Ver Versão Completa : Tuchos... Como ajustar e tirar o clec, clec, clec
Paulo_CW
03/04/2009, 07:17
Pessoal,
Compartilho aqui uma experiência sobre a qual já vi muita gente reclamar, o barulho crônico dos tuchos das Pajeros... os malditos clec, clec, clec... de máquina de costura...
Precisei desmontar o motor da minha para trocar as juntas e após montar tudo o maldito barulho de tucho apareceu do nada... aí me perguntei, mas como se antes num tinha nada??? pensei q teria desmontar a tampa de válvulas e sacar os ditos cujos para uma limpeza, pois geralmente nestes casos é ar ou sujeira nos malditos....
Bom, andei uma semana com ela e nada do barulho desaparecer, entaum fui pesquisar nos sites gringos, pois não encontrei respostas aqui.... e para minha surpresa... encontrei a solução q a princípio é meio tosca mas q funcionou... e muito bem...
Se vc tem o problema, ao invéz de trocar os tuchos... antes tente o procedimento...
Basta ligar o motor e quando já aquecido, em marcha lenta vc gradativamete vai acelerando até atingir 3000rpm em um tempo cronometrado de 15seg. depois tira o pé e deixa na lenta por 15 seg., ou seja completa um cilclo de 30seg no total.... repete este ciclo de acelera e desacelera por até 30x.... sempre cronometrando ciclos de 30 seg até o barulho sumir...
Bom no meu caso após uns 10 ciclos o barulho desapareceu e continuei repetindo por mais algumas vezes para me certificar...
Segue o texto original....
On the 3.5 and (I believe) the 3.0 V6's as well, there is a device in the valve train called a valve lash adjuster (VLA). This device is like a little piston and cylinder filled with oil. It is different from a hydraulic lifter, and functions to keep the slack in the valve train to a minimum as the engine ages. The VLA has a little ball valve held in place by a spring, and uses oil pressure to take in oil and place constant pressure on its valve. Dirty oil from even several oil changes ago (or a previous owner) can leave particles in the ball valve that hinder its ability to remain pressurized. This leaves slack in the system and you hear it as clicking. It is also caused by getting air bubbles past the check valve that is now stuck at the top of the little cylinder, unable to leave via the ball valve at the bottom. SYMPTOMS: A valve train clatter on startup that does not go away when the engine is warmed. If it goes away, this is not your problem.
CAUSES:
Low oil - now or previously.
Dirty oil - now or previously.
High oil - now or previously (con rods slap the too high oil and "foam" it).
Note that high oil can be caused by coolant contamination from a blown
gasket, not just by overzealous owners. Parking on a steep hill - now or
previously. With the engine off, this encourages the VLA to drain its oil
(running steep hills are not a problem, unless it's so steep the oil is getting
"foamed" by the con rods).
Parking for long periods - now or previously. Over time they'll drain.
THE FIX:
Now that I've made you all paranoid, here's the laughably simple fix. The VLA's were designed to respond to a pattern of gentle revving to flush the oil out of the little cylinders (those clever Mitsu engineers, eh?)
Warm up the engine.
With the engine in neutral, gently rev it from idle to 3000rpm over a period of exactly 15 seconds. Your goal is a constant gradual increase to 3000rpm. At the 15 second mark, drop the throttle (foot off the gas) to idle. Now let it idle for 15 seconds to complete one 30 second cycle
Repeat the 30 second cycle in #2 from 10 to 30 times. If the problem persists after 30 cycles, this is not your problem. It fixed mine after only 5 cycles - total silence.
Article courtesy of Outdoorwire Inc. Original author Doug Miller.
Paulo_CW
03/04/2009, 07:22
Ahhh...
Neste link abaixo mostra esse procedimento no manual mecânico da Pajero...
http://www.4x4extremesports.com/Manuals/PajeroSport/11.pdf (http://www.4x4extremesports.com/Manuals/PajeroSport/11.pdf)
Esse metodo tá mais para brasileiro do que de gringos.
Mas é uma boa solução.Se o barulho voltar nos informa!!!
Mas tomara que não!!
Waldir Carlos
04/04/2009, 11:26
Ahhh...
Neste link abaixo mostra esse procedimento no manual mecânico da Pajero...
http://www.4x4extremesports.com/Manuals/PajeroSport/11.pdf (http://www.4x4extremesports.com/Manuals/PajeroSport/11.pdf)
Beleza Paulo! Rapaz, meu "ingrêis" é limitado... depois pesquise aí prá nóis se tem uma receitinha dessas aí para o caso de Pajerinho "fumaçando". A minha tá boinha, mas tem gente com esses probleminhas :pensativo::pensativo:.
Aproveitando: Aquele kit que pedi da Rockauto já chegou! Foi bem rápido... pedi num sábado [21/mar] e recebi na segunda-feira, dia 30! Invoice legal... passou direto pela fiscalização da RF:dance::dance:.
[]s
nelsonnrc
04/04/2009, 17:48
Paulo, bacana essa dica! Achei que precisava trocar os tuchos, entao levei na MMC e o pessoal falou que esse barulho realmente é padrão, ligaram uns Sport e Triton e todos faziam o mesmo barulho...oq me espanta é não fazerem esse procedimento pra dar uma amenizada, visto que deve constar nos livros de manutenção
Waldir
Pro Pajerinho parar de fumar e consumir óleo, acho que só retificando os cabeçotes, esqueça aqueles óleos mais grossos e derivados...
Abs
Paulo_CW
04/04/2009, 18:38
Paulo, bacana essa dica! Achei que precisava trocar os tuchos, entao levei na MMC e o pessoal falou que esse barulho realmente é padrão, ligaram uns Sport e Triton e todos faziam o mesmo barulho...oq me espanta é não fazerem esse procedimento pra dar uma amenizada, visto que deve constar nos livros de manutenção
Waldir
Pro Pajerinho parar de fumar e consumir óleo, acho que só retificando os cabeçotes, esqueça aqueles óleos mais grossos e derivados...
Abs
Nelson...
Essa dica ai foi impressionante.... vc viu no link q ela consta no próprio manual mecânico do motor???
Claro q isso vai depender do estado dos tuchos... mas vale a tentativa pra quem esta com o problema.... ou seja uma monteeeee de gente....
nelsonnrc
04/04/2009, 19:06
Nelson...
Essa dica ai foi impressionante.... vc viu no link q ela consta no próprio manual mecânico do motor???
Claro q isso vai depender do estado dos tuchos... mas vale a tentativa pra quem esta com o problema.... ou seja uma monteeeee de gente....
Fiquei impressionado...tinha uns Tritons e Pajero Sport na autorizada com uns 10mil km que já faziam o barulho...o cara falou pra ficar tranquilo que apesar do barulho no Pajerinho não tinha nenhum problema, era algo característico do 3.5
Waldir Carlos
04/04/2009, 21:17
Waldir
Abs
Obrigado Nelson, a minha não está fumaçando, mas consome cerca de 1 litro de óleo a cada 1.500 quilômetros. Utilizo o Magnatec recomendado no manual. Comentei porque vejo outros pajeristas reclamando.
:concordo::concordo:
[]s
no meu caso, tava fumando e fazendo barulho dos tuchos, mandei abrir e não precisei retificar nada... pegou tudo standard, troquei os tuchos, casquilhos, anéis, juntas e um eixo do comando riscado... o que aconteceu foi que tinha uns 2 ou 3 tuchos travados, e foram esses tuchos que riscaram o meu eixo do comando...
antes, ao dar a partida o barulho dos tuchos ficava por uns 2-5 minutos sempre... depois de ter trocado os tuchos o barulho acontece ocasionalmente durante menos de 10 segundos...
resumindo, tem que tomar cuidado pra não ter tucho travado... um eixo do comando desses aqui no brasil custa uma nota preta... ainda mais no caso das 3.5 que são dois eixos por cabeçote... no meu caso foi um só...
Abraços...
SERGIO MORAES
06/04/2009, 08:21
Paulo
Eu já estava a ponto de por tudo no chão e fazer de novo.Com tua informação vou tentar, porém tenho dívidas na interpretação.
Acelero até 3000rpm em 15s ou acelero até 3000rpm e mantenho 15s? Tiro o pé e aguardo 15s para acelerar de novo ou desacelero em 15s?
Grato , no aguardo de tua explicação
Abs
Sergio Moraes
Paulo_CW
06/04/2009, 09:02
Paulo
Eu já estava a ponto de por tudo no chão e fazer de novo.Com tua informação vou tentar, porém tenho dívidas na interpretação.
Acelero até 3000rpm em 15s ou acelero até 3000rpm e mantenho 15s? Tiro o pé e aguardo 15s para acelerar de novo ou desacelero em 15s?
Grato , no aguardo de tua explicação
Abs
Sergio Moraes
Acelera gradativamente até atingir 3000rpm em 15segs.... tira o pé e aguarda por 15 segs na lenta completando um ciclo de 30segs (15segs acelerando e 15segs na lenta) e vai repetindo a operação....:concordo:
Pode ver aqui o grafico da operação.... http://www.4x4extremesports.com/Manu...roSport/11.pdf (http://www.4x4extremesports.com/Manuals/PajeroSport/11.pdf)
fernandotf
08/04/2009, 10:59
Pessoal, estou com o seguinte problema na minha TR4 2003 (com 72.000 km): quando ligo pela manhã, com o motor frio, e saio com ele antes e esperar uns 2 minutos para esquentar, e pego a rampa da garagem, escuto um tec tec (batendo pino). Não é sempre, e depois que esquenta, não faz barulho em nenhuma hipótese. Mesmo ligando o carro de tarde, o barulho é norma, ou seja, o carro tem que estar "bem frio" e um pouco acelerado para bater pino.
Pelo que li, levantei as seguintes hipóteses:
1) Gasolina adulterada: já troquei e nada
2) Pistão carbonizado e vela suja (troquei há 10 mil kilometros e nada)
3) Óleo ruim (acabei de trocar, colocando Magnatec, e nada)
4) Falha na bomba de óleo
5) Tuchos sujos ou gastos
Já aconteceu algo parecido com algum de vocês?
Agradeço desde já qualquer contribuição.
Fernando
fernandotf
16/04/2009, 10:11
Pessoal, estou com o seguinte problema na minha TR4 2003 (com 72.000 km): quando ligo pela manhã, com o motor frio, e saio com ele antes e esperar uns 2 minutos para esquentar, e pego a rampa da garagem, escuto um tec tec (batendo pino). Não é sempre, e depois que esquenta, não faz barulho em nenhuma hipótese. Mesmo ligando o carro de tarde, o barulho é norma, ou seja, o carro tem que estar "bem frio" e um pouco acelerado para bater pino.
Fernando
Embora não ter tido nenhuma resposta, vou deixar um breve relato do mecânico que avaliou o carro:
O tucho bate devido a "borra" do óleo do motor... que faz com que os tuchos demorem para encher, fazendo barulho no primeiro minuto (do tipo bolinha de gude soltas no motor). Ele apenas recomendou para esperar sempre pelo menos um minuto em marcha lenta antes de andar com o carro pela manhã (muitas vezes saia com pressa e não aguardava o óleo circular), e quando eu fizer a próxima troca de óleo, fazer a limpeza dos dutos (carter, tampa de válvula e a "peneirinha" (???) ).
Duas coisas interessantes ele disse:
1) Embora termos o costume de trocar o filtro de óleo uma vez sim e outra não (consta até no manual), é bom SEMPRE trocar o filtro de óleo.
2) O óleo original do carro (Castrol Magnatec) provoca "borras"... e recomendou usar outras marcas...
Alguém já ouviu estes comentários?
abri o meu 3.5 e infelizmente TODOS os tuchos estavam ruins (motor com 131.000) e antigo dono fazia uma salada de oleos......
Hoje estou usando o Turbo Max p/ Diesel 15W40 e tive de comprar os 24 tuchos (73,00 cada!!!) nao dava tempo de trazer de fora.....
Porem os antigos estavam bem ruins, aquela cabeca do tucho tinha MUITO jogo lateral e vertical e comparando com os novos que sao justos justifica o barulho.
Fica a licao, trocas de oleo nao muito frequentes, uso radical do veiculo acabam comprometendo o conjunto.
Na duvida sempre troque oleo e filtro, e mantenha apenas um oleo digno que se adeque ao seu tipo de uso.
se a base deles estavam amassadas, vai ter que trocar as valvulas de admissão tb, se deixar elas com as pontas amassadas, logo logo vai ter problema de novo...
abraço e boa sorte...
Nogs
Nao estavam amassados, ja tenho planos de fazer o motor, trocando pistoes e talvez ate as valvulas, porem meu meca abriu a parte de cima para trocar os tuchos e disse que ele ainda tem um bom folego, pois este motor quando ja estiver ruim faz barulho e o meu esta um silencio só.
Porem a "muamba" ja esta na lista de compras, aguardando a titia vir dos EUA.....:-D:-D:-D:-D:-D:-D:-D:-D
Nessa o Lula nao ficara com 88% do meu dinheiro....
ROAD TECH
22/04/2009, 05:51
Olá Pessoal,
Para quem ficou em dúvida como fazer o procedimento indicado pelo nosso colega Paulo-CW, eu fiz a tradução e editei a imagem do manual apresentada abaixo.
Parece mágica, mas é simples de tudo.
Sds a todos
Octávio
wlgalvao
23/04/2009, 01:07
Nunca tinha visto ou escutado isso, mas vou fazer e te informo do resultado, pois ja troquei os 12 tuchos e a porra do cleck continua, só q agora um só, mas faz, troquei óleo, pisei até o fundo, andei a mais de 150km/h por uns 10 min, ........... nada, agora vou executar essa manobra e te digo depois, valeu.
Armandinho
23/04/2009, 05:08
Fernando
Caro fernando, meu carro faz esse mesmo barulho quando tiro ele da garagem e tambem subo a rampa pra sair do prédio. Minha tr4 está com 42000km e troquei o oleo ontem. Coloquei o sintético da shell. Vou ver amanha se o barulho irá persistir. Abraços!
wlgalvao
23/04/2009, 21:49
fiz o teste hoje, e p surpresa, funcionou, agora pergunto, até guando
lembrando q todos os tuchos foram trocados, óleo, e descarbonizado, limpesa de bicos, etc. tudo ok, mas voltou a bater um tucho.
Olá Pessoal,
Para quem ficou em dúvida como fazer o procedimento indicado pelo nosso colega Paulo-CW, eu fiz a tradução e editei a imagem do manual apresentada abaixo.
Parece mágica, mas é simples de tudo.
Sds a todos
Octávio
Armandinho
24/04/2009, 00:43
Fernando. O barulho sumiu...creio que realmente era a qualidade do oleo da antiga dona do carro.....
Abraços
Lesoares
24/04/2009, 17:59
Beleza pessoal,
Estou iniciando no Forum, qualquer dica será bem vinda...
Tive um problema com uma Blazer 4.3 v6, um dia pela manhã ela resolveu fazer barulho de tucho e não parou mais. Levei até um mecânico amigo e ele falou que poderiam ser os tuchos sim, presos, vazios, não dá para ter certeza sem abrir...
Como tentativa fizemos o seguinte, colocamos o flush e deixamos o motor funcionando por uns 10 minutos, drenamos o óleo e trocamos o filtro, abastecemos com Castrol gtx 20w50 e o barulho ainda continuou, depois de mais algum tempo funcionamdo ele foi parando e acabou.
Hoje com uma pajero sport 2002 3.0 v6 24v Aut. aconteceu o mesmo, comprei o carro com esse barulho e assumi o problema, troquei o óleo e filtro por acdelco 20w50 e nada, andei uns 500km e adicionei um aditivo tipo b12, para engrossar o óleo e criar aquela película que ele promete, nada do barulho sumir, andei mais uns 500km e nada. Coloquei um flush no motor e funcionei por 10 min, drenei o óleo e troquei o filtro e coloquei um óleo semi-sintético 10w30, o barulho continuou, andei uns 2000km e hoje ao chegar ao trabalho o barulho simplesmente sumiu, esperei-o esfriar e liguei novamente e o barulho sumiu totalmente, graças a Deus, segue o meu relato. Eu estava agendado com a oficina para abrir o motor na segunda, espero ajudar, acho que foi uma prova de paciência, na próxima troca irei passar um flush novamente.:-D
Abraços Leo Soares.
fernandotf
27/04/2009, 10:03
Fernando. O barulho sumiu...creio que realmente era a qualidade do oleo da antiga dona do carro.....
Abraços
Armandinho,
Eu estou aguardando sempre pelo menos uns dois minuto antes de colocar o carro em movimento... então não faz mais barulho. Acredito que ainda deva acontecer se eu sair sem esperar esquentar.
Acredito que seja a borra no óleo, ou a peneirinha suja, que faz com que os tuchos demorem para encher... ou seja, preciso fazer uma limpeza usando o FLUSH. Como troquei o óleo faz pouco tempo, vou ter que fazer isso só daqui uns 5 mil Kil...
Estou usando o original (Magnatec). Você recomenda algum em especial?
Obrigado pelo relato!
Fernando
CesarMit
27/04/2009, 10:31
Comprei uma Pajero V6 a pouco tempo e estou com o mesmo problema tão comentado aqui, ou seja, quando ligo o veículo aparece o barulho de tuchos no primeiro minuto e depois desaparece... pelo jeito é meio normal, mas vou tentar o procedimento deste tópico.
buchmann
28/04/2009, 00:20
Bom..
faz uns 6 meses que começou a aparecer esse tipo de problema na minha Pajero.
Mas faz +ou- 3 semanas que não dá mais.. algumas vezes eu fazia o procedimento, sem saber q existia.. só que eu ia até uns 4mil rpm e ficava um tempo ali.. nada muito mais que 15 segundo.. depois deixava na lenta.. só que fazia isso uns 2 ou 3 vezes no maximo, temendo que algo pudese acontecer..
Mas graças a Deus não estou tendo mais este problema com ela.. se voltar vou tentar o procedimento descrito ai..
Ah.. ela esta com 150mil e troco o óleo e filtro a cada 5mil. Óleo 15w40 sempre
Daniel_Papatrilhas
29/04/2009, 13:58
Bem, amigos do forum 4x4 brasil, sou novo no pedaço e vim compartilhar com vcs esse problema do tucho, porque isso ja esta me deixando com uma baita dor de cabeça. venho tendo esse problema desde que precisei trocar meus retentores de valvulas, porque estava fumaçando, pois bem, desde entao nao tenho mais sossego com a droga desses tuchos, o que ando fazendo: assim que ligo o carro (frio) as vezes os tuchos começam a bater, desligo e ligo novamente e noto que depois de uns 15 segundos eles começam a bater novamente: o que faço, espero o motor funcionar uns 2 minutos e empurro o pe no acelerador, ate 5mil giros, vou tirando aos poucos e repito isso umas 2 vezes, pronto o motor funciona redondinho, acho que prejudica o motor, mas no momento vejo que isso ta sendo o melhor remedio. Usei por 2 vezes oleo motul nela, nao sei se isso contribuiu pro problema dos tuchos,mas pra parar de bater fiz parecido ao amigo Paulo que postou aqui no forum....Agora deixa a desejar um carro como esse, bater tucho assim....nem o celta daqui de casa com 150mil km rodados, motor perfeito...nem fumaçar ele fumaça....e uma pena, pra um carro do calibre que eh......to vendo que troca-los vai ser a solução...abraços..:cool:
Armandinho
29/04/2009, 22:24
Armandinho,
Eu estou aguardando sempre pelo menos uns dois minuto antes de colocar o carro em movimento... então não faz mais barulho. Acredito que ainda deva acontecer se eu sair sem esperar esquentar.
Acredito que seja a borra no óleo, ou a peneirinha suja, que faz com que os tuchos demorem para encher... ou seja, preciso fazer uma limpeza usando o FLUSH. Como troquei o óleo faz pouco tempo, vou ter que fazer isso só daqui uns 5 mil Kil...
Estou usando o original (Magnatec). Você recomenda algum em especial?
Obrigado pelo relato!
Fernando
Ola Fernando...eu coloquei o sintético da shell (5w). Quanto ao barulho ter sumido...so foi uma impressão mesmo...pq liguei o carro e deixei bastente tempo ligado e parado...+ ou - uns 10 minutos. Ai quando eu sai da garagem realmente nao houve o barulho. Mas esses dias que tenho saido logo apos liga-lo...o barulho continua mas está bem menor. Na proxima troca de óleo, eu vou fazer esse flush, colocar um mineral e rodar apenas uns 5 mil km pra depois troca-lo. Eu acho que vale a pena colocar esse oleo da shell...visto que alguns colegas relataram que esse barulho apareceu mesmo com o uso constante do castrol(recomentado pela mitsubishi).
fernandotf
29/04/2009, 23:11
Ola Fernando...eu coloquei o sintético da shell (5w). Quanto ao barulho ter sumido...so foi uma impressão mesmo...pq liguei o carro e deixei bastente tempo ligado e parado...+ ou - uns 10 minutos. Ai quando eu sai da garagem realmente nao houve o barulho. Mas esses dias que tenho saido logo apos liga-lo...o barulho continua mas está bem menor. Na proxima troca de óleo, eu vou fazer esse flush, colocar um mineral e rodar apenas uns 5 mil km pra depois troca-lo. Eu acho que vale a pena colocar esse oleo da shell...visto que alguns colegas relataram que esse barulho apareceu mesmo com o uso constante do castrol(recomentado pela mitsubishi).
Armandinho, obrigado pela dica... o mecânico disse que o óleo Magnatec é bom, mas frequentemente apresenta problemas de "borra", sendo necessário aplicar o FLUSH ocasionalmente. Estou começando a acreditar nele... :???:
Ainda não apliquei o FLUSH, mas quando fizer, eu posto aqui o resultado...
Fernando
CesarMit
30/04/2009, 11:51
A Minha Pajerino batia tuchos pela manhã durante uns 2 minutos, fiz o procedimento indicado no tópico e fazem 2 dias q ela não apresentou mais batidas... não sei se por acaso é coincidencia pois fizeram dois dias infernais de quente ou realmente funcionou.
Daniel_Papatrilhas
30/04/2009, 15:03
Caros amigos, alguem ja usou oleo Motul em sua Pajero a gasolina?! Usei por 4 vezes o óleo e vi uma sensivel diferença no funcionamento da máquina....O óleo é fabricado tipicamente pra carros de competição, ou seja de alta perfomance. Usei na minha porque realmente exijo do carro em minha corridas de rally.....queria uma opinião dos amigos, quanto ao uso, por ser um fabricante de óleo não especificado pela montadora que so recomenda Castrol, se por ventura nao viria a prejudicar o motor...abraços....ah o clec clec clec clec do meu carro parou quando usei o oleo...:concordo:
ccinelli
30/04/2009, 17:02
Armandinho, obrigado pela dica... o mecânico disse que o óleo Magnatec é bom, mas frequentemente apresenta problemas de "borra", sendo necessário aplicar o FLUSH ocasionalmente. Estou começando a acreditar nele... :???:
Ainda não apliquei o FLUSH, mas quando fizer, eu posto aqui o resultado...
Fernando
Minha Pajero batia tucho, usando o Magnatec. Fiz Flush e passei a usar óleo 100% sintético, ou Lubrax, ou Elaion (dizem que é o mesmo Lubrax) e o barulho desapareceu. Isto já faz um ano e meu carro está com 127.000 km.
O procedimento de usar um óleo intermediário após o Flush para trocá-lo logo em seguida é muito importante, devido à contaminação do óleo pelos restos do Flush.
Troco o filtro a cada troca de óleo a cada 5.000 km.
Abraços,
alguem de voceis que ja fizeram de tudo nos tuchos, ja abriu e conferiu o estado dos mesmos?
Pois abri os meus e dos 24, 23 estavam condenados, a folga era absurda e eles ja nao tinham o mesmo vigor dos novos.
Apos a troca ($$$ doeu) o carro ficou outro.
rick_rodrigues
28/06/2009, 20:50
A minha é uma pajero sport v6 3.0 gasolina 2002, o meu ta batendo tucho tb mas o estranho é que é só na gasolina que ela bate e só quando eu atinjo mais ou menos uns 2.500 rpm...em baixa rotação não bate tucho, e isso é muito estranho, assim como não bate em marcha lenta, e o pior d tudo é que quando ando no gás com ela não bate tucho nenhum também, é silenciosa pra kramba. E lendo os relatos aki eu não consegui correlacionar nenhum com a minha situação.
Alguém pode me dar uma ajuda e me esclarecer o que pode estar acontecendo?
Obrigado amigos
Cara, enfrentei o mesmo problema, dei umas aceleradas para subir a pressão do óleo e feito! Isso acontece algumas vezes, conforme conversas com mecãnicos, é por falta de pressão de óleo que os tuchos carregam errado e acaba dando esse TECTECTEC... hehehe
Mas valeu a postagem! :dance:
Abraços a todos!!!
Juninhodanet
06/05/2011, 19:46
Fernando
Fernando eu estou tendo um processo muito próximo do que esta acontecendocom vc.... Pelo que eu conheço de mecânica em Geral .... Todos os motores quefracionam o sistema de queima assim com de combustíveis, gasolina, gás, álcool....Tem a tendência de desgaste do cabeçote ou seja no caso tuxos e balancins,assim ocasionando este barulhinho o tanto quanto chato, parecendo batendo saiade pistão, este caso atípico de ocorrer,pois existe muitos carros que não chegam a 100.0000 KM sem ao menos uma mexidano cabeçote.
Neste caso atípico do seu carro em especifico, sugiro que procure o mais rápidouma oficina qualificada pois com o tempo os desgastes aumentará em muito e oscustos tb....
Eric Paranhos
07/05/2011, 17:29
Olha a minha l200 graças a deus nao tem esse barulho, mas o meu corsinha ta com o bendito barulho e naoo para.
Sera que a tatica dos 30s funcionaa?
vouu testarr pra ver
Abraçoss
italo_dbs
15/11/2013, 00:33
A minha ta apresentando o mesmo sinal, porém o motor foi feito recentemente e ficou com esse barulho. passei a usar o magnatec pela primeira vez, pode ter sido ele? alguém sabe quanto custa um tucho desse?
SAPO-BOMBA
15/11/2013, 01:25
Adiciona um ou dois frascos de Militec-1 no motor que para esse bate-bate dos tuchos...
Adiciona um ou dois frascos de Militec-1 no motor que para esse bate-bate dos tuchos...
Sapo
Na TR4 da patroa, que tinha 19.000 na época, foram dois frascos de Militec para parar o barulho dos tuchos.
SAPO-BOMBA
15/11/2013, 19:53
Sapo
Na TR4 da patroa, que tinha 19.000 na época, foram dois frascos de Militec para parar o barulho dos tuchos.
E resolveu no seu caso? :concordo:
italo_dbs
16/11/2013, 10:08
o militec tem a mesmo função daquele bardal b-12 é isso? o melhor é o militec mesmo?
SAPO-BOMBA
16/11/2013, 14:47
Cara, não existe nada melhor do que o Militec, o que chega mais perto e considero tb muito bom é o Molykote...
italo_dbs
17/11/2013, 20:44
Blza, cara obrigado pela ajuda, vou colocar logo o militec, e da uma viajada p ver se eles calam. Se não calarem vai ser o jeito troca-los, falando nisso alguém sabe o preço deles e se vendem separadamente ou só todos juntos?
E resolveu no seu caso? :concordo:
Diminuiu em 90% o barulho de máquina de costura. Pena que foram dois fra$co$: R$ 150,00 na época. Doeu no bolso, mas compensou pelo resultado.
italo_dbs
18/11/2013, 23:11
alguém sabe a média de preço de cada tucho desses? e se só vende na autorizada?
italo_dbs
26/11/2013, 15:57
alguém sabe onde posso comprar os tuchos da tr4 pela internet?
Rafael_Pitangui
27/11/2013, 21:05
Amigos, sempre ouvi o pessoal falando do Militec, mas nunca tinha usado, acho que chegou a hora. Qual é o uso dele? Coloco direto no óleo do motor igual aditivo? Ou ele é uma especie de óleo?! Alguém poderia me dar uma luz?
italo_dbs
28/11/2013, 16:18
Cara fiz o motor do carro e logo após isso os tuchos não carregaram mais, comprei o carro e não verifiquei qual a viscosidade do óleo que era usado antes, e acabei colocando o original castrol magnatec porém os tuchos ficaram fazendo barulho, ai segui os conselhos do pessoal e coloquei o militec, mas até agora não resolveu. vou rodar um pouco mais caso não pare vou fazer o flush e trocar o óleo por um mais grosso.
Cuidado com esses Flush. Eu não faria. Veja o por que:
Fazer "Flush" no motor vale a pena? - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=5a7-3hlhbHs)
SAPO-BOMBA
29/11/2013, 06:08
Cara, de boa.... ADG não é referência pra seu ninguém...
SAPO-BOMBA
29/11/2013, 06:10
Cara fiz o motor do carro e logo após isso os tuchos não carregaram mais, comprei o carro e não verifiquei qual a viscosidade do óleo que era usado antes, e acabei colocando o original castrol magnatec porém os tuchos ficaram fazendo barulho, ai segui os conselhos do pessoal e coloquei o militec, mas até agora não resolveu. vou rodar um pouco mais caso não pare vou fazer o flush e trocar o óleo por um mais grosso.
Militec não tem efeito "imediato", do tipo colocou, funcionou... Ele ainda vai começar a impregnar no metal, pode ter que rodar até uns 300km a 500km até o produto fazer pleno efeito.
Cara, de boa.... ADG não é referência pra seu ninguém...
Nesse caso o argumento dele teve fundamento, ao meu ver.
SAPO-BOMBA
30/11/2013, 23:16
Nesse caso o argumento dele teve fundamento, ao meu ver.
Então todos os mecânicos dos EUA, a STP, Amsoil, Seafoam, Valvoline e outras caralhadas de empresas estão errados?
Pq LÁ FORA, eles fazem flush!
Pq o ADG não quer fazer? Simples... Pq não dá lucro!
É mais lucro ele mandar desmontar coletores entupidos de carvão, bombas de óleo estragadas, motor com borra, cárter sujo e etc...
Pegou a idéia, ou ainda acha que a explicação dele tem fundamento?
Claro que nem todo motor precisa, e nem toda situação demanda do uso do flush, especialmente motores mais modernos que fazem uso exclusivo de óleo sintético.
Vale a pena a leitura, até pra saber que nem tudo o que o ADG fala é pra ser levado a sério ( como eu já afirmei anteriormente ):
http://www.howstuffworks.com/5-benefits-of-an-engine-flush.htm
Italo sousa
02/12/2013, 23:40
Então todos os mecânicos dos EUA, a STP, Amsoil, Seafoam, Valvoline e outras caralhadas de empresas estão errados?
Pq LÁ FORA, eles fazem flush!
Pq o ADG não quer fazer? Simples... Pq não dá lucro!
É mais lucro ele mandar desmontar coletores entupidos de carvão, bombas de óleo estragadas, motor com borra, cárter sujo e etc...
Pegou a idéia, ou ainda acha que a explicação dele tem fundamento?
Claro que nem todo motor precisa, e nem toda situação demanda do uso do flush, especialmente motores mais modernos que fazem uso exclusivo de óleo sintético.
Vale a pena a leitura, até pra saber que nem tudo o que o ADG fala é pra ser levado a sério ( como eu já afirmei anteriormente ):
http://www.howstuffworks.com/5-benefits-of-an-engine-flush.htm
Amigo sabe informar onde consigo peças da tr4 pela internet em um preço bom?
moskamoc
12/12/2013, 08:24
amigo, isso acontece comigo ha uns 3 anos. resolvi da seguinte forma, fiz o flush e limpeza do carter, depois coloquei oleo especificado com meio litro de oleo de freio (corrosivo contra borra) e andei por uns 3000 km. foi diminuindo mas nao parou. era de se esperar. depois esgotei o oleo misturado com oleo de freio e coloquei oleo 5w15. Nunca mais tive o problema. O flush amoleceu a borra e removeu parte dela. Com o oleo de freio misturado ao oleo do motor, a borra mais dificil foi dissolvida e os dutos que levam oleo aos tuchos e que estavam quase entupidos, voltaram a ter fluxo normal, pois a borra que ficava ali e o flush nao alcançava por nao circular por lá foi removida. Com o oleo mais fino, o fluxo melhorou nestes dutos e o problema acabou.
moskamoc
12/12/2013, 08:38
alguém sabe a média de preço de cada tucho desses? e se só vende na autorizada?
paguei 32 reais no mercado livre. Vende a unidade. Na autorizada queriam 89 reais em cada um e so vendiam os 24. faça as contas.
Italo sousa
17/12/2013, 07:25
paguei 32 reais no mercado livre. Vende a unidade. Na autorizada queriam 89 reais em cada um e so vendiam os 24. faça as contas.
Tem como vc me enviar o link do mercado livre? seu carro é uma tr4 tbm?
Italo sousa
18/12/2013, 12:56
Em que site comprou os tuchos, já procurei vários e ainda não encontrei nenhum que tenha peças desse tipo p tr4?
Ressurgindo o tópico das cinzas!!!! :campeao:
Bah, fiz o teste e não é que funcionou!!! Deve ter enchido os tuchos de óleo.
Realmente os barulho dos tuchos começaram a ficar cada vez mais altos... mas é que eu sempre ando na manha, na casa dos 2 mil giros. Senão o bolso sente né? eheheh... Hoje enchi o saco e resolvi pesquisar aqui.
Fiz umas dez vezes. Agora é ver como ele vai se comportar amanhã, heheheeh. Pareceu um milagre, o barulho ir sumindo. Sinceramente, não levava fé. Vamos ver amanhã de manhã. ;-)
Essa do Magnatec fiquei bolado... botei essa porra e achei que por ser o original não ia ter que me incomodar.
O Bastião tá com 83 mil km.... sim é verdade, o querido de ano 99 passou quase 10 anos parado num galpão. Por conta disso, acho que deve ter borra pra cacete. Farei flush e limparei o cárter. Isso é certo. Só não acho justo ter que abrir um motor que não tem nem 90 mil km. Tenho só carros japoneses a uns 6 anos e não me entra na cabeça um motor desses ficar batendo tucho... Meu pai tinha um Civic com 250 mil km e começou a bater quando ligava... mas olha a quilometragem, né?
A pergunta é: até quando isso resolve? Será que terei que ficar eternamente fazendo esse procedimento?
pirata666
02/01/2017, 21:58
Revivendo esse tópico kkkk
Comprei um Pajero Sport 3.5 V6 104.000km gasolina, mas quando ligo me parece diesel kkkk , primeira coisa que eu fiz foi trocar o óleo e colocar 2 frasco de militec , e não mudou nada .
Realmente precisa abrir e trocar os tuchos?
Ou existe outro milagre
pirata666
16/04/2017, 21:31
Já fiz umas 4 trocas de óleo e não resolveu , ainda continua o barulho , estou colocando óleo lubrax 10w40 semissintético e 2 frasco de militec .
Não sei o que faço mais , não queria abrir pois acho muito pouca KM pra abrir 106.000km
moskamoc
19/01/2018, 13:12
Já fiz umas 4 trocas de óleo e não resolveu , ainda continua o barulho , estou colocando óleo lubrax 10w40 semissintético e 2 frasco de militec .
Não sei o que faço mais , não queria abrir pois acho muito pouca KM pra abrir 106.000km
Infelizmente amigo, nao tem jeito. Fiz comentários anteriores já há alguns anos dando dicas mas infelizmente nao tem jeito
Descobri que realmente o que há é falha no projeto ou defeito de engenharia. Tentei todos os tipos de recurso. Ja troquei todos os tubos 2 vezes. O motor está com 39 mil km hj pq foi refeito e trocado todos os tucanos novamente bem como válvulas e etc. Tudo novo e o barulho persiste.
Por isso recomendo, mesmo tendo uma já 13 anos, é fugir da Pajero gasolina v6. Principalmente motor 6g72. Nao tem solução. Bomba de óleo, mesmo Nova é ineficiente. Os dutos muito finos q atrapalham a circulação até os tachos, diagramação errada que faz com que o óleo so chegue ao cabeçote do lado do passageiro e deixe o cabeçote do lado do motorista sem pressão. Ainda há o problema de superaquecimento que nao de percebe até a tampa do radiador pular p fora pq o medidor no painel não passa do meio mesmo estando fervendo ou sem água. Isso de propósito. Falha do sistema de arrefecimento. Fora alguns problemas na parte de suspensão q tive q fez o mecânico dizer lindas palavras contra o fabricante. O meu Pajero está comigo e vai continuar pq nao consigo vender nem tenho vontade também. Vai ficar na garagem. Comprei com 89mil km e ja está com 239 mil. Motor feito com 200mil exatamente por culpa do sistema de lubrificacao ineficaz que deixa o pistão 6 sem lubrificação e começou a molhar a bela e dumas somente neste pistão. Até que conforto tem muito. E força também. MT robusta mas as falhas de engenharia me impedem de aconselhar a comprar este modelo. Infelizmente, nao tem cura. Tem paliativos q deixam silencioso por alguns meses mas q voltam a deixar o carro com barulho de motor de fusca. Pra quem queria um v6 por ser silencioso, prefira o motor diesel que no fim das contas faz menos barulho que o v6 defeituoso de fábrica da mitsubishi. Ou tente outra marca de carro. Eu nao tive sorte e so tenho esse Mitsubishi. Agora andar a pé pra não passar vergonha na rua.
moskamoc
19/01/2018, 13:14
Onde está escrito tubos ou tucanos, leia se tuchos. Corretor amaldiçoado
corretoramorim
10/09/2018, 20:03
A minha é uma pajero sport v6 3.0 gasolina 2002, o meu ta batendo tucho tb mas o estranho é que é só na gasolina que ela bate e só quando eu atinjo mais ou menos uns 2.500 rpm...em baixa rotação não bate tucho, e isso é muito estranho, assim como não bate em marcha lenta, e o pior d tudo é que quando ando no gás com ela não bate tucho nenhum também, é silenciosa pra kramba. E lendo os relatos aki eu não consegui correlacionar nenhum com a minha situação.
Alguém pode me dar uma ajuda e me esclarecer o que pode estar acontecendo?
Obrigado amigos
Boa noite a todos.
No caso do GNV, deve ser devido a temperatura do motor na queima do gnv, fica mais alta. O óleo fica mais fino e enche os tuchos mais rápido.
Olivalves
27/09/2020, 11:08
Bom dia.Tenho uma Pajero 3000 v6 e não está carregando os tuchos .Foi feita a troca dos tuchos ,mais ficam batendo .
Em funcionamento pelo radiador de óleo , abri as porcas e fica saindo bolhas de ar .
Existe alguma forma de sangrar esse ar no sistema de lubrificação .
Alguém me ajuda .
maflores
12/02/2024, 09:17
Bom dia galera, estou com um problema estranho em minha 3.5 V6 ano 1998.
Instalei um manômetro de pressão de óleo para analisar melhor o problema e é o seguinte:
Quando da primeira partida a frio a pressão de óleo fica quase em 6 bar e vai baixando a medida que esquenta, chegando em 1,5 bar quando quente, até aí blz, acho até que a bomba está ótima.
Mas o problema é que quando quente aparece aquele cleq cleq cleq de tucho batendo, isso apenas em marcha lenta, se acelerar um pouca até uns 2000 RPM o barulho desaparece.
Já fiz de tudo, todo tipo de óleo e aditivos ( militec, grafeno, etc) e nada ajudou, fiz o procedimento recomendado de acelerar até 3000RPM 15 segundos, também não resolveu, será que esse ruído é tucho mesmo ?