PDA

Ver Versão Completa : Desatolando Jimny

Dago Mano
31/03/2009, 22:13
Reparei que meu Jimny não em nenhum ponto de ancoragem. Dei uma olhada debaixo do carro e vi dois engates debaixo do parachoque, um a direita e o outro a esquerda. Olhei na frente e lá estava mais um par deles. Pergunta: esses "coisinhos" são feitos para passar a cinta de reboque e puxar o carro, ou não? Caso contrário, qual é a utilidade deles?
Jimnyzeiros, no local mencionado há esses engates em seus carros? Informem o ano deles.
[]s

ricardo sabóia
01/04/2009, 09:49
Acredito que sim,já usei os meus p/ puxar e ser puxado.Detalhe:não vá puxar ninguém no tranco,principalmente se o veículo a ser rebocado for mais pesado que o seu,....o risco de quebrar algo na transmissão do seu jimny é GRANDE !

Abs,Ricardo.

Alfredo Stavale
01/04/2009, 15:47
Reparei que meu Jimny não em nenhum ponto de ancoragem. Dei uma olhada debaixo do carro e vi dois engates debaixo do parachoque, um a direita e o outro a esquerda. Olhei na frente e lá estava mais um par deles. Pergunta: esses "coisinhos" são feitos para passar a cinta de reboque e puxar o carro, ou não? Caso contrário, qual é a utilidade deles?
Jimnyzeiros, no local mencionado há esses engates em seus carros? Informem o ano deles.
[]s

qualquer lugar do chassis você pode usar pra puxar/desvirar o carro.

o chassis é a estrura de metal na qual o carro é construido " em volta", logo é a peça mais forte do carro.

so veja se está predendo mesmo no chassis ou se é alguma peça presa ao chassis. se for algo preso, veja se estão com ´parafusos fortes o bastante.

só posso te dizer que eu não sei, pois meu carro não atola!:odedo:

Dago Mano
01/04/2009, 17:37
Ok, valeu pessoal!:concordo:

Maurício Fernandes
01/04/2009, 18:02
dago, aqueles suportes são para amarrar o carro no navio.
aquilo não é ponto de ancoragem nem no japão.
no meu, fiz pontos ligando direto ao chassis.
atrás é mais complicado, mas tem duas alternativas:
a) faz um engate de reboque bagual! ou
b) faz um suporte interno com um ponto pelo lado de fora do parachoque (foi o que fiz no meu).
Na frente, foi feito sob encomenda uma ancoragem presa em dois pontos do chassis. (se quiser está a venda, pois vou trocar o parachoque e colocar ganchos nele).
seguem algumas fotos que tenho aqui agora e talvez ajude a entender.

Alfredo Stavale
01/04/2009, 20:34
dago, aqueles suportes são para amarrar o carro no navio.
aquilo não é ponto de ancoragem nem no japão.
no meu, fiz pontos ligando direto ao chassis.
atrás é mais complicado, mas tem duas alternativas:
a) faz um engate de reboque bagual! ou
b) faz um suporte interno com um ponto pelo lado de fora do parachoque (foi o que fiz no meu).
Na frente, foi feito sob encomenda uma ancoragem presa em dois pontos do chassis. (se quiser está a venda, pois vou trocar o parachoque e colocar ganchos nele).
seguem algumas fotos que tenho aqui agora e talvez ajude a entender.

hahahhaa
tu quer dizer que fizeram um ponto de ancoragem só pra prender o carro no navio? tá de sacanagem né? :odedo:

ricardo sabóia
02/04/2009, 11:06
Maurício que pneus são esses 235/75,30",...? Outra coisa,o que você mexeu na suspensão p/eles caberem ?

Abs,Ricardo.

Dago Mano
02/04/2009, 14:53
hahahhaa
tu quer dizer que fizeram um ponto de ancoragem só pra prender o carro no navio? tá de sacanagem né? :odedo:
Ah não. Sem palavras.

Dago Mano
02/04/2009, 14:54
Maurício que pneus são esses 235/75,30",...? Outra coisa,o que você mexeu na suspensão p/eles caberem ?

Abs,Ricardo.
É cara, que pneuzões!

Treco
02/04/2009, 15:00
[]s

Dago Mano, evite rebocar por aqueles engates. Consegui entortar todos os 4 engates do meu jimny de tanto puxar e ser puxado de atoleiros. Mas vc pode até utilizar eles numa exceção.Os de trás servem de pontos de apoio se vc precisar colocar um reboque, por exemplo e os da frente são necessários caso vc coloque parachoques de ferro, peito de aço ou mesmo parachoque de impulsão.No meu caso eu fiz um pequeno buraco no parachoque traseiro e soldei uma unha de troller direto no chassis (feio mas funcional).Abs

Alfredo Stavale
02/04/2009, 15:23
Dago Mano, evite rebocar por aqueles engates. Consegui entortar todos os 4 engates do meu jimny de tanto puxar e ser puxado de atoleiros. Mas vc pode até utilizar eles numa exceção.Os de trás servem de pontos de apoio se vc precisar colocar um reboque, por exemplo e os da frente são necessários caso vc coloque parachoques de ferro, peito de aço ou mesmo parachoque de impulsão.No meu caso eu fiz um pequeno buraco no parachoque traseiro e soldei uma unha de troller direto no chassis (feio mas funcional).Abs

opa amigo! bem vindo! mostra teu carro ai pra gente!

abraço!

Maurício Fernandes
02/04/2009, 17:49
tchê, tem um monte de fotos minhas aqui no forum.
veja no orkut também:
http://www.orkut.com.br/Main#AlbumList.aspx?rl=ls&uid=13893856173316482704 (http://www.orkut.com.br/Main#AlbumList.aspx?rl=ls&uid=13893856173316482704)
tem no you tube oprimeiro lugar em arrancadão 4x4:
YouTube - Jimny x L200 hpe final arrancadão trilha de verão gaivota/SC 2009. deu suzuki

os pneus são 225/70/15, Oligator da OST.
suspensão com 2"
snorkel
e mais outras coisinhas...

Jalisson
02/04/2009, 22:31
Show de bola a arrancada!

Pensei só tinha on-road.

:dance:

Treco
03/04/2009, 09:00
opa amigo! bem vindo! mostra teu carro ai pra gente!

abraço!

Olá Stavale, estou viajando mas quando voltar posto algumas fotos do carro.Está com snorkel, suspensão levantada na gambi, pneus frontera 235/75 e parachoque dianteiro da todoterreno. Como disse antes, coloquei uma unha de troller pra servir de reboque na traseira do carro.Só tem dois "probleminhas" atuais, homocinética e embreagem piando.Eu já havia falado com vc antes, estive fora e voltei com outro nick.Abs.

leo cabral
03/04/2009, 09:26
Olá Stavale, estou viajando mas quando voltar posto algumas fotos do carro.Está com snorkel, suspensão levantada na gambi, pneus frontera 235/75 e parachoque dianteiro da todoterreno. Como disse antes, coloquei uma unha de troller pra servir de reboque na traseira do carro.Só tem dois "probleminhas" atuais, homocinética e embreagem piando.Eu já havia falado com vc antes, estive fora e voltei com outro nick.Abs.

Ola Treco

Quando puder posta fotos do seu parachoque e explica melhor essa "gambi" da suspensão :mrgreen: .

Aqui em Fortaleza-CE é raro ver um jimny modificado

[]'s

Alfredo Stavale
03/04/2009, 09:40

po pra caber frontieira 235/75/15 deve estar com o carro mais alto que o meu":shock::shock:

quero ver como ficou imediatamente:mrgreen::mrgreen:

ricardo sabóia
03/04/2009, 11:10
Leó,acho que por aqui todos os jimny's são praticamente originais.Como você já falou,o nosso terreno não requer muita preparação,com pneus originais dá p/andar em todo canto,....areia,dunnas,etc.Por aqui não temos "aqueles"atoleiros do sul e sudeste.

Abs,Ricardo.

Ricardo Passoni
03/04/2009, 11:14
Por acaso no Jimny naõ tem algum furo onde vc pode colocar um gancho??? eu ate soldaria como sugestão

Treco
03/04/2009, 13:25
Ola Treco

Quando puder posta fotos do seu parachoque e explica melhor essa "gambi" da suspensão :mrgreen: .

Aqui em Fortaleza-CE é raro ver um jimny modificado

[]'s

Léo a levantada na suspensão foi feita aí em Fortaleza, numa oficina no Montese.
Morava aí antes de vir pro Interior de Pernambuco.
Abs.

Treco
03/04/2009, 13:33
po pra caber frontieira 235/75/15 deve estar com o carro mais alto que o meu":shock::shock:

quero ver como ficou imediatamente:mrgreen::mrgreen:

Olá Stavale, pra caber os frontiera tive que literalmente cortar e retocar uma parte do paralama dianteiro (a parte inferior, ali perto da porta) e ficou até legal. Nem parece que foi cortado. o parachoque de plástico teve que sair porque também pegava (mas agora está muito mais bonito na minha opinião). Na parte de trás não foi preciso fazer nada.
Levantei a suspensão apenas colocando molas de opala e mudando os amortecedores. O álvaro fez o mesmo quando quis levantar o jimny dele.
Acho que por isso mesmo que estou com problemas na homocinética.
Estou viajando mas assim que chegar eu envio algumas fotos.
Abs.

Maurício Fernandes
03/04/2009, 13:35
jimny tem homocinética ?

Alfredo Stavale
03/04/2009, 13:47
jimny tem homocinética ?

tem sim.

beleza! quero ver como fez o acabamento ali atras da caixa de ar.(perto da porta)
ta usando rodas originais?

Treco
03/04/2009, 13:47
jimny tem homocinética ?

Bem carinha inclusive. E o pior é que ainda não encontrei nenhuma "genérica" pra ele. O jeito é recondicionar enquanto ainda é possível.
Abs.

Wallace Jabó
05/04/2009, 22:55
Pessoal,

voltando ao assunto dos ganchos, teve uma uma vez que estavamos vazendo uma trilha e no meio do caminho tinha um ponte quebrada. Ai tivemos passar por dentro do rio e ser guinchados para subir um barranco do outro lado. O barranco tinha uns 10 metros era bastante ingrime. Use um dos ganchos originais sem problemas.
sds

Treco
06/04/2009, 08:11
tem sim.

beleza! quero ver como fez o acabamento ali atras da caixa de ar.(perto da porta)
ta usando rodas originais?

Stavale, utilizo rodas de 7" com offset de -12, se não me engano. Eu sei que seu carro tbm é levantado e vc tem um bom jogo de pneus, não? Acho que já vi fotos do seu carro por aqui.
Com relação aos paralamas vou tirar umas fotos assim que chegar em casa, só depois de 15/04.
Abs.

Alfredo Stavale
06/04/2009, 09:11
Stavale, utilizo rodas de 7" com offset de -12, se não me engano. Eu sei que seu carro tbm é levantado e vc tem um bom jogo de pneus, não? Acho que já vi fotos do seu carro por aqui.
Com relação aos paralamas vou tirar umas fotos assim que chegar em casa, só depois de 15/04.
Abs.

beleza, me manda assim que puder!:concordo:
pra não misturar o pagode, quando voltar, agente cria mais um tópico pra falar sobre suspensão de jimny e ai o pessoal vai postando fotos e o que fez.. já tem mais um pessoal que está levantando ai é bom trocar idéias sobre isso.

Treco
24/04/2009, 09:01
beleza, me manda assim que puder!:concordo:
pra não misturar o pagode, quando voltar, agente cria mais um tópico pra falar sobre suspensão de jimny e ai o pessoal vai postando fotos e o que fez.. já tem mais um pessoal que está levantando ai é bom trocar idéias sobre isso.

Algumas fotos de como ficou o jimny após os frontiera e o parachoque de ferro.
Abs.

Treco
24/04/2009, 09:11
Pessoal, a forma que resolvi meus problemas com ponto de ancoragem foi cortar o parachoque e soldar uma unha de troller direto no chassi. As fotos mostram que não ficou nada estético mas funcional. Para soldar a unha acabamos retirando o gancho que tinha lá anteriormente (já tava amassado e torcido). Depois soldamos uma barra de ferro e a unha. Na foto de dentro do parachoque parece que a solda ficou frágil. Vamos ver se aguenta quando for pra valer.
Abs.

Treco
24/04/2009, 09:26
Olá Stavale, pra caber os frontiera tive que literalmente cortar e retocar uma parte do paralama dianteiro (a parte inferior, ali perto da porta) e ficou até legal. Nem parece que foi cortado.

uma foto na tentativa de ilustrar como era e como ficou. aquele risco branco foi a minha tentativa de mostrar como era.
Abs.

Alfredo Stavale
24/04/2009, 11:05
uma foto na tentativa de ilustrar como era e como ficou. aquele risco branco foi a minha tentativa de mostrar como era.
Abs.

ficou bom sim, muito bem feito. tem fotos de dentro ali da caixa de roda? quero ver se cortou ou arrancou aqueles plásticos por dentro.

detalhe: tua roda da frente está sem um parafuso!

Jalisson
24/04/2009, 11:28
Parabéns parceiro. Sua viatura está excelente. Ficou linda e funcional.

Abraços

Treco
24/04/2009, 19:14
ficou bom sim, muito bem feito. tem fotos de dentro ali da caixa de roda? quero ver se cortou ou arrancou aqueles plásticos por dentro.

detalhe: tua roda da frente está sem um parafuso!

Pois é, esses parafusos e porcas já estão me enchendo. Os parafusos são curtos e as porcas vivem perdendo a rosca, além de serem difíceis de achar aqui na minha cidade.
Já decidi trocar tudo por porcas e parafusos de algum carro fácil de encontrar.
Quanto à caixa da roda vou tirar umas fotos, mas tudo que se pôde tirar de plástico foi retirado.
abs.

Dago Mano
27/04/2009, 19:16
No final, resolvi soldar ganchos diretamente no chassi na dianteira, na traseira vou deixar assim mesmo por enquanto, amanhã ligo para a Suzukar para marcar um horário para ir instalar.:dance:

Alberto.Oliveira
27/04/2009, 19:55
Pois é, esses parafusos e porcas já estão me enchendo. Os parafusos são curtos e as porcas vivem perdendo a rosca, além de serem difíceis de achar aqui na minha cidade.
Já decidi trocar tudo por porcas e parafusos de algum carro fácil de encontrar.
Quanto à caixa da roda vou tirar umas fotos, mas tudo que se pôde tirar de plástico foi retirado.
abs.

No Samurai eu uso de frontier. Não é exatamente barato, mas é plug n'play. Recomendo, :).

[]'s
Alberto

Maurício Fernandes
27/04/2009, 23:57
treco, muito legal teu jimny.
estou equipando o meu desde o ano passado. somos cobaias, se fosse samurai já tava tude resolvido a tempo.

treco, mexeu na suspensão?

Alfredo Stavale
28/04/2009, 01:28
treco, muito legal teu jimny.
estou equipando o meu desde o ano passado. somos cobaias, se fosse samurai já tava tude resolvido a tempo.

treco, mexeu na suspensão?

tá com algum problema?

Maurício Fernandes
28/04/2009, 13:59
não, é mais uma questão de acerto na suspensão - achar a mola ideal ... fazer estribo, parachoque.
o álvaro aqui do forum me sugeriu botas molas de chevette e amortecedores de f100 na frente e besta 12 lugares atrás. ainda não fiz isso mas vou fazer.

Alfredo Stavale
28/04/2009, 14:30
não, é mais uma questão de acerto na suspensão - achar a mola ideal ... fazer estribo, parachoque.
o álvaro aqui do forum me sugeriu botas molas de chevette e amortecedores de f100 na frente e besta 12 lugares atrás. ainda não fiz isso mas vou fazer.

faça calços de molas do tamanho que precisa. veja o cumprimento da suspensão e ai procure no catalogo o amortecedor ideal pra altura do seu carro.

eu fiz molas maiores e uso amortecedores procomp es9000 de 24" de curso aberto :twisted::twisted:

o curso do amortecedor da f1000 é muito pequeno.
pelo que li, o carro dele estava com lift de 3" então, se fizer isso no seu, vai ter bumsteers e caster negativo.

correção será novos braços na dianteira(pelo menos) e novo pitman e suportes pra deixar a panhard paralela ao eixo novamente.

pra se ter uma idéia, a cada centimetro no jimny levantado, você muda o caster em 0,4º, então seu carro com 7,5 cm a mais(lift 3") vai ter aproximadamente +3º no teu caster. o jimny com caster negativo fica uma porcaria. o ideal é ficar entre o 0º e +1,5º.

ArthurC
28/04/2009, 15:10
hahahhaa

É mais comum do que você imagina, veja a foto do meio da página do lado direito.

Livro: Técnica 4x4 do João Roberto Gaiotto.

Maurício Fernandes
29/04/2009, 12:11
faça calços de molas do tamanho que precisa. veja o cumprimento da suspensão e ai procure no catalogo o amortecedor ideal pra altura do seu carro.

eu fiz molas maiores e uso amortecedores procomp es9000 de 24" de curso aberto :twisted::twisted:

o curso do amortecedor da f1000 é muito pequeno.
pelo que li, o carro dele estava com lift de 3" então, se fizer isso no seu, vai ter bumsteers e caster negativo.

correção será novos braços na dianteira(pelo menos) e novo pitman e suportes pra deixar a panhard paralela ao eixo novamente.

pra se ter uma idéia, a cada centimetro no jimny levantado, você muda o caster em 0,4º, então seu carro com 7,5 cm a mais(lift 3") vai ter aproximadamente +3º no teu caster. o jimny com caster negativo fica uma porcaria. o ideal é ficar entre o 0º e +1,5º.

Tem calços de 2".
As molas de gol não mudaram muito em relação às originais.
Vou tentar com as de chevette agora.

leo cabral
29/04/2009, 14:41
É mais comum do que você imagina, veja a foto do meio da página do lado direito.

Livro: Técnica 4x4 do João Roberto Gaiotto.

isso mesmo . no samurai tambem tem os pontos para amarração no navio , que muita gente vê e nem imagina a finalidade

Maurício Fernandes
26/12/2009, 13:04
seguem fotos dos pontos de ancoragem que fiz.
na frente são dois de toy entre o parachoque e o chassis (alongado para fixar o parachoque).
atrás é um munhão de CJ fixado com uma base e quatro parafusos através do parachoque. Por dentro tem uma estrutura soldada no chassis.

rmalato
13/12/2011, 09:54
seguem fotos dos pontos de ancoragem que fiz.
na frente são dois de toy entre o parachoque e o chassis (alongado para fixar o parachoque).
atrás é um munhão de CJ fixado com uma base e quatro parafusos através do parachoque. Por dentro tem uma estrutura soldada no chassis.

Reativando! Maurício Fernandes, vc tem como mostrar o munhão por dentro (atrás do parachoque) pra ter idéia de como ele ficou preso no chassi?

Gostei muito, e to pensando em fazer aqui!

Abraço!

Maurício Fernandes
13/12/2011, 10:32
um ferro está soldado direto no chassis.
vou tirar fotos.

HBO
20/12/2011, 01:22
Trecooo onde arrumou este parachoque dianteiro? e quantos barões??? se puder me manda em pvt

Treco
20/12/2011, 10:41
Trecooo onde arrumou este parachoque dianteiro? e quantos barões??? se puder me manda em pvt

Cara, eu comprei na TodoTerreno. Na época apenas eles tinham parachoque pro jimny. Custou cerca de 1200 mas valeu a pena por causa das trilhas. Ates vivia com meu parachoque original trincado ou quebrado. Agora entro sem pena nos atoleiros.
Abs.

Candido Lopes
20/12/2011, 16:21
Pessoal boa tarde. Fiz também meu ponto de ancoragem no Jimny, só que sem usar solda no carro, ele é preso por parafuso. Construir dois ganchos e soldei cada um a uma chapa de modo a esta ser parafusada nos dois orifícios da terminação dianteira do chassi em cada lado. Claro que esses parafusos não suportariam quase nada pois são finos, mas como a terminação do chassi é parcialmente vazada, coloquei uma chapa pelo lado de dentro (como se fosse uma arruela, só que retangular para tomar toda a área de contato da extremidade do chassi por dentro), e predi com parafuso e porca ressistente que transpassa a base do gancho até esta chapa. Furei o parachoque na parte do plástico preto e apenas os "dentes de sabre" ficaram para fora. Ficou bem legal e resistente com a vantagem de ser desmontável caso um dia eu queira colocar um outro parachoque. O detalhe é que o gancho deve ser soldado em uma base retangular do tamanho da extremidade do chassi, FORA DO CENTRO da mesma, para que esta possa ser vazada permitindo que o parafuso de bitola maior possa transpassá-la, entrar no chassi e transpassar a "arruela", quando então a porca será presa. Quem retirar o parachoque e olhar as terminações do chassi, entenderá rapidinho o que fiz. Não tenho foto aqui, mas posso tirar e postar, só que vcs só verão os ganchos pois o restante fica escondido atrás do para choque. Já testei com um solavanco e resistiu bem.
Abs.

Candido

Fabio Geo
24/12/2011, 19:58
Saudações!!! Compartilhando vídeo mostrando o rompimento de ponto de ancoragem do Jimny... Rapaziada Potiguar - Rompendo ancoragem do Jimny de Sandro - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=qQ12mb-XdI8) ....para si pensar....

Treco
25/12/2011, 11:33
Saudações!!! Compartilhando vídeo mostrando o rompimento de ponto de ancoragem do Jimny... ....para si pensar....

Já tinha visto esse vídeo. Acho que é de um dos caras aqui do forum...
Realmente não dá pra entender porque o jimny não vem com pontos de ancoragem de fábrica. Até carros que imitam 4x4 tem e nós temos que adaptar reboques.

JEFFCATUNDA
25/12/2011, 12:35
Já tinha visto esse vídeo. Acho que é de um dos caras aqui do forum...
Realmente não dá pra entender porque o jimny não vem com pontos de ancoragem de fábrica. Até carros que imitam 4x4 tem e nós temos que adaptar reboques.

Esse ai do vídeo é o do Sandro Natal, colega nosso, ele já alterou um monte de coisas desde esse epsódio...

sandro-natal
25/12/2011, 21:06
Jeff, cometi dois erros nesse episódio.
Primeiro erro: a puxada foi em um ângulo que não coincidiu com a direção da parte mais reforçada do ponto de ancoragem. Se observar a peça, ela é mais resistente na direção do carro, ou seja, tem que puxar bem de frente.
Segundo erro: o carro estava muito preso na lama, todos os dois eixos, incluindo diferenciais, estavam afundados na lama. O esforço necessário para puxar o carro nessa condição teria que ser muito grande. A técnica adequada para puxar um carro preso assim, é uma puxada suave, e não uma puxada repentina. Teríamos duas opções para uma puxada eficaz. Uma boa seria puxar sem àngulo, e com dois carros em série, assim, com 8 pontos de apoio no solo, conseguiria-se uma tração mais controlada. A outra opção, que é melhor ainda, seria com a técnica do pneu estepe em pé na frente do veículo, fazendo uma alavanca na cinta, de modo que o carro seria levantado da lama. Claro que também sem ângulo.

Eu ainda não preparei os novos pontos de ancoragem, em janeiro eu soldarei de volta os pontos originais e acrescentarei um ponto na frente e um atrás mais resistentes.

JEFFCATUNDA
26/12/2011, 01:51
Jeff, cometi dois erros nesse episódio.
Primeiro erro: a puxada foi em um ângulo que não coincidiu com a direção da parte mais reforçada do ponto de ancoragem. Se observar a peça, ela é mais resistente na direção do carro, ou seja, tem que puxar bem de frente.
Segundo erro: o carro estava muito preso na lama, todos os dois eixos, incluindo diferenciais, estavam afundados na lama. O esforço necessário para puxar o carro nessa condição teria que ser muito grande. A técnica adequada para puxar um carro preso assim, é uma puxada suave, e não uma puxada repentina. Teríamos duas opções para uma puxada eficaz. Uma boa seria puxar sem àngulo, e com dois carros em série, assim, com 8 pontos de apoio no solo, conseguiria-se uma tração mais controlada. A outra opção, que é melhor ainda, seria com a técnica do pneu estepe em pé na frente do veículo, fazendo uma alavanca na cinta, de modo que o carro seria levantado da lama. Claro que também sem ângulo.

Eu ainda não preparei os novos pontos de ancoragem, em janeiro eu soldarei de volta os pontos originais e acrescentarei um ponto na frente e um atrás mais resistentes.

Concordo plenamente Sandro... Na verdade isso seria um trabalho para um bom guincho!

sandro-natal
26/12/2011, 10:23
Jeff, nem sempre o guincho é uma boa opção para esse caso, pois na semana seguinte, voltamos lá, e um amigo nosso com Troller com guincho ficou preso na lama. Ele estava tão preso na lama, que o esforço no guincho foi enorme, chegando a empenar a base de aço do guincho (original e de chapa bem grossa), pois à medida que o guincho puxava, a frente do carro abaixava, mantendo a aderência do terreno, que impedia o carro de avançar.

No caso dele, a técnica mais adequada seria o uso do pneu estepe em pé na frente do carro, fazendo uma alavanca com a cinta ou com o cabo do guincho, puxando o carro para cima. No caso da alavanca com o guincho, para não danificar o pneu, teria-se que protegê-lo com algum material que não permitisse que o cabo de aço o machucasse.

sandro-natal
26/12/2011, 10:34
Jeff, eu vou editar e postar no youtube o video daquela desatolada do Troller nos Apertados de Currais Novos.
Nesse episódio, no qual nós dois estávamos presentes, nosso amigo só saiu do atoleiro com a técnica do pneu em pé. Passamos mais de uma hora e meia tentando tirar o carro do atoleiro, puxando de todo jeito, e nada. Nem com 2 Troller puxando em série deu certo!
Por estar preso no terreno, todo o esforço que fazíamos para puxar a viatura era enorme.
Quando partimos para a técnica do pneu, o carro que puxava não fez quase nenhum esforço, pois quando o pneu levantava a viatura, desprendendo-a do solo, a tração necessária para puxá-la era mínima. O carro saiu do atoleiro na hora!

JEFFCATUNDA
26/12/2011, 11:01
Jeff, eu vou editar e postar no youtube o video daquela desatolada do Troller nos Apertados de Currais Novos.
Nesse episódio, no qual nós dois estávamos presentes, nosso amigo só saiu do atoleiro com a técnica do pneu em pé. Passamos mais de uma hora e meia tentando tirar o carro do atoleiro, puxando de todo jeito, e nada. Nem com 2 Troller puxando em série deu certo!
Por estar preso no terreno, todo o esforço que fazíamos para puxar a viatura era enorme.
Quando partimos para a técnica do pneu, o carro que puxava não fez quase nenhum esforço, pois quando o pneu levantava a viatura, desprendendo-a do solo, a tração necessária para puxá-la era mínima. O carro saiu do atoleiro na hora!

Eu lembro, e concordo com você... Outra coisa que tem que ser feita é exatamente o que você também já relatou, mas que muita gente esquece: tem que puxar bem devegar para que o terreno embaixo da viatura se recomponha e ele suba... se puxar rápido não dá esse tempo e ele realmente só afunda mais...

Na técnica do Pneu, quanto mais próximo da viatura ele ficar melhor, pois a força será maior.... Isso faz com que deva se puxar aos poucos e reposicionando o pneu para próximo da viatura...

No caso dos apertados, o que dificultava também era a falta de terreno firme, pois mesmo bem distante do troller afundado não havia aderência para tracionar... Mas você está corretíssimo, a técnica do pneu na sua situação acho que seria a mais indicada.....

CGAUER
26/12/2011, 14:35
Aqui tem um vídeo ilustrando muito bem como NÃO se desatolar um carro nesta situação... rsrs

VERY professional kinetic rope snatch recovery - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Q8lMxYnGIrw)

thix4
02/01/2012, 18:44
Aqui tem um vídeo ilustrando muito bem como NÃO se desatolar um carro nesta situação... rsrs

VERY professional kinetic rope snatch recovery - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Q8lMxYnGIrw)

Essa história de puxar direto pela bola do engate também está errada, procede?

CGAUER
03/01/2012, 11:12
Assim que se faz:

Using Kinetic Straps with John Rich - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=2JBnxSqpuCM)

thix4
03/01/2012, 11:56
Assim que se faz:

Using Kinetic Straps with John Rich - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=2JBnxSqpuCM)

finus!

valeu mister Clemente! Deu até vontade de investir num kit resgate decente. Impressionante o funcionamento da cinta elástica! Aprendi muito com este vídeo!

abs,

Thiago

rmalato
10/01/2012, 16:47
Pessoal, não encontrei outro tópico, então a pergunta segue aqui...

Qual seria a cinta recomendada pra ter no jimny e qual a extensão? 4000kg? 6 metros?

Abraço!

Maurício Fernandes
10/01/2012, 17:10
RMalato, depende do que você precisa. Quanto ao peso sim, mas o comprimento vai depender do local. Não adianta uma cinta curta se ficar atolado no meio do barro, longe de um ponto seco para te puxarem.
Eu tenho uma de 20mil libras e 10 metros. É grande demais e pesa muito quando molhada.
Compraria, hoje, uma mais leve, mas longa igual.

rmalato
10/01/2012, 19:50
Maurício, obrigado pelo apoio!!!

Por aqui não tem muita coisa, então é preciso comprar na net... daí sem olhar o produto é complicado... também não tenho referências de nada...

Você tem alguma sugestão??? 8 ou 10 metros está bom??? 10 toneladas? 20?? Tem muitas variações??? Algum fabricante mais confiável???

Minha primeira preocupação é com a viagem que farei nos próximos dias... irei a São Luis para 2 casamentos... daí é impossível não pensar em visitar os lençóis... Estou organizando um punhado de "coisinhas"... comprei uma pá-picareta da guepardo, silver tape, reuni ferramentas e pensei em uma cinta, lembrando que eu NÃO farei nenhuma trilha sozinho e se fizer, será com a maior cautela... Mas queria ter um básico pra eventualidades...

Cinta reboque - Acessórios para Veículos - Acessórios para Veículos - MercadoLivre Brasil, Onde comprar e vender de Tudo. (http://lista.mercadolivre.com.br/cinta-reboque)

Treco
10/01/2012, 21:58
Por aqui não tem muita coisa, então é preciso comprar na net... daí sem olhar o produto é complicado... também não tenho referências de nada...

[/url]

O Nagata, aqui do forum tem diversos tipos de cinta pra vender. São reforçadas. Já comprei com ele e recomendo.
Tem preço bom e manda pelo correio numa boa.
A última que comprei foi de 8m x 10ton.

Abs,

marceldan
20/09/2015, 10:17
Olá pessoal.
Esse tópico é bem antigo, mas uma pergunta ainda cabe. Qual o melhor ponto para prender a cinta na frente e atrás de um jimny 4 sport? Bola de reboque? Manilhas? Chassi?

Barros
21/09/2015, 13:10
Na frente, em um dos dois pontos de ancoragem fixos que já vêm de fábrica no Jimny 4Sport.
Atrás, eu prendo a cinta num ponto de ancoragem removível que eu comprei da TodoTerreno:
http://todoterreno.com.br/app.empresa/app.view/app.produtos/app.view/descricao.php?ind=238&Ponto-de-Ancoragem-remov%C3%ADvel-
Também dá pra enfiar a cinta dentro do encaixe do engate e prendê-la com o pino do engate.
Não é aconselhável prender a cinta na bola do engate porque pode se soltar quando tracionada.

marceldan
21/09/2015, 13:28
Ah, legal Barros. Lhe agradeço pela resposta. Eu jamais havia pensado em prender dentro do encaixe do engate, mas agora vou considerar essa possibilidade. Eu percebi que o suporte do engate é apenas aparafusado no chassi. Achei ele relativamente frágil para por exemplo desatolar o carro.
Sobre o suporte traseiro que hoje existe, como eu não uso a bola, estava pensando em retirar ela e colocar uma manilha no lugar, mas acho que o pino do engate dentro do encaixe é mais simples.

Valeu pela dica. Abraço