PDA

Ver Versão Completa : Cheiro de gasolina



Ira
29/10/2004, 18:28
Olá!!

Meu NIVA/98 está com um forte cheiro de gasolina no interior da cabine. Já retirei a lateral direita, banco e a chapa que cobre o tanque. Verifiquei todas as mangueiras, mas não encontrei nenhum vazamento. Apenas ainda não retirei tanque. Alguém sabe se existe alguma mangueira que sai debaixo do tanque ou como resolver esse problema??? Preciso de dicas!!!
[ ]

Ira - Niva/98 "Sibério" :roll:

Hervé Roberto
12/11/2004, 15:49
Acabei de resolver esse problema no meu carro, no caso eram mangueiras rasgadas, mas o mecanico me disse que pode acontecer de uma das mangueiras de respiro entupir e aí o cheiro fica todo na cabine.

Porcão
12/11/2004, 17:16
Debaixo do tanque não tem nada, ou melhor, nao deveria hehehe.
No meu primeiro niva eu achei um documeno de sei lá oque, no atual que achei 2 daquelas capinhas que tampam o buraco onde vai o rádio no painel :shock:
Sei lá se é zoeiras dos caras.
Voce notou se não tem marcas de escorrido perto da bóia?
O meu primeiro vazava pela junta.

Rosí Elias
16/11/2004, 21:29
1º - Eu tive que retiar meu tanque pra ver de onde estava vazando, só assim achei. Tirei e tive que limpar o tanque que estava cheio de gasolina por baixo, só assim o cheiro saiu.

2º - Olha quem está por aqui, fala porcão! :D

Documento debaixo do tanque.!?!
Você não leu direito, ele era um brinde que dava direito a uma viagem pra conhecer a fábrica na Russia. :wink:
Espero que você tenha guardado esse papel.

Gostei da sua foto :twisted:
Depois me explica por que tem uma vaca no seu tumb????? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

][s

Luis Assis
16/11/2004, 22:56
No caso do niva, nao sei pra onde vai o respiro do tanque, mas na maioria dos jeep willys, ele fica bem perto do motorista, e as vezes pode causar um grande cheiro de gasolina...
O que eu fiz no meu, instalei um Canister... As vezes o Niva já tem...
Num desmanche pageui 10.00 num de gol, pequeno o suficinete para caber em qualquer buraquinho do cofre do motor, é do tamanho de um rolo de papel Higienico, a meia carga ( gosto da medida de comparação né??? :D :D ), voce instala ele facilmente....
Geralmente ele possui 3 entradas... Verifique um catalogo de peças para saber qual é qual, pois existe diferenças
1- Ligada a valvula do canister do motor com IE, se seu motor nao possui, mate essa entrada. Ela serve pra reaproveitar os gases que saem do tanque.
2- Respiro do tanque ( de onde veem os gases, e com ele o mal cheiro )
3- Saida de ar, para o meio ambiente. ( aproveite e coloque isso bem alto, pra nao contaminar combustivel nem o canister, caso voce passe por riachos e atoleiros... ( dica, é a saida mais alta )

é absurdo como que não sai cheiro algum do cano que vai para o meio ambiente... Ele realmente funciona...
[]´s
Gustavo

Porcão
17/11/2004, 10:32
Fala Rosí. Tá com fuço de vaca porque ainda não descolei um legal de porco :roll:

andretomasi
17/11/2004, 13:10
Fala Rosí. Tá com fuço de vaca porque ainda não descolei um legal de porco :roll:

http://www.thefickeadventure.com/WorldTrip/NewZealand/Northland/PigCloseUp.jpg

[ ]´s

Rosí Elias
17/11/2004, 13:27
Depois desta, acho que não tem mais desculpa :D :D

Porcão
17/11/2004, 13:42
Feito!

E valeu pela foto!!!

:D :D :D

Ira
21/11/2004, 17:03
Obrigado pelas dicas!! troquei a tampa do bocal e agora o Sibério está em obsevação. Se não resolver, a próxima etapa será retirar o tanque e fazer um minucioso exame. Valeu!
p.s.: alguém quer comprar um NIVA PICKUP 2004 ZERO KM? É só ir pro México e voltar rodando! Por que será q não vendem mais esses jipes aqui?? (veja site www.ladaamerica.com)

Hervé Roberto
22/11/2004, 13:51
CARALH... oq q isso???!! ah se eu tivesse dinheiro ir pro mexico tomar varias tequilas, comprar um desse, voltar dirigindo, e ainda trazer varia tequilas

Hervé Roberto
22/11/2004, 13:58
ah até me esqueci, em relação ao respiro no meu niva ele fica acima do bocal de enchimento é so passar a mão que vc sente o furo de saida

Ira
22/11/2004, 19:44
[quote="Ira"]Obrigado pelas dicas!! troquei a tampa do bocal e agora o Sibério está em obsevação. Se não resolver, a próxima etapa será retirar o tanque e fazer um minucioso exame. Valeu!
p.s.: alguém quer comprar um NIVA PICKUP 2004 ZERO KM? É só ir pro México e voltar rodando! Por que será q não vendem mais esses jipes aqui?? (veja site www.ladaamerica.com )

Marciano
01/02/2005, 14:58
Fala pessoal, a tempos venho apanhando com o cheiro de gasolina no meu niva, Ira, verifique se ele não está vazando pela tampa de combustivel, pois o sistema do niva é selado, e depende muito da perfeita vedação da tampa, no meu caso, quando enchia o tanque dele, se ele ficasse no sol ele esquentava e ai vazava gasolina aos litros, por um bom tempo tive que abastacer somente meio tanque.

Troquei a tampa, provavelmente você estará colocando uma tampa do Uno dos modelos mais antigos, infelizmente ela não veda como deveria.

Estou agora trocando todo o conjunto de bocal e colocando um do Gol, pois é o que se encaixa mais perfeitamente no local, e óbviamente estou instalando tudo com peças originais da VW para não ter problema de vedação. vamos ver que desgraça dá...

Até mais...

Ira
03/02/2005, 14:14
Olá, Marciano!
Realmente o vazamento de gasolina no Sibério era pela tampa de combustível. Tinha uma com chave e aí eu comprei, na Bomer, uma original sem chave e coloquei um retentor de borracha. Resolveu, mas ainda ficou um cheirinho que deve ser do que vazou e ficou impregnado na forração. Só q agora fiquei sem chave na tampa. Eu também pensei em trocar o conjunto todo (bocal e tampa), mas não achei nada que se adaptasse bem. Se der certo esse seu esquema do Gol, me avise!
[]

Ira :shock:

Rones Jr
14/07/2007, 20:27
Relembrei o tópico pra relatar a briga medieval que travei este findi...na verdade começou na quinta! (O detalhe técnico importante está no 9º ato)

1º ato - começa um cheiro insuportável de gasosa no interior do Shrek...não sentia a maldito cheiro desde a reforma, quando fizemos o respiro auxiliar. Desta vez a esposa tinha toda razão...não era neura com Niva...

2º ato - Quinta. Fui no mecânico...o cara cobrou 40 pilas....eu pensei...credo! Só pra isso...faço eu mesmo!

3º ato - comprei as mangueiras....silicone, tal...abraçadeiras...peguei o esquema na net....agora tah fácil...

4º ato - pensei comigo...tirar o banco traseiro deve ser a parte mais difícil...paguei 10 pilas pro capoteiro tirar e deixar guardado lah...

5º ato - cheguei em casa cheio da disposição....20h...lanterninha OSRAM na mão e original do Niva ligadas...

6º ato - começou meu calvário....tirei a chapa de acho...fácil...verifiquei as mangueiras....retorno e linha principal...lonadas....sairam ao leve puxar, mesmo com abarçadeiras no máximo...CARACAAAA....aquela zona devia vazar tudo com a pressão da linha...

7º ato - pra tirar a porqueira das mangueiras de lá foi fácil....foi só puxar...dos dois lados...colocar foi FLÓRIDA!!!! Tem que praticamente tirar o tanque...desmontar as laterais...desmontar as conexões do tanque ...do respiro...a noite...chamei a esposa pra segurar as lanternas...CARACAAAA...já eram umas 22:15....suado, numa posição ingrata...rasgando a mão nas latas do Niva...mosquitos...quase taquei fogo em tudo...inclusive no Niva!

8º ato - depois de brigar muito, muito mesmo...consegui encaixar as mangueiras novas nas conexões...ao menos entram com muita pressão...tasquei as abraçadeiras novas...tudo isso sem tirar o tanque...neste momento já não sentia mais minhas pernas nem as costas...quase trombose mesmo...testei ligando...tudo certo..sem vazamentos...mas ainda tinha um cheirinho. 23h.

9º ato - na hora de remontar...descobri outra coisa, acho q talvez o detalhe mais importante...a tubinho de metal do retorno que entra na tampa da boia...tava bambinho...aquela peste tem uma solda de M..caraca...acho que vaza tudo por ali quando cheio...já quase amputando as pernas por falta de circulação...larguei tudo lá pra começar de novo na sexta...23:40h.

10º ato - Sexta. Café da manhã com dorflex. Cheguei em casa por volta das 18h...deitei e apaguei...depois de outro dorflex!

11º ato - Sabadão...hoje vai...corri lá, comprei umas mangueiras pra conexão do respiro auxiliar...CARACA outra luta...pq tudo no Niva é apertado, difícil, trabalhoso...credo. Comprei Areldite 24h e esparramei em volta dos tubos de metal que saem da boia...não sei se vai resolver...mas agora de tarde apliquei uma segunda camada...hora de remontar (Senhor que fiz pra merecer isto!). Resolvi deixar aberto...vou rodar um tempo com tudo escancarado pra ver se vaza ainda...se não resolver acho que terei q tirar a boia fora e mandar soldar...parece q resolveu...pedi para pessoas que ainda não tiveram Niva pra dar umas fungadas lá, pois minhas narinas já se encontram saturadas, e não sentiram nada...ao menos isto.

Galera é isso. Chequem tudo. E podem anotar....na próxima quando o cara me cobrar 40 pilas pra futucar no tanque vou pagar com uma nota de 100 e deixar o troco. Mas, triste mesmo foi a esposa olhar pro outro lado da garagem e perguntar: Mô...aquele Vitara tb é assim??? ...Preferi não responder...

shuther4x4
14/07/2007, 20:46
Rones, o difícil é quando você paga as 40 pilas que o cara pediu e ele troca as mangueiras como você pediu! E só! Talvez ele nem ia ver o detalhe do tubinho de metal, e como não é ele que anda constantemente no niva, ele ia achar que o cheiro de gasolina melhorou, e aquele resquício ele vinha com aquela célebre frase: Isso é normal!!!
Parabéns pelo trampo! abraços!

Jonatars
14/07/2007, 21:47
Camaradas, com o meu, lutei durante 1 ano até descobrir (na verdade foi uma dica do Sr João da Bomer) que o cheiro saia pelos 2 terminais eletricos da boia, quando eu tentava girar a base dos dois, eles pareciam o botão do volume do radio, e o cheiro saia por ali, tasquei durepox na base dos terminais de forma que não atrapalhasse o conectores e o resultado foi que a três meses só sinto cheiro de gasolina no posto!

Rones Jr
15/07/2007, 17:48
quando taquei Areldite (é assim ou Araldite?) passei não só em volta dos tubos, mas dos terminais tb. Outra coisa, reparei que há uma mangueira grossa que liga o tubo de abastecimento ao tubo que sai do tanque, quando o tanque tá aparafusado certinho a mangueira fica meio torcida...sei não, acho vem daí a dificuldade de abastecimento...

GARCIA/SP
16/07/2007, 13:02
Relembrei o tópico pra relatar a briga medieval que travei este findi...na verdade começou na quinta! (O detalhe técnico importante está no 9º ato)

1º ato - começa um cheiro insuportável de gasosa no interior do Shrek...não sentia a maldito cheiro desde a reforma, quando fizemos o respiro auxiliar. Desta vez a esposa tinha toda razão...não era neura com Niva...

2º ato - Quinta. Fui no mecânico...o cara cobrou 40 pilas....eu pensei...credo! Só pra isso...faço eu mesmo!

3º ato - comprei as mangueiras....silicone, tal...abraçadeiras...peguei o esquema na net....agora tah fácil...

4º ato - pensei comigo...tirar o banco traseiro deve ser a parte mais difícil...paguei 10 pilas pro capoteiro tirar e deixar guardado lah...

5º ato - cheguei em casa cheio da disposição....20h...lanterninha OSRAM na mão e original do Niva ligadas...

6º ato - começou meu calvário....tirei a chapa de acho...fácil...verifiquei as mangueiras....retorno e linha principal...lonadas....sairam ao leve puxar, mesmo com abarçadeiras no máximo...CARACAAAA....aquela zona devia vazar tudo com a pressão da linha...

7º ato - pra tirar a porqueira das mangueiras de lá foi fácil....foi só puxar...dos dois lados...colocar foi FLÓRIDA!!!! Tem que praticamente tirar o tanque...desmontar as laterais...desmontar as conexões do tanque ...do respiro...a noite...chamei a esposa pra segurar as lanternas...CARACAAAA...já eram umas 22:15....suado, numa posição ingrata...rasgando a mão nas latas do Niva...mosquitos...quase taquei fogo em tudo...inclusive no Niva!

8º ato - depois de brigar muito, muito mesmo...consegui encaixar as mangueiras novas nas conexões...ao menos entram com muita pressão...tasquei as abraçadeiras novas...tudo isso sem tirar o tanque...neste momento já não sentia mais minhas pernas nem as costas...quase trombose mesmo...testei ligando...tudo certo..sem vazamentos...mas ainda tinha um cheirinho. 23h.

9º ato - na hora de remontar...descobri outra coisa, acho q talvez o detalhe mais importante...a tubinho de metal do retorno que entra na tampa da boia...tava bambinho...aquela peste tem uma solda de M..caraca...acho que vaza tudo por ali quando cheio...já quase amputando as pernas por falta de circulação...larguei tudo lá pra começar de novo na sexta...23:40h.

10º ato - Sexta. Café da manhã com dorflex. Cheguei em casa por volta das 18h...deitei e apaguei...depois de outro dorflex!

11º ato - Sabadão...hoje vai...corri lá, comprei umas mangueiras pra conexão do respiro auxiliar...CARACA outra luta...pq tudo no Niva é apertado, difícil, trabalhoso...credo. Comprei Areldite 24h e esparramei em volta dos tubos de metal que saem da boia...não sei se vai resolver...mas agora de tarde apliquei uma segunda camada...hora de remontar (Senhor que fiz pra merecer isto!). Resolvi deixar aberto...vou rodar um tempo com tudo escancarado pra ver se vaza ainda...se não resolver acho que terei q tirar a boia fora e mandar soldar...parece q resolveu...pedi para pessoas que ainda não tiveram Niva pra dar umas fungadas lá, pois minhas narinas já se encontram saturadas, e não sentiram nada...ao menos isto.

Galera é isso. Chequem tudo. E podem anotar....na próxima quando o cara me cobrar 40 pilas pra futucar no tanque vou pagar com uma nota de 100 e deixar o troco. Mas, triste mesmo foi a esposa olhar pro outro lado da garagem e perguntar: Mô...aquele Vitara tb é assim??? ...Preferi não responder...

Rones...rs...lendo seu relato, não tenho como deixar de rir...Cara, essa "saga" com o mundialmente famoso cheiro de gasolina dos Nivas parece não ter fim!
Agora, falando sério...meu Niva também tem o indefectível cheiro. Tento conviver com ele...Admito que não terei saco nem paciência para fazer o que vc fez...Se o "perfume" começar a incomodar muito, acabo levando a viatura para alguém fazer o serviço...
De qualquer forma, o post tá muito engraçado...rsss
Abs!!

Rones Jr
16/07/2007, 14:02
Renatão...só rindo mesmo! Mas, estou feliz...antes deixavas as janelas laterais abertas do lado da parede e ainda assim tinha cheiro....desde sábado ele dorme todo fechado e nada...acho q agora foi! Outra coisa q reparei, pode ser que a chapa de proteção que fica em baixo do banco fique forçando o tal tubinho e por isso ele tenha folgado vou verificar...
Ao menos leve o relato pro mecânico e faça um check list....mas não mostre pq se ele ver a trabalheira vai cobrar uma nota!

Gustavo Niva
16/07/2007, 14:32
É o tipo de coisa que não exige conhecimento, só capricho... ou seja, o tipo de coisa que acho que se fizer em casa vai ficar muiiiito melhor do que se levar pra um mecânico fazer....

emtsuhako
17/07/2007, 08:04
Pessoal, na minha opinião, o que causa esse cheiro de gasolina é algo relacionado ao canister, álias, a falta desse ou alguma mangueira que vai ao canister ligada indevidamente. Digo isso pq eu também desmontei o tanque, troquei todas as mangueiras, etc, mas no fim ainda persistiu o cheiro de gasolina. Faz pouco tempo atrás, troquei meu carburador por um usado em melhor estado e foram religadas todas as mangueiras originais ao canister. O cheiro simplesmente desapareceu.

GARCIA/SP
18/07/2007, 00:29
Pessoal, na minha opinião, o que causa esse cheiro de gasolina é algo relacionado ao canister, álias, a falta desse ou alguma mangueira que vai ao canister ligada indevidamente. Digo isso pq eu também desmontei o tanque, troquei todas as mangueiras, etc, mas no fim ainda persistiu o cheiro de gasolina. Faz pouco tempo atrás, troquei meu carburador por um usado em melhor estado e foram religadas todas as mangueiras originais ao canister. O cheiro simplesmente desapareceu.

Édson, bom palpite esse do caníster...pensando bem, pode ser realmente isso...ou melhor, também pode ser isso...
By the way...vou fazer um check das mangueiras que chegam e saem do bura...por via das dúvidas, vou olhar...

abs!

lisboa
26/06/2008, 22:24
Fala pessoal.

Meu primeiro POST vai ser prá ressucitar esse tópico. O Yeltsin tá cheirando gasosa FORTE. Mas depende da rotação e da inclinação, pelo que me parece. Ainda não saquei qual é a situação, mas sei que às vezes não cheira. Mas outras vezes, pqp, parece que estou dento de um caminhão tanque.

Hoje me parece (PARECE...) que diminuiu depois de mexer na giclagem do carburador. Não mexi por causa disso, mexi por que tava bebendo demais (bom, também, fui batizar de Yeltsin...). Mas me parece que isso deu uma reduzida no cheiro. Será que tô viajando ou um carburador encharcado pode chegar a deixar tanto cheiro assim?

De qualquer forma esse manual prático de como parar de perder mulher por cheirar a frentista de posto vai ficar nos meus favoritos. Não que eu vá me meter a besta - sou novo de Niva - mas acompanhar o esquema qdo eu for mandar fazer prá pegar as manhas é uma das coisas mais legais de se ter jipe. =)

[ ] 's

nivento
27/06/2008, 01:15
Ola

tinha esse problema no meu CCCP tb!
tirei o banco traseiro e a chapa de proteção do tank... encontrei um dos tubinhos de respiros que ficam em cima deste solto... colado de pronto com durepoxi... funcionou 100% e outro lado com a mangueirinha qse solta... eliminei esses problemas e pronto cheiro sumiu... ahhh e tb revisão no bura regulado e kit trocado

soh o tal de canister nunca abri pra ver se tem algo dentro!!!

existe dele novo pra comprar? eh mto caro?

Soldier
27/06/2008, 09:07
Ola

tinha esse problema no meu CCCP tb!
tirei o banco traseiro e a chapa de proteção do tank... encontrei um dos tubinhos de respiros que ficam em cima deste solto... colado de pronto com durepoxi... funcionou 100% e outro lado com a mangueirinha qse solta... eliminei esses problemas e pronto cheiro sumiu... ahhh e tb revisão no bura regulado e kit trocado

soh o tal de canister nunca abri pra ver se tem algo dentro!!!

existe dele novo pra comprar? eh mto caro?

Lisboa, primeiramente bem vindo!

Agora, como o pessoal diz, cheiro de gasosa dentro do carro é uma das características do Niva... mas tem solução... eu (na verdade o seu Wilson) fiz exatamente isso, tirei o banco e a chapa que protegem o tanque, batata! A mangueira de retorno "encurtou" e estava solta (original ainda), troquei... das duas mangueiras de respiro, uma estava espremida entre o tanque e a lataria impedindo a saída do gás e outra estava solta na saída, com a ponta "perdida" na lateral do carro... troquei tudo com sobras, coloquei abraçadeiras novas e de qualidade, fechei... já faz uns dois meses... nunca mais cheirou gasosa... antes eu não podia encher o tanque... agora tá beleza!

[]s e boa sorte :concordo:

lisboa
27/06/2008, 12:16
Valeu Soldier! Vou ver isso sim, assim que der.

Aí desencano daquela piadinha: "Quer acabar com o cheiro de gasosa? Troca o motor prá um motor à álcool - aí passa a cheirar à álcool".

Qué dizê.... :parede:

pedrodoniva
01/07/2008, 14:26
Galera, resolvi o problema do cheiro... Apenas retirei o galão que eu deixava no porta-malas, como reserva. Estava com a tampa rachada. Resolvido
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKK

baseggiov
01/07/2008, 15:54
Galera, resolvi o problema do cheiro... Apenas retirei o galão que eu deixava no porta-malas, como reserva. Estava com a tampa rachada. Resolvido
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKK

:parede::parede::parede::parede::parede::parede::p arede::parede::parede::parede::parede::parede:

lisboa
01/07/2008, 17:51
Pessoal.

sotuação Crítica. Mais que crítica: hiper-crítica, como diz meu chefe. :(

Viajei esse FDS:
consumo na cidade: 3.5 km/l
consumo na estrada: 5.1 km/l

Cheiro de gasolina INSUPORTÁVEL dentro do carro. Insuportável. De dar dor de cabeça. E vem de baixo do banco traseiro mesmo. Mas existe a hipótese de além disso o carburador estar trabalhando com excesso.

Tô levando amanhã no Irineu Carburadores, em Santo André (moro em São Caetano e ele fica aqui perto,em Utinga). Tive várias referências desse senhor, ele só mexe com carburadores e é tradicional já - só atende com hora marcada, coisa e tal. Amanhã vou lá, vamos ver. Posto aqui o resultado, pode ser mais uma boa referência prá gente (se é que vcs já não conhecem...)
Depois disso, vou partir pro problema das mangueiras na parte de trás (opa!).

Soldier / Nivento, as mangueiras que vcs colocaram nos seus Nivas são as específicas / originais dele? São fáceis de encontrar...?

Valeu galera. =)

Soldier
01/07/2008, 18:07
Pessoal.

sotuação Crítica. Mais que crítica: hiper-crítica, como diz meu chefe. :(

Viajei esse FDS:
consumo na cidade: 3.5 km/l
consumo na estrada: 5.1 km/l

Cheiro de gasolina INSUPORTÁVEL dentro do carro. Insuportável. De dar dor de cabeça. E vem de baixo do banco traseiro mesmo. Mas existe a hipótese de além disso o carburador estar trabalhando com excesso.

Tô levando amanhã no Irineu Carburadores, em Santo André (moro em São Caetano e ele fica aqui perto,em Utinga). Tive várias referências desse senhor, ele só mexe com carburadores e é tradicional já - só atende com hora marcada, coisa e tal. Amanhã vou lá, vamos ver. Posto aqui o resultado, pode ser mais uma boa referência prá gente (se é que vcs já não conhecem...)
Depois disso, vou partir pro problema das mangueiras na parte de trás (opa!).

Soldier / Nivento, as mangueiras que vcs colocaram nos seus Nivas são as específicas / originais dele? São fáceis de encontrar...?

Valeu galera. =)

Lisboa, as mangueiras que usei são fácilmente encontradas nessas casas de peças de borracha, mangueiras, etc... é imprescindível que sejam da mesma medida e resistentes a combustíveis, o ideal é pegar um pedaço e levar na hora de comprar... as abraçadeiras tb devem ser de qualidade e no tamanho certo, se não todo o trabalho pode ser em vão...

Outra possibilidade pra esse cheiro insuportável que vc menciona, relacionado com esse consumo absurdo, pode ser "tanque furado"... aí meu amigo... a coisa é séria... vc fuma :?: :shock: :mrgreen::mrgreen:

Sério, melhor ver esse tanque logo... :pensativo:

[]s e boa sorte :concordo:

BACALHAU
01/07/2008, 18:58
Quando comprei o Pangaré, a primeira coisa que fiz foi passar no posto, desci do carro cheio de moral e disse: "Completa!". Tinha que percorrer 60 km até ao Fú do mundo, onde me escondo. "Com aditivada", acrescentei, 8)

Daí a um pouquinho, o tanque já cheio até à boca, e nem precisou de muita gasosa, o frentista olhando para debaixo do carro, disse: "Tá vazando ali em baixo, é normal?" :putz:
Olhei...:shock: Realmente um fio de gasolina descia que nem uma torneira aberta, embaixo do carro. Não pingava não, descia um filete contínuo mesmo. :evil:
Prostituto da vida, olhei para a besta do frentista e falei: "Claro que não, sua anta, nem em um NIVA isso é normal." :evil::evil::evil:

Catei um galão, tirei uns dez litros e piquei o Jegue, quero dizer, Pangaré. Parei na primeira coisa parecida com uma oficina, já meio doidão com o cheiro tão comum à maioria dos niveiros.
Tirado o banco traseiro... SURPRESA!!!
As tais mangueirinhas totalmente soltas. Com o que sobrara do combustível balançando dentro do tanque, pequenas "ejaculadas" de gasosa saíam pelos respiros, ora do lado esquerdo, ora do lado direito, numa orgia de octanas. :parede::parede::parede:
Mas isso não foi tudo, já em casa, dias depois, ao retirar o tanque... PASMEM!!! (digam ÔÔHHH :mrgreen:) Havia um furo no fundo do tanque que havia sido "consertado" da seguinte maneira: Um parafuso de rosca fina havia sido rosqueado no furico e por cima uma melecação de cola de silicone. Tudo isso bem em cima de um cano de descarga. :shock::shock::shock:

Que dizer de um bucéfalo que faz uma coisa dessas? Se não fosse um NIVA, teria desejado que tivesse pego fogo com ele dentro.:x

GARCIA/SP
01/07/2008, 19:05
Quando comprei o Pangaré, a primeira coisa que fiz foi passar no posto, desci do carro cheio de moral e disse: "Completa!". Tinha que percorrer 60 km até ao Fú do mundo, onde me escondo. "Com aditivada", acrescentei, 8)

Daí a um pouquinho, o tanque já cheio até à boca, e nem precisou de muita gasosa, o frentista olhando para debaixo do carro, disse: "Tá vazando ali em baixo, é normal?" :putz:
Olhei...:shock: Realmente um fio de gasolina descia que nem uma torneira aberta, embaixo do carro. Não pingava não, descia um filete contínuo mesmo. :evil:
Prostituto da vida, olhei para a besta do frentista e falei: "Claro que não, sua anta, nem em um NIVA isso é normal." :evil::evil::evil:

Catei um galão, tirei uns dez litros e piquei o Jegue, quero dizer, Pangaré. Parei na primeira coisa parecida com uma oficina, já meio doidão com o cheiro tão comum à maioria dos niveiros.
Tirado o banco traseiro... SURPRESA!!!
As tais mangueirinhas totalmente soltas. Com o que sobrara do combustível balançando dentro do tanque, pequenas "ejaculadas" de gasosa saíam pelos respiros, ora do lado esquerdo, ora do lado direito, numa orgia de octanas. :parede::parede::parede:
Mas isso não foi tudo, já em casa, dias depois, ao retirar o tanque... PASMEM!!! (digam ÔÔHHH :mrgreen:) Havia um furo no fundo do tanque que havia sido "consertado" da seguinte maneira: Um parafuso de rosca fina havia sido rosqueado no furico e por cima uma melecação de cola de silicone. Tudo isso bem em cima de um cano de descarga. :shock::shock::shock:

Que dizer de um bucéfalo que faz uma coisa dessas? Se não fosse um NIVA, teria desejado que tivesse pego fogo com ele dentro.:x




KKKKKKKKKKKKKK...realmente, trata-se de uma SAGA...:mrgreen::mrgreen:

lisboa
01/07/2008, 20:51
Quando comprei o Pangaré, a primeira coisa que fiz foi passar no posto, desci do carro cheio de moral e disse: "Completa!". Tinha que percorrer 60 km até ao Fú do mundo, onde me escondo. "Com aditivada", acrescentei, 8)

Daí a um pouquinho, o tanque já cheio até à boca, e nem precisou de muita gasosa, o frentista olhando para debaixo do carro, disse: "Tá vazando ali em baixo, é normal?" :putz:
Olhei...:shock: Realmente um fio de gasolina descia que nem uma torneira aberta, embaixo do carro. Não pingava não, descia um filete contínuo mesmo. :evil:
Prostituto da vida, olhei para a besta do frentista e falei: "Claro que não, sua anta, nem em um NIVA isso é normal." :evil::evil::evil:

Catei um galão, tirei uns dez litros e piquei o Jegue, quero dizer, Pangaré. Parei na primeira coisa parecida com uma oficina, já meio doidão com o cheiro tão comum à maioria dos niveiros.
Tirado o banco traseiro... SURPRESA!!!
As tais mangueirinhas totalmente soltas. Com o que sobrara do combustível balançando dentro do tanque, pequenas "ejaculadas" de gasosa saíam pelos respiros, ora do lado esquerdo, ora do lado direito, numa orgia de octanas. :parede::parede::parede:
Mas isso não foi tudo, já em casa, dias depois, ao retirar o tanque... PASMEM!!! (digam ÔÔHHH :mrgreen:) Havia um furo no fundo do tanque que havia sido "consertado" da seguinte maneira: Um parafuso de rosca fina havia sido rosqueado no furico e por cima uma melecação de cola de silicone. Tudo isso bem em cima de um cano de descarga. :shock::shock::shock:

Que dizer de um bucéfalo que faz uma coisa dessas? Se não fosse um NIVA, teria desejado que tivesse pego fogo com ele dentro.:x




PQP!!!! :shock::shock::shock::putz:
Chegava com a mesma moral no posto.
Agora eu já chego e o frentista olha feliz com cara de "OBA! Olha o garoto ae de novo? Completa né campeão?" E eu, já sem olhar pro cidadão e cabisbaixo mando: "põe vintão aí, chefe.... Da mais barata que tiver, por favor".

Bacalhau: parafuso com cola é f...d.... caramba. O cara podia ter, pelo menos, ter tido o capricho de colocar um "veda rosca" - a fitinha branca de torneira. hehehe. brincadeira. Pelo menos vc viu logo.


Lisboa, as mangueiras que usei são fácilmente encontradas nessas casas de peças de borracha, mangueiras, etc... é imprescindível que sejam da mesma medida e resistentes a combustíveis, o ideal é pegar um pedaço e levar na hora de comprar... as abraçadeiras tb devem ser de qualidade e no tamanho certo, se não todo o trabalho pode ser em vão...

Outra possibilidade pra esse cheiro insuportável que vc menciona, relacionado com esse consumo absurdo, pode ser "tanque furado"... aí meu amigo... a coisa é séria... vc fuma :?: :shock: :mrgreen::mrgreen:

Sério, melhor ver esse tanque logo... :pensativo:

[]s e boa sorte :concordo:

Soldier, na mesma linha do Bacalhau, vc tem razão. Amanhã não tem jeito, vou ver esse lance do carburador no Seu Irineu aqui, que dizem que mexe até em carburador de ônibus espacial. Assim que pegar o bicho de volta, já emendo o esquema dos canos. Com certeza tá vazando ou evaporando ou seja lá o que for. Fui dar uma cafungada nas malas da viagem agora. Tão com um leve cheiro de gasosa. Elas estavam no porta-malas (obviamente).

Agora vazamento PUNK mesmo, não tem. Por que ele começa a cheirar em certos momentos. Acho que depende de inclinação e rotação. Ou do nível de gasosa, sei lá. Sei que vazamento animal, de pingar, escorrer, não tem, senão eu teria notado na garagem. Em volta do carro (por fora) não cheira. Só dentro (nossa, que ENORME vantagem! :roll:)

Valeu pelas dicas. Se virem um niva vermelho estilingando no ar, é por que explodi.

shuther4x4
01/07/2008, 21:18
PQP!!!! :
Valeu pelas dicas. Se virem um niva vermelho estilingando no ar, é por que explodi.

Põe um adesivo amarelo na porta dele, aí vai ficar parecendo o chapolin colorado indo salvar alguem!!!!

lisboa
02/07/2008, 12:13
Deixei a viatura no Irineu Carburadores. Vamos ver, vão me ligar hoje à tarde. A princípio, me passou confiança. Um senhor que foi supervisor da bancada de testes de carburadores da Ford por 13 anos. :concordo: Se aposentou e desde lá (há uns 20 anos) só mexe com isso. Bastante gente leva Nivas lá. :!:

Resolvendo esse pepino parto pro tanque (de gasolina) e mangueiras (opa).

Pensamento positivo ae pessoal. :mrgreen:

lisboa
03/07/2008, 22:47
Galera.

Peguei o carro no seu Irineu.

Carburador zerado. Limpeza, ajuste da giclagem (a do primeiro estágio estava invertida e solta... totalmente sem marcha lenta) e troca de velas: R$ 150,00 (R$ 120,00 da mão de obra e R$ 30,00 das velas, que estavam pretas por estarem queimando gasosa de tão enxarcadas).

Mas isso é um tópico de cheiro de gasolina. Vamos lá.

Diminuiu. Acabei de andar 80km com a viatura. Fui de São Caetano até Alphaville e voltei. Peguei trânsito na ida, e na volta nada, um tapete. O cheiro diminuiu bastante. Diminuiu mas não acabou. Mas diminuiu. Agora é ver as mangueiras do tanque prá matar de vez o problema. Mas parece que boa parte vinha do excesso do carburador mesmo.

Sobre o bura.... redondíssimo. Como li num outro tópico aqui, tô dando a partida no carro pelo lado de fora. Bate na chave - PUM. Pega. Animal. Redondo redondo, rotação bonitinha, um relógio.

Ainda não medi o consumo. Vamos ver. Mas pelo conhecimento em buras dos mecânicos de lá (além do Seu Irineu, o rapaz que se encarregou do meu carro me deu uma aula sobre esse carburador, explicou tudo nos detalhes), já vale uma postagem no tópico do ranking dos mecânicos.

Amanhã vou ter que ir até Cotia e voltar. Vamos ver.

Valeu! =)

BACALHAU
03/07/2008, 23:09
Camarada Lisboa, saudações.
Fico contente por você. Sonho com o dia de poder dizer a mesma coisa.
Procurei aí em cima e não achei. Qual é o seu carburador?
O seu motor está/é original?

Zabumbas.

lisboa
03/07/2008, 23:16
Saudações, Zabumba.

Tudo original. Motor e carburador. Motor com cabeçote novo aliás. Qdo comprei tava rachado e infiltrando água. Agora tem um novim, até brilha. =D

Como comentei o cheiro diminuiu muito e tô acertando o meu relógio de pulso pelo barulho do motor (que exagero). Agora o cheiro da gasolina é o de em estado gasoso, e não líquido como estava antes (sim, estava PUNK). Qdo eu sair de certas dívidas, encosto de novo prá ver o lance do tanque (a não ser que eu ache um vasamento, mas se não, vou dar um tempo)

Mas calma - amanhã tenho 100 km mistos cidade-estrada pela frente. É "o" teste. Mas hoje já foi bem puxado e circuito misto.

Em breve vc dirá o mesmo. :concordo::concordo::concordo:

Saudações.

Lisboa

Otávio Luiz
04/07/2008, 09:13
Lisboa, pela descrição que você fez que quando enche o tanque o cheiro fica pior deve ser as mangueiras do tanque. É só tirar o banco (não lembro se tem uma chapa ali, faz tempo que desmontei o meu) e verificar as ditas.
Seu Niva ainda tem o canister, uma peça esquesita embaixo do estepe?
Se já está sem (quase todos tiram o canister, só o Edson que quer colocar um...:mrgreen:) pode ser a mangueira que saía dele p/ o tanque.
Boa sorte!!!

lisboa
04/07/2008, 19:01
Lisboa, pela descrição que você fez que quando enche o tanque o cheiro fica pior deve ser as mangueiras do tanque. É só tirar o banco (não lembro se tem uma chapa ali, faz tempo que desmontei o meu) e verificar as ditas.
Seu Niva ainda tem o canister, uma peça esquesita embaixo do estepe?
Se já está sem (quase todos tiram o canister, só o Edson que quer colocar um...:mrgreen:) pode ser a mangueira que saía dele p/ o tanque.
Boa sorte!!!

Ih, véio. Me descreve melhor o canister,por favor.... Estepe na frente, no motor certo? - desculpa, só prá confirmar. O meu tava atrás preso com cordinhas BIZARRAS e coloquei ele de novo lá na frente.

AH! hehehe. :lol::lol::lol: Hoje de manhã completei o tanque da viatura antes de andar de novo. Completei da mesma forma que havia completado
antes, enchendo até onde pudesse ver a gasosa, para ter um parâmetro seguro de cálculo. Melhorou bem o consumo, pessoal: 5.6 km/l (antes era 4 ou menos). :dance:
Dá prá melhorar mais (com o carburador e motor original, deve dar prá chegar nos 6.5 ou 7 km/l, não?), mas acho que agora é questão de gasosa mesmo. abasteci no Texaco aqui perto. Apesar de ser um posto teoricamente garantido (abastece toda a frota da fábrica da GM de São Caetano) nunca teve a melhor performance nos meus carros de outras épocas. Não falha, mas anda menos e consome um pouco mais (os carros eram: peugeot 206 e Mazda Protegé, que aliás ainda tô vendendo). Noto uma diferença porreta quando abasteço num posto Petrobrás dos bons. Vou testar. Mas já melhorou bem! Hoje encarei SCS-Cotia, ida e volta, inclusive com passageiros (pessoal do trampo) no carro. Nada de cheiro de gasosa exagerado! Perguntei a eles que são isentos e comentaram "ah, só aquele cheirinho quando vc entra no carro, mas depois passa". Então estou perto do fim do problema. :lol::lol::lol:

Otávio, vou dar uma olhada sim velho. Valeu!

Valeu a todos aí. Esse fórum está me ajudando prá caramba!!! :mrgreen:

Lisboa, ora pois.

Girti
04/07/2008, 19:17
Galera.

Peguei o carro no seu Irineu.

Carburador zerado. Limpeza, ajuste da giclagem (a do primeiro estágio estava invertida e solta... totalmente sem marcha lenta) e troca de velas: R$ 150,00 (R$ 120,00 da mão de obra e R$ 30,00 das velas, que estavam pretas por estarem queimando gasosa de tão enxarcadas).

Mas isso é um tópico de cheiro de gasolina. Vamos lá.

Diminuiu. Acabei de andar 80km com a viatura. Fui de São Caetano até Alphaville e voltei. Peguei trânsito na ida, e na volta nada, um tapete. O cheiro diminuiu bastante. Diminuiu mas não acabou. Mas diminuiu. Agora é ver as mangueiras do tanque prá matar de vez o problema. Mas parece que boa parte vinha do excesso do carburador mesmo.

Sobre o bura.... redondíssimo. Como li num outro tópico aqui, tô dando a partida no carro pelo lado de fora. Bate na chave - PUM. Pega. Animal. Redondo redondo, rotação bonitinha, um relógio.

Ainda não medi o consumo. Vamos ver. Mas pelo conhecimento em buras dos mecânicos de lá (além do Seu Irineu, o rapaz que se encarregou do meu carro me deu uma aula sobre esse carburador, explicou tudo nos detalhes), já vale uma postagem no tópico do ranking dos mecânicos.

Amanhã vou ter que ir até Cotia e voltar. Vamos ver.

Valeu! =)

Ricardo, às vezes o cheiro fica impregnado no carro, por algum tempo (espero!:mrgreen:). Deixe o carro, sempre que possível, com as janelas abertas, em um lugar onde bata o Sol, para que eventuais resíduos de gasolina evaporem.
Tenho um amigo que ficou com cheiro de gasolina no Niva, mesmo depois de sanado o problema que ocasionou o cheiro. Depois de algumas semanas, descobriu que, devido ao vazamento que causou o cheiro, a forração abaixo dos tapetes de borracha estava impregnada. Foi necessário remover os tapetes e deixar o carro no Sol por um bom tempo, para que os vapores que impregnavam a forração se dispersassem.

lisboa
04/07/2008, 19:28
Ricardo, às vezes o cheiro fica impregnado no carro, por algum tempo (espero!:mrgreen:). Deixe o carro, sempre que possível, com as janelas abertas, em um lugar onde bata o Sol, para que eventuais resíduos de gasolina evaporem.
Tenho um amigo que ficou com cheiro de gasolina no Niva, mesmo depois de sanado o problema que ocasionou o cheiro. Depois de algumas semanas, descobriu que, devido ao vazamento que causou o cheiro, a forração abaixo dos tapetes de borracha estava impregnada. Foi necessário remover os tapetes e deixar o carro no Sol por um bom tempo, para que os vapores que impregnavam a forração se dispersassem.

Boa dica! Valeu!!!!

"GRAUÇÁ 4x4"
05/07/2008, 12:37
Pessoal,

Todas as vezes que faço um R.A. (reconhecimento de área) com a “Dona Patroa” no Grauçá recebo reclamação que seu cabelo e sua roupa ficaram horríveis depois do passeio, com cheiro de oficina suja.
Quem já pilotou uma DT 180 ou qualquer moto 2 tempos que queima gasolina e óleo juntos, sabe bem do que estou falando, os odores desagradáveis são capturados pelo vácuo, e o piloto virá um "Homem Fumaça".
Daí ter toda essa fumaça, esse mau cheiro ou esse “Monóxido de Carbono” dentro Grauçá é demais, estou tão envolvido nos testes mecânicos que nem percebo o mau cheiro.

Deixo bem claro que não é cheiro de gasolina e sim "Nonóxido de Carbono" (Fumaça)

Alguém já passou por esse problema ???
Qual a melhor solução ???

Girti
05/07/2008, 13:26
Pessoal,

Todas as vezes que faço um R.A. (reconhecimento de área) com a “Dona Patroa” no Grauçá recebo reclamação que seu cabelo e sua roupa ficaram horríveis depois do passeio, com cheiro de oficina suja.
Quem já pilotou uma DT 180 ou qualquer moto 2 tempos que queima gasolina e óleo juntos, sabe bem do que estou falando, os odores desagradáveis são capturados pelo vácuo, e o piloto virá um "Homem Fumaça".
Daí ter toda essa fumaça, esse mau cheiro ou esse “Monóxido de Carbono” dentro Grauçá é demais, estou tão envolvido nos testes mecânicos que nem percebo o mau cheiro.

Deixo bem claro que não é cheiro de gasolina e sim "Nonóxido de Carbono" (Fumaça)

Alguém já passou por esse problema ???
Qual a melhor solução ???

Eu afirmaria, com grande convicção, que você está com algum furo na carroceria, provavelmente na parte traseira, que está permitindo a entrada dos gases que saem do escapamento. Eventualmente, este também pode estar furado, o que faria com que alguns dos gases saissem por este furo, ao invés de sairem lá atrás, e invadissem o habitáculo, através deste(s) furo(s) na carroceria.

Uma boa forma de verificar se há algum furo é, em um lugar bem escuro, colocar uma luz forte debaixo do carro, depois examinar o mesmo por dentro, procurando por frestas que deixem passar esta luz. Onde passa a luz, passa a fumaça! Pode-se também proceder inversamente, deixando a luz dentro do carro e examinando-o por baixo.

Em meu Niva anterior, houve uma época em que, devido a um problema com a fechadura, a tampa traseira abria, quando eu rodava por estradas esburadas. E o meu "alarme" indicativo de que a tampa traseira estava aberta era justamente o forte cheiro de escapamento dentro do carro. Eu parava, ia até a traseira do Niva e - batata!!! - a tampa traseira estava entreaberta!

Boa sorte!

lisboa
06/07/2008, 21:14
:-x:-x:-x:-x:-x

Votei a medir o consumo. O cheiro realmente sumiu (ficou só o rstolho que comentei mas vou eixar no sol, ver mangueiras e etc), mas tá ainda fazendo 4km/l.

Não estou entendendo. Não desregulou, a regulagem do seu Irineu tá supimpa, o carro tá um relógio.

Pode ser a gasolina, mas daria TANTA diferença assim? Pode ser um vazamento tb.

O problema é que meu $$ é que evaporou. A brincadeira tá ficando caríssima, menos de 200 km com um tanque (bem menos, tá dando 150, 160....). O carro tá show, macio, motor redondo, mas esse consumo tá me matando, e se eu enconstar de novo numa oficina lá se vão mais xxxx reais...

Estou me segurando prá não pensar "foi bom enquanto durou" e colocar à venda enquanto está tudo zeradinho. :(

Aliás, eu vou continuar essa discussão em um tópico de consumo de combustível agora, beleza? Tô postando essa mesma mensagem por lá, vou dar uma procurada aqui e ressucitar (duvido que não tenha pelo menos um). O lance do cheiro de combustível, prá mim, tá resolvido.

hunf... um dos motivos da minha dúvida em ir prá viagem de São Tomé é o custo da gasosa. Até agora tá inviável. :parede:

Girti
06/07/2008, 21:33
:-x:-x:-x:-x:-x

Votei a medir o consumo. O cheiro realmente sumiu (ficou só o rstolho que comentei mas vou eixar no sol, ver mangueiras e etc), mas tá ainda fazendo 4km/l.

Não estou entendendo. Não desregulou, a regulagem do seu Irineu tá supimpa, o carro tá um relógio.

Pode ser a gasolina, mas daria TANTA diferença assim? Pode ser um vazamento tb.

O problema é que meu $$ é que evaporou. A brincadeira tá ficando caríssima, menos de 200 km com um tanque (bem menos, tá dando 150, 160....). O carro tá show, macio, motor redondo, mas esse consumo tá me matando, e se eu enconstar de novo numa oficina lá se vão mais xxxx reais...

Estou me segurando prá não pensar "foi bom enquanto durou" e colocar à venda enquanto está tudo zeradinho. :(

Aliás, eu vou continuar essa discussão em um tópico de consumo de combustível agora, beleza? Tô postando essa mesma mensagem por lá, vou dar uma procurada aqui e ressucitar (duvido que não tenha pelo menos um). O lance do cheiro de combustível, prá mim, tá resolvido.

hunf... um dos motivos da minha dúvida em ir prá viagem de São Tomé é o custo da gasosa. Até agora tá inviável. :parede:

Ricardo, o Niva realmente não está entre os mais econômicos, mas 4,0 Km/l é muito ruim até para o Niva! Qual é o seu percurso típico? Muito trânsito, ladeiras?

Em todo caso, seguem abaixo algumas ocorrências que poderão, talvez, explicar o alto consumo, convém você verificar uma a uma:

Carburador muito ruim e desgastado, a ponto de não permitir mais uma regulagem correta (nem mesmo pelo Sr. Irineu). Aliás, se o carro está andando muuuuuito bem, é possível que a mistura esteja rica demais, o que causa grande consumo. Uma boa forma de saber se a mistura é rica é verificar se, com o motor frio, o carro anda sem engasgar. O normal, estando o motor frio, é rodar com, o afogador puxado, até que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento. Se ele está andando bem com o motor frio, sem que seja necessário puxar o afogador, é muuuuuito provável que a mistura esteja rica demais;

Gasolina ruim. Qual a marca que você usa? O posto é de confiança?;

Freios presos, tornando necessário pisar mais fundo para andar;

Pneus descalibrados (o correto é F:26 / T:24) ou excessivamente grandes e/ou largos e/ou borrachudos (de trilha);~

Velas gastas e/ou desreguladas, cabos de vela gastos ou ruins;

Platinado (se houver) desregulado ou gasto;

Ponto de ignição desregulado (atrasado ou adiantado);

Direção desalinhada;

Uso indevido (ou seja, mudanças de marcha na rotação errada, por exemplo)

Devem existir outros fatores, dos quais não me lembro agora, mas a lista acima já vai lhe possibilitar uma análise, verifique, depois você nos conta tudo!

Em tempo: uma só medição de consumo é extremamente imprecisa, basta que no abastecimento anterior o frentista tenha deixado de colocar dois ou três litros de gasolina no seu tanque (ou seja, não tenha enchido o tanque) para que a medição de consumo seguinte saia errada, com um consumo alto. O correto é fazer várias medições, sempre enchendo o tanque (na segunda parada do automático), para depois obter uma média de consumo. Quanto mais abastecimentos, maior a precisão da medição desta média.

lisboa
14/07/2008, 02:41
Aplicando o desfiblilador no tópico. :mrgreen:

Hoje fiz uma senhora faxina no carro.

Tirei os bancos traseiros, aspirei tudo, passei até pano com Veja (estava bizarro mesmo)... bom, como já estava sem banco, tirei a chapa do tanque prá ver as mangueiras.

Diagnóstico: o pouco cheiro que ainda resta vem da lateral do carro (tirei a lateral do lado do passageiro também). Nas mangueiras que saem do tanque não tem cheiro. Mas tem 2 gambiarras FEIAS - durepox nos encaixes das mangueiras no tanque. Mas não aparentam vazamento.

Não me aventurei a sair mexendo nisso, mesmo por que era domingo e se desse uma m... não teria nenhum mecânico ou auto-peças abertos. Mas que o cheiro vem das mangueiras da lateral do carro, isso vem.

Conclusão? Nenhuma que seja genial. Só que vou ter mais ou menos o que dizer pro mecânico qdo for ver isso. :rolleyes:

Girti
14/07/2008, 13:01
Aplicando o desfibrilador no tópico. :mrgreen:

:):):)Ótima tirada!:concordo:

shuther4x4
14/07/2008, 22:57
Ricardo, às vezes o cheiro fica impregnado no carro, por algum tempo (espero!:mrgreen:). Deixe o carro, sempre que possível, com as janelas abertas, em um lugar onde bata o Sol, para que eventuais resíduos de gasolina evaporem.
Tenho um amigo que ficou com cheiro de gasolina no Niva, mesmo depois de sanado o problema que ocasionou o cheiro. Depois de algumas semanas, descobriu que, devido ao vazamento que causou o cheiro, a forração abaixo dos tapetes de borracha estava impregnada. Foi necessário remover os tapetes e deixar o carro no Sol por um bom tempo, para que os vapores que impregnavam a forração se dispersassem.

Gil, se essa não der certo ele pode também, num dia que estiver cheirando bastante gasolina, riscar um fósforo dentro da viatura. Só aconselho ser aquele fósforo longo, pra evitar algum problema!!!!!!!!
Abraços quentes!!!!!!

lisboa
14/07/2008, 23:12
Gil, se essa não der certo ele pode também, num dia que estiver cheirando bastante gasolina, riscar um fósforo dentro da viatura. Só aconselho ser aquele fósforo longo, pra evitar algum problema!!!!!!!!
Abraços quentes!!!!!!

"Fui tentaire ver d'onde vinha o cheiro, iluminei com uma chama, ó pá, e BUM, explodiu... raios."

Depois eu que sou Lisboa. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

BACALHAU
15/07/2008, 20:02
Gil, se essa não der certo ele pode também, num dia que estiver cheirando bastante gasolina, riscar um fósforo dentro da viatura. Só aconselho ser aquele fósforo longo, pra evitar algum problema!!!!!!!!
Abraços quentes!!!!!!

Ô Fábio, você querer torrar o cara tudo bem, pra mim.
O motivo também não me interessa (seria uma desilusão amorosa?)
Mas, precisa detonar um NIVA para isso? Arruma outra maneira, vai.

Adriano-RS
17/07/2008, 14:53
Pessoal,

Todas as vezes que faço um R.A. (reconhecimento de área) com a “Dona Patroa” no Grauçá recebo reclamação que seu cabelo e sua roupa ficaram horríveis depois do passeio, com cheiro de oficina suja.
Quem já pilotou uma DT 180 ou qualquer moto 2 tempos que queima gasolina e óleo juntos, sabe bem do que estou falando, os odores desagradáveis são capturados pelo vácuo, e o piloto virá um "Homem Fumaça".
Daí ter toda essa fumaça, esse mau cheiro ou esse “Monóxido de Carbono” dentro Grauçá é demais, estou tão envolvido nos testes mecânicos que nem percebo o mau cheiro.

Deixo bem claro que não é cheiro de gasolina e sim "Nonóxido de Carbono" (Fumaça)

Alguém já passou por esse problema ???
Qual a melhor solução ???


:smile: Boa tarde, o cheiro de fumaça que vc sente é do tipo "oleo queimado", se for, veja se tem vazamento no respiro do motor, a mangueira que sai ao lado da vareta do nivel do oleo e entra na tampa do carburador, se vc soltar ela da tampa do carburador,com o carro ligado, vai ver que sai uma "fumaça" dali. Essa fumaça é aspirada e queimada pelo carburador(teoricamente), mas pode haver vazamento na mangueira antes de entrar no carburador, no meu Niva, a mangueira era folgada e sem braçadeira, coloquei uma braçadeira e praticamente não sinto mais o cheiro, mas como ja comentaram, ainda falta encontrar e tapar os "buracos" do painel corta, fogo do motor. Um abraço e boa sorte.

Girti
17/07/2008, 15:07
:smile: Boa tarde, o cheiro de fumaça que vc sente é do tipo "oleo queimado", se for, veja se tem vazamento no respiro do motor, a mangueira que sai ao lado da vareta do nivel do oleo e entra na tampa do carburador, se vc soltar ela da tampa do carburador,com o carro ligado, vai ver que sai uma "fumaça" dali. Essa fumaça é aspirada e queimada pelo carburador(teoricamente), mas pode haver vazamento na mangueira antes de entrar no carburador, no meu Niva, a mangueira era folgada e sem braçadeira, coloquei uma braçadeira e praticamente não sinto mais o cheiro, mas como ja comentaram, ainda falta encontrar e tapar os "buracos" do painel corta, fogo do motor. Um abraço e boa sorte.

Se o seu Niva estiver queimando óleo, é recomendável instalar um "corta-chamas" (acho que é esse o nome) dentro da tal mangueira que entra (:shock:uiii!) na tampa do carburador. Existe uma no mercado, acho que do Fusca, cabe direitinho na mangueira :shock::putz::parede:, e irá reduzir sensivelmente a entrada de óleo no carburador.

VKASP
17/07/2008, 17:49
Se o cheiro for de óleo queimado, verifique se há manchas de óleo nas laterais do motor ou no escapamento, na altura da caixa de mudança. Vários selos, retentores e respiros estão nessa área.

Abs

Jonatars
19/07/2008, 23:20
Se for cheiro de fumaça, ligue o carro, deite de baixo, e percorra o escapamento com a mão (sem toca-lo é claro, pois estará quente) atrás de furos:shock:, se caso encontrar algum perto de onde fica a alavanca de freio de mão, é por ali que entra a fumaça para dentro do carro, troca o escape, ou se estiver sem grana como eu, tasca durepox que resolve por uns tempos:grin:

Gustavo Niva
20/07/2008, 15:48
Tá aí o tipo de gambiarra que acho que não vale a pena... ontem soldei o cano por uns trocados... aposto que gastei menos na solda do que gastaria em durepox...

Jonatars
20/07/2008, 21:25
Tinha pensado nisso não:parede:, Valeu!

Jfranck
17/09/2008, 16:20
Buenas pessoal!

Encontrei em http://www.niva4x4.com/modules.php?op=modload&name=UpDownload&file=index&req=viewdownload&cid=7 documentação sobre o sistema de redução de toxidade e sistema de neutralização dos vapores de gasolina.
Nunca tinha achado nada a respeito.
Espero que seja útil.

Abraços,

Jfranck:concordo:

Tremendão
01/02/2011, 12:33
É pessoal, vendo esse tópico não pude deixar de comentar.
Agora está na minha vez, meu Niva fianlmente saiu do mecânico e o cheiro está muito forte é dor de cabeça na certa.
Pela tampa está vazando pois tenho que limpar sempre que saio do carro para não detonar a pintura.
Tirei o banco e as laterais está tudo horiginal mas velho vou trocar todas as mangueiras e espero seriamente que o cheiro passe.
Vou trocar a tampa tambem.
Por último vou ver o carburador pois como nosso amigo falou acima o motor está um religinho.
Ainda não pude marcar o consumo mas em breve o farei.

Dantas Guedes
03/02/2011, 18:10
Podem trocar as mangeiras, a original entra só uns 2mm. Eu troquei a uns anos e nunca mais, nem precisei trocar a tampa:concordo:

Tremendão
06/02/2011, 11:33
Então pessoal, ontem passei um agradável sábado trocando todas as mangueiras que entrar e saem do tanque do Tremendão e aproveitei para escovar o fundo aspirar tuso e besuntar de tinta que já vem com zarcão.
Abaixo algumas fotos do processo.
Realmente é trabalhoso, eu trabalhei o sábado inteiro das 7:30 até 18:00 sem parar nem para almoçar, mas no final fiquei feliz o chero passou completamente.
completei o tanque até a boca dei umas voltas no quarteirão forçando nas curvas para testar vazamento e nada.
Zero de cheiro.
Valeu a pena o esforço.

Tremendão
06/02/2011, 11:37
Abaixo estão mais algumas fotos.
Agora só falta terminar de adaptar os bancos de couro de que comprei no ferro velho e recolocar os acabamentos.

Raphael Lima de Jesus
11/03/2014, 11:15
Galera, sei que o tópico é bem antigo, mas como eu que estou chegando agora neste mundo me ajudou bastante na saga do cheiro de gasolina.
Bom me apresento, meu no me é Raphael, sou de Guarulhos, tenho 30 anos.
Niva 91, Cinza. (à 15 dias comigo) Primeiro niva. O certo é que realizei um sonho, e sou muito feliz por fazer parte disso hoje, ainda não sou Niveiro, talvez aprendiz, mas o fato é que queria dividir essa experiência com vocês e para os novos, quando não estava bêbado do cheiro de gasolina, eu:
Desmontei tudo, e percebi que a junta estava jorrando gasolina, pelos parafusos.
Resultado, adaptação da tampa, (Astra antigo). Vedação ok.
Troca de todas as mangueiras, inclusive do respiro, atentar para vazamentos ainda nas braçadeiras.
Aproveite e dê uma atenção especial para o cânister interno e o externo do motor e a ligação, as mangueiras podem estar entupidas.

No geral isso ajuda a minimizar ou resolve, com um custo pequeno, média de R$ 250,00.
Pra quem pode vir a Guarulhos indico o Diego:
SPEED BOMBAS
11 2421-6477.

Obrigado a todos pela ajuda.

fsoaresi
24/01/2015, 01:27
Ressuscitando o tópico.
Apesar de trocar o tanque, revisar as mangueiras (não sei se foi verificada a boia) o cheiro continua.
Algum Niveiro resolveu isso no RJ? Queria alguém que já saiba o passo-a-passo para não desperdiçar tempo e $$.
Abs