Ver Versão Completa : Instalação eletrica
Fala galera...
Fiz uma reforma no meu cj5 e agora estava querendo fazer um upgrade no sistema eletrico, mas não sei bem como pois naõ conheço nada de instalação eletrica de autos....
o meu cj tem motor de opala 4cc e a fiação embaixo do painel tava uma (descurpa a palavra) zona, e queria saber como fazer as ligações do motor de partida, bobina,alternador,etc,etc...
como dimensionar os fusiveis e cabos, ligar rele de seta e farol + farol de milha...
Sera que alguém pode me ajudar ou indicar algum link onde eu encontre alguma explicação.
Valeu galera...:parede:
Da uma olhada aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=737602 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=737602)
Marcelo Cunha
02/04/2009, 07:59
O meu Cj por ocasião da troca do motor, substitui todo o sistema elétrico pois também estava uma zona. Como o motor novo é injetado e precisou fazer o chicote novo, o eletrecista fez sob medida para o carro todo.
Converse com um bom profissional, sai um pouco mais caro mas pode valer a pena, economizará tempo e aborrecimentos!
Opa...
Pra motores carburados, é muito simples, existem até manuais no forum para download.
Existem em algumas lojas os chicotes originais já prontos a um preço bem convidadativo CORRA deles, o trabalho para ligar é muito maior.
Um eletricista bom cobra em média R$ 300,00 á R$ 500,00 por uma instalação básica, se vocÊ mesmo for faze-lo sai em média 300,00 usando materiais de primeira.
Cabe a escolha....
[]s
Aqui na baixada os preços que me cobraram era de 800 a 1000 e tenho certeza que não iria sair igual o que eu mesmo fiz.
Marcelo Cunha
02/04/2009, 16:48
Aqui em Porto Alegre paguei R$1300,00 por tudo, eletrica do Jeep mais elétrica da injeção mais intalção do kit de distribuição e bomba elétrica de combustível, material e limpeza e revisão da injeção. Trinta dias de trabalho+/-. Fiquei satisfeito.
Valeu pela dica galera...
Andei dando uma pesquizada com alguns eletricistas, mas acho que não tem muito segredo, basta um pouco de paciencia e caprixo.... como vou estar de férias na próxima semana penso em eu mesmo fazer, ainda mais depois das dicas que vi no link que vcs me deram...
Vou fazer depois vouto a dizer as minhas aventuras tanto de funileiro quanto de autoeletrico...rsrsrs...
hefepipe
06/04/2009, 12:03
Eu encarei e fiz na raça, se o motor for injetado fica um pouco complicado os reles. Mas do resto é sossegado com os manuais aqui do forum....
Para abrigar os relês e fuziveis a STECK tem uma linha de caixas IP55 que fica dez..... eu usei 02 destas. Uma S.SX.111 e outra S.SX161
Dá uma olhadinha no site, R$ 6,80 uma e R$ 11,20 a outra.
http://www.steck.com.br/brasil/caixas_light.php
Abraços
Mr.Maker
06/04/2009, 15:01
vagao33,
estou terminando a reforma da elétrica nesta semana. O basicao já está pronto, so falta ligar o limpador do para-brisa e as milhas.
Utilizei a cx de fusiveis do Santana (R$30), agora tem rele pra quase tudo. Instalei no compartimento do capo, dentro de uma caixa de acrilico com tampa (cx para pao de forma!!). Pode molhar a vontade que não entra agua.
Eu tbem não entendia nada, mas pesquisei bastante no forum e consegui até fazer as instalações de alternador, motor de partida, bobina, etc.
Deu bastante trabalho mas ficou muito bom.
Qdo tiver um tempinho livre posto as conexoes da cx de fusiveis.
tulliomf
18/10/2009, 18:10
Ola e boa tarde a todos!
Estou em um dilema aqui:
Os primeiros Jeep (ou seja um Jeep original) ele vem com seta ou não. Vejo que a maioria dos Jeep’s tem seta mas não sei se isso é original dele.
Quem puder me ajudar estarei aguardando!
PELAMORDEDEUS vou abrir uma auto-eletrica so pra fazer eletrica de Jeep.
1000 reais por 1/2 dia de trabalho? Esses "profissionais"so podem estar de sacanagem.
Eu gastei 1/2 dia de sabado pra fazer a eletrica inteira do meu (do alternador à luz de ré), com direito a coluna do omega toda funcional, limpador de parabrisas temporizado, caixa de fusiveis completa.
Que traficante que nada, ja vi que tem jeito mais tranquilo de ganhar dinheiro facil
SERGIO MOLLO
19/10/2009, 18:46
Ola e boa tarde a todos!
Estou em um dilema aqui:
Os primeiros Jeep (ou seja um Jeep original) ele vem com seta ou não. Vejo que a maioria dos Jeep’s tem seta mas não sei se isso é original dele.
Quem puder me ajudar estarei aguardando!
Que neu saiba, pelo menos os fabricados no Brasil, todos vinham com seta.
ABS
1000 reais por 1/2 dia de trabalho? Esses "profissionais"so podem estar de sacanagem.
Eu gastei 1/2 dia de sabado pra fazer a eletrica inteira do meu (do alternador à luz de ré), com direito a coluna do omega toda funcional, limpador de parabrisas temporizado, caixa de fusiveis completa.
Que traficante que nada, ja vi que tem jeito mais tranquilo de ganhar dinheiro facil
Cara, parece piada, mas esse orçamento eu fiz recentemente, e ficou em 350 reais, mais algumas peças que teria que comprar. Chutando alto, não passaria dos 500. Minha coluna de direção já é do Ômega, mas falta ligar muita coisa. Só funciona a buzina!!!!
Em tempo: tudo isso em uma semana de trabalho (só não fariam a ignição eletrônica, que custaria mais 300!!!)
Marcelo Cunha
20/10/2009, 10:52
Tchê o cara não quiz fazer o trabalho par você. :discordo:
tulliomf
20/10/2009, 17:37
Que neu saiba, pelo menos os fabricados no Brasil, todos vinham com seta.
ABS
Mais alguém ai sabe sobre se os Jeep’s vem com seta de fábrica??
se alguem puder me ajudar na instalação das lanternas agradeço pois estou militarizando e as originais tem apenas 3 fios e a militar tem bem mais queria ver o esquema disso como funciona .
André Luiz Rossetim
13/01/2010, 12:47
Fala galera...
Fiz uma reforma no meu cj5 e agora estava querendo fazer um upgrade no sistema eletrico, mas não sei bem como pois naõ conheço nada de instalação eletrica de autos....
o meu cj tem motor de opala 4cc e a fiação embaixo do painel tava uma (descurpa a palavra) zona, e queria saber como fazer as ligações do motor de partida, bobina,alternador,etc,etc...
como dimensionar os fusiveis e cabos, ligar rele de seta e farol + farol de milha...
Sera que alguém pode me ajudar ou indicar algum link onde eu encontre alguma explicação.
Valeu galera...:parede:
Eu tenho um manual de manutenção do apala, lá fala qual a capacidade de cada fusivel, e tem esquemas eletricos de todos os acessorios (alternador, arranque, iluminação), basta segui-lo que não tem erro.
infelizmente ele tem 15MB, mas... encontrei-o na internet (talvez aqui no forum mesmo, ou no www.opala.com (http://www.opala.com).
Da uma busca no google e pronto!!!
Boa sorte, o serviço é simples, mas precisa ser bem feito - terminais corretos, solda de estanho em todas as emendas (evite-as), boa fita isolante (resistente ao tempo e principalmente á agua).
abraço