PDA

Ver Versão Completa : Shimmi



thiagocpp
04/07/2003, 10:55
All,
gostaria de saber quais são as possíveis causas de shimmi no engesa?
Já sei que o estado das buchas da panhard pode ser, o que mais?
[]'s

Cilon Carlos Heck
04/07/2003, 11:16
All, talvez possa ter algum problema no amortecedor de direção, mas acho que o principal mesmo sejam as buchas da panhard dianteira. Você tem qual no sue jipe, de borrcha ou de poliuretano - que são as melhores??
O jogo com 4 (barra dianteira e traseira) eu paguei 100,00 na Rota 4X4 e ficou zerado.
Um abraço

Eduardo Chaves
04/07/2003, 13:41
PessoALL,

Comprei o jogo completo de buchas originais em borracha (barras longitudinais e panhard) na Zanesco em Fevereiro e paguei R$ 150,00 :wink: .

Eles possuem diversas peças do Engesa, confira no site: http://www.zanesco.com.br/buchas.htm


[]'s :lol: :lol: :lol:

billj
04/07/2003, 16:23
All, talvez possa ter algum problema no amortecedor de direção, mas acho que o principal mesmo sejam as buchas da panhard dianteira. Você tem qual no sue jipe, de borrcha ou de poliuretano - que são as melhores??
O jogo com 4 (barra dianteira e traseira) eu paguei 100,00 na Rota 4X4 e ficou zerado.
Um abraço

Um amortecedore de direção nunca pode causar shimmy, é apenas um dispositivo passivo de amortecimento. E mais, um amortecedor de direção não deve ser instalado com o propósito de eliminar shimmy, pois assim só vai cobrir um problema, não solucioná-lo........

As causas mais comuns do shimmy são:

- rodas tortas ou fora de balanceamento
- terminais de direção com folga
- discos ou tambores de freio empenados
- pneus com desgaste irregular
- problemas com alinhamento ou geometria

Abraços,

Eduardo Velo
06/07/2003, 13:40
Pessoal , concordo com todos os itens que o Bill descreveu , só gostaria de acrescentar na lista :
- rolamentos dos calços de shimmi com folga excessiva .
- parafs. do cjto interno das rodas soltos (já aconteceu c/ 1 colega) .

Eduardo Chaves
08/07/2003, 13:31
PessoALL,

Até então ainda não conhecia o tal Shimmi, porém, hoje substituí as buchas das barras panhard e... :x Muito prazer..., à 40 km/h já começa uma verdadeira dança da chuva... :cry:

Já chequei alinhamento e balanceamento e está tudo Ok, meu mecânico teima em trocar o amortecedor de direção, mas expliquei-lhe que desta forma apenas encobrirá o problema e ele aceitou, ou seja o King está lá internado para que seja feita uma verificação mais minuciosa...

E, o que será que ocorreu para o problema surgir com a troca das buchas??? :?

ALLguém pode me dar mais alguma uma idéia de como solucionar ???

[]'s aguardando sugestões urgentes... :lol:

Cilon Carlos Heck
09/07/2003, 17:31
Fala aí Eduardo
Olha, eu conversei com alguns engeseiros aqui da minha cidade e todos foram unânimes em dizer que as buchas de borracha não são as mais indicadas. O tempo de vida útil delas é de mais ou menos 6 meses pelo que me disseram. Uma das primeiras vezes que eu troquei as buchas da minha "Ferrari", eu coloquei as de borracha e duraram apenas 30 dias. :twisted: :twisted: É evidente que posso estar errado, mas acho que se você trocar pelas de poliuretano acho que resolve bem. :wink: O lugar mais barato que achei foi na Rota 4x4, R$ 100,00 as 4. Já se for comprar o jogo completo com as 20 buchas, o preço sobe para R$ 500,00.
Espero que tenha te ajudado.
Um abraço. :) :)
OBS: Experimenta o shimi a uns 80Km/h. Você acha que o mundo tá desmoronando. A sorte que eu estava andando a noite e a rua não tinha quase ninguém, senão poderia ter feito um belo estrago em alguém.. :roll: :roll:

Eduardo Chaves
10/07/2003, 13:17
E ae Cilon, blz ???

Valew pela dica, já descobrimos o que houve, não foi o fato de ser de borracha, mas sim que o diâmetro interno da bucha nova é uns mm maior que a antiga, então a folga estava entre o parafuso e a bucha :!: :!:

Sei lá, acho que na montagem o mecânico não atentou para este detalhe :roll: , mas já foi corrigido e está zerado...

Agora sim, sou da opinião que as buchas da panhard são tb um grande causador do shimmi.

[]'s rodando macio novamente... :lol: :lol: :lol:

Ricardo Cubas
17/02/2004, 17:38
Estou com esse problema do Shimmi e nao estou achando a causa. Já troquei as buchas da barra panhard, verifiquei os terminais de direçao e discos de freio. Troquei a roda de tras pela da frente, pois o pneu está realmente meio no osso e nada.

Só falta fazer alinhamento e geometria, mas quero esperar meus novos pneus para fazer isso. Será que pode ser mesmo alinhamento ou geometria ???

Alguma outra idéia do que poderia estar causando o shimmi , é justamente a 60 km/h.

SILVIO
17/02/2004, 17:47
Estou com esse problema do Shimmi e nao estou achando a causa. Já troquei as buchas da barra panhard, verifiquei os terminais de direçao e discos de freio. Troquei a roda de tras pela da frente, pois o pneu está realmente meio no osso e nada.

Só falta fazer alinhamento e geometria, mas quero esperar meus novos pneus para fazer isso. Será que pode ser mesmo alinhamento ou geometria ???

Alguma outra idéia do que poderia estar causando o shimmi , é justamente a 60 km/h.
Vc já verificou os rolamentos do munhão?
O meu estava com o mesmo problema (a 60km/h), e o problema estavam nestes rolamentos.

Eduardo Velo
17/02/2004, 17:52
Estou com esse problema do Shimmi e nao estou achando a causa. Já troquei as buchas da barra panhard, verifiquei os terminais de direçao e discos de freio. Troquei a roda de tras pela da frente, pois o pneu está realmente meio no osso e nada.
Só falta fazer alinhamento e geometria, mas quero esperar meus novos pneus para fazer isso. Será que pode ser mesmo alinhamento ou geometria ???
Alguma outra idéia do que poderia estar causando o shimmi , é justamente a 60 km/h.

Vc verificou a folga no prensa rolamento de shimmi ? Fica no munhão , é uma peça que é presa por 4 parafusos com uma torre onde vai o rolamento com calços , se tiver com muita folga (falta de calços ou desgaste do rolamento) ele dá shimmi e é dificil pegar . Cuidado para ajustar essa peça , se prender demais desgasta o rolamento e pode até partir a torre ...
Outra causa comum é pneus com desgaste irregular , principalmente Argentino e Fate , que não desgatam por igual ...

[]s...

Ricardo Cubas
18/02/2004, 08:16
Bem .... os rolamentos do munhao tambem nao é. Assim imagino que só pode ser pneu mesmo. Vou esperar chegar os meus Koskak Frederico e fazer balaceamento e geometria.

Thiago,

que grade é essa que vc usa no seu engesa ? onde conseguiu ? tá com cara de Hummer !!!

billj
18/02/2004, 08:30
Vou esperar chegar os meus Koskak Frederico e fazer balaceamento e geometria.




HAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!!!!! :D

Essa foi boa, balanceamento num Kosak!!!!!!!! :shock:

Ricardo Cubas
18/02/2004, 08:42
Vai ficar uma beleza !!! Ploc, ploc, ploc, ploc. he,he,he :lol:
E ainda espero acabar com o Shimmi !!!!!

Carlos Rosa
18/02/2004, 09:10
HAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!!!!! :D

Essa foi boa, balanceamento num Kosak!!!!!!!! :shock:

O billj voce deve ser o terror de ribeirao pires com esse jipinho :!: