Ver Versão Completa : Carburador Recondicionado
LeigoCJ5
31/03/2009, 13:07
:mrgreen:Prezados,
Tenho visto a venda alguns modelos de carburador recondicionados, principalmente o original do Jeep 6 cil. Alguem que ja tenha usado estes recondicionados recomenda a troca ou é melhor recondicionar " por conta" , comprando o reparo e fazendo o serviço em casa??
Grato
FERNANDO
Fernando, o recondicionar do carburador não se resume a troca de peças e uma limpeza minuciosa. Ha de se verificar empenamentos na tampa do carburador, na base e no pé de ferro. Ou seja, voce tem 6 superficies para verificar com uma mesa de desempeno.
Depois temos varios pontos do carburador que são vedados com pequenos tampões de chumbo, que tem que ser removidos, as galerias internas limpas e depois estes tampões devem ser cravados com a pressão correta, par vedar e não racha o corpo de zamac do carburador.
Por ultimo é muito importante verificar forlas no eixo da borboleta. Seja porque o eixo esta gasto ou porque o alojamento do eixo tambem esta gasto. Se olhar no manual do mecanico vai ver que os parafusos que prendem a borboleta são remanchados, para não existir a possibilidade de cairem para dentro do motor.
Ou seja, par fazer este tipo de serviço, precisa de um kit de ferramentas (ilustradas no manual do mecanico) mais um kit de peças beeem dificil de achar e por fim um bocado pe paciencia e pratica neste tipo de serviço.
Não que não de para fazer, mas tambem creio que os recondicionados a venda não foram submetidos a todos estes procedimentos.
Logo logo alguem vai dizer...troca por tal carburador....é uma questão de escolha, adaptar um semi-novo, tambem sem garantia exata de procedencia ou tentar achar quem faça direito...ou por ultimo comprar um usado e fazer nele o serviço
Band Dna. Filó
31/03/2009, 16:55
Caro amigo, eu restaurei o carburador do meu Chevrolet 1952 em uma empresa chamada GIBA no Ipiranga, SP
Olha, o cara é bom na arte, nao é barateiro, mas tb nao cobra 2X mais que os outros, no meu caso ele até trocou a borboleta de aceleração e tirou folga do eixo dela...ficou perfeito mesmo, valeu a pena!!!!
comigo FUNCIONOU 110%
espero ter ajudado
abraços
LeigoCJ5
02/04/2009, 09:30
Muito obrigado pelos comentários, vou procurar o Giba....
Grato
Fernando
Band Dna. Filó
02/04/2009, 09:40
Muito obrigado pelos comentários, vou procurar o Giba....
Grato
Fernando
Qualquer dificuldade em encontra-lo, solicite por MP...
sem problemas....
Abraços e boa sorte!:concordo:
matrakaum
02/04/2009, 11:08
Na SBA tem recon.
tenho um carburador original do jeep 6cc
nunca usado
novo, nunca aberto
com numero de serie e tudo
plaquetinha...
vendo barato....
Angelo Avelar
12/04/2009, 08:56
eu compro diga o preço
mora carburador... MORRAAAAA
brincadeira
em sampa além do giba tem na av imirim um cara que tb é bom a loja só tem carburadores mais nada somente isso... vou pegar o telefone
era gentil carburadores e não era careiro
Me deram o endereço de uma oficina (Rua Sâo Januário) aqui no Rio que conserta;repara;retifica;ou sei lá o que... carburadores, inclusive o DFV.
Vou passar por lá qualquer dia desses e apresentar essa lista de coisas a fazer no carburador, e perguntar se eles fazem isso tudo. Creio que não pois... o cara me disse que é só levar o carburador lá e em 45 minutos tá pronto. To achando difícil...
Abraços a todos...
Fernando, o recondicionar do carburador não se resume a troca de peças e uma limpeza minuciosa. Ha de se verificar empenamentos na tampa do carburador, na base e no pé de ferro. Ou seja, voce tem 6 superficies para verificar com uma mesa de desempeno.
Depois temos varios pontos do carburador que são vedados com pequenos tampões de chumbo, que tem que ser removidos, as galerias internas limpas e depois estes tampões devem ser cravados com a pressão correta, par vedar e não racha o corpo de zamac do carburador.
Por ultimo é muito importante verificar forlas no eixo da borboleta. Seja porque o eixo esta gasto ou porque o alojamento do eixo tambem esta gasto. Se olhar no manual do mecanico vai ver que os parafusos que prendem a borboleta são remanchados, para não existir a possibilidade de cairem para dentro do motor.
Ou seja, par fazer este tipo de serviço, precisa de um kit de ferramentas (ilustradas no manual do mecanico) mais um kit de peças beeem dificil de achar e por fim um bocado pe paciencia e pratica neste tipo de serviço.
Não que não de para fazer, mas tambem creio que os recondicionados a venda não foram submetidos a todos estes procedimentos.
Logo logo alguem vai dizer...troca por tal carburador....é uma questão de escolha, adaptar um semi-novo, tambem sem garantia exata de procedencia ou tentar achar quem faça direito...ou por ultimo comprar um usado e fazer nele o serviço
inaciocm
30/07/2009, 15:13
preferi comprar um novo na jipebras para meu OHC
H40/44 EIS SOLEX
800 mangos no começo do ano... ZERADO!!! ta fazendo 6,9 km/l
antes fazia 5 km/l
mais o proximo passo é injetar a criança!!!:dance:
Rafaminc
30/07/2009, 16:27
:mrgreen:Prezados,
Tenho visto a venda alguns modelos de carburador recondicionados, principalmente o original do Jeep 6 cil. Alguem que ja tenha usado estes recondicionados recomenda a troca ou é melhor recondicionar " por conta" , comprando o reparo e fazendo o serviço em casa??
Grato
FERNANDO
Porquê não parte para um carburador mais moderno? O original do BF é muito estrangulado. Se não me engano dá só Ø27mm (572mm2) de passagem no venturi. Só por comparação um motor 4T de XLX 350 cilindradas tem uma abertura de Ø32mm (804mm2). No meu carbura, passei para Ø40mm (1256mm2), obtendo uns 20% a mais de força oxigenando melhor esse velho motor e o consumo até melhorou devido ao motor andar mais solto e não precisar trocar tanto de marcha...
Tenta olhar os de duplo estágio e calcula a área dos mesmos.
Abraço
Lucas Nassif
30/07/2009, 16:57
No meu carbura, passei para Ø40mm (1256mm2), obtendo uns 20% a mais de força oxigenando melhor esse velho motor e o consumo até melhorou devido ao motor andar mais solto e não precisar trocar tanto de marcha...
Tenta olhar os de duplo estágio e calcula a área dos mesmos.
Abraço
Além de vc ter passado o venturi pra 40mm, vc mudou mais alguma coisa no DFV?? (gigle, etcc)
:concordo:
Rafaminc
30/07/2009, 17:11
Se não me engano precisei aumentar o giglê de 1,6 para 2,5. Na verdade fiz uma gambiarra neste meu carburador, mas a hora que sobrar uma grana vou colocar um de duplo estágio.´
Alguns pode achar que a diferença é muita, mas na verdade como quase tripliquei a vazão de ar, o vácuo diminuiu e o giclê teve que ser aumentado até chegar na proporção ideal.
Como minha idéia foi melhorar o motor p/ usa-lo com GNV, a diferença de potência foi grande na gasolina também, portanto com certeza esse motor merece uma entrada de ar maior, e se puder coloca um escapamento do itamarati ou dimensionado com uma tubulação de Ø50 no lugar dos 40mm originais...
Lucas Nassif
30/07/2009, 17:57
Se não me engano precisei aumentar o giglê de 1,6 para 2,5. Na verdade fiz uma gambiarra neste meu carburador, mas a hora que sobrar uma grana vou colocar um de duplo estágio.´
Alguns pode achar que a diferença é muita, mas na verdade como quase tripliquei a vazão de ar, o vácuo diminuiu e o giclê teve que ser aumentado até chegar na proporção ideal.
Gigle 2,5?? Que gigle que é esse?
No meu, o da marcha lenta é 14, e o de alta (o que fica embaixo da cuba) é 25.
:pensativo:
injetaaaaa injetaaaaaaaaaa
gasta uma só vez e num gasta mais!
:pipoca::twisted:
Rafaminc
31/07/2009, 08:17
Lucas, 2,5 é + - o diâmetro da broca que passei no Giclê. Fui aumentando e testando até que cheguei neste valor aproximado. Lembro que abri em + 1 mm o diâmetro original do giglê, mas tenho que verificar direito, pois já fazem uns 3 mêses que fiz isso...
Agora, isso que eu fiz eu sei que não é o ideal, pois o carburador perdeu o venturi e o combustível não deve estar pulverizando direito, o correto era procurar um carbura com entrada de ar maior e projetado para trabalhar com essa área de passagem.
Rubens, me arruma uns 3 conto que injeto ele, hehe, meu sonho é colocar um AP 2000 Mi, mas enquanto a grana não sobra, o negócio é ir fuçando e tentando reinventar a roda, rsss...
Abraços
AP nãaaooooo
arrombar gicleurs é soda... tem de ir com calma porque senão fica uma MERCADORIA.
Legal é pegar brocas de dentista e a dremel e ter uns 4 gicleurs para brincar
Julio Rebello
08/08/2009, 01:07
Minha maior bronca no DFV é com entrada de ar
Tá f... de acabar com isso
Rafaminc
08/08/2009, 09:47
Entrada de ar por onde? Se é pelo eixo da borboleta é facil de resolver. É só comprar um o´ring no diâmetro do eixo e após fazer uma cava com uma broca para alojar o anel.
SDS
Christian L A Marchi
09/08/2009, 10:39
Entrada de ar por onde? Se é pelo eixo da borboleta é facil de resolver. É só comprar um o´ring no diâmetro do eixo e após fazer uma cava com uma broca para alojar o anel.
SDS
Rafaminc
TAmbém sofro com entrada de ar. E é um h40 recondicionado comprado em novembro do ano passado. Dá pra explicar melhor como fazer essa adaptação? Qual seria o tamanho do anel? Como posicioná-lo?
Valeu pelo toque
Christian
Rafaminc
09/08/2009, 16:29
Christian, não sei como é esse H40, mas dá uma olhada no esquema que fiz. Se você tem folga no eixo da borboleta, e seu carbura tem parede suficiente para enjambrar um o´ring ou retentor não vejo problemas.
Mede o diâmetro da haste da borboleta com um paquímetro que dou uma olhada se tem um o´ring padrão que você poderia adaptar.
No meu BF, tinha o problema de vazamento de gasolina pela haste da borboleta. Ficava sempre lambusado por fora do carburador, daí comprei 2 o´rings aproximados com um pouco de interferência no eixo e passei uma broca no diâmetro externo do o´ring para fazer a cava onde ele ficaria alojado.
Só tem que ter que furar bem devagar para a broca não se puxar e detonar o buraco original. Como o alumínio é mole, seria interessante você girar o mandril com a mão até a profundidade nescessária, para evitar que a broca puxe muito material quando apertar o gatilho da furadeira.
At.
Rafael