PDA

Ver Versão Completa : Relato de Viagem: norte e noroeste da Argentina 2



iwakura
31/03/2009, 07:53
Amigos,

Não vou fazer nenhum relato grande e completo que nem o Jeison. A viagem desse ano ao norte e noroeste argentinos foi muito boa, belíssimas paisagens, uma região que vale a pena conhecer.

Aos que me pediram, infelizmente não tenho tracklog, pois esqueci de salvar e o GPS foi sobreescrevendo, no final só tenho a volta, de Salta a Porto Alegre... Entretanto, todos caminhos percorridos estão tanto nos mapas do Proyecto Mapear quanto no do Eduardo Cinicola do Viajeros4x4.

Fotos:
1 a 5: Purmamarca e Camino Colorado.

iwakura
31/03/2009, 07:58
Fotos:
1 a 5: Região de Maimara, Tilcara, Humahuaca.

iwakura
31/03/2009, 08:02
Fotos:
1: estrada a Iruya;
2: ônibus Humahuaca-Iruya;
3: Vale, no fim do qual está Iruya;
4: Iruya
5: Iglesia de Iruya

Continuará...

Fernando da Terra
31/03/2009, 13:51
Iwakura, muito impressionate os lugares que passou...!!!!!!
Lindas fotos.....

Agora, muito boa sua camera, hein? As imagens são originais, ou as cores foram trabalhadas no photoshop? Qual a marca dela?

Parabens pela viagem!!! (Alias, por essa última viagem, já que pela quantidade das suas viagens relatadas, você já se transformou num guia para nós, aqui no fórum.....rsrssrsrs....)

Fico aqui, no aguardo do restante das fotos (espero que sejam muitas!!!!)

Grande abraço

Fernando

jeisonk
31/03/2009, 15:53
Cara, muito bacana as fotos, como é que pode o solo formar cores dessa maneira, não é? Impressionante.

Abs

iwakura
31/03/2009, 19:46
Fernando: nenhuma imagem é original... Nenhuma câmera tira fotos exatamente como o ser humano enxerga. O que o ser humano enxerga é uma interpretação do cérebro e não a realidade. Nenhuma câmera é fidedigna nas cores, exposição, contraste, etc... Há somente dois periodos durante o dia que são mais propicios à fotogratia, de manhã cedo ou no entardecer, isso se não estiver muito nublado ou chovendo... O trabalho no Photoshop visa tão somente: melhorar as cores, exposição, contraste, zonas com sombra, etc. Transformar uma foto batida às pressas em algo que me agrade mais! Minha câmera é uma Canon S5is, mas para a próxima viagem ano que vêm quero ver se compro uma DLSR...

Jeison: realmente, sempre que vou a essa região de Jujuy fico impressionado com as cores dos morros de Purmaraca, Maimara, TIlcara, Humahuaca. É algo impressionante!

Fotos:
1. RN52, caminho a Susques;
2. A famosa Cuesta de Lipan;
3. Salinas Grandes;
4. Um dos quatro tipos camelídeos que habitan a Cordilheira;
5. Hotel Pastos Chicos em Susques.

iwakura
31/03/2009, 19:56
Durante a noite, em Susques, tivemos um baita temporal, o que nos impossibilitou prosseguir com o plano original, que era pegar a RN40 para chegar a Tolar Grande, indicação do Tano Baldi, que disse ser um caminho bastante bonito. Entretanto, como teriamos de passar por vários rios, e já havia chovido dias antes, decidimos voltar a Salinas Grandes e pegar o traçado original da RN40, que passa mais ao sul e onde não havia chovido.

1. Paisagem da ex-RN40;
2. Alto Chorrillo, 4560m;
3. Salar de Pocitos;
4. Pequena e famosa laguna verde esmeralda no Salar de Pocitos;
5. Paisagem na RP27.

Newton Guerra
31/03/2009, 19:58
Amigos,

Não vou fazer nenhum relato grande e completo que nem o Jeison.


Nem vem! :stop:
De agora em diante temos que seguir o padrão Jeison de qualidade :mrgreen: .

Foooooooooootos!

E o Hélio e Osvaldo, cadê eles?

Abraços

iwakura
31/03/2009, 19:59
Fotos:
1 a 4: Deserto e Salar del Diablo (imaginem o porquê do nome...);
5: chegada a Tolar Grande.

iwakura
31/03/2009, 20:06
Fotos:
1. RN27, Salar de Arizaro;
2. RN27, caminho a Estação Caipe;
3. Estação Caipe (abandonada): o enxofre que era retirado da Mina Julia, descia até a cidade de La Casualidad, onde era transportado de caminhão até a Estação Caipe por uma estrada asfaltada e então embarcada em trens e transportada até Salta.
4. Salar de Arizaro, ao fundo Cono de Arita, monte sagrado para os Incas.
5. Salar de Arizaro, com as suas montanhas ricas em minério ao fundo.

Newton Guerra
31/03/2009, 20:15
Ô Mário, onde está o Cono de Arita na foto 4? Não é aquela montanha alta à direita, né?

Abraços

iwakura
31/03/2009, 20:22
1. Cidade mineira e abandonada de La Casualidad;
2. Vulcão Llullaillaco, segundo vulcão mais alto do mundo (6739), superado apenas pelo Ojos del Salado, no Paso San Francisco. Há evidências que os Incas o escalaram em algum período pré-colombiano. Em 1999, uma expedição argentino-peruana, chefiada pelo arqueologista americano Johan Reinhard descobriu múmias de 3 crianças, sacrificadas em algum ritual há aproximadamente 500 anos. Essas múmias, em excelente estado de preservação se encontram no Museu Arqueológico de Alta Montanha, em Salta;
3. Paisagem no caminho a Mina Julia;
4. idem;
5. Mina Julia: funcionou de 1940 a 1978, quando foi fechada por não ser mais rentável. O pico está a +-5700m de altitude;

iwakura
31/03/2009, 20:27
Ô Mário, onde está o Cono de Arita na foto 4? Não é aquela montanha alta à direita, né?

Abraços

Exatamente!

O padrão Jeison de qualidade é que ele têm descendência alemã. Eu só tenho 1/2 de japonês, então o padrão cai um pouco... hehehe

Continuando...

1. Mina Julia, outro ângulo;
2. estrada da dita mina;
3 e 4. montanhas ao fundo já é Chile...
5. Altitude aos pés da Mina: 5226m! Haja fôlego pra caminhar...

iwakura
31/03/2009, 20:30
1 a 5: diversas do Cono de Arita e Mina de Arita (de ônix, hoje desativada, apenas 2 pessoas cuidam da mina pra que não haja saques, como os que estão havendo em La Casualidad);

iwakura
31/03/2009, 20:34
1. Chegando no Salar de Antofalla, notem que onde desce água do degelo há um rastro verde...
2. Salar de Antofalla;
3. Vista do Salar de Antofalla desde o povoado de Antofalla, onde cerca de 30 pessoas vivem hoje;
4. Viaturas estacionadas em frente da hospedagem em Antofalla;
5. idem ao 3.

jeisonk
31/03/2009, 20:37
5. Mina Julia: funcionou de 1940 a 1978, quando foi fechada por não ser mais rentável. O pico está a +-5700m de altitude;

Na foto aparece uma estradinha subindo a mina, até que altitude daria para subir com o veículo.
Vi que vocês foram a 5226mts, dá pra seguir ainda?

iwakura
31/03/2009, 20:38
1. Paisagem incrível na borda do Salar de Antofalla;
2. idem, chegando a Vega La Botijuela;
3. Simon e seu fiel escudeiro (unícos habitantes da Vega, fora as ovelhas), descendo de sua casa para nos receber;
4. Detalhe da Vega La Botijuela, a casa do Simon pode ser vista no meio da foto, um pouco à direita, ao lado das árvores mais altas da foto;
5. Vega vista do meio do Salar de Antofalla.

iwakura
31/03/2009, 20:43
1. Caminho a Antofagasta de La Sierra, Salar de Antofalla ao fundo;
2. paisagem no caminho a ADLS;
3. cercania de ADLS;
4. vulcões Antofagasta (direita) e Alumbrera (esquerda);
5. El Peñon.

É isso aí! Fim! Ano que vêm (espero!) têm mais!

[]
Mário.

iwakura
31/03/2009, 20:47
Na foto aparece uma estradinha subindo a mina, até que altitude daria para subir com o veículo.
Vi que vocês foram a 5226mts, dá pra seguir ainda?

Olha, estavamos com pressa, vi algumas pedras no caminho. Mas depois de voltar da viagem, vi no site do Cinicola que, pelo menos a pé, dá pra dar a volta e, pior, do outro lado é que estão as fumarolas de enxofre borbulhante... Mais um motivo pra voltar com mais calma... hehehe

[]
Mário.

jeisonk
31/03/2009, 21:02
É isso aí! Fim! Ano que vêm (espero!) têm mais!

[]
Mário



Show de bola as fotos :palmas::palmas::palmas:

Realmente, como você disse, paisagens desbundantes, o jogo de cores do NOA é algo único

Abs

cbridi
31/03/2009, 23:04
Olha, estavamos com pressa, vi algumas pedras no caminho. Mas depois de voltar da viagem, vi no site do Cinicola que, pelo menos a pé, dá pra dar a volta e, pior, do outro lado é que estão as fumarolas de enxofre borbulhante... Mais um motivo pra voltar com mais calma... hehehe
[]
Mário.

Bahhhhhhbei!! Show de bola Mário!
Mais um pouco as lhamas/guanacos/vicunhas do NOA passam a te reconhecer e vc funda a Iwakura Trip Adventure! :mrgreen:

[]'s e parabéns pela viagem, pelas fotos e por tudo mais.

(economizando posts) Jeison, vi tuas fotos e teu relato, confesso fiquei com aquela pontinha de inveja... :-)

iwakura
01/04/2009, 08:06
Bahhhhhhbei!! Show de bola Mário!
Mais um pouco as lhamas/guanacos/vicunhas do NOA passam a te reconhecer e vc funda a Iwakura Trip Adventure! :mrgreen:

[]'s e parabéns pela viagem, pelas fotos e por tudo mais.

(economizando posts) Jeison, vi tuas fotos e teu relato, confesso fiquei com aquela pontinha de inveja... :-)

Valeu César! As peludas já conhecem o ronco do motor da Tracker!

Algumas lições aprendidas nessa viagem:

1. Essa válvula+mangueira para transferência de combustível funciona e é muuuuuuuito melhor que beber gasolina:

http://www.jet.com.br/juninhopesca/detalhes.asp?idproduto=778354 (http://www.jet.com.br/juninhopesca/detalhes.asp?idproduto=778354)

2. Não dirigir olhando a paisagem (né Osvaldo?), pode ter um pedrão no caminho e rasgar um ou mais pneus e ter de trocar um pneu a 4000m de altura é de tirar o fôlego!

3. Levar sempre alguêm com caçamba grande pra levar todo o combustível reserva pra gente (obrigado Osvaldo!)! E aí, César: vamos ano que vêm pro NOA???

[]
Mário.

cbridi
01/04/2009, 10:22
Valeu César! As peludas já conhecem o ronco do motor da Tracker!

Algumas lições aprendidas nessa viagem:

1. Essa válvula+mangueira para transferência de combustível funciona e é muuuuuuuito melhor que beber gasolina:

http://www.jet.com.br/juninhopesca/detalhes.asp?idproduto=778354 (http://www.jet.com.br/juninhopesca/detalhes.asp?idproduto=778354)

2. Não dirigir olhando a paisagem (né Osvaldo?), pode ter um pedrão no caminho e rasgar um ou mais pneus e ter de trocar um pneu a 4000m de altura é de tirar o fôlego!

3. Levar sempre alguêm com caçamba grande pra levar todo o combustível reserva pra gente (obrigado Osvaldo!)! E aí, César: vamos ano que vêm pro NOA???

[]
Mário.

3. A caçamba eu tenho, e é maior que da Hilux CD :-D
O problema é a patroa, inventou de ser mico-empresária e f@deu com as férias, nem pensar em se afastar do trabalho. Não fosse isso, eu tava dentro ainda na desse ano.

[]'s começando a negociar um passe-livre de 30 dias para 2010 :mrgreen:

konai
01/04/2009, 11:15
Pois é Mário. Motorista quer ver as paisagens também ... o problema é que desviei a atenção justo na hora que tinha aquela pedra enorme e deu no que deu !!! Mas faz parte ... Já comprei 1 pneu novo e hoje a camioneta está no conserto para arrumar o pequeno rasgo na saia do paralamas.

Na próxima (se eu não for), leva o Bridi para carregar os tambores de combustível na caçamba .. hehe.

Teve mais um lance ainda. No passeio às pedras pomes, o guia indicou um caminho dizendo que daria para passar e a camioneta afundou na areia. Fez falta as tábuas que eu queria levar. A solução foi baixar a pressão dos pneus e calçar com pedras pomes mesmo.

Osvaldo.

Newton Guerra
01/04/2009, 22:16
Olha, estavamos com pressa, vi algumas pedras no caminho. Mas depois de voltar da viagem, vi no site do Cinicola que, pelo menos a pé, dá pra dar a volta e, pior, do outro lado é que estão as fumarolas de enxofre borbulhante... Mais um motivo pra voltar com mais calma... hehehe

[]
Mário.

Quando vamos do lado chileno? (fotos GMontero)

iwakura
02/04/2009, 07:13
Quando vamos do lado chileno? (fotos GMontero)

Julho de 2010? Se a neve deixar a gente passar... Deve ser incrível nessa época!

hrodrigues
02/04/2009, 11:25
Nem vem! :stop:
De agora em diante temos que seguir o padrão Jeison de qualidade :mrgreen: .

Foooooooooootos!

E o Hélio e Osvaldo, cadê eles?

Abraços


Fala Newton

Estou meio sumido porque estou botando a vida em dia. De qualquer forma fica aqui o meu agradecimento a vc e aos demais que me deram as dicas para "varar" São Paulo. Funcionou perfeitamente.
Assim que der vou postar umas fotos, porem sem nenhum tratamento. Serão exatamente como foram fotografadas.

Abs

Helio

Newton Guerra
02/04/2009, 11:38
Julho de 2010? Se a neve deixar a gente passar... Deve ser incrível nessa época!

Como será nessa época? Tenho um pouco de medo de pegar aquelas tormentas brabas e congelar...Se o tempo for seco deve ser muito bonito.

Abraços

Newton Guerra
02/04/2009, 11:43
Assim que der vou postar umas fotos, porem sem nenhum tratamento. Serão exatamente como foram fotografadas.

Abs

Helio

Beleza, Hélio. Já falei que o Mário usa recursos extras porque não sabe fotografar. Nós não precisamos disso :mrgreen: .

Abraços, fugindo das pedradas gaúchas...

hrodrigues
02/04/2009, 11:48
Nem vem! :stop:
De agora em diante temos que seguir o padrão Jeison de qualidade :mrgreen: .

Foooooooooootos!

E o Hélio e Osvaldo, cadê eles?

Abraços

Olá Newton

Seguem algumas fotos que já havia redimensionado

iwakura
02/04/2009, 12:09
Como será nessa época? Tenho um pouco de medo de pegar aquelas tormentas brabas e congelar...Se o tempo for seco deve ser muito bonito.

Abraços

Depois da tua resposta 29, é melhor ficar com medo mesmo! hehehe

Falando sério: em Tolar Grande, a responsável pelo turismo disse que há muito não neva por lá a ponto cortar as estradas. O problema é em lugares mais altos, como a Mina Julia. A melhor época acho que seria por volta de maio. Ou agosto/setembro.

Já estou com 2 colegas (1 Tracker e 1 Pajero Sport) de trabalho confirmados para o ano que vem...

[]
Mário.

hrodrigues
02/04/2009, 12:43
Beleza, Hélio. Já falei que o Mário usa recursos extras porque não sabe fotografar. Nós não precisamos disso :mrgreen: .

Abraços, fugindo das pedradas gaúchas...


Newton

Aí vão mais algumas

konai
10/04/2009, 00:18
Depois de El Penon, enquanto o Mário e o Hélio começaram o caminho de volta, fui às pedras pomes e depois segui para os pasos de San Francisco e Água Negra. Algumas fotos do paso Água Negra.

konai
10/04/2009, 00:21
Mais fotos do paso Água Negra.

konai
10/04/2009, 00:25
Fotos do paso San Francisco.

konai
10/04/2009, 00:27
Mais fotos do paso San Francisco.

konai
10/04/2009, 00:31
Pedras pomes.

konai
10/04/2009, 00:34
Fotos diversas.

konai
10/04/2009, 00:37
Mais algumas. Fotos anexadas graças ao Newton que as redimensionou para mim.

jeisonk
11/04/2009, 10:05
Depois de El Penon, enquanto o Mário e o Hélio começaram o caminho de volta, fui às pedras pomes e depois segui para os pasos de San Francisco e Água Negra. Algumas fotos do paso Água Negra.

:palmas:
Muito bacana as fotos konai, show de bola

Você foi das pedras pomes atéo Paso San Francisco por onde? Por aquela estradinha que atravessa a San Buenaventura e depois à direita pelo Peinado?

Abs

konai
11/04/2009, 13:36
Olá Jeison.

Como já estava sozinho, não me arrisquei e fui de El Penon para Villa Vil, Belen, Tinogasta e Fiambalá. Qq dúvida, pergunte à vontade.

Osvaldo.

alberto megda
26/05/2009, 00:41
alguem tem um roteiro do noa para 15 ou 20 dias? ja conheço atacama e uiuny, gostaria de me concentrar somente no noa ou proximidades! Pretendo ir em julho, ja vi fotos mas nao conheço um roteiro! Se alguma boa alma me ajudar fazendo um roteiro das cidades e pts turisticos importantes em sequencia, eu me viro pra baixar os mapas no gps. Desculpem a pressa, mas surgiu essa oportunidade dev ferias em julho e pretendo ir! Sei q o frio vai ser brabo

iwakura
26/05/2009, 11:12
alguem tem um roteiro do noa para 15 ou 20 dias? ja conheço atacama e uiuny, gostaria de me concentrar somente no noa ou proximidades! Pretendo ir em julho, ja vi fotos mas nao conheço um roteiro! Se alguma boa alma me ajudar fazendo um roteiro das cidades e pts turisticos importantes em sequencia, eu me viro pra baixar os mapas no gps. Desculpem a pressa, mas surgiu essa oportunidade dev ferias em julho e pretendo ir! Sei q o frio vai ser brabo

Seu Madruga,

É, sendo carioca, vais tremer bastante de frio...:mrgreen:

Mas, um roteiro vai depender essencialmente se vais sozinho ou em mais viaturas. Há roteiros que são muuuuuito solitários, muuuuito mais que no Uyuni e ainda mais no inverno...

Têm um grupo do SuzukiClub argentino que está indo pra lá agora em julho, podes ter uma idéia de roteiro (pra mais de um carro) e das dificuldades no inverno:

http://www.suzukiclub4x4.com.ar/viewtopic.php?t=22568 (http://www.suzukiclub4x4.com.ar/viewtopic.php?t=22568)

[]
Mário.

alberto megda
26/05/2009, 12:44
To indo num carro só, sei me virar bem, mas sozinho agente fica um pouco limitado, vou dar uma olhada no trajeto deles
obrigado, qualquer outra dica é bem vinda

iwakura
26/05/2009, 13:56
To indo num carro só, sei me virar bem, mas sozinho agente fica um pouco limitado, vou dar uma olhada no trajeto deles
obrigado, qualquer outra dica é bem vinda

Tchê, o problema de ir sozinho é que têm alguns lugares que pode não passar ninguêm por dias a fio e, ainda mais no inverno, uma quebra pode se tornar muito perigosa. E o teu problema é um pouco pior, pois vais com carro a diesel.

Indo sozinho, eu primeiro faria uma aclimatação em Purmamarca/Humahuaca/Tilcara (1200m), depois em Iruya (2400m). Se gostar de caminhar, de Iruya há uma caminhada de 1 dia (6.8km) até San Isidro.

Saindo de Iruya, voltaria até Humahuaca e pegaria a Rn59 até Susques (3600m). Dormiria aí e no outro dia pegaria o novo traçado da RN40, que passa por Huancar, almoçaria em San Antonio de Los Cobres e seguiria até Tolar Grande, onde dormiria.

No outro dia, voltaria pela RP27 até o entroncamento com a RP17 e seguiria até Antofagasta de La Sierra, onde dormiria.

Em ADLS, dois passeios imperdíveis: conhecer os petroglifos/hieroglifos que estão espalhados pelas cercanias e a subida do Vulcão Antofagasta (há guias na cidade).

De ADLS, outro passeio imperdível é o Salar de Antofalla, Antofalla, Ojos del Campo, e a Vega La Botujuela. Pegue o acesso norte e volte pelo sul.

No outro dia, saia cedo e RP43, em direção a El Peñon, antes de El Penon, há uma saída de terra que passa entre a Laguna e o Salar Carachi Pampa e vai dar no Campo de Piedra Pomez, daí vc segue até El Peñon, onde há uma excelente pousada municipal.

De El Peñon, desça pelo caminho "normal", que é a RP43, e siga até Fiambalá, onde há termas. De Fiambalá, suba até o Paso San Francisco (até onde conseguir chegar, pois nessa época esse passo está fechado).

Se o hotel de Cortadeiras estiver pronto, pouse aí e no dia seguinte vá conhecer as lagunas de Los Aparejos, Azul e Verde.

Depois siga até Cafayate. Se gostar de vinho, não deixe de conhecer as principais vinícolas.

De Cafayate, pegue a I68 e passe pela Quebrada de Las Conchas. Volte e durma em Cafayate.

No outro dia, pegue a RN40 e siga até Cachi, pouse aí e não deixe de conhecer Cachi Adentro.

No outro dia, siga até Payogasta, pegue a RP33 e passe pela Recta de Tin Tin, Parque Los Cardones, Valle Encantado, Cuesta del Obispo e pouse em Salta.

Acho que é isso aí. Têm coisa pra caramba pra ver. Como vais só, nos locais mais remotos (Los Cobres, Tolar Grande, Antofagasta e Antofalla) não deixe de deixar avisado para onde estás te dirigindo (gendermaria, municipalidade), que eles avisam por rádio e se não chegares sabem que ocorreu algum problema.

Sorte!

[]
Mário

alberto megda
26/05/2009, 16:19
valeu, a noite vou dsar uma olhada no mapa da argentina, com as indicaçoes q vc deu

DanilloM
28/09/2009, 03:23
Caro Iwakura , estou organizando uma viagem muito parecida com a sua com saída prevista para dezembro . Gostaria muito de saber como foi a travessia de Antofagasta de la Sierra até San Antonio de los Cobres!! Li alguns relatos q é uma pauleira , isso procede ?? Obrigado

iwakura
28/09/2009, 12:45
Caro Iwakura , estou organizando uma viagem muito parecida com a sua com saída prevista para dezembro . Gostaria muito de saber como foi a travessia de Antofagasta de la Sierra até San Antonio de los Cobres!! Li alguns relatos q é uma pauleira , isso procede ?? Obrigado

As estradas do NOA não são nenhuma pauleira... Com um 4x4, relativamente alto, dá pra ir numa boa. Especificamente, de ADLS a SALC, pela RP43, RP27 e RN51, é tranquila, se não chover muito dá pra ir até de carro. O único problema, principalmente nos primeiros 90km, até chegar no Salar del Hombre Muerto, é que a estrada é bastante solitária. Depois do Salar, em virtude da mina de lítio, há um maior movimento de caminhões.

Boa viagem!
Mario.

DanilloM
29/09/2009, 07:39
Caro Iwakura, muito obrigado pelas dicas !!! Agora estou empolgando ainda mais para conhecer este paraíso. Então como estava te dizendo , minha viagem esta marcada para dezembro deste ano . Irei no meu Troller T4 com pneus All terrain 33'' . Em meu roteiro pretendo ir de Antofagasta de la Sierra para S A de los CObres e depois tocar para S P Atacama pelo Paso Sico e voltar p/ Salta pelo Paso Jama. Pelo q vc viu , vc achou fácil de se perder?? visto q a sinalizaçao deva ser muito precária né.
Obrigado !!

iwakura
29/09/2009, 10:40
Danilo,

É sempre bom levar um GPS Garmin carregado com os mapas do Proyeto Mapear (www.proyectomapear.com.ar). Dá uma segurança grande.

Abraços e boa viagem!
Mario.


Caro Iwakura, muito obrigado pelas dicas !!! Agora estou empolgando ainda mais para conhecer este paraíso. Então como estava te dizendo , minha viagem esta marcada para dezembro deste ano . Irei no meu Troller T4 com pneus All terrain 33'' . Em meu roteiro pretendo ir de Antofagasta de la Sierra para S A de los CObres e depois tocar para S P Atacama pelo Paso Sico e voltar p/ Salta pelo Paso Jama. Pelo q vc viu , vc achou fácil de se perder?? visto q a sinalizaçao deva ser muito precária né.
Obrigado !!

mdendena
02/10/2014, 22:15
Iwakura, gostaria de agradecer pelo seu relato de viagem! É bastante inspirador e me animou muito a planejar uma viagem ao norte da Argentina e Chile, e sul da Bolívia. As fotos são sensacionais e até aproveitei várias dicas do roteiro que sugeriu! Tá na hora de sair dos planos e pegar a estrada. Grande abraço, Marcio.

Leo Zago
12/09/2015, 19:30
Olá, primeiramente obrigado pelo relato, estou planejando uma viagem em janeiro e trajeto q estava pensado seria +- curitiba ate el penon (ver o campo de pedra pomez), seguir ate antofogasta e entao entrar para a regiao de antofalla, depois para a do cone de arita e tolar grande, seguindo para pocitos pelo salar del diablo para entao seguir para san pedro do atacama e depois uyuni. È o roteiro "bruto" ainda. A principio iriamos com uma Defender e provavelmente uma Outlander GT (vou trocar meu carro por ele provavelmente).
Gostaria de saber se vc acha que é possivel fazer isso apenas com a outlander, caso a defender não vá, ou não seria aconselhavel?
Grato,
Léo.