Ver Versão Completa : Explorer com barulho no 4X4
billiejoe
30/03/2009, 17:37
Senhores da sabedoria,
Tenho uma explorer 1995 4wd, mecânica...., e algum tempo pra ca ela vem dando um barulho na área do cardã dianteiro, tipo de um tec, tec, tec, tec acima dos 25 km/h até os 75 km/h. Fui ao mecânico ele disse que era as cruzetas, trocamos, e saiu de lá e novamente voltou o tec, tec, liguei pro cara e agora ele me falou que eu deveria mexer na coroa e peão, acho que é isso. Minha pergunta:
a- A explorer é controle de tração integral?
b- poderia ser o cardã empenado?
Por favor senhores se puderem me ajudar evitarei de dar um tiro no mecânico e outro na explorer.
Billiejoe
mak (SP/ZN)
30/03/2009, 18:33
Senhores da sabedoria,
Tenho uma explorer 1995 4wd, mecânica...., e algum tempo pra ca ela vem dando um barulho na área do cardã dianteiro, tipo de um tec, tec, tec, tec acima dos 25 km/h até os 75 km/h. Fui ao mecânico ele disse que era as cruzetas, trocamos, e saiu de lá e novamente voltou o tec, tec, liguei pro cara e agora ele me falou que eu deveria mexer na coroa e peão, acho que é isso. Minha pergunta:
Por favor senhores se puderem me ajudar evitarei de dar um tiro no mecânico e outro na explorer.
Billiejoe
chutão... coroa e pinhão não apresenta esse problema... no maximo RONCA...
O cardã dianteiro tem uma homocinética ao invés de cruzeta na conexão com a TCASE em alguns modelos... verificar se essa homocinética não esta com problema... se estiver não se espante com o preço... ela é cara... eu tenho um cardã completo destes aqui á venda por R$800.
Senhores da sabedoria,
Billiejoe
quer um conselho?
troque de mecanico,daqui a pouco ele vai falar que é outra coisa e vc vai ficar trocando peças e não vai achar o defeito,siga o conselho do mak
billiejoe
31/03/2009, 07:52
mak (SP/ZN), deixa eu te perguntar;
A explorer é 4x4 integral? Se sim por que há 4x4HI?
Márcio T
31/03/2009, 23:08
mak (SP/ZN), deixa eu te perguntar;
A explorer é 4x4 integral? Se sim por que há 4x4HI?
Olá, billiejoe.
Na Explorer 95, o botão seletor do painel deveria ter as opções 2WD, 4AUTO e 4LOW - e não 4HIGH). Apesar de ter a mesma TCase das 97-01 (BW4405), com as opções 4AUTO, 4HIGH e 4LOW, as 95-96 tem bloqueio à vácuo do semi-eixo dianteiro do lado do passageiro. Na prática, quando seleciona 2WD, desacopla o semi-eixo, que fica "louco".
Aliás, não seria daí o barulho?
Boa sorte.
Márcio
billiejoe
01/04/2009, 11:26
Márcio,
Essa é a minha dúvida, por que lá tem 2wd, mas ta funcionando no 4wd, e mecânico ainda afirma de pé junto que o carro é sistema integral, por isso não sei o que fazer....quero mesmo é acabar com esse TEC,TEC...
mak (SP/ZN)
01/04/2009, 12:35
Olá, billiejoe.
Na Explorer 95, o botão seletor do painel deveria ter as opções 2WD, 4AUTO e 4LOW - e não 4HIGH). Apesar de ter a mesma TCase das 97-01 (BW4405), com as opções 4AUTO, 4HIGH e 4LOW, as 95-96 tem bloqueio à vácuo do semi-eixo dianteiro do lado do passageiro. Na prática, quando seleciona 2WD, desacopla o semi-eixo, que fica "louco".
Aliás, não seria daí o barulho?
Boa sorte.
Márcio
BW4405 só tem nas explos com CONTROLTRACK... as outras usam BW1354 (ranger e troller inclusive com pequenas diferenças no tipo de sensor de velocidade)... eu nunca vi esse sistema de vacuo... até procurei quando desmontei a minha 97/98 inteira pra colocar a mecanica diesel mas não achei...
o que eu vejo em todas é uma embreagem magnetica DENTRO DA TCASE (fio marrom entrando perto da saida do cardã traseiro) que acopla e desacopla os cardãs para não forçar as engrenagens internas durante o acionamento... nas minhas os cardãs giram o tempo todo.
mak (SP/ZN)
01/04/2009, 12:38
Márcio,
Essa é a minha dúvida, por que lá tem 2wd, mas ta funcionando no 4wd, e mecânico ainda afirma de pé junto que o carro é sistema integral, por isso não sei o que fazer....quero mesmo é acabar com esse TEC,TEC...
Não é integral... carros com o controlTrack acionam a 4x4 sozinhos quando o sistema sente uma defasagem entre o cardã dianteiro e traseiro que indicaria uma derrapagem. Se esta travado primeiro desligue o chicote lá perto do motor que fica atrás da TCASE e veja se a situação se mantem... se desligar a tração é problema eletrico do acionamento... o rele da 4x4 deve estar travado.
segue o esquema eletrico para que vc possa seguir os fios.
Márcio T
01/04/2009, 13:57
BW4405 só tem nas explos com CONTROLTRACK... as outras usam BW1354 (ranger e troller inclusive com pequenas diferenças no tipo de sensor de velocidade)... eu nunca vi esse sistema de vacuo... até procurei quando desmontei a minha 97/98 inteira pra colocar a mecanica diesel mas não achei...
o que eu vejo em todas é uma embreagem magnetica DENTRO DA TCASE (fio marrom entrando perto da saida do cardã traseiro) que acopla e desacopla os cardãs para não forçar as engrenagens internas durante o acionamento... nas minhas os cardãs giram o tempo todo.
Olá, mak.
As BW1354 só nas Explorer até 94. Todas as Explorer V6 a partir de 95 usam a BW4405, mas as 95-96 tem este sistema de acoplamento à vácuo do semi-eixo dianteiro. Tanto em 2WD quanto em 4AUTO, o sistema de acionamento da TCase é automático, com a diferença que em 2WD o sistema de vácuo desacopla o semi-eixo dianteiro direito (lado do passageiro) - o que acaba por deixar o eixo "louco".
Se sua Explorer é 97/98, ela não tem mesmo este sistema e as opções são 4AUTO/4HIGH/4LOW, certo? O cardan dianteiro gira o tempo todo, mas por inércia da TCase.
BillieJoe, talvez o sistema de vácuo não esteja funcionando adequadamente (não sei se ele atua acoplando ou desacoplando). Verifique também a dica do mak sobre o acionamento elétrico.
Boa sorte.
Márcio
mak (SP/ZN)
01/04/2009, 17:48
Olá, mak.
As BW1354 só nas Explorer até 94. Todas as Explorer V6 a partir de 95 usam a BW4405, mas as 95-96 tem este sistema de acoplamento à vácuo do semi-eixo dianteiro. Tanto em 2WD quanto em 4AUTO, o sistema de acionamento da TCase é automático, com a diferença que em 2WD o sistema de vácuo desacopla o semi-eixo dianteiro direito (lado do passageiro) - o que acaba por deixar o eixo "louco".
Se sua Explorer é 97/98, ela não tem mesmo este sistema e as opções são 4AUTO/4HIGH/4LOW, certo? O cardan dianteiro gira o tempo todo, mas por inércia da TCase.
BillieJoe, talvez o sistema de vácuo não esteja funcionando adequadamente (não sei se ele atua acoplando ou desacoplando). Verifique também a dica do mak sobre o acionamento elétrico.
Boa sorte.
Márcio
O problema é que existem varios tipos de 1354 e ai vira uma baita confusão:
Para Ranger:
2000-2004 BW1354 Manual shift, rear circular flange, front cup yoke w/o speedo hole, w/o sensor hole
2000-2004 BW1354 (Electric Shift) rear circular flange, front cup yoke w/o speedo hole, w/o sensor hole, w/o shift on the fly
1998-2000 BW1354 (Electric Shift) rear circular flange, front cup yoke w/o speedo hole, w/o sensor hole,
1995-1998 BW1354 (Electric Shift) rear circular flange front fixed yoke with speedo hole, w/o sensor hole
1990-1995 BW1354 All (manual shift)
1990-1995 BW1354 (Electric Shift) with speedo hole, with sensor hole fixed front output yoke
Para EXPLORER:
1998-2001 BW4405 (Electric Shift)(front & rear speed sensor) torque on demand, front cup yoke rear circular flange w/o speedo hole
1998-2000 BW1354 (Electric Shift)rear circular flange front cup yoke w/o speedo hole, w/o sensor hole
1996-1998 BW4405 (Electric Shift)front cup yoke, rear circular flange torque on demand, front and rear speed sensor, speedo hole
1995-1998 BW1354 (Electric Shift)rear circular flange front fixed yoke with speedo hole, w/o sensor hole
1991-1995 BW1354 All (manual shift)
1998 BW4404 Viscous drive, front cup yoke, rear flat circular flange w/o speedo hole Includes new viscous coupler
1996-1997 BW4404 Viscous drive front and rear flat circular flange with speedo hole Includes new viscous coupler
1997 BW4404 Viscous drive, front cup yoke, rear flat circular flange w/speedo hole Includes new viscous coupler
1991-1995 BW1354 (Electric Shift) with speedo hole, with sensor hole fixed front output yoke
miguelcps
06/04/2009, 20:39
Boa Noite pessoal, aproveitando esse topico, gostaria de expor o problema da minha Explo, que é parecido com o que li aqui, ela é um 97/98 Auto 4x4, e qdo faço curvas para a esquerda bem devagar, se eu acelerar forçando ela para quase derrape as rodas traseiras, faz um kla kla kla kla kla na dianteira, seria as homocineticas (ou outro nome para esta peça) com problema?, porque só para o lado esquerdo?, o lado direito já testei e nao faz?, faz mesmo no 4x4 auto qto no 4x4 hight, grato pela ajuda, Miguel.
billiejoe
08/04/2009, 09:29
Miguel,
Aproveitando essa sua deixa, estive ontem numa oficina pra arrumar meu 4x4, e lá tinha uma explorer 96 com pneus aro 18, e o cara tava doido com um barulho na roda traseira. Os mecânico olharam e não acharam, fizeram de tudo, de trocar pneu até trabalhar na suspensão.
billiejoe
08/04/2009, 09:32
MAK,
Fui a um mecânico que me indicaram aqui em Brasília que trabalha com 4x4, e o cara achou de primeira o TEC..TEC. É o C.V do cardã dianteiro, o problema agora é pagar $1500 em um novo.
mak (SP/ZN)
08/04/2009, 16:03
MAK,
Fui a um mecânico que me indicaram aqui em Brasília que trabalha com 4x4, e o cara achou de primeira o TEC..TEC. É o C.V do cardã dianteiro, o problema agora é pagar $1500 em um novo.
tenho um cardã completo por R$1000.
Paguei R$800,00 no da Ranger 0Km e original Ford/Spicer, não sei se serve na Xplo. Comprei aqui (http://br.geocities.com/superpecas1/).
[]'s sem comissão...