PDA

Ver Versão Completa : Jpx Militar



fortal4x4
30/03/2009, 08:36
ola amigos,
sou proprietario de um niva c/ motor ap, pronto pra enfrentar qualquer trilha, e de uma pajero gls 1993 extra, que serve so pra passeio. essa semana vi um jipe JPX 1996, modelo militar do exercito, o carro esta completo, mas o motor nao esta funcionando, segundo o proprietario, o problema e que ele esquentou. mas a aparencia dele e de que ja esta parado ha um bom tempo. mas o carro esta todo completao, nao falta nada. entao aí vao minhas duvidas.
- qual a diferença entre o jpx militar (exercito) e o jpx normal? apenas estetica?
- valeria a pena fazer o motor original dele (ta todo completo e fechadinho)?
- quanto vcs acham que daria pra pagar em jipe desses?

vlw galera... to aguardando ajuda dos colegas... quem sabe vou deixar de ser niveiro, ja que sou do fã do jpx, acho ele um jipe muito imponente, só nao sei se ele bom nas trilhas, e quando falo trilhas, ne so na estrada de barro nao... falo nas dunas (muita areia e duna alta)... na lama e na agua. o jipe aqui no ceara, tem que servir para essas 3 opcoes de trilha, no momento o veiculo que mais se aproxima desse uso e o troller, mas ele peca um pouco na lama. na lama, o niva da de 10 a zero no troller.

fortal4x4
31/03/2009, 20:37
opa galera,
pensei que num instante iam aparecer varios detalhes de coisas que diferenciam o jpx militar do comum.
mas de qualquer forma, vlw ae galera. flw!!!

Mauriciolindoia
31/03/2009, 22:21
Bom tenho um J a pouco tempo, mas pelo que sei e captei nos foruns as diferencas são praticamente em acessorios.
O j militar tem painel e bancos mais simples, tb é claro capota de lona e acessorios militares. De parte mecanica sei que parece que as molas são mais resistentes. Não possui roda livre (como a maioria).
Agora enquanto ao motor, é tema de muita discussão aqui no fórum. Eu particularmente e financeiramente prefiro com motor Ap 2.0, pois como moro numa cidade pequena faltam peças e não é todo mundo que mexe com motor diesel!
Enfim, eu particularmente se tivesse no seu lugar pegaria logo a viatura mesmo com problema no motor, faria um orçamento só para desencargo de consciência, mas já ia atrás de um motor ap ou de opala, e dependendo do seu poder $ pega um diesel mais moderno.
Enquanto ao valor... manda uma mp para mim!
Cara vc não vai se decepcionar é um P. carro, "NÃO ME ARREPENDO EM NENHUM SEGUNDO EM TER COMPRADO" é show.
Agora todo carro que vc compra vc vai ter que gastar alguma coisa para deixar do seu gosto, eu ja gastei 2.500 no meu.
Abraço
Mauricio

Elias RS
03/04/2009, 11:36
Olá fortal4x4!
Eu também sou fã dos JPX e as difirenças entre o civil e o militar, são apenas essas que o Maurício citou. O que ele falou a respeito do motor tambem é válido principalmente para o uso que você propôs. O JPX é um dos melhores, se não o melhor 4x4, em condição off road tipo trilha. Em condição de areia/dunas não sei o desempenho dele, mas com certeza o motor original vai ferver muito com o "peso" da areia. A solução de substituição de motor para ele também são essas, sendo as mais baratas as com motor AP/Opala 4 cil ou as diesel para quem tem mais$$$$.
Espero ter ajudado.
Elias

kiezlarek
09/04/2009, 05:17
sou militar e mecanico para mim o j fou a pior aquizição que o exército fez de 4x4 o motor não aguenta nada é muito fraco esquenta rápidinho já fizemos motor porque encontramos peças aqui na argentina mas ñ durou seis meses

Renato_SJC
09/04/2009, 09:04
sou militar e mecanico para mim o j fou a pior aquizição que o exército fez de 4x4 o motor não aguenta nada é muito fraco esquenta rápidinho já fizemos motor porque encontramos peças aqui na argentina mas ñ durou seis meses

Concordo com o amigo que o J talvez não tenha sido uma boa aquisição do exército pelo fraco motor, porem eu moro em SJCAMPOS e vejo cada Land Defender 90 novinha com motor batendo por falta de manutençãoe principalmente por falta de saber conduzir um 4x4, acho que nem Hummer aguenta os caras que pensam que 4x4 é para "dar pau" no asfalto e comer mato e barro... acho que dai só o Knight XV para aguentar... hehehe:concordo:

Mas mesmo assim acho o J militar um dos militares mais bonitos, pena que o motor não ajudou muito para o uso forçado militar.

Um abraço e bom feriado a todos.

joão k. chikui
09/04/2009, 19:39
Já eu acho que comprar estes JPX militares que estão saindo em leilão por 7a9k , alguns zeradaços , apenas com o motor moído , repotencializar seja com diesel ou ciclo otto , o camarada terá nas mãos um dos melhores 4x4 , e por um preço super vantajoso.
Exceto o motor , é um dos jipes mais fantásticos que conheço.

FABIO RODRIGUES
11/04/2009, 11:07
Já eu acho que comprar estes JPX militares que estão saindo em leilão por 7a9k , alguns zeradaços , apenas com o motor moído , repotencializar seja com diesel ou ciclo otto , o camarada terá nas mãos um dos melhores 4x4 , e por um preço super vantajoso.
Exceto o motor , é um dos jipes mais fantásticos que conheço.


João,

Vc diz 7 a 9 k essa info procede ? é que estou em vista de um desses arrematados em leilão , e ele tá pedindo 8 k, mais esta sem "powertrain".será que vale ?.

ouvir dizer que os militares teriam a carrroceria em chapa galvanizada! alguém confirma isso ?


um abraço

Hudson Buck
11/04/2009, 12:03
O Jpx da minha esposa veio da Aeronáutica e a carroceria é em chapa galvanizada. Achei que todos fossem assim.

Abraços.

Hudson.

joão k. chikui
12/04/2009, 08:06
Fabio , aqui no 22 BELOG sairam 11 JPX nesta faixa de preço , mas , eram inteiraços , apenas com motor moído.
Se não restou nada do powertrain(motor/caixa marcha/reduzida/eixos) , fica caro prá montar outro.

Agora imagine um sem motor , o camarada adapta um AP2.0 mi , terá um baita jipe , muitíssimo superior a um troller RF, e por um preço de banana.

Fabio, todos JPX eram com chapa galvanizada , só enferrujam pq me parece que depois de pontear as chapas , não faziam um bom trabalho de tratamento para corrigir os efeitos do calor sobre a chapa galvanizada.



João,

Vc diz 7 a 9 k essa info procede ? é que estou em vista de um desses arrematados em leilão , e ele tá pedindo 8 k, mais esta sem "powertrain".será que vale ?.

ouvir dizer que os militares teriam a carrroceria em chapa galvanizada! alguém confirma isso ?


um abraço

Danien kouwen chaves
12/04/2009, 11:44
Fabio , aqui no 22 BELOG sairam 11 JPX nesta faixa de preço , mas , eram inteiraços , apenas com motor moído.
Se não restou nada do powertrain(motor/caixa marcha/reduzida/eixos) , fica caro prá montar outro.

Agora imagine um sem motor , o camarada adapta um AP2.0 mi , terá um baita jipe , muitíssimo superior a um troller RF, e por um preço de banana.

Fabio, todos JPX eram com chapa galvanizada , só enferrujam pq me parece que depois de pontear as chapas , não faziam um bom trabalho de tratamento para corrigir os efeitos do calor sobre a chapa galvanizada.
joão onde é esse 22 belog

gvogetta
12/04/2009, 12:28
Danien,

Segue o endereço:
22º Batalhão Logístico Leve (Barueri - SP) - 22 B LOG L

Endereço: Estrada Velha de Itapevi, KM 29, Fazenda Militar
Bairro: Centro - Barueri - SP
CEP: 06444-000
Telefone: (11) 4198-1715

Abraço,

Danien kouwen chaves
12/04/2009, 15:10
sei lá posso até estar dizendo besteira más há uns doze anos atraz na antiga murari conversando com o Toninho ele me disse q o chassis do j militar era mais reforçado e me mostrou algumas travessas e reforsos por cima do chassis era um chassis igual ao modelo comum más com uma estrutura bem mais reforçada esses veiculos deviam ser ano 96 sérá q existiu uma serie especial p/ o exercito no inicio e depois a jpx avacalhou, e so teve mudanças estéticas, caramba pois eu tenho certeza daqueles chassis serem diferentes, alguem me ajude com essa duvida pois desde 95 e 96 sempre tive a certeza dessa diferença

Andrejur
13/04/2009, 00:27
sei lá posso até estar dizendo besteira más há uns doze anos atraz na antiga murari conversando com o Toninho ele me disse q o chassis do j militar era mais reforçado e me mostrou algumas travessas e reforsos por cima do chassis era um chassis igual ao modelo comum más com uma estrutura bem mais reforçada esses veiculos deviam ser ano 96 sérá q existiu uma serie especial p/ o exercito no inicio e depois a jpx avacalhou, e so teve mudanças estéticas, caramba pois eu tenho certeza daqueles chassis serem diferentes, alguem me ajude com essa duvida pois desde 95 e 96 sempre tive a certeza dessa diferença.

Tenho um J militar ano 1996 adquirido sem motor e caixa que troquei por outro militar ano 1995. 'Também tenho partes novas da lataria.
Ao contrário do que se pensa, a chapa utilizada nesses veículos militares não é diferente dos nossos jotas civis, embora possuam reforços para suportar o peso dos equipamentos militares de acordo com a finalidade da utilização. A chapa não é GALVANIZADA como parece mas ELETROZINCADA como aliás consta dos manuais, processo que a torna + macia ou "doce" como dizem os lanterneiros ou funileiros, mas não imune à corrosão ou oxidação. Como disse um amigo joteiro que também é engenheiro metalúrgico, o JPX utiliza o processo de tratamento de chapa +vagabundo que existe. A chapa das peças novas já apresenta pontos de ferrugem nas partes onde foram ponteadas(solda ponto) antes mesmo de serem utilizadas. No veículo montado é comum surgirem pontos de corrosão nas partes fechadas e sem revestimento como as caixas de ar e painel, além das partes soldadas ou ponteadas.
No tocante ao chassis, existe algumas diferenças no militar em relação ao jota civil e até mesmo de um jota militar para outro: reforços na partes dianteira e traseira das longarinas onde são fixados os parachoques diferenciados do civil e bem + robustos. Tive um jota militar que tinha um reforço no centro das longarinas e um ponto a mais de sustentação da carroceria na parte central(entre a caixa de transferencia e o tanque).

Abs.

Policarpo
14/04/2009, 15:38
Pessoal,

Qual é o preço estimado de um JPX 1996, militar, (ex-força aérea), com roda livre manual, com 42mil km rodados, capota de lona, muito conservado...td funcionando perfeitamente...

Apenas os pneus estão ruins...

Vale + ou - de R$25mil?

Prieto 4x4
14/04/2009, 16:45
Fabio , aqui no 22 BELOG sairam 11 JPX nesta faixa de preço , mas , eram inteiraços , apenas com motor moído.
Se não restou nada do powertrain(motor/caixa marcha/reduzida/eixos) , fica caro prá montar outro.

Agora imagine um sem motor , o camarada adapta um AP2.0 mi , terá um baita jipe , muitíssimo superior a um troller RF, e por um preço de banana.

Fabio, todos JPX eram com chapa galvanizada , só enferrujam pq me parece que depois de pontear as chapas , não faziam um bom trabalho de tratamento para corrigir os efeitos do calor sobre a chapa galvanizada.

João

Estes leilões ocorrem direto?
É comum ter esses carros?

Sabe dizer se é só nessa cia do exército ou tem em outras também?

Desculpe-me o monte de perguntas, mas o assunto me interessou bastante.

Obrigado.

Cesar

joão k. chikui
14/04/2009, 23:40
Cesar
Na verdade só agora estão começando leilões com JPX , pois em muitos casos ,dependendo do orgão , abaixo de 15 anos não se pode leiloar. Esse do 22 B log deu pena , pois até fiquei sabendo com antecedencia , é um batalhão que conserva muito bem as viaturas , mas nesta data eu não podia. Vi umas 3 , realmente eram zeradas. Uma é de um amigão , colocou motor Hilux .

Prieto 4x4
15/04/2009, 10:35
Cesar
Na verdade só agora estão começando leilões com JPX , pois em muitos casos ,dependendo do orgão , abaixo de 15 anos não se pode leiloar. Esse do 22 B log deu pena , pois até fiquei sabendo com antecedencia , é um batalhão que conserva muito bem as viaturas , mas nesta data eu não podia. Vi umas 3 , realmente eram zeradas. Uma é de um amigão , colocou motor Hilux .

Beleza, João.

Tenho um sobrinho que está no exército. Sua Cia é em Caçapava. Ele me disse que tem Jotas e Engesas encostados, provavelmente irão a Leilão. Difícil e saber quando, e onde. Pra mim isto tudo já é "arranjado".

O que ele diz estar na "ativa" agora, são as Lands.

A Troller chegou a mandar uma viatura pra testes, mas parece que não foi muito bem sucedida.

De qualquer forma se ficar sabendo de alguma coisa, dou um toque. Será?????? Aí o lance vai lá pra cima :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Aviso, sim

abs

Elias RS
15/04/2009, 11:25
João

Estes leilões ocorrem direto?
É comum ter esses carros?

Sabe dizer se é só nessa cia do exército ou tem em outras também?

Desculpe-me o monte de perguntas, mas o assunto me interessou bastante.

Cesar

Olá pessoal!!!!!!

Camarada Prieto aí vão as suas respostas...
Não
Não
Não é cia é quartel... Em princípio todos os B Log (Batalhões Logísticos) podem e eventualmente irão realizar leilões semelhantes... Aqui em Sta Maria tem o 4º B Log e eles tem, agora, 5 caminhões F600 descarregados (termo usado para designar viaturas que irão a leilão...), mas a data do leilão ainda não foi definida, até por que devem ainda ser descarregadas muitas outras viaturas antes de sair um edital... Cada B Log tem autonomia para fazer os seus editais inclusive quanto a data e avaliação de lance mínimo.
Quanto a quantidade de perguntas estamos aí para isso mesmo...
Absssss
Elias

Prieto 4x4
15/04/2009, 11:33
Olá pessoal!!!!!!

Camarada Prieto aí vão as suas respostas...
Não
Não
Não é cia é quartel... Em princípio todos os B Log (Batalhões Logísticos) podem e eventualmente irão realizar leilões semelhantes... Aqui em Sta Maria tem o 4º B Log e eles tem, agora, 5 caminhões F600 descarregados (termo usado para designar viaturas que irão a leilão...), mas a data do leilão ainda não foi definida, até por que devem ainda ser descarregadas muitas outras viaturas antes de sair um edital... Cada B Log tem autonomia para fazer os seus editais inclusive quanto a data e avaliação de lance mínimo.
Quanto a quantidade de perguntas estamos aí para isso mesmo...
Absssss
Elias


Elias

Foi mal hein...não entendo nada ( Graças a Deus :mrgreen:) das nomenclaturas militares acima citadas: Companhia, Quartel, Batalhão...pensei que quartel fosse as instalações físicas, batalhão um grupamento e companhia um conjunto de batalhões....mas deixa isto pra lá, o assunto aqui é JPX..:concordo:

Valeu pelas dicas. Se ficar sabendo de alguma coisa avisa aí. Vamos em comboio buscar os Jotinhas aí dos Pampas...

abs

Elias RS
15/04/2009, 11:41
Tenho um sobrinho que está no exército. Sua Cia é em Caçapava. Ele me disse que tem Jotas e Engesas encostados, provavelmente irão a Leilão. Difícil e saber quando, e onde. Pra mim isto tudo já é "arranjado".

O que ele diz estar na "ativa" agora, são as Lands.

A Troller chegou a mandar uma viatura pra testes, mas parece que não foi muito bem sucedida.


Olá Prieto...
Quanto às viaturas do Caçapava, dificilmente elas serão leiloadas em Caçapava mesmo...
Elas devem ser leiloadas em Campinas onde fica o B Log que apóia Caçapava.. Quando fica pela resposta do post anterior... Você pode ter certeza que não há arranjos por parte dos leiloeiros, pode existir aquela situação dos concorrentes fazerem mutreta entre eles, mas não entre eles e o EB.
Quanto a viatura da "hora" é o Agrale Marruá... Excelente viatura por sinal!!!! As Land não estão mais sendo adquiridas por não serem nacionais... O Troller não foi aprovado pelo EB...
Espero ter ajudado...
Abssss
Elias

Prieto 4x4
15/04/2009, 11:53
O Marruá é show, mesmo. Duro nele é o preço. Mais de 100 mil....é viatura para pouquíssimos....

MARCOS AFONSO
15/04/2009, 18:06
Para ampliar o assunto segue link para leilão do fundo social ( PM ) a ser realizado em 29 e 30/04/09, tem jpx, toyota, land, camper e outras cositas. www.seulance.com.br (http://www.seulance.com.br) tem carro em itapetininga ( a maioria ) e em sp mas o leilão é em sp

Gugu7
20/04/2009, 15:58
sou militar e mecanico para mim o j fou a pior aquizição que o exército fez de 4x4 o motor não aguenta nada é muito fraco esquenta rápidinho já fizemos motor porque encontramos peças aqui na argentina mas ñ durou seis meses
No militarismo, antiguidade é "Posto".
:stop:
Alguém que postou apenas uma única mensagem e tem somente 22 anos, vai precisar um pouco mais de tempo pra se fazer ter crédito no meio de tantas feras do forum 4x4 Brasil.
No entanto, vale o direito de livre expressão.
Desculpe a sinceridade companheiro.

Edintruder
20/04/2009, 16:37
No militarismo, antiguidade é "Posto".
:stop:
Alguém que postou apenas uma única mensagem e tem somente 22 anos, vai precisar um pouco mais de tempo pra se fazer ter crédito no meio de tantas feras do forum 4x4 Brasil.
No entanto, vale o direito de livre expressão.
Desculpe a sinceridade companheiro.

Nem, sempre...
Tem muita gente que conhece muito que está chegando hoje aqui no fórum também. Isso é uma espécie de discriminação.
Já vi muita coisa nesse fórum, como por exemplo foristas antigos com cerca de 6000 posts falando abobrinhas, como já vi pessoas que demonstram excelentes conhecimentos com 10 posts...

Em relação ao uso militar, realmente os JPX não se deram bem pois qualquer recruta sobe e só quer fincar o pé. Para isso o JPX com o motur Xud não aguenta mesmo! Porém se for uma pessoa zeloza, não dá problema nenhum. O meu vizinho tem um Jota que não estraga nada e nem dá manutenção. Mas só ele e a esposa que andam no Jotinha e ele não esmerilha o motor. Faz trilhas mas sabe dar pau sem quebrar.

Para uso militar tem que ser o mais resistente possível para aguentar os esmeris que sobem atras dos volantes e para isso realmente os JPX não dão conta, assim como nem as Lands estão durando também...

O Marruá é caro mas é todo superdimensionado para esse tipo de situação de mal uso por parte de péssimos condutores.

Qualer JPX que pegue das forças armadas com certeza foi bem pauleado. Ou teve bons mecânicos ou péssimos mecânicos cuidando deles. Essa é a maior diferença.

O melhor mecânico que conheço foi mecânico de granja e depois entrou para o exército. Deixou todos os F600 V8 292 que ainda tinham aqui andando a mais de 130km/h. Andavam melhor que os MB nas manobras de campo.

Gugu7
24/04/2009, 15:54
Nem, sempre...
Tem muita gente que conhece muito que está chegando hoje aqui no fórum também. Isso é uma espécie de discriminação.
Já vi muita coisa nesse fórum, como por exemplo foristas antigos com cerca de 6000 posts falando abobrinhas, como já vi pessoas que demonstram excelentes conhecimentos com 10 posts...



Como sempre vc está certo Edin.
Só citei pq tem uns que criam "fakes" fazem uma única mensagem de forma negativa e depois somem.
Mas pode nao ser o caso em questao Ok.
:pensativo:
No entanto, Mesmo sabendo que o número de posts nao quer dizer obrigatoriamente conhecimento, como eu por exemplo, que já tenho alguns posts e sou apenas um curioso... peço ajuda sempre aos mais experientes aqui do forum.
vc mesmo é um que as pessoas sabem que tem sempre a intençao de ajudar.

Prieto 4x4
31/05/2009, 21:22
Os amigos do Sul que tiverem mais informações, serão bem vindas.

http://www.cargneluttileiloes.lel.br/item.asp?id=10732&id2=338 (http://www.cargneluttileiloes.lel.br/item.asp?id=10732&id2=338)


:pipoca:

joão k. chikui
31/05/2009, 22:29
Realmente

Não é motor para mecanicos curiosos.




sou militar e mecanico para mim o j fou a pior aquizição que o exército fez de 4x4 o motor não aguenta nada é muito fraco esquenta rápidinho já fizemos motor porque encontramos peças aqui na argentina mas ñ durou seis meses

Chiari
06/06/2009, 20:19
Creio que as coisas não são tão simples assim, sabemos das limitaçoes do motor original do JPX, o que para uma viatura militar onde talvez o ponto mais importante deiche muito a desejar. Porem os ínumeros pontos posistivos do J tambem foram descobertos pelo exército que adaptou outras motorizaçoes, e a exemplo do que ocorria com o willys, onde o motor do opala foi adaptado em muitas unidades militares o J tambem encontrou novas motorizaçoes, com o uso de outros motores diesel e ciclo otto.

Abraço a todos

Chiari
07/06/2009, 12:36
Estou refazendo o paragrafo pois faltaram duas palavras, segue abaixo o corrigido
:
Creio que as coisas não são tão simples assim, sabemos das limitaçoes do motor original do JPX, o que para uma viatura militar onde talvez o ponto mais importante seja a confiabilidade, esse motor deixa a desejar. Porem os ínumeros pontos posistivos do J tambem foram descobertos pelo exército que adaptou outras motorizaçoes, e a exemplo do que ocorria com o willys, onde o motor do opala foi adaptado em muitas unidades militares o J tambem encontrou novas motorizaçoes, com o uso de outros motores diesel e ciclo otto.