Conectar

Ver Versão Completa : Motor esquentando d+

willys1960_ctba
01/11/2004, 12:59
Pessoal, postei anteriormente um problema no meu willys que estava esquentando d+.
Bom como vc's sabem estou com motor de opala 6cc a álcool, troquei o radiador por um de opala 6 com um reservatório de água do Gol e realmente melhorou muito pois rodando com ele na boa nas estradas e ciadade a temperatura fica entre 80º e 90º. (isso no relógio de mercúrio)
Mas estou tendo problemas em serrinhas / dentro de trilhas e nos banhados onde precisa acelerar um pouco mais..Gostaria de saber como posso resolver isso :?:
Em anexo estou colocando uma foto onde foi usada uma ventoinha elétrica entre a grade e o radiador? alguém sabe de que carro é?
Devo colocar uma e manter a mecânica ou tiro e mecânica e deixo só a elétrica? o que faço :?: :?: :?:

Eduardo Velo
01/11/2004, 13:14
Pode ser sujeira no radiador , veja se vc consegue enxergar através da colméia , se não consegue , pode bater água com Vap ...
A termostática tbm pode causar esse problema , pode estar abrindo , mas não o suficiente por alguma sujeira ou desgaste ...

[]s...

willys1960_ctba
01/11/2004, 13:21
O radiador é novo ta limpinho...
A termotática tbém coloquei uma nova e não adiantou muito não!

a foto que falei é essa!!

willys1960_ctba
01/11/2004, 14:26
Como faço p/ postar a foto aqui?

willys1960_ctba
02/11/2004, 09:46
vou tentar postar a foto novamente:

Eduardo Velo
02/11/2004, 09:55
O radiador é novo ta limpinho...
A termotática tbém coloquei uma nova e não adiantou muito não!

Se não tem mais nada no sistema de arrefecimento , sobrou pra anel de de pistão raspando ou coisa do tipo ...
Só tirando cabeçote pra saber ...

[]s...

willys1960_ctba
02/11/2004, 10:08
mesmo o motor estando basicamente zerado?
fiz ele inteirinho e só rodei 7 mil KM até o momento...
Esse esquema da ventoinha auxiliar funciona?
De qual carro é essa ventoinha? Tenho procurado aqui em ctba pela famosa "Ventoinha do ar condicionado do omega", mas nenhuma das que me motraram era igual a essa que postei!
:cry: :cry: :cry:

Eduardo Velo
02/11/2004, 10:56
Se esse motor está na garantia , não mexe mais nada , leva ele na oficina que fez o serviço ...
Deve estar com algum problema de ajuste , camisa com anéis muito justos ou partidos , com muita sujeira faz aquecer qdo exigido , não vai adiantar vc melhorar o arrefecimento se não tirar essa dúvida ...

[]s...

Sergio Rocha
02/11/2004, 12:18
Fala meu amigo,

Coisas óbvias mas que as vezes passam desapercebidas.

Essa ventoinha eletrica ta giranfo pro lado certo ?
A mistura de aditivo com a agua está na proporção correta ?
O motor tá no ponto ?
O termostado da ventoinha liga ela a quantos graus ?
Será que a bomba dágua tá funcionado direito ?

E por fim, a ventoinha original está no lugar ? é mecanica ou eletrica ?

[]'

leopoldo
02/11/2004, 12:52
Concordo com o Sergio.

A minha 1º suspeita é ventoinha girando para o lado errado, pois normalmente essas ventoínhas são configuradas para PUXAR o ar e não para SOPRAR.

Faça o teste:

Abra o capô do jeep.

curto-circuite o fio da cebola do radiador.....assim, com o jeep parado você aciona a ventoinha.

ponha a mão na frente da grade do jeep e depois atrás do radiador e procure sentir para que lado vai o vento.

se a sua sensibilidade ao vento não lá essas coisas, use um pedaço de folha de jornal.

Se, na frente da grade, a folha quer ir para o lado da ventoinha, sendo engolida pela grade, ......não deixe isso acontecer....hehehe....tá girando certo, mas se a folha quer "fugir", então tá girando do lado errado.

Isso significa que em velocidade o ar de impacto refrigera, mas em baixas velocidades, quando a ventoinha liga, ela vai estagnar o ar em volta do radiador (o ar fica quase parado) e vai esquentar o motor além da conta.

Você é o único que eu conheço que tem um carro a álcool que esquenta !
O motor a alcool sempre treabalha mais frio, pelo menos uns 10 ºC a menos que o mesmo modelo à gasolina e é por isso que o meu 1º tiro é nessa ventoinha. Depois iria para as outras sujestões dos colegas, deixando para último, um problema de montagem do motor.

willys1960_ctba
02/11/2004, 12:57
Essa ventoinha eletrica ta giranfo pro lado certo ?
Sim esta!

A mistura de aditivo com a agua está na proporção correta ?
Estou usando apenas água! :shock:

O motor tá no ponto ?
Redondinho...!

O termostado da ventoinha liga ela a quantos graus ?
Estou com ventoinha mecânica, fica ligada direta e a válvula termotática abre em 95º. + ou -..

Será que a bomba dágua tá funcionado direito ?
Novinha, em perfeito estado! zeradinha... :)

a ventoinha original está no lugar ? é mecanica ou eletrica ?
Esta no lugar sim, é mecânica... de plástico 5 apás.. :!:

Sergio Rocha
02/11/2004, 13:36
Acho q o seu problema está em usar agua pura.

Já q vc está com o sistema original, e sua ventoinha eletrica não está brigando com ele, ou seja ela empurra o ar na direção do motor, o mesmo sentido que a outra funciona.A eletrica empurra e a mecanica puxa.Deve ser a falta de aditivo na agua.

Que termostática é essa que "abre " a 95 graus.É a valvula termostática, que controla a circulação da água, ou o cebolão de acionamento da ventoinha ?
[]'

willys1960_ctba
02/11/2004, 13:46
Bom ai é que esta o X da questão!
Só estou usando a ventoinha mecânica não estou usando elétrica!
Postei essa foto da ventoinha elétrica para saber de qual carro é pois tenho procurado aqui em CTBA pela ventoinha do ar condicionado do omega e nenhuma das que eu vi se parece com essa da foto!
Todas que eu vi puxam o ar assim como a mecânica.
Estou apenas com válvula termotática!
Essa ventoinha auxiliar resolve o meu problema?
se sim de qual carro usar? e de qual carro é essa da foto que postei?

leopoldo
02/11/2004, 14:53
1-Essa ventoinha auxiliar resolve o meu problema?
2-se sim de qual carro usar? e de qual carro é essa da foto que postei?

Se é assim, é + fácil de resolver:

1- Sim, se o seu problema é aumentar a ventilação em baixas velocidades, ponha uma auxiliar e instale só um inerruptor no painel para acioná-la através de um relê.

2- instale uma que caiba no espaço entre a grade e o radiador
(opala, tempra, etc....vai ter que procurar em desmanches)

Sergio Rocha
02/11/2004, 17:01
Bom ai é que esta o X da questão!
Estou apenas com válvula termotática!
Essa ventoinha auxiliar resolve o meu problema?
?

É só inverter a ligação que ela gira pro outro lado.
Sim resolve.Coloca um cebolão no radiador e pronto.Verifique qual a temperatura do cebolão, antes de comprar, procure um que acione a ventoinha com a temperatura baixa, o resultado é melhor.
E não esqueça de colocar o aditivo.

Experimente tirar por um tempo essa sua valvula termostatica de 95 graus. :?:

[]'

cristiano
02/11/2004, 18:47
O meu sensor de temperatura nao está funcionando, quais podem ser as causas ??

Rogério Sales
02/11/2004, 19:14
Raphael

Só pra esclarecer melhor... Vc ta usando motor de opala, com o coletor do opala, nao é?! Porém , o restante dos tubos do escapamento foram "engrossados", ou seja, vc refez com um tubo um pouco mais largo do que o original do jeep, tipo de 2 polegadas?? Não esqueça que vc ta com um motor que tem uma cavalaria beem maior!
Digo isto pq tive o mesmo problema quando troquei o BF 161 pelo BF 184, do maveco, troquei veintuinha e tudo mais e o carro aquecia mesmo com o coletor do itamarati! Aí foí só refazer o escapamento com tubos de 2 polegadas que o carro parou de aquecer...
Rodar com o escapamento ou mesmo coletor sub dimensionado pode causar super aquecimento nas valvulas de escape, e o carro aquece rápido demais, isso já foi comentado aqui!

Se isso já foi feito, é só seguir os conselhos dos mestres daqui do forum que vc resolverá seu problema!

Abraços!

Rogério Sales
02/11/2004, 19:17
Só pra descarrego de consciencia mesmo! hehehe... pois quando ainda estava juntando $$$ para fazer o escapamento novo nao aguentava ver o jeep aquecendo daqui de casa até chegar na esquina! hehe...
Abraços a todos!!!

Eduardo Velo
02/11/2004, 19:52
Pessoal , pelo que entendi , ele só está tendo problema de aquecimento qdo o motor é muito exigido - subindo serra ou numa ladeira mais íngreme numa trilha - fora isso não apresenta aquecimento ...

Vamos torcer para que a ventoinha auxiliar e o aditivo na água de resultado ...

[]s...

Thiago Rodeghel
02/11/2004, 20:05
Olha esse modelo é do Ar condicionado do Vectra 97, só para vc poder identificar. O pessoal costuma adaptar esse tbm!!! Conforme o Sérgio falou só inverter a posição dos fios, ela gira em sentido horário e anti-horário :wink:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/2f6fbeb9b13f5bd051e42e92d9224309.jpg

Ela vem essa carcaça, mas é de plástico, então dá pra mexer nela :wink:

[s]

Hertes
02/11/2004, 21:40
E ai Thiago, meu pai tem uma F-1000 com o motor da F250 o MWM 4.2 6cc, e ele tambem tah esquentando pacas, e vi esse "ventilador" pensei q esse resolveria o problema do meu pai, onde eu acho e quanto custa esse "ventilador", como ele funciona?? é a bateria ou ligado algum lugar no motor?? Desde ja agradeco :D

Thiago Rodeghel
02/11/2004, 21:55
Fala Hertes

É o seguinte, vc deve tbm verificar os itens mencionados anteriormente tbm :roll: :wink: Só a ventoinha, não faz milagre!!! Verifique tbm se o radiador não está com as colméias entupidas por ferrugem!!!

Bom essa ventoinha é elétrica, é ligado direto com uma chave no painel ou na cebolinha, para ligar automático. É uma tomada com 2 polos normal. Nenhum bixo de 7 cabeças, qualquer um liga, ou qualquer autoelétrico liga pra vc!!!

Isso é achado em desmanches mesmo, custa em torno de 100,00 a 150,00.

[s]

cristiano
03/11/2004, 07:27
O meu motor é um OHC 2.3 do Maveco 4cc... quais são os sensores responsáveis pela marcação da temperatura ?? alguém sabe ??

leopoldo
03/11/2004, 08:01
seção de downloads.

página 3

manual de manutenção do jeep.

grupo 7 - motor 4 OHC

parte 3

página 17

willys1960_ctba
03/11/2004, 12:54
Thiago Rodeghel, foi essa a ventoinha que eu vi aqui em ctba( do vectra que vc colocou na sua resposta), mas fiz isso de ligar os fiz ao contrário e realmente ela gira ao contrário mas não faz quase nada de vento , apenas faz barulho.....

Aquela ventoinha que postei (estou postando novamente aqui) tem outro desenho que aquele sim faz vento sem precisar mudar a posição dos fios correto?
Alguém sabe de qual carro é?

Thiago Rodeghel
03/11/2004, 19:28
Não tenho nem idéia que ventoinha seja essa!!!

Mas será que se vc instalar na frente mesmo, mudando apenas o suporte, e acionando ela no sentido correto, será que o efeito não é o mesmo :roll: !!!

[s]

willys1960_ctba
03/11/2004, 21:02
bom ai não sei! :D :D :D
segundo o pessoal essa da foto que postei é a que da certinho sem segredos e funcinando com as ligações corretas, agora só me resta saber de qual carro é!? :?: :?:

essa do vectra eu ja vi em algumas viaturas, mas ai sem a ventoinha mecânica.
ai o problema é que mesmo tirando a mecânica não vai caber a elétrica no local.

sinceramente não estou sabendo resolver esse problema... :cry: :cry:

Thiago Rodeghel
03/11/2004, 21:18
Olha vi em uma revista de off road, a JP Magazine, e tinha dicas para melhorar o refrigeramento.

Eles faziam um pequeno furo na válvula termostática, naquela circunferência externa onde é encaixada na bomba d' agua. Ao invés de ficar totalmente aberta, apenas deixando um pouco para circular no sistema. preciso de uma foto para tentar explicar melhor... E pior que emprestei a revista pra um outro amigo :roll: ... preciso confirmar o diâmetro do furo na termostática.

[s]

willys1960_ctba
03/11/2004, 21:41
Thiago Rodeghel

valeu pela dica, mas já fiz isso tbém e não melhorou muita coisa não. :roll: :roll: :roll:

p.peleje
05/11/2004, 14:27
Acho que ninguém citou a seguinte possibilidade: problemas no cabeçote, ou seja perda de compressão, cabeçote empenado ......essas coisas.

Até pq se já ferveu vc deve ter torrado as juntas e muito mais coisa.

[]s

Peleje

Ronaldo B.
05/11/2004, 17:48
Thiago Rodeghel

valeu pela dica, mas já fiz isso tbém e não melhorou muita coisa não. :roll: :roll: :roll:

Dá uma olhada no site http://www.trilha4x4.com.br/dica25.htm

Tem o esquema de como instalar a ventoinha auxiliar no radiador.

Espero que ajude,

[]´s

Eduardo Velo
05/11/2004, 18:13
Acho que ninguém citou a seguinte possibilidade: problemas no cabeçote, ou seja perda de compressão, cabeçote empenado ......essas coisas. Até pq se já ferveu vc deve ter torrado as juntas e muito mais coisa.[]sPeleje

Peleje , já tinha comentado sobre ajuste de anéis , justamente pq foi dito que o motor só tem 7000 km ...
Achava melhor esse motor ser levado para observação pela mecânica que fez ele , pode ter algo montado errado , ninguém está livre disso ...

[]s...

willys1960_ctba
05/11/2004, 18:36
:( ta complicado, levei no mecânico e ele falou que esta tudo ok, juntas de cabeçote em ordem, radiador limpo, a unica coisa é que os pistões usados não são novos, mas estão em bom estado!
isso pode causar esse problema de esquentar?

sobre essa dica da ventoinha auxiliar, estou pensando nisso, mas não consigo achar essa ventoinha que ele usou, as que achei por aqui o desenho das apás é diferente!
vc sabe de que carro é?

roger_caldas
07/11/2004, 00:10
Graaaaaaaaaande Raphael!
Esse aquecimento excessivo se dá em alta rotação, mesmo em alta velocidade?

[]´s especulativos,
Rogerio

willys1960_ctba
07/11/2004, 09:03
Olha, ele esquenta em altas rotações sim, mesmo em altas velocidades (alta que eu digo no jeep é de no max 80 km).
mas o problema maior é em subidas, pequenas serrinhas, onde fico muito tempo entre 1 e 2 marchas.. ai o bicho esquenta mesmo!!!!

roger_caldas
07/11/2004, 21:35
Saaaalve Raphael! :D :D :D
Cumpadji, eu sugiro fortemente que você dê uma geral nas mangueiras do radiador, sobretudo na de retorno do radiador pro motor.
Pelos sintomas que você está descrevendo, me parece estrangulamento em alta rotação causado pela succção da bomba d´água.
Vale a pena conferir.

Abraço e boa sorte!

Rogério

kbrito
08/11/2004, 13:57
E ai galera, desculpe eu me intrometer, mas se o seu problema esta somente em velocidades baixas e serras, retire a ventoinha mecanica e coloque uma eletrica a do Gol, Voyage,Santana, funcionão bem e não da muita dor de cabeça para adaptar, a ventoinha mecanica ,quando o motor trabalha em regime constante e em baixa o fluxo de ar é insuficiente para refrigerar,adtivos ajudão a troca de temperatura e verifique se o fluxo de ar,no radiador não tem fuga ou seja,o ar captado na frente do viculo deve passar,entre as aletas do radiador sem escapar pelas laterais.
Abraço.
Kbrito

willys1960_ctba
17/11/2004, 12:45
Pessoal, acho que foi resolvido o prolema, pelo menos aparentemente..
Coloquei um reservatorio do gol, com água até o max. e a coisa ta indo, agora a temperatura fica entre 80º e 90º, as x chega no 100º mas rapidinho ela baixa!
isso no relógio de mercúrio, esse é bom ou não?

mauuu
17/11/2004, 14:09
raphael, voce ta usando o radiador e motor do opala certo? sera que o radiador nao seria "pequeno" para usar forcando nas trilhas? pq quando voce usa o Jeep na rua ele nao esquenta certo? só quando muito exigido, entao pode ser que ele (o radiador) nao esteja dando conta do recado apesar de ser o conjunto motor radiador de opala, mas... eles foram feitos pra rodar juntos... no asfalto nao no meio do barro, subindo serras, de uma olhada nisso e me diga se tou falando muita besteira, alias experts de plantao me corrijam se eu falei besteira, mas o meu radiador é original do Jeep, motor ohc gasolina e nao esquenta absolutamente nada, marcador de toy band com "perinha" de toy band adaptada na "perinha" do ohc.

[]
mauricio

Carlos Alberto da Silva
25/11/2004, 13:46
ola mais preste atençao que a ventoinha nao faz vento rodando no sentido ao contrario. para tal se vc for colocar a ventoinha na fente do radiador as palhetas tem quee ficar para frente, com o motor do mesmo perto do radiador

leopoldo
25/11/2004, 14:26
me diga se tou falando muita besteira

Não Maurício, você NÃO está falando besteira.

No fora de estrada, temos alta rotação, principalmente na reduzida e baixa velocidade. Ai, pode ser que o conjunto não dê conta do recado. Uma ventoinha auxiliar - nem precisa de cebolinha - é muito útil nessa hora, mas desde que seja bem adaptada e não esteja com o sentido do fluxo de ar ao contrário....hehehe.

André-4WD
04/01/2006, 12:32
salve,
Eu to com esse problema de aquecimento na rural tb.. radiador zerado, agua com aditivo 50% e to querendo colocar uma ventoinha na frente do radiador. Andei procurando nos desmanches e encontrei uma do Omega pelo valro de L$ 400. pergunto:é o preço mesmo? ou procuro mais um pouco?
sds,
Andre

Zepi
03/02/2006, 06:49
ALÉM DOS ANTERIORES,TAMBÉM PENSEI NUMA HÉLICE MAIOR,POIS A WILLYS TEM UMA MUITO PEQUENA,E SÓ COM 4 PÁS!

Kim
03/02/2006, 23:06
Caro Willys!

Pelo seu relato supra citado, o problema está no escapamento, redimensione o mesmo, pois quando vc força, no caso quando tem uma maior saida de gases, falta diâmetro nos tubos e consequêntemente aquecimento.

Abraços...

Kim.

wladimircapelo
06/02/2006, 11:41
Aproveitando o tópico...

Meu jeep esta com o motor 6cc do opala a gasolina (motor esse que resolvi trocar pelo AP 2.0 a alcool) e esquenta em alta velocidade. Um dos motivos que notei, é que ele sempre joga muita agua pelo "ladrâo" do radiador, aquele orificio que fica logo ao lado da tampa do radiador. Levei em um cara que trabalha com motor de opala e ele me explicou que esse motor trabalha em alta pressão e que era normal estar jogando água. Me recomendou instalar um reservatorio ligado ao "ladrão", dessa forma a água expelida, na pressão alta, retornaria ao radiador tambem por diferença de pressão, por isso mesmo a altura de fixação desse reservatorio não importava muito. Instalei o tal reservatório um pouco abaixo do nível da tampa do radiador e fiquei na maior dúvida se isso funciona ou não. O tal mecanico nunca mais vi, e todo mundo que ve diz que esta errado. O que vc acham?? Será que esta errado??

Abraço.
Wladimir

Kim
06/02/2006, 22:56
Caro wladimircapelo!

Lendo seu relato notei que pode estar com alguns problemas, mais nada de grave.

Relata que seu veículo joga água pelo radiador, isso pode estar ocorrendo porque a tampa do radiador está fora de calibragem, às vezes, trocando a tampa pode-se resolver este problema, mais não deixando de verificar a pressão correta do motor. (vá a uma agência GM e converse com um mecânico, procurando o mais experiente).

Também comentou sobre o expansor. Não ha altura em relação do radiador.
O que você deve observar é que a mangueira que sai do radiador, deve ir até o fundo do expansor, assim quando o veículo esfriar, o motor "puxa" a água para o radiador novamente.
No Opala e na D20, são abaixo do bocal do radiador e, não tem problema.

Espero ter ajudado.

Abraços...

Kim.

Zepi
07/02/2006, 15:59
Bem pessoal meu problema de aquecimento é bem parecido com o do Wladimircapelo.
Esquenta em alta e baixa muito rápido a água do radiador.
Temperatura sempre aciama de 80°C e às vzs chega nos 90°C!Será que não é muito pra um willys?
Parece até que perde potência depois dos 80°C.
:evil:
É assim:Motor 3.0 a Gnv,todo reguladinho e reformado(4500km rodados)Será por estar muito justo ainda? :pensativo:
Também estou andando com o ponto bem adiantado em função do gás,mas antes também esquentava,só que o problema é quando fico muitas horas na estrada.
Esses dias estava na estrada cuidando o ponteiro da temperatura e quando caiu a noite baixou a temperatura e carro andou melhor.Será que o ar está entrando muito quente?
O bocal do filtro é virado para o lado do coletor de escape.
Entretanto sempre foi assim,e a temperatura não passava dos 65°C!
Penso em colocar aditivo na água,uma hélice maior,como um modelo willys com 6 pás.Também quero redimensionar o escapamento...
Ps:a junta já queimou 2 vezes,e agora coloquei uma de cobre pra encerrar esse capítulo!