PDA

Ver Versão Completa : Explorer XLT 98 c/ Junta Queimada

Sérgio Ramos
03/04/2009, 17:29
Achei interessante abrir este tópico, além do que havia aberto antes, para que vcs possam acompanhar uma espécie de diário deste conserto.
Ocorre que qdo comprei o carro (há 9 meses e 20.000 km atrás) o antigo dono comentou que tinha tido um superaquecimento.
Comecei a rodar e logo EU tive um superaquecimento. O carro foi para o mecânico e ele constatou que o radiador estava com a lateral quebrada (suposto motivo do superaquecimento). Troquei a lateral por uma metálica e voltei a rodar. Nesta ocasião o marcador de temperatura tb parou de funcionar. Troquei por outro.
Sempre achei que o motor esquentava muito, apesar do marcador de temperatura não passar do meio.
Durante todo este tempo o radiador perdia água, cerca de 1 litro a cada 100km. Havia sinal de água vazando pelo selo do motor, que foi trocado. Todas as mangueiras tb foram revisadas. Mas a água continuava sumindo.
Algum tempo depois, tive OUTRO superaquecimento. Desta vez a válvula do ar quente rompeu. O mecânico fez um bypass e voltei a rodar.
Ultimamente eu vinha percebendo que o carro estava ficando sem força, estava tendo dificuldade de regular o carro, havia suspeita de bico queimado, emulador de bico foi trocado... até que começou a aparecer borra de ferrugem e óleo no radiador. Foi então que o mecânico decretou que seria preciso abrir o cabeçote para verificar a junta.
Dito e feito: havia sinais de junta queimada em dois ponto, um de cada lado do motor.
Agora acho que o problema original era a junta queimada que deixava passar água e deixou o radiador seco, gerando o primeiro superaquecimento, que chegou a trincar a lateral do radiador.
Depois a pressão no sistema de água estourou a válvula do ar quente.
O cabeçote foi para a retífica para análise e estou aguardando para saber se vai ser só a substituição da junta ou se vou ter que trocar algo mai$$$.
Por enquanto só sei que rodei 20.000 km com a junta queimada !
abs a todos

mak (SP/ZN)
03/04/2009, 19:58
Quando for montar de novo TROQUE os parafusos dos cabeçotes... eles NÃO DEVEM ser usados de novo...

fonseca naval
04/04/2009, 22:00
Olá SERGIO ACONTECEU A MESMA COISA COM A MINHA EXPLORER XLT94, TROQUEI A JUNTA DEI UM PASSE NO CABEÇOTE MONTEI E FICOU LEGAL, SÓ QUE EU NÃO SABIA QUE SE O CARRO FOR AUTOMATICO E SOFRER UM SUPERAQUECIMENTO O ÓLEO DA CAIXA TEM QUE SER SUBSTITUIDO, EU NÃO TROQUEI E A CAIXA DEU PROBLEMA A GORA ESTOU ABRINDO A CAIXA E VER QUAL FOI O ESTRAGO.
BOA SORTE COM A SUA EXPLORER EXCELENTE CARRO.

Sérgio Ramos
08/05/2009, 01:44
Pessoal fiquei fora do ar por algum tempo pq minha vida tá uma loucura !
Peguei o carro há +/- 1 semana (gastei R$ 2.600, incluindo juntas - R$ 600 - mão de obra, troca de velas, limpeza de bicos e a troca do regulador de pressão da gasolina) e fiquei só rodando na gasolina. Está ótima. Fazendo 5,5 km/l, trocando as marchas direitinho... Há 2 dias religuei o GNV e até agora está PERFEITA. Parece que a regulagem do motor, que foi feita junto com a troca das juntas, teve um reflexo positivo no problema do GNV x CA. Ainda estou em fase de teste...
Mas o barulho que acho que é na transmissão dianteira (ou será no câmbio ?) continua e notei uma coisa: ele sempre aparece quando subo a estrada que leva à minha casa. São uns 2 km de subida média. Quando chego na minha rua, o barulho fica mais forte: um barulho de atrito que não varia de rotação mas pára quando vou diminuindo a velocidade. No dia seguinte, quando ligo o carro e saio rodando, nada de barulho, até rodar bastante. Quero levar o carro para trocar o óleo do CA e vou aproveitar para checar isso.
abs a todos

Sérgio Ramos
18/05/2009, 09:34
Impressionante como a troca da junta e/ou a regulagem do motor acabaram com os problemas de CA (demora da troca da 3a para a 4a, OD entrando muito cedo, trancos ao reduzir a velocidade...). Mas o problema do barulho da transmissão persiste... ainda não encontrei nenhuma indicação de oficiana de CA confiável aqui na região de Jacarepaguá / Barra. Aceito sugestões !

klaus motta
18/05/2009, 14:48
companheiro aqui em niteroi tem o renê que consertou meu cambio ele é enrolado pra caramba mas se quiser o telefone eu passo lá e pego.Fica na estrada das cachoeiras
klaus

Sérgio Ramos
25/05/2009, 23:05
Caro Klaus, já me falaram desse René (mas não me deram o telefone). Se vc puder me passar o telefone, agradeço. Se quiser contato comigo, segue o meu: 7892-6079.
abs
Sérgio

klaus motta
26/05/2009, 10:26
vou passar lá amanhã e pego o telefone para vc.Caso queria ir lá pessoalmente tb não tem errada é só pegar a estrada das cachoeiras que liga são francisco ao largo da batalha fica na pista de descida.
klaus

Orleans
26/05/2009, 21:28
Caro Klaus, já me falaram desse René (mas não me deram o telefone). Se vc puder me passar o telefone, agradeço. Se quiser contato comigo, segue o meu: 7892-6079.
abs
Sérgio

Sérgio,

Acredito que ainda seja esse. Tel - 2710-3033

Abraço

klaus motta
27/05/2009, 08:06
O telefone posto pelo colega esta correto.
klaus

Zagaia
10/12/2009, 18:42
Tenho uma Explorer 1994 V6 4.0L e apesar de não ter tido problema com a junta do cabeçote acho válido descrever o que ocorreu comigo.

Minha Explorer estava falhando muito totalmente sem potência (tinha dificuldade de arrancar), soltava uma fumaça branca e tinha combustivel vazando na junto do cabeçote com o coletor de exaustão.

Em primeiro momento pode se pensar que tenha sido junta queimada (já que a fumaça branca é identificada como água na camara de combustão). Na verdade o problema era um dos bicos injetores com o anél de vedação estourado. A fumaça branca era execesso de combustivel no escapamento assim como o vazamento entre o cabeçote e o exaustor. Fiz a limpeza e troca do reparo dos bicos. Ficou 100%.

Poderia ter passado como uma junta queimada ou cabeçote trincado e foi só limpeza de bico.