Ver Versão Completa : É possível instalar antena externa para uso de um HT?
:?: Srs.
Tenho um HT Yaesu VX-6R e penso colocar uma antena externa naTracker, com o objetivo de ganho em recepção/transmissão. A pergunta é se isso é possível e se há dicas sobre a possível instalação? Entendo que o HT tem pequena potência (máximo 5W) e que talvez o cabo mais a antena sejam "pesados" para ele, mas se houver algum ganho, sem dano ao equipamento, já será útil.
Obrigado
netto mietto
02/04/2009, 10:37
:?: Srs.
Tenho um HT Yaesu VX-6R e penso colocar uma antena externa naTracker, com o objetivo de ganho em recepção/transmissão. A pergunta é se isso é possível e se há dicas sobre a possível instalação? Entendo que o HT tem pequena potência (máximo 5W) e que talvez o cabo mais a antena sejam "pesados" para ele, mas se houver algum ganho, sem dano ao equipamento, já será útil.
Obrigado
tenho um amigo que tem uma antena externa que ele colocou na canaleta do teto ele usa em seu jeep em um ht yaesu e anda com 2 antenas uma original do radio outra no teto e so comprar um conector de antena que sirva no radio seu e uma antena externa.
JEFFCATUNDA
02/04/2009, 17:29
Tambem fiquei interessado no assunto...O que eu quero saber (e o colega que postou tambem, acho eu) é se há ganho em transmissão/recepção e se tem prejuizo para o equipamento
Obrigado.
Possivel é. Depende do tipo de conector da saída do rádio HT, se tem antena ''removével".
A única antena para carro, "externa na canalete" que tem algum 'ganho" são as com bobina de carga de 5/8 onda, +- 3 a 5 dB.
Aquelas retas ( arame) de 1/4 de onda não tem ganho algum. Confira no radio e lojas especializadas.
Abs,
PU4 0JD
Possivel é. Depende do tipo de conector da saída do rádio HT, se tem antena ''removével".
A única antena para carro, "externa na canalete" que tem algum 'ganho" são as com bobina de carga de 5/8 onda, +- 3 a 5 dB.
Aquelas retas ( arame) de 1/4 de onda não tem ganho algum. Confira no radio e lojas especializadas.
Abs,
PU4 0JD
Jyoti,
Ganho, em relaćão a antena de borracha original do HT, vai ter sempre.
No entanto, o melhor lugar é no centro do teto ou do capô. A antena pode ser fixada aí de maneira definitiva, ou como é mais conveniente, com uma base magnética.
Sempre haverá ganho na transmissão, tanto pela maior altura da antena, quanto pelo melhor eficiência do plano terra.
Antenas bobinadas no geral tem ganho menor que antenas 1/4 de onda. Antenas maiores, no geral tem ganho maior. Ganho menor significa que eslas estão mais próximas de uma antena isotrópica (ganho em dBi). Um dipolo colocado a 1/4 de onda da terra tem ganho de 2,14 dBi. Daí deriva outra medida de ganho, que é o dBd (ganho em relaćão ao dipolo). Lembrar que cada 3 dB correspondem a um aumento (ou diminuićão) de metade da potência.
Uma coisa que convém mencionar, é que nem sempre ganho maior é uma coisa desejável. Ganho maior significa que a energia da antena sai mais focada. Podemos fazer a analogia da antena isotrópica com uma lamparina a querosene. Ilumina igualmente em todas as direćões. Já uma antena com alto ganho, seria como uma farolete, que ilumina muito, numa direćão. e quase nada em todas as outras.
Com um feixe muito focado, precisamos apontar a antena para receptor, de outro modo, o sinal pode não chegar lá. Para escolher qual é a melhor antena para uma determinada aplicaćão, teríamos que ver seus diagramas de irradiaćão.
Basicamente essas antenas verticais móveis vão funcionar como um dipolo, desde que tenham um bom terra a disposićão. Por isso é importante ficarem no centro do teto ou capô do veículo.
Na hora da instalaćão, convém aferir a ROE com um aparelho bem calibrado, tanto da antena isoladamente, quanto do sistema irradiante (antena + linha de transmissão), já colocados nos seus devidos lugares.
Basicamente os HTs usam conectores BNC ou SMA (mais recentemente). O ideal é ter um cabo terminado no conector do seu rádio. Procure, os fabricantes devem ter isso pronto. Adaptadores incorrem numa perda de 0,5 a 1 dB (cada). Quanto menos conectores houver na linha de transmissão, melhor.
Jyoti,
Ganho, em relaćão a antena de borracha original do HT, vai ter sempre.
No entanto, o melhor lugar é no centro do teto ou do capô. A antena pode ser fixada aí de maneira definitiva, ou como é mais conveniente, com uma base magnética.
Sempre haverá ganho na transmissão, tanto pela maior altura da antena, quanto pelo melhor eficiência do plano terra.
Antenas bobinadas no geral tem ganho menor que antenas 1/4 de onda. Antenas maiores, no geral tem ganho maior. Ganho menor significa que eslas estão mais próximas de uma antena isotrópica (ganho em dBi). Um dipolo colocado a 1/4 de onda da terra tem ganho de 2,14 dBi. Daí deriva outra medida de ganho, que é o dBd (ganho em relaćão ao dipolo). Lembrar que cada 3 dB correspondem a um aumento (ou diminuićão) de metade da potência.
Uma coisa que convém mencionar, é que nem sempre ganho maior é uma coisa desejável. Ganho maior significa que a energia da antena sai mais focada. Podemos fazer a analogia da antena isotrópica com uma lamparina a querosene. Ilumina igualmente em todas as direćões. Já uma antena com alto ganho, seria como uma farolete, que ilumina muito, numa direćão. e quase nada em todas as outras.
Com um feixe muito focado, precisamos apontar a antena para receptor, de outro modo, o sinal pode não chegar lá. Para escolher qual é a melhor antena para uma determinada aplicaćão, teríamos que ver seus diagramas de irradiaćão.
Basicamente essas antenas verticais móveis vão funcionar como um dipolo, desde que tenham um bom terra a disposićão. Por isso é importante ficarem no centro do teto ou capô do veículo.
Na hora da instalaćão, convém aferir a ROE com um aparelho bem calibrado, tanto da antena isoladamente, quanto do sistema irradiante (antena + linha de transmissão), já colocados nos seus devidos lugares.
Basicamente os HTs usam conectores BNC ou SMA (mais recentemente). O ideal é ter um cabo terminado no conector do seu rádio. Procure, os fabricantes devem ter isso pronto. Adaptadores incorrem numa perda de 0,5 a 1 dB (cada). Quanto menos conectores houver na linha de transmissão, melhor.
PERFEITO, CARO WATSON !
Receba meus parabéns pela brilhante explicação !!!
do humilde amigo Dr. PHD Eng° Elétrico, Eletrônico e de Telecomunicações,
PERFEITO, CARO WATSON !
Receba meus parabéns pela brilhante explicação !!!
do humilde amigo Dr. PHD Eng° Elétrico, Eletrônico e de Telecomunicações,
E olha que eu sou apenas Geólogo...
Bem verdade que eu sou radioamador há mais tempo do que geólogo... mas vá lá.
É isso que dá ter lido os Antenna Books e Handbooks dos Radiomador (do Ivan Halasz) algumas vezes...
Sabia que já pensei em cursar Eng. Elétrica (enfase Telecom)? Vai ficar pra depois, esse ano começo metrado...
Benacchio
09/04/2009, 13:58
Eu tenho um VX-6R. A antena de borracha original é uma porcaria.
Como já tenho radio na viatura. Comprei uma antena Nagoya para o HT.
Melhorou muito a recepção e na transmissão.
Vc terá que comprar um adaptador de sma para bnc e outro de bnc para
o conector "normal" 9não lembro o nome). Não sei se existe sma para o normal.
Este HT é muito bom na caixa e manual fala que é bi-banda mas na verdade ele
é tribanda.
Agora um conselho de quem já se fud...
Se der tira licença, porque evita um monte de encheção de saco dos "homens" e mantem
o HT "fechado".
Eu tinha um Icom aberto, fui fazer uma conversão proibida e dei de cara com um PM numa moto. Ele viu o HT, ajustou a frequencia e chamou o copom que respondeu, ai já viu como foi a história. (hoje em dia em SP a comunicação da PM está digitalizada).
Marcelo Benacchio
Eu tenho um VX-6R. A antena de borracha original é uma porcaria.
Como já tenho radio na viatura. Comprei uma antena Nagoya para o HT.
Melhorou muito a recepção e na transmissão.
A antena original é um compromisso entre tamanho, prećo e qualidade.
Aí você já sabe quem foi que danćou, né?
Vc terá que comprar um adaptador de sma para bnc e outro de bnc para
o conector "normal" 9não lembro o nome). Não sei se existe sma para o normal.
O ideal é procurar um adaptador SMA-UHF. Vai na casa dos conectores, na R. Sta. Ifi.
tem site na internet também. Se exister, eles tem no catálogo, mas podem não ter em estoque.
Eu tinha um Icom aberto, fui fazer uma conversão proibida e dei de cara com um PM numa moto. Ele viu o HT, ajustou a frequencia e chamou o copom que respondeu, ai já viu como foi a história. (hoje em dia em SP a comunicação da PM está digitalizada).
:stop: Abuso de autoridade do PM...:discordo:
Um radioamador pode, em situaćões de emergência, se comunicar com estaćões de outros servicós. Tá no regulamento do Servićo de Radioamador. :concordo:
Será que vou ter que andar com esse no carro também? :pensativo:
Em SP tem a REP - Rede de Emergência Paulista. Sào estaćões de radioamador operadas pela PM, sob o indicativo PY2REP, se não me engano, em 146.690.
Um radioamador pode registrar uma oorrência lá, da mesma forma que faria pelo 190, desde que esteja cadastrado. Não me lembro como é o procedimento, mas a PMESP deve informar.
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