PDA

Ver Versão Completa : SW4 - Gasolina ou Diesel?



Nakagawa
02/11/2004, 13:44
Pessoal,
estou pesquisando a SW4. Não pretendo fazer trilhas, mas preciso de um jipe que não me deixe na mão numas estradas ruins e na lama. Tenho visto muita SW4 gasolina 2.4 4 cil e outras 3.0 V6 12V e 24V. Parce que o consumo das V6 é muito maior... Mas há restrições para os 2.4, como pouca potência? Com o preço do diesel no patamar de hoje ainda vale a pena?
Obrigado!

Fernando Figueiredo
02/11/2004, 21:22
Para mim, esse tipo de carro (grande e 4x4) tem que ser diesel.
Robustez mecânica, maior durabilidade, melhor torque em baixa rotação, maior valor de revenda e principalmente, menor consumo.
A minha SW4 93 2.8 diesel faz entre 10 e 12km/l, dependendendo do pé.
Enquanto uns gastam para colocar GNV para deixá-la mais econômica, prefiro gastar e colocar turbo e intercooler para melhorar o desempenho. Talvez esse, seja o único inconveniente das diesel, pior até que 1.000 mais moderno.
Até mais
Fernando Figueiredo

Luca
03/11/2004, 00:21
Nakagawa,
Se o carro estiver em ordem, acho que na mão você não fica. O ideal seria conhecer a procedência. Teus conterrâneos sabem fazer um carro de qualidade. A 4 cilindros gasolina eu não compraria por ter pouca potência, a V6 eu não compraria por ser automática, e a diesel eu não compraria por que não anda nada :D . Brincadeiras a parte, a minha é diesel, e eu comprei pelas vantagens que o Fernando já citou (torque em baixa, gasta pouco e é mais confiável). Penso que o melhor conjunto é o diesel. Porém se houvesse V6 com câmbio mecânico, já teria trocado a minha, faz tempo.
[]´s

Daniel RJ
03/11/2004, 00:42
Tive as mesmas duvidas que vc e não me arrependo. Vale a pena pagar um pouco mais pelo carro a diesel. Vc vai rodar mais e usufruir mais também do carro, e valorização do mercado é muito melhor.

Boa sorte amigo.

Nakagawa
03/11/2004, 11:21
O motor V6 não vem com câmbio manual? Há muito problema com o automático? Esse motor chega a fazer 6Km/l ou ainda menos?
Obrigado pelas dicas! :D Acho que estou mais inclinado pela diesel mesmo, ainda que mais velhinha um pouco...

Luca
03/11/2004, 16:22
Nakagawa,
Importação oficial não. Houvi história de que há V6 com câmbio mecânico, mas era de importação independente, via EUA. Se dá problema, não sei. Chuto que, por ser Toyota, dá muito menos do que câmbio automático de Cherokee e Explorer (este então nem se fala).
O consumo poderá ser maior do que 6km/l. Considere este valor como uma boa média.
[]´s

Fernando Figueiredo
05/11/2004, 00:51
pessoal,
tenho um amigo que tem uma 4runner 92 (importação independente) v6 Mecânica. è a mesma coisa das 93 em diante oficiais. A suspenção traseira e de molas helicoidais, diferentes das 92 diesel que são feixes de molas.
Até mais
Fernando Figueiredo

_portela
06/11/2004, 20:59
Cara,

Tenho uma 1994 4 cil a gasolina e posso falar o seguinte:

1. No Brasil a cultura do Diesel é F...Não tem jeito e tem muito mais de passional que de racional;
2. Quanto à qualidade, durabilidade, robustez e confiança, nem vou falar nada, sugiro para quem acha que o Diesel é indestrutível e a gasolina não aguenta nada que visite o site 4X4wire.com e se intere do motor 4cil da SW4, ou seja, o Toyota 22R-E. Podem experimentar digitar num site de busca da internet "22R-E";
3. Quanto ao torque e a potência desse motor, realmente deixa a desejar, mas não menos que o 3L (Toyota Diesel 2.8). Em relação a este o gasolina é bem mais potente e tem um torque, inclusive a faixa de torque, bem similar ao Diesel;
4. Quanto a bebeção.... Cidade de 7,5 a 8km/l. Estrada de 8,3 a 9 km/l. Tracionada de 5 a 6 km/l. Claro que tudo isto depende da tocada e da estrada;
5. Por que comprei a minha a gasolina? A resposta é:
a. É bem mais barata que a Diesel e estava dentro do meu orçamento;
b. Seguro de Diesel no Rio de Janeiro eu acho impagável e ao mesmo tempo não me arrisco a andar sem. Ao menos para o meu bolso;
c. Na minha matemática, pela quantidade de quilômetros que rodo, ainda sai mais barato ter uma à gasolina do que um Diesel+seguro. Isto no Rio de Janeiro;
d. Depois que me interei das diversas histórias sobre, digo agora, célebre motorzinho 4cil a gasolina (que 90% das pessoas teimam em meter o pau, simplesmente por não parar para pensar e/ou pesquisar sobre o bichinho), não tive dúvidas em comprá-la.
6. Agora, para quem não mora no Rio ou se dispõe a pagar o que eu considero uma fortuna de seguro. Compre uma Diesel, pois realmente é mais fácil de vender (devido, simplesmente, a aspectos "culturais", como já foi o carro 2 e 4 portas...) e as peças de motor são encontradas mais facilmente no mercado paralelo, sem que se precise "morrer" nas concessionárias Toyota. Já para a manutenção do motor a gasolina a coisa é bem mais restrita a Toyota. Isto pesa no bolso.
7. Este motor a gasolina, apesar da idade, é da década de 80, é de concepção bem moderna, principalmente no tocante à questão de poluição, com equipamentos como sondas lambda, EGR, etc. que só agora são preocupação dos modernos motores a Diesel e dos carros nacionais à gasolina. Nos Diesel 3L (2.8) da Toyota, isto não existe. É menos uma dor de cabeça. Pois são peças caras e algumas exigem manuteção a cada 120000km.
8. Enfim, acho que a questão passa muito mais pela matemática financeira do que por atributos de qualidade, durabilidade e similares...

Abraços Toyoteiros.

_portela
06/11/2004, 21:07
Ah!

Só completando...

Quanto a questão durabilidade, confiança, robustez do motor à gasolina me refiro única e exclusivamente aos motores TOYOTA e em especial ao 22R-E. Não estou fazendo apologia à gasolina e contra ao Diesel, OK?

Também não botaria gás neste carro. Acho que perderia muita potência além de acreditar, opnião pessoal, que o módulo de controle da injeção eletrônica iria pirar e começar a dar um monte de avisos no OBD-II (On board diagnosis)...

[]s

Luca
07/11/2004, 09:55
Portela,
Sua escolha tá mais do que justificada. Concordo em gênero número e grau com suas afirmações. No Brasil em geral, e neste fórum em particular, os motores diesel são venerados. Eu tenho preferência por motores Otto. Andam muito mais, e não tem ruído. Com diesel, ao final de um dia de viagem de 1.000km, cê tá quebrado. Com motor a gasolina Toyota você tem garantia de chegada. Toyota é fo...
Mas o viatura mais bem conservada, quando comprei a minha Railuquis, era diesel. E eu me apaixonei por ela. Então, não troco mais.
Mas meu jipe, se tudo der certo, vai estar andando com um belo V6, 4.0, Ford. GASOLINA. Mesmo que todo mundo diga que eu sou louco :D .
[]´s

_portela
07/11/2004, 10:50
É Luca, valeu!

Não sou a favor nem de um nem de outro. Acho que motores, como tudo na vida têm suas qualidades e seus defeitos.
Mas como você disse, Toyota é Toyota, independente se é ciclo Otto ou Diesel.
Não vejo diferença na tríade qualidadeXdurabiliadexresistência entre motores Diesel ou Otto da Toyota.
Acho que a escolha, em termos de Toyota, não deve recair sob o tipo de combustível e sim sob o tipo de uso e os recursos financeiros disponíveis...
Vale lembrar que a viagem mais longa do mundo, que ainda está acontecendo é realizada a bordo de um Land Cruiser à gasolina. Que aqueles Land Rovers Série I e II que vemos em filmes e documentários das savanas africanas e que inspiram muitos na compra de um 4X4, são à gasolina.
É importante também lembrar, que pelo seu tipo de queima de combustível, os motores Diesel são construídos, realmente, com materiais mais resistentes que os motores de ciclo Otto. Mas a sua tão falada durabilidade está infinitamente mais vezes associada ao seu tipo de uso, do que aos materiais utilizados na sua construção. Um exemplo disto é descrito no link http://4xforum.co.za/articles/diesel.html

[]s

Nakagawa
07/11/2004, 23:35
É amigos, a coisa está ficando cada vez mais confusa... portela disse:

8. Enfim, acho que a questão passa muito mais pela matemática financeira do que por atributos de qualidade, durabilidade e similares...


É exatamente isso. Questão de bolso. Na hora da compra, no abastecimento, na reposição de peças etc... Em todos os momentos, perfazendo uma "média" se é que isso é possível para um menor gasto. As ponderações são infinitas; tanto quanto são os usos a que se destinam as viaturas. Acho que não haverá média fácil, ponderada ou aritimética para tudo isso...
Parece-me que uma viatura Toyota como esta (SW4) não se destina ao uso exclusivo em trilhas, muito embora alguns dirão que fazem ou já fizeram trilhas com ela. Como também não nasceu para o asfalto urbano. Viagens longas e estradas de terras - em boas ou más condições - parecem ser um objetivo comum de uso entre todos (será?).
Se assim for, na verdade, o fato de ser diesel ou gasolina para este tipo de uso não muda muito, certo? Ah! claro! Alguém vai falar em velocidade baixo do diesel... Mas quem quer correr não compra uma viatura dessas... Nem foram feitas para isso, ainda que as V6 possam desenvolver velocidades bastante altas...
Então, ainda temos a questão:
Diesel ou Gasolina? Por um lado, os motores a diesel parecem ser mais ecônomicos (até porque andam menos?) inclusive pelo fato de haver mais motores a diesel?
Por outro, a manutenção dos motores a gasolina parece ser mais barata, mas com componentes que não existem nas diesel e que são muito caros?
Realmente, a escolha está ficando muito mais complicada.
O amigo Portela questiona a maior robustez dos moteres diesel, mas acha melhor comprar um diesel por conta da cultura e consequante valorização numa revenda. O Luca tem uma diesel, mas é louco por um motor V6 gasolina... :shock:
Vamos entrar num consenso? :wink: Ajudar um colega a comprar uma SW4 gasolina ou diesel...
Não vamos nem falar de gás... É uma caçamba de desencontros neste quesito...
Abraços!!! E, sem sacanagem, obrigado pelas informações da experiência de cada um de vocês!

_portela
08/11/2004, 21:18
É Naka...Foi mal...

Acho que fornecemos muita base de dados, mas não efetivamente uma resposta, uma conclusão.

Realmente, não é um carro para uso exclusivo em trilhas. Eu, por exemplo, uso a minha com a seguinte filosofia: tem que me levar onde eu quiser ir, independente do terreno e digo, nunca me deixou na mão e encara trilhas com desenvoltura invejável e inacreditável para o seu jeitão. Mas não a uso como a galera que tem CJ, que sai de casa para fazer trilha.

Em termos de 4cil e diesel, a performance do motor é muito semelhante, tanto em velocidade quanto em faixa de torque...

Para viagens longas, para quem anda na frente é o paraíso e é excelente de dirigir, para quem vai atrás não é lá uma Brastemp...

Organizando melhor...

Acho que para cabeça uma sentença, quero dizer, não existe uma resposta formatada. No Rio, por exemplo, eu dificilmente compraria uma Diesel por conta do seguro...

Não vejo diferença em confiança, robustez e durabilidade mecânica;

Diesel é mais cara, tem seguro mais caro, tem manutenção periódica mais amiúde, o motor é mais simples, existem peças mais à vontade fora das concessionárias Toyota (isto pra mim pesa muito), acho que é mais fácil de se comercializar (isto também pesa);

Gasolina é mais barata, tem seguro mais barato, tem prazos de manutenção mais estendidos, o motor tem bastante eletrônica e sistema de recirculação de gases e controle de emissões, peças de motor são 99% nas concessionárias Toyota.

Se pergunte:
1. Quanto quero gastar para adquirir o carro?
2. O que faria com a diferença de preço entre uma a gasolina e uma a Diesel?
3. Quanto vou rodar por ano? Vai compensar o investimento inicial a mais no Diesel? Eu, por exemplo, rodo pouco, pois na cidade uso um carro pequeno 1.0 e este é mais um motivo de eu não ter optado pelo Diesel;
4. Vale a pena todo ano pagar uma fortuna de seguro Diesel (isto no Rio, ok?);
5. Quem vai fazer a maior parte das manutenções? Você ou vai pagar por elas? Eu, por exemplo faço quase tudo na minha, só não faço o que não possuo ferramenta. E, informações de manutenção dos motores à gasolina são muito mais fáceis de encontrar na internet que as de motores a Diesel.

Desculpe se coloquei ainda mais minhocas na cabeça...Mas realmente é uma decisão muito pessoal e difícil...

[]s

Nakagawa
08/11/2004, 21:46
Portela,
Sossega... As informações são assim mesmo: vem das experiências de cada um. Não há uma unidade. De fato, cada cabeça uma sentença... Aqui em Sampa o seguro para diesel é muuuuito caro tbém!!! :shock:
No meu caso, vou usar a viatura todo dia e rodo relativamente bastante... algo em torno de 300Km por semana... Tenho em mente que um diesel, para este tanto de Km, seria o mais adequado. O problema é que elas são realmente mais caras. Aqui em São Paulo uma 1993 diesel pode custar 10K a mais que uma 1994 gasolina...
Pretendo gastar algo em torno dos 35k. (Aliás, se alguém conhecer uma boa viatura nesa faixa... :wink: )
O que realmente está pegando é a informação que vc está passando sobre as peças do motor a gasolina... 99% na mão dos patrícios não é brincadeira... O que seria amenizado com os motores diesel... Por outro lado, um motor diesel 93 ou 94 não estão muito rodados? Lógico: depende de quem foi o dono etc. etc.... Mas a maior parte dos anúncios que encontro aqui são de loja, aí... :( Alguém conhece um site com classificados interessante?
Vou seguindo com minha busca... Vendo uma viatura por vez. Sem pressa.
Muito obrigado pelas dicas e informações. Ajudam a confundir mais... :lol: brincadeirinha!
Abraços

_portela
10/11/2004, 09:42
Naka,

Se esses seus 300km semanais se darão em perímetro urbano, aí eu tenho uma resposta objetiva...Fica com a Diesel! Pois ainda terão viagens e aquela quilometragem inesperada, além dos 300km semanais...E a gasolina não vai passar de 7,5km/l na cidade.
Claro que tudo depende também de um fator que inda não foi falado: "Quanto tempo você pretende ficar com o carro?"

[]s

Nakagawa
11/11/2004, 08:35
Portela, por quê? Quanto tempo implica em quê? :?

_portela
11/11/2004, 09:15
Naka,

Respondendo logo a pergunta. É como um negócio, ou seja, o retorno do patrimônio investido.

Ontem mesmo estava pensando em você e fazendo umas contas bestas, pois depois dos seus 300km semanais falei para você ficar com a Diesel. Mas pensemos...

300km/semana=1200km/mês=14400km/ano

Vamos tomar como base 20000km/ano, que te dará uma certa folga. A menos que você queira ir à Patagônia ou aos Lençóis Maranhenses todo ano...Consideremos a economia de combustível na pior das hipóteses (trânsito urbano e ar ligado) tanto para Diesel quanto para gasolina. Consideremos que vamos tratar os carros bem. Gasolina aditivada e Diesel aditivado e filtrado. Os preços serão do Rio R$2,29 l/gasolina e R$1,54 l/Diesel.

20000km/ano Diesel= 20000km:9km/l=2222,22l/ano X R$1,54/l=R$3422,21/ano
20000km/ano gasolina= 20000km: 7,5km/l=2666,66l/ano X R$2,29/l=R$6106,65/ano

A diferença é de R$3422,21 - R$6106,65 = R$2684,44

A pergunta:

1. Esta diferença é menor, igual ou maior que a diferença entre seguros gasolina e Diesel?

A MINHA resposta, que utilizei para a MINHA escolha, baseado na premissa de que motor Toyota é F...seja ciclo Diesel ou Otto:

1. Se a diferença for menor que a diferença entre os seguros. Fique com a gasolina;
2. Se a diferença for igual a diferença entre os seguros. Fique com a gasolina, pois, desta forma, você nunca vai recuperar os R$8000,00 ou R$10000,00 a mais investidos no veículo a Diesel;
3. Se adiferença for maior que a diferença entre os seguros. Fique com a Diesel. Aí entra a minha última indagação, ou seja, "quanto tempo irá ficar com o carro?", pois ao longo do tempo você irá recuperar os R$8000,00 ou R$10000,00 a mais investidos no veículo a Diesel.

Enfim, Naka, esta é a minha resposta definitiva e acho que era o que você estava procurando, né?

Considerações básicas, válidas para Diesel e gasolina Toyota:
1. 4X4 é caro, qualquer um;
2. Peças são caras, qualquer uma;
3. A Toyota tem uma durabilidade e qualidade invejáveis, tanto do carro em si quanto de suas peças. Isto faz valer cada centavo investido, mesmo que a priori pareça caro demais;
4. Quando é necessário trocar algo em uma Toyota, além das peças de desgaste mais comum...Pode esquecer e relaxar, pois me arrisco a dizer que você nunca mais vai trocar isto;
5. Os prazos de manutenção periódica da Toyota são dos mais longos que conheço entre os 4X4. Basta mencionar a troca das correias/corrente. Correia Diesel 100000km e corrente gasolina 240000km e por aí vai...

[]s

Nakagawa
11/11/2004, 09:25
Oi Portela,
É exatamente isso! Mas considerando que algumas peças da diesel são mais em conta pelo fato de ter mais oferta fora das concessionárias e dos meus km rodados serem mistos (urbano/estrada) hoje, mas que podem vir a ser apenas urbanos ano que vem e que consegui um seguro com a Porto para uma SW4 93 diesel em trono de R$2.700, acho que vou ficar com uma diesel mesmo! Não vale a pena?
Ah, sim: pretendo ficar muito tempo com a viatura... Dá muito trabalho achar uma dessas no estado que a gente quer...
Obrigado mesmo pelas dicas!!!
Abraços

_portela
11/11/2004, 10:03
Naka,

PQP :x Vou para São Paulo :D R$2700,00 de seguro para Diesel...
Esqueça as minhas contas. Acho que isto só vale mesmo para o Rio :cry: , onde para uma 94 a Diesel, o seguro, também pela Porto fica em R$6824,00 (isto mesmo, pasme :o ). Como trabalho no interior do Estado (Macaé), aproveito e faço o seguro da minha por lá e ainda no nome da Patroa e ainda assim pago R$2835,00. Aliás ela é a única seguradora (que conheço) que aceita fazer seguro para SW4 94.

[]s

Nakagawa
11/11/2004, 10:21
Portela, é o seguinte meu:
há alguns atenuantes... A porto faz desconto para professor, que é o meu caso. :roll: Além de instalar, incluído no valor do seguro, o Ituran.
Mas eu fiquei surpreso mesmo com o valor! Achei que era em torno do que vc pagou aí... pode ser que o meu corretor tenha feito o cálculo errado... :shock: Deixa eu fechar o negócio prá te contar! :P
Abraços

_portela
11/11/2004, 10:47
Naka,

Nós temos todos os atenuantes possíveis. Estado civil, a patroa também é professora, o carro é guardado dia e noite em garagem, não é utilizado para trabalho, etc. e tal.

Aqui no Rio a coisa é feia :evil: , desanima e, muitas vezes, impossibilita :cry: ...

Fique tranquilo que o seu corretor está certo :wink:

Experiementa acessar http://www.expertseguros.com.br e fazer o seu cálculo aqui para o Rio de Janeiro Capital com o CEP 20251 que é o meu...

[]s

_portela
11/11/2004, 13:43
Naka,

Só corrigindo...
Tirei o valor do seguro da SW4 Diesel não sei de onde, confundi algo. Desculpe. :oops:
Contudo, acabei de refazer o cálculo, mas ainda assim o resultado foi R$4971,69. Ainda muito alto :o
O que paguei na minha, a gasolina, foi aquilo mesmo R$2835,00.

[]s

_portela
11/11/2004, 15:02
Naka,

Não viajei não. Constatei algo agora que irei correr atrás para saber o porque...

Paguei R$2835,00 na minha, seguro renovado em julho. Cotei novamente agora e eis o novo preço para hoje R$1904,00. Ou seja, existe uma grande variação durante o ano. Logo descobri agora aquekes R$6824,00. Eles são da cotação feita em julho.

Vou procurar saber a causa desta variação e depois retorno.

[]s

_portela
16/11/2004, 09:38
A causa da variação de preço é o número de sinsitros do mês. Eu me F...pois, pelo visto, em julho o "bicho pegou" aqui no Rio. Daí eu ter pago um absurdo de seguro...Não que hoje seja pouco, como já relatei anteriormente...

[]s

Nakagawa
16/11/2004, 22:42
Portela, meu amigo.
Que roubada esse negócio do seu seguro!!! :evil:
A cotação varia de acordo com o mês em que é contratado? Achei que havia uma "média" para cada tipo de carro...
Mas olha só: tem notícia boa!
Comprei uma SW4! :D É 93, diesel e está com 122K. Já fiz uma viagem com ela neste feriado! Muito bom! Quando perde o embalo é aquele sufoco que a gente conhece... Mas está muito inteira! Vou mexer em algumas coisas e vou precisar da ajuda de vocês que têm esse jipe há mais tempo, ok?
Abraços

Luiz Claudio
16/11/2004, 22:53
A cotação varia de acordo com o mês que é contratado?

Segundo meu corretor, pelo menos na Porto, existe uma variação diária do preço do seguro...

Todo dia a tabela deles é atualizada de acordo com a sinistralidade de cada modelo.

[]'s...

_portela
17/11/2004, 09:50
Naka,

Você não vai se arrepender da sua compra :D

122000km para Diesel Toyota é idade de criança...

A Colobosaura tá com 99500km a gasosa e é uma criança. Trabalha que nem relógio suíço...

[]s Toyoteiros

Luca
17/11/2004, 14:31
... Comprei uma SW4! É 93, diesel e está com 122K. ... Parabéns, Nakagawa. Bem vindo ao clube. Tenha certeza que ela lhe trará muitos anos de bons serviços. É exatamente o que o Portella disse. 122.000 km é idade de criança.
[]´s

Nakagawa
17/11/2004, 22:10
Luca,
antes de conhecer este fórum não gostava muito dessa idéia (não que goste agora...) mas o pessoal aqui é muito gente boa e a troca de experiências é muito interessante. :D
Você e o Portela (que ficava pensando no meu problema em vez de trabalhar... :lol: ) colaboraram muito mesmo para uma decisão mais clara! Mais certeira!
Além do Daniel RJ e do Fernando Figueiredo!
Obrigado a todos! Abraços!

_portela
18/11/2004, 08:39
Naka,

Também sou meio avesso a qualquer tipo de "grupinho", talvez por algumas tentativas frustradas de participar de alguns e só encontrar egocentrismo e megalomania. Contudo, realmente, aqui eu encontrei uma outra perspectiva, de colaboração e sem infantilidades. Claro que todo lugar tem "mala" e aqui não foge a regra, mas ao menos, "mala" aqui não é a regra :wink:

P.S.: Não precisa agradecer. Hoje você precisou. Amanhã sou eu, o Luca, o Daniel, o Fernando, etc., etc., etc.

[]s Toyoteiros e tamos aí!!!!

Daniel RJ
18/11/2004, 14:04
É isso portela. Faço minha suas palavras.

[]'s a todos

Nakagawa
18/11/2004, 18:21
Portela e Daniel,
é isso aí. :D Espero poder ajudar a vocês e aos colegas aqui do Fórum. :wink:
Abraços

aefernandes
25/01/2005, 12:17
Portela,

tb sou do Rio de Janeiro e estou cotando seguros para decidir se vou comprar a diesel ou gasolina. Vc poderia me informar qual o seu corretor que vc cotou o seguro da de gasolina. Se eu encontrar um seguro igual ao que vc falou vou escolher a de gasolina. Foi seguro total?

Muito obrigado,

Alexandre Fernandes



Naka,

Não viajei não. Constatei algo agora que irei correr atrás para saber o porque...

Paguei R$2835,00 na minha, seguro renovado em julho. Cotei novamente agora e eis o novo preço para hoje R$1904,00. Ou seja, existe uma grande variação durante o ano. Logo descobri agora aquekes R$6824,00. Eles são da cotação feita em julho.

Vou procurar saber a causa desta variação e depois retorno.

[]s

_portela
28/01/2005, 19:02
Alexandre,

A única seguradora que aceita fazer seguro do modelo da Colobosaura sem rastreador é a Porto Seguro.
A cotação você pode fazer por www.expertseguros.com.br
Os telefones do meu corretor (o nome dele é Ismar) são : 3331-1275/9807-3572/9988-3854.
Meu pai e eu fazemos seguro com ele há bons anos e sempre fomos muito bem atendidos.

Ah! É seguro total 8)
Se prepare para levar sustos :shock:

[]s

aefernandes
29/01/2005, 16:02
Portela, muito obrigado pela atencao e pelo telefone, com certeza vou ligar na segunda. Espero que nao passe dos 3 mil!! Estou procurando uma gasolina 93, se souber de algo me informe por favor...

_portela
29/01/2005, 20:52
Tem uma a gasolina 94 que pode estar a venda após o carnaval :D

Vou em busca de algo mais compacto e também tô na dúvida entra gasolina e Diesel, Wrangler ou Defender...

[]s já com saudades da Colobosaura

P.S.: 4X4 vira um filho...É um investimento de tempo e dinheiro e expectativas...

aefernandes
30/01/2005, 00:25
Portela, podemos ateh comecar a conversar!!! Mais o que acontenceu para querer trocar a amada Colobosaura? Me mantenha informado a respeito dela!!
Muito Obrigado!!!
Alexandre

_portela
30/01/2005, 10:21
Alexandre,

A troca não tem nada a ver com algum problema no carro, muito pelo contrário...Nos quase 2 anos que estou com ela já investi uma grana trocando tudo o que devia, suei muito a camisa metendo a mão ajeitando tudo que eventualmente foi necessário. A bichinha é tratada a pão-de-ló...Sinceramente, a única coisa que tá precisando dar uma mexida neste momento é o ar-condicionado, que tá precisando de uma revisão nas mangueiras ou no gás. No entanto, está gelando perfeitamente, mas tem algum micro vazamento em algum lugar pois ele está me "roubando" uns 250RPM quando ligado. E só...

A compra da Colobosaura para mim foi motivada pelos seguintes motivos:
1. Precisava de um carro grande porque a família cresceu nos últimos tempos (tenho um filho de 1 ano);
2. Precisava de um carro que chegasse onde eu pensasse. Por diversas vezes andava alugando F-75 e CJs por aí. Tava frustrado com isto;
3. Viajo relativamente bastante (até que não viajei tanto com a Colobosaura por conta do bebê) e minha esposa adora carregar a casa nas costas, digo na mala...E com o bebê vieram carrinho, banheira, berço, etc.. Mas agora ela já é um moleque e a bagagem é como a de um adulto, ou seja, somente mais uma mochila;
4. Sempre sonhei em ter uma Toyota, na verdade uma Band, mas a patroa odeia a Band...;
5. A SW4 é um carro barato de fácil manutenção e muito confiável e durável.

Os motivos da futura próxima venda são muito mais psicológicos, talvez, que práticos:
1. Quero um carro mais curto (vai me dar mais versatilidade e se sai melhor fora do asfalto. A SW4 vai a qualquer lugar, mas não é um carro com este propósito...A praia dela é mesmo viajar, expedição e coisas do tipo);
2. Mais simples, mais despojado (não vai me dar pena ou excesso de zelo, este último motivos de brigas aqui em casa);
3. Tô querendo viajar mais, mais fora do asfalto, agora que o moleque já tá aguentando o tranco e tenho certa pena de fazer isto com a Colobosaura, acho ela muito grande para isto, muito senhora, não que ela não aguente, longe disto, mas ideal não é;
4. Minha esposa vive reclamando da altura do assoalho. Para quem viaja atrás, realmente a posição não é das mais cômodas, mas muito melhor que em uma cabine dupla...
5. Acho que, apesar da idade, é um carro que chama a atenção, acho que pelos cromados e pelo tamanho e isto muitas vezes não é legal...
6. Sempre trabalhei perto de ou com Band, tenho alguns amigos com Hilux. Sempre estive dirigindo Toyota, perto de Toyota, quero experimentar algo diferente. Tomara que não me arrependa...;
7. Enfim, aprender mais sobre o futuro carro. Descobrir tudo novo de novo. Ter coisas novas para mexer. Redescobrir, recomessar. Sei lá, acho que é o bicho jipeiro...;
8. Ah! O seguro Toyota, realmente é desanimador...

[]s

aefernandes
30/01/2005, 13:46
Portela, esta noticia foi muito boa. Era tudo que precisava agora. Carro bem tratado e no Rio de Janeiro. Quando vamos comecar a conversar sobre preco? Vou ligar segunda feira para o corretor, espero que o seguro nao passe de 3mil.

Alexandre

_portela
30/01/2005, 21:30
Alexandre,

O seguro varia muito durante o ano. Neste ano paguei na minha, com um bom perfil, ou seja, em nome da patroa e com endereço de Macaé (trabalho lá e dá para jogar essa) paguei por volta de R$2500,00.
Sinceramente, no Rio acho difícil ficar abaixo dos R$3000,00.

[]s

aefernandes
31/01/2005, 08:19
Portela, o meu seguro será feito aqui por angra dos reis (bem melhor do que no rio) e com o nome do meu pai (sempre faço isso nos meus carros). Mas voltando a falar da colobossaura, vc vai realmente vender depois do carnaval? Podemos começar a conversar sobre isso?
Alexandre

_portela
31/01/2005, 08:25
Alexandre,

Só remendando os valores...Paguei na última renovação algo em torno de R$2800,00 (em julho passado).

Quanto a venda, tô pensando seriamente nesta hipótese e pode ser após o Carnaval, meramente pelo motivo que irei viajar com ela e creio que poderei conversar melhor com a Patroa que anda com medo de me perder novamente para um carro ou de se arriscar em algo que não seja Toyota...

Contudo, podemos ir conversando em mp, OK?

[]s

4runner 92
14/03/2008, 14:34
Olá pessoal,
tenho uma 4Runner 92 V6 (importação independente) automatica com suspenção traseira de molas helicoidais, super confortavel, comprei por oportunidade pois um amigo da Varig que trouxe ela em 92 saiu da Varig e foi morar no exterior, e só por isso ele vendeu.

Precisei colocar GNV nela, pois rodo 100 Km por dia para ir trabalhar, na gasolina estava impraticável, e não tive nenhum problema com o OBD-II , nunca sinalizou nada, rodo durante a semana no GNV e fim de semana na gasolina para equilibrar e não judiar no motor, a perda de potência no GNV é pouca, calculo mais ou menos 20% de perda, mas nada que atrapalhe no dia a dia e no transito.
Com 23,00 de GNV rodo em torno de 160 Km, a poucos dias estava animado a vende-la e trocar por uma a diesel, quando fiz as contas vi que o gasto seria praticamente o mesmo, fora o fato de ser mais visada e ter um IPVA muito mais alto (a 92 não paga mais IPVA) seguro, a minha não, e não ter o conforto do automatico no transito (estou mal acostumado rsrsrs) ai desisti e resolvi dar um trato na Negona e continuar com ela.

Vejo muitos poucos ou quase ninguem falar dos motores a gasolina, principalmente do V6 3.0, eu acho este muito bom, porem nunca andei numa 4 cil, tem um bom torque, força para uma ultrapassagem mesmo sendo automatico, puxo um reboque pesado com uma moto de 350kg em cima tranquilamente (na gasolina).
Quando estava com pneus 33 x 12,5 e fiz uma viagem a Rio das Ostras, deu vontade de jogar o carro fora, pois para chegar a 90 na via lagos era um sacrificio, so passava dos 90 nas descidas.
Fui na loja 4X4 no Recreio fazer uma revisão e lá me convenceram a trocar os pneus pelo tamanho original 225/75/15 a Negona mudou da agua pro vinho, virou outro carro, foi uma diferença inacreditável, apesar do outro pneu deixar ela linda e bastante agressiva, destroi a suspensão, aumenta muito o consumo, desgasta em dobro a direção hidraulica, e força muito mais o motor.

Espero que tenha contribuido com alguma informação util sobre as Toyotas a gasolina.

Forte abraço a todos
Luizinho
www.bikerfriends.net

Hackerott
19/03/2009, 19:01
Caro,

A Toyota acabou de lançar (vendas a partir de 15 de abril de 2009) as versões a gasolina da SW4. Uma 4.0L V6 de 238cv e outra 2.7L L4 de 158cv para complementar a diesel 3.0 L4. Ambas possuem motores modernos, econômicos e com torque de sobra.

Para trilhas a V6 é recomendada por ser 4X4 permanente com LSD e reduzida, assim como a diesel.

Em relação às SW4 antigas, esses motores são um salto em tecnologia pela adição de cárter e bloco em alumínio, comandos de válvulas variável (VVT-i) o que resulta em economia de combustível (a V6 faz 10km/l a 100km/h na estrada)!

Abraço

Zecabatman
16/04/2010, 16:33
Pessoal,

Tenho uma SW$ 97 4 cilindros e posso dizer que nunca me arrependi. O seguro é barato (moro no Rio e estou renovando agora por R$ 2200). É economica (faz 7 na cidade e 9 na estrada). O IPVA tambem é baixo pois o carro vale uns 10.000 a menos que a diesel.
Estou com o carro há 7 anos e nunca deeu problema. Como agora lançaram a nova com o mesmo motor, estou pensando seriamente em comprar. O unico porem é que as novas não são 4x4.

R-Mendes
17/04/2010, 22:46
Pô galera... O post é antigo mas é bão eihn... Tô aqui, pensando o mesmo que quem criou o tópico... Gasolina ou Diesel... Um sonho ainda mais pra frente, mas bom já ir sondando. Estou olhando modelos 97, gosto mais do desenho dela do que das mais antigas. Se alguém tiver algo a dizer...

fedummer
18/04/2010, 18:40
Pessoal, tem uma sw4 1999 automatica a gasolina para vender numa revenda de minha cidade, alguem deste forum tem uma igual para dar alguma dica??

Guasca de Fora/RS
29/07/2010, 07:32
Caro,

A Toyota acabou de lançar (vendas a partir de 15 de abril de 2009) as versões a gasolina da SW4. Uma 4.0L V6 de 238cv e outra 2.7L L4 de 158cv para complementar a diesel 3.0 L4. Ambas possuem motores modernos, econômicos e com torque de sobra.

Para trilhas a V6 é recomendada por ser 4X4 permanente com LSD e reduzida, assim como a diesel.

Em relação às SW4 antigas, esses motores são um salto em tecnologia pela adição de cárter e bloco em alumínio, comandos de válvulas variável (VVT-i) o que resulta em economia de combustível (a V6 faz 10km/l a 100km/h na estrada)!

Abraço
Alguém do fórum tem a SW4 com motor V6 4.0? Qual a impressão sobre o veículo? Em relação à versão equivalente diesel, o seguro cai quanto?

renatofbarbosa
29/07/2010, 20:42
Amigo, não conheço a V6 4.0

Tenho uma V6 3.4,

excelente carro.

Em termos de seguro a minha ficou em torno de 3.000,00, ela é ano 1997,
a do meu primo mesmo ano, porém diesel, ficou 4.800,00

a minha tem kit GNV de 4ª geração, já rodei 40.000 km, mandei fazer uma revisão geral, resultado motor e cambio perfeitos. Um kit bem instalado e sabendo usar corretamente não causa nenhum dano ao motor e cambio,
conheço várias pessoas que tem carro automático no gnv e sem problemas algum.

Quanto ao consumo na cidade não costumo rodar no gnv, pois utilizo trechos pequenos,
uso gnv para viagens, faz 10 km/m3, considerando o gnv a R$ 1,49 temos um baixo custo por km rodado.

Em termos de peças a 3.4 v6 não é tão difícil assim de encontrar.

Renato

wagner4wd
29/07/2010, 21:18
Amigo, não conheço a V6 4.0

Tenho uma V6 3.4,

excelente carro.

Em termos de seguro a minha ficou em torno de 3.000,00, ela é ano 1997,
a do meu primo mesmo ano, porém diesel, ficou 4.800,00

a minha tem kit GNV de 4ª geração, já rodei 40.000 km, mandei fazer uma revisão geral, resultado motor e cambio perfeitos. Um kit bem instalado e sabendo usar corretamente não causa nenhum dano ao motor e cambio,
conheço várias pessoas que tem carro automático no gnv e sem problemas algum.

Quanto ao consumo na cidade não costumo rodar no gnv, pois utilizo trechos pequenos,
uso gnv para viagens, faz 10 km/m3, considerando o gnv a R$ 1,49 temos um baixo custo por km rodado.

Em termos de peças a 3.4 v6 não é tão difícil assim de encontrar.

Renato

Sabe me dizer se o modelo V6 2001 existe com o motor 3.0 e 3.4, surgiu essa dúvida, pois olhando anuncios no web motors, tem SW4 2001 com descrição de motor 3.0 e outra com motor 3.4...existe mesmo duas opçao de motores nesse ano de SW4 ??

Guasca de Fora/RS
29/07/2010, 23:14
A minha dúvida é justamente sobre essa SW4 nova que vem com esse V6 de 4 litros e 238 cv, em relação ao modelo diesel novo também. Não vi ninguém falar sobre essa versão v6 nova aqui no fórum. O caso é que pra mim, o diesel não compensaria, sobretudo por causa do seguro, que é alto demais. Por outro lado, essa SW4 v6 é meio peladona demais pelo que pedem nela. A vantagem é que possui os mesmos recursos de off road que a diesel. Mandei cotar no BB o valor de seguro dela e da Prado também, que ando namorando há uns tempos. Veremos...

Loyer
02/08/2010, 11:29
A minha dúvida é justamente sobre essa SW4 nova que vem com esse V6 de 4 litros e 238 cv, em relação ao modelo diesel novo também. Não vi ninguém falar sobre essa versão v6 nova aqui no fórum. O caso é que pra mim, o diesel não compensaria, sobretudo por causa do seguro, que é alto demais. Por outro lado, essa SW4 v6 é meio peladona demais pelo que pedem nela. A vantagem é que possui os mesmos recursos de off road que a diesel. Mandei cotar no BB o valor de seguro dela e da Prado também, que ando namorando há uns tempos. Veremos...
Guasca eu não sei até que ponto o seguro da V6 é mais barato que a da diesel.
Eu comprei uma Pajero V6 uns 3 anos atrás justamente com esse pensamento que aliás todo mundo me falava que seria mais barato que a da diesel e quando fui fazer o orçamento qual foi a surpresa? O seguro ficaria praticamente igual ao da diesel, mesmo a pajero gasolina sendo bem mais barata que a diesel.
Faça uma cotação criteriosa e veja se existe mesmo essa diferença toda.
Outra coisa, procure um escritório (corretor) que trabalhe com várias seguradoras, pois as diferenças entre uma e outra costumam ser grandes. No caso aqui de casa, mesmo meu pai sendo correntista a mais de 30 anos, nunca conseguimos afzer um seguro no banco do brasil, fica sempre mais caro e BEM mais caro por sinal.

Abraço.

feitosac
02/08/2010, 12:15
Pessoal, só pra dar uma contribuição, preço de seguro depende de local, perfil, bonus e historico de acidentes da pessoa, penso que até 5% do valor do carro compensa fazer seguro, por ex. fiz agora da minha sw4 2001 3.0 turbo diesel por 55.000,00 paguei 2.600,00 no Banco do Brasil em 6x sem juros , tenho 50 anos, bonus 10, garagem em casa.
Abraços.

Guasca de Fora/RS
03/08/2010, 22:03
Por isso que é bom esse fórum, mesmo sem ter o carro já sei um monte sobre ele.

Hoje fui na concessionária da Toyota aqui da minha cidade, e obtive as seguintes informações:

SW4 diesel automática = 164 contos
SW4 V6 = 152 contos
Land Cruiser Prado, modelo antigo = Não disponível
Land Cruiser Prado, modelo novo = Provavelmente chega em outubro, está em testes no Brasil, só não foi lançado ainda porque vem enfrentando problemas com o diesel brasileiro. Deverá ficar na faixa de preço da Pajero Full.

Finalmente, seguro = Diesel automática, SW4 - 4.291
Já a gasolina V6, 3.974.

Conclusão: apesar do meu perfil eminentemente urbano de uso, com algumas escapadas por estradas off road e não rodando mais do que 20 mil km por ano, o diesel parece valer mais a pena, porque a diferença de preço é pouca.

Loyer
06/08/2010, 09:52
Por isso que é bom esse fórum, mesmo sem ter o carro já sei um monte sobre ele.

Hoje fui na concessionária da Toyota aqui da minha cidade, e obtive as seguintes informações:

SW4 diesel automática = 164 contos
SW4 V6 = 152 contos
Land Cruiser Prado, modelo antigo = Não disponível
Land Cruiser Prado, modelo novo = Provavelmente chega em outubro, está em testes no Brasil, só não foi lançado ainda porque vem enfrentando problemas com o diesel brasileiro. Deverá ficar na faixa de preço da Pajero Full.

Finalmente, seguro = Diesel automática, SW4 - 4.291
Já a gasolina V6, 3.974.

Conclusão: apesar do meu perfil eminentemente urbano de uso, com algumas escapadas por estradas off road e não rodando mais do que 20 mil km por ano, o diesel parece valer mais a pena, porque a diferença de preço é pouca.
E vai valer mais ainda quando você for vender.
Vender um SUV V6 pelo menos aqui em brasília é difícil de mais, essa pajero sport que citei ou eu "dava de presente" ou ficava esperando o comprador certo. Na segunda opção esperei 10 meses pra conseguir vendê-la, isso é, ainda tive que pegar um carro na troca.

Abraço.

sitioband
10/08/2010, 16:06
Sabe me dizer se o modelo V6 2001 existe com o motor 3.0 e 3.4, surgiu essa dúvida, pois olhando anuncios no web motors, tem SW4 2001 com descrição de motor 3.0 e outra com motor 3.4...existe mesmo duas opçao de motores nesse ano de SW4 ??

Wagner, o modelo V6 2001 é descrito como sendo 3.4. A wikipedia tem um artigo com a história das SW4, como o artigo é made in USA, eles chamam a SW4 de 4runner. Já vi muitos anúncios com 3.0 V6 de 1995 a 2002 mas acho que é erro de digitação ou engano do anunciante, estou procurando uma e desses anos, ao vivo, só vi V6 3.4

Also called Toyota Hilux Surf Production 1995–2002
2.7 L 3RZ-FE (http://en.wikipedia.org/wiki/Toyota_RZ_engine#3RZ-FE) I4 (http://en.wikipedia.org/wiki/I4_engine)
3.4 L 5VZ-FE (http://en.wikipedia.org/wiki/Toyota_VZ_engine#5VZ-FE) V6 (http://en.wikipedia.org/wiki/V6)
3.0 L 1KZ-TE (http://en.wikipedia.org/wiki/Toyota_KZ_engine#1KZ-TE) turbodiesel (http://en.wikipedia.org/wiki/Turbodiesel) I4 (http://en.wikipedia.org/wiki/I4_engine)http://en.wikipedia.org/wiki/Toyota_4Runner

wagner4wd
11/08/2010, 11:48
Wagner, o modelo V6 2001 é descrito como sendo 3.4. A wikipedia tem um artigo com a história das SW4, como o artigo é made in USA, eles chamam a SW4 de 4runner. Já vi muitos anúncios com 3.0 V6 de 1995 a 2002 mas acho que é erro de digitação ou engano do anunciante, estou procurando uma e desses anos, ao vivo, só vi V6 3.4

Also called Toyota Hilux Surf Production 1995–2002
2.7 L 3RZ-FE (http://en.wikipedia.org/wiki/Toyota_RZ_engine#3RZ-FE) I4 (http://en.wikipedia.org/wiki/I4_engine)
3.4 L 5VZ-FE (http://en.wikipedia.org/wiki/Toyota_VZ_engine#5VZ-FE) V6 (http://en.wikipedia.org/wiki/V6)
3.0 L 1KZ-TE (http://en.wikipedia.org/wiki/Toyota_KZ_engine#1KZ-TE) turbodiesel (http://en.wikipedia.org/wiki/Turbodiesel) I4 (http://en.wikipedia.org/wiki/I4_engine)http://en.wikipedia.org/wiki/Toyota_4Runner

Valeu pela resposta:concordo: Achei mesmo que era erro dos anunciantes....

R-Mendes
14/08/2010, 01:35
Ok... Confesso que já li esse tópico umas 3 vezes em diferentes épocas. Acho que começo a pensar sobre. Sinceramente falando. Diesel ou Gasolina? Me pesa o valor final. A Gasolina, bem mais barata. O que difere é só o motor?

guilhermeabreu
14/08/2010, 14:36
SINCERAMENTE JÁ LÍ VÁRIAS VEZES ESTE TÓPICO

E não respondí nada , mas hoje não aguento mais ficar calado .

COM TODO RESPEITO E JÁ PEÇO DESCULPAS SE ALGUEM FICR OFENDIDO COM O QUE VOU FALAR :

UMA PESSOA QUE COMPRA UM CARRO DE R$164.000,00 A DÍESEL OU R$152.000,00 A GASOLINA E FICAR EM DÚVIDA DE QUAL COMPRAR POR CAUSA DO VALOR DO SEGURO DE UMA COM RELAÇÃO A OUTRA QTO AO COMBUSTÍVEL ? PARA ECONOMIZAR R$ 2.000,00 NUM ANO , MERECE UMA COÇA .

Mas para ajudar a tirar dúvida , COMPRA A DÍESEL sem dúvidas , se fica difícil de pagar o seguro , COMPRA UMA 93 a 2003 E NÃO FAZ SEGURO , COMO EU FIZ , COMPREI UMA 93 E PAGO R$350,00 DE IPVA E TENHO UMA PUTA DE UMA TOIYOTA HILUX SW4 INQUEBRÁVEL , MELHOR CUSTO/BENEFÍCIO QUE TIVE EM TODOS OS ANOS DE MINHA VIDA , NÃO VENDO , NÃO TROCO , NÃO EMPRESTO , VOU MORRER DE VELHO COM ELA , E ELA VAI ESTAR COMO COMPREI HA 11 ANOS ATRAS .

ubirajara lopes
14/08/2010, 22:47
Guilherme Abreu

tambem estou a busca de um sw mais antiga de 93 a 95, pelo tempo que voce tem a sua ja tem uma boa experiencia e das manhas...
Se puder passe umas dicas que como avaliar, mesmo levando um mecanico sempre é bom ouvir outros donos deste tipo de carro.
obrigado.

guilhermeabreu
15/08/2010, 00:23
Guilherme Abreu

tambem estou a busca de um sw mais antiga de 93 a 95, pelo tempo que voce tem a sua ja tem uma boa experiencia e das manhas...
Se puder passe umas dicas que como avaliar, mesmo levando um mecanico sempre é bom ouvir outros donos deste tipo de carro.
obrigado.

CARO UBIRAJARA LOPES

Se vc gosta de carro e entende um pouco , já é suficiente para vc saber de cara se serve ou não , em 1º lugar vc deve ver as faixas na lataria , as SW4 destes anos teem faixas nas laterais , caso não tenha , é pq sofreu alguma avaria , acidente , que pode ser de pequena monta ou não , eu não compraria , depois vem no visual mesmo se esta inteira por fora e por dentro , se tiver bem bonita e com as faixas , aí vale a pena dar uma andada , de preferencia andar em ruas esburacadas de paralepípedos , tem que estar sem barulhos , a minha só faz barulhos de pneus esta com 304.000 km qdo comprei tinha 143.000 km , não tem manha nenhuma , funciona tudo que veio nela , tudo mesmo , nada engatilhado .

Manutenção quase que nenhuma só as preventivas como troca de óleo , filtros e mais nada , é o carro que gastei menos dinheiro até hoje em manutenção , NÃO ACREDITO QUE TENHA UM QUE CHEGUE PERTO DA SW4 DESTES ANOS em custo de manutenção .

Se depois disto vc gostar dela , AÍ SIM LEVE ELA NUM MECANICO DE SUA CONFIAÇA PARA UMA MELHOR AVALIAÇÃO DA PARTE MECANICA , MOTOR , DIREÇÃO , CAIXA DE MARCHA , CAIXA DE TRANSFERENCIA ( T-CASE ) , tem que engatar as marchas com extrema facilidade/suavidade , inclusive a tração e redução com muita facilidade e suavidade , embora ela seja um TRATOR .

Espero ter ajudado , mas qualquer coisa é só perguntar .

ABRAÇÃO E BOA COMPRA

Michelangelo
15/08/2010, 00:31
Com essa diferença de apenas R$ 12000,00 da versão a gasolina para a versão a diesel eu acho que nem é preciso pensar muito pois é lógico que tem que ser a diesel. A diferença do seguro é mínima.
A não ser que você odeie carro com motor a diesel pelo seu ruído que nas Toyotas atuais é muito baixo.
Mesmo se você rodar pouco acho que a versão a diesel é melhor opção.

R-Mendes
16/08/2010, 10:14
SINCERAMENTE JÁ LÍ VÁRIAS VEZES ESTE TÓPICO

E não respondí nada , mas hoje não aguento mais ficar calado .

COM TODO RESPEITO E JÁ PEÇO DESCULPAS SE ALGUEM FICR OFENDIDO COM O QUE VOU FALAR :

UMA PESSOA QUE COMPRA UM CARRO DE R$164.000,00 A DÍESEL OU R$152.000,00 A GASOLINA E FICAR EM DÚVIDA DE QUAL COMPRAR POR CAUSA DO VALOR DO SEGURO DE UMA COM RELAÇÃO A OUTRA QTO AO COMBUSTÍVEL ? PARA ECONOMIZAR R$ 2.000,00 NUM ANO , MERECE UMA COÇA .

Mas para ajudar a tirar dúvida , COMPRA A DÍESEL sem dúvidas , se fica difícil de pagar o seguro , COMPRA UMA 93 a 2003 E NÃO FAZ SEGURO , COMO EU FIZ , COMPREI UMA 93 E PAGO R$350,00 DE IPVA E TENHO UMA PUTA DE UMA TOIYOTA HILUX SW4 INQUEBRÁVEL , MELHOR CUSTO/BENEFÍCIO QUE TIVE EM TODOS OS ANOS DE MINHA VIDA , NÃO VENDO , NÃO TROCO , NÃO EMPRESTO , VOU MORRER DE VELHO COM ELA , E ELA VAI ESTAR COMO COMPREI HA 11 ANOS ATRAS .

Dr. Guilherme, bom dia. Se V.Sa. não se lembra, há uns anos comecei a importuná-los na área de Engesa. Lembra? Então, agora acho que tá na hora de vendê-lo e já penso em outra opção. Estou entre Cherokee Sport e SW4, por volta dos anos de 96 a 99 (vai depender do preço). Quem me dera ter capital pra tirar uma nova, he, he... Mas pelo que falou, fiquei uma dúvida... Mora no Rio, tem carro a diesel e não tem seguro? Explica aí que não entendi.

R-Mendes
16/08/2010, 10:17
Com essa diferença de apenas R$ 12000,00 da versão a gasolina para a versão a diesel eu acho que nem é preciso pensar muito pois é lógico que tem que ser a diesel. A diferença do seguro é mínima.
A não ser que você odeie carro com motor a diesel pelo seu ruído que nas Toyotas atuais é muito baixo.
Mesmo se você rodar pouco acho que a versão a diesel é melhor opção.

Uai rapaz, tu é de Goiânia também? Eu havia esquecido de dizer... Procuro uma entre 96 e 99. Uma nova tenho que trabalhar e economizar demaaaais pra comprar. ;-)

guilhermeabreu
16/08/2010, 20:06
Dr. Guilherme, bom dia. Se V.Sa. não se lembra, há uns anos comecei a importuná-los na área de Engesa. Lembra? Então, agora acho que tá na hora de vendê-lo e já penso em outra opção. Estou entre Cherokee Sport e SW4, por volta dos anos de 96 a 99 (vai depender do preço). Quem me dera ter capital pra tirar uma nova, he, he... Mas pelo que falou, fiquei uma dúvida... Mora no Rio, tem carro a diesel e não tem seguro? Explica aí que não entendi.

CARO E GRANDE AMIGO R-MENDES

Como haveria de esquecer de vc cara , falamos muito aqui no forum .

Eu não moro no Rio de Janeiro , eu moro em Campos dos Goytacazes Estado do Rio de Janeiro , na realidade é no Norte fluminense distante do Rio de Janeiro exatos 265 km , quem nasce no Rio de Janeiro é CARIOCA e quem nasce no Estado do Rio de Janeiro é FLUMINENSE .

Mandei uma MP para vc respondendo a sua dúvida .

Mas a SW4 acho , não : TENHO CERTEZA QUE É O MELHOR CUSTO/BENEFÍCIO EM QUE UM 4X4 PODE TER , estou com a minha ha 11 anos SÓ DE ALEGRIA .

ABRAÇÃO , prazer em falar com vc novamente , vê se não some .

Adriano Monteiro
24/07/2013, 11:29
Boa tarde, sou novo aqui no 4x4 e já venho lendo o fórum há algum tempo. Sou proprietário de uma BMW 325i fantástica, mas a atual patroa é filha de dono de sítio e na ultima viagem fiquei deveras triste com a quantidade de pedras que bateram no fundo do assoalho do carro. Diante disto resolvi comprar um carro mais alto. De todos que olhei, fiquei interessado na Hilux SW4 entre 1997 e 2001, gostaria de saber se alguem possui uma e o que pode me dizer do carro.

R-Mendes
24/07/2013, 11:41
Boa tarde, sou novo aqui no 4x4 e já venho lendo o fórum há algum tempo. Sou proprietário de uma BMW 325i fantástica, mas a atual patroa é filha de dono de sítio e na ultima viagem fiquei deveras triste com a quantidade de pedras que bateram no fundo do assoalho do carro. Diante disto resolvi comprar um carro mais alto. De todos que olhei, fiquei interessado na Hilux SW4 entre 1997 e 2001, gostaria de saber se alguem possui uma e o que pode me dizer do carro.

Fala Adriano, tranquilo?

Esse tópico tava parado, tanto que uma das últimas postagens era eu querendo adquirir uma e já adquiri há quase 2 anos.

Bem... Se quer um carro pra ir no sítio, é excelente: manutenção baixa (se tiver boa), muito confortável, quase não se ouve o motor funcionar quando ela está parada (a minha é 2.7L, as diesel tem o ruído característico), cabem 7 pessoas... Não tenho do que reclamar não.

Está atrás de uma diesel ou gasolina?

HERICK
24/07/2013, 11:52
Boa tarde, sou novo aqui no 4x4 e já venho lendo o fórum há algum tempo. Sou proprietário de uma BMW 325i fantástica, mas a atual patroa é filha de dono de sítio e na ultima viagem fiquei deveras triste com a quantidade de pedras que bateram no fundo do assoalho do carro. Diante disto resolvi comprar um carro mais alto. De todos que olhei, fiquei interessado na Hilux SW4 entre 1997 e 2001, gostaria de saber se alguem possui uma e o que pode me dizer do carro.

Adriano Seja Bem vindo ao Mundo dos aficcionados por 4x4! Pra tirar todas as suas dúvidas basta apenas utilizar a ferramenta de pesquisa digitando o que procura ou ir vendo o tópico que lhe interessa, com relação à SW4 você não especificou qual o combustível, eu prefiro Diesel rodam mais Kms e são tb mais econômicas e duráveis, tem como motorização 3.0 td 1Kz-T (96 à 2000) e de 2001 à 2004 a adição da injeção eletrônica 3.0 td 1Kz-Te, o cuidado maior é com o cabeçote de alumínio que não suporta o sobreaquecimento, já as antigas 2.8d aspiradas tem o bloco de ferro, essas são tratores de verdade! e se quiser mais informações é só se deliciar com os tópicos abertos pelos amigos foristas, ok!

luisrief
24/07/2013, 12:12
caros colegas, apesar da maioria ser a favor do diesel eu tenho uma opniao contraria. Passei por essa situacao a 3 meses quando comprei a minha sw4 97 3.4 v6. Eu tinha saido de uma ranger 2.8 diesel de pecas carissimas e estava procurando uma sw4 3.0 supostamente de menos manutencao que a ranger. a media de precos das sw4 eram de R$ 36.000 a 50.000 mil de acordo com o ano e o estado. encontrei essa que comprei em ribeirao preto com 121.000km por 26.500 gasolina e alccol, teto, automatica, cruise control etc..
Uma diferenca de no minimo 14.000 reais certo??
partindo dessa diferenca de valores eu descobri que a diesel comecaria a valer a pena a partir de 80.000km rodados, isso se no periodo nao tivesse nenhuma manutencao.
A 3.4 v6 auto e um canhao de 190 cavalos, a 3.0 diesel tem a forca de um trator, enfim depende do gosto e bolso.
Na minha cabeca as gasolina sao menos esmirilhadas, pois como o consumo e alto elas nao servem par trabalhar carregando e puxando coisas.
Optei pela gasolina, e com esses 14 da diferenca vou colocar lift suspencao 2'' ome + parachoque com mesa de guincho + guincho 12k tabor, central multimidia, snorkel safari, terceiro banco que esta faltando e ainda vai sobrar + ou - 5.000 pra ir testar a danada por ai!!!
Agora se orcamento nao e um problema vai logo na prado diesel auto.....kkkk
tem inumeros topico falando do assunto, e considero que todos os relatos tem seu fundamento e quem ta querendo comprar uma sw4 tem e que ler de tudo e adaptar a sua realidade para fazer a escolha.
Ate mais.

Adriano Monteiro
24/07/2013, 12:15
Na verdade estou atras de uma a gasolina, já tive ranger 2.5, 2.8 e 3.0 diesel, sinceramente, nem sei porque eu comprei essas caminhonetes na época pois nem pluma eu coloquei na caçamba. A vantagem que vi nelas foi que sempre vendi mais caro que eu comprei. Entretanto, depois que acostuma com um motor 6 cilindros da bmw, não é mais qualquer coisa que vai agradar.

Estou de olho nestas aqui:

Toyota Hilux SW4 4x4 L4 2.7 16V 1997/1997 5P Verde Gasolina - iCarros (http://www.icarros.com.br/ache/detalhes.jsp?id=4944626&posicao=3)

Toyota Hilux SW4 4x4 3.4 V6 24V 2001/2001 4P Preto Gasolina - iCarros (http://www.icarros.com.br/ache/detalhes.jsp?id=4858393&posicao=6)

Toyota Hilux SW4 4x4 3.0 Turbo 1997/1997 4P Branco Diesel - iCarros (http://www.icarros.com.br/ache/detalhes.jsp?id=4997789&posicao=8)

E ainda tenho interesse nestas Land Rover:

http://www.icarros.com.br/ache/detalhes.jsp?id=4028541&posicao=10

http://www.icarros.com.br/ache/detalhes.jsp?id=4562110&posicao=8

Mas sinceridade o coração ta batendo forte pela preta.

Agradeço desde já a ajuda.

luisrief
24/07/2013, 12:39
E realmete a briga ta boa, mais pelo mesmo preco eu ia de diesel.... essa brancona parece que ta otima....a preta tem mais potencia e os mimos do teto, cambio auto com 4 modos de uso, ar digital, cruise control (muito bom e facil de operar). enfim e gosto mesmo. outra coisa que e bem legal nas sw4 e que o vidro traseiro desce com controle eletrico.
Boa sorte na sua empreita, e quando pegar a danada posta umas fotos ai pra gente ver.

Adriano Monteiro
24/07/2013, 12:46
Obrigado Luis, realmente a briga ta boa, acredito que em mais 30 dias eu ja esteja montado em uma destas viaturas, vamos ver o que vai acontecer. Se alguem puder dar mais alguma dica, agradeço.

jorge.duarte
24/07/2013, 14:34
Tem que ser Diesel!

R-Mendes
24/07/2013, 14:36
Obrigado Luis, realmente a briga ta boa, acredito que em mais 30 dias eu ja esteja montado em uma destas viaturas, vamos ver o que vai acontecer. Se alguem puder dar mais alguma dica, agradeço.


A dica do Luis é boa.

Também fiquei na dúvida entre gasolina ou diesel, mas basta fazer as contas pra ver que não compensa diesel mais. Olhe o preço dos 2 combustíveis atualmente, faça as contas de 10km/L para diesel e 8km/L para gasolina (consumo urbano) e veja se compensa pagar R$ 12.000,00 de diferença. Com esse valor, você equipa e deixa ela muito máquina.

sandro_ventania
24/07/2013, 15:33
No meu carro e na minha cidade, eu gasto 20 centavos por kilometro rodado...se meu carro fosse a gasolina seriam 38 centavos por km rodado...só por aí eu vejo que a gasolina seria inviável para mim, pois meu orçamento mensal não suporta o dobro da despesa com combustivel.
Sem falar que a manutenção com carro a gasolina é maior.
Depois vem a durabilidade do motor e por último e PRINCIPAL pra mim...a confiabilidade!
Essa é a minha realidade...a dos amigos eu não sei não.

R-Mendes
24/07/2013, 15:49
No meu carro e na minha cidade, eu gasto 20 centavos por kilometro rodado...se meu carro fosse a gasolina seriam 38 centavos por km rodado...só por aí eu vejo que a gasolina seria inviável para mim, pois meu orçamento mensal não suporta o dobro da despesa com combustivel.
Sem falar que a manutenção com carro a gasolina é maior.
Depois vem a durabilidade do motor e por último e PRINCIPAL pra mim...a confiabilidade!
Essa é a minha realidade...a dos amigos eu não sei não.

A diferença do valor do diesel com a gasolina na sua cidade é quase o dobro? E aí a manutenção de um motor a diesel é mais barata que gasolina? Você mora num local bem interessante...

sandro_ventania
24/07/2013, 15:57
R-mendes

Aqui a gasolina custa aproximadamente R$3,10 ou mais, depende da bandeira e do local do posto. O diesel eu pago R$2,20...daí é só fazer as contas o quanto sai o kilometro rodado.
Manutenção é mais barata sim, pois quase não há, somente o trivial e que se bem feito faz com que o motor diesel...pelo menos das Toyotas...não dê outros tipos de manutenção...esses sim, bem caros!

R-Mendes
24/07/2013, 16:17
R-mendes

Aqui a gasolina custa aproximadamente R$3,10 ou mais, depende da bandeira e do local do posto. O diesel eu pago R$2,20...daí é só fazer as contas o quanto sai o kilometro rodado.
Manutenção é mais barata sim, pois quase não há, somente o trivial e que se bem feito faz com que o motor diesel...pelo menos das Toyotas...não dê outros tipos de manutenção...esses sim, bem caros!


Então nesse caso, compreensível. Aqui a gasolina é R$ 2,80 e o diesel R$ 2,30.

Mas a manutenção é mais cara. Se der pau num motor 2.8 Diesel e num 2.7 Gasolina, qual o mais barato pra arrumar?

Quase não dar problema não é motivo, porque se der, sai caro. A minha também, tem 238.000 km (comigo, rodou quase 40.000), nunca fiz revisão. E quando fiz agora, gastei... R$ 300,00 em peça e mão de obra. É um milagre. Ou eu que sempre estive acostumado com carro brasileiro.

F. Oliveira
25/07/2013, 11:15
A pretona tá massa demais, mas a branca tb, hein!
Questão de gosto meeeesmo!

Renato Camargo
25/07/2013, 18:24
Eu particularmente também fiquei dividido entre a a branca e a preta, mas mesmo assim iria na branca, acho que a revenda do carro diesel é mais fácil.

Glaicon
27/07/2013, 10:41
Senhores, terminamos ontem uma expedição pela Argentina e Chile, rodando quase 7.000 Km´s.
Uma SW4 98 3.0 à diesel; uma 97 3.4 V6 à gasolina e, um Troller 2011, também à diesel.
Todos com as mesmas distâncias percorridas, velocidades idênticas e médias aferidas.
Estamos finalizando as planilhas com médias e preços dos combustíveis.
Posso antecipar que a modelo à gasolina se saiu muito bem nas rodovias, onde se mudava muito pouco de marchas.
E isso com câmbio e piloto automáticos!
Tão logo estejam finalizadas as informações, postarei aqui.:concordo:

PAQarqBR
27/07/2013, 15:23
Senhores, terminamos ontem uma expedição pela Argentina e Chile, rodando quase 7.000 Km´s.
Uma SW4 98 3.0 à diesel; uma 97 3.4 V6 à gasolina e, um Troller 2011, também à diesel.
Todos com as mesmas distâncias percorridas, velocidades idênticas e médias aferidas.
Estamos finalizando as planilhas com médias e preços dos combustíveis.
Posso antecipar que a modelo à gasolina se saiu muito bem nas rodovias, onde se mudava muito pouco de marchas.
E isso com câmbio e piloto automáticos!
Tão logo estejam finalizadas as informações, postarei aqui.:concordo:

Aposto em um consumo de :

SW 4 Gasolina 7,8 km/l
SW 4 Diesel 12,3 km/l

Legal saber que tenha dado tudo certo em sua volta!
:concordo:

Ps: tendo rodado 7000 km, teve de fazer troca de óleo nos veiculos à diesel?

Glaicon
28/07/2013, 10:11
Aposto em um consumo de :

SW 4 Gasolina 7,8 km/l
SW 4 Diesel 12,3 km/l

Legal saber que tenha dado tudo certo em sua volta!
:concordo:

Ps: tendo rodado 7000 km, teve de fazer troca de óleo nos veiculos à diesel?
A Toyota à gasolina, foi quase esta a média.
Só estou esperando a planilha para confirmar.
Quanto à diesel, nunca consegui esta marca, nem andando a 100 Km/h.
Como fazíamos deslocamentos muito longos num só dia, era necessário acelerar muito, andando entre 110 e 130 Km/h.
Média final da minha foi de 9,2 Km/l.
Para se ter idéia, o Troller nem chegou aos 9 Km´s/l, apesar de ser mais leve, além de ter motor mais moderno e eficiente.
Preço médio do litro de diesel no Brasil, Argentina e Chile, já convertido para reais, ficou em R$ 2,38.
Custo do Km rodado: R$ 0,258.
Não trocamos óleo.
Nesse percurso todo baixou uns 300 ml´s o nível.
Será feita aqui a troca.:concordo:

sandro_ventania
28/07/2013, 18:04
Tá gastando muito esses carros...voces estão preferindo performace que eficiência!
Rodei metade dessa viagem...3.000km...e minha média foi de 10.9 km/L andando a quase sempre acima dos 100km/h.
E isso no meu antigooo motor 3L.

R-Mendes
28/07/2013, 19:35
Tô dizeeeeeno... Diesel hoje em dia não é vantagem como tempos passados.

TCHEIGOR
28/07/2013, 23:24
Tô dizeeeeeno... Diesel hoje em dia não é vantagem como tempos passados.


Pois é, mas não é vantagem em quê? Economicamente? A curto prazo vc tem razão...a longo prazo já muda a figura.
Mas essa discussão é inútil, todo veículo tem vantagens e desvantagens (sejam econômicas, mecânicas ou de desempenho) e todo consumidor tem seus motivos pra escolha que está fazendo.
Pra mim não é vantagem andar num 6cc, mas já foi um dia, em tempos passados. Interessante não? Vc acha que diesel era vantagem em tempos passados, pra mim é vantagem hoje.
Por isso que eu sigo a máxima: MAIS VALE UM GOSTO DO QUE DINHEIRO NO BOLSO.
A vida é uma só, então aproveitem! Mas se informem bem antes, não se deixando levar pela maioria mas sim fazendo seu prórpio balanço entre razão e coração.
O tópico só é útil pra quem o criou quando nós conseguimos somente evidenciar as características de cada modelo sem querer convencer alguém a escolher uma das opções.
desculpe a filosofada
abraços!

Thiago Farias
29/07/2013, 00:37
Pois é, mas não é vantagem em quê? Economicamente? A curto prazo vc tem razão...a longo prazo já muda a figura.
Mas essa discussão é inútil, todo veículo tem vantagens e desvantagens (sejam econômicas, mecânicas ou de desempenho) e todo consumidor tem seus motivos pra escolha que está fazendo.
Pra mim não é vantagem andar num 6cc, mas já foi um dia, em tempos passados. Interessante não? Vc acha que diesel era vantagem em tempos passados, pra mim é vantagem hoje.
Por isso que eu sigo a máxima: MAIS VALE UM GOSTO DO QUE DINHEIRO NO BOLSO.
A vida é uma só, então aproveitem! Mas se informem bem antes, não se deixando levar pela maioria mas sim fazendo seu prórpio balanço entre razão e coração.
O tópico só é útil pra quem o criou quando nós conseguimos somente evidenciar as características de cada modelo sem querer convencer alguém a escolher uma das opções.
desculpe a filosofada
abraços!

X2!!
de total acordo com o amigo

abs

HERICK
29/07/2013, 05:50
Pois é, mas não é vantagem em quê? Economicamente? A curto prazo vc tem razão...a longo prazo já muda a figura.
Mas essa discussão é inútil, todo veículo tem vantagens e desvantagens (sejam econômicas, mecânicas ou de desempenho) e todo consumidor tem seus motivos pra escolha que está fazendo.
Pra mim não é vantagem andar num 6cc, mas já foi um dia, em tempos passados. Interessante não? Vc acha que diesel era vantagem em tempos passados, pra mim é vantagem hoje.
Por isso que eu sigo a máxima: MAIS VALE UM GOSTO DO QUE DINHEIRO NO BOLSO.
A vida é uma só, então aproveitem! Mas se informem bem antes, não se deixando levar pela maioria mas sim fazendo seu prórpio balanço entre razão e coração.
O tópico só é útil pra quem o criou quando nós conseguimos somente evidenciar as características de cada modelo sem querer convencer alguém a escolher uma das opções.
desculpe a filosofada
abraços!
X3000! Falou bonito!

Glaicon
29/07/2013, 06:44
Tá gastando muito esses carros...voces estão preferindo performace que eficiência!
Rodei metade dessa viagem...3.000km...e minha média foi de 10.9 km/L andando a quase sempre acima dos 100km/h.
E isso no meu antigooo motor 3L.
Sandro, não era performance. Era necessidade!
Nosso principal destino era Santiago, no chile.
Para chegar lá ou voltar, são necessários quatro dias, andando bem.
Se não fizéssemos isto, ficaríamos mais dias na estrada, deixando de aproveitar a neve.
Num só dia, entre Posadas e Salta, na Argentina, rodamos 1.250 Km´s.
Você olha para o GPS e ele te dá previsão de chegada em 14 horas.
É muito chão!
Dava sono andando a 100 Km/h.
Por isso, pé embaixo!
Claro que isso refletiu no consumo. Mas foi necessário.:concordo:

R-Mendes
29/07/2013, 10:38
Pois é, mas não é vantagem em quê? Economicamente? A curto prazo vc tem razão...a longo prazo já muda a figura.
Mas essa discussão é inútil, todo veículo tem vantagens e desvantagens (sejam econômicas, mecânicas ou de desempenho) e todo consumidor tem seus motivos pra escolha que está fazendo.
Pra mim não é vantagem andar num 6cc, mas já foi um dia, em tempos passados. Interessante não? Vc acha que diesel era vantagem em tempos passados, pra mim é vantagem hoje.
Por isso que eu sigo a máxima: MAIS VALE UM GOSTO DO QUE DINHEIRO NO BOLSO.
A vida é uma só, então aproveitem! Mas se informem bem antes, não se deixando levar pela maioria mas sim fazendo seu prórpio balanço entre razão e coração.
O tópico só é útil pra quem o criou quando nós conseguimos somente evidenciar as características de cada modelo sem querer convencer alguém a escolher uma das opções.
desculpe a filosofada
abraços!


Eu citei quantidade de cilindros? Não, citei o combustível. E sim, estou falando economicamente, apesar de que em performance, velocidade final e potência, tanto a 4cc quanto a 6cc ganham dos motores a diesel. Vocês que possuem carros a diesel sabem o que acontece se andar com o pé colado. Já tive carro com motor a diesel, meu pai só anda em carro diesel (ele também acha que é vantagem). Não pode abusar da rotação alta.

A vantagem de antigamente é que o governo subsidiava o diesel. Porque? Porque o transporte de cargas, sendo basicamente rodoviário, dependia (e ainda depende) dessa fonte de energia. O governo subsidiava, o frete ficava mais em conta e o tomate chegava com preço menor na mesa do brasileiro. Todos recordamos do tempo em que o diesel custava menos da metade do preço da gasolina. Hoje a diferença já não chega nem perto disso.

Mas você citou o que o motiva a usar o diesel como combustível: O GOSTO. E apenas isso. Já basta? Pra muita gente, sim. Optar por um combustível um pouco mais barato, que solta mais fumaça, que o motor gera mais ruído e entrega menos potência por volume do cilindro é um motivo que pode ser explicado pelo gosto da pessoa. Tem gente que gosta. Tem gente que não.

Porém... Dizer que a discussão é inútil tira toda a 'utilidade' do fórum. Quando alguém faz uma pergunta por aqui, busca em relatos, baseados em experiências pessoais (e dessa forma, carregados de subjetividade e paixão), sobre determinado assunto. Vamos ao exemplo desse tópico:

"Pessoal,
estou pesquisando a SW4. Não pretendo fazer trilhas, mas preciso de um jipe que não me deixe na mão numas estradas ruins e na lama. Tenho visto muita SW4 gasolina 2.4 4 cil e outras 3.0 V6 12V e 24V. Parece que o consumo das V6 é muito maior... Mas há restrições para os 2.4, como pouca potência? Com o preço do diesel no patamar de hoje ainda vale a pena?
Obrigado!"

É lógico que vez ou outra há um ou outro post de alguém que coloca a informação técnica e apenas isso, totalmente imparcial. Quando optei pela minha (4cc - 2.7L), fiz as contas de valor de aquisição, valor de seguro, custo com possíveis manutenções no motor e valor previsto anual com combustível.

O que eu poderia dizer à dúvida do usuário que iniciou o post... Nem sei se foi necessário, pois na primeira página a resposta do Portela foi bem completa. E foi justamente a resposta dele que me fez optar por uma a gasolina.

Foi questão de GOSTO: preferi um carro com um combustível um pouco mais caro (e hoje em dia realmente é um POUCO mais caro), que não solta fumaça, que o ruído é imperceptível, que tem mais potência que o 3.0TD e que não preciso me preocupar se a rotação está alta (apesar de que meu pé é leve). E claro, de BOLSO: era mais barata a curto, médio e longo prazo, pra mim, que não viajo longas distâncias todos os meses pra compensar ter um modelo movido a diesel.

Claro que os amantes do diesel vão discordar. É normal em uma discussão.

Abraços!

PAQarqBR
29/07/2013, 13:33
Eu citei quantidade de cilindros? Não, citei o combustível. E sim, estou falando economicamente, apesar de que em performance, velocidade final e potência, tanto a 4cc quanto a 6cc ganham dos motores a diesel. Vocês que possuem carros a diesel sabem o que acontece se andar com o pé colado. Já tive carro com motor a diesel, meu pai só anda em carro diesel (ele também acha que é vantagem). Não pode abusar da rotação alta.

A vantagem de antigamente é que o governo subsidiava o diesel. Porque? Porque o transporte de cargas, sendo basicamente rodoviário, dependia (e ainda depende) dessa fonte de energia. O governo subsidiava, o frete ficava mais em conta e o tomate chegava com preço menor na mesa do brasileiro. Todos recordamos do tempo em que o diesel custava menos da metade do preço da gasolina. Hoje a diferença já não chega nem perto disso.

Mas você citou o que o motiva a usar o diesel como combustível: O GOSTO. E apenas isso. Já basta? Pra muita gente, sim. Optar por um combustível um pouco mais barato, que solta mais fumaça, que o motor gera mais ruído e entrega menos potência por volume do cilindro é um motivo que pode ser explicado pelo gosto da pessoa. Tem gente que gosta. Tem gente que não.

Porém... Dizer que a discussão é inútil tira toda a 'utilidade' do fórum. Quando alguém faz uma pergunta por aqui, busca em relatos, baseados em experiências pessoais (e dessa forma, carregados de subjetividade e paixão), sobre determinado assunto. Vamos ao exemplo desse tópico:

"Pessoal,
estou pesquisando a SW4. Não pretendo fazer trilhas, mas preciso de um jipe que não me deixe na mão numas estradas ruins e na lama. Tenho visto muita SW4 gasolina 2.4 4 cil e outras 3.0 V6 12V e 24V. Parece que o consumo das V6 é muito maior... Mas há restrições para os 2.4, como pouca potência? Com o preço do diesel no patamar de hoje ainda vale a pena?
Obrigado!"

É lógico que vez ou outra há um ou outro post de alguém que coloca a informação técnica e apenas isso, totalmente imparcial. Quando optei pela minha (4cc - 2.7L), fiz as contas de valor de aquisição, valor de seguro, custo com possíveis manutenções no motor e valor previsto anual com combustível.

O que eu poderia dizer à dúvida do usuário que iniciou o post... Nem sei se foi necessário, pois na primeira página a resposta do Portela foi bem completa. E foi justamente a resposta dele que me fez optar por uma a gasolina.

Foi questão de GOSTO: preferi um carro com um combustível um pouco mais caro (e hoje em dia realmente é um POUCO mais caro), que não solta fumaça, que o ruído é imperceptível, que tem mais potência que o 3.0TD e que não preciso me preocupar se a rotação está alta (apesar de que meu pé é leve). E claro, de BOLSO: era mais barata a curto, médio e longo prazo, pra mim, que não viajo longas distâncias todos os meses pra compensar ter um modelo movido a diesel.

Claro que os amantes do diesel vão discordar. É normal em uma discussão.

Abraços!

X4000!

:concordo:

FelipeHilux
29/07/2013, 20:30
Rapaziada, essa discussao nao tem fim. Cada motor (diesel/gasol) tem suas caracteristicas. O melhor motor é o que atende bem as suas demandas. Inclusive regionais, aqui em Sao Paulo gasolina R$ 2.60 e o diesel atual R$ 2.40

Glaicon
30/07/2013, 07:07
A Toyota à gasolina, foi quase esta a média.
Só estou esperando a planilha para confirmar.
Quanto à diesel, nunca consegui esta marca, nem andando a 100 Km/h.
Como fazíamos deslocamentos muito longos num só dia, era necessário acelerar muito, andando entre 110 e 130 Km/h.
Média final da minha foi de 9,2 Km/l.
Para se ter idéia, o Troller nem chegou aos 9 Km´s/l, apesar de ser mais leve, além de ter motor mais moderno e eficiente.
Preço médio do litro de diesel no Brasil, Argentina e Chile, já convertido para reais, ficou em R$ 2,38.
Custo do Km rodado: R$ 0,258.
Não trocamos óleo.
Nesse percurso todo baixou uns 300 ml´s o nível.
Será feita aqui a troca.:concordo:
Saíram os números da SW4 6 cilindros, câmbio automático.
Utilizou-se muito o piloto automático.


Odometro INICIAL
134,290.00
Total litros consumidos
912.82






Km Total
7246



Média geral: 7,93 Km´s/l


Cotações






Dolar/Peso Ar
8.10

Valor que conseguimos cambiar na Argentina, sempre.


Dolar/Peso Ch
539.00

Valor que consegui nos saques da conta, no Chile (média em 4 saques)


Dolar/Real
2.30

Valor do dólar paralelo no Brasil.











Custo Total em Dólares
$1,043.21




Custo total em reais
$2,399.39




R$/Km rodado
$0.33





US$/Km rodado
$0.14



Comparando-se com a diesel vê-se que o custo do Km rodado da gasolina foi 30% mais caro.
Este o número final.
Bom debate!:concordo:

luisrief
30/07/2013, 07:22
R-mendes,
Concordo plenamente, inclusive vendi a ranger que tinha 2.8 tgv 02 cd, para comprar essa sw4 97 3.4 v6 auto.
A ranger tinha uma manutencao muito cara ja partindo dos valores das pecas, mecanico entao como carro diesel esta na moda mesmo para quem so anda na cidade os mecanicos aplicam nos servicos precos bem mais altos que as medias dos carros gasolina do mesmo porte.
Fora tudo isso a ranger ate que andava bem, parecia um carro 1.6 novo, porem so de ligar o 3.4 e ouvir o 6 caneco gritando ja tem uma diferenca gritante, quando acelera entao...
mais claro que tem o outro lado: ano passado com a ranger eu fui de sp a floripa e um dos tanques eu rodei 900km.
A sw4 esta rodando com alccol e gasolina e faz 480km por tanque. muito mais caro que diesel, mais vale cada centavo, principalmente na estada porque anda mais e cruise control, na cidade pq nao precisa trocar marchas, na trilha pelo conversor de torque, no calor por causa do teto solar enfim para mim a melhor opcao.
vendi a ranger por 35 e comprei a sw4 por 25 ....sera que foi downgrade.
Ate mais.

Marcos_sc
30/07/2013, 08:46
Saíram os números da SW4 6 cilindros, câmbio automático.
Utilizou-se muito o piloto automático.


Odometro INICIAL
134,290.00
Total litros consumidos
912.82






Km Total
7246



Média geral: 7,93 Km´s/l


Cotações






Dolar/Peso Ar
8.10

Valor que conseguimos cambiar na Argentina, sempre.


Dolar/Peso Ch
539.00

Valor que consegui nos saques da conta, no Chile (média em 4 saques)


Dolar/Real
2.30

Valor do dólar paralelo no Brasil.











Custo Total em Dólares
$1,043.21




Custo total em reais
$2,399.39




R$/Km rodado
$0.33





US$/Km rodado
$0.14



Comparando-se com a diesel vê-se que o custo do Km rodado da gasolina foi 30% mais caro.
Este o número final.
Bom debate!:concordo:
Piloto automático ligado em 90% da viagem.
Velocidade constante em torno de 118km/h em 70% da estrada e 130 km/h no restante, durante a volta.
95% dos 7246km rodados na estrada nestes regimes e condições.

luisrief
30/07/2013, 08:54
Marcos bom dia,
Muito legal ver os numeros!
Poderia me dizer se teve algum problema de autonomia?? entraram no deserto??
Obrigado.

Marcos_sc
30/07/2013, 08:59
Marcos bom dia,
Muito legal ver os numeros!
Poderia me dizer se teve algum problema de autonomia?? entraram no deserto??
Obrigado.
Adotamos a seguinte regra, claro que valia mais para mim do que para os diesel:meio tanque é reserva.
Assim, viajamos tranquilo e sem problemas.
Entrar no deserto não, se vc considerar que a Argentina é algo diferente disso. Somente estrada pavimentada. O que diminuiu muito a média geral da V6 foi o uso do 4x4 nas idas e vindas as montanhas chilenas, com neve e a viagem de volta, com trechos de até 5 horas constantes a 130 km/h.

luisrief
30/07/2013, 09:02
Obrigado pelas informacoes e parabens pela viagem e vtr.

R-Mendes
30/07/2013, 09:15
R-mendes,
Concordo plenamente, inclusive vendi a ranger que tinha 2.8 tgv 02 cd, para comprar essa sw4 97 3.4 v6 auto.
A ranger tinha uma manutencao muito cara ja partindo dos valores das pecas, mecanico entao como carro diesel esta na moda mesmo para quem so anda na cidade os mecanicos aplicam nos servicos precos bem mais altos que as medias dos carros gasolina do mesmo porte.
Fora tudo isso a ranger ate que andava bem, parecia um carro 1.6 novo, porem so de ligar o 3.4 e ouvir o 6 caneco gritando ja tem uma diferenca gritante, quando acelera entao...
mais claro que tem o outro lado: ano passado com a ranger eu fui de sp a floripa e um dos tanques eu rodei 900km.
A sw4 esta rodando com alccol e gasolina e faz 480km por tanque. muito mais caro que diesel, mais vale cada centavo, principalmente na estada porque anda mais e cruise control, na cidade pq nao precisa trocar marchas, na trilha pelo conversor de torque, no calor por causa do teto solar enfim para mim a melhor opcao.
vendi a ranger por 35 e comprei a sw4 por 25 ....sera que foi downgrade.
Ate mais.


Luis, é claro que manutenção a diesel é bem mais cara que o equivalente a gasolina. Eu bem sei... Gastei R$ 2.600,00 tendo que fazer a bomba injetora 2x (com troca de bicos) de um Engesa que tive, tudo culpa de diesel batizado. E isso em um intervalo menor que 1 ano. Fora as vezes que me deixava na mão, com entrada de ar. Meu pai já gastou R$ 7.000,00 com um motor de uma Band. Cara, pra mim é muita grana... Fora que motor a diesel você tem que ser meio mecânico, tem que ficar conferindo óleo e água de radiador toda semana, andar verificando a temperatura, tem o esquema de dar partida e esperar uns minutos até a turbina atingir temperatura de operação... E por aí vai.

A minha, 4cc, faz 580 km na cidade e 700 km na estrada (claro, comigo andando sozinho e com o pé leve). Se chutar, faz menos, com certeza. Pra um carro desse porte, com 150cv, 4x4, com o preço da gasolina a R$ 2,80 e o diesel a R$ 2,30, R$ 2,40... Não vejo vantagem em carro a diesel. Fora os meliantes, que pelo menos aqui em Goiânia adoram carros assim.

Supercharger
30/07/2013, 22:33
Piloto automático ligado em 90% da viagem.

Marcos,
não sei se na sua é assim, mas em uma SW4 V6 que tive, o piloto automático trabalhava com o giro um pouco mais alto que se eu buscasse a mesma velocidade "no pé". Porém, nunca usei o piloto para segurar a 130Km/h como está relatando. A impressão que tinha é que com o piloto, o câmbio não travava o lock-up do conversor de torque.

Por outro lado, andando deste jeito e conseguiu média perto dos 8Km/l, foi bom demais. A minha andando na maciota dava uns 8,5 no máximo.

Saudações,
Gustavo.

Marcos_sc
02/08/2013, 06:53
Marcos,
não sei se na sua é assim, mas em uma SW4 V6 que tive, o piloto automático trabalhava com o giro um pouco mais alto que se eu buscasse a mesma velocidade "no pé". Porém, nunca usei o piloto para segurar a 130Km/h como está relatando. A impressão que tinha é que com o piloto, o câmbio não travava o lock-up do conversor de torque.

Por outro lado, andando deste jeito e conseguiu média perto dos 8Km/l, foi bom demais. A minha andando na maciota dava uns 8,5 no máximo.

Saudações,
Gustavo.

Gustavo, pra mim a rotação é a mesma, na mesma velocidade. O que muda é o tempo no mesmo percentual de TPS. Para manter os 130 são 2,5K RPM o tempo todo. No pé usaria um alivio de giro mesmo que momentâneo diversas vezes, o que gera uma economia sim. Esta economia é difícil de mensurar, mas acredito que seja de uns 20 %.
Como meu nervo ciático, juntamente com as articulações, me convenceram antes mesmo da viagem, não quis discutir com eles!...

Glaicon
02/08/2013, 07:14
Gustavo, pra mim a rotação é a mesma, na mesma velocidade. O que muda é o tempo no mesmo percentual de TPS. Para manter os 130 são 2,5K RPM o tempo todo. No pé usaria um alivio de giro mesmo que momentâneo diversas vezes, o que gera uma economia sim. Esta economia é difícil de mensurar, mas acredito que seja de uns 20 %.
Como meu nervo ciático, juntamente com as articulações, me convenceram antes mesmo da viagem, não quis discutir com eles!...
Além disso, ela fez algumas travessuras lá no Aconcágua, justificando um pouco do consumo.
Ai, ai, esses pneuzinhos AT.:roll:

Newton Guerra
02/08/2013, 12:21
Além disso, ela fez algumas travessuras lá no Aconcágua, justificando um pouco do consumo.
Ai, ai, esses pneuzinhos AT.:roll:

Não são os pneuzinhos A/T não, é o motorista :mrgreen:. Eu tive a sorte de encontrar uns hermanos jipeiros e fazer a trilha junto com eles. Disseram que os A/T são melhores para a neve que os Mud. O detalhe é que baixamos a pressão dos pneus para 10 libras :shock: e andamos o tempo todo em primeira reduzida com rotação bem baixa, procurando manter 1000 ou 1500 giros. Com câmbio auto foi moleza. O carro "flutua" na neve. Quando descíamos do carro afundávamos até o joelho. O duro é que depois de um dia inteiro andando assim o consumo foi de 5,5 km/l, hehehe.

Para não desvirtuar muito o tópico, acho que realmente é uma questão de gosto. A Prado é o meu primeiro diesel. Estou gostando muito, mas não sou fanático. Gosto de acelerar carros à gasolina. Com o diesel gasto menos em combustível e espero que o motor dure bastante. O torque em baixas rotações é absurdo, muito bom para trilhas ou estradas ruins.

R-Mendes, acho que você está exagerando um pouco sobre os motores diesel. Pelo menos no 1KZT-E da Prado a manutenção está bem tranquila por enquanto. São 115.000 km só com troca de óleo e filtros. A água do radiador só foi trocada na revisão dos 80.000 km, nunca precisei completar. A checagem dos níveis de óleo e fluídos é feita como num carro à gasolina.
De manhã o manual indica para esquentar por 30 segundos. Na estrada sim é mais chato: até 100 km/h deve-se tomar o cuidado de mantê-la ligada por 1 minuto e a mais de 100 km/h por 2 minutos. Depois de um tempo isso já é automático, não incomoda. Já na cidade pode-se desligar sem problema.

Quanto às partidas, ela liga tranquilamente no primeiro toque. Em julho liguei com -6 graus, depois de dormir ao relento numa noite de -12. Pegou na primeira como se estivesse na praia.

Acho que o que vale mesmo para um carro é a manutenção preventiva. Se comprar um carro que não foi bem cuidado não importa a motorização, é dor de cabeça na certa.

Abraços

dorderf
02/08/2013, 18:45
Não são os pneuzinhos A/T não, é o motorista :mrgreen:. Eu tive a sorte de encontrar uns hermanos jipeiros e fazer a trilha junto com eles. Disseram que os A/T são melhores para a neve que os Mud. O detalhe é que baixamos a pressão dos pneus para 10 libras :shock: e andamos o tempo todo em primeira reduzida com rotação bem baixa, procurando manter 1000 ou 1500 giros. Com câmbio auto foi moleza. O carro "flutua" na neve. Quando descíamos do carro afundávamos até o joelho. O duro é que depois de um dia inteiro andando assim o consumo foi de 5,5 km/l, hehehe.

Para não desvirtuar muito o tópico, acho que realmente é uma questão de gosto. A Prado é o meu primeiro diesel. Estou gostando muito, mas não sou fanático. Gosto de acelerar carros à gasolina. Com o diesel gasto menos em combustível e espero que o motor dure bastante. O torque em baixas rotações é absurdo, muito bom para trilhas ou estradas ruins.

R-Mendes, acho que você está exagerando um pouco sobre os motores diesel. Pelo menos no 1KZT-E da Prado a manutenção está bem tranquila por enquanto. São 115.000 km só com troca de óleo e filtros. A água do radiador só foi trocada na revisão dos 80.000 km, nunca precisei completar. A checagem dos níveis de óleo e fluídos é feita como num carro à gasolina.
De manhã o manual indica para esquentar por 30 segundos. Na estrada sim é mais chato: até 100 km/h deve-se tomar o cuidado de mantê-la ligada por 1 minuto e a mais de 100 km/h por 2 minutos. Depois de um tempo isso já é automático, não incomoda. Já na cidade pode-se desligar sem problema.

Quanto às partidas, ela liga tranquilamente no primeiro toque. Em julho liguei com -6 graus, depois de dormir ao relento numa noite de -12. Pegou na primeira como se estivesse na praia.

Acho que o que vale mesmo para um carro é a manutenção preventiva. Se comprar um carro que não foi bem cuidado não importa a motorização, é dor de cabeça na certa.

Abraços


Newton disse tudo! Pode fechar o tópico! hehe

sandro_ventania
02/08/2013, 19:37
Pô...disse mesmo!!!

Marcos_sc
02/08/2013, 21:15
Além disso, ela fez algumas travessuras lá no Aconcágua, justificando um pouco do consumo.
Ai, ai, esses pneuzinhos AT.:roll:

Saiu da neve sozinha. ...:euforico:

bilueduardo
11/10/2013, 11:50
Estou enfrentando esse dilema agora! Estou me desfazendo do Troller 2005 para jogar boa parte da grana num apartamento que comprei, a principio estava prestes a comprar um Polo 2003 sedan da minha falecida tia através de inventário por R$9.000,00 (carro extra com somente 40mil rodados), porém o carro foi para outro herdeiro e estou sem noção do que fazer.

É muito triste sair do trecho de 4x4! Na busca de um carro para comprar acabei analisando alguns 4x4, começando por vitara 97, mas nos dias de hoje é muito dificil achar um inteiro no preço acessível (por volta de R$15.000,00). Entao na loucura de permanecer no trecho 4x4, comecei a olhar por uma antiga paixão minha, o SW4! Antes de comprar meu troller em 2009 olhei muitas Sw4, porém optei pelo troller.

Vamos supor que eu tenha R$25000,00. O que fazer? Diesel aqui custa 2,20 e gasolina 2,87. Essa SW4 será muito usada, pois ando 60km por dia e também irei usa-la nos finais de semana pra fazer trilhas (nada exagerado, so de leve mesmo). A dúvida está enorme, até pq existem os seguintes carros que olhei:

Comprar Carro Usado - Toyota - Hilux SW4 4X4 8V TURBO MANUAL - Meu Carango - 707207 (http://www.meucarango.com.br/carro.asp?marca=Toyota&modelo=Hilux+SW4+4X4+8V+TURBO+MANUAL&cp=&pg=vercarro.asp&codigo=707207)

Comprar Carro Usado - Toyota - Hilux SW4 4x4 - Meu Carango - 608686 (http://www.meucarango.com.br/carro.asp?marca=Toyota&modelo=Hilux+SW4+4x4+&cp=&pg=vercarro.asp&codigo=608686)

e essa em recife: Comprar Carro Usado - Toyota - Hilux SW4 4X4 V6 12V AUTOMÁTICO - Meu Carango - 701381 (http://www.meucarango.com.br/carro.asp?marca=Toyota&modelo=Hilux+SW4+4X4+V6+12V+AUTOM%C1TICO&cp=&pg=vercarro.asp&codigo=701381)

Alguém de Natal por aqui possa me ajudar? A dúvida está enorme! Questão de manutenção, a gasolina é quanto mais cara em relação ao diesel?

R-Mendes
11/10/2013, 17:27
Estou enfrentando esse dilema agora! Estou me desfazendo do Troller 2005 para jogar boa parte da grana num apartamento que comprei, a principio estava prestes a comprar um Polo 2003 sedan da minha falecida tia através de inventário por R$9.000,00 (carro extra com somente 40mil rodados), porém o carro foi para outro herdeiro e estou sem noção do que fazer.

É muito triste sair do trecho de 4x4! Na busca de um carro para comprar acabei analisando alguns 4x4, começando por vitara 97, mas nos dias de hoje é muito dificil achar um inteiro no preço acessível (por volta de R$15.000,00). Entao na loucura de permanecer no trecho 4x4, comecei a olhar por uma antiga paixão minha, o SW4! Antes de comprar meu troller em 2009 olhei muitas Sw4, porém optei pelo troller.

Vamos supor que eu tenha R$25000,00. O que fazer? Diesel aqui custa 2,20 e gasolina 2,87. Essa SW4 será muito usada, pois ando 60km por dia e também irei usa-la nos finais de semana pra fazer trilhas (nada exagerado, so de leve mesmo). A dúvida está enorme, até pq existem os seguintes carros que olhei:

Comprar Carro Usado - Toyota - Hilux SW4 4X4 8V TURBO MANUAL - Meu Carango - 707207 (http://www.meucarango.com.br/carro.asp?marca=Toyota&modelo=Hilux+SW4+4X4+8V+TURBO+MANUAL&cp=&pg=vercarro.asp&codigo=707207)

Comprar Carro Usado - Toyota - Hilux SW4 4x4 - Meu Carango - 608686 (http://www.meucarango.com.br/carro.asp?marca=Toyota&modelo=Hilux+SW4+4x4+&cp=&pg=vercarro.asp&codigo=608686)

e essa em recife: Comprar Carro Usado - Toyota - Hilux SW4 4X4 V6 12V AUTOMÁTICO - Meu Carango - 701381 (http://www.meucarango.com.br/carro.asp?marca=Toyota&modelo=Hilux+SW4+4X4+V6+12V+AUTOM%C1TICO&cp=&pg=vercarro.asp&codigo=701381)

Alguém de Natal por aqui possa me ajudar? A dúvida está enorme! Questão de manutenção, a gasolina é quanto mais cara em relação ao diesel?


Amigo, ligue em alguma oficina que trabalhe com motor a diesel e veja quanto é para fazer o serviço de bomba e trocad e bico de um motor 3.0 TD da Toyota. Se o valor não te assustar, talvez compense uma a diesel. Mas essa que está com preço de motor a gasolina... Sei não...

sandro_ventania
12/10/2013, 18:34
Eduardo...essa questão de gasolina ou diesel é muito complexo e vai mas do gosto do que de outra coisa.
Eu poderia enumerar vários pontos que me fizeram ser a favor do diesel...mas pra resumir...
Eu dou 40 mil em uma a diesel mais não dou 20 mil em uma a gasolina.

Tio Eddie
12/10/2013, 19:22
Saíram os números da SW4 6 cilindros, câmbio automático.
Utilizou-se muito o piloto automático.
Bom debate!:concordo:

Glaicon,

Você saberia me dizer as medidas de pneus que cada uma das toy utilizava e se foi corrigido o odômetro no caso de pneus maiores?

Não quero polemizar a discussão, apenas ter mais dados para a minha própria decisão.

[]s

Glaicon
13/10/2013, 08:08
Glaicon,

Você saberia me dizer as medidas de pneus que cada uma das toy utilizava e se foi corrigido o odômetro no caso de pneus maiores?

Não quero polemizar a discussão, apenas ter mais dados para a minha própria decisão.

[]s
A minha SW4 rodou 3.000 Km´s com pneus 275X75X15 100% on road.
Em Mendoza troquei por pneus FATE 31X10,5X15 100% off road, rodando mais 4.200 Km´s, até o final da viagem.
A SW4 à gasolina rodou com pneus 275X70X16 AT.
Não fizemos correções de hodômetro.
Não notei alteração de consumo com a troca dos pneus.
Quanto ao preço do bico injetor, se precisar trocar, nos motores 3.0 1-KZT, custa R$ 190,00, cada, na oficina Bosch.
Minha viatura está com 255.000 Km´s rodados.
Destes, 15.000 Km´s foram comigo.
Não sei se os bicos já foram trocados.:concordo:

Marcos_sc
15/11/2013, 23:55
A minha SW4 rodou 3.000 Km´s com pneus 275X75X15 100% on road.
Em Mendoza troquei por pneus FATE 31X10,5X15 100% off road, rodando mais 4.200 Km´s, até o final da viagem.
A SW4 à gasolina rodou com pneus 275X70X16 AT.
Não fizemos correções de hodômetro.
Não notei alteração de consumo com a troca dos pneus.
Quanto ao preço do bico injetor, se precisar trocar, nos motores 3.0 1-KZT, custa R$ 190,00, cada, na oficina Bosch.
Minha viatura está com 255.000 Km´s rodados.
Destes, 15.000 Km´s foram comigo.
Não sei se os bicos já foram trocados.:concordo:

Vou corrigir.. Pneus 265/75R16 na sw4 6cc a gasolina.

Glaicon
17/11/2013, 06:00
A minha SW4 rodou 3.000 Km´s com pneus 275X75X15 100% on road.
Em Mendoza troquei por pneus FATE 31X10,5X15 100% off road, rodando mais 4.200 Km´s, até o final da viagem.
A SW4 à gasolina rodou com pneus 275X70X16 AT.
Não fizemos correções de hodômetro.
Não notei alteração de consumo com a troca dos pneus.
Quanto ao preço do bico injetor, se precisar trocar, nos motores 3.0 1-KZT, custa R$ 190,00, cada, na oficina Bosch.
Minha viatura está com 255.000 Km´s rodados.
Destes, 15.000 Km´s foram comigo.
Não sei se os bicos já foram trocados.:concordo:
Bah, eu errei a medida do meu pneu também!:parede:
Corrigindo, senhores, eu usava antes pneus 255X75X15, 100% on road.
Desculpem pela falha.:concordo:

Glaicon
01/05/2014, 09:27
Senhores, fiquei feliz esta semana.
Na terça-feira precisei fazer um bate-volta até a cidade de Fraiburgo, no planalto serrano.
Abasteci a viatura com S500 no posto Shell, na entrada de Santo Amaro da Imperatriz.
Sozinho, temperatura externa amena, não precisando usar ar condicionado.
Partindo de volta percebi que o ponteiro do tanque estava no meio.
Pensei: "vou economizar." Rodei entre 80 e 90 Km/h.
Dito e feito. Foram 719,5 Km´s rodados, conseguindo chegar no mesmo posto.
Tanque na reserva da reserva. Coube 61,10 litros, enquanto a capacidade no manual fala em 60.
Enchi até nivelar logo abaixo do bocal.
Média de 11,77 Km/l! Nunca tinha feito esta média.
Diesel a R$ 2,455 o litro.
Custo final do Km rodado: R$ 0,208.
Pensem num homem feliz!:mrgreen:
Outra dúvida que tirei: com a troca dos pneus para medida 31X10,5X15 o hodômetro marca 6,8% à menos que o GPS.
700 Km´s marcados no hodômetro, 747,6 no GPS, até chegar em casa.
Fiz essa aferição cada vez que o hodômetro rodava 100 Km´s.
100% satisfeito.:concordo:

Clandio
01/05/2014, 09:53
Glaicon.

Excelente consumo. A sua é motor 1KZT ou 1KZT-E?

A minha é uma SRV, 1KZT-E e nunca fez uma média dessas, nem perto disso.

No manual diz que o tanque tem capacidade para 65 litros.

guilhermeabreu
01/05/2014, 15:43
GRANDE GLAICON

Esta média de consumo foi a real , ou seja com a km do GPS ou a KM do odômetro do carro ????

Se foi real REALMENTE um EXCELENTE CONSUMO , na minha ex 2002 1KZT-E com tanque de 65 litros , o máximo que consegui foi 9,7km/h andando a 100km/h por 450km de estrada .

ABRAÇÃO feliz com seu consumo .

Glaicon
02/05/2014, 07:45
GRANDE GLAICON

Esta média de consumo foi a real , ou seja com a km do GPS ou a KM do odômetro do carro ????

Se foi real REALMENTE um EXCELENTE CONSUMO , na minha ex 2002 1KZT-E com tanque de 65 litros , o máximo que consegui foi 9,7km/h andando a 100km/h por 450km de estrada .

ABRAÇÃO feliz com seu consumo .
Mordo minha língua!
Diante da sua pergunta e do Clandio fui olhar no manual, pois achei que seriam 60 litros o tanque.
São 70!
Tirei até foto para não deixar dúvidas. Viatura ano 98.
Eu vi o diesel parado no bocal. Agora já começo a duvidar que tenha realmente enchido o tanque.
Sei lá, uma bolha de ar no tanque ou espuma.
Nunca o abastecimento passou de 60 litros, mesmo com a luz reserva acessa há uma boa distância, e o ponteiro abaixo da marca branca.
Bom, foi a maior distância percorrida com um só tanque. Isso é fato.
Sim, Guilherme. Distância aferida no GPS Garmin.
Eu já tinha feito o teste com o GPS do celular (Nokia), mas como foi numa distância de apenas 50 Km´s, o Nokia indicou uma diferença de 7% à mais.
Agora, com esta viagem bem mais longa, o resultado está mais afinado: 6,8% à mais.
Quanto ao motor, sim, é 1-KZT.:concordo:

Cavendra
02/05/2014, 07:57
vou expor meu ponto de vista pois optei a uma semana por uma v6 automatica ano 2001

foi o conjutno da obra.
o valor de nercado da v6 chegou num ponto que nao desvaloriza mais, assim sua compra não trara grandes diferenças no futuro.

segundo ela da seguro , sim seguro ficou em 2,3k com tudo que tem direito pela tokio marine

a diferença de consumo é relativamente grande, mas a pergunta é quanto vc vai rodar? se for para ir para o mato ou usar na estradinha de terra no fim de semana , a diesel nao vale a pena.

a diesel da menos manutençao, mas cada vez que dá ufa, é uma pauladinha. tive s10 2.8 , e me lembro bem da diferença na revisao para a 2.4 toda vez que ia na concessionaria


cambio automatico na trilha? quando usar nunca mais vai querer ouvir do mecanico. é simplesmente fantastico, é só rearar que os jipes mais preparados para trilha adotam o cambio automatico.

duvidas estou apreendendo e vamos tocando.

FelipeHilux
02/05/2014, 12:22
vou expor meu ponto de vista pois optei a uma semana por uma v6 automatica ano 2001

foi o conjutno da obra.
o valor de nercado da v6 chegou num ponto que nao desvaloriza mais, assim sua compra não trara grandes diferenças no futuro.

segundo ela da seguro , sim seguro ficou em 2,3k com tudo que tem direito pela tokio marine

a diferença de consumo é relativamente grande, mas a pergunta é quanto vc vai rodar? se for para ir para o mato ou usar na estradinha de terra no fim de semana , a diesel nao vale a pena.

a diesel da menos manutençao, mas cada vez que dá ufa, é uma pauladinha. tive s10 2.8 , e me lembro bem da diferença na revisao para a 2.4 toda vez que ia na concessionaria


cambio automatico na trilha? quando usar nunca mais vai querer ouvir do mecanico. é simplesmente fantastico, é só rearar que os jipes mais preparados para trilha adotam o cambio automatico.

duvidas estou apreendendo e vamos tocando.

Parabens pela compra Cavendra, cuide bem da SW4 que tera carro pra vida toda.

Passo 1 fds por mes ai perto de vc, (Avaré), qdo tiver alguma trilhinha leve, avise aqui ! ! !!

Abraco,

Felipe

sandro_ventania
02/05/2014, 13:37
GRANDE GLAICON

Esta média de consumo foi a real , ou seja com a km do GPS ou a KM do odômetro do carro ????

Se foi real REALMENTE um EXCELENTE CONSUMO , na minha ex 2002 1KZT-E com tanque de 65 litros , o máximo que consegui foi 9,7km/h andando a 100km/h por 450km de estrada .

ABRAÇÃO feliz com seu consumo .

Guilherme...já andou de moto? A diferença do arrasto aerodinâmico a 80km/h e a 100km/h é gritante...faça essa mesma viagem a 80km/h que provavelmente voce fará uns 11km/l.
Ahhh e voce tem o pé pesado...tira uns 3kg desse pé nas saidas, retomadas e mudança de marchas (se for manual) que vc verá a diferença.

sandro_ventania
02/05/2014, 13:47
Senhores, fiquei feliz esta semana.
Na terça-feira precisei fazer um bate-volta até a cidade de Fraiburgo, no planalto serrano.
Abasteci a viatura com S500 no posto Shell, na entrada de Santo Amaro da Imperatriz.
Sozinho, temperatura externa amena, não precisando usar ar condicionado.
Partindo de volta percebi que o ponteiro do tanque estava no meio.
Pensei: "vou economizar." Rodei entre 80 e 90 Km/h.
Dito e feito. Foram 719,5 Km´s rodados, conseguindo chegar no mesmo posto.
Tanque na reserva da reserva. Coube 61,10 litros, enquanto a capacidade no manual fala em 60.
Enchi até nivelar logo abaixo do bocal.
Média de 11,77 Km/l! Nunca tinha feito esta média.
Diesel a R$ 2,455 o litro.
Custo final do Km rodado: R$ 0,208.
Pensem num homem feliz!:mrgreen:
Outra dúvida que tirei: com a troca dos pneus para medida 31X10,5X15 o hodômetro marca 6,8% à menos que o GPS.
700 Km´s marcados no hodômetro, 747,6 no GPS, até chegar em casa.
Fiz essa aferição cada vez que o hodômetro rodava 100 Km´s.
100% satisfeito.:concordo:

Glaicon, eu já cheguei a fazer 12km/l !! Eu faço planilha desde que comprei o carro e fazendo uma média cidade/estrada fica acima de 10,5km/l.
Pra mim é uma maravilha...ando com o conforto que um carro grande de 2ton pode dar, com o mesmo custo que se andasse em um uno 1.0 na estrada.

Cavendra
02/05/2014, 18:57
Parabens pela compra Cavendra, cuide bem da SW4 que tera carro pra vida toda.

Passo 1 fds por mes ai perto de vc, (Avaré), qdo tiver alguma trilhinha leve, avise aqui ! ! !!

Abraco,

Felipe

entao avisando, nesse fim de semana, domingo as 8:00h vai ter a trilha do café em pardinho, é simplesmente maravilhoso, abriram a trilha ontem. e nao é das piores segundo quem foi. (apesar q aqui trilha light é hard) . incriçao 50,00 e da direito a um espeto no almoço do churrascão de confraternizaçao. só nao vou pois eu tenho um aniversario que nao posso faltar.
abração. ah vai ter o haka race di 18 desse mes, entra no site hakarace.com.br é bacana e essa eu vou!!!

Glaicon
03/05/2014, 07:57
Glaicon, eu já cheguei a fazer 12km/l !! Eu faço planilha desde que comprei o carro e fazendo uma média cidade/estrada fica acima de 10,5km/l.
Pra mim é uma maravilha...ando com o conforto que um carro grande de 2ton pode dar, com o mesmo custo que se andasse em um uno 1.0 na estrada.
Realmente é uma excelente média a da sua viatura.
Eu até posso ter errado no resultado da minha, mas nunca tinha rodado mais de 700 Km´s com um só tanque.
Isto é certo.
Em julho iremos a Mar Del Plata e Bariloche.
Dará uns 7.000 Km´s em 15 dias.
Aí ficará difícil rodar a 90 Km/h, pois a Argentina tem rodovias federais triplicadas, cujas placas de velocidade máxima são de 130 Km/h.
Só retas!:concordo:

Glaicon
11/07/2014, 09:52
Senhores, estou em Bariloche, com metade da viagem percorrida (3.500 Km´s).
Estou planilhando os abastecimentos para fazer a média final quando acabar a viagem.
Mas o que podemos afirmar entre a minha SW4 98 diesel, e a SW4 97, seis cilindros, gasolina, automática, do Marcos, é que a cada abastecida, que se dá sempre entre 250 a 300 Km´s percorridos, é que a gasolina fica entre R$ 30,00 e R$ 35,00 mais cara.
Tudo com a mesma média de velocidade, distância percorrida, tipo de estrada, e ainda considerando a conversão dos pesos para reais.
Acho até pequena a diferença, pois o Marcos roda direto com o piloto automático ativado, que sempre faz gastar mais.
Se ele rodasse na aceleração direta no pé, sem forçar a retomadas para a velocidade cruzeiro, certamente seria um pouco mais econômica.:concordo:

PARRUDO
14/07/2014, 13:02
To pensando em vender minha amarok highline 10/11 e comprar uma sw4 flex nova, não preciso tanto de carroceira, preocupo mais agora e com conforto e espaço para as bagagens pois minha filha nasce agora no final de agosto. Será que compensa a troca? E a nova hilux/sw4 sem previsão de chegada né?

Rubens Linhalis
14/07/2014, 14:21
..não preciso tanto de carroceira, preocupo mais agora e com conforto e espaço para as bagagens pois minha filha nasce agora no final de agosto...


Parrudo,

Vai na Sw4, terá muito conforto, espaço e ainda carrega o que precisar na mala sem problema de suja e etc..

Se nao tem necessidade de 4x4 e nao quer correr.. vai de sw4 2.7 16v..

feitosac
14/07/2014, 15:31
Senhores, estou em Bariloche, com metade da viagem percorrida (3.500 Km´s).
Estou planilhando os abastecimentos para fazer a média final quando acabar a viagem.
Mas o que podemos afirmar entre a minha SW4 98 diesel, e a SW4 97, seis cilindros, gasolina, automática, do Marcos, é que a cada abastecida, que se dá sempre entre 250 a 300 Km´s percorridos, é que a gasolina fica entre R$ 30,00 e R$ 35,00 mais cara.
Tudo com a mesma média de velocidade, distância percorrida, tipo de estrada, e ainda considerando a conversão dos pesos para reais.
Acho até pequena a diferença, pois o Marcos roda direto com o piloto automático ativado, que sempre faz gastar mais.
Se ele rodasse na aceleração direta no pé, sem forçar a retomadas para a velocidade cruzeiro, certamente seria um pouco mais econômica.:concordo:

Glaicon,
Bacana a comparação realizada.
Boa viagem para voces.
Abs.

Glaicon
15/07/2014, 08:23
Glaicon,
Bacana a comparação realizada.
Boa viagem para voces.
Abs.
A diferença maior veio agora, depois de rodar pela cidade e subir as montanhas para ver neve.
A minha ficou nos 9 Km/l, enquanto a do Marcos ficou em 6 Km/l.
Realmente, diferença grande de consumo só se a pessoa rodar na cidade.
Fora isto pode viajar de gasolina, sem passar sustos na bomba de combustível.:concordo:

MARISA ELIDA
21/09/2015, 10:57
Tenho uma XTERRA quero trocar por uma Toyota, estou pensando em comprar uma Land Cruiser 2005, mas surgiu a duvida entre a SW4, mas surgiu a duvida qual seria melhor? Alguem sabe qual mais econcomica?

Miltinho
21/09/2015, 19:23
Melhor é a LCP... Sem comparação!
Mais economica é a SW4.
Abç.
Tenho uma XTERRA quero trocar por uma Toyota, estou pensando em comprar uma Land Cruiser 2005, mas surgiu a duvida entre a SW4, mas surgiu a duvida qual seria melhor? Alguem sabe qual mais econcomica?

HILANDER
30/09/2015, 16:29
Olá Portela!

Se possui ainda sua 22RE, ai vai meu wats para lhe adicionar no grupo "22RE".
(51) 9342-5003

Abraço!

HILANDER
30/09/2015, 16:33
Tenho uma 4 cil 8V gasolina 2.4, recomendo. Nos EUA esse motor o 22RE é como se fosse o nosso AP, pau pra toda obra!!

Informo que são 116 CV, equivalente ou superior a 2.8/3.0 diesel.

digaum.fbg
30/09/2015, 21:47
Alguém sabe algo sobre o motor 3.0 L 3VZ-E (https://en.wikipedia.org/wiki/Toyota_VZ_engine#3VZ-E) V6?

(https://en.wikipedia.org/wiki/V6_engine)

Glaicon
11/10/2015, 07:39
Ontem viajei com a família de Florianópolis a Maringá.
De propósito saí da cidade com o tanque na reserva, para abastecer diesel novo em posto de rodovia.
Coube 63 litros.
Como sabia da presença de radares móveis por conta do feriado, andei entre 90 e 100 Km/h (velocidade real).
Quase todo o trecho duplicado, sem precisar forçar ultrapassagens.
Resumo da ópera: 684 Km's rodados, uma única parada para lanche, chegando no destino com o ponteiro na reserva da reserva.
Minha viatura começa a acender levemente a luz de reserva bem cedo, variando a intensidade conforme se faz curva à esquerda ou direita.
Meu filho estava no banco da frente e ficava nervoso vendo o ponteiro lá embaixo.
Achava que não chegaríamos sem reabastecer o caminho.
Mas chegamos.
Reabastecido depois de largada a bagagem e passageiros no destino.
Coube 64 litros.
Média de 10,57 Km/, e custo de R$ 0,257 o Km rodado.
Pensem num homem feliz.:mrgreen:

calhiandro
11/10/2015, 08:44
Ontem viajei com a família de Florianópolis a Maringá.
De propósito saí da cidade com o tanque na reserva, para abastecer diesel novo em posto de rodovia.
Coube 63 litros.
Como sabia da presença de radares móveis por conta do feriado, andei entre 90 e 100 Km/h (velocidade real).
Quase todo o trecho duplicado, sem precisar forçar ultrapassagens.
Resumo da ópera: 684 Km's rodados, uma única parada para lanche, chegando no destino com o ponteiro na reserva da reserva.
Minha viatura começa a acender levemente a luz de reserva bem cedo, variando a intensidade conforme se faz curva à esquerda ou direita.
Meu filho estava no banco da frente e ficava nervoso vendo o ponteiro lá embaixo.
Achava que não chegaríamos sem reabastecer o caminho.
Mas chegamos.
Reabastecido depois de largada a bagagem e passageiros no destino.
Coube 64 litros.
Média de 10,57 Km/, e custo de R$ 0,257 o Km rodado.
Pensem num homem feliz.:mrgreen:
Muito bom consumo.

A minha faz isso andando a 110km/h. Se andar a essa velocidade acho que chega a quase 12 km/l. A minha é 1kzt-e.

Abraços

Marcos_sc
11/10/2015, 19:15
Vida longa as toyotas!

Espero provar, em breve, o que significa viajar com diesel no tanque.

Glaicon
12/10/2015, 07:49
Muito bom consumo.

A minha faz isso andando a 110km/h. Se andar a essa velocidade acho que chega a quase 12 km/l. A minha é 1kzt-e.

Abraços
Maravilha a sua média, Calhiandro.
Daqui há pouquinho iniciar operação volta pra casa.
Tocar no mesmo ritmo ou um pouquinho mais lento, considerando a chuvarada em toda região sul do Brasil.:concordo:

chbeckel
12/10/2015, 10:07
Sábado sai de Cachoeira do Sul para Atlântida no litoral do RS. Casal com 3 crianças e bagagens, rodados 369 km sendo em torno de 35 km na cidade. Reabastecimento com 30,762 litros, média de 11,995 Km/l. A velocidade média em torno de 100 km/h acompanhando o tráfego. A viatura foi a SW4 1999, a preferida. Abç a todos.

Glaicon
21/10/2015, 07:34
Bom, senhores, de volta da viagem no dia 12 de outubro, guardei a viatura, pois é o segundo carro de casa.
Como o tempo estava chuvoso de Maringá a Florianópolis, pensei, "hoje será a viagem mais calma do mundo".
E foi o que fiz.
Sem forçar qualquer ultrapassagem, mantive a velocidade entre 85 e 95 Km/h.
Entrada de ar externo aberta para desembaçar o parabrisas, sem necessidade de ligar o ar condicionado.
Esposa e filhos dormindo e, eu, ouvindo música.
Retorno super tranquilo.
Chegando em casa, viatura guardada sem acender a luz da reserva, já indicando melhora na média.
Dito e feito!
Rodei apenas 20 Km´s dentro da cidade e, ontem, fui até um posto da rodovia para reabastecer.
Diesel até o bocal, para não ter erro.
Resumindo: 747 Km´s rodados, 62,6 litros, média de 11,93 Km/l.
Custo de R$ 0,232 o Km rodado.
É incrível como a manutenção de velocidade constante, sem forçar, pôde melhorar tanto o consumo.
Bastou baixar a média de velocidade uns 10 Km/h, que deu uma bela melhorada.
Por isso, senhores, como o tópico é o comparativo entre diesel ou gasolina, para quem não vê necessidade em correr, considero o diesel bem vantajoso.:concordo:

chbeckel
21/10/2015, 08:40
Muito boa média Glaicon, bem parecida com a minha.

Glaicon
22/10/2015, 06:42
Muito boa média Glaicon, bem parecida com a minha.
Olhei meus históricos de consumo, e foi a melhor média que consegui.
É incrível como uma tocada consciente e tranquila gera economia.
Esposa elogiou a viagem, pois não passou qualquer incômodo de trânsito, como aceleradas para ultrapassagem em pista simples ou algo do gênero.
Enfim, refletiu positivamente em todos, não gerando cansaço.
Próximos compromissos terão saída antecipada sempre em meia hora, para compensar o tempo de viagem.:concordo:

sandro_ventania
22/10/2015, 23:47
O consumo está excelente!
Uma tocada calma e coinciente gera economia em todas partes.
Até no tempo a diferença é minima...se tiver transito a diferença é nenhuma!

Glaicon
23/10/2015, 07:32
Até no tempo a diferença é minima...se tiver transito a diferença é nenhuma!
Sabe onde eu mais percebia isto?
Nas cancelas de pedágio.
O fulano me ultrapassava Km´s antes e, chegando na cancela, era eu pegar uma cancela e ele outra, que estávamos juntos.
Eu sempre pego as cancelas com caminhões. Parecem mais compridas, mas andam mais rápido.:concordo:

zambon
25/10/2015, 11:47
Bom dia amigos. Recorri ao fórum aqui pois é muito difícil achar informações precisas. E nada melhor que proprietários para dar informações mais sinceras sobre um veículo. Meu pai está inclinado a comprar uma SW4 SR 2.7 At. Conseguiu um bônus de 10k.
De 135 por 125 e ganhou a multimídia que está custando que 5k.

Eu acho a sw4 muito top, e a diferença de preço em relação a diesel está em torno de 80k.

Porém me preocupa o consumo dela. Uns dizem 5, outros 8, outros até 10.

Portanto eu agradeceria muito se alguém proprietário de sw4 ou Hilux 2.7 me ajudasse com um veredito sobre consumo.

Outra opção seria meu pai pegar uma 2011 diesel porém é mais complicado e ele se sente mais seguro comprando uma zero. Mas eu fico com medo de ser uma compra que não seja satisfatória.

Muito obrigado desde já

Rarmbrock
25/10/2015, 11:55
Vai no diesel que sai muito mais barato....2011 é carro zero nos Toyota.... Só tem que ver a km e se teve manutenção nem batida seria....

Rarmbrock
25/10/2015, 12:48
Sem falar que ela é 4x4 nativa

Gugu7
14/05/2016, 22:13
Reativando: ... Pra quem roda menos de 18k/ano, a única desvantagem hoje na hilux flex é o torque. É só fazer as contas de gasto anual incluindo Seguro e Ipva.

Glaicon
15/05/2016, 08:26
Reativando: ... Pra quem roda menos de 18k/ano, a única desvantagem hoje na hilux flex é o torque. É só fazer as contas de gasto anual incluindo Seguro e Ipva.
Existem alíquotas diferentes de IPVA para veículos à diesel e gasolina no seu estado?:pipoca:

Arildo MT
15/05/2016, 12:40
Mesmo que não houver diferença no % da alíquota, só a diferença do valor da tabela fará grande diferença no valor do ipva.

sandro_ventania
15/05/2016, 19:53
Querer comparar só usando o consumo, não é certo...falta incluir, confiabilidade,manutenção, torque, durabilidade, etc...só na durabilidade um motor diesel dura 3 vezes mais que um a gasolina.
Na hora de planejar a viagem, tenho certeza que gastar 4.000 ao invés de 2.000 só no combustivel, vai fazer muita diferença...pelo menos para os simples mortais que precisam fazer economia para viabilizar uma viagem.

Arildo MT
15/05/2016, 23:34
Querer comparar só usando o consumo, não é certo...falta incluir, confiabilidade,manutenção, torque, durabilidade, etc...só na durabilidade um motor diesel dura 3 vezes mais que um a gasolina.
Na hora de planejar a viagem, tenho certeza que gastar 4.000 ao invés de 2.000 só no combustivel, vai fazer muita diferença...pelo menos para os simples mortais que precisam fazer economia para viabilizar uma viagem.


Sem querer polemizar e ainda no contexto, concordo que ha muita variáveis que devem ser levadas em conta, mas muita coisa mudou nos motores ciclo diesel no Brasil após 2000, 2005, 2012, a grande fama dos motores a diesel veio do tempo que se usava motores de pequenos caminhos, tratores em caminhonetes (Não é o caso da sw4, mas band, d10, d20, f1000, etc.), hoje a maioria dos motores ciclo otto ''gasolina'', tem mais durabilidade, confiabilidade e manutenção geralmente mais barata que os diesel modernos, hj é comum ver motores gasolina ou flex originais com 300, 500, 800.000 km e outros diesel com muitas manutenções antes dos 100.000 km, é claro que há exceções dos 02 lados (motores bons ou ruins a gasolina, flex ou diesel), não sou avesso ao avanço tecnológico, o problema não é nem o motor em si, mas principalmente a parafernalha de periféricos, eletrônica, combinados a estradas ruins, donos relapsos, combustíveis duvidosos, assistências e mecânicos inabilitados que temos no Brasil (salvo as devidas exceções claro), aonde moro a maioria das assistências minimamente capacitadas ficam a 500 km e a maioria das autorizadas a 2.000 km (ida/volta), então prefiro um bom projeto de injeção eletrônica gasolina ou a velha bomba injetora diesel mecânica, mas assim caminhamos e como o commom rail passou seus apuros até ficar mais ''tropicalizado'', temos agora injeção direta gasolina que ainda vai render muita história.

ALVARO ANGELO
16/05/2016, 07:33
Sem querer polemizar e ainda no contexto, concordo que ha muita variáveis que devem ser levadas em conta, mas muita coisa mudou nos motores ciclo diesel no Brasil após 2000, 2005, 2012, a grande fama dos motores a diesel veio do tempo que se usava motores de pequenos caminhos, tratores em caminhonetes (Não é o caso da sw4, mas band, d10, d20, f1000, etc.), hoje a maioria dos motores ciclo otto ''gasolina'', tem mais durabilidade, confiabilidade e manutenção geralmente mais barata que os diesel modernos, hj é comum ver motores gasolina ou flex originais com 300, 500, 800.000 km e outros diesel com muitas manutenções antes dos 100.000 km, é claro que há exceções dos 02 lados (motores bons ou ruins a gasolina, flex ou diesel), não sou avesso ao avanço tecnológico, o problema não é nem o motor em si, mas principalmente a parafernalha de periféricos, eletrônica, combinados a estradas ruins, donos relapsos, combustíveis duvidosos, assistências e mecânicos inabilitados que temos no Brasil (salvo as devidas exceções claro), aonde moro a maioria das assistências minimamente capacitadas ficam a 500 km e a maioria das autorizadas a 2.000 km (ida/volta), então prefiro um bom projeto de injeção eletrônica gasolina ou a velha bomba injetora diesel mecânica, mas assim caminhamos e como o commom rail passou seus apuros até ficar mais ''tropicalizado'', temos agora injeção direta gasolina que ainda vai render muita história.



Arildo, concordo plenamente com você.
Já se foi o tempo em que o preço do diesel era menos da metade do preço da gasolina, e os motores a diesel não tinham BI eletrônica , e eram de baixa rotação.

Alvaro Angelo

sandro_ventania
17/05/2016, 23:41
Sem querer polemizar e ainda no contexto, concordo que ha muita variáveis que devem ser levadas em conta, mas muita coisa mudou nos motores ciclo diesel no Brasil após 2000, 2005, 2012, a grande fama dos motores a diesel veio do tempo que se usava motores de pequenos caminhos, tratores em caminhonetes (Não é o caso da sw4, mas band, d10, d20, f1000, etc.), hoje a maioria dos motores ciclo otto ''gasolina'', tem mais durabilidade, confiabilidade e manutenção geralmente mais barata que os diesel modernos, hj é comum ver motores gasolina ou flex originais com 300, 500, 800.000 km e outros diesel com muitas manutenções antes dos 100.000 km, é claro que há exceções dos 02 lados (motores bons ou ruins a gasolina, flex ou diesel), não sou avesso ao avanço tecnológico, o problema não é nem o motor em si, mas principalmente a parafernalha de periféricos, eletrônica, combinados a estradas ruins, donos relapsos, combustíveis duvidosos, assistências e mecânicos inabilitados que temos no Brasil (salvo as devidas exceções claro), aonde moro a maioria das assistências minimamente capacitadas ficam a 500 km e a maioria das autorizadas a 2.000 km (ida/volta), então prefiro um bom projeto de injeção eletrônica gasolina ou a velha bomba injetora diesel mecânica, mas assim caminhamos e como o commom rail passou seus apuros até ficar mais ''tropicalizado'', temos agora injeção direta gasolina que ainda vai render muita história.


Realmente os motores modernos de alta rotação vieram para tirar algumas vantagens dos motores diesel.
Ainda vejo vantagem em ter um carro a diesel, mas confesso que essa vantagem logo, logo, vai acabar.

R-Mendes
18/05/2016, 13:51
Foi-se o tempo que diesel era vantagem. O colega ali de cima falou certo: comparar motores antigos diesel com motores antigos álcool/gasolina + preço antigo do diesel e da gasolina, é fácil ver que diesel era vantagem. Mas estamos em 2016 galera... Gasolina está quase o mesmo preço do diesel, mas a diferença na hora de comprar o carro é muito grande. E o seguro? E manutenção? A única vantagem do diesel em relação à gasolina é o torque em baixa. E todo o resto? Pra mim, não justifica. Onde o cara chega com diesel, chega com gasolina. E bem mais em conta se colocar tudo nos pratos da balança.

Múcio Luiz
18/05/2016, 19:51
A única vantagem do diesel em relação à gasolina é o torque em baixa. E todo o resto?

Depende!

Motores de concepção mais moderna sim, especialmente 4 cilindros, essa afirmação é verdadeira. Mas motores a gasolina antigos, sobretudo de concepção americana, como os GM 250 e Vortec V6 e Ford V6 4.0 (esse europeu, mas de influência americana), possuem torque em baixa sim. Sem falar nos V8 americanos, presentes nas Silverados e F-Series.

De resto, concordo com vc e com o Arlindo. Ando 1500 km/mês de V6 numa viatura que não é visada pra roubo e é robusta pra caramba. Respeito suas limitações e não passo de 120km/h na rodovia com ela (geralmente ando a 100-110). O problema é que esses agroboys esmerilham picapes novas a diesel andando no talo em rodovias. Já cansei de ser ultrapassado por Hilux, Ranger, S10, L200 a diesel na Carvalho Pinto que estavam, suspeito eu, a mais de 150km/h, enquanto eu estava no limite da rodovia, ou seja, 120Km/h. Aí não tem motor diesel que chegue a 200.000km! Foi-se o tempo de motores diesel como o Q20B, o 229 ou MB 364 que chegavam a 1 milhão de km.

[]s!

R-Mendes
18/05/2016, 22:48
Depende!

Motores de concepção mais moderna sim, especialmente 4 cilindros, essa afirmação é verdadeira. Mas motores a gasolina antigos, sobretudo de concepção americana, como os GM 250 e Vortec V6 e Ford V6 4.0 (esse europeu, mas de influência americana), possuem torque em baixa sim. Sem falar nos V8 americanos, presentes nas Silverados e F-Series.

De resto, concordo com vc e com o Arlindo. Ando 1500 km/mês de V6 numa viatura que não é visada pra roubo e é robusta pra caramba. Respeito suas limitações e não passo de 120km/h na rodovia com ela (geralmente ando a 100-110). O problema é que esses agroboys esmerilham picapes novas a diesel andando no talo em rodovias. Já cansei de ser ultrapassado por Hilux, Ranger, S10, L200 a diesel na Carvalho Pinto que estavam, suspeito eu, a mais de 150km/h, enquanto eu estava no limite da rodovia, ou seja, 120Km/h. Aí não tem motor diesel que chegue a 200.000km! Foi-se o tempo de motores diesel como o Q20B, o 229 ou MB 364 que chegavam a 1 milhão de km.

[]s!


Mas o correto seria comparar o mesmo volume e quantidade de cilindros pros 2 combustíveis. Um 4cc, diesel ou gasolina, o torque do diesel em baixa é maior, mesmo porque o volumes do cilindros é maior do que o do motor a gasolina. Ele gera mais força com menos rotação porque o cilindro é maior, imagino. Mas isso não justifica a escolha pelo diesel. 'Ah, mas tem mais torque em baixa'. E daí? Velocidade do motor a gasolina é maior. O barulho é menor. A vibração é menor. A poluição é menor. Não precisa de turbina pra gerar a mesma quantidade de energia. É mais barato. Manutenção mais barata. Seguro mais barato. Não tem problema de bomba injetora (eu bem sei quando tinha um Engesa com Q20B...). Inclusive esse tópico, que já tem 12 anos (wow!), entrei na discussão porque na época tinha uma SW4 a gasolina e era oooooooutra vida. Só vendi porque tive que dar entrada no barraco.

Waldir Carlos
19/05/2016, 12:54
My two cents:

Para uma "comparação" mais equilibrada, além da diferença de preço D vs G, é importante considerar outros - muitos - fatores.

Depreciação, "força", custos de manutenção, dentre outros. No meu caso [sou "estradeiro"], desde o ano 2001, tornei-me usuário dos "D".

A propósito, bem recentemente [semana passada] fui buscar um "D" em POA.


[]s

andreas lmp
23/05/2016, 12:49
Boas!

Gosto de carros automáticos e com controle de cruseiro.
Uso seria 1500km por mês em asfalto sendo 60% cidade e 40% estrada.
Estou pensando em comprar uma Hilux 1998 SW4.

No caso da compra de uma Hilux 1998 gasolina V6 automática,
para economizar combustível, manutenção, e seguro, valeria a
1) manter o motor gasolina V6
ou
2) colocar um motor diesel da Toyota ou MWM?

E será que um motor diesel Toyota ou MWM caberia no câmbio automático e controle de cruseiro?

Agradeço!

Glaicon
24/05/2016, 08:33
Boas!

Gosto de carros automáticos e com controle de cruseiro.
Uso seria 1500km por mês em asfalto sendo 60% cidade e 40% estrada.
Estou pensando em comprar uma Hilux 1998 SW4.

No caso da compra de uma Hilux 1998 gasolina V6 automática,
para economizar combustível, manutenção, e seguro, valeria a
1) manter o motor gasolina V6
ou
2) colocar um motor diesel da Toyota ou MWM?

E será que um motor diesel Toyota ou MWM caberia no câmbio automático e controle de cruseiro?

Agradeço!
Andreas, não faça adaptações.
A SW4 à gasolina faz média de 8,5 Km/l na estrada.
É muito eficiente.
Em duas viagens à Argentina e Chile, eu de SW à diesel e, meu amigo Marcos de SW à gasolina, não houve uma grande diferença no custo geral com o consumo.
Em 7.500 Km´s, posso arredondar para uns R$ 500,00 de diferença.
O que é pouco, considerando a viatura dele ser automática e usar direto o piloto automático.
Se encontrar uma bem cuidada, pode comprar.:concordo:

andreas lmp
24/05/2016, 10:59
Andreas, não faça adaptações.
A SW4 à gasolina faz média de 8,5 Km/l na estrada.
É muito eficiente.
Em duas viagens à Argentina e Chile, eu de SW à diesel e, meu amigo Marcos de SW à gasolina, não houve uma grande diferença no custo geral com o consumo.
Em 7.500 Km´s, posso arredondar para uns R$ 500,00 de diferença.
O que é pouco, considerando a viatura dele ser automática e usar direto o piloto automático.
Se encontrar uma bem cuidada, pode comprar.:concordo:


Agradeço a ajuda Glaicon!
Vou procurando uma em bom estado.

E aproveito para perguntar se o pedal de embreagem da Diesel é muito pesado ou é leve? (pensando nos congestionamentos frequentes)

Glaicon
25/05/2016, 06:46
Agradeço a ajuda Glaicon!
Vou procurando uma em bom estado.

E aproveito para perguntar se o pedal de embreagem da Diesel é muito pesado ou é leve? (pensando nos congestionamentos frequentes)
Em comparação a um carro motor 1.6 ou 2.0 deve ser um pouco mais pesado, por conta do tamanho do disco e platô.
Mas nada que faça você desistir da viatura.:concordo:

R-Mendes
27/05/2016, 08:52
Boas!

Gosto de carros automáticos e com controle de cruseiro.
Uso seria 1500km por mês em asfalto sendo 60% cidade e 40% estrada.
Estou pensando em comprar uma Hilux 1998 SW4.

No caso da compra de uma Hilux 1998 gasolina V6 automática,
para economizar combustível, manutenção, e seguro, valeria a
1) manter o motor gasolina V6
ou
2) colocar um motor diesel da Toyota ou MWM?

E será que um motor diesel Toyota ou MWM caberia no câmbio automático e controle de cruseiro?

Agradeço!


Não mexa na mecânica da Toyota, man! O que é ótimo não tem como melhorar adaptando outro motor. Como o colega acima falou, já fez uma viagem usando diesel e outro amigo numa gasolina, a diferença não valeria a pena os custos de ter uma diesel.

Glaicon
28/05/2016, 07:21
Não mexa na mecânica da Toyota, man! O que é ótimo não tem como melhorar adaptando outro motor. Como o colega acima falou, já fez uma viagem usando diesel e outro amigo numa gasolina, a diferença não valeria a pena os custos de ter uma diesel.
Realmente, existem diversas variantes que fazem o indivíduo preferir a viatura à diesel ou a gasolina.
Vai do gosto de cada um.
Eu mesmo estou vendendo minha SW diesel e pretendendo fortemente comprar uma viatura à gasolina.
Esta, provavelmente será uma Pajero Full ano 2008 ou 2009.
A escolha pela mesma é por conta do câmbio automático.
Apesar de minha SW estar perfeita, sem dar qualquer incômodo, a mudança radical é necessária, pois quero que a esposa também dirija a viatura.
E para isto acontecer tem quer veículo automático.
Ela possui algumas dificuldades com mais de dois pedais.:mrgreen:

R-Mendes
28/05/2016, 07:35
Realmente, existem diversas variantes que fazem o indivíduo preferir a viatura à diesel ou a gasolina.
Vai do gosto de cada um.
Eu mesmo estou vendendo minha SW diesel e pretendendo fortemente comprar uma viatura à gasolina.
Esta, provavelmente será uma Pajero Full ano 2008 ou 2009.
A escolha pela mesma é por conta do câmbio automático.
Apesar de minha SW estar perfeita, sem dar qualquer incômodo, a mudança radical é necessária, pois quero que a esposa também dirija a viatura.
E para isto acontecer tem quer veículo automático.
Ela possui algumas dificuldades com mais de dois pedais.:mrgreen:


Haha... Também estou com esse problema...

kenjimkm
28/05/2016, 08:10
Bom dia.
Minha opiniao sobre viaturas.
Basicamente meu uso e para viagens longas. E o que acho muito importante e autonomia das viaturas. Em se tratando de um veiculo 4x4 geralmente porte grande consome mais combustivel. Eu optei pelo diesel pela confiabilidade e ainda adicionei um tanque auxiliar onde tenho uma autonomia prox de 1400km.
A questao dos pedais optei por automatico pois moro prox a sao paulo e haja perna para ficar trocando de marcha no anda e para de sp.
Glaicon uma boa pedida para sua proxima viatura e a Prado. Usa o mesmo motor 1 kzte da sua sw4 e e automatica rsr.

R-Mendes
28/05/2016, 08:34
Bom dia.
Minha opiniao sobre viaturas.
Basicamente meu uso e para viagens longas. E o que acho muito importante e autonomia das viaturas. Em se tratando de um veiculo 4x4 geralmente porte grande consome mais combustivel. Eu optei pelo diesel pela confiabilidade e ainda adicionei um tanque auxiliar onde tenho uma autonomia prox de 1400km.
A questao dos pedais optei por automatico pois moro prox a sao paulo e haja perna para ficar trocando de marcha no anda e para de sp.
Glaicon uma boa pedida para sua proxima viatura e a Prado. Usa o mesmo motor 1 kzte da sua sw4 e e automatica rsr.


Meu sonho uma Prado... Aí compensava o diesel.

Glaicon
29/05/2016, 07:45
Bom dia.
Minha opiniao sobre viaturas.
Basicamente meu uso e para viagens longas. E o que acho muito importante e autonomia das viaturas. Em se tratando de um veiculo 4x4 geralmente porte grande consome mais combustivel. Eu optei pelo diesel pela confiabilidade e ainda adicionei um tanque auxiliar onde tenho uma autonomia prox de 1400km.
A questao dos pedais optei por automatico pois moro prox a sao paulo e haja perna para ficar trocando de marcha no anda e para de sp.
Glaicon uma boa pedida para sua proxima viatura e a Prado. Usa o mesmo motor 1 kzte da sua sw4 e e automatica rsr.
Estava de olho em algumas.
Tinha uma 2008/2008, preta, em Londrina/PR.
Conversei com o cara e as coisas estavam evoluindo.
Depois, havia desistido, pois em uma das opiniões ouvidas, a Prado é uma viatura que tem poucas peças de reposição, pois venderam proporcionalmente poucas, dificultando a localização de peças de acabamento, caso necessárias.
Quanto à manutenção, sei da confiabilidade.
Amanhã será avaliada em uma concessionária uma Full 2008 à diesel.
A concessionária Mitsubishi daqui é de um amigo.
Se ele der o OK, compro.
Se não aprovar, comprarei uma Full 2009 à gasolina.
Já mandei até o corretor cotar o endosso do seguro de ambas, para ter uma decisão mais racional.
Segue o baile!:concordo:

Newton Guerra
29/05/2016, 15:46
Glaicon, as autorizadas Toyota tem tudo o que quiser para a Prado. Tem uma opção bem interessante que é o site Amayama, com estoques no Japão e Dubai. Fora muitas peças em comum com a Lexus Gx470 e FjCruiser, que podem ser compradas via EUA. Anda bem menos que a Full, mas não para, rsrsrs. É mais macia e ao mesmo tempo muito robusta, com um curso de suspensão de fazer inveja a muito jipe preparado. Fora o acabamento: a minha já tem alguns milhares de km na terra, e absolutamente nenhum barulhinho interno.

Abraços

Arildo MT
29/05/2016, 16:03
Excelentes, gasolina, diesel, compre, revise e rode muito, perdemos grand vitara ll, xterra, prado, entre outras e cada vez fica mais escasso o mercado dos verdadeiros 4x4 e SUVs, mas é isso ai quem tem cuide bem, não podemos parar no tempo, mas hoje temos evoluções e involuções a preços de Pasadena.

Glaicon
30/05/2016, 06:59
Glaicon, as autorizadas Toyota tem tudo o que quiser para a Prado. Tem uma opção bem interessante que é o site Amayama, com estoques no Japão e Dubai. Fora muitas peças em comum com a Lexus Gx470 e FjCruiser, que podem ser compradas via EUA. Anda bem menos que a Full, mas não para, rsrsrs. É mais macia e ao mesmo tempo muito robusta, com um curso de suspensão de fazer inveja a muito jipe preparado. Fora o acabamento: a minha já tem alguns milhares de km na terra, e absolutamente nenhum barulhinho interno.

Abraços
Ah, Newton, mas a Prado não tem barômetro!
A Full tem.
Como é que você consegue viver sem um barômetro na viatura?:mrgreen:

Newton Guerra
30/05/2016, 08:17
Hahaha, tem sim, pode comprar :mrgreen:! E com 2 escalas, fora o altímetro também com 2 escalas e a bússola. Impossível viver sem eles :mrgreen:. Ela não tem coisas inúteis como controle de tração e estabilidade :rolleyes:.

Abraços

Glaicon
31/05/2016, 06:43
Hahaha, tem sim, pode comprar :mrgreen:! E com 2 escalas, fora o altímetro também com 2 escalas e a bússola. Impossível viver sem eles :mrgreen:. Ela não tem coisas inúteis como controle de tração e estabilidade :rolleyes:.

Abraços
Agora é tarde. Já comprei a Full!
Média de consumo instantâneo, trafegando a 100 Km/h, no plano, piloto automático ligado, diesel a R$ 2,79.
Pensa num homem feliz!:mrgreen:

Newton Guerra
31/05/2016, 07:36
Show de bola!! Parabéns, Glaicon. Consumo bom demais. Não chego nem perto disso, rsrsrs.

Abraços

eric8
09/06/2016, 17:04
Excelente tópico, outro dia eu peguei para ler inúmeras páginas, li e fiquei impressionado com as informações postadas
de proprietários e, de pessoas com informações sensatas.

Em casa sempre fomos apaixonados pela montadora toyota, mas pelo que eu li aqui (ou foi em outro tópico), dependendo do uso, não compensa a linha diesel (calculando a km mensal/diferença de valores etc).

Pois bem, há um ano, para trocar o nosso corolla, estávamos para pegar a SW4 3.0,para uso diário, que eu me lembre estava 174mil,contra o 75k do corolla..mas...nunca pensávamos na flex, por que? porque sempre tinhamos em mente, que é beberrona e "não prestava". Fora o seguro que na época ficava em 12k.

Lembro também de ter assistindo um video nacional no youtube, testando a hilux flex, o blábláblá ref. o consumo era para desanimar...

Depois eu vou ler mais pags...

andreaslmp
14/07/2016, 16:06
Boas!

Outra dúvida sobre a SW TD 1998 e a SW V6 1998 é se a Diesel seria ruim de se usar para andar apenas uns 10km e parar.
O motor mal esquentaria e já seria desligado...

Seria ruim?
Seria pior para o TD ou para o V6?

Agradeço!

Glaicon
15/07/2016, 08:29
Boas!

Outra dúvida sobre a SW TD 1998 e a SW V6 1998 é se a Diesel seria ruim de se usar para andar apenas uns 10km e parar.
O motor mal esquentaria e já seria desligado...

Seria ruim?
Seria pior para o TD ou para o V6?

Agradeço!
Acho que é ruim às duas.
Afinal, nenhuma delas terá o óleo aquecido de maneira plena.
A válvula termostática nem abrirá totalmente para a passagem da água.
Se for uma termostática antiga e a água do radiador estiver com ferrugem, pode ser que trave parcialmente e não abra totalmente quando realmente pegar a rodovia.
Aí dá problema de super aquecimento por má refrigeração do motor.
Mas, das duas, acho que pode ser pior à diesel, pois as pessoas não têm o costume de pré aquecê-la por um minuto, para a correta lubrificação da turbina.
Simplesmente ligam e já engatam marcha.
Para mim, felizmente, esse cuidado já virou religião.
Até o carro da esposa, que é seminovo, à gasolina e usa óleo sintético, faço um aquecimento em neutro.
Mal não faz.:concordo:

sandro_ventania
15/07/2016, 17:56
Glaicon...o que vou dizer aqui, eu também ainda não consegui entender, mas é o que especialistas dizem.

Motor trabalhando sem carga (neutro) tem vida útil diminuido.
Segundo dizem, assim que a luz do oleo apagar, já deve sair com o carro, devarinho, sem acelerar muito, fazendo aquele pedacinho de rua da sua casa até a pista principal é o suficiente para aquecer o motor.

Glaicon
16/07/2016, 08:07
Glaicon...o que vou dizer aqui, eu também ainda não consegui entender, mas é o que especialistas dizem.

Motor trabalhando sem carga (neutro) tem vida útil diminuido.
Segundo dizem, assim que a luz do oleo apagar, já deve sair com o carro, devarinho, sem acelerar muito, fazendo aquele pedacinho de rua da sua casa até a pista principal é o suficiente para aquecer o motor.
Não acredito nos especialistas.:mrgreen:
O aquecer é de 60 a 90 segundos.
Não vejo lógica em ocorrer danos em tão curto espaço de tempo, estando o motor desacoplado da caixa.
A marcha lenta dos veículos diesel gira em torno de 800 RPM´s.
Sob carga por horas de trânsito giram a 2.500 RPM´s em média, acarretará somente a perda da vida útil, ou seja, rodarão de 300.000 a 500.000 Km´s, em média.
Os caminhões com motor diesel, rodam muito acima destas médias e não desligam nas paradas de postos e outros locais com tempos semelhantes a parada em um posto.
Então, me esforço em não aceitar o conceito de ligar, apagar do luz do óleo e sair, mesmo com a boa qualidade dos óleos atuais e sua multiviscosidade.
Não vejo sentido nisso.:concordo:

vi_ortega
28/08/2016, 15:39
Boa tarde foristas!

Primeiro, agradeço a quantidade de informações e opiniões concentradas nesse fórum. Foi fundamental para conhecer e decidir qual seria o 4x4 que vai levar a família para a Patagônia em 2017.
Depois de 9 meses de pesquisa decidi que meu 4x4 seria uma sw4 v6 ou 2.7, já que uma a diesel em boas condições começa em 35k. Depois disso, foram mais 5 meses de procura, até que encontrei a verdona, uma sw4 3.4v6 97/97, 7 lugares, com 174mil km em Joinville, de segundo dono, com todos os manuais e folhetos da Toyota.

Embora pouco rodada para o ano, estava precisando de um carinho e aos poucos está tomando jeito. Troquei velas e cabos, amortecedores da tampa traseira e filtros de ar e combustível importando da Rockauto (ficou 52% mais barato que na Toyota, porque quis velas iridium de 4 eletrodos ngk, se não era mais em conta ainda), amortecedores traseiros, reparos dos bicos injetores (tinha um vazamento que pingava no cabeçote... um perigo), todo o sistema de freios, discos, pastilhas, cilindro mestre, panelas, sapatas e fluido (2,8k no total). Ainda faltam 2 pneus e trocar os outros fluidos, como os diferenciais, caixa de redução e transmissão.
Estamos muito felizes aqui, embora tenha quase 20 anos, tudo funciona. Aguentou todos os desaforos de subir e descer a Serra do Corvo Branco (Braço do Norte a Urubici) com 7 dentro debaixo de chuva.. parecia estar passeando. Aos poucos vamos pegando confiança e indo mais longe.

Consumo, 8,2km/l na estrada (depois de tapar os vazamentos nos bicos), 5,6 na cidade e 3,2 na trilha. O que me chama atenção é que não importa a carga, se cheia ou vazia, se com ar ou sem, é sempre 8.

Por que gasolina? Porque custou 25k. Se quisesse uma 2.7, tinha uma no Paraná por 21k. É muita diferença se comparar com o diesel, e como temos um Focus pro dia a dia, o consumo não atrapalha.

Enfim, se roda muito, 20mil+ km/ano, o diesel justifica mesmo, se não o bolso vai gostar mais da gasolina.. só vai ter que passar mais vezes no posto.

Agora é só achar um grupo na grande Florianópolis pra sair pulando barranco!

Angelo RJ
14/08/2017, 10:01
Olá pessoal, dando nova vida ao tópico .....

Estou querendo trocar meu Grand Vitara (1999) por um veículo maior.

Ando pouco, cerca de 500km por mês, não pego engarrafamento porque moro numa cidade pequena e de vez em quando gosto de viajar (em média 600km ida e volta), por isso acho que um veículo a gasolina seria mais indicado no meu caso.

Pois bem, a SW4 ( entre 97 e 2001) é uma das minhas preferidas. Tenho olhado em vários classificados as SW4 á gasolina e tenho encontrado poucas 2.4 e 2.7 e num maior número as V6.

Vocês sabem me dizer qual a diferença do consumo (urbano e estrada) entre estas opções á gasolina ?

Obrigado.

Glaicon
15/08/2017, 06:26
Olá pessoal, dando nova vida ao tópico .....

Estou querendo trocar meu Grand Vitara (1999) por um veículo maior.

Ando pouco, cerca de 500km por mês, não pego engarrafamento porque moro numa cidade pequena e de vez em quando gosto de viajar (em média 600km ida e volta), por isso acho que um veículo a gasolina seria mais indicado no meu caso.

Pois bem, a SW4 ( entre 97 e 2001) é uma das minhas preferidas. Tenho olhado em vários classificados as SW4 á gasolina e tenho encontrado poucas 2.4 e 2.7 e num maior número as V6.

Vocês sabem me dizer qual a diferença do consumo (urbano e estrada) entre estas opções á gasolina ?

Obrigado.
A modelo V6 desses anos é a mais completa de todas, tendo como diferenciais câmbio automático, piloto automático e teto solar.
Mecânica de baixa manutenção.
Na cidade fará 5,5 Km/l e na estrada 8,5 Km/l.
Se estiver bem cuidada e com manutenção em dia, pode comprar sem medo.:concordo:

Angelo RJ
15/08/2017, 07:42
Olá Glaicon, obrigado pela atenção.

Então realmente existe uma diferença de consumo entre a V6 e as 2.7, com a V6 consumindo mais, certo ?

Preciso pensar bem nessa diferença de consumo, ou seja, se vale a pena pegar um V6 ou se seria melhor ir num 2.7


grande abraço.

Rubens Linhalis
15/08/2017, 08:30
Angelo,

V6 = Na cidade fará 5,5 Km/l e na estrada 8,5 Km/l.
2.7 = Na cidade fará 7 Km/l e na estrada 10 Km/l.

Agora faz a conta..rs

Angelo RJ
15/08/2017, 13:32
Valeu Rubens......


Pois é, os números são diferentes mesmo. Tenho que pensar muito. O 2.7 é mais econômico e o V6 é mais completo.

Eu lí esse tópico todo, assim como outros que tratam sobre a questão diesel ou gasolina. É um assunto sem fim.

Para a quantidade de km que eu rodo a gasolina será sempre mais indicada, mas, por exemplo, pretendo viajar até o sul da Bahia em janeiro, e aí, nesse caso, um carro a gasolina vai me fazer gastar bem mais dinheiro do que se fosse a diesel.

A gente sempre fica nesse dilema.


obrigado.

Glaicon
16/08/2017, 06:57
Valeu Rubens......


Pois é, os números são diferentes mesmo. Tenho que pensar muito. O 2.7 é mais econômico e o V6 é mais completo.

Eu lí esse tópico todo, assim como outros que tratam sobre a questão diesel ou gasolina. É um assunto sem fim.

Para a quantidade de km que eu rodo a gasolina será sempre mais indicada, mas, por exemplo, pretendo viajar até o sul da Bahia em janeiro, e aí, nesse caso, um carro a gasolina vai me fazer gastar bem mais dinheiro do que se fosse a diesel.

A gente sempre fica nesse dilema.


obrigado.
A minha SW4 1998 era à diesel, e minha atual Pajero Full é a diesel.
De fato, o custo para as viagens é bem menos preocupante.
Todavia, se vais rodar pouco e fazer somente eventuais viagens, a gasolina te servirá muito bem.
Exemplo: da sua cidade, Rio de Janeiro, até Ilhéus, sul da Bahia: 1.293 Km´s.
Velocidade constante de 100 Km/h.
Sw4 diesel fará 12 Km/l, ou seja, gastará 107,75 litros. Multiplicando esses litros por R$ 2,89 (preço de Fpolis) gastarás R$ 311,39.
Modelo 2.7, gasolina: serei mais otimista que o Rubens e colocarei 11 Km/l, gastando 117,54 litros. Multiplicando por R$ 3,69 (preço de Fpolis) gastarás R$ 433,74.
Ou seja, estamos falando de apenas R$ 122,00 de diferença numa viagem longa.
Ida e volta totalizam R$ 244,00.
Faça suas contas.
Antes, porém, te dou um pequeno alerta: Se você comprar viatura à diesel os passeios longos de final de semana vão aumentar, pois o custo com o combustível será pouco preocupante.
Há três semanas eu estava rodando pelo Uruguai.
Total de 3.220 Km´s.
Média geral de 11,8 Km/l, só no piloto automático.
O custo com o diesel foi bem tranqüilo.
Boa sorte nessa doce dúvida.:concordo:

Angelo RJ
16/08/2017, 08:17
Pois é Glaicon,

Já tive 3 carros á diesel (Bandeirante, JPX e Sportage) e realmente na época eu nem esquentava muito para viajar, tanto que fui ao Pantanal na Band, além da Mantiqueira, Ibitipoca, Ouro preto, Bocaina, etc....
Mas penso que hoje em dia, mesmo para carros á diesel, o custo de viagens ta muito caro, pois todos os combustíveis estão caros.

Quanto a SW4 a questão não é "apenas" o preço do combustível e sim o que o dinheiro que vou economizar não comprando um carro á diesel, pode me proporcionar, por exemplo, em alguma obra que eu possa fazer em casa.

Ps: Além da SW4 também considero a compra de uma pajero sport (2004 ou 2005), mas os problemas de aquecimento desse carro me desanimam um pouco, além do consumo ser maior que a SW4.

abraços

Digaum
16/08/2017, 15:17
Pois é Glaicon,

Já tive 3 carros á diesel (Bandeirante, JPX e Sportage) e realmente na época eu nem esquentava muito para viajar, tanto que fui ao Pantanal na Band, além da Mantiqueira, Ibitipoca, Ouro preto, Bocaina, etc....
Mas penso que hoje em dia, mesmo para carros á diesel, o custo de viagens ta muito caro, pois todos os combustíveis estão caros.

Quanto a SW4 a questão não é "apenas" o preço do combustível e sim o que o dinheiro que vou economizar não comprando um carro á diesel, pode me proporcionar, por exemplo, em alguma obra que eu possa fazer em casa.

Ps: Além da SW4 também considero a compra de uma pajero sport (2004 ou 2005), mas os problemas de aquecimento desse carro me desanimam um pouco, além do consumo ser maior que a SW4.

abraços

A diferença no consumo das Sport Gasolina e a Diesel é pequeno. A minha, 2000, fazia de 8 a 9 na estrada, 3.0 V6 24v, automática, andando com pé alto, variando com transito, temperatura, vento, etc.

Li o relato do Gustavo Couto (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/93118-gustavo-couto.html) aonde indicou médias piores, usando diesel, mas outra distância, num outro local, outra estrada e provavelmente outra tocada. As minhas viagens com a pajero foram curtas, 150 a 300km no máximo, gasolina aditivada, apenas 2 adultos e uma criança. A dele é bem longa, muita bagagem, barraca no teto, etc. Relatos de viajantes que fizeram o mesmo trajeto que eu, indicaram médias de 1,5 a 2 km/l á mais usando Pajero iguais a relatada, 2.5 Turbodiesel.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/161920-patagonia-14-mil-km-ushuaia-tdp-el-calafate-el-chalten-carretera-bariloche-9.html

Em suma, consumo é uma ciência que depende de inúmeros fatores. Eu, estou como vc, pendendo para a gasolina. O Uso será pequeno.

Glaicon
17/08/2017, 06:21
Li o relato do Gustavo Couto (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/93118-gustavo-couto.html) aonde indicou médias piores, usando diesel, mas outra distância, num outro local, outra estrada e provavelmente outra tocada. As minhas viagens com a pajero foram curtas, 150 a 300km no máximo, gasolina aditivada, apenas 2 adultos e uma criança. A dele é bem longa, muita bagagem, barraca no teto, etc. Relatos de viajantes que fizeram o mesmo trajeto que eu, indicaram médias de 1,5 a 2 km/l á mais usando Pajero iguais a relatada, 2.5 Turbodiesel.
Em suma, consumo é uma ciência que depende de inúmeros fatores. Eu, estou como vc, pendendo para a gasolina. O Uso será pequeno.
Isto é verdade.
Ano passado, numa viagem curta de Florianópolis a Tubarão/SC, que dá 140 Km´s de distância, o computador de bordo indicava média de 12 Km/l.
Pista duplicada e no piloto automático.
Na volta, mesmo ritmo de viagem, mas com um vento forte de "proa", que era visível pelo balanço das árvores à beira da estrada, a média caiu para entre 10,5 e 11 Km/l.
Ou seja, o simples vento contrário já é o suficiente para modificar o consumo.
Imagina com alteração de altura, bagagem de teto, pneus mais largos ou agressivos.
Por isso que no comparativo anterior de diesel/gasolina coloquei a velocidade hipotética e constante de 100 Km/h, eliminando as variáveis.:concordo:

Sergio c
17/08/2017, 08:52
Eu sou fã de camionetes serem movidas a diesel, mas vai do uso que cada proprietário irá fazer.

Digaum
17/08/2017, 09:53
Isto é verdade.
Ano passado, numa viagem curta de Florianópolis a Tubarão/SC, que dá 140 Km´s de distância, o computador de bordo indicava média de 12 Km/l.
Pista duplicada e no piloto automático.
Na volta, mesmo ritmo de viagem, mas com um vento forte de "proa", que era visível pelo balanço das árvores à beira da estrada, a média caiu para entre 10,5 e 11 Km/l.
Ou seja, o simples vento contrário já é o suficiente para modificar o consumo.
Imagina com alteração de altura, bagagem de teto, pneus mais largos ou agressivos.
Por isso que no comparativo anterior de diesel/gasolina coloquei a velocidade hipotética e constante de 100 Km/h, eliminando as variáveis.:concordo:

Verdade, tem muitas variáveis. Ano passado, num bate e volta a de Curitiba à Joinville pela BR 376, com um Peugeot 407 3.0 V6 24v automático, na ida de manhã fez media de 11,8km/l, descida de serra, sem transito, piloto automático ligado, mas quem conhece este trecho sabe que não dá para usar o tempo todo, várias descidas, subidas, curvas, especialmente no Vossoroca, antes da serra. Se pudesse rodar com ele ligado o tempo inteiro, acho que beliscava uns 12. Isso média, não consumo instantâneo que chegou a 18 descendo a serra. Na volta, final da tarde subindo a serra com chuva, mais trânsito, sem piloto automatico, fez 9,6km/l. Para um carro com quase 2T, está ótimo.

josesiri
20/08/2017, 17:37
Valeu Rubens......


Pois é, os números são diferentes mesmo. Tenho que pensar muito. O 2.7 é mais econômico e o V6 é mais completo.

Eu lí esse tópico todo, assim como outros que tratam sobre a questão diesel ou gasolina. É um assunto sem fim.

Para a quantidade de km que eu rodo a gasolina será sempre mais indicada, mas, por exemplo, pretendo viajar até o sul da Bahia em janeiro, e aí, nesse caso, um carro a gasolina vai me fazer gastar bem mais dinheiro do que se fosse a diesel.

A gente sempre fica nesse dilema.


obrigado.

Angelo, fiquei vários anos nesse mesmo dilema, decidi pela gasolina por : 1- ser mais barata que a diesel consideravelmente, 2- valor do seguro mesma coisa, 3- não ando muito com ela na cidade, em viagens fazendo 9/10 km/l de média tá valendo pelo que economizei na compra e seguro, 4- é bem dificil achar as de 97 / 01 em bom estado, as diesel são mais judiadas, talvez até por serem mais resistentes, ou usadas em viagens longas, expedições, trilhas, enfim, parece que trabalharam mais que as gasolina. Tenho a minha 2.7 99 gasolina á 5 anos, só alegrias, sem nenhum problema, manutenção preventiva com pçs originais, óleo a cada 5 mil km, gasolina no tanque e rodar seguro.

Angelo RJ
23/08/2017, 10:46
Otimo relato Josesiri, penso parecido com você.

Acho que tudo é oportunidade também. Imagina se aparece, por exemplo, uma SW4 V6 em excelente estado de conservação e num preço acessível ou mesmo uma 3.0 diesel de um único dono , por exemplo. São situações que a gente acaba ficando na dúvida.

abs

Vinicius - Torrica
04/08/2019, 19:47
Boa noite galera, sou novo no fórum e gostaria de tirar uma dúvida com todos estes especialistas do grupo. Li praticamente as 16 paginas da discussão sw4 diesel x gasolina. Tenho um Subaru Forester e estou muiiito afim de trocar por um Toyotão (carro do sonho, desde os modelos antigos 2002 para baixo, que na minha humilde opinião eram os modelos mais bonitos e estilosos).
Estou muito na dúvida por causa do maldito consumo (hoje em dia uma triste realidade financeira para quem quer uma nave destas). Minha subaru bebe mas acredito que estas camionetes maiores bebem mais ainda. Ninguém postou nada sobre colocação de kit gás nas versões gasolina. Seria uma bobagem muito grande instalar esta geração 5 neste tipo de carro? Abs a todos

fnandosp
04/08/2019, 22:29
Boa noite galera, sou novo no fórum e gostaria de tirar uma dúvida com todos estes especialistas do grupo. Li praticamente as 16 paginas da discussão sw4 diesel x gasolina. Tenho um Subaru Forester e estou muiiito afim de trocar por um Toyotão (carro do sonho, desde os modelos antigos 2002 para baixo, que na minha humilde opinião eram os modelos mais bonitos e estilosos).
Estou muito na dúvida por causa do maldito consumo (hoje em dia uma triste realidade financeira para quem quer uma nave destas). Minha subaru bebe mas acredito que estas camionetes maiores bebem mais ainda. Ninguém postou nada sobre colocação de kit gás nas versões gasolina. Seria uma bobagem muito grande instalar esta geração 5 neste tipo de carro? Abs a todos

@Torrica, também já fiquei no mesmo dilema... já tive Land Rover Defender e consegui no máximo 11Km/L rodando no máximo a 100Km/h. Quando parti em busca da Toyota SW4 li muitos relatos aqui no fórum sobre as versões gasolina e diesel, e optei pela gasolina principalmente pelo uso que faço da viatura. Aqui em Sampa o valor do diesel está em média R$0,60 menos que a gasolina comum (ah! mas no manual diz que tem que usar alta octanagem... ahhahahha!). Optei pelo motor gasolina pois a diferença no valor de compra entre uma diesel no mesmo estado de conservação que comprei a gasolina (4cc) consigo rodar uns 10 anos pagando o combustível mais caro.

Na estrada, com pneus na medida original, gasolina comum com 27% de etanol, consigo 9Km/L na estrada e 6Km/L na cidade.
Se nunca teve veículo diesel, prepare-se psicologicamente e financeiramente, pois problemas nos bicos injetores ou na bomba injetora podem complicar sua vida... por isso, recomendo que faça uma cotação nos bombistas diesel em sua região e cote valores de revisão dos componentes citados.

Se você busca torque "o tempo todo" no 4x2 e no 4x4: vá de diesel, se apenas no 4x4 em reduzida, acho que as versões a gasolina atendem perfeitamente.

Quanto ao GNV, uso em outro veículo e sempre digo que a maior preocupação tem que ser com o sistema de arrefecimento e a lubrificação. O mecânico GNV que mantém as revisões no sistema, diz que é possível instalar sem problemas na SW4 e que o consumo provavelmente será exatamente o mesmo (9 estrada 6 cidade), mas por aqui o GNV é R$1 mais barato que a gasolina. O dilema aqui é: se instalar o cilindro internamente perde a função camioneta, mas se instalar embaixo, terá que rodar com o estepe no porta malas.

Qual a autonomia e consumo do seu Forester?

Vinicius - Torrica
05/08/2019, 17:32
Meu forester faz no máximo 11km/l na estrada (com piloto automático ligado a 110km o computador de bordo marca 12km/l) e deve fazer uns 8-9km/l na cidade. Não uso o carro para serviços pesados, uso para viagens com a família. Tenho uma casa de praia a 200km de distância da minha cidade e tenho que ir várias vezes pois alugo a mesma mas gasto muito para ir e voltar direto para lá. Pensei no gás para fazer aquela economia (gastaria em torno de R$ 100 até menos ida e volta). Pretendo ficar bastante tempo com o carro, até pq estas viaturas duram quase que para sempre (kkkk). Penso muito nesta questão financeira do combustível mas tenho medo de usar o kit e de repente estragar o carro.

Glaicon
06/08/2019, 05:55
Meu forester faz no máximo 11km/l na estrada (com piloto automático ligado a 110km o computador de bordo marca 12km/l) e deve fazer uns 8-9km/l na cidade. Não uso o carro para serviços pesados, uso para viagens com a família. Tenho uma casa de praia a 200km de distância da minha cidade e tenho que ir várias vezes pois alugo a mesma mas gasto muito para ir e voltar direto para lá. Pensei no gás para fazer aquela economia (gastaria em torno de R$ 100 até menos ida e volta). Pretendo ficar bastante tempo com o carro, até pq estas viaturas duram quase que para sempre (kkkk). Penso muito nesta questão financeira do combustível mas tenho medo de usar o kit e de repente estragar o carro.
Sinceramente?
Deixe o carro original.
Economia mínima, pela conta que você fez, e ainda o risco de desvalorizar o veículo comercialmente.
Além disto, um dos pontos fortes e atraentes da Forester é exatamente a potência de sobra, para dar umas brincadas com o acelerador.:concordo:

Vinicius - Torrica
07/08/2019, 20:34
Sinceramente?
Deixe o carro original.
Economia mínima, pela conta que você fez, e ainda o risco de desvalorizar o veículo comercialmente.
Além disto, um dos pontos fortes e atraentes da Forester é exatamente a potência de sobra, para dar umas brincadas com o acelerador.:concordo:

Oi Glaicon na verdade não estou pensando em colocar o gás na forester. Estou querendo trocar por uma SW4 e por isto estou pensando no gás.

Sergio c
07/08/2019, 21:23
Eu não colocaria gás na SW4, acho que da mais incomodação do que deixar a gasolina mesmo. Minha opinião.
Oi Glaicon na verdade não estou pensando em colocar o gás na forester. Estou querendo trocar por uma SW4 e por isto estou pensando no gás.

Glaicon
08/08/2019, 05:40
Eu não colocaria gás na SW4, acho que da mais incomodação do que deixar a gasolina mesmo. Minha opinião.
Eu também não gosto do gás, mas não coloquei opinião negativa, para não influenciar a vontade do Vinicius.
Todavia, basta dar um giro por tópicos de viaturas de seis ou oito cilindros, como nas Cherokee´s, que se verá as reclamações de falhas no funcionamento dos motores.
Mas, como eu disse acima, não vamos influenciá-lo.:mrgreen:

WanBass
13/08/2019, 14:30
@Torrica, também já fiquei no mesmo dilema... já tive Land Rover Defender e consegui no máximo 11Km/L rodando no máximo a 100Km/h. Quando parti em busca da Toyota SW4 li muitos relatos aqui no fórum sobre as versões gasolina e diesel, e optei pela gasolina principalmente pelo uso que faço da viatura. Aqui em Sampa o valor do diesel está em média R$0,60 menos que a gasolina comum (ah! mas no manual diz que tem que usar alta octanagem... ahhahahha!). Optei pelo motor gasolina pois a diferença no valor de compra entre uma diesel no mesmo estado de conservação que comprei a gasolina (4cc) consigo rodar uns 10 anos pagando o combustível mais caro.

Na estrada, com pneus na medida original, gasolina comum com 27% de etanol, consigo 9Km/L na estrada e 6Km/L na cidade.
Se nunca teve veículo diesel, prepare-se psicologicamente e financeiramente, pois problemas nos bicos injetores ou na bomba injetora podem complicar sua vida... por isso, recomendo que faça uma cotação nos bombistas diesel em sua região e cote valores de revisão dos componentes citados.

Se você busca torque "o tempo todo" no 4x2 e no 4x4: vá de diesel, se apenas no 4x4 em reduzida, acho que as versões a gasolina atendem perfeitamente.

Quanto ao GNV, uso em outro veículo e sempre digo que a maior preocupação tem que ser com o sistema de arrefecimento e a lubrificação. O mecânico GNV que mantém as revisões no sistema, diz que é possível instalar sem problemas na SW4 e que o consumo provavelmente será exatamente o mesmo (9 estrada 6 cidade), mas por aqui o GNV é R$1 mais barato que a gasolina. O dilema aqui é: se instalar o cilindro internamente perde a função camioneta, mas se instalar embaixo, terá que rodar com o estepe no porta malas.

Qual a autonomia e consumo do seu Forester?

Fernando, o que pode ocasiar problemas nos bicos injetores ou na bomba injetora ?

fnandosp
18/08/2019, 15:59
@WanBass, o que pode causar problema é a água (ou a umidade do ar) presente no diesel, pois "... se o gás trióxido de enxofre formado reagir com a água no veículo, ocorrerá a formação de Ácido Sulfúrico, o que causará a corrosão de peças metálicas, principalmente no motor..." (por O que e oleo diesel - caracteristicas, utilizacoes e tipos (https://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fbrasilescola.uol.com.br%2F quimica%2Foleo-diesel.htm)).

Outro problema é que o óleo diesel vendido nos centros urbanos fica nos tanques por mais tempo do que nos postos em rodovias, atualmente o diesel S-10 tem menos enxofre e teoricamente o problema é minimizado, mas estamos falando de veículos com mais de 20 anos que já beberam muito óleo diesel S-500 ou S-1800.

julio campolina
05/08/2020, 09:56
Bom dia a todos.
Gostaria de uma opinião do pessoal do forum, por favor!
Tenho uma sw4 6cc 3.0 1995, carro extra ( por isso a intenção ) e penso em colocar um motor diesel, de preferencia aproveitando a caixa de marcha? Dai, já com pedido de desculpa pela minha ignorancia, gostaria de saber se é possivel, se daria pra um motor especifico aceitar bem a relação de cx e diferencial ou se teria que trocar tb? Se alguém do forum já fez a troca ou saiba de alguma situação assim?

Gostaria de opiniões do forum, se vale a pena ou se é caçar chifre em cabeça de cavalo?
Desde já agradeço, Júlio.

Walter da Camper
05/08/2020, 10:15
Já fiz isso em outras viaturas e vou compartilhar minha experiência:

Vantagens:
1-Economia de combustível
2-Satisfação pessoal (caso goste de motores diesel)

Desvantagens:
1-Custo de mão-de-obra e peças para a adaptação (nunca fica só no motor, tem elétrica, transmissão, escapamento...)
2-Custo e transtorno para alteração do documento para diesel (dependendo do estado, nem consegue fazer)
3-Tempo do carro parado na oficina (se tiver sorte o tempo de indisponibilidade será 4x maior que a previsão do mecânico)
4-Consolidação do laço matrimonial com o veículo (nunca mais conseguirá vendê-lo, ou se o fizer será pela metade do valor que ele custou para você);

Obs: A desvantagem nº 1 anula por completo a vantagem nº 1, pois teria que rodar centenas de milhares de Km para que a economia de combustível recupere o valor investido na transformação.

Dependendo do tempo em que o carro ficar na oficina e da qualidade do serviço de adaptação, a vantagem nº 2 poderá ser seriamente afetada.

Boa sorte na decisão.

Glaicon
06/08/2020, 06:06
Já fiz isso em outras viaturas e vou compartilhar minha experiência:

Vantagens:
1-Economia de combustível
2-Satisfação pessoal (caso goste de motores diesel)

Desvantagens:
1-Custo de mão-de-obra e peças para a adaptação (nunca fica só no motor, tem elétrica, transmissão, escapamento...)
2-Custo e transtorno para alteração do documento para diesel (dependendo do estado, nem consegue fazer)
3-Tempo do carro parado na oficina (se tiver sorte o tempo de indisponibilidade será 4x maior que a previsão do mecânico)
4-Consolidação do laço matrimonial com o veículo (nunca mais conseguirá vendê-lo, ou se o fizer será pela metade do valor que ele custou para você);

Obs: A desvantagem nº 1 anula por completo a vantagem nº 1, pois teria que rodar centenas de milhares de Km para que a economia de combustível recupere o valor investido na transformação.

Dependendo do tempo em que o carro ficar na oficina e da qualidade do serviço de adaptação, a vantagem nº 2 poderá ser seriamente afetada.

Boa sorte na decisão.
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas::palmas:

renan737
07/08/2020, 15:14
Boa Tarde Senhores.

Abri este tópico pra saber se alguem já fez algum SWAP de motor, diferente do usual Gasolina para Diesel.

Tenho uma SW4 94 com o motor 22RE, motor bem complexo e chato de achar peças.

Estou com um problema no MAF dela e que hoje em dia está saindo muito caro para arrumar. Uma fueltech também está girando em valores bem exorbitantes.

Alguém já fez a troca desse motor por um mais moderno ou mais simples a Gasolina? Motor AP, do Corolla, da Hilux a gasolina 2.7 ou mesmo Vortec (comum nos EUA). Aqui no Brasil, esse modelo é meio carente de informações ou modificações que não sejam a Diesel.

Se já existe algum tópico assim, peço desculpas desde já porém não encontrei no forum.

Grande abraço a todos !

Neto Silveira
08/08/2020, 20:50
Boa noite Walter, você é mecanico? Vi voce tentando ajudar um dono de hilux com problema na Bi semi eletronica. Estou com o mesmo problema e sou de atibaia e se poderia me indicar alguem que me ajude com esta bomba semi eletronica. Minha hilux é uma 3.0 turbo 1KZTE. Obrigado.
https://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/141892-ninguem-consegue-tirar-minha-hilux-do-modo-emergencia-2.html

Walter da Camper
10/08/2020, 12:34
Não sou mecânico. Apenas aconselhei o colega a mecanizar o sistema de injeção justamente para se livrar dessa eletrônica problemática.
Não conheço ninguém que possa indicar.


Boa noite Walter, você é mecanico? Vi voce tentando ajudar um dono de hilux com problema na Bi semi eletronica. Estou com o mesmo problema e sou de atibaia e se poderia me indicar alguem que me ajude com esta bomba semi eletronica. Minha hilux é uma 3.0 turbo 1KZTE. Obrigado.
https://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/141892-ninguem-consegue-tirar-minha-hilux-do-modo-emergencia-2.html