Ver Versão Completa : Melhorando A Mecânica Da Camper
Guilherme Kyrillos
31/03/2009, 12:13
Amigos, saudações.
Na MINHA opinião, a Camper dispõe de espaço interno que não é facilmente encontrado em outros veiculos. Tanto para passageiros quanto para bagagem.
Tem também os seguintes pontos positivos:
Posição de dirigir, visibilidade, TAMANHO/DIMENSÕES, entre-eixos, altura, FACILIDADE DE ACESSO (PARA ENTRAR NO CARRO).
INFELIZMENTE PARARAM DE FABRICAR.
Pensando nisso, PERGUNTO AOS AMIGOS quais seriam as opções de mecânica que poderia ser utilizadas na Camper.
Opções de trem de força/eixos(completos com freios), dentro de uma razoabilidade de custos que justifiquem as mudanças.
Eixos/motor/câmbio da Ranger é possível?
Caso seja, existe a possibilidade de registrar no DETRAN a mudança de combustível? (gasolina/diesel).
Fico imaginando um CAMPER com a mecânica da Ranger. Vale o pena $$$$? Ou temos que partir pro Troller mesmo?
guilhermeabreu
01/04/2009, 00:32
Amigos, saudações.
Na MINHA opinião, a Camper dispõe de espaço interno que não é facilmente encontrado em outros veiculos. Tanto para passageiros quanto para bagagem.
Tem também os seguintes pontos positivos:
Posição de dirigir, visibilidade, TAMANHO/DIMENSÕES, entre-eixos, altura, FACILIDADE DE ACESSO (PARA ENTRAR NO CARRO).
INFELIZMENTE PARARAM DE FABRICAR.
Pensando nisso, PERGUNTO AOS AMIGOS quais seriam as opções de mecânica que poderia ser utilizadas na Camper.
Opções de trem de força/eixos(completos com freios), dentro de uma razoabilidade de custos que justifiquem as mudanças.
Eixos/motor/câmbio da Ranger é possível?
Caso seja, existe a possibilidade de registrar no DETRAN a mudança de combustível? (gasolina/diesel).
Fico imaginando um CAMPER com a mecânica da Ranger. Vale o pena $$$$? Ou temos que partir pro Troller mesmo?
AMIGO XARÁ
CAMPER É CAMPER , eu acho ela linda , colocar um trem de força mais atual , já colocaram e fica muito bom , trocar de combustível é muito fácil e dentro da lei e possível .
Já colocaram o motor MWM 2.8 turbo/intercooler que caiu como uma luva na CAMPER , vc gastaria para ísto sendo usadinho em torno de R$15.000,00 a R$18.000,00 tudo legalizado . E mais nada .
FREIOS : são ruins , faça como eu , COLOQUEI MOTOR MWM 2.8 E FREIOS A DISCO NAS 4 RODAS DA TOY BAND , NO MEU ENGESA , a CAMPER é um ENGESA EM TRAJE DE GALA . Meu ENGESA , VC ROÇA O PÉ NO FEIO DE LEVINHO se não tiver de cinto vai bater com a cara no parabrisa . E não fica caro tb não . E assim vai melhorando O ENGESA/CAMPER .
Agora partir direto para um TROLLER , esta mudando totalmente de estilo , eu tb acho o TROLLER muito lindo tb e muito bom tb .
Pq vc não FICARIA COM OS DOIS ? Um para cada instante .
ABRAÇÃO E BONS SONHOS .
Salviano
01/04/2009, 11:09
Acho que ele quiz dizer....partir para "MECÂNICA" do Troller....aí sim, Eixos, freio a disco, Flutuante, pneus 35.....etc, etc.
guilhermeabreu
01/04/2009, 14:26
Acho que ele quiz dizer....partir para "MECÂNICA" do Troller....aí sim, Eixos, freio a disco, Flutuante, pneus 35.....etc, etc.
SALVIANO
É realmente posso ter me enganado mesmo , mas vamos deixar ele dizer alguma coisa , mas deve ser ísto mesmo a mecanica do TROLLER .
ABRAÇOS
paulobarbosa
02/04/2009, 00:21
Já vi uma camper com toda mecanica de Troller. Parece que ficou muito bom.
Acho que mecanica de camper deve ter mais de 10 opções diferentes.
Das que sei.
Originais
4 cil opala Gas/ alcool
6 cil opala Gas/alcool
Gasolina 4 cil S10
Diesel S4
Diesel S4T
Diesel S4T plus
Modificados
MWM 6 Cil diesel
14B
MWM 2.8
MWM 3.0
V6 da ranger gasolina
Vamos ver quais as demais adaptações aparecem por ai.
PB
Guilherme Kyrillos
02/04/2009, 18:41
Amigos, saudações.
A ideia é adquirir uma Camper a gasolina, e colocar nela eixos completos com os freios vindo de um outro carro, Ranger, Hilux, Troller (será que não é da Ranger?) mais moderno e em linha.
Motor diesel com câmbio e redução também de uma Ranger (pois acho que é mais fácil instalar e parece ser igualzinho o da Ranger).
Por que Ranger? Acho que tem uma mecânica muito bem dimensionada e TALVEZ seja mais fácil de encontrar e adaptar na Camper.
Já ví Camper com motores e motores, mas ainda não tenho informação acerca dos eixos, câmbio e redução.
Outra coisa, consegue regularizar a troca de combustível????
Estou estudando as possibilidades e tentando fugir das opções do mercado (Troller/Pajero(inho).
A ideia é de um projeto de até 40.000R.
Caso possam ajudar com críticas e sugestões, agradeço.
[] a todos.
Guilherme Kyrillos
02/04/2009, 18:44
CORRIGINDO:
Motor diesel com câmbio e redução também de uma Ranger (pois acho que é mais fácil instalar e PARECE SER IGUALZINHO DO TROLLER).
Desculpem.
Caro Guilherme Kyrillos!
Se quiser comprar uma pick-up baixada, fique de olho aqui:
http://www.ssol.com.br/veiculo/index.php
http://www.ssol.com.br/veiculo/v_pop_detalhes.php?id=525112
http://www.ssol.com.br/veiculo/v_pop_detalhes.php?id=529124
Sempre tem coisas boas, mais às veses, não paga a net!!!!
Sobre a macanica da Ranger, o único impecílio que vejo, é quanto a tração dianteira.
O diferencial da ranger é fixo, trabalhando com homocinéticas (2 pares).
Então terá que levar toda a suspensão, mais não é algo impossível.
Abraços.
Kim.
Guilherme Kyrillos
03/04/2009, 12:52
Amigos,
Ontem, conversando com outros aqui, ouvi que estava mal informado.
O motor do Troller é usado na linha GM e não Ford.
Então, melhor informado, pergunto: será que a mecânica do Troller, não apenas motor, mas o resto todo, no caso o câmbio/redução/eixos, são também os usados pela GM????
E aí surge o Kim, trazendo mais informações. VALEU MESMO.
Estou estudando se o custo vale a pena para apanhar uma picape baixada.
[] a todos.
O linck de final 529124, que não está abrindo, seria de uma F250 4x4, motor cummins, 2008.
Mais tem essas:
Hilux: http://www.ssol.com.br/veiculo/v_pop_detalhes.php?id=510310
http://www.ssol.com.br/veiculo/v_pop_detalhes.php?id=525588 essa é at.
http://www.ssol.com.br/veiculo/v_pop_detalhes.php?id=532321
Blazer: http://www.ssol.com.br/veiculo/v_pop_detalhes.php?id=532805
Não sei se é 4x4 http://www.ssol.com.br/veiculo/v_pop_detalhes.php?id=522548
Ranger Rover: http://www.ssol.com.br/veiculo/v_pop_detalhes.php?id=523651
Gran Cherokee: http://www.ssol.com.br/veiculo/v_pop_detalhes.php?id=518417
Divirta-se!:dance:
Rodrigo Ielpo Bastos
03/04/2009, 14:20
Guilherme o motor do troler 2.8 é o mwm spirit, este motor saiu nas S10 na frontier e se não me engano em alguma van ja os eixos de qualquer carro vai servir desde que vc atente para a mesma relação dianteira e trazeira, no caso das rangers eu acho que não saiu com eixo dianteiro rigido.
Algumas opções
Troller eixo caixa e motor poucas adptações nos eixos porem mecanica cara para se comprar
F250 4x4 mais adaptaçoes que o do troler e muito mais caro
Toyota band. nova eixos com custo beneficio razoavel porem restrito a relações expecificas da toyota
eixo de rural baratim mas eu acho fraco para o tipo de viatura
eixo do engesa original Diant. dana 30 simples facil de montar dificil de achar relação satisfatoria
eixo do engesa com bola dana 44 eu acho ideal pois mexe pouco e se consegue um bom resultado (nesse caso o prof. guru Kim é especialista)
Espero ter ajudado
Ralado/SP
03/04/2009, 18:03
sem querer colocar pedra... o motor cummins não dá pra colocar numa camper.
Além de ser pesado, ele é muito alto... digo mais, dá pra colocar mais tem que mexer no carro todo.
Já tive um motor desses no lado da camper e não é viavel
Abraçones
Ralado
Ralado/SP!
Essa informação eu não sabia!
Boa!!!:concordo:
Mais eu deixei mais opções!
Rodrigo Ielpo Bastos
03/04/2009, 18:15
depois que colocaram um v8 num samurai não duvido de nada. rrsrsrsrs
mas na verdade tava pensando nos eixos da f250
Rodrigo Bastos
Salviano
03/04/2009, 21:18
depois que colocaram um v8 num samurai não duvido de nada. rrsrsrsrs
mas na verdade tava pensando nos eixos da f250
Rodrigo Bastos
ôô!! Rodrigo, tudo jóia?
Veja estas fotos, vc pode optar e montar um do "zero", do jeito como vc quizer, como eu fiz...qualquer coisa pode falar comigo.
Um abraço, Salviano, - saaborges@yahoo.com.br
Salviano
03/04/2009, 21:35
depois que colocaram um v8 num samurai não duvido de nada. rrsrsrsrs
mas na verdade tava pensando nos eixos da f250
Rodrigo Bastos
ôô!! Rodrigo, tudo jóia?
Veja estas fotos, vc pode optar e montar um do "zero", do jeito como vc quizer, como eu fiz...qualquer coisa pode falar comigo.
A foto Engesa final 1 é o meu...As 4 primeiras fotos são com eixos da F-250
Um abraço, Salviano, - saaborges@yahoo.com.br
lostensos
04/04/2009, 09:52
Rodrigo, vc pode pegar dicas/opniões com o sr. Benedito ou Roni da Perigoso Preparações... o amigo ae sr. Salviano se não me engano ta montando o carro dele nessa oficina...
Contato:
12- 8817.2725 c/ Roni
No topico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41949
Vc pode ver uma parte da arte deles... rs
Abraços
Rodrigo Ielpo Bastos
04/04/2009, 10:28
Beleza,
valeu pela dica, mas eu estou transformando uma camper diesel 4x2 em 4x4, mas vou colocar um eixo do engesa ou cortar o meu simples e colocar a bola do jeep dana 44
eu so tava dando ideias pro guilherme
estou fazendo uma mudança mais economica rsrsrrsrsrsrsr
guilhermeabreu
04/04/2009, 14:13
beleza,
valeu pela dica, mas eu estou transformando uma camper diesel 4x2 em 4x4, mas vou colocar um eixo do engesa ou cortar o meu simples e colocar a bola do jeep dana 44
eu so tava dando ideias pro guilherme
estou fazendo uma mudança mais economica rsrsrrsrsrsrsr
AMIGO RODRIGO
INFELIZMENTE, tenho uma notícia um pouco triste pra te dar , o seu cambio 2615 , não é um ZF , é um EATON/CLARK , que saiu nas D-20 até 92 , ele é basicamente um 240V , só quem a tampa de alumínio , um passar de marchas muito macio e a 1ª não é tão reduzida , MAS A 5ª MARCHA É 1:1 NÃO É OVERDRIVING , mas é um puta de um cambio .
ABRAÇÃO
guilhermeabreu
04/04/2009, 14:19
XARÁ KYRILLOS
Voltando a sua pergunta inicial , pesquizando aqui e por experiencia própria , tenho minhas conclusões e opiniões a te dar .
Estive hoje no meu AMIGO MECA/PROFESSOR ROGER NUNES , que atualmente esta fazendo a adaptação da T-CASE band no cambio 240V do CARLOS SIQUEIRA e tb consertando as GAMBIARRAS do eixo dianteiro do ENGESA Q20B turbo dele , ví um catálago de cambios .
E como vc sabe , minha opinião é de quem tem um ENGESA/CAMPER com motor MWM 2.8 , 14B , S4 e S4T , DEVERIA TER UM CAMBIO COM A 5ª MARCHA OVERDRIVING , ísto não é minha opinião só , acho que é UNANIME AQUI .
TEM AS SEGUINTES CAIXAS COM 5ª OVERDRIVING :
1ª - EATON/CLARK modelo :" FSO 2405 " das S-10 , FRONTIER , RANGER e TROLLER , é a menos parruda , mas saiu em motores MWM 2.8 e o NGD 3.0 dos atuais TROLLER e RANGER com 163 vc .
2ª - EATON/CLARK modelo : " 2305 " da SILVERADO , que tem o motorzinho MWM sprint 6 cc , um cavalo de um motor .
3ª - A da BAND 5 MARCHAS , sem precisar de flange para adaptar a T-CASE BAND , só para adaptar o motor e não cabe entre o chassi , a não ser fazendo como o amigo RODRIGO CAMPER fez ou recortando o chassi o que NÃO RECOMENDO .
4ª - EATON/CLARK modelo : " FSO 4305 " do caminhão GMC 6-150 não sei o tamanho e se cabe em nossas viaturas .
São este os cambios em que atualmente eu cobiço de um dia ter , MAS LEMBRANDO QUE O MEU 240V é indestrutível , mas a 5ª é 1:1 e deixa a desejar SOMENTE POR ESTE ASPECTO .
ABRAÇÃO A TODOS
Rodrigo Ielpo Bastos
04/04/2009, 20:31
Dr Guilherme fiquei meio curioso sobre a caixa, ai peguei um paninho uma agua fui na garagem limpei onde tinha uns numeros e saiu essa foto de uma olhada e me ajude a saber qual é essa caixa
guilhermeabreu
05/04/2009, 00:41
RODRIGO
Acho que esta numeração é a numeração da fundição do bloco da caixa , pois qdo estive com a tabela de caixas de marcha lá no ROGÉRIO não ví nenhum número que fosse parecido com estes .
Vc terá que fuçar mais ela para ver se tem outras numerações , plaquetas ou outra coisa qquer que possa identificar melhor .
O número de baixo , acho que é a data da fundição : 17 /03 / 95
ABRAÇO
Rodrigo Ielpo Bastos
05/04/2009, 01:10
amanha vou dar uma olhada melhor e posto mais fotos agora que aprendi a postar fotos ficou facil
Abraços
Rodrigo Bastos
Rodrigo Ielpo Bastos
05/04/2009, 16:58
pessoal a caia tem fundido acima daquele numero da foto anterior a marca ZF por isso acho que é uma caixa zf por cima do carro a conexao da alavanca é feita por dois parafusos de fixacao lateral onde se soltarmos fica um toquinho de alavanca na caixa e o resto solta a tampa da alavanca parece ser aluminio mas nao tenho certeza vou por uma foto que consegui fazer pegando o maximo da caixa
Rodrigo Ielpo Bastos
05/04/2009, 17:22
Guilherme desculpe invadir seu topico com minhas duvidas é que me empolguei vou abrir um topico novo e reeditar a mensagem la
abraços
Rodrigo Bastos
Guilherme Kyrillos
06/04/2009, 14:08
Amigos, saudações.
Toda informação será sempre bem vinda. Aliás, estamos trocando ideias com um mesmo objetivo.
Parece que a melhor opção é mesmo o motor Sprint 2.8, e quanto ao câmbio? Poderia ser um utilizado na S10? Daí já vinha o trem de força completo.
A intenção é evitar GRANDES adaptações.
Alguém sabe como poderemos depois regularizar a mudança de combustível, de gasolina para diesel.
[]s a todos
3ª - A da BAND 5 MARCHAS , sem precisar de flange para adaptar a T-CASE BAND , só para adaptar o motor e não cabe entre o chassi , a não ser fazendo como o amigo RODRIGO CAMPER fez ou recortando o chassi o que NÃO RECOMENDO .
Guilherme,
Eu conheço uma Camper que tem mecânica 14B, caixa 05 marchas Toyota e não precisou mexer no chassis.
Basta deixar o conjunto discretamente desalinhado no eixo longitudinal - 02cm.
Também não recomendo recortar o chassis. Mas de fato cabe.:idea:
Agora com a 240V + tcase Band eu não sei. Coube no chassis de um CJ-6 daqui.
Seguirei caminho semelhante na The Camper.
14B turbinado, caixa 05 marchas Band, guincho mecânico.:concordo:
Pessoalmente não gosto do MWM2.8 pela falta de torque em baixa...
Abraço,
Srs.
O meu Engesa tem mecânica Toyota com motor 14b, caixa de 5 marchas e reduzida, e foi montada no chassi sem cortes. Ela foi montada levemente desalinhada em relação ao chassi, o que não provoca nenhum problema. Estou montando um guincho mecânico e apesar de ficar bem apertado no chassi, não chega a tocar em nenhum ponto.
O motor ainda é aspirado (original) e estou pensando em colocar um turbo, mas os kits que existem no mercado não são "plug and play" no engesa, por causa da posição do filtro e escapamento, ou seja, vai dar mais trabalho.
É uma mecânica bem confiável, bom consumo, mas o desempenho sem o turbo deixa um pouco a desejar em estradas, mas devido ao bom torque vai bem na cidade e na trilha.
Tony.
guilhermeabreu
07/04/2009, 00:34
PARABENS POR ESTE TREM DE FORÇA
Realmente é uma ÓTIMA OPÇÃO , tenho um MWM 2.8 GOSTO MUITO e reconheço CLARAMENTE que um 14B ( sou apaixonado nele tb ) tem MAIS FORÇA/TORQUE em baixo giro que o MWM , o MWM deixa a desejar neste ponto .
PARA MIM SÃO AS DUAS MELHORES OPÇÕES EM MOTORES PARA UM ENGESA/CAMPER .
Não despresando tb o ORIGINAL S4 e S4T , que para mim só peca pelo EXCESSO DE PESO .
ABRAÇÃO A TODOS E SEM BRIGAS pelo gosto e nescessidade de cada um . E até do poder de compra , pq as vezes vc acha uma pechincha e não pode perder de ter um motor que não é aquele do seu sonho , mas a oportunidade fez com que vc comprasse este mesmo .
fhsantos
07/04/2009, 08:40
Guilherme
O cambio que vai usar depende do diferencial dianteiro. Se usar o Dana 30 original, que tem bola do lado do passageiro, vai precisar de um cambio que largue o cardan para esse lado. COm esse eixo tem gente usando o MWM 2.8 com cambio de hilux, adaptado por uma flange que tem para vender no Clube da Camper. Se quiser usar o da S10 vai ficar com acionamento da tração elétrico, o que muita gente não gosta, o da Frontier é manual. No caso destes dois cambios precisa de um eixo dianteiro que tenha bola para o lado do motorista.
Fique atento embora seja o mesmo motor na S10 e na Frontier as caixas secas são diferentes.
Abraços
PARABENS POR ESTE TREM DE FORÇA
Realmente é uma ÓTIMA OPÇÃO , tenho um MWM 2.8 GOSTO MUITO e reconheço CLARAMENTE que um 14B ( sou apaixonado nele tb ) tem MAIS FORÇA/TORQUE em baixo giro que o MWM , o MWM deixa a desejar neste ponto .
PARA MIM SÃO AS DUAS MELHORES OPÇÕES EM MOTORES PARA UM ENGESA/CAMPER .
Não despresando tb o ORIGINAL S4 e S4T , que para mim só peca pelo EXCESSO DE PESO .
ABRAÇÃO A TODOS E SEM BRIGAS pelo gosto e nescessidade de cada um . E até do poder de compra , pq as vezes vc acha uma pechincha e não pode perder de ter um motor que não é aquele do seu sonho , mas a oportunidade fez com que vc comprasse este mesmo .
A vantagem do MWM2.8 é a reposição de peças!!!:!:
Por ter saído em inúmeras viaturas, o mercado paralelo e mesmo original é maior.
O 14B tem peças difíceis e caras de encontrar...
Realmente, como você já disse, é uma escolha pessoal!!! E que depende muito das oportunidades que aparecem também.
Eu instalaria um MWM 2.8 sem problemas. Mas apareceu um 14B... aí já viu né...:concordo:
Agora os Maxion Power Stroke, HSD, etc... pessoalmente, para uma Camper, não recomendo.
Abraço,
Eriksom Teixeira Lima
08/04/2009, 16:07
Prezados
Como destacou o Grande Loras, escolha do motor é de cada um, brigas e casamentos já foram desfeitos por causa desse tema 8)
No caso específico do 14B, por ser um motor que roda em cruzeiro a 3500 rpm (giro máximo a 4100rpm), se você colocarem uma relação como as mais longas da própria Band (4,10 ou 37:9), montados em pneus 35', mantida a caixa original 240V, você rodarão em 4ª marcha no limite da rotação a 110km/h e em cruzeiro ma 5ª marcha (aquela 1:1) a 140 km/h. Rotação para mais do que isso pode até existir, mas o motor não consegue empurrar sem ser turbinado (se for, chega-se a quase 170km/h na configuração descrita)
Com relação a reduzida, vale lembrar que a 1ª da 240V é 6,70:1 (algumas 6,30:1, valores escritos de memória). Se vocês colocarem uma caixa de band 5 marchas, a 1ª reduzida seria cerca de 8:1, exceto em trilhas pesadíssimas, seria desnecessária). Acima disso, os "buracos" entre marchas ficariam piores que na 240V.
[por extensão, a 5ª overdrive da band seria pouco usada, pois em estrada a facilidade de perder rotação por giro baixo seria mais alta => 110km/h na configuração citada seria obtida com menos de 2 mil rpm]
Na minha opinião, a grande vantagem na configuração 14B + 240V está na utilização do sistema de embreagem mais barato do antigo motor mercedez das toyota que é plug&play com o 240V ..... considerados aqui a boa adaptação a ser feita entre motor e caixa SEM flanges, apenas com novos furos e prisioneiros.
PELAMORDEDEUS! reitero cada motor tem méritos e defeitos, os do 14B são citados pelo Loras.
Eriksom
.
Obrigado Dr. Guilherme.
Como foi dito pelos companheiros, foi mais oportunidade do que preferência. Estava procurando um engesa para comprar e encontrei esse, já com essa mecânica. No início, fiquei bastante preocupado com o motor 14b, pois não o conhecia bem e sei que peças Toyota são um tanto quanto caras. Agora, após uns anos de convivência, considero o motor bastante confiável, e como todo motor Diesel, se bem cuidado dura uma eternidade. Sou admirador dos MWM (voces sabiam que o 14b foi montado pela MWM para a Toyota??), principalmente o sprint que tenho em outra viatura, e a manutenção também é bem simples, mas no caso de um problema maior, como por exemplo o do volante bi-massa que está sendo discutido em outro tópico, também custa $$$$$$$$$.
A única coisa que me incomoda um pouco, é que a relação de diferencial do meu engesa é um pouco longa, se não me engano 3,07 : 1, o que na estrada com o motor sem turbo praticamente não permite o uso da 5a marcha. Já em trilhas, ando sempre reduzido, e aí é o bicho......
Se for para escolher uma mecânica para montar na viatura, é melhor partir para um desses motores mais modernos, apenas tentado evitar os eletrònicos que não são tão fáceis de instalar e podem te deixar na mão por uma simples conexão elétrica mal feita. Caixas de cambio, como foi dito, existem boas opções e quanto a transferência, se possível monte uma Toyota com reduzida, vocês não vão se arrepender.
Abraços,
Tony
Guilherme Kyrillos
09/04/2009, 14:59
Pessoal, saudações.
Continuo acompanhando o tópico considerando TODAS as informações.
Estou, paralelamente, analisando as possibilidades de compra de peças e serviços aqui em Maceió.
Tem um detalhe, gostaria de usar eixos nos moldes do Troller. Será que esse ou similar a esse tem preço acessível? Onde posso consultar para compra?
[]s
Rodrigo Ielpo Bastos
09/04/2009, 15:20
nos classificados o bigua ta vendendo um par de troller 6 furos moderno o preço ta bom mas como ele mesmo disse o diant. tem um leve empeno
Guilherme Kyrillos
19/06/2009, 02:10
Amigos, saudações.
Após longo tempo afastado do tópico, retorno informando que a Camper foi adquirida.
O carro foi comprado em SP e está em trânsito para Maceió.
Ressalto que recebi em todos os momentos o apoio IMPAR do amigo Ricardo Farias. Ao qual agradeço incansavelmente.
A Camper apresenta-se com motor GM6cc/gaz, câmbio 5m, 4x2, rodas 15x8 (usarei pneus 33), freios originais com hidrovácuo da Blazer.
Estou decidido a trocar o motor 6cc/GM por um MWM2.8(sem eletrônica).
Quanto ao câmbio/t-case, pode ser da Hilux, Frontier, ou outro que tenha 5a overdrive. Vai depender da oprtunidade de aquisição.
Só após adquirir trem de força é que resolverei o eixo dianteiro e relação de diferencial.
Aos amigos, continuo, e contarei sempre, com a ajuda, participação, e ESPECIALMENTE, sugestões.
Aos mais presentes, KIM, LORAS, que trocamos algumas mensagens, estarei aqui informando as novidades e analisando as orientações que serão sempre lidas.
[]s a todos.
paulobarbosa
19/06/2009, 07:18
Parabens Guilherme.
Bem vindo ao mundo das Campers.
Depois abre um topico sobre as mudanças no seu carro.
Pelo visto já conhece o Clube, lá sempre tem algumas coisinhas q precisamos.
Abraços e parabens novamente.
PB
Ralado/SP
19/06/2009, 12:28
Guilherme,
Parabéns pela aquisição... essa camper está redondinha. Foi minha por uns 6 meses e só tive alegria com ela. Só vendi pra pegar uma 4x4 diesel original.
Curta o carro e qq coisa entre em contato, se eu puder ajudarei
Abraçones
Ralado
PARABENS POR ESTE TREM DE FORÇA
Realmente é uma ÓTIMA OPÇÃO , tenho um MWM 2.8 GOSTO MUITO e reconheço CLARAMENTE que um 14B ( sou apaixonado nele tb ) tem MAIS FORÇA/TORQUE em baixo giro que o MWM , o MWM deixa a desejar neste ponto .
PARA MIM SÃO AS DUAS MELHORES OPÇÕES EM MOTORES PARA UM ENGESA/CAMPER .
Não despresando tb o ORIGINAL S4 e S4T , que para mim só peca pelo EXCESSO DE PESO .
ABRAÇÃO A TODOS E SEM BRIGAS pelo gosto e nescessidade de cada um . E até do poder de compra , pq as vezes vc acha uma pechincha e não pode perder de ter um motor que não é aquele do seu sonho , mas a oportunidade fez com que vc comprasse este mesmo .
Guilherme,
O 14-B original tem menos torque em baixa que MWM 2,8 Sprint, veja o relato do Tony e seu Engesa e compara com o teu. Anexo algumas curvas de motores para comparação.
Guilherme,
O 14-B original tem menos torque em baixa que MWM 2,8 Sprint,
Epa! :stop:
Comparação inválida, IMHO.
Tire a turbina do MWM 2.8 e veja o que acontece.
Coloque uma turbina no 14B e veja o que acontece. Com intercooler então...
Comparar um motor 2.8 com outro 3.7 é complicado.
Comparar um motor turbinado com um não turbinado é complicado.
A relação potência / litro nos motores pequenos é elevada, o que afeta diretamente sua durabilidade.
Enfim, opcões pessoais.:concordo:
Abração,
Epa! :stop:
Comparação inválida, IMHO.
Tire a turbina do MWM 2.8 e veja o que acontece.
Coloque uma turbina no 14B e veja o que acontece. Com intercooler então...
Comparar um motor 2.8 com outro 3.7 é complicado.
Comparar um motor turbinado com um não turbinado é complicado.
A relação potência / litro nos motores pequenos é elevada, o que afeta diretamente sua durabilidade.
Enfim, opcões pessoais.:concordo:
Abração,
Loras,
Comparo os motores de acordo como foram montados pelo fabricante nos carros nacionais, comparar motores modificados ou preparados é outro tema, depende do que fazer em cada um.
Loras,
Comparo os motores de acordo como foram montados pelo fabricante nos carros nacionais, comparar motores modificados ou preparados é outro tema, depende do que fazer em cada um.
Um 14B turbinado não é exatamente modificado.
Saiu 14B turbinado de fábrica. Só não achei os dados ainda...
Mas enfim, o melhor motor é como o melhor 4x4.
Não existe.
Existe sim aquele que melhor se encaixa em suas expectativas.
Abraço,
Eriksom Teixeira Lima
22/06/2009, 00:55
Como diz o Loras, motor com combustão interna é papo explosivo :twisted:
Eu diria que um simples blower (não é modificação :concordo:) faria um sucesso no 14B, sucesso de uns 40% a mais na "bilheteria"
Enfim, motores eletrônicos turbinados não podem ser comparados com aspirados, mas que cada um tem seu uso próprio, no qual é imbatível, isso é verdade.
Eu opto pelo aspirado com bomba rotativa, com uma simples gambiarra elétrica, você "acende" o solenóide e volta pra casa mesmo estando a 2 mil km.
Eriksom
.
Um 14B turbinado não é exatamente modificado.
Saiu 14B turbinado de fábrica. Só não achei os dados ainda...
Mas enfim, o melhor motor é como o melhor 4x4.
Não existe.
Existe sim aquele que melhor se encaixa em suas expectativas.
Abraço,
Loras,
No Brasil somente foi montado o motor Toyota 14-B, pesquisei e o que encontrei foi o seguinte:
- O motor Toyota 14-B foi montado nas Land Cruiser.
- O motor Toyota 14-BT não foi montado nas LC e sem nos caminhões ¾ Toyota Dyna no outro lado do mundo e tinham 3.660 cc, 140 cv/3.400 rpm e um torque de 34,01 kgfm/1.800 rpm (não são dados do fabricante).
- Com esses dois pontos trazei parte da curva (em anexo).
Eriksom Teixeira Lima
26/06/2009, 11:02
Hugo
o principal motivo dos maiores torque e potência dos Sprint estão na eletrônica e no Common Rail (ouso chutar que "apenas" isso acrescentam 35% ao que poderia ser retirado do mesmo motor com uma bomba rotativa). :?:
Veja bem, não estou desqualificando os MWM. Eles têm uma outra vantagem que vocês esqueceu de mencionar: são bem mais leves.
Mas para quem teve uma Dodge Ram como eu, com um Cummins 6BT5.9 na frente (versão antiga, sem common rail, mas com muita eletrônica), confesso que viajo muito mais tranquilo com um motor tradicional, é questão de opção.
Para um trilha ou uma viagem, nem sempre mais é melhor. Já viajei com minha Camper equipada com 14B e com amigos de Troller com MWM 2.8 e sinceramente não percebi diferença. Aliás, a única diferença é que eu mantinha a rotação do 14B por horas a fio na casa dos 3 mil rpm, esticava a 4 mil rpm, e meus amigos não conseguiam manter por tanto tempo rotações altas na casa dos 3,5mil rpm (eles têm cambio com overdrive, eu não, pois é um simples 2615 - o qual ainda mantenho).
Que os MWM são muito bons, são. E a construção interna do 14B é extremamente robusta, talvez a mais, não tenho dúvidas. Porém, o uso é que determina o motor. Para mim, para o uso misto (dia-a-dia, estradas, trilhas médias, viagens longas) o 14B é perfeito e qualquer outro melhor não cabem dentro do capô da Camper :evil:
Mas que eu penso em colocar um Blower, isso eu penso :pensativo:
Eriksom
.
paulobarbosa
26/06/2009, 18:47
Erikson, já q disse q não tem melhor.
Qual a vantagem do 14B turbo em relacao aos S4T ou S4T Plus q ambos também cabem na camper ???
[]s curiosos.
PB
guilhermeabreu
27/06/2009, 00:39
" PESO " e " ELASTICIDADE " , pronto : respondido , ísto do meu ponto de vista .
Prezados
Como destacou o Grande Loras, escolha do motor é de cada um, brigas e casamentos já foram desfeitos por causa desse tema 8)
No caso específico do 14B, por ser um motor que roda em cruzeiro a 3500 rpm (giro máximo a 4100rpm), se você colocarem uma relação como as mais longas da própria Band (4,10 ou 37:9), montados em pneus 35', mantida a caixa original 240V, você rodarão em 4ª marcha no limite da rotação a 110km/h e em cruzeiro ma 5ª marcha (aquela 1:1) a 140 km/h. Rotação para mais do que isso pode até existir, mas o motor não consegue empurrar sem ser turbinado (se for, chega-se a quase 170km/h na configuração descrita)
Com relação a reduzida, vale lembrar que a 1ª da 240V é 6,70:1 (algumas 6,30:1, valores escritos de memória). Se vocês colocarem uma caixa de band 5 marchas, a 1ª reduzida seria cerca de 8:1, exceto em trilhas pesadíssimas, seria desnecessária). Acima disso, os "buracos" entre marchas ficariam piores que na 240V.
[por extensão, a 5ª overdrive da band seria pouco usada, pois em estrada a facilidade de perder rotação por giro baixo seria mais alta => 110km/h na configuração citada seria obtida com menos de 2 mil rpm]
Na minha opinião, a grande vantagem na configuração 14B + 240V está na utilização do sistema de embreagem mais barato do antigo motor mercedez das toyota que é plug&play com o 240V ..... considerados aqui a boa adaptação a ser feita entre motor e caixa SEM flanges, apenas com novos furos e prisioneiros.
PELAMORDEDEUS! reitero cada motor tem méritos e defeitos, os do 14B são citados pelo Loras.
Eriksom
.
Eriksom,
Nao discuto qual motor é melhor,somente estou postando os dados reais dos motores de acordo como foram montados pelo fabricante. A seguir comentarei teus números acima citados:
- De acordo com o manual da Toyota a rotação máxima do 14-B é 3.400 rpm (não 4.100) e a velocidade máxima 125 km/h a 2865 rpm.
- As Bandeirantes picapes têm uma relação mais curta 1:4,11 (não é mais longa) e as L, LV e LV-B mais longa de 1:3,70.
- Com câmbio 240V em 4° marcha temos:
v rpm máx = 3.400 x 1/1,49 x 1/4,11 x 3,1416 x 35” x 0,0254 x 60/1000 = 93 km/h (não 110 km/h)
- Com câmbio 240V em 5° marcha:
v rpm máx = 3.400 x 1/4,11 x 3,1416 x 35” x 0,0254 x 60/1000 = 139 km/h ( é a velocidade a rotação máxima, mais não é a velocidade máxima que podemos circular).
Para obter 110 km/h precisamos 2698 rpm, ou seja, está ótimo (não menos de 2.000 rpm como você comentou).
- Com câmbio Toy em 5° marcha o diâmetro do pneu máximo aconselhado é 31”, com isto temos:
velocidade = 2.620 x 1/0,86 x 1/4,11 x 3,1416 x 31” x 0,0254 x 60/1000 = 110 km/h
Para obter 100 km/h precisamos 2.381 rpm, bom para manter a velocidade cruzeiro em estradas.
Hugo
o principal motivo dos maiores torque e potência dos Sprint estão na eletrônica e no Common Rail (ouso chutar que "apenas" isso acrescentam 35% ao que poderia ser retirado do mesmo motor com uma bomba rotativa).
Veja bem, não estou desqualificando os MWM. Eles têm uma outra vantagem que vocês esqueceu de mencionar: são bem mais leves.
Mas para quem teve uma Dodge Ram como eu, com um Cummins 6BT5.9 na frente (versão antiga, sem common rail, mas com muita eletrônica), confesso que viajo muito mais tranquilo com um motor tradicional, é questão de opção.
Para um trilha ou uma viagem, nem sempre mais é melhor. Já viajei com minha Camper equipada com 14B e com amigos de Troller com MWM 2.8 e sinceramente não percebi diferença. Aliás, a única diferença é que eu mantinha a rotação do 14B por horas a fio na casa dos 3 mil rpm, esticava a 4 mil rpm, e meus amigos não conseguiam manter por tanto tempo rotações altas na casa dos 3,5mil rpm (eles têm cambio com overdrive, eu não, pois é um simples 2615 - o qual ainda mantenho).
Que os MWM são muito bons, são. E a construção interna do 14B é extremamente robusta, talvez a mais, não tenho dúvidas. Porém, o uso é que determina o motor. Para mim, para o uso misto (dia-a-dia, estradas, trilhas médias, viagens longas) o 14B é perfeito e qualquer outro melhor não cabem dentro do capô da Camper
Mas que eu penso em colocar um Blower, isso eu penso
Eriksom.
Eriksom,
- A curva que coloquei é do mwm sprint mecânico que tem 132 cv, o mesmo motor eletrônico tem 150 cv, ou seja, 14% e não 35%.
- Eu não falei qual motor é melhor, o que estou postando são os valores de torque dos motores para mostrar que o do 14-B e o do 14-BT não são maiores que o do mwm 2,8 sprint mecânico.
- Não sei porque teu motor 14-b gira acima da rotação máxima de 3.400 rpm encontrada nos manuais, o contagiro está com erro ou tem algum outro motivo.
Eriksom Teixeira Lima
27/06/2009, 21:34
Hugo
Desculpe, mas deve haver alguma confusão, pois a informação do manual de manutenção é exatamente a que escrevi. Aliás, o próprio manual da Toyota traz a mesma informação.
Potência máxima é atingida a 3.400 rpm
Rotação máxima (corte) é de 4.100 rpm ou 4150 rpm (não lembro os dados de cabeça, mas há dois tipos, que diferem pela bomba)
No meu, uso o contagiros do caminhão VW conectado a bomba que possui um gerador de pulsos. A diferença na medição é de menos de 2%.
Só não mando o manual, pois ele tem cerca de 8MB
Com relação a velocidade, bem, minha Camper usa eixos de band com 37x9 e pneus 35", o que resulta 120km/h com cerca de 3 mil rpm.
=======================
Paulo
creio que a vantagem do 14B sobre o S4T está apenas na flexibilidade. É possível você pilotar ele em estrada sem trocar marchas de 1500 rpm a 3500 rpm.
É verdade que, como bem destacou o Hugo, sem turbinar o 14B não apresenta toda essa potência e torque adequado para que se use, por exemplo, uma caixa como a ZF5s420, ou outra com overdrive.
Digo por experiência própria, apesar de em tese eu poder atingir 160km/h com minha configuração (ou 180km/h com a relação 37x10), o motor não tem força para empurrar.
Andei uns tempos com uma Camper com 14B turbo e intercoller, câmbio da própria Band e eixos 37x10 com pneus 35', ela empurrava fácil a 180km/h, e tinha um maravilhoso desempenho em trilhas.
Mesmo assim, foi minha opção manter meu 14B sem turbo + 240V, mas optei por colocar uma NP205 que tem redução de 2:1. A possível economia de 5% no consumo em estradas não me conquistou, e preferi a máxima flexibilidade e velocidades de cruzeiro na casa de 110km/h, com piques até 140.
Para trilhas, a reduzida diminui estupidamente as rotações. São 5 km/h a 1,600 rpm.
Não sei quando for subir os Andes com diesel sem turbina, daí a idéia de um compressor-blower :idea:
ou mexer na np-205 para ela ficar 4x2 baixa, com opção de tração dianteira ou traseira.:mrgreen:
Eriksom
Loras,
No Brasil somente foi montado o motor Toyota 14-B, pesquisei e o que encontrei foi o seguinte:
- O motor Toyota 14-B foi montado nas Land Cruiser.
- O motor Toyota 14-BT não foi montado nas LC e sem nos caminhões ¾ Toyota Dyna no outro lado do mundo e tinham 3.660 cc, 140 cv/3.400 rpm e um torque de 34,01 kgfm/1.800 rpm (não são dados do fabricante).
- Com esses dois pontos trazei parte da curva (em anexo).
Na Venezuela temos caminhões Dyna com motor 14B.
Sem turbo, ok!
14-BT na Land Cruiser? Interessante.
Sabe em que ano? Descobriu qual o modelo de turbina utilizada?
As que vi na Venezuela são todas gasolina.
Por curiosidade, como faz a simulação das curvas dos motores?:?:
Vi que a curva do 14BT começa apenas em 1.700rpm, e que ele mantém um faixa de torque mais alta em relação aos 2.8 e 2.5 após 2.400 giros. Posso concluir (baseado na curva desenhada) que ele tem desempenho discretamente melhor que o MWM.
O 2.8PWT eu não gosto por conta da correia dentada. E pelo custo de manutenção da turbina. O preço de uma TGV é o preço do kit turbo completo de um 14B.
A questão para mim, é simples.
Encoste uma 14B numa pedra. Solte o pedal da embreagem.
Faça o mesmo com um 2.5HSD / 2.8PWT / MWM e veja o que acontece.
Enfim, é a velha história.
Já dirigi viaturas com 14B, viaturas com 2.8PWT, a Defender com o projeto base do 2.5HSD, outras com 2.5HSD propriamente...
E no meu estilo de condução, o 14BT é na medida!!!:concordo:
Abraço,
Acrescentando os dados que tenho do 14B MWM.
Fase 1
Potência máxima 102CV a 3400 rpms
Torque máximo 25,5 m.kgf a 2000 rpms
Fase 2
Potência máxima 96CV a 3400 rpms
Torque máximo 24,4 m.kgf a 2000 rpms
Vide anexo em péssima qualidade. :oops:
Abraço,
Mais informações do manual de reparações do motor 14B da Toyota.
Rotação máxima:
B, 3B = 4050 - 4200 rpm
11B, 14B = 4050 - 4250 rpm
Marcha lenta:
T/M = 600-700 rpm
T/A = 770- 820 rpm
Abraço,
Na Venezuela temos caminhões Dyna com motor 14B.
Sem turbo, ok!
14-BT na Land Cruiser? Interessante.
Sabe em que ano? Descobriu qual o modelo de turbina utilizada?
As que vi na Venezuela são todas gasolina.
Por curiosidade, como faz a simulação das curvas dos motores?:?:
Vi que a curva do 14BT começa apenas em 1.700rpm, e que ele mantém um faixa de torque mais alta em relação aos 2.8 e 2.5 após 2.400 giros. Posso concluir (baseado na curva desenhada) que ele tem desempenho discretamente melhor que o MWM.
O 2.8PWT eu não gosto por conta da correia dentada. E pelo custo de manutenção da turbina. O preço de uma TGV é o preço do kit turbo completo de um 14B.
A questão para mim, é simples.
Encoste uma 14B numa pedra. Solte o pedal da embreagem.
Faça o mesmo com um 2.5HSD / 2.8PWT / MWM e veja o que acontece.
Enfim, é a velha história.
Já dirigi viaturas com 14B, viaturas com 2.8PWT, a Defender com o projeto base do 2.5HSD, outras com 2.5HSD propriamente...
E no meu estilo de condução, o 14BT é na medida!!!:concordo:
Abraço,
Loras,
- Faltou colocar o modelo das LC e tem um erro de português (entre outros) na frase, corrigida é: “O motor Toyota 14-BT não foi montado nas LC modelos L,LV e LV-B (Bandeirantes) e SIM nos caminhões ¾ Toyota Dyna "
- Se nos caminhões Toyota Dyna também foi montado o motor 14-B tudo bem, mais uma informação.
- A turbina utilizada é a Toyota CT 26 com mancais refrigerados com água (ver foto), têm neste site http://www.mybluemr2.co.uk/CT26/index.htm detalhes das partes internas.
- Tenho as curvas dos motores, delas retirei os dados, fiz uma tabela no excel e construi o gráfico, a do 14-BT como mencionei encontrei somente dois pontos, o do torque máximo (por isto que a curva começa em 1800 rpm) e o do torque na potência máxima. Este último ponto o calculei com uma equação conhecida que diz:
torque = fator x potência/rotação
- Para pontos após o torque máximo o comportamento das curvas é conhecido, então permite a aproximação. Para pontos menores a 1800 rpm é difícil fazer o mesmo, penso que deve acompanhar a do mwm até 1400 rpm, após este ponto o 14-BT deve cruzar e ser maior, mais nestes pontos as rotações são baixas e já não interessam. Para rotações maiores a 2300 rpm o 14-BT tem maior torque, a capacidade volumétrica começa a pesar.
- Se encostar numa pedra e se as informações das curvas estiverem corretas a de maior torque subira com maior facilidade. Cuidado que para subir a pedra tem outros fatores que não devem ser esquecidos: Peso da viatura, relação de transmissão, diâmetro e tipo do pneu utilizado, estes valores também tem que ser iguais no momento do teste.
- Em quanto à velocidade máxima segui as orientações do manual da Bandeirante, em anexo, onde se aprecia que os engenheiros calcularam para o motor 14-B uma rotação menor que a da potência máxima. A velocidade cruzeiro entre a rotação da potência máxima (3400 rpm) e a da rotação máxima livre (4250) foi evitada (durabilidade do motor).
Loras,
Anexo duas folhas do manual da Bandeirante de onde extrai os dados do motor 14-B.
Bacana a troca de informações e legal a turbina "refrigerada" do 14b -T.
É um motor bacana, pena ser tão careiro.
Por essas e outras ainda optei pelo sprint!
Loras,
Em anexo as curvas do motor MWM 2,8 Sprint mecânico, do Maxion 2,8 TGV e o 2,5 da Defender.
Vendo as curvas do sprint 2.8, lembrei-me de um gráfico que já vi aqui no fórum mas não consegui reencontrar: o que compara sprint ao GM 4.1.
Os números são bem parecidos, o que me coça a mão para adaptar um câmbio auto zf hp 22 no sprint....
rodrigo camper
29/06/2009, 11:02
Fiz a inspeção de fumaça em janeiro de 09.
Meu 14 b fez o corte com 3650 RPM, no conta giros isso acontece com 2700! puxei o fio no extator do alternador, não localizei a saida do conta giros que vem da bomba como o Eriksom fez.
Minha bomba e rotativa sem LDA. Algum de vcs usa a bomba com o LDA.
abç
Eriksom Teixeira Lima
29/06/2009, 18:02
puxei o fio no extator do alternador, não localizei a saida do conta giros que vem da bomba como o Eriksom fez.
Rodrigo
A solução de puxar do alternador é a mais dificil de acertar, pois você terá de combinar o gerador de pulsos com um contador na mesma frequência, tudo isso perfeitamente multiplicado pela relação entre as polias do motor e do alternador. Muita "relação", não há casamento que funcione :-D
Para 14b: há um pequeno chicote com 3 fios, dos quais você vê apenas os do solenóide, pois normalmente eles cortam fora o fio do gerador de pulsos. (esse chicote fica entre a bomba e a carcaça do motor)
Por que cortam? pois o conta-giros da Toyota é caro para cacete :evil: , daí ninguém repõe quando tiram o motor. Mas está lá!
Solução? refaça o chicote e compre o conta-giros do caminhão VW, aquele que tem 1.000 giros = 1100hz (valores a confirmar, pois citei de memória).
Se eu lembrar, procuro no catálogo da VDO o relógio exato.
Eriksom
Anexo às curvas de potência e torque dos motores Toyota 14-B montados nas Bandeirantes no Brasil.
rodrigo camper
30/06/2009, 11:15
Rodrigo
Para 14b: há um pequeno chicote com 3 fios, dos quais você vê apenas os do solenóide, pois normalmente eles cortam fora o fio do gerador de pulsos. (esse chicote fica entre a bomba e a carcaça do motor)
Por que cortam? pois o conta-giros da Toyota é caro para cacete :evil: , daí ninguém repõe quando tiram o motor. Mas está lá!
Solução? refaça o chicote e compre o conta-giros do caminhão VW, aquele que tem 1.000 giros = 1100hz (valores a confirmar, pois citei de memória).
Se eu lembrar, procuro no catálogo da VDO o relógio exato.
Eriksom
Pois é Erikosom.
Localizei os três fios mas não acertei na hora de isntalar,vou tentar novamente, paguei uma bala no conta giros que e original Toyota.
Sei que são três fios, no momento só uso o do sólenoide, vc sabe a posição do fio do conta giros.( desculpe mas acho o ponto de interrogação desta merda de teclado)
Posso trocar a polia do alternador como vc mencionou, e ver se chego mais perto do real !!
obrigado
Eriksom Teixeira Lima
30/06/2009, 12:43
Rodrigo
Vejo em casa e te escrevo depois. Mas, SE EU NÂO ME ENGANO, o relógio traz a cor dos fios marcada na traseira.
Eriksom
Rodrigo,
Desculpe me meter no assunto, mas o seu contagiros é para o motor 14b? Pergunto isso porque eu tinha um para ser ligado no alternador e troquei por um para o 14b, que é ligado no sensor da bomba, recebendo pulsos negativos...
O meu contagiros que era ligado no alternador era "universal" e tinha uma regulagem na parte traseira para ajustar a leitura, permitindo o uso em vários motores com diferentes relações de polias.
[]'s
rodrigo camper
30/06/2009, 22:12
Legal Eriksom,vou dar uma olhada no fundo do relógio! mas se der para confirmar, fico muito grato.
A Leoni.
O conta giros e original do Bandeirante e do motor 14B,mas esse com regulagem, e bem prático hém...
O mais importante e saber se o meu 14B está cortando realmente nos aproximados, 4150 giros como manda o manual.
abç
Perenhas
20/09/2016, 21:56
Pesquisando na internet vi diversos turbo ct26. Ct26 para toyota supra, ct26 land cruise motor HD4.2 e o ct26 pro dyna. Afinal tem diferença ou o vendedor especificou o uso de um e esqueceu de outro ????
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