PDA

Ver Versão Completa : Sobre a potencia da Ranger

daniel cotellessa
02/04/2009, 11:27
Olá a todos!
Estou com uma dúvida que está me perturbando!
Tenho uma Ranger XLT CE 4x4 4.0 V6 - 2000, e algum tempo atras, fui para casa do meu tio em Atibaia, no sitio, existe uma subida ingreme, onde qualquer carro ( 4x2 baixo) passa sem problema algum. A minha picape ficou no meio do caminho. Começou a engasgar toda até morrer. Tentei novamente e nada. Apos muito custo ela subiu.
Chegando aqui em SP, em subidas mais ingremes na cidade ela morria tambem. ( parecia que esta sem força). Levei no mecanico e ele limpou o tal de TDI. ficou melhor, agora ela sobe, mas acho que ainda não esta 100%, o que posso fazer para melhorar o seu desempenho. Ou o que pode ser o problema?

Agradeço a ajuda de todos!

lucasam
03/04/2009, 00:59
Essa pickup é tudo menos fraca.

Ela tem ou ja teve kit gas?

O kit gás torna ela um pouco fraca principalmente para arrancar, mas na gasolina nao falta forca para esse carro nao.
O caminho é por ai mesmo, engasgando e falta de potencia a causa mais provavel é a injeção eletronica.
Limpeza dos bicos, velas, cabos de vela são os provaveis.
Alem disso passa o Raster e investiga as origens.

falar nisso como estão os filtros desse carro? (AR e Combustível). O mecanico mediu a pressao da bomba? Tem problema para pegar de manha?

Edintruder
03/04/2009, 08:54
Essa Ranger está com um desempenho bom ou está se arrastando para andar.
Se ela faz isso subindo, com certeza está se arrastando para ir de 0 a 100, por exemplo.
Aperta ela e veja se o desempenho está bom. Se estiver legal pode ser algo específico influenciado pelo ângulo do veículo, se estiver arrastada está na hora de dar uma geral no motor, trocando velas, cabos e dando uma escaneada na injeção.
Um motor com mais de 160 cv não faz feio não.

Carlos Jacomini
03/04/2009, 13:18
Sintomas de uso frequente de gasolina de baixa qualidade.... a saída que vejo é uma revisão no motor (limpeza) e usar gasolina de procedência confiável....

Edintruder
03/04/2009, 15:57
No caso de gasolina ruim, o motor também demora para ligar.

daniel cotellessa
03/04/2009, 16:05
Galera agradeço o retorno!
Seguinte, ainda não foi passada por maquina para detectar algum problema na injeção.
Na verdade, o mecanico trocou todas as velas, oleos, limpou um tal de TDI, trocou filtro de ar e tudo que se refere a entrada e saida de ar.
Depois que ele limpou esse tal TDI ficou melhor, mas eu acredito que ela ainda seja mais forte que isso.
Outra coisa que não entendo é o velocimetro, ele ta marcando errado! Por exemplo: Se ta nos 60km/h na verdade a picape esta a 45km/h.
Alguem também sabe me explicar o motivo?
Outro ponto é com relação a quilometragem. Estou com pneus BF all terrain 33'. Como faço o calculo para saber quanto realmento percorreu a picape? pois sei que não é o que marca o marcador de quilometragem.
Obrigado pessoal

José Vicente
11/04/2009, 10:56
bom dia Srs.

Daniel, se não estou enganado, o seu motor já é o 210cv e como o edintruder disse não faz feio mesmo...
O problema que pode estar acontecendo é nesta modificação nos pneus.
O original (235/70r15) tem 29,54" de altura e vc está rodando com os 33".
Isso representa 10,48% de 'esforço' a mais para o seu conjunto motor.
No meu carro, na primeira alteração, com apenas 5,65% de diferença o conjunto já ficou mais fraco... quando aumentei pra 18,21 o carro ficou uma M!!!! A solução foi encurtar a relação do diferencial, eu tinha um 13x40 e mudei pra um 9x41. Agora ela está exatamente o oposto de antes, sobra força...
Pesquisa qual a relação que vc tem aí, de repente dá pra colocar uma mais curta e não precisa mudar os pneus.... o maior problema que vejo é vc ter 2 diferenciais... e isso vai ficar caro!!!

abraço.

José Vicente
11/04/2009, 11:04
Em tempo

A diferença na kilometragem pode ser solucionada multiplicando-se o valor registrado no hodometro por 0,8955.

abraço.

T.T. Rex - Tio Balú
11/04/2009, 11:12
Gostaria de saber o que é esse TDI que o mecânico limpou. Sei TDI que é marca registrada da VW: Turbocharged Direct Injection ? Vem estampado em cima dos motores TDI.
Certamente ele tenha limpado os bicos de injeção eletrônica ?
Daniel, depois de arrumar tudo, um bom teste é subir até a Pedra Grande.
Att
Tio Balú

Edintruder
11/04/2009, 11:17
Com pneus maiores o velocímetro marca menos.

José Vicente
11/04/2009, 20:35
boa noite pessoal

Edin, vc tem certeza que com pneu maior o velocímetro marca menos?
O meu carro corta a 100mph ou 160 kmh no velocímetro, e quando atinjo esta velocidade o meu GPS marca 140kmh....
Não seria o contrário?... pneus maiores que os originais o velocímetro marca mais....

Abraço.

Walter L. L. Casitta
12/04/2009, 16:09
boa noite pessoal

Edin, vc tem certeza que com pneu maior o velocímetro marca menos?
O meu carro corta a 100mph ou 160 kmh no velocímetro, e quando atinjo esta velocidade o meu GPS marca 140kmh....
Não seria o contrário?... pneus maiores que os originais o velocímetro marca mais....

Abraço.

O Edi tá certo, mas no seu caso vai marcar pra mais porque você mudou a relação dos diferenciais...

Guilherme A. Araújo
12/04/2009, 23:06
bom dia Srs.

Daniel, se não estou enganado, o seu motor já é o 210cv e como o edintruder disse não faz feio mesmo...

A dele ainda nao é 210cv, só 01/02 e raríssimas 03!
Nao é TDI e sim TBI, que nada mais é do que o corpo da borboleta juntamente com o coletor de ar do motor...

José Vicente
13/04/2009, 08:57
valeu prof. Walter...

Lembrei que antes de alterar o diferencial tinha que rodar a 80km/h pra estar na verdade a 100...
Isso se inverteu qdo alterei a relação do diferencial.

Então a conta certa para o hodômetro é multiplicar o valor dele por 1,1045.

abraço.