Conectar

Ver Versão Completa : Explorer 98 4.0 4x4 Automática

Sérgio Ramos
30/03/2009, 17:32
Olá pessoal sou novo por aqui mas fiquei impressionado com a qualidade das dicas dadas pelos usuários.
Sou o feliz proprietário de uma Explorer 98 4.0 4x4 auto, carro com o qual sonhava há uns 10 anos.
Ela foi comprada no ano passado e logo me deu um problema de superaquecimento. Parecia ter sido a lateral do radiador rachada. Depois superaqueceu de novo, por conta de uma mangueira. Agora acho que o problema inicial é junta de cabeçote queimada, que será trocada esta semana.
Mas o carro tem alguns outros problemas que estão se apresentando aos poucos:
1) Depois que o carro esquenta e que rodo alguns quilômetros, ao virar a direção para qualquer dos lados faz um barulho como se fosse engrenagem mal encaixada (parece que vai quebrar). Um mecânico jã abriu e disse que a homocinética está OK. A homocinética da Explorer é a mesma da Ranger 4x4 V6 ?
2) Quando vou reduzindo a marcha, faz um barulho de fricção (parece que é no câmbio), que pára quando a velocidade fica bem baixa (parece que "desacopla" alguma coisa e para de fazer o barulho). Alguém tem algum palpite do que possa ser ?
3) Só no gás, às vezes, ao passar da 3a para a 4a dá uma esticada na embreagem e o câmbio dá uns "socos", principalmente quando vou diminuindo a velocidade. Pelo que li até agora pode ser que o câmbio não entenda bem o gás e não troca de marcha direito. Tem conserto ?
4) Alguém indica algum mecânico confiável para dar uma geral no câmbio (trocar óleo, filtro e o que mais for preciso...) ?
Por enquanto só lembro disso. Fico no aguardo de algum amigo dar as dicas. Abraços a todos !

billiejoe
30/03/2009, 17:50
Tive um problema desse mês passado, começou com uma marcha que não entrava e ficava fazendo um barulho como se fosse ferro com ferro e depois passou pra outras marchas no final gastei R$2.200 pra fazer a caixa reduzida por causa de um retentor. A caixa estava sem óleo.

mak (SP/ZN)
30/03/2009, 18:30
Olá pessoal sou novo por aqui mas fiquei impressionado com a qualidade das dicas dadas pelos usuários.
Sou o feliz proprietário de uma Explorer 98 4.0 4x4 auto, carro com o qual sonhava há uns 10 anos.
Ela foi comprada no ano passado e logo me deu um problema de superaquecimento. Parecia ter sido a lateral do radiador rachada. Depois superaqueceu de novo, por conta de uma mangueira. Agora acho que o problema inicial é junta de cabeçote queimada, que será trocada esta semana.
Mas o carro tem alguns outros problemas que estão se apresentando aos poucos:
1) Depois que o carro esquenta e que rodo alguns quilômetros, ao virar a direção para qualquer dos lados faz um barulho como se fosse engrenagem mal encaixada (parece que vai quebrar). Um mecânico jã abriu e disse que a homocinética está OK. A homocinética da Explorer é a mesma da Ranger 4x4 V6 ?
2) Quando vou reduzindo a marcha, faz um barulho de fricção (parece que é no câmbio), que pára quando a velocidade fica bem baixa (parece que "desacopla" alguma coisa e para de fazer o barulho). Alguém tem algum palpite do que possa ser ?
3) Só no gás, às vezes, ao passar da 3a para a 4a dá uma esticada na embreagem e o câmbio dá uns "socos", principalmente quando vou diminuindo a velocidade. Pelo que li até agora pode ser que o câmbio não entenda bem o gás e não troca de marcha direito. Tem conserto ?
4) Alguém indica algum mecânico confiável para dar uma geral no câmbio (trocar óleo, filtro e o que mais for preciso...) ?
Por enquanto só lembro disso. Fico no aguardo de algum amigo dar as dicas. Abraços a todos !

1 - Só olhando o carro... mas parece que a caixa de direção ai foi pras cucuia... a homocinética é a mesma da ranger argentina.
2 - Tua Tcase esta com um defeito classico de folga no pino de acionamento do garfo da HI/N/LO. Estamos bolando um esquema de consertar isso. em breve posto noticias...
3 - isso vc TEM que ver direito... pelo jeito é só a regulagem do GNV mas poupe seu CA disso e dirija com o pé um pouco mais leve...
4 - Infelizmente não tenho ninguem para indicar para esse tipo de serviço.

Sérgio Ramos
31/03/2009, 08:37
Olá Mak, isso quer dizer que a TCase tem que ser refeita ?
Quanto aos problemas de troca de marchas no CA, dirijo com o pé leve, mas não tem jeito. Só faz de vez em quando. Quando troca pra gasolina para de fazer. Passo pro gás de novo e fica um tempo sem fazer, até que começa novamente. Já li que o câmbio da 98 (que na realidade deve ter sido uma maquiada da Ford para vender as 97 encalhadas nos EUA, pois nem a própria Ford reconhece que exista 98 4.0 em seus catálogos de peças), além da questão do torque (GNV/Gasolina), é mais difícil de se adaptar ao gás porque também trabalha com sensores. Incrível mas nessa área de GNV tudo é muito no "achismo". Não consigo nenhuma informação com base técnica. Vc conhece algum forum sério sobre GNV ?

mak (SP/ZN)
31/03/2009, 14:02
Olá Mak, isso quer dizer que a TCase tem que ser refeita ?
Quanto aos problemas de troca de marchas no CA, dirijo com o pé leve, mas não tem jeito. Só faz de vez em quando. Quando troca pra gasolina para de fazer. Passo pro gás de novo e fica um tempo sem fazer, até que começa novamente. Já li que o câmbio da 98 (que na realidade deve ter sido uma maquiada da Ford para vender as 97 encalhadas nos EUA, pois nem a própria Ford reconhece que exista 98 4.0 em seus catálogos de peças), além da questão do torque (GNV/Gasolina), é mais difícil de se adaptar ao gás porque também trabalha com sensores. Incrível mas nessa área de GNV tudo é muito no "achismo". Não consigo nenhuma informação com base técnica. Vc conhece algum forum sério sobre GNV ?

Não é bem refeita... é um pino de acinamento que ganha folga e acaba deixando as engrenagem de acionamento mais afastadas que o normal. Embuchada a carcaça volta ao normal.
O CA da 98 tem 5 marchas... é o 5R55... e ele é meio sensivel na passagem da 4ª para a 5ª mesmo e isso vem dos 4R55 das 97... todas tem esse pequeno lag... ai junta a pequena perda de torque do GNV e o cambio se perde e fica trocando marcha o tempo todo.
Como isso é um detalhe especifico do carro as oficinas de CA já deswcem o cacete dizendo que não presta e tals... mas no final das contas é problema de ajuste do GNV mesmo. Se estiver com filtro, cabos de vela e velas em bom estado dá pra fazer um meio termo e reduzir esse Lag.
Não conheço forum de GNV... tive uma Rangola á GNV por pouco tempo. Agora estou de namoro com o diesel. ;-)

Sérgio Ramos
31/03/2009, 14:18
Esse reparo da TCase tem que ser feito em oficina de CA ?
Minha 98 é a 4.0 e em todo lugar teimam em dizer que só existe a 5.0 98, por isso acho que na realidade é uma 97 "requentada".

Orleans
31/03/2009, 15:12
Minha 98 é a 4.0 e em todo lugar teimam em dizer que só existe a 5.0 98, por isso acho que na realidade é uma 97 "requentada".

Sérgio,

Sim, eu recomendo fazer em oficina especializada em câmbio automático, lá geralmente eles sabem no que estão mexendo. Quando o assunto é Tcase da Explorer, em concessionária eu passo longe e oficinas para carros importados também.

Abraço.

mak (SP/ZN)
31/03/2009, 16:14

Tem uma oficina que faz isso aqui em SP... mas tem fila de espera.

Tem 98 V6 4.0 de monte rodando... eu mesmo tenho duas...

mak (SP/ZN)
31/03/2009, 16:16
Sérgio,

Sim, eu recomendo fazer em oficina especializada em câmbio automático, lá geralmente eles sabem no que estão mexendo. Quando o assunto é Tcase da Explorer, em concessionária eu passo longe e oficinas para carros importados também.

Abraço.

Um problema comum que estamos vendo... no lugar de ATF dextronIII andam colocando Oleo 90 nas tcases de ranger/explo... Fode tudo...

Orleans
31/03/2009, 17:06
Um problema comum que estamos vendo... no lugar de ATF dextronIII andam colocando Oleo 90 nas tcases de ranger/explo... Fode tudo...

Nas concessionárias, se deixar eles botam graxa grafitada e de quebra ainda inventam uma junta de R$1.000,00 para a carcaça.

No manual não descreve o tipo de óleo a ser usado?

Óleo de câmbio do fusca na Tcase é fda.

Sérgio Ramos
31/03/2009, 18:06
Eu não conheço nenhuma oficina de CA. Às vezes passo em frente a uma que fica em Jacarepaguá (acho que na Rua dos Artistas), mas não tenho referências. Alguém conhece / indica oficina de CA no Rio, Niterói ou Petrópolis ???

Márcio T
31/03/2009, 22:37
Olá, Sérgio.

Só depois que "esquenta e roda alguns quilômetros"? Frio funciona normal?

2) Quando vou reduzindo a marcha, faz um barulho de fricção (parece que é no câmbio), que pára quando a velocidade fica bem baixa (parece que "desacopla" alguma coisa e para de fazer o barulho). Alguém tem algum palpite do que possa ser ? Se a TCase tiver travado em 4x4, a caixa "ronca" quando desacelera. Verifique se realmente está travada.

3) Só no gás, às vezes, ao passar da 3a para a 4a dá uma esticada na embreagem e o câmbio dá uns "socos", principalmente quando vou diminuindo a velocidade. Pelo que li até agora pode ser que o câmbio não entenda bem o gás e não troca de marcha direito. Tem conserto? O câmbio 5R55E é totalmente eletrônico e não é muito "compatível" com o GNV. Há um problema crônico de patinar entre a 2ª e 3ª marchas (2-3 shift flare issue) que está relacionado à válvula EPC, muito sensível ao estado e à qualidade do fluido hidráulico. Trocar regularmente o óleo / filtro do câmbio é fundamental. Outro problema é que os internos deste câmbio exigem MERCON V, que não é muito fácil de encontrar e é bem mais caro. Nas próprias concessionárias Ford usa-se Texamatic, que não é recomendado nem pelo fabricante. O resultado é que, cedo ou tarde, começam a ocorrer falhas no câmbio.

Por enquanto só lembro disso. Fico no aguardo de algum amigo dar as dicas. Abraços a todos ! Um forista (klaus motta) usou e recomenda os serviços do Renê, na Niterói-Manilha.

A confusão é que as Explorer 97 4.0 fabricadas após OUT/97 são iguais às 98. Não é maquiagem, não.

Boa sorte.

Sérgio Ramos
01/04/2009, 13:38
Márcio, obrigado pelo interesse.
O problema nas rodas dianteiras só aparece depois de rodar bem.
Normalmente fica bem ruim quando chego em casa à noite e viro todo o jogo para entrar na garagem.
O carro agora está no mecânico para ver as juntas do cabeçote. Assim que for liberado vou ver se o sistema está travado em 4x4.
Aliás ainda não entendi como funciona o sistema 4x2/4x4.
Agora estou lembrando que uma vez testei o 4x4 low numa rua de terra e o barulho (crec-crec) ficou bem forte (dá pra sentir na direção). Não liguei mais o 4x4 Low.
Sou da "antiga escola" do Samurai, que tinha que mudar a roda livre manualmente, só engatar o 4x4 em terrenos que realmente o exigissem e com o carro parado, alavanca manual ... (ah que saudades do meu Samuraizinho !!!).
Quanto ao Renê, alguém saberia dar o telefone / endereço dele ?
abs a todos

Márcio T
01/04/2009, 14:12
O problema nas rodas dianteiras só aparece depois de rodar bem. Normalmente fica bem ruim quando chego em casa à noite e viro todo o jogo para entrar na garagem. Verificou o nível / aspecto do óleo da DH? Como o mak falou, pode também ser a caixa de direção.

Aliás ainda não entendi como funciona o sistema 4x2/4x4.
Agora estou lembrando que uma vez testei o 4x4 low numa rua de terra e o barulho (crec-crec) ficou bem forte (dá pra sentir na direção).

AUTO - Acionamento automático do 4x4 quando há diferença de rotação entre os eixos. HIGH - 4x4 constante
LOW - 4x4 reduzido

Para ter 4x2 "puro", é necessário fazer uma alteração no circuito e chavear o fio marrom que vai no acoplamento magnético, que é o responsável pelo acoplamento do 4x4.

Quanto ao Renê, alguém saberia dar o telefone
Tente enviar uma MP p'ro Klaus.

Boa sorte.

Luizinho
01/04/2009, 17:38
Telefone do Renê: 2710-3033, fica na Est. da Cachoeira, não sei o n°,(sai de São Francisco até Pendotiba).

O pessoal de Petrópolis leva em Juiz de Fora no Chuvisco: 32 3215-0575, 32 9987-1963

Sérgio Ramos
01/04/2009, 20:07
O CA da 98 tem 5 marchas... é o 5R55...

Mak, encontrei um forum só de Explorers (www.explorerforum.com) e um link para specs de todas as Explorers. Lá diz que a 98 4.0 OHC (160hp) tem o câmbio 4R70W 4sp Auto. O 5R55E 5sp Auto é específico da 98 4.0 SOHC (205hp). Isso confere ? Meu manual não está aqui mas no DUT a minha tem 160hp, por isso acho que é a OHC... estou confuso !!!

Sérgio Ramos
01/04/2009, 20:24
Corrigindo: realmente as 98 4.0 tanto OHV qto SOHC (nem sabia que exitia essa diferença) usam o 5R55E 5sp Auto. A tabela estava mal formatada.

mak (SP/ZN)
01/04/2009, 20:33
nunca vi explo com SOHC aqui...

gprezende
27/03/2010, 19:25
Senhores, estou com um problema no 4x4 auto da minha Explorer XLT Automatica ano 98 e gostaria de uma opnião de vc's. Recentemente troquei o motor de acionamento da reduzida achando que ia resolver todos os meus problemas de 4x4, em parte resolveu, mas agora tenho um problema que esta me tirando do sério, quando ela esta em 4x4 auto e eu entro em alguma estrada de terra cascalho ou mesmo lama ele aciona o 4x4 de acordo com a demanda, o problema é que quando volto para o asfalto(piso firme) o 4x4 continua engatado, noto isto pelo barulho, principalmente em curvas mais fechadas. Pra fazer desengatar é um sacrificio pois engato ré, fico trocando entre auto high para auto low e "quando ela quer" ela volta ao normal. Alguem tem alguma dica ou ja passou por problema semelhante?