Sérgio Ramos
03/04/2009, 17:29
Achei interessante abrir este tópico, além do que havia aberto antes, para que vcs possam acompanhar uma espécie de diário deste conserto.
Ocorre que qdo comprei o carro (há 9 meses e 20.000 km atrás) o antigo dono comentou que tinha tido um superaquecimento.
Comecei a rodar e logo EU tive um superaquecimento. O carro foi para o mecânico e ele constatou que o radiador estava com a lateral quebrada (suposto motivo do superaquecimento). Troquei a lateral por uma metálica e voltei a rodar. Nesta ocasião o marcador de temperatura tb parou de funcionar. Troquei por outro.
Sempre achei que o motor esquentava muito, apesar do marcador de temperatura não passar do meio.
Durante todo este tempo o radiador perdia água, cerca de 1 litro a cada 100km. Havia sinal de água vazando pelo selo do motor, que foi trocado. Todas as mangueiras tb foram revisadas. Mas a água continuava sumindo.
Algum tempo depois, tive OUTRO superaquecimento. Desta vez a válvula do ar quente rompeu. O mecânico fez um bypass e voltei a rodar.
Ultimamente eu vinha percebendo que o carro estava ficando sem força, estava tendo dificuldade de regular o carro, havia suspeita de bico queimado, emulador de bico foi trocado... até que começou a aparecer borra de ferrugem e óleo no radiador. Foi então que o mecânico decretou que seria preciso abrir o cabeçote para verificar a junta.
Dito e feito: havia sinais de junta queimada em dois ponto, um de cada lado do motor.
Agora acho que o problema original era a junta queimada que deixava passar água e deixou o radiador seco, gerando o primeiro superaquecimento, que chegou a trincar a lateral do radiador.
Depois a pressão no sistema de água estourou a válvula do ar quente.
O cabeçote foi para a retífica para análise e estou aguardando para saber se vai ser só a substituição da junta ou se vou ter que trocar algo mai$$$.
Por enquanto só sei que rodei 20.000 km com a junta queimada !
abs a todos
Ocorre que qdo comprei o carro (há 9 meses e 20.000 km atrás) o antigo dono comentou que tinha tido um superaquecimento.
Comecei a rodar e logo EU tive um superaquecimento. O carro foi para o mecânico e ele constatou que o radiador estava com a lateral quebrada (suposto motivo do superaquecimento). Troquei a lateral por uma metálica e voltei a rodar. Nesta ocasião o marcador de temperatura tb parou de funcionar. Troquei por outro.
Sempre achei que o motor esquentava muito, apesar do marcador de temperatura não passar do meio.
Durante todo este tempo o radiador perdia água, cerca de 1 litro a cada 100km. Havia sinal de água vazando pelo selo do motor, que foi trocado. Todas as mangueiras tb foram revisadas. Mas a água continuava sumindo.
Algum tempo depois, tive OUTRO superaquecimento. Desta vez a válvula do ar quente rompeu. O mecânico fez um bypass e voltei a rodar.
Ultimamente eu vinha percebendo que o carro estava ficando sem força, estava tendo dificuldade de regular o carro, havia suspeita de bico queimado, emulador de bico foi trocado... até que começou a aparecer borra de ferrugem e óleo no radiador. Foi então que o mecânico decretou que seria preciso abrir o cabeçote para verificar a junta.
Dito e feito: havia sinais de junta queimada em dois ponto, um de cada lado do motor.
Agora acho que o problema original era a junta queimada que deixava passar água e deixou o radiador seco, gerando o primeiro superaquecimento, que chegou a trincar a lateral do radiador.
Depois a pressão no sistema de água estourou a válvula do ar quente.
O cabeçote foi para a retífica para análise e estou aguardando para saber se vai ser só a substituição da junta ou se vou ter que trocar algo mai$$$.
Por enquanto só sei que rodei 20.000 km com a junta queimada !
abs a todos