
Abra'co a todos
Moisés S.M
31/03/2010, 10:42
6 - Furo Feito. (como meu coração estava apertado)
7 - Caixa do reservatótio do filtro de ar retirada, ainda original.
8 - Colocado a curva p/ encaixar a mangueira, usando a abertura original...
9 - Mais detalhes
E ai Guilherem,ontem fui buscar meu snorkel,e quero fazer igual ao seu,detalhe por detalhe,gostaria de saber contigo quantas polegadas tem a entrada do filtro de ar da ranger,to querendo comprar curva p/ encaixar a mangueira, usando a abertura original...
A mangueira q vc usou quanta spolegadas tinha ?quantos cm de mangueira?
Como ficou teu consumo?melhorou,pioro?ela esquenta ++++?se puder me ajudar agradeço.abç
Guilherme, na água ali do primeiro vídeo e naquele lameiro do quarto vídeo, que marcha que você usou? Reduzida?
Guilherme, no primeiro video fiquei com uma duvida....
você tava fazendo plantação do que no capo???:pensativo:
hehehe, desculpa mas não resisti
Guilherme A. Araújo
31/03/2010, 19:46
E ai Guilherem,ontem fui buscar meu snorkel,e quero fazer igual ao seu,detalhe por detalhe,gostaria de saber contigo quantas polegadas tem a entrada do filtro de ar da ranger,to querendo comprar curva p/ encaixar a mangueira, usando a abertura original...
A mangueira q vc usou quanta spolegadas tinha ?quantos cm de mangueira?
Como ficou teu consumo?melhorou,pioro?ela esquenta ++++?se puder me ajudar agradeço.abç
A entrada do filtro de ar da ranger, tem ums 2"ou 2,5", mas eu tirei akela entrada e coloquei uma curva que veio no snorkel, preenchi com silicone preto, e a mangeuira que usei foi de 3pol, mas usei a de piscina pq tava com pressa e louco pra ver o trem funcionando, o bom mesmo é usar uma mais resistente.
Nao lembro qtos metros de mangeuira foram, mas nao passou de 3m.
O carro nao alterou em nada no consumo nem na forca, ficou td normal.
Com snorker o que pode acontecer é ficar mais frio, pouca coisa, pois o ar vem de fora e percorre por dentro das mangueiras, e nao do cofre do motor, que já puxa o bafo quente...
Guilherme, na água ali do primeiro vídeo e naquele lameiro do quarto vídeo, que marcha que você usou? Reduzida?
Na água usei segunda, e no lameiro pus uma terceira pra dar uma celerada, hehe... Reduzido
Geralmente eu uso a reduzida, pra nao forçar o carro, assim eu economizo embreagem e cambio, pois nao força nda.
Se for pra andar devagar, uma primeira anda quase parando...
Guilherme, no primeiro video fiquei com uma duvida....
você tava fazendo plantação do que no capo???:pensativo:
hehehe, desculpa mas não resisti
Depois do alagado tinha uma parte mais funda um pouco e tinha uns aguapé, eu passei meio rápido e ficou uns em cima do carro, hehe
Moisés S.M
01/04/2010, 10:07
[QUOTE=Guilherme A. Araújo;1129536]A entrada do filtro de ar da ranger, tem ums 2"ou 2,5", mas eu tirei akela entrada e coloquei uma curva que veio no snorkel, preenchi com silicone preto, e a mangeuira que usei foi de 3pol, mas usei a de piscina pq tava com pressa e louco pra ver o trem funcionando, o bom mesmo é usar uma mais resistente.
Nao lembro qtos metros de mangeuira foram, mas nao passou de 3m.
O carro nao alterou em nada no consumo nem na forca, ficou td normal.
Com snorker o que pode acontecer é ficar mais frio, pouca coisa, pois o ar vem de fora e percorre por dentro das mangueiras, e nao do cofre do motor, que já puxa o bafo quente..
Bahhh me ajudou muito,to ancioso pra v esse snorkel funcionando... ja comprei quase td pra faze a ligaçao,só falta a mangueira e o "joelho" mas com as tuas dicas ficou mais facil,vou usar uma magueira industrial pra passagem de ar,acho q vai ficar bom!!!valeu Guilherme,qualquer duvida eu entro em contato hehehe.brigado!
ahhh não me esqueci do protetor de farol,assim q pegar t mando.
guidojunior
02/04/2010, 13:34
Alguém sabe dizer se os diferenciais e cx da ranger são lacrados, ou tem suspiro? Se tem suspiro, você sabe que altura estão? Acho que uma das encrencas de andar em alagados é entrar água nos diferenciais e caixas, uma vez que eles tão quentes. Quando molham eles esfriam e "chupam" o que tiver no suspiro pra dentro.
Uma vez abri um diferencial dianteiro de uma Blazer e tava pura lama.
Guilherme A. Araújo
03/04/2010, 00:25
Alguém sabe dizer se os diferenciais e cx da ranger são lacrados, ou tem suspiro? Se tem suspiro, você sabe que altura estão? Acho que uma das encrencas de andar em alagados é entrar água nos diferenciais e caixas, uma vez que eles tão quentes. Quando molham eles esfriam e "chupam" o que tiver no suspiro pra dentro.
Uma vez abri um diferencial dianteiro de uma Blazer e tava pura lama.
Os suspiros ficam na parte de cima da bola, mas tem que seguir a mangeuira pra ver onde ela está situada.
Quanto a diferenciais dianteiros, nao existem nenhum que seja totalmente lacrado, geralmente entra barro ou agua nos dianteiros, no trazeiro é bem mais dificl de entrar, mas no dianteiro, é batata!!!
Tem alguns dif's que dá pra colocar 2 retentores, como do troller, aí sim fica dificil de entrar agua.
No meu da Ranger, tirei ele fora e fiz um dreno na parte debaixo, pq ter q baixar o dif toda vez pra saber se entrou agua e complicado!!
Fiz o dreno e acabou a dificuldad!!
Guilherme, show de bola a Ranger envelopada, da última vez que vi ela no Tairone ainda estava somente na lata :palmas::palmas:
Abraços
Guilherme A. Araújo
17/04/2010, 22:26
Guilherme, show de bola a Ranger envelopada, da última vez que vi ela no Tairone ainda estava somente na lata :palmas::palmas:
Abraços
Grande jeison, tudo tranquilo?? Como foi a expediçao de começo de ano???
Aproveitando, o que voce passa na prado pra sair as machas de barro do vinil??
Sei que querosene tira as colas dos adesivos, hehe.
Os adesivos do rally de lucas deixou as colas no vinil, experimentei querosene, deixei no sol, e nao manchou, entao, passei em tudo pra tirar, só nao experimentei pra ver se tira as manchas de barro, hehe...\
Dia 01/04 estaremos aí hein, só que o Denio tá com medo de ir com a ranger, mesmo o Romel falando que vai ser Light a prova, ele tá com medo dos morros, hehe.
Cara, não tenho passado nada, mas não sou eu quem lavo, vai no mesmo lava-jato que levamos os jeeps, volta um brinco :mrgreen:
A expedição foi 10, dá uma olhada em www.viajantes4x4.com.br
A prova vai ser tranquila sim, o único porém é se bater uma chuva, aí o bicho pega.
Vai ter um neutro de 1:30h com carneiro assado, dentro da fazenda da Agroverde, vai ser show.
Abraços
ExplorerXLT
21/04/2010, 23:45
O melhor produto pra isso é o Tuff Stuff da STP, ele retira até as manchas causadas por outros produtos, uso no painel, banco, pintura...
Paguei 100,00 na mesma empresa que fiz a plotagem da parte inferior do meu carro para limparem com um produto que disseram ser importado, quando cheguei o funcionário estava usando esse spray tuff stuff, os adesivos ficaram com aparência de novo e pelo que observei não precisava esfregar. Se fosse fácil de achar andaria com uns dois na mala.
Guilherme A. Araújo
21/04/2010, 23:59
Paguei 100,00 na mesma empresa que fiz a plotagem da parte inferior do meu carro para limparem com um produto que disseram ser importado, quando cheguei o funcionário estava usando esse spray tuff stuff, os adesivos ficaram com aparência de novo e pelo que observei não precisava esfregar. Se fosse fácil de achar andaria com uns dois na mala.
O querosene que eu passei, limpou bem tbm viu, e nao reagiu no vinil, tirei as colas dos adesivos que tinha colocado por cima dele tbm...
Mas ainda vou comprar esse tuff stuff
ExplorerXLT
22/04/2010, 00:06
Fui roubado... acabei de pesquisar e esse troço custa 20,00 e não é importado coisa nenhuma, ainda bem que aqui na minha terra resolvemos as coisas na porrada.
A primeira vez que comprei o Tuff Stuff (2000) ele era importado, vinha com uma etiqueta traduzindo a composição e como usar, atualmente é feito aqui no Brasil utilizando a mesma fórmula. Quem sabe o dessa empresa não é estoque antigo? 10 anos:putz:
Quando forem usar, cuidado com os olhos e para não aspirar, tem algum produto nele que irrita muito.
Guilherme A. Araújo
23/09/2010, 21:10
Bom galera, há quase 1 mes eu instalei o guincho, puxamos as mangeuiras lá e tudo mais.
Inicialmente fizemos as mediçoes do comprimento das mangueiras, retiramos da bom e mandamos fazer.
Arrumei o lugar pro Radiador do guincho que está ainda no "provisório permanente" alojado na frente do rad do a/c atras da grade, fixado por: tarap/jacaré/zip tie/etc=abraçadeira plástica!!
Mangueiras prontas vamos colocar e.... uma delas ficou curta, o cara confundiu a medida na hora, o comprimento de mangueira ele colocou o comprimento total....
volta lá, resolvido e blz...
Depois de tirar a bomba fora 2 vezes, pra mecher melhor, ligamos tudo, tudo certo, retorno, radiador, etc, tiramos o ar e OK.
Ligado a parte eletrica do guincho, que estava sem controle pois sumiu... fiz um jump pra ver ele funcionar, e como sempre, nakela espectativa lascada, ele...
Nao funcionou..hehe
testa os solenoides, que apenas uma especie de íma, funcionando corretamente, contatamos que o defeito era emoutro lugar, e só poderia ser no eixo do guincho que faz o fluxo de óleo.
tiramos as solenoides fora do eixo, tiramos o eixo, depois tiramos o outro eixo que vai dentro do eixo, e depois tiramos uma molinha que vai dentro deste outro eixo, hehe, legal pkct, tanta coicinha pekena facil de perder e adivinha??
Nao perdi nada, rsrs...
Tinha algumas sujeirinhas nakeles furinhos por onde passam o oleo, limpamos as peças e montamos de novo.
Hora de fazer o jump pra testar de novo e???
Para a minha alegria... Funcionou, e eu empolgado doido pra arrumar um lugar pra testar ele, mas nao tinha nada, rsrs.
Como eu nao queria ficar com akeles fios soltos enrolados no quebra mato, fui atras de um controle de um outro guincho, e ocmprei um da ekron, junto com o plug, tirei o MM que é de 4pinos e coloquei o do ekron de 3pinos, tudo certo, tudo funcionando lindo...
tava sem máquina, entao nao deu pra tirar fotos da instlaçao, e como o carro esta na revisao, assim que pegar ele vou tirar fotos de todos os detalhes. por enqto o que eu achei foram estas...
Guilherme A. Araújo
11/03/2011, 19:44
Bom pessoal, faz um tempaaao que eu nao passo por aki pra dar noticias de como anda a Ranger...
Depois que instalei o guincho e fiz a viagem pra o Rally Berohoka como apoio, acontecerma algumas coisas que me deixaram chateado com ela, mas isso passa...
Na viajem, o carro começou a esuqentar, e era a carcaça da valcula termostatica, demosntei ela por 4 vezes e mesmo assim nao parava de vazar, isso me aborreceu pkct, comprei a peça e fiz este mesmo procedimento: http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://bengrosser.com/howto/fordthermostat/&ei=b3uKTI2yNYGC8gbJoozrCQ&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CBkQ7gEwAA&prev=/search%3Fq%3D2l5z%2B8592%2Bbb%26hl%3Dpt-BR
O carro tbm queimou a bomba de combustivel, num domingo a tarde, numa cidade chamada Cocalinho, conseguimos arrumar por lá, pois o prefeito da cidade tem oficina lá e conseguimos atraves de seu mecanico, achar uma bomba qualquer e colocar na ranjola pra rodar, o carro ficou baaao demais....
Depois de um certo tempo continuando a viajem, o carro começou a falhar cilindros no motor, pelo barulho eram 2 ou 3, depois disso, com mais raiva ainda, pois desanimei novamente, estourou 1 pneu, que nao sobrou praticamente nada...
Andamos mais 2mil Km com o carro assim...
Chegando em Cuiaba, levei numa oficina de um cara que meche com carros importados, e "jacas" hehe, pedi pra ele conferir o chicote, fazer limpeza de bicos, trocar velas e ver o que poderia ser akilo...
Guilherme A. Araújo
11/03/2011, 19:49
Depois de uns 15 dias ele me fala que o problema é no módulo.
levei o carro até um cara que se especializou nisso aki, ele disse que era o modulo mesmo e que ia arrumar, o carro ficou mais 4meses parado lá até que enjuriei e pedi um Novo, na Ford daki, R$ 1.900,00, qdo chegou, levei o carro pra lá, funcionamos e... Ficou do mesmo jeito!!!
Liguei pro cara Pu(*^%^*& da vida, e ele me fala: Traz pra mim que eu resolvo!!! É Fo&%^&%$....
O carro qdo tirava os cabos da bobina dos cilindros 3 e 4 enao mudava nada, sao eles que nao estai funcionando...
Decidi mecher eu mesmo e apelei: Pedi os cabos de vela novo, a bobina nova, as velas especiais de alta performance de Iridium, o chicote pedi novo tbm, e os bicos tirei inicialmente pra ver se tinham realmente mechido, mas nao mecheram, pra variar...
Mandei fazer a limpeza e vou pegar amanha.
hoje já troquei as vela,s que era o mais dificil, pois o acesso é pela caixa de rodas, amanha vou colocar os bico e a bobina, os cabos estao no lugar e vou funcionar pra ver o que que dá.
O chicote ainda nao chegou, pedi na Ford, mas parece que nao tinha e que ia encomendar de fora, vou verificar amanha, mais R$700,00 pilas do chicote principal!!!
Decidi colocar uma bomba externa tbm, a mesma usada nos gol GTI, troller eletronico e tals, quem fez a adaptaçao inicial, foi o cara que meche com os modulos, e nao ficou legal tbm nao, alem do mais, ele usou o regulador de pressao de dentro do tanque, me parece, mudei tudo, até a bomba que ele colocou eu troquei, vou devolver pra ele!!!
Quero mudar, e colocar akele reg de pessao regulável, com o relogio no painel pra conferir, igual faz nos V8, o cara me falou que nao tinha jeito, mas nao tem como nao ter jeito, eu acho, vou verificar isso no decorrer da semana...
Amanha terei mais noticias de como ficou o carro...
PS: to doido pra testar o guincho, rsrsrs
Depois de uns 15 dias ele me fala que o problema é no módulo.
levei o carro até um cara que se especializou nisso aki, ele disse que era o modulo mesmo e que ia arrumar, o carro ficou mais 4meses parado lá até que enjuriei e pedi um Novo, na Ford daki, R$ 1.900,00, qdo chegou, levei o carro pra lá, funcionamos e... Ficou do mesmo jeito!!!
Liguei pro cara Pu(*^%^*& da vida, e ele me fala: Traz pra mim que eu resolvo!!! É Fo&%^&%$....
O carro qdo tirava os cabos da bobina dos cilindros 3 e 4 enao mudava nada, sao eles que nao estai funcionando...
Já testou todos os bicos injetores?
Guilherme A. Araújo
12/03/2011, 22:01
Já testou todos os bicos injetores?
Testei todos, hoje peguei os bicos, estao rigorosamente certos, montei o carro!!!
Nas primeiras partidas, o carro ficou falhando cilindro de novo, desanimei, denovo!!, Mas dei umas mexidas nos cabos, na bobina e nos conectores, e funcionou legal, redondinha, hehe...
Ainda nao andei com ela, pois falta mudar a mangueira que sai do tanque pra bomba externa que mandei colocar e pra me ajudar, o cara fez tudo ao contrario do que eu pedi pra fazer... Por isso nao pude andar com o carro, apenas funcionei com gasolina num tambor.
A minha preocupaçao, é que qdo começou com este problema, as vezes ela funcionava redondinha, mas começava a andar e depois d eum tempo ela falhava de novo, esse é meu medo.
De qualquer forma, eu pedi um chicote novo, quer esperar ele chegar e vou trocar tbm.
Por enqto estou mais animado, segunda vou descer ela pra oficina, colocar no elevador e descer o tanque pra arrumar as coisas erradas da bomba externa que ele colocou, além do mais, ele tbm colocou o filtro de comb. com o reg de pressao pro lado de dentro do chassi, mas ao lado do tanque, se um dia eu quiser trocar este filtro, vou ter q descer o tanque! Tem base?? Mandei adaptar bomba externa pra nao ter q descer o tanque e o cara me apronta uma dessas!!???! É Fo%$!!.
Por isso que agora eu mesmo é que vou mecher, perdi a paciencia com esses caras que só fazem isso na vida e ainda fazem errado!
Guilherme A. Araújo
21/03/2011, 11:17
Bom, a Ranger funcionou novamente!!!
Neste fim de semana já fiz uma trilha de leve, testei o guincho hidráulico que funcionou muito bem, e acho que o verdadeiro problema da ranger é aterramento, ao ligar a minha caixa selada ela já começou a cortar cilindro, desliguei, ficou normal.
Decidi entao deixar sem o som.
Qdoliguei o ar e as luzes, cortou cilindro de novo...
Por conta disso, vou ver se realmente vem o chicote novo, pode ser algum fio com solda que puxa muita resistencia, pois os pontos de aterramente estao normais...
Mais uma semana acho q ela fica Redonda.
vieira912
21/03/2011, 11:37
Legal guilherme que bom que voltou a funcionar a Ranger, vamos combinar uma trilha qualquer Hora Dessas, Semana Passada Fui para barra do Aricá com um Amigo que possui uma Tracker 2008 bem para frente de santo antonio fomos almoçar na Pousada da tia fevá, mais como estava chuvendo muito quando voltamos a estrada praticamente virou um rio, e na estrada da pousada só no 4x4 para conseguir chegar uma aventura muito Louca, não sabia que enchia tão rapido qualquer coisa que precisar e só falar até mais.:concordo:
Guilherme A. Araújo
21/03/2011, 11:57
Veira,
Esta é a estrada do Pedra 90 em direçao à BR 364, passando pelo Aricá tbm, isso foi no Sábado.
E isso é um troller, rsrs.
vc tbm tem Ranger?
Passa no Tairone, na fernando Correa, representante da Stark, aontes da torre de pisa, vamos conversar aki na loja, vamos marcar uma trilha, ten uns lugares bons pra gente andar..
Guilherme A. Araújo
21/03/2011, 11:58
Mais fotos...
vieira912
21/03/2011, 12:58
Cara Minha Frontier não passa ai não pois to sem snorkel, ok vamos marcar algo qualquer Hora dessas tá muito bacana lá pro lado de santo antonio da uma olhada no video ai até mais.:concordo:
http://www.youtube.com/watch?v=hZ6GjVSfDgE
Guilherme A. Araújo
21/03/2011, 13:08
Ahh sim Joao, Nao tava ligando o sobrenome ao nome da Pessoa, hehehe
Mas tem outros lugares pra ir sem snorkel...
Neste fim de semana já fiz uma trilha de leve, testei o guincho hidráulico que funcionou muito bem, e acho que o verdadeiro problema da ranger é aterramento, ao ligar a minha caixa selada ela já começou a cortar cilindro, desliguei, ficou normal.
Quando é aterramento o carro falha independente de ligar acessórios.
Já testou a bateria e alternador?
Um teste simples: liga um multímetro na bateria e verifica a voltagem com o carro desligado, depois funcionando com e sem o ar + luzes acesas... se cair muito a voltagem pode ser o alternador... regulador de voltagem:pensativo:
Para poder comparar, no meu carro com o motor desligado fica em torno de 12,5 funcionando 13,8/14,2 e com o ar ligado e luzes acesas 13,5.
Depois posto como fica com o som ligado.
Faz também esse mesmo teste no fio que é ligado no pino 55 da tomada do módulo e anota o resultado. Caso não apresente nenhuma oscilação no 55, quando estiver falhando verifica a voltagem dos fios ligados nos pinos 73, 74 e 75, se houver diferença entre eles posta aqui o resultado que te digo quais os bicos que estão falhando, se é que estão mesmo.
Com esses testes você tem boas chances de descobrir o que está acontecendo. O melhor mecânico para descobrir esse tipo de bronca é o próprio dono.
Guilherme A. Araújo
21/03/2011, 17:18
[COLOR=black][FONT=Verdana]Quando é aterramento o carro falha independente de ligar acessórios.
Já testou a bateria e alternador?
Um teste simples: liga um multímetro na bateria e verifica a voltagem com o carro desligado, depois funcionando com e sem o ar + luzes acesas... se cair muito a voltagem pode ser o alternador... regulador de voltagem:pensativo:
Para poder comparar, no meu carro com o motor desligado fica em torno de 12,5 funcionando 13,8/14,2 e com o ar ligado e luzes acesas 13,5.
Depois posto como fica com o som ligado.
Faz também esse mesmo teste no fio que é ligado no pino 55 da tomada do módulo e anota o resultado. Caso não apresente nenhuma oscilação no 55, quando estiver falhando verifica a voltagem dos fios ligados nos pinos 73, 74 e 75, se houver diferença entre eles posta aqui o resultado que te digo quais os bicos que estão falhando, se é que estão mesmo.
Com esses testes você tem boas chances de descobrir o que está acontecendo. O melhor mecânico para descobrir esse tipo de bronca é o próprio dono.
Certo, no decorrer desta semana, depois que eu lavar o carro, que dá pra plantar até soja dentro dela de tanto barro que tem, rsrs eu faço os teste e coloco aki
Só achei muuuito estranho o fato de dar o pau com o fio engatado no som, sem contar q fu%^& até meu DVD por conta disso, e chance de a instalaçao estar em curto nao tem, pois os fios que ligam o aparelho sao ligados direto na bateria, e os da caixa direto na bateria e no chassi(terra).
Só pra ver se sao os mesmos pinos:
55= Keep alive power
73=bico 5
74=bico 3
75=bico 1
É isso mesmo?
Abraço, e obrigado pela dica
Só pra ver se sao os mesmos pinos:
55= Keep alive power
73=bico 5
74=bico 3
75=bico 1
É isso mesmo?
Abraço, e obrigado pela dica
Opa, esqueci de escrever o 99,100 e 101, testa esses também.
Exatamente o mesmo, a pinagem da 2.3 e 4.0 OHV ou SOHC é a mesma.
Traduzindo o 55 - voltagem fornecida o tempo todo.
Isso está parecendo alternador:pipoca:
Abraço
Guilherme A. Araújo
30/08/2012, 19:33
Prezados amigos,
Retomei a montagem da pick-up, depois de desmontar ela inteira...
No decorrer da semana irei postar as fotos que tenho dela, dizendo quais são os andamentos...
A última vez que ela andou, foi em Maio/2011, faz somente 1 ano e 4 meses que ela estava parada, por vários motivos, mais o principal, depois do motor falhando, foi que queimou a junta do cabeçote e ela jogava a água toda para fora do radiador. Não chegou a ir pro motor, nem pistão nem nada, apenas jogava a água pra fora....
Funcionei o motor dela depois disso, há 2 semanas, com todos os sensores desligados, apenas pra ver se entrou no ponto que, a propósito, tive que comprar a ferramenta pra sincronizar os cabeçotes por não existir em lugar algum desse Brasil!!!
Até daki a pouco...
Guilherme A. Araújo
30/08/2012, 20:10
Fotos de quando ela foi desmontada:
Isso, em Junho/2011:
367446367447367448367449367450367451367452367453
Inicialmente iria fazer somente o cabeçote, pois era o que precisava.
Na hora de montar decidi fazer a parte de baixo, pois o motor estava com 140mil km, e em pesquisas em sites e foruns do USA, custumam trocar a corrente de comando entre 140 e 160mil km´s....
Vinicius Hauagge
31/08/2012, 10:30
Parabéns pela obra!
Tenho uma ranger dessas que está comigo há quase 13 anos... Já pensei em preparar para a trilha, mas acabei optando pela explorer...
Pedro Eduardo Patussi
31/08/2012, 11:03
Fotos de quando ela foi desmontada:
Isso, em Junho/2011:
367446367447367448367449367450367451367452367453
Inicialmente iria fazer somente o cabeçote, pois era o que precisava.
Na hora de montar decidi fazer a parte de baixo, pois o motor estava com 140mil km, e em pesquisas em sites e foruns do USA, custumam trocar a corrente de comando entre 140 e 160mil km´s....
Fiquei com uma pequena duvida..não era mais facil tirar o motor fora do cofre...doq tirar td a lataria da caminhonete?? uhaHAUHAUHAHUAHUAHUAUHAUH
Guilherme A. Araújo
31/08/2012, 12:51
Fiquei com uma pequena duvida..não era mais facil tirar o motor fora do cofre...doq tirar td a lataria da caminhonete?? uhaHAUHAUHAHUAHUAHUAUHAUH
Pedro, o pior é que não era!
É tudo muito apertado no cofre pra mecher, não dá acesso a parafusos na parte traseira do motor e etc...
Sem contar, que para tirar a cabine, são 6 parafusos de coxins, desconectar plugs do chicote e coluna de direção, e pronto!
Mas no finalmente Pedro, eu resolvi fazer o motor por inteiro, e tive que enviar ele para a retífica...
Vou postar depois o processo de montagem, que já foi difícil com ele fora, imagine com a cabine nela, rsrs
giovanefortuna
05/04/2013, 16:21
Desenterrando....
guilherme...vc tá com a ranger ainda ou já passou pra frente? :D
Guilherme A. Araújo
05/04/2013, 16:54
Desenterrando....
guilherme...vc tá com a ranger ainda ou já passou pra frente? :D
Giovane, ainda estou com ela...
Está aqui, firme e forte...
Se quiser vir aqui bater um papo, atualmente, sou Gerente Pos Vendas da Troller, aqui do lado do Extra, ok...
Guilherme vc sumiu do msn/skype como anda tu?
abraço
Giovane, ainda estou com ela...
Está aqui, firme e forte...
Se quiser vir aqui bater um papo, atualmente, sou Gerente Pos Vendas da Troller, aqui do lado do Extra, ok...
Guilherme A. Araújo
15/08/2013, 09:32
Guilherme vc sumiu do msn/skype como anda tu?
abraço
Fabaum...
Eu to bão cara....
Só sem tempo mesmo de msn/skype.
Pra ter idéia, faz alguns meses q nao ligo nada e nem cheguei a usar o skype como msn.
Só no watts app, hehehehe
Meus numeros:
065 8113-3999 (uso wats app nesse aqui)
065 8403-1076
Abraço