Ver Versão Completa : Dúvida Caixa Redução Willys
fag.online
02/04/2009, 11:42
Pessoal, será que vocês podem me ajudar?
Estou começando uma gaiola 4x4 e estou pensando em usar uma caixa de tração e redução no Niva.
Ela tem a seguinte configuração.
4x4 full, 4x4 full reduzida e 4x4 traçada (ou bloqueada)
Porém me apareceu a oportunidade de comprar uma caixa de redução do willys por um preço pouca coisa maior que a do niva.
Sei que a do willys é uma caixa mais parruda, mais a minha dúvida é com relação a configuração dela.
Ela é 4x2, 4x4, 4x2 reduzida e 4x4 reduzida, é isso?
Ela não fica 4x4 traçada? (ou bloqueada)?
Abracos
Marcelo Cunha
02/04/2009, 11:51
Ela não tem bloqueio e a reduzida somente em 4x4. :concordo:
Marcelo,
Acho que você se confundiu....quando em 4x4 ela sempre estará bloqueada, pois não existe diferencial central!
fag.online
02/04/2009, 14:45
Pessoal, estou quase fechando com o cara na caixa do willys.
Ele disse que ela está revisada.
Vai me custar R$ 750,00 entregue na minha cidade.
Então essa caixa tem:
4x2
4x2 reduzida
4x4
4x4 reduzida
é isso?
abracos
Marcelo Cunha
02/04/2009, 14:47
Tem razão.:concordo:
Sergio Rocha
02/04/2009, 19:40
Pessoal, estou quase fechando com o cara na caixa do willys.
Ele disse que ela está revisada.
Vai me custar R$ 750,00 entregue na minha cidade.
Então essa caixa tem:
4x2
4x2 reduzida
4x4
4x4 reduzida
é isso?
abracos
Não tem 4x2 reduzida.Pode ter se vc modifica-la.
[]'
fag.online
03/04/2009, 08:23
Obrigado Sérgio, confirmando então:
A caixa do willys me dará a opção
4x2
4x4
4x4 reduzida
É isso?
Abracos
Ricardo Passoni
03/04/2009, 10:03
Eu iria de 4x4 do willys pq ? Tem peça no mercado! do Niva e muito boa pq tem bloqueio e na gaiola vai ficar bom mas e peças ?? Se bem que dependendo do uso vai quebrar qquer uma rs! mas leve como uma gaiola não deve dar dor de cabeça cedo mas tem que estar revisada tanto uma como a outra
Valeu
Niva 4x4 full time, 4x4 reduzido e 4x4 reduzido bloqueado ( bloqueio central)
Willys 4x2, 4x4 e 4x4 reduzudo
Sergio Rocha
03/04/2009, 12:35
Obrigado Sérgio, confirmando então:
A caixa do willys me dará a opção
4x2
4x4
4x4 reduzida
É isso?
Abracos
:concordo:
[]'
fag.online
03/04/2009, 13:41
Pessoal agradeço a atenção de vocês.
Estou negociando a caixa do willys com uma pessoa aqui do fórum.
Segundo ele a caixa foi revisada faz 2 meses.
Assim que tiver pronta minha gaiola posto fotos aqui pra vocês, mais uma vez obrigado
abracos
Mauricio Rotta
03/04/2009, 18:08
750 pratas numa reduzida Willys????????????????????
Minha Nossa Senhora da Aquerupita!!!!!!!!!!
Paguei 50tão em uma faz uns dois meses!
Paulo Martins
03/04/2009, 20:30
Não tem 4x2 reduzida.Pode ter se vc modifica-la.
[]'
Tudo bom Sergio.... Vc poderia dizer como seria essa modificação, é muito complicada? Obrigado.:pensativo:
Mauricio Rotta
04/04/2009, 08:30
Primeiramente: pra que vc quer utilizar o cambio reduzido com o cambio em 4x2? Se vc for utilizar pra arrastar alguma coisa esqueça, pois com o jeep em 4x2 e reduzido vc vai estar forçando exageradamente peças como as pontas de eixo traseiras e cruzetas e até mesmo o propiro cambio!
Mas se a sua coceira por usar 4x2 reduzido for muito grande, e aliás isso é um problema seu, a solução é simples:
Na caixa de reduzida (ou t-case como alguns frescos daqui resolveram chamar rsssss) retire aquele suporte onde vão as alavancas q acionam a tração e a reduzida, dentro desse suporte vc verá q existem duas hastes esféricas que travam aqueles eixos q fazem as ligações entre a parte interna da reduzida (t-case rsss) e as alavanquinhas, é só retirar estas hastes esféricas e pronto, monte novamente e utilize a reduzida da maneira q quiser. Só te digo uma coisa, se a propria Willys bolou esse sistema é pq a reduzida NÃO deve ser utilizada em 4x2, e na minha opinião reduzida+4x2 não serve pra nada!
Se vc quiser mesmo usar a reduzida com o 4x2 tb pode-se executar uma tarefa bem mais simples e de igual eficácia para matar a sua coceira por 4x2 reduzido. Simples assim ó: desligue as rodas-livres dianteiras e engate a alavanca da tração, agora engate a alavanca da reduzida... Pronto, aí está o seu jeep andando em 4x2 e reduzido.
Valeu???:concordo:
fag.online
04/04/2009, 10:22
Mauricio, 50 pratas numa caixa de redução e 4x4 do willys? onde vc encontrou isso?
é essa mesma caixa?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-89781518-caixa-transferencia-jeep-willys-rural-f75-reduzida-_JM
Abracos
Paulo Martins
05/04/2009, 15:32
Primeiramente: pra que vc quer utilizar o cambio reduzido com o cambio em 4x2? Se vc for utilizar pra arrastar alguma coisa esqueça, pois com o jeep em 4x2 e reduzido vc vai estar forçando exageradamente peças como as pontas de eixo traseiras e cruzetas e até mesmo o propiro cambio!
Mas se a sua coceira por usar 4x2 reduzido for muito grande, e aliás isso é um problema seu, a solução é simples:
Na caixa de reduzida (ou t-case como alguns frescos daqui resolveram chamar rsssss) retire aquele suporte onde vão as alavancas q acionam a tração e a reduzida, dentro desse suporte vc verá q existem duas hastes esféricas que travam aqueles eixos q fazem as ligações entre a parte interna da reduzida (t-case rsss) e as alavanquinhas, é só retirar estas hastes esféricas e pronto, monte novamente e utilize a reduzida da maneira q quiser. Só te digo uma coisa, se a propria Willys bolou esse sistema é pq a reduzida NÃO deve ser utilizada em 4x2, e na minha opinião reduzida+4x2 não serve pra nada!
Se vc quiser mesmo usar a reduzida com o 4x2 tb pode-se executar uma tarefa bem mais simples e de igual eficácia para matar a sua coceira por 4x2 reduzido. Simples assim ó: desligue as rodas-livres dianteiras e engate a alavanca da tração, agora engate a alavanca da reduzida... Pronto, aí está o seu jeep andando em 4x2 e reduzido.
Valeu???:concordo:
Muito obrigado pela resposta... a proposito seria para esse fim mesmo, as vezes reboco uma carretinha meio pesada. Abraço.
Caramba!!!!:shock:
Onde você acha essas caixas? a minha trincou a caixa, só para trocar utilizando minhas engrenagens mesmo o corpo da caixa saiu 200,00 fora mão de obra para tirar tudo da velha e colocar na "nova"
Fabiano-SL
05/04/2009, 17:16
Amigo,
50 pila não paga nem o rolamento da T CASE.
Quem te vendeu por esse valor, não sabe o valor que tem ou vendeu pelo kg de ferro, só pode!
Jesus 50 reais num paga nem mesmo uma engrenagem do carretel, 750 tá muito bom o preço se está revisada
T-case de Tranference Case se quiser chamar essa peça em portugês, ela é uma "caixa de transferencia 4x4" se fosse só uma REDUZIDA era apenas um sistema redutor, logo t-case é o termo em inglês abreviado ou se quiser "não ser fresco" escreva corretamente = caixa de transferência 4x4 willys.
Quanto a sua utilização em 4x2 não foi previsto essa utilidade logo que foi aplicado em um veículo onde a opção de 4x4 era o objetivo ou como abreviamos em português de modo genério CT. 4x2 reduzido é muito útil em algumas situações como reboques em terrenos planos e em asfalto é melhor que em 4x4 pois o sistema do jeep é "blocado" não havendo diferencial central e desaconselhável sim em terrenos planos e sem perda de tração (por isso sua usitlizaçãor estrita em terra, lama, cascalho e terrenos lisos).
Quanto a veiculos 4x2, a kombi antiga tem um sistema de reduzida nas rodas trazeiras (as de tração logicamente).
entendo que nosso amigo precisa acionar e "desacionar" a reduzida, porém talvez mais barato e mais objetivo seria utilizar o sistema da kombi sendo "plug n play" com a combinaçãod e um cambio mais curto (sp2 ou puma creio eu).
Se está ainda com o gaiola desmontado pense no sistema 4x4, nosso amigo marcelo marchiodi auqi do forum tem um cambio de kombi adaptado para o 4x4 e está colocando num gurgel com motor boxer do subaru
Logico estou citando uma modificação absurda, mas talvez mais viável para seu uso
boa sorte
fag.online
06/04/2009, 09:51
Pessoal, agradeço a atenção de todos vocês, mais a minha dúvida com relação a utilziação do t-case willys era apenas pra saber das opções disponíveis.
Quero utilizar um t-case para ficar com a opção de usar a gaiola em 4x2 (pra dar uns cavalinhos de pau) e 4x4 pra pegar trilhas pesadas, sem é claro deixar de ter a opção de reduzida que pode ajudar e muito.
A utilização do t-case foi a opção mais adequada pois irei utilizar suspensão independente nas 4 e com 2 diferenciais de chevette adaptados para receber omocinéticas.
De qualquer forma, agradeço mais uma vez a ajuda de todos.
Abracos
Mauricio Rotta
08/04/2009, 08:39
Esse verdadeiro achado se deu da seguinte forma... Trabalho com materiais de construção e fui fazer uma entrega no sitio de um cliente, chegando lá vi uma velha f75 derretendo debaixo de um pé de manga e fui lá olhar a viatura, estava em péssimo estado, e sem o cambio, peruntei o q ele havia feito do cambio e ele me disse q o cambio quebrou e ele havia retirado e jogado dentro de um barracão, aí fui lá olhar e o cambio mesmo ja tinha ido embora e só estava a 'caixa de trasferencia willys 4x4' q por aqui damos o singelo nome de 'reduzida', perguntei qto ele queria na caixa e ele me pediu 50tão, eu paguei, e trouxe a caixinha embora, a unica diferença é que ela é daquelas da picape e o acionamento era diferente do jeep, mas aí em casa eu desmontei e criei um sistema de alavanca em baixo que ficou igual o jeep.
Antes que alguem me pergunte da f75 perguntei a ele esses dias sobre ela e ele ja havia vendido ela para um ferro velho por kg. Mas ela estava sem os eixos, feixes de molas e nada mais q interessava... só o chassis (quebrado) e a cabine (podrassa).