Ver Versão Completa : Bomba Injectora Sportage
imoveisbranco
30/03/2009, 12:22
Sendo que não encontrei tópicos sobre o assunto abri este
A minha sportage esta fumaçando bastante, acredito que tem o debito da bomba mexido.
Encontrei na NET este tópico para mexer na bomba
Este final de semana estou com as mau na massa
http://eventos3d.com/landcruiser/index.php?topic=1401.15 (http://eventos3d.com/landcruiser/index.php?topic=1401.15)
Boa lama
Mattia
imoveisbranco
02/04/2009, 22:35
estava procurando um um aditivo para limpeza dos bicos injetores
e encontrei este produto http://www.orbiquimica.com.br/novidades.php?noticia=12 foi procurando a Composição Química e a base de Hidrocarboneto alifático foi procurando que e Hidrocarboneto alifático e não e outro que querosene :mrgreen:
assim comprei um litro de querosene e os bicos vai ser limpos
domingo de novo com a mau na massa,vou trocar óleo motor filtro óleo e filtro óleo diesel
Se vc não quer perder tempo nem dinheiro com aditivios, leve seu equipamento num local gabaritado para tal serviço. A regulagem de bicos depende de troca de componentes, como espaçadores e molas. A bomba tem de ser montada em bancada para medição dos valores de debito.
imoveisbranco
03/04/2009, 22:14
Se vc não quer perder tempo nem dinheiro com aditivios, leve seu equipamento num local gabaritado para tal serviço. A regulagem de bicos depende de troca de componentes, como espaçadores e molas. A bomba tem de ser montada em bancada para medição dos valores de debito.
acredito que os bicos esta bom
o motor esta com 1.500 Km
e a bomba com debito (foi feito o motor ma não a bomba que estava ja mexida)
devagar vou aprender a mexer nela também
imoveisbranco
04/04/2009, 14:15
hoje troquei o filtro do óleo diesel,o carro parecia que não queria mais andar :shock: depois de colocar querosene
tirei o filtro antigo..meu deus saiu lama dele :shock:
vou acabar com o tanque e vou trocar de novo
Júlio C. A. Santos
17/06/2009, 19:27
Pessoal,
A bomba injetora ta vazando diesel bem debaixo da mola do acelerador, existe algum reparo pra trocar sem ter que tirar a bomba do lugar? Pois é um local de fácil acesso nas Sportage diesel aspiradas. Não vou fazer uma geral na bomba injetora ainda, falta grana...:oops:
Abraço
CarlinBC
17/06/2009, 20:18
Pessoal,A bomba injetora ta vazando diesel bem debaixo da mola do acelerador, existe algum reparo pra trocar sem ter que tirar a bomba do lugar? Pois é um local de fácil acesso nas Sportage diesel aspiradas. Não vou fazer uma geral na bomba injetora ainda, falta grana...:oops:Abraço
Olá Julio...
Não entendo nada de bomba injetora mas, o que me dizem sempre que é, a peça mais importante nos nossos carros e por isso não é qualquer um que conserta. Inclusive existe uma aparelhagem própria para medir pressão, etc... Boa sorte nesta empreitada...
Abçs...
DouglasMac
30/06/2009, 00:00
Rapaz, esquece essa de querosene. Isso é receita velha, veneno!! Troque filtro de ar, filtro de diesel (boas marcas) e quando o SPT estiver frio, esperre a serpentina apagar e só ligue puxando o avanço (ao lado do puxador do capô) em 1500 RPM, vai ver como dimuniu a fumaça branca.
Outra, a cada posto seu SPT vai mudar de funcionamento de acordo com a qualidade do diesel. As TDI fumaçam mesmo, trabalham com o ponto adiantado e os bicos abertos, lembre-se que é um 2.0 empurrando um bom peso. Foi a receita da Kia para esse motor rodar 400.000 KM sem problema.
O meu tá com 130.000 KM e nada de sinais de desgaste ou perda de potencia.
Só alegria e se ajudei, bão de + sÔ!!!
Veja, fazer o motor nao quer dizer nada!
Vc pode fazer qq coisa...pode ser parcial, tudo com cabeçote, tudo sem cabeçote, bomba e bicos e por ai vai.
As sports fumaceiam pq estão dentro dos padroes antigos de regulagem. isso pode esquecer que com essa bomba fraquinha ai nunca será resolvido. pode ser que a sua esteja bastante que é outro caso. As aspiradas fumam mais...
Júlio C. A. Santos
02/07/2009, 01:12
Nava,
Sportage diesel aspirada fuma...
Menos a minha, que ta fumando pouco e gastando pouco porque estou usando aquela hélice na mangueira do ar, o "VT" que ninguém acredita que funciona. Mas se pisar forte fuma um "pouquinho" mais, como você disse são padrões antigos de regulagem, não ha o que fazer. Um motor diesel antigo que quase não fuma... Não é pedir demais galera? hehehe!
Abraço
Até agora nao sei o q é esse vt, vale transporte?
Júlio C. A. Santos
02/07/2009, 20:37
É o polêmico "Velocity Tuner"...
ue, a minha tem desse negocio na saida do filtro de ar...mas isso é normal.
Júlio C. A. Santos
02/07/2009, 22:45
Nava,
A Sportage a gasolina já tem essa hélice? Ta aí, isso é uma prova que o "VT" funciona, se vc tirar vai perder uns 3 ou 5 cv de potência. O problema é que as diesel aspiradas não tem o "VT", por isso instalei, o motor melhora no consumo e na potência (mais torque).
Abraço
Júlio C. A. Santos
25/07/2009, 19:57
Pessoal,
Nesta semana levei minha Sportage no bombista para resolver um problema de vazamento de diesel. O diesel vazava pela mola do acelerador. No momento eu não tinha “aquela” grana para fazer uma revisão geral na bomba, então o que fazer? Resolvi conversar com o Miguel(Maat) sobre o vazamento, ele é bombista. Conversei muito com ele no MSN, e aprendi muito sobre a bomba injetora das Sportages. Miguel explicou que já apareceram algumas Sportages e Bestas com esse problema e que isso é fácil resolver, é só trocar uma bucha que fica no eixo do acelerador. Alguns bombistas tentaram me enrolar dizendo que para resolver esse vazamento seria necessário retirar a bomba do lugar e trocar tudo que estiver com desgaste, custaria de R$ 1.000,00 á R$ 2.800,00. Aí descobri que a 46 km de casa tem uma oficina especializada em bombas injetoras que presta serviços para as concessionárias Toyota, Mitsubishi, Kia, Hyundai, MWM, etc. Acabei descobrindo que é a melhor oficina de bombas injetoras do norte de Santa Catarina. Nunca vi oficina igual, as máquinas de testes (todas da marca Bosch) vieram diretamente da Alemanha e existem apenas dez em todo o Brasil. Mas então? O que será que vão dizer sobre o vazamento da minha Sportage? Cheguei lá na oficina e o bombista falou a mesma coisa que o Miguel, que seria necessário trocar uma bucha, mas no meu caso foi preciso refazer o eixo do acelerador no torno. Moral da história: Para resolver o problema gastei R$ 180,00, graças ao Miguel que me deu dicas importantíssimas. Lembrando que nada substitui uma revisão geral na bomba, vou fazer a revisão em poucos meses, pelo menos vai ser uma coisa a menos pra fazer na revisão.
Abraço :concordo:
Personal,
Esta semana llevé mi Sportage en el bombista para resolver un problema de fuga de diesel. El diesel vaciaba por la mola del acelerador. En el momento yo no tenía “aquella” grana para hacer una revisión general en la bomba, entonces lo que hacer? Resolví conversar con Miguel(Maat) sobre la fuga, él es bombista. Conversé mucho con él en el MSN, y aprendí mucho sobre la bomba injetora de las Sportages. Miguel explicó que ya aparecieron algunas Sportages y Bestas con ese problema y que eso es fácil resolver, es sólo intercambiar una bucha que queda en el eje del acelerador. Algunos bombistas intentaron me enrolar diciendo que para resolver esa fuga seria necesario retirar la bomba del lugar e intercambiar todo que ande con desgaste, costaría de R$ 1.000,00 á R$ 2.800,00. Ahí descubrí que a 46 km de casa tiene una oficina especializada en bombas injetoras que presta servicios para las concessionárias Toyota, Mitsubishi, Hyundai, MWM, etc. Acabé descubriendo que es la mejor oficina de bombas injetoras del norte de Santa Catarina. Nunca vi escritório igual, as máquinas de declares (todas dá marca Bosch) vieram diretamente dá Alemanha e existem mal dez em todo ou Brasil. Pero entonces? O que será que van a decir sobre o fuga da mi Sportage? Llegué allá en el taller y el bombista habló la misma cosa que Miguel, que sería necesario intercambiar una bucha, pero en mi caso fue preciso rehacer el eje del acelerador en el hago. Moral de la historia: Para resolver el problema gasté R$ 180,00, gracias a Miguel que me dio dicas importantíssimas. Acordando que nada sustituye una revisión general en la bomba, voy a hacer la revisión en pocos meses, por lo menos va a ser una cosa a menos para hacer en la revisión.
Abrazo :concordo:
imoveisbranco
08/08/2009, 12:31
Boa tarde
Estou com um problema!!!!!!!
Faz 2 semanas que o meu carro aumenta o giro parado ate 1200/300 sem motivos e parece desregulado
Ontem foi trocar todos os filtros e óleo do motor e o mecânico me fez notar que o filtro do óleo combustível estava cheio de água e também com ferrugem no interno (troquei com 5000Km)
Que pode ter acontecido?
Mattia
imoveisbranco
08/08/2009, 13:37
Alguém sabe dizer o que e’ este?
A que serve e como funciona?
Mattia
oi colega tudo bom ,ante que nada el Sro vai ter que lavar el tanque de combustivle com agua quente,logo acada 60 lt de combustivle vote 1 lt de oleo lubrificante de cualquier marca pode de oleo .obs el oleo nao permite que el zinebre nao descole das parede do tanque,ademas ajuda a lubrificar la bomba e los vicos,un abraço
Para imoveisbranco:
Se tem uma Sportage TDI, é proibido mexer na bomba em casa, ela é electrónica. Pelo menos é assim na Europa. Quanto aos problemas de falhas e aumento de rotação, experimente "abanar" à mão as cablagens do motor e verifique as ligações à centralina do carro que fica debaixo do porta luvas por detrás da forra do chão.
P.S: Evite usar fotos que não são suas sem pedir antes.
Cumprimentos
imoveisbranco
09/08/2009, 18:53
Para imoveisbranco:
Se tem uma Sportage TDI, é proibido mexer na bomba em casa, ela é electrónica. Pelo menos é assim na Europa. Quanto aos problemas de falhas e aumento de rotação, experimente "abanar" à mão as cablagens do motor e verifique as ligações à centralina do carro que fica debaixo do porta luvas por detrás da forra do chão.
P.S: Evite usar fotos que não são suas sem pedir antes.
Cumprimentos
1°: a minha sportage não e eletrônica
2°: estava com pressa e peguei as primeiras fotos que encontrei tendo presente que não tinha nada que possa invadir o abusar da privacy alheia
3° peço desculpa igualmente, mesmo sabendo que não precisaria.
Mattia
agora quem está curioso sou eu, dá pa tirar foto da bomba injectora da sua sportage, a única coisa que dá para fazer na minha é adiantar ou atrasar... como é que faz afinação de gasóleo mecanicamente?
ALEXANDRE MIETTI
11/08/2009, 00:22
ue, a minha tem desse negocio na saida do filtro de ar...mas isso é normal.
Fala Nava, vc disse que a sua tem o V.T. na saída do filtro?
Tá antes do Sensor MAF?
Dá pra postar uma foto?
Só estou 2 meses atrasado no tópico rs rs rs...:oops:
imoveisbranco
11/08/2009, 08:25
Boa tarde
Estou com um problema!!!!!!!
Faz 2 semanas que o meu carro aumenta o giro parado ate 1200/300 sem motivos e parece desregulado
Ontem foi trocar todos os filtros e óleo do motor e o mecânico me fez notar que o filtro do óleo combustível estava cheio de água e também com ferrugem no interno (troquei com 5000Km)
Que pode ter acontecido?
Mattia
Espero que esta experiência serva para ajudar outros
o problema da falha era na bomba,a semana passada trocando todos os filtro e o óleo motor,o meu mecânico notou que o filtro do combustível estava enferrujado no interno,esta ferrugem passou na bomba e entupiu e corroeu muita partes da bomba
eu não fiz a drenagem da água periodicamente e agora preciso fazer a bomba :confused: :parede:
Mattia
MarcSport
11/08/2009, 11:40
Espero que esta experiência serva para ajudar outros
o problema da falha era na bomba,a semana passada trocando todos os filtro e o óleo motor,o meu mecânico notou que o filtro do combustível estava enferrujado no interno,esta ferrugem passou na bomba e entupiu e corroeu muita partes da bomba
eu não fiz a drenagem da água periodicamente e agora preciso fazer a bomba :confused: :parede:
Mattia
Eu nunca drenei o filtro e sempre que o troco ele está sem água, algum local onde abasteceu tinha tinha diesel de má qualidade.
imoveisbranco
11/08/2009, 14:46
Eu nunca drenei o filtro e sempre que o troco ele está sem água, algum local onde abasteceu tinha tinha diesel de má qualidade.
Sem duvida
Mas seria bom drenar de vez em quando,pode custar caro :parede:
MarcSport
11/08/2009, 15:17
Sem duvida
Mas seria bom drenar de vez em quando,pode custar caro :parede:
A Sportage tem um sensor que indica que o filtro está saturado e precisa de drenagem, hoje mesmo que eu abra o dreno do filtro não sairá água, somente diesel.
imoveisbranco
11/08/2009, 17:09
A Sportage tem um sensor que indica que o filtro está saturado e precisa de drenagem, hoje mesmo que eu abra o dreno do filtro não sairá água, somente diesel.
E seguinte
Eu não duvido que na sua sportage só sai óleo diesel,mas basta uma vez que você precisa abastecer em um posto que não conhece e tem óleo diesel e adulterado se você não drena o dano esta feito
Na minha também acreditava que só ia sair só óleo diesel, mas agora esta no bombista
Acabei de falar com o bombista para telefone sobre o sensor, e falo que não e confiável.
Melhor uma vez por semana drenar
A dica para todos nós foi dada, agora que não quer drenar para mim não tem problema.
Abraço
Mattia
TRADUÇÃO: ...agora, quem não quiser drenar, para mim não haverá problema.
O problema será de quem então?
DouglasMac
11/08/2009, 22:16
Marcelo, também não acumula água no filtro diesel do meu SPT, mas é lei drenar de quando em vez. Vai que dá um azar!?:putz:
LAMA!!
MarcSport
11/08/2009, 22:41
Marcelo, também não acumula água no filtro diesel do meu SPT, mas é lei drenar de quando em vez. Vai que dá um azar!?:putz:
LAMA!!
Douglas e Mattia
Eu não disse que não se deve drenar e sim que nunca drenei.
O sensor do sedimentador funciona bem
A cada troca de filtro meu bombista faz a checagem do sensor e a menos que dê defeito entre trocas está ok.
Quando se drena e existe a presença de água, vê-se que tinha combustível de má qualidade, o problema é que esse diesel já passou pela bomba e pelo motor.
Eu troco o filtro religiosamente a cada 5000 km e nunca encontrei água nele.
O problema que o Mattia falou era de ferrugem, que com certeza não foi gerada no filtro.
DouglasMac
12/08/2009, 09:32
Marcelo, tá certo.
O Mattia deve ter deixado muito tempo sem troca do filtro, a ferrugem veio de outro lugar e etc.
Drenar de quando em vez, isso para garantir o sistema.
Observe que o funcionamento até muda, o funcionamento fica mais "redondo".
LAMA!!
imoveisbranco
12/08/2009, 10:19
Marcelo, tá certo.
O Mattia deve ter deixado muito tempo sem troca do filtro, a ferrugem veio de outro lugar e etc.
Drenar de quando em vez, isso para garantir o sistema.
Observe que o funcionamento até muda, o funcionamento fica mais "redondo".
LAMA!!
Eu troquei o filtro com 5000 km e a especificações da Kia falam de trocar com 10.000
E o filtro estava tudo enferrujado no interior devido a acumulo de água seguido a abastecimento com óleo diesel adulterado
Abraço
Mattia
Marcus Pereira
12/08/2009, 13:45
Sempre troquei o filtro do diesel com 10.000Km mas nunca me preocupei em conectar o sensor do mesmo, até porque o conector do filtro (tecfil psc996) é diferente do conector do chicote da viatura. (TDI 2003 )
perguntas:
1 - Esse alarme que o Marcelo citou fica no painel da viatura?
2 - Esse sensor quando gera alarme, significa "filtro sujo" ou "presença de água" ?
3 - Quem utiliza o sensor, trocou o conector original do chicote ou existe algum filtro nacional com conector compatível?
Esse infortunio do Mattia me motivou a reativar o tal alarme.
sds,
obs esta bomba foi comtaminada por combustivle ruin e el cliente relaxado
Eu troquei o filtro com 5000 km e a especificações da Kia falam de trocar com 10.000
E o filtro estava tudo enferrujado no interior devido a acumulo de água seguido a abastecimento com óleo diesel adulterado
Abraço
Mattia
De tanto vocês falarem, troquei hoje o filtro.
Aparentemente estava normal, mas como não sabia quando tinha sido trocado antes de eu comprá-la, achei aconselhável fazer isto.
R$ 40,00 o filtro e, R$ 20,00 o serviço, com a adaptação do chicote do sensor.
Depois de trocado, só fiquei ouvindo o motor e a ventoinha funcionando. Côsa linda!:concordo:
DouglasMac
19/08/2009, 01:21
Tá apaixonado o rapaz, bommmm!!! Seu SPT é de uma excelente "fornada", um dos melhores. CUIDA!
Esse bixin atrai pela simplicidade, qualquer mexida ele agradece.
LAMA!!
Tá apaixonado o rapaz, bommmm!!! Seu SPT é de uma excelente "fornada", um dos melhores. CUIDA!
Esse bixin atrai pela simplicidade, qualquer mexida ele agradece.
LAMA!!
Apaixonado mesmo!:concordo:
Voltando àquela profícua discussão, é "seu" sportage ou "sua" sportage?:pensativo:
DouglasMac
19/08/2009, 23:41
Vou esperar o Júlio traduzir sua msg, depois de saber, te respondo...hehehe!!!:palmas:
Brincadeira, seguinte: quando tô acelerando fundo, metendo o ferro = MINHA SPORTAGE!!! Afinal, tô lá dentro metendo o ferro.:concordo:
Parado e estacionado = MEU SPORTAGE, Afinal tô fora e distante.
Gostou?
Faz uma pergunta + difícil aí.:pipoca:
LAMA!!
Vou esperar o Júlio traduzir sua msg, depois de saber, te respondo...hehehe!!!:palmas:
Brincadeira, seguinte: quando tô acelerando fundo, metendo o ferro = MINHA SPORTAGE!!! Afinal, tô lá dentro metendo o ferro.:concordo:
Parado e estacionado = MEU SPORTAGE, Afinal tô fora e distante.
Gostou?
Faz uma pergunta + difícil aí.:pipoca:
LAMA!!
Ou seja, MEU sportage está lá fora, no estacionamento mas, estou pensando na MINHA sportage, certo?:mrgreen:
Profícuo e inefável debate, mormente em tópico sobre bomba injetora!!
Douglas, daqui há pouco vamos levar bronca, tanto dos experts quanto dos novatos por essa conversa.
Mas, tudo bem. Já tô vacinado:grin:
Abraço.
marcelohmuller
05/01/2012, 11:02
Pessoal, vocês sabem qual é o fabricante e modelo da Bomba Injetora Diesel da Sportage Turbo Intercooler 2002.
Abraços
eduardommelo
29/04/2012, 22:15
Galera, minha SPT 2.0 TDi ta com uma zuada na parte de cima, um barulho bem alto na parte de cima do motor e fumaçando preto com ela funcionando normal sem acelerar, se acelerar é que fumaça mesmo. Um dia antes mandei fazer uma revisão nela, troquei correia dentanda, correia do alternador e do hidráulico, os retentores das polias, os dois filtros de óleo e de ar e o óleo do motor, pior que ela ficou bem disposta, andei com ela e tudo parecia normal, no outro dia dei uma saida e ela atingiu a temperatura normal antes do tracinho do meio, quando paro no sinal escuto um barulho diferente, logo encostei o carro, desci e verifiquei água do radiador, óleo do motor e as correias, tudo normal, mas percebi que ta com um vazamentozinho de óleo diesel na bomba injetora, coisa pouca mas ta melando. Sinceramente não sei oq é isso, alguém pode me falar antes que eu chame um mecanico pra olhar, pra eu já ficar por dentro do assunto! Obrigado.
eduardommelo
02/05/2012, 15:58
Já foi resolvido!
rpetrucci
03/05/2012, 13:00
Onde fica o sensor de serdimentação ? O meu filtro tem, mas não conectaram o plug, procurei por algum prug na volta solto e não encontrei nenhum...:putz:
eduardommelo
03/05/2012, 20:20
Coloquei o filtro novo agora, não tem nem 100km, mas onde eu extraio essa água que acumula?
MarceloViacelli
29/05/2012, 19:00
Boa noite Pessoal do 4x4, estou cadastrado Hà algum tempo aqui, mas pouco postei, Porém neste final de semana troquei minha SPT 98/99 Gasol por uma SPT TDI 2001, e trouxe ela do Paraná até Porto Alegre no RS, fiz 800Km com ela carregada, peso equivalente à 5 Adultos. Percebi que ela fazia bastante fumaça preta, principalmente subindo com giros perto dos 3,5k em 4ª pra manter os 80Km/h.
Pergunto é normal? Meu pai que era o dono dela anteriormente fez todas as manutenções quie existia, inclusive a troca da turbina e percebi também que sairão alguns pingos de óleo pela vareta, sinceramente menos que uma colherinha de chá a temperatura nunca passou de se aproximar do meio até baixava, o Ar ligado o tempo todo... podem me dar uma luz de por onde posso começar à revisar ela? e aqui em PoA-RS, onde tem alguem que poderia ser confiavel?
Grato. seguem fotos da pérola negra :)
350234 350235
Marcus Pereira
29/05/2012, 21:59
Marcelo, to estranhando esses números de giro e velocidade que vc citou, minha TDI 02/03 quando está com 3 mil giros mantem a velocidade de 110 km/h. Para manter 80 Km/h preciso de 2,5 K rpm.
Marcus Pereira
29/05/2012, 22:01
Completando: os números que citei se referem à 5 marcha.
eduardommelo
30/05/2012, 07:57
Boa noite Pessoal do 4x4, estou cadastrado Hà algum tempo aqui, mas pouco postei, Porém neste final de semana troquei minha SPT 98/99 Gasol por uma SPT TDI 2001, e trouxe ela do Paraná até Porto Alegre no RS, fiz 800Km com ela carregada, peso equivalente à 5 Adultos. Percebi que ela fazia bastante fumaça preta, principalmente subindo com giros perto dos 3,5k em 4ª pra manter os 80Km/h.
Pergunto é normal? Meu pai que era o dono dela anteriormente fez todas as manutenções quie existia, inclusive a troca da turbina e percebi também que sairão alguns pingos de óleo pela vareta, sinceramente menos que uma colherinha de chá a temperatura nunca passou de se aproximar do meio até baixava, o Ar ligado o tempo todo... podem me dar uma luz de por onde posso começar à revisar ela? e aqui em PoA-RS, onde tem alguem que poderia ser confiavel?
Grato. seguem fotos da pérola negra :)
350234 350235
Se quando você puxa a vareta do óleo ele fica respingando, colocando óleo para fora, é porque ta passando compressão pro cárter. Tem um produto que é colocado junto com o óleo do motor, para que isso amenize, é da bardal, vou pesquisar aqui e te passo!
MarceloViacelli
30/05/2012, 11:51
Em quinta marcha também mantive entre 100 e 110Km/h, dependendo do terreno, e como se tratava de serra, divisa entre SC e RS, ahei que estivesse satisfatório... mas oque me preocupa é a fumaça preta quando o giro passa dos 2,5K, não chega à ser extremo mas atrapalha quem tenta ultrapassar... neste sabado vou levar ela pro Meu Mecânico e ver oque está acontecendo. Conversei com um dono de uma TDI 2001 igual à minha e ele disse que não faz fumaça, nem quando usa TURBO... fiquei preocupado.. mas o barulho do motor é bem baixinho e só ouço a Admissão de ar.. é muito legal.. vou tirar umas fotos do motor e posto aqui pra ver a opinião da galera. Valeu ;)
MarceloViacelli
30/05/2012, 12:09
Bom dia Pessoal aqui estão as fotos do motor.. deêm suas opiniões. grato :)
350340350341350342350343350344350345
MarceloViacelli
30/05/2012, 15:51
Já foi resolvido!
Olá eduardo, você chegou à identificar o problema? pode me dar mais informações de como resolveu? dá uma olhada nas fotos do meu motor e vê se é parecido com o problema que você teve... Grato.
MarceloViacelli
31/05/2012, 13:41
Não fica respingando... não que eu perceba e observei por uns 5 minutos.. sem acelerar muito.. creio que seja quando o motor é um pouco mais exigido... aguardo o nome do produto. muito obrigado. :)
DouglasMac
31/05/2012, 23:17
Ô Marcelo, e essa sujeira na parte interna do capô? Se for óleo, tá jogando muito...compressão passando pelos áneis para o Carter.
EROSÃO!!
MarceloViacelli
01/06/2012, 17:11
Ô Marcelo, e essa sujeira na parte interna do capô? Se for óleo, tá jogando muito...compressão passando pelos áneis para o Carter.
EROSÃO!!
Está tudo seco, acho que o dono anterior deve ter feito o motor.... mas vou dar uma atenção maiora isto também.. olha as fotos, com exceção da vareta o restante só está meio empoerado :oops:
350715
fiz uma descoberta ontem de noite:
Meu pai me mandou um litro de óleo junto daí olhando aqui no fórum, uma discussão bem acirrada quanto ao tipo de óleo, decidi usar o 15w 40, PORÉM o Óleo que meu pai me enviou é este:
350716350717
Oque vocês acham devo trocar todo o óleoa dela?
E também hoje amanheceu meio friozinho aqui em Poa/RS, notei que com o motor frio ela quase não faz fumaça, mas quando chega alí perto do 1/4 do marcador de temperatura ela começa a fumacear... tem alguma relação com o tipo do óleo? :-|
Grato pela sua sapiência. :computador:
Wellington Fernando
09/06/2012, 17:15
Cara a minha se ficar acelerando ela parado, acelerando mesmo sai muita fumaça de sujar o chão, andando quando o turbo enche entre 2,5 e 3 mil giros ela funaceia bem, mas quando puxa, 2 mecanicos e o bombista disseram que elas fumaceião mesmo, e o bombista disse que se ele tirasse a fumaça eu não conseguiria andar com ela, uma revisão diminuiria a fumaça mas não acabaria com ela, falou que o sistema delas é antigo e de injeção direta de diesel, a minha é 99, o projeto deve ser bem mais antigo, nessa época n tinha muita preocupação com poluição.
DouglasMac
09/06/2012, 22:55
Só uso 15/40 desde novo, tá com 193.000Km numa boa!! Sportage sem fumaça só se for a gasolina,
EROSÃO
MarceloViacelli
11/06/2012, 14:50
Cara a minha se ficar acelerando ela parado, acelerando mesmo sai muita fumaça de sujar o chão, andando quando o turbo enche entre 2,5 e 3 mil giros ela funaceia bem, mas quando puxa, 2 mecanicos e o bombista disseram que elas fumaceião mesmo, e o bombista disse que se ele tirasse a fumaça eu não conseguiria andar com ela, uma revisão diminuiria a fumaça mas não acabaria com ela, falou que o sistema delas é antigo e de injeção direta de diesel, a minha é 99, o projeto deve ser bem mais antigo, nessa época n tinha muita preocupação com poluição.
Boa tarde, obrigado amigos, fiz alguns teste de estrada, e realmente o òleo estava muito fino, troquei todo ele(o Óleo)) e o filtro e estou usando o 15w - 40, faz fumaça, mas bem menos, e o mecanico pediu pra eu levar ela num BOMBISTA.. vou ter que achar um aqui em Poa/RS alguem indica??
MarceloViacelli
11/06/2012, 14:51
Só uso 15/40 desde novo, tá com 193.000Km numa boa!! Sportage sem fumaça só se for a gasolina,
EROSÃO
Pior Douglas.. hehehe parece qué só assim mesmo :)
eduardommelo
18/06/2012, 01:17
Boa tarde, obrigado amigos, fiz alguns teste de estrada, e realmente o òleo estava muito fino, troquei todo ele(o Óleo)) e o filtro e estou usando o 15w - 40, faz fumaça, mas bem menos, e o mecanico pediu pra eu levar ela num BOMBISTA.. vou ter que achar um aqui em Poa/RS alguem indica??
Marcelo, tudo indica que esteja passando a compressão para o carter, com isso ela fica jogando óleo pela vareta e forçando os retentores tbm. Tem um produto se eu naum me engano é da bardal, ele deixa o óleo mais viscoso, fazendo com que ele mesmo com a compressão jogada para o carter ele naum espirre óleo para esses lugares. A minha quando eu puxo a vareta com o motor na temperatura normal ele fica jogando óleo, nesse caso vou colocar esse produto tbm ou usar um óleo mais grosso. Também me falaram que a bomba injetora está jogando muito combustível, vou levar para um mecanico dá uma regulada nela, a minha ta fumaçando tbm quando chega perto dos 3 mil giros, ou antes disso quando vc pisa da metade até o fundo do acelerador, ae vem aquela fumaça preta, subindo ladeira nem se fala hehehehe
DouglasMac
18/06/2012, 12:07
Troller, Bandeirantes e outras viaturas fazem fumaça e ninguem se preocupa...alguns casos aqui realmente é defeito/regulagem. Mas, não se esqueçam que os SPT TDI, tem bomba aberta para poder render a pouca cavalaria. Todos que regulam para economia e menos fumaça dão "pau". SPT TDI tem de dar fumaça, oras!!! Olhem Troller de bomba aberta pra ver, um tucho de fumaça maior que SPT.
Abraço.
MarceloViacelli
20/06/2012, 13:40
Troller, Bandeirantes e outras viaturas fazem fumaça e ninguem se preocupa...alguns casos aqui realmente é defeito/regulagem. Mas, não se esqueçam que os SPT TDI, tem bomba aberta para poder render a pouca cavalaria. Todos que regulam para economia e menos fumaça dão "pau". SPT TDI tem de dar fumaça, oras!!! Olhem Troller de bomba aberta pra ver, um tucho de fumaça maior que SPT.
Abraço.
Resolvido, o "Respiro" tava entupido, tudo limpo direitinho e óleo SAE 15w-40 tá rodando direitinho, não faz nem a metade da fumaça que fazia antes e tá rodando bem mais suave.. dá pra dizer que é um 1.6 redondinho ;)
MarceloViacelli
20/06/2012, 14:32
Poius é, estave mesmo só que não respingava na Vareta mas quando tirava a tampa do óleos tinha bastante pressão, então o Mecanbico sinalizou que devia haver algum entupimento as mangueiras do "Respiro" ou "Suspiro" (acheique era um doce ahuahsuahs) estava entupidas trocamos elas e ficou tudo bem, não sei bem o preço póis eu atendo a oficina dele na parte de Informatica e ele atende meus carros na parte de Mecanica. Boa Lama Senhores a minha ´pe mal acostumada só anda no Asfalto ;)
clairton castro
17/01/2013, 09:38
Pessoal, a uns 03 meses atras, mandei dar uma revisão na bomba injetora, o bombista fez a revisão e falou que a bomba estava com pouca pressão e os bicos injetores com muita pressão, achei que ela estava comsumindo um pouco, ele disse que colocou ela com valores de tabela, pois não existe valores especificos para a bomba da Sportage. Depois disso ela ficou castanhando, antes não estava, comentei com ele sobre isso, ele disse que se adiantar ou atrasar (não me lembro) a bomba, esse barulho some, mas fumaceia demais. Comentei com meu mecanico esse barulho, ele disse que se mexer e tirar esse barulho ela fica falhando, teria que levar ao bombista para retirar a bomba e fazer um novo ajuste, mas que esse barulho não tem problema nenhum, que poderia deixar assim, mas o bombista disse que não precisa tirar, pois não ficaria falhando e sim fumaceando demais. Eu acho que ela ficou economica, fiz uma pequena viagem até a praia, no total de 370 Km, e ela fez 13,79 Km/L, com velocidade entre 80Km e 100Km O que vocês acham ou sugerem? Obrigado.
RAMILTON
02/02/2013, 17:35
Pessoal, a uns 03 meses atras, mandei dar uma revisão na bomba injetora, o bombista fez a revisão e falou que a bomba estava com pouca pressão e os bicos injetores com muita pressão, achei que ela estava comsumindo um pouco, ele disse que colocou ela com valores de tabela, pois não existe valores especificos para a bomba da Sportage. Depois disso ela ficou castanhando, antes não estava, comentei com ele sobre isso, ele disse que se adiantar ou atrasar (não me lembro) a bomba, esse barulho some, mas fumaceia demais. Comentei com meu mecanico esse barulho, ele disse que se mexer e tirar esse barulho ela fica falhando, teria que levar ao bombista para retirar a bomba e fazer um novo ajuste, mas que esse barulho não tem problema nenhum, que poderia deixar assim, mas o bombista disse que não precisa tirar, pois não ficaria falhando e sim fumaceando demais. Eu acho que ela ficou economica, fiz uma pequena viagem até a praia, no total de 370 Km, e ela fez 13,79 Km/L, com velocidade entre 80Km e 100Km O que vocês acham ou sugerem? Obrigado..
Bom dia,boa tarde,boa noite á todos do Fórun e aos que ñão participam,mas que leêm os TÓPICOS,inclusive eu que á muito tempo venho acompanhando e aprendendo muito.Tenho um SPORTAGE TDI 2003 e já passei por alguns problemas que muitos passaram e quero dar minha parte de contribuição referente á BOMBA INJETORA onde fiz a revisão c/ troca de componentes e regulagem.Da mesma forma ficou castanhando e depois de 2 dias retornei ao BOMBISTA e simplesmente foi verificado que o erro tava na instalação.assim folgaram os parafusos de fixação e recolocaram e acabou o barulho.Abraço á tds
Henriquemix
06/04/2013, 22:51
É o polêmico "Velocity Tuner"...
Olá Vc saberia me dizer onde encontrar o VT , para a Sportage a diesel ?
Grato !!!
oi clairton,acredito que el bombista nao esta falando la verda si ten plano de teste para esas bomba de sportage , e si nao me equiboco pudo aver ficado com pressao de carcasa ou fora de ponto la bomba ok abraço
clairton castro
08/04/2013, 13:20
oi clairton,acredito que el bombista nao esta falando la verda si ten plano de teste para esas bomba de sportage , e si nao me equiboco pudo aver ficado com pressao de carcasa ou fora de ponto la bomba ok abraço
Sr. MAAT, obrigado pela atenção.
Pessoal de Curitiba, sabem de algum bombista de confiança, onde eu possa levar ela para verficar? Pois não quero levar em qualquer lugar. Obrigado.
Djalma colombo
08/04/2013, 23:33
Clairton, dá uma passada na Janinski ali no Tarumã próximo ao viaduto sentido pinheirinho, o pessoal fez a do busão do colégio, um scania, ficou 100% e não são careiros!
Fastjack
21/05/2013, 10:51
LAMA!!
No manual diz que é possível drenar água do sistema soltando um pouco o topo da bomba de combustível e bombeando o topo dela algumas vezes, lá diz que deve ser feito de vez em quando e que um dos sintomas pode ser um pouco de dificuldade ao ligar o motor e fumar mais. Isso para a bomba de combustível, mas fazendo isso de de vez em quando será que evita acumulo de água no filtro?
Marcus Pereira
21/05/2013, 17:33
Fastjack, esse procedimento de abrir no topo e bombear é para eliminar qualquer eventual ar no circuito do diesel, para eliminar a água acumulada, é preciso abrir a válvula de purga situada na base do filtro (em baixo). Note que nem todos os filtros (depende do fabricante) tem essa válvula de purga. O filtro Tecfil que uso tem além da válvula de purga, um sensor que gera um sinal elétrico para o alarme de presença de água no painel da viatura.
Fastjack
23/05/2013, 11:14
Legal e esse sensor têm lugar para já ligar ele na viatura ou precisa fazer um uma instalação?
Valeu pelos esclarecimentos.
Marcus Pereira
26/05/2013, 18:56
Procure próximo ao filtro de diesel e vc deverá encontrar um terminal de rabicho elétrico com um conector pronto para acoplar no cabinho do sensor do filtro, na minha viatura o conector original é de um modelo diferente do que normalmente vem nos filtros da Tecfil, é possível fazer uma adaptação.
Henriquemix
27/05/2013, 08:21
Procure próximo ao filtro de diesel e vc deverá encontrar um terminal de rabicho elétrico com um conector pronto para acoplar no cabinho do sensor do filtro, na minha viatura o conector original é de um modelo diferente do que normalmente vem nos filtros da Tecfil, é possível fazer uma adaptação.
Olá Marcus,
Teria como vc colocar algumas fotos pra gente poder identificar ?
Grato
Abçs
Marcus Pereira
27/05/2013, 18:14
Olá Marcus,
Teria como vc colocar algumas fotos pra gente poder identificar ?
Grato
Abçs
Segue ai duas fotos, observe o chicote que termina próximo ao filtro, o conector que está em minha mão (branco) já não é o original, este eu adaptei para ficar compatível com o filtro que pode ser visto na segunda foto onde vc pode ver o cabinho do conector e plug e também a valvula de purga na base do filtro. Espero que ajude vc a identificar na sua Sport.413972413973
Marcus Pereira
27/05/2013, 18:23
Enviando a segunda foto novamente!
413978
ViniFreitas
27/05/2013, 18:32
Enviando a segunda foto novamente!
413978
Marcus, ambas as imagens estão vindo como anexo inválido. Está obedecendo os tamanhos exigidos pelo forum?
Marcus Pereira
28/05/2013, 21:31
Ok Vinifreitas, vou verificar isso e postar novamente.
Marcus Pereira
29/05/2013, 11:35
Marcus, ambas as imagens estão vindo como anexo inválido. Está obedecendo os tamanhos exigidos pelo forum?
Postando novamente as fotos (fiz outras fotos com menor resolução). A última foto mostra o conector original antes da adaptação.414346414347414348
Aguiar Fotografias
29/05/2013, 16:18
Bastarde!!! Onde encontrou, pois cheguei a pesquisar no Mercado Livre (que tem quase tudo) e não encontrei pode passar a dica de onde consigo e valores! Gradecido moço!
ola tudo bem, dei uma lida neste topico, e nao econtrei fotos de como retirar a bomba injetora, vc sabe me dizer se e facil retirar ou devo levar em um mecanico, se possivel dizer o que se retira antes. obrigado.
alexandrodorner
13/12/2013, 21:10
ola tudo bem, dei uma lida neste topico, e nao econtrei fotos de como retirar a bomba injetora, vc sabe me dizer se e facil retirar ou devo levar em um mecanico, se possivel dizer o que se retira antes. obrigado.
Fala Jocelid tudo bem ?
Seguinte Jocelide , nao mecha na bomba injetora desse carro (se for diesel ) , veja esse componente com se fosse um sistema eletrico de alta tençao , ou voce sabe ou nao sabe , se tem duvida nao mecha simples assim .
Se o seu carro nao anda chame o guincho e guinche ate um bombista que saiba lidar com essa bomba injetora , nao em quauquer um bombista , leve em bombista que conheça os parametros dessa bomba injetora .
E´ uma escelente bomba injetora , dura muito 200.000klms sem precisar de manutençao , chou de bola vale cada centavo investido .
So uma dica e uma opiniao valeu ate´ .
AlexandroDorner
serginho da bahia
18/12/2013, 02:43
Olá pessoal, estava lendo as postagens e gostaria de informar que nunca drenei agua do filtro diesel da minha SPT (Já tenho ela a 3 anos). Costumo trocar o filtro diesel juntamente com os outros filtros a cada 10.000 e nunca percebi água ou outra contaminação.
Abraços a todos amantes da SPT!
CarlAlberto
09/02/2015, 14:45
Olá pessoal,
Tenho uma Sportage tdi 2001 e gostaria de obter sugestões quanto a um problema que está acontecendo ao liga-la. Fiz o motor a seis meses e em relação às partidas para funcionar o motor estava ótimo, ou seja: Na partida a frio aqueço as velas por meio de um botão adaptado no painel, puxo o afogador e pega sem problemas, durante o decorrer do dia independente do clima era só dar chave e tudo ok, fato este que não acontecia antes de fazer o motor, sempre ao ligar após um breve tempo desligado eu tinha que aquecer as velas. Pois bem, o que está acontecendo. Pela manhã estando frio o motor é só fazer o procedimento descrito acima e ele pega, más se eu andar por uns dez minutos e desligar o motor fica com dificuldade para pegar, tenho que insistir umas três vezes. Interessante é que se eu andar por mais de trinta minutos, desligar e passar uns três minutos ela não pega de jeito algum. Dessa forma se não for no tranco, tenho que esperar algum tempo para esfriar e religar. Em algumas ocasiões fica parecendo que a bateria está fraca ou o motor de partida pesado. Levei no eletricista e a bateria está ok, bem como o motor de partida. Pensei em água no filtro de óleo diesel, fiz a drenagem, esgotei todo o filtro e coloquei combustível novo, não resolveu. Estou pensando em entrada de ar, ou a bomba injetora fora do ponto. Fora isso o carro está perfeito, andando bem, supereconômico (14 km/l), não baixa uma gota de água e o motor não está soprando. Alguém já passou por isso
eduardommelo
10/02/2015, 10:25
Olá pessoal,
Tenho uma Sportage tdi 2001 e gostaria de obter sugestões quanto a um problema que está acontecendo ao liga-la. Fiz o motor a seis meses e em relação às partidas para funcionar o motor estava ótimo, ou seja: Na partida a frio aqueço as velas por meio de um botão adaptado no painel, puxo o afogador e pega sem problemas, durante o decorrer do dia independente do clima era só dar chave e tudo ok, fato este que não acontecia antes de fazer o motor, sempre ao ligar após um breve tempo desligado eu tinha que aquecer as velas. Pois bem, o que está acontecendo. Pela manhã estando frio o motor é só fazer o procedimento descrito acima e ele pega, más se eu andar por uns dez minutos e desligar o motor fica com dificuldade para pegar, tenho que insistir umas três vezes. Interessante é que se eu andar por mais de trinta minutos, desligar e passar uns três minutos ela não pega de jeito algum. Dessa forma se não for no tranco, tenho que esperar algum tempo para esfriar e religar. Em algumas ocasiões fica parecendo que a bateria está fraca ou o motor de partida pesado. Levei no eletricista e a bateria está ok, bem como o motor de partida. Pensei em água no filtro de óleo diesel, fiz a drenagem, esgotei todo o filtro e coloquei combustível novo, não resolveu. Estou pensando em entrada de ar, ou a bomba injetora fora do ponto. Fora isso o carro está perfeito, andando bem, supereconômico (14 km/l), não baixa uma gota de água e o motor não está soprando. Alguém já passou por isso
Já aconteceu comigo sim, depois que o carro esquentava a partida ficava muito pesada e o problema era um vazamento de óleo de freio que pingava justamente em cima da partida e o óleo danificava as escovas da mesma. Mandei trocar as escovas e retirei o vazamento do cilindro mestre do freio e o problema foi resolvido.
CarlAlberto
10/02/2015, 11:55
Obrigado Eduardo.
Cara isso procede, inclusive tem um vazamento de óleo do motor que está vindo da tampa de válvulas e cai em cima do motor de partida. Suspeitei disso e enxuguei esse óleo com uma estopa e no mesmo dia fui ao eletricista, como estava seco e o motor ainda não muito quente não ocorreu o problema, por isso ele afirmar que não havia problema no motor de partida. Ou seja, enquanto estava seco tudo bem, porém quando voltou a umedecer de óleo, voltou o problema. Vou verificar isso novamente e assim que solucionar, posto a confirmação.
Grande abraço
Carlos
CarlAlberto
14/04/2015, 11:40
Obrigado Eduardo.
Cara isso procede, inclusive tem um vazamento de óleo do motor que está vindo da tampa de válvulas e cai em cima do motor de partida. Suspeitei disso e enxuguei esse óleo com uma estopa e no mesmo dia fui ao eletricista, como estava seco e o motor ainda não muito quente não ocorreu o problema, por isso ele afirmar que não havia problema no motor de partida. Ou seja, enquanto estava seco tudo bem, porém quando voltou a umedecer de óleo, voltou o problema. Vou verificar isso novamente e assim que solucionar, posto a confirmação.
Grande abraço
Carlos
Resolvido o problema:
Apesar do post ter sido feito no assunto "Bomba injetora", a questão estava no motor de partida. A mesa onde ficam as escovas e outros itens estavam gastos prejudicando o contato, ou seja, após aquecidos com o calor do funcionamento do motor, esses contatos ficavam comprometidos. Fiz a revisão, trocando inclusive rolamentos e ficou ´ótimo a partida.
Att
Carlos
antonio araujo
07/10/2016, 11:50
onde e o parafuso de regular bomba do sportage tdi 2.0 [avançar ou atrazar ponto]?
antonio araujo
10/10/2016, 21:16
agora quem está curioso sou eu, dá pa tirar foto da bomba injectora da sua sportage, a única coisa que dá para fazer na minha é adiantar ou atrasar... como é que faz afinação de gasóleo mecanicamente?
ola vasco sou novo no topico, gostaria se possivel vc tirar foto dos parafusos de avançar ou atrazar o ponto da bomba, pois a minha ta casquilhando, um abraço
mfdomingues
10/10/2016, 21:44
Antonio, acredito que pela data das mensagens do vasco a resposta vai demorar. Bom, eu não sou especialista em bomba.
O parafuso em questão fica na parte traseira da bomba, na direção do motorista, eh um parafuso com uma porca, deve ser 14 ou 16, não lembro.
Vc tem que soltar o filtro de ar para acesso, eh ruim de chegar lá. Não lembro muito bem, mas, acho que 1/4 de volta sentido horário vc abre o débito de diesel e o contrario inevitavelmente fecha.
Algumas bombas, possuem o lacre do bombista neste parafuso, procure por ele. Mas não tem como errar.
Recomendo que procure um bombistas para além de testar os bicos e bomba na bancada a colocara no ponto de fabrica, a minha foi fuçada por um aventureiro e ta uma m
....
Boa sorte
antonio araujo
11/10/2016, 19:32
valeu a dica mfdomingues, agora vou procurar um bombista, grande abraço
Rodrigo Moraes de Souza
11/07/2019, 14:52
Dependendo de onde esteja vazando da para trocar os retentores com a bomba no lugar, troquei ontem dois retentores da minha, porém se voltar a dar problema será nas outras, ai não vai ter jeito, vou ter que tirar a bomba injetora.
Da para ver que o retentor fica quadricular quando começa a vazar, a nova é totalmente circular.