PDA

Ver Versão Completa : Qual Ranger Comprar ?



T.T. Rex - Tio Balú
04/04/2009, 01:08
Boa noite pessoal. Estou de plantão hoje no meu trabalho, e amanhã vou ter que escolher uma picape 4x4. Tenho duas opções: uma 2000 e outra 2001 no valor de 40.000,00 e 45.000,00. As duas estão em bom estado de conservação, mas a 2000 quando tirei a vareta do medidor de óleo (com o motor funcionando) saia uma fumaceira que nem escapamento, e a 2001, além da fumaça, espirrava um pouco de óleo do motor pela vareta do medidor de óleo e também pela tampa das válvulas.
O vendedor da loja disse que carro diesel é assim mesmo. Também como testar o 4x4?
Se puderem me informar se é assim mesmo e qual a melhor fico agradecido.
Tio Balú

DiEgOsEiChIrLz
04/04/2009, 01:19
junta mais uns trocados e garimpa uma 2002 2.8

motor maxion é manco e vai por mim: ñ presta!

T.T. Rex - Tio Balú
04/04/2009, 01:34
Diego.
2.8 2002 deve estar por volta de uns 55.000,00 ? Sai do meu orçamento. Mesmo assim por aquí não encontrei nenhuma.
Tio Balú

Edintruder
04/04/2009, 01:37
Esquece o que o Diego postou pois ele não sabe porcaria nenhuma de Maxion...
O HSD 2.5 é idêntico ao 2.8PS, a diferença fica pelo maior curso de virabrequim no 2.8 (o que melhora o torque0 e pelo sistema de injeção de maior bitola. O restante é quase o mesmo 2.5, inclusive os blocos e periféricos são iguais.
Entre as duas, a 2001 já é Euro II, com maior torque que o da 2000, com a BI igual ao 2.8, porém com corpo injetor de 12mm e o 2.8 tem corpo injetor de 13mm.

É ridículo alguém que nem sabe o que é motor diesel falar que Maxion não presta...

Por R$45.000 já pegas 2002 XLT, procura inclusive aqui no fórum que tem pessoal vendendo Ranger 2002 por esse preço.
O 4x4 basta ligar e ver se o painel aciona direitinho. Tenta manobrar um pouco para algum lado, se der sensação de freiar está ok. Para testar podes fazer, mas só um pouco pois força muito a caixa de transferência pois vai arrastar uma roda traseira quando fizeres curva com 4x4 acionado.

T.T. Rex - Tio Balú
04/04/2009, 02:14
Obrigado Edintruder. Tmabém já me disseram que esses motores são muito bons.
Se tem 2002 por 45.000,00 então a 2000 vale uns 30 ou 35.000,00 ?
E a fumaça e o óleo na vareta ? É nbormal ?
Tio Balú

DiEgOsEiChIrLz
04/04/2009, 02:49
voce posta com esse tom de voz pq tem uma maxion na garagem :pipoca:

mas eu lhe digo, por experiencia propria, q motor maxion é o primeiro a bater na porta da retifica si tratando de HSDs(obviamente LSDs tbm)

sobre eu nao saber nada de motores a diesel, eu lhe respondo com uma pergunta:

voce, alguma vez na vida, ja desmontou um 229 ou um mero 352?? (responda si quiser)

----------------------------------------------------

voltando ao topico; 55mil por uma ranger CD 2.8 ta caro de mais, aqui em porto velho (q td costuma ser inflacionado) si encontra por menos de 50mil ja.

TylerNTL
04/04/2009, 06:40
Diego,

Vc realmente não sabe nada sobre motor Maxion!

Afirma que ele não presta, mas recomenda o PS 2.8 que é basicamente a mesma coisa com TGV. Ele é o primeiro a ir para retífica, baseado em que?!

Vc devia fundamentar melhor suas afirmações.


T REX,

Para o mercado daqui de Natal 40 e 45 por Rangers 2000 e 2001 está caro!
Nos próprios sites que anunciam carros usados (www.meucarango.com onde eles apresentam o preço que "desejam" vender) não tem mais Ranger 2001 por 45.

Por esse preço, atualmente, vc compra uma 2002 fácil.

Walter L. L. Casitta
04/04/2009, 08:54
O pessoal confunde o Maxion da S10 com o da Ranger. O da Ranger é muito melhor, mas R$45000,00 é o preço de uma Ranger 2002 com motor 2.8...

Edintruder
04/04/2009, 09:46
Sim, conheço muito bem motores diesel! Já mexi em muitos deles, inclusive em Cummins que equipam os International porém com commom rail mecânico e bicos injetores comandados por comando de válvulas roletados, Volvo Penta, Scania 110, 111, 113, 352, 355A, Perquins Q20b e Caterpillar.
Amigo, eu dou aulas de manutenção e mecânica para operadores de equipamentos hidráulicos. Sou instrutor técnico do SEST SENAT, fechei representação de instrução técnica com a Mantomaq representante Komatsu e Dynapac, e obviamente conheço muito bem motores, transmissões e sistemas derivados.
Não vem falar que HSD é ruim pois dá um show de aprimoramento tecnológico no MWM. MWM 229 é um motor jurássico, polui muito, gasta muito e não anda... Excelente apenas para trator (projeto inicial inclusive).
Dá uma acompanhada no fórum antes de falar abobrinhas, chegasses ontem e queres bancar de esperto. Olha os fórum, tópicos, lê à respeito do HSD e depois tu posta algo à respeito!

DiEgOsEiChIrLz
04/04/2009, 15:45
Sim, conheço muito bem motores diesel! Já mexi em muitos deles, inclusive em Cummins que equipam os International porém com commom rail mecânico e bicos injetores comandados por comando de válvulas roletados, Volvo Penta, Scania 110, 111, 113, 352, 355A, Perquins Q20b e Caterpillar.
Amigo, eu dou aulas de manutenção e mecânica para operadores de equipamentos hidráulicos. Sou instrutor técnico do SEST SENAT, fechei representação de instrução técnica com a Mantomaq representante Komatsu e Dynapac, e obviamente conheço muito bem motores, transmissões e sistemas derivados.
Não vem falar que HSD é ruim pois dá um show de aprimoramento tecnológico no MWM. MWM 229 é um motor jurássico, polui muito, gasta muito e não anda... Excelente apenas para trator (projeto inicial inclusive).
Dá uma acompanhada no fórum antes de falar abobrinhas, chegasses ontem e queres bancar de esperto. Olha os fórum, tópicos, lê à respeito do HSD e depois tu posta algo à respeito!

achu q voce esta ficando com problema de visao. me diga em que parte dos meus comentarios eu citei que os motores HSD sao ruins???? voce considera o power stroke 2.8 um LSD :lol:????

sobre a questao do motor MWM 229: eu ñ comentei nada sobre o msm ser bom e mt menos ruim mas ja q voce considera ele um péssimo motor, va numa revendedora e pergunte qual f1000 é mais procurada. garanto q será o mwm mesmo com seu valor maior(atoa será?)

ps: thelmo, nao sao todos os power stroke 2.8 q tem tgv.

TylerNTL
04/04/2009, 16:30
ps: thelmo, nao sao todos os power stroke 2.8 q tem tgv.

Tem razão, tinha esquecido este detalhe.

Aí eu lhe pergunto, qual a grande diferença que faz um 2.5 "não prestar" e um 2.8 sem TGV prestar?
Por que um 2.5 seria o primeiro a ir para retífica?

T.T. Rex - Tio Balú
04/04/2009, 19:42
Boa noite pessoal.
Fui dar umas voltas com as picapes e a 2001 está com vários problemas. A 2000 é dono único e o vendedor me levou na casa do proprietário, que me mostrou o manual com as revisões, 112.000 Km originais e ainda me ofereceu: um kit embreagem LUK, atuador hidráulico, óleo de motor, duas polias, rolemãs, 4 correias, bomba de água. Fechamos o negócio por 36.000. Muito bom o sítio do MEU CARANGO, pena que por aquí não temos tantas opções.
Edintruder, tenho um amigo que tem um barco de pesca com um motor MWM-International série 229 que é um boi de tração, arrasta no mar uns 2.000 Kg de camarão+rede.
Diego e Walter, é bom discutir tecnicamente porque não se pode acreditar mesmo em vendedor. Sempre acreditei que os motores das S-10 fossem iguais aos das Ranger.
Amanhã vou com ele ao seu sítio para almoçar e pretendo fechar negócio.
Esse modelo e ano me serve para o trabalho.
Testei o 4x4 numa estrada de terra e funcionou perfeitamente. O proprietário me disse que fez uso dele umas poucas vez no barro.
Gamei de verdade essa picape, que é a primeira. Está com aqueles pneusãos A/T novos.
Mais uma vez obrigado pelas informações e pela economia de 4.000,00.
Tio Balú

Daniel.Shimomoto
04/04/2009, 20:28
Sim, conheço muito bem motores diesel! Já mexi em muitos deles, inclusive em Cummins que equipam os International porém com commom rail mecânico e bicos injetores comandados por comando de válvulas roletados, Volvo Penta, Scania 110, 111, 113, 352, 355A, Perquins Q20b e Caterpillar.
Amigo, eu dou aulas de manutenção e mecânica para operadores de equipamentos hidráulicos. Sou instrutor técnico do SEST SENAT, fechei representação de instrução técnica com a Mantomaq representante Komatsu e Dynapac, e obviamente conheço muito bem motores, transmissões e sistemas derivados.
Não vem falar que HSD é ruim pois dá um show de aprimoramento tecnológico no MWM. MWM 229 é um motor jurássico, polui muito, gasta muito e não anda... Excelente apenas para trator (projeto inicial inclusive).
Dá uma acompanhada no fórum antes de falar abobrinhas, chegasses ontem e queres bancar de esperto. Olha os fórum, tópicos, lê à respeito do HSD e depois tu posta algo à respeito!

Edin;

A unica coisa que eu discordo de voce é sobre o MWM 229. É um motorzão (que naturalmente teve a sua época...passou). Dá de 10 a zero se compararmos com outros motores da época (final dos anos 70, decada de 80 e inicio dos anos 90), em usos veiculares.

O 229 é superior a todos Mercedes OM352 (mesmo os turbinados) e ouso dizer que mesmo o OM366 de aspiração natural (o turbo é outra conversa) e muito superior ao Perkins 6.356 e 6.357 (que qualquer coisa esquentavam e fumaceavam absurdamente).

O problema é que o povo pensa que turbinar MWM 229 é so colocar a turbina e boa. Esquece que ao contrário do Mercedes, a taxa de compressão do MWM TD229 é de 16.5:1 enquanto o aspirado é de 17:1. E esquece de colocar o óleo na água do radiador para combater a corrosão galvanica das camisas....

Abs!!!

T.T. Rex - Tio Balú
04/04/2009, 20:52
Daniel tem tanta diferença assim essa taxa de compressão de 0.5 a mais para os aspirados ?
Se pode colocar óleo na água do radiador do TD229 para evitar a corrosão galvânica, então podemos usar esse procedimento para os outros motores 2.5 ou 2.8 ? Nesse caso não almentaria a temperatura ao invés de abaixar como fazem os aditivos que também evitam a corrosão ?

DiEgOsEiChIrLz
04/04/2009, 21:32
primeiramente parabens pela aquisiçao:concordo:.

si a picape estiver bem de lataria, perifericos e mecanica; acredito q ela valera cada centavo pago

só por curiosidade vo postar o valor fipe em caso de voce n ter perquisado

Marca: Ford Modelo: Ranger 2.5 4x4 CD TB Diesel Código FIPE: 003108-9 Ano Modelo: 2000 Diesel Preço médio: R$ 36.596,00 http://www.fipe.org.br/web/indices/veiculos/imgs/logo.gif Data da consulta: sábado, 04 de abril de 2009
Mês de referência: abril/2009

sobre o 229. lembro q existia diferenças entre o 229 turbo de fabrica e o "aspirado turbo". de cabeça lembro q o motor turbo de fabrica tinha os ressaltos da arvore de comando diferentes do aspro e que as camisas tinham um esguicho de oleo lubrificante focando abaixo do pistao e por isso n si recomendava manter o motor sob marcha lenta por mt tempo(pra manter o oleo sempre pressurizado para alcançar o pistao)

retificando: a taxa de compressao do turbo é de 15,9:1 e o do aspirado é de 17:1. existe essa diferença de compressao devido ao fato da turbina pré-pressurizar o ar antes de jogar no cilindro.

quanto ao edintruder afirmar que o 229 bebi muito, achu q o 229 q eu conheço nao é o mesmo q ele conhece:lol:.

lucasam
04/04/2009, 22:03
Moçada mais experiente que eu.
O amigo postou um negocio que me preocupa.

Fumaça branca saindo pela vareta de óleo é PROBLEMA. Causa provavel é folga nos anéis.
Preste atenção se ela não está com pouca potencia em baixa rotação.

Edin, Walter, Daniel, confirmem ou desmintam a informação que estou postando por favor antes que nosso amigo feche um negocio enganado

Walter L. L. Casitta
04/04/2009, 22:20
Moçada mais experiente que eu.
O amigo postou um negocio que me preocupa.

Fumaça branca saindo pela vareta de óleo é PROBLEMA. Causa provavel é folga nos anéis.
Preste atenção se ela não está com pouca potencia em baixa rotação.

Edin, Walter, Daniel, confirmem ou desmintam a informação que estou postando por favor antes que nosso amigo feche um negocio enganado

Depende, depois da meia vida essa fumacinha é normal. Mesmo cuspindo um pouquinho de óleo o motor ainda vai longe. Ruim mesmo passa a ser quando o óleo passa pelo respiro até a turbina. Então estaria na hora da retífica...

Daniel.Shimomoto
05/04/2009, 03:34
Daniel tem tanta diferença assim essa taxa de compressão de 0.5 a mais para os aspirados ?
Se pode colocar óleo na água do radiador do TD229 para evitar a corrosão galvânica, então podemos usar esse procedimento para os outros motores 2.5 ou 2.8 ? Nesse caso não almentaria a temperatura ao invés de abaixar como fazem os aditivos que também evitam a corrosão ?

Tio Balu;

As vezes a gente pensa que não mas no final das contas, algo aparentemente insignificante acaba fazendo diferença sim no final. Acredito que deva mudar, além da taxa de compressão, o desenho da cabeça do pistão, mudando também dessa o formato da camara de combustão e os efeitos e movimentos dinamicos do ar, na admissão. Honestamente ainda não tive a oportunidade de ter em mãos, um pistão do TD229 (turbo) para comparar com o do D229 aspirado. Apenas para corrigir a informação, a taxa de compressão exata do TD-229 é de 15.9:1

Com relação ao óleo na água do radiador...Na verdade não é bem óleo. É um produto que o popular chama de óleo, mas não é "óleo" propriamente dito. Ele deve ser usado com a água pura para justamente evitar a corrosão galvanica. No caso especifico do 229, é a unica recomendação da MWM para a água do radiador é o aditivo anticorrosivo.

No caso dos HS2.5, HS2.8 e demais motores diesel modernos (e de ciclo otto também), o uso de solução água+etilenoglicol tem a função de, além de anticorrosivo, aumentar a temperatura de ebulição da solução e evitar congelamento, além de prevenir contra a oxidação comum (não galvanica) nas galerias de água, radiador, bomba dágua, evitando a formação de crostas nas linhas de água. A função do aditivo é justamente essa e não abaixar a temperatura como geralmente se apregoa. O aditivo não aumenta a capacidade de troca térmica da água, ao contrário: Ele não pode ser colocado puro por ter capacidade de troca de calor inferior ao da água pura. Por isso que a recomendação é colocar 50/50%

E por fim, uma recomendação é valida para todos os motores, novos velhos, diesel, alcool, gasolina: A água deve ser de preferencia, desmineralidada. A "pior" água que existe para sistema de arrefecimento é a água tratada, pois ela contém cloro e ele é corrosivo ao sistema.

Abs!!!!

T.T. Rex - Tio Balú
05/04/2009, 21:59
Boa noite pessoal.
Daniel obrigado pelas informações. Tenho um destilador de água aquí em casa e uso para o radiador e bateria. Ele destila água com 98% de pureza.
Lucasan a fumaça é escura, portanto acho que mais de acordo com a análise do Walter. Da 2001 retiramos o respiro e a mangueira que vai para a turbina e estavam cheios de óleo. Da 2000 estavam bem secos.
Mais uma vez agradeço o Diego e o Thelmo pelas informações de preços. Me ajudou muito na barganha pelos 36 mil finais.
Sem querer ser isnobe, poderia até adquirir uma picape até 2009, mas associada aos preços de seguro + IPVA + furtos não vejo sentido para tanto desperdício para a finalidade que preciso.
Fechei negócio hoje com o Sr. Moritz
Chegando em casa fui trocar o óleo do motor e para tirar alguns vazamentos da tampa do comando de válvulas, usei a junta e as arruelas com buchas que ganheie também. Depois de ter Tirado o filtro de óleo e as tampas do comando de válvulas e dreno do carter, lavei o motor com 5 litros de diesel e deixei escorrer, em seguida lavei com 2 litros de óleo 15W40 e deixei escorrer bem, depois fechei tudo e coloquei o óleo novo.
Pensei em retirar a tampa do carter para tirar um pequeno vazamento pela junta mas me deparei com um tubo que sai do turbo-compressor e vai até a tampa do carter. Esse tubo parece ser flexível mas é rígido e de difícil retirada. Alguém poderia me informar se é preciso retirar a turbina para a sua retirada ?
A outra mangueira da vareta de medição do óleo é mais fácil de ser retirada.
Fui informado pelo Sr. Moritz que o sistema de 4x4 a vácuo sempre funcionou muito bem, mas ele me preveniu que é muito frágil e devo estudá-lo melhor para não ter problemas. Já lí algumas coisas aquí no fórum.
Agradeço aos que me auxiliaram, mas ainda tenho muitas dúvidas.
Por ser uma picape com quase dez anos de vida pretendo mexer muito nela e continuar lendo as manutenções do fórum.
At
Tio Balú

Edintruder
05/04/2009, 23:05
Os 229 turbo originais tem comando de válvulas diferentes do 229 aspirados, e a taxa de compressão alterada pelo desenho interno da câmara de combustão do pistão.
Em relação ao rpm baixo, qualquer motor diesel não deve trabalhar em regimes prolongados de tempo em regimes baixos sob pena de espelhar as paredes dos cilindros e perder compressão. Essa redução do brunimento em motores diesel são mais comuns em motores que são forçados em baixa rpm também, não só a ausência de carga.
Os 229 dão tapa na cara de qualquer motor diesel da sua época sim, tanto que fez da F1000 a melhor picape por anos frente à gm com o Q20b. É muito durável, mas quando de turbina um aspirado, sem troca da BI no mínimo e troca do diferencial costumavam dar problemas prematuramente e abriam o bico pelo novo regime rodoviário imposto pelos motoristas.
Não se compara mais os 229 com os atuais porque são concepções muito diferentes. Os 229 duram muito mas são de péssimo desempenho e consumo quando comparados com um Sprint, por exemplo.

Daniel.Shimomoto
05/04/2009, 23:36
Os 229 turbo originais tem comando de válvulas diferentes do 229 aspirados, e a taxa de compressão alterada pelo desenho interno da câmara de combustão do pistão.
Em relação ao rpm baixo, qualquer motor diesel não deve trabalhar em regimes prolongados de tempo em regimes baixos sob pena de espelhar as paredes dos cilindros e perder compressão. Essa redução do brunimento em motores diesel são mais comuns em motores que são forçados em baixa rpm também, não só a ausência de carga.
Os 229 dão tapa na cara de qualquer motor diesel da sua época sim, tanto que fez da F1000 a melhor picape por anos frente à gm com o Q20b. É muito durável, mas quando de turbina um aspirado, sem troca da BI no mínimo e troca do diferencial costumavam dar problemas prematuramente e abriam o bico pelo novo regime rodoviário imposto pelos motoristas.
Não se compara mais os 229 com os atuais porque são concepções muito diferentes. Os 229 duram muito mas são de péssimo desempenho e consumo quando comparados com um Sprint, por exemplo.

É isso ai...Até porque um é Low Speed e o outro, High Speed. Um é projetado para aplicações pesadas (=caminhões) e estruturais inclusive (=Trator) e o outro, especificamente para SUV's e picapes

A guisa de curiosidade, o 229 veicular, o segredo para obter bom desempenho e consumo é mantê-lo sempre trabalhando entre 2000-2500 rpms. Tenho um F-11000 MWM D-229, de 5 marchas e reduzido no eixo (o que corresponde a 10 combinações entre caixa de mudanças e diferencial). No asfalto, apesar de ele só andar a 80km/h, é possivel manter um ritmo de viagem bastante satisfatório se souber "cambiar" ele corretamente, ao contrario dos Mercedes OM352 que vão até 110km/h no plano e nas subidas, caem para 30km/h quando carregados.

Abs!!!

DiEgOsEiChIrLz
06/04/2009, 00:24
É isso ai...Até porque um é Low Speed e o outro, High Speed. Um é projetado para aplicações pesadas (=caminhões) e estruturais inclusive (=Trator) e o outro, especificamente para SUV's e picapes

A guisa de curiosidade, o 229 veicular, o segredo para obter bom desempenho e consumo é mantê-lo sempre trabalhando entre 2000-2500 rpms. Tenho um F-11000 MWM D-229, de 5 marchas e reduzido no eixo (o que corresponde a 10 combinações entre caixa de mudanças e diferencial). No asfalto, apesar de ele só andar a 80km/h, é possivel manter um ritmo de viagem bastante satisfatório se souber "cambiar" ele corretamente, ao contrario dos Mercedes OM352 que vão até 110km/h no plano e nas subidas, caem para 30km/h quando carregados.

Abs!!!

meu vizinho tem um f11000 estacionado na esquina da minha rua :mrgreen:

considero esse caminhão um dos melhores já construídos devido ao conjunto diferencial "tinkao", motor 229TD 6 cil(camisa úmida+cabeçotes individuais), chassi e suspensão.

meu pai tinha um 1113 e não cansava de reclamar do diferencial dos caminhões Mercedes q, na mão dele, viviam dando dor de cabeça. já os caminhões(da msm época) com diferencial "tinkao", só elogios da parte dele.

voltando ao tópico

si esta saindo fumaça do local onde si fixa a vareta do óleo lubrificante, é quase certeza q os anéis de vedação, da camisa ou do pistão, estão gastos e estão deixando passar pressão de combustão pra parte inferior do motor, fazendo com que o óleo do cárter espirre.

si bem q é normal um motor com um certo tempo de vida apresentar esse detalhe, mas a grosso modo isso ñ deveria ocorrer.

Adson alves
06/04/2009, 22:11
tenho uma 2005 limited 4x4 92.000 km e vendo por 60.000

Edintruder
07/04/2009, 10:15
Já vi um F11000 com diferencial Tinkão torcer o cardam feito papel e nem cócegas fez nesse diferencial.

JORIS
07/04/2009, 10:22
O pessoal confunde o Maxion da S10 com o da Ranger. O da Ranger é muito melhor, mas R$45000,00 é o preço de uma Ranger 2002 com motor 2.8...

Eu achava que era o mesmo motor, mudando só que o da ranger tinha intercooler e a s10 não!

Walter L. L. Casitta
07/04/2009, 10:29
Eu achava que era o mesmo motor, mudando só que o da ranger tinha intercooler e a s10 não!

É o mesmo motor sim, mas a versão da S10 além de xôxa tinha problemas nas mangueiras de óleo que davam muitos vazamentos como acontecia com as F1000. Quando saiu na Ranger o motor foi atualizado, tanto que não se vê Ranger com esse problema.

T.T. Rex - Tio Balú
07/04/2009, 14:34
Hoje passei a manhã toda embaixo da picape e vão me desculpar mas a mangueira que pensei que viesse do turbo para a tampa do carter, não vêm não, vêm da parte de trás do alternador, e talvez seja para lubrificação do eixo e rolamentos dele. Também não é uma tubulação rígida, como pensei, é parecida com as mangueira de gás de cozinha, só que está reta e com abraçadeiras, e sai muito fácil. Então a tampa do carter só tem a mangueira do medidor de nível de óleo e da lubrificação do eixo do alternador. Na próxima troca de óleo vou tirar a tampa do carter para refazer a junta com silicone, para tirar o pequeno vazamento, e ver o que tem na base do motor.

Sr. Edintruder, acho que se os motores Maxion não fossem bons, a International não a teria adquirido e feito a fusão em 2005. Não é mesmo ?

Espero que a Volvo entre nesse time um dia.


Att
Tio Balú

Walter L. L. Casitta
07/04/2009, 14:58
Hoje passei a manhã toda embaixo da picape e vão me desculpar mas a mangueira que pensei que viesse do turbo para a tampa do carter, não vêm não, vêm da parte de trás do alternador, e talvez seja para lubrificação do eixo e rolamentos dele. Também não é uma tubulação rígida, como pensei, é parecida com as mangueira de gás de cozinha, só que está reta e com abraçadeiras, e sai muito fácil. Então a tampa do carter só tem a mangueira do medidor de nível de óleo e da lubrificação do eixo do alternador. Na próxima troca de óleo vou tirar a tampa do carter para refazer a junta com silicone, para tirar o pequeno vazamento, e ver o que tem na base do motor.

Sr. Edintruder, acho que se os motores Maxion não fossem bons, a International não a teria adquirido e feito a fusão em 2005. Não é mesmo ?

Espero que a Volvo entre nesse time um dia.


Att
Tio Balú

A mangueira sai da bomba de vácuo...

T.T. Rex - Tio Balú
07/04/2009, 15:04
Não, sai de trás do alternador e vai direto para a tampa do carter.

Walter L. L. Casitta
07/04/2009, 15:05
Não, sai de trás do alternador e vai direto para a tampa do carter.

Sim, bomba de vácuo fica atrás do alternador...

T.T. Rex - Tio Balú
07/04/2009, 23:12
Obrigado pela informação Sr. Walter. Mas essa mangueira serve para lubrificar a bomba de vácuo ? Sobe óleo por ela, ou vapor ?
Att
Tio Balú

Walter L. L. Casitta
07/04/2009, 23:21
Obrigado pela informação Sr. Walter. Mas essa mangueira serve para lubrificar a bomba de vácuo ? Sobe óleo por ela, ou vapor ?
Att
Tio Balú

A mangueira que você viu é a de retorno (número 5 no desenho) e existe outra (número 6) por onde o óleo entra na bomba...

http://img513.imageshack.us/img513/6052/bombadevcuo.jpg