Ver Versão Completa : Relação 9x44 X 8x43
eniomurara
02/04/2009, 14:32
Amigos .... meu CJ roda com uma relação 9X44 que acho um pouco longa, ela é mais adequada para veículos de passeio, o Jeep roda mais solto, como pretendo botar o bixinho na TRILHA desejo troca-la por uma 8X43 que é um pouco mais reduzida.
Alguém se interessa numa troca ??? :concordo:
To indo atráz das palavras do meu mecânico se eu estiver falando uma grande besteira por favor alguém me corriga.
Abraço a todos.
Aguardo possíveis contados.
fala enio...
cara besteira nào é porém eu sempre fiz trilha com bf-161 original, cmabio 3 marchas 1 seca e relação 9x44
qual seu motor? cambio? e pneus
Skull Crusher
02/04/2009, 19:25
O Rubens está certo, e dependendo do caso, se seu motor for o BF 161 e o câmbio original, você pode melhorar o força em primeira colocando o câmbio 4 marchas original do CJ com motor OHC...o 3 marchas: 2,798:1...............o 4 marchas OHC: 3,57:1.....fazendo isso, dependendo dos pneus que você usa (até 32" reais), você corrige a falta de força em primeira e ainda tem um rodar mais solto como o que o seu já tem.
Passe outros dados pra nós aqui que damos uma força. Eu tenho um CJ6 com BF 161, câmbio do OHC e 44x9 nos diferenciais, ando com pneus Frontiera 265/75-R16, que no Jeep ficam com reais 810mm de diâmetro e om conjunto fica um pouco mole nas ruas mas na trilha não sinto falta de mais primeira. Lógico que são minhas impressões, e o que é bom para um pode não agradar o outro.
Veja aí e conte conosco, grande abraço!
Abraço aí, Rubens!
Skull
Skull Crusher
02/04/2009, 19:28
Olha aí o Sapão com a mecânica que te falei:
eniomurara
02/04/2009, 21:07
Galera....obrigado pelos exclarecimentos.
Deixa eu dar detalhes do meu CJ:
Motor: Opala 4cc Gasolina
Carburador: 3E
Dimensionado: 4x2
Cambio: 3 Marchas da C-10 (esse cambio ja me falaram que tem o longo e o curto sera que pode estar aí meu problema ? ou isso de longo e curto no cambio C-10 é ficção)
Relação: 9X44
Pneu: 265X70X16 (Super Tork)
Detalhe...o CJ em asfalto passa dos 100Km/H, coisa que acho um absurdo para um Jeep e muitissimo arriscado tbm, fiz poucas vezes. Em terceira a gente acelera e ele vai vai vai entende, parece que essa marcha não acaba nunca, não é como os outros Jeeps que na última marcha o motor começa e berrar forte e a gente percebe que ja esta próximo da velocidade final, e isso lá pelos 70/8m Km/H.
Tenho um mini trip para instalar no CJ e com ele aferido quero ver certinho quanto que ele vai dar de velocidade final. Mesmo com um pouco de medo eu vou fazer esse teste pelo menos uma vez, depois não me arrisco mais. rsrsrsrs.
Abraços .... aguardo ancioso seus comentários.
Será que eu arrumo um rolo na caixa 3 marchas por uma 4 ???
Vou ter que fazer adaptações certo ???
Será que vale a pena (custo X benefício)
Mais alguns abraços. hehehehe e T+
bom eu trocaria o cambio um 4 marchas cai muito melhor com o motor de opala, e jeep até chega sim e anda a 100 e 110, mas se vc não estive rcom freios a disco, caixa de direção boa, supensão em ordem melhor não fazer
9x44 é uma boa relação só vejo motivos pra apelar pra 8x43 caso vc esteva com um cojunto muito longo de cambio (que talvez seja seu caso) e/ou pneus enormes
agora que vale mais a pena um cambio melhor, isso vale
lucianojacob
05/04/2009, 19:01
Pegando uma carona no topico do colega eniomurara.
Segue abaixo a configuração do meu jeep:
Motor opala 4cc
cambio 3 marchas e diferenciais originais
pneus bf goodrich 33x12,5x15
Tenho notado que a primeira e demais marchas se mantem um pouco longa. Porem não faço trilhas pesadas, nem tampouco subo em pedras etc... Apenas uso o jeep no dia a dia ( moro numa fazenda no interior de goiás e supervisiono os serviços da mesma com ele) , as vezes puxo uma carreta com no maximo 400 kg.
É necessario trocar a relação para este caso?
Abaixo fotos do jeep.
luciano posta o ano do seu jeep e veja com certeza qual sua relaçãod e marchas, o correto e mais util em sua configuraçãos eria memso um cambio clark 4 marchas da c-20, porém é uma adaptação um pouco cara.
mas vc sente ele muito "xoxo" mesmo com 4x4? acho que se quiser gastar menos troque a relação para 8x43, mas lembre-se que perderá velocidade final
Schuinka
05/04/2009, 23:22
...tenho o mesmo problema, tenho um CJ5, motor bf, cambio 4m willys, pneus 265 70 16 (tork) relação 9x44, acho xoxo sem estar reduzido, e dá muito final tbem, estou colocando uma relação 8x43, espero que fique mais "esperto".
lucianojacob
06/04/2009, 04:24
schuinka, nao tenho certeza mas estarei dando estas informações posteriormente, meu jeep esta na oficina e amanha confiro os detalhes que voce me pediu. O ano dele é 1975. Se nao engano o ultimo ano em que ele foi fabricado com motor de 6 canecos.
eniomurara
06/04/2009, 11:43
Estamos meio empatados então ... pelo menos nos sintomas das nossas viaturas.
Por favor ... assim que vc colocar a nova relação me informa via MP quais as tuas impressões. Me parece que ele vai ficar um pouco mais reduzido e vai perder em velocidade final.
Com a 8X43 vai ser um JEEP mais preparado para o OFF ROAD propriamente dito, que é o que eu tbm quero enquanto que com a 9X44 ele fica mais para passeios, cidade / campo.
Lembrando que ele reduzido na 9X44 tuda essa impressão desaparece.
Fico aguardando suas primeiras impressões.
Abraço....ENIO
lucianojacob
15/04/2009, 20:49
Segue em anexo a foto do diferencial, ele é mesmo 9x44.
danilo kid
15/04/2009, 21:35
tenho um conjunto 8x43, porém não é casal, até dá pra colocar na dianteira(tem gente que é contra), na traseira não é recomendado....
é uma opção economica....preço mando por mp.
NAZIRTRAD@YAHOO.COM.BR
19/04/2009, 16:56
Galera....obrigado pelos exclarecimentos.
Deixa eu dar detalhes do meu CJ:
Motor: Opala 4cc Gasolina
Carburador: 3E
Dimensionado: 4x2
Cambio: 3 Marchas da C-10 (esse cambio ja me falaram que tem o longo e o curto sera que pode estar aí meu problema ? ou isso de longo e curto no cambio C-10 é ficção)
Relação: 9X44
Pneu: 265X70X16 (Super Tork)
Detalhe...o CJ em asfalto passa dos 100Km/H, coisa que acho um absurdo para um Jeep e muitissimo arriscado tbm, fiz poucas vezes. Em terceira a gente acelera e ele vai vai vai entende, parece que essa marcha não acaba nunca, não é como os outros Jeeps que na última marcha o motor começa e berrar forte e a gente percebe que ja esta próximo da velocidade final, e isso lá pelos 70/8m Km/H.
Tenho um mini trip para instalar no CJ e com ele aferido quero ver certinho quanto que ele vai dar de velocidade final. Mesmo com um pouco de medo eu vou fazer esse teste pelo menos uma vez, depois não me arrisco mais. rsrsrsrs.
Abraços .... aguardo ancioso seus comentários.
Será que eu arrumo um rolo na caixa 3 marchas por uma 4 ???
Vou ter que fazer adaptações certo ???
Será que vale a pena (custo X benefício)
Mais alguns abraços. hehehehe e T+
sou de sc bombinhas tenho todas as pecas e cambio 4m ja adp jeep me ligue trocar ideia meu jeep 4cc opala camb 3m c10 e dif 9-53 e canal abrc
Schuinka
19/04/2009, 21:45
Estamos meio empatados então ... pelo menos nos sintomas das nossas viaturas.
Por favor ... assim que vc colocar a nova relação me informa via MP quais as tuas impressões. Me parece que ele vai ficar um pouco mais reduzido e vai perder em velocidade final.
Com a 8X43 vai ser um JEEP mais preparado para o OFF ROAD propriamente dito, que é o que eu tbm quero enquanto que com a 9X44 ele fica mais para passeios, cidade / campo.
Lembrando que ele reduzido na 9X44 tuda essa impressão desaparece.
Fico aguardando suas primeiras impressões.
Abraço....ENIO
Coloquei a 8x43, ficou show, bem mais forte, com mais pegada, minha impressão é como se colocasse uma marcha mais curta como primeira e a terceira com a 9x44 fosse a quarta marcha com 8x43, abraço
bom eu trocaria o cambio um 4 marchas cai muito melhor com o motor de opala, e jeep até chega sim e anda a 100 e 110Não adianta trocar câmbio de 3 para 4 marchas para ganhar velocidade final, uma vez que a 3ª do câmbio 3 é 1:1, igualzinho a 4ª do câmbio 4. Se quer ganhar velocidade final, deve alongar o diferencial ou colocar pneus maiores, mas cada uma dessas soluções tem implicações que devem ser avaliadas (durabilidade de outras peças, qual motor e câmbio da viatura, etc, etc, etc).
Abraços, com GM151, Cãmbio C20 4 marchas, 47x11 e andando a 100-100 Km/h sem peder força em 1ª rs, rs, rs,
Guilherme A. Araújo
21/04/2009, 11:34
Uai, nao é o contrário as relaçoes???
Meu javali é 13x41 e é muito longo, eu to querendo colocar um 13X44 ou alguma coisa assim....
Berlin Marcos Felippin
05/10/2009, 17:08
tenho no meu jeep relações 8x43 e quero trocar, só que quero 13x41 ou 13x43.
danilo kid
05/10/2009, 18:38
tenho no meu jeep relações 8x43 e quero trocar, só que quero 13x41 ou 13x43.
te mandei mp.
tenho uma 13x43 e acredito que o Nazir ai de bombinhas também ainda tenha uma 13x43 que eu negociei com ele há algum tempo.
a minha não é casal a dele é.
estou a disposição.
kidão
RICARDO KAORU
05/10/2009, 21:09
E aí amigos!? Talvez possam me ajudar; a minha rural 62 Ta com o gm151 4cc + caixa de chevette 4 marchas + relação 43/8 e pneus 30( da blazer); e até acho a 1º bem forte, esquisito, é que em subidas médias ela já pede 2º, não sustenta uma 3º; mas numa baixada, sinto que falta uma 5º marcha ou uma relação mais longa ( ta dando + - 80 a 90 km/h) gosto de trilhas, mas rodo mais na cidade. Gostaria que desse 100 a 110 km/h, mas não queria a viatura xoxa; será que a 44/9 ficaria boa na rural com essa configuração? Valeu.
eniomurara
06/10/2009, 08:30
Meu CJ ... tbm motor 4cc opala e relação 44X9 tava muito restrito no escalonamento do cambio:
Primeira .... Curta.
Segunda .... Ideal.
Terceira ..... Looooonga.
Faltava uma marcha a mais ali entre a segunda e a terceira.
Botei nele um cambio chevette 4 marchas.
Ja li aqui no fórum que o 4 é mais robusto e ja teve gente falando que a 5ª do chevette é super longa.
Relação da 4ª .... 1x1,00
Relação da 5ª .... 1x0,87
O cara falava que nem lembrava a última vez que tinha usado 5ª marcha, por essa ser tão longa, só mesmo com o CJ muito embalado e me parece que ela não segura a velocidade .... só tende a perder o embalo.
Então .... meu CJ com 4cc + 44x9 + cheve 4M .... ta muito gostoso de guiar, pra cidade parece um carro de passeio, to feliz da vida.
Acho que no sei caso .... uma 44x9 daria um gaz a mais .... porém teu carro é muito pesado se comparado com o CJ .... tua impressão dele acabar ficando XOXO tem que ser levada em conta e pode acontecer realmente.
Abraço...ENIO
PS ainda vou pra trilha com a caixinha chevette .... ai eu reduzo o bixo.
RICARDO KAORU
20/10/2009, 23:18
Pode ser enio; mas consegui um jogo de 44/9, e pretendo colocar só na traseira por enquanto e testar (sem reduzida e sem 4x4) o desempenho na cidade, ver se fica xoxa. Para trilhas e situações que exijam mais força, é só reduzir; já testei a rural com essa configuração atual (43/8) reduzida e 4x4 e fica com uma força incrível chega a dar tranco pra arrancar se bobear na embreagem rsss aliás, sabe me dizer quanto a reduzida acresce em força? valeu
paraujo98
26/10/2009, 18:58
Senhores,
Tenho relação 8x43, gostaria de trocar por 9x44. Interessados favor entrar em contato: paraujo98@yahoo.com
Att.,
Paulo
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