PDA

Ver Versão Completa : aparente problema eletrico - XJ



Francisco
29/03/2009, 22:53
estou tendo o seguinte problema com a minha cherokee sport 98:
ligo o carro e tudo funciona normalmente, depois de alguns minutos algumas coisas param de funcionar, como por exemplo: vidros elétricos e limpadores de para brisa. O farol continua funcionando normalmente. Descobri o que resolve o problema é desligar e ligar o carro novamente. Antes de levar o carro a um eletrecista, alguém já passou por este problema ou tem ideia do que pode estar acontecendo?

sds,

Francisco

Salvador Reus de Souza
30/03/2009, 12:15
estou tendo o seguinte problema com a minha cherokee sport 98:
ligo o carro e tudo funciona normalmente, depois de alguns minutos algumas coisas param de funcionar, como por exemplo: vidros elétricos e limpadores de para brisa. O farol continua funcionando normalmente. Descobri o que resolve o problema é desligar e ligar o carro novamente. Antes de levar o carro a um eletrecista, alguém já passou por este problema ou tem ideia do que pode estar acontecendo?

sds,

Francisco
Chico, a minha andava louca, ha uma semana vem encomodando, daí comecei a fazer a "revisão" de alguns itens, cheguei a trocar velas e cabos (estava na hora mesmo), engasgava perdia potencia...um saco, estava quase levando para a oficina, derrepente uma luz no fim do túnel...reprogramar o módulo, foi o que fiz, desconectei a bateria sabado de manha e so reconectei no domingo, depois reprogramei o cambio automático e sai para umas voltinhas...ficou boa funciona tudo com perfeição, parou de engasgar e retomou a potência do motor, em fim era a primeira coisa que deveria ter feito, por enquanto não está encomodando mais. Boa sorte.

Francisco
30/03/2009, 15:24
me desculpe a ignorancia, mas depois de desligar a bateria com faço para reprograr o cambio automático e alguma outra coisa que for necessário?

sds

Sombra
30/03/2009, 16:22
Francisco,

Na verdade o sistema se reprograma sozinho - basta ligar corretamente os cabos da bateria, dar a partida e esperar alguns minutos - pode ser que a rotação fique oscilando no começo, acelerando e desacelerando "por conta própria". Quando se faz isso (retirar os cabos da bateria) o ideal é deixar o motor funcionando até que normalize e só depois, sair para andar.

Vale lembrar que em alguns casos esse procedimento não surte efeito e no seu caso, principalmente, acho que não vai funcionar. O caso do Reus é típico e geralmente funciona, porque trata-se do mapeamento da injeção, etc.

Eu sugiro que você verifique internamente os comandos de acionamento dos faróis, seta (pisca-pisca) e limpador do parabrisa. Por exemplo, o mecanismo de acionamento do farol do meu XJ estava em curto-circuito (aquela parte onde há a conexão dos fios) e isso causou problemas muito parecidos com os seus... eu iria por esse lado. Dá um trabalhão desmontar o painel, mas vale a pena. :concordo:

Abraços,

Francisco
30/03/2009, 17:03
o curioso no meu caso é que o farol continua funcionando normalmente. O que para é o vidro elétrico e o limpador do parabrisa.

Rones Jr
30/03/2009, 17:12
Nunca tive problemas eletrônicos na XJ. Mas sim no Palio. O problema era com a caixa fusíveis que por algum motivo sofreu com infiltração e levou alguns relês e fusíveis a entrarem em curto. Algumas coisas ficaram doidas.

Resetar o módulo, ajuda muito....mas só inicialmente, pois logo depois se houver algum problema o sistema reconhece de novo...e dá pau de novo.

Quando fui instalar o Xenon foi a mesma coisa, ela sempre reconhecia como tendo um lado com lâmpada queimada...e desativa toda a função farol daquele lado. Só funcionava direito quando ligava e desligava o carro. Até que descobri que deveria instalar uma resistência no lado que ficava sem plugue do xenon e tudo voltou ao normal.

Veja as conexões e baixe o manual de manutenção da XJ...aqui mesmo no forum. Vc vai ter boa diversão.

Boa sorte,

cao
30/03/2009, 17:46
o curioso no meu caso é que o farol continua funcionando normalmente. O que para é o vidro elétrico e o limpador do parabrisa.

Francisco,

Pode ter certeza que o seu problema sao fusiveis:) Check todos, nao visualmente, mas com o tester.....:discordo::discordo::discordo:

Ocorreu comigo algo semelhante, a trava eletrica travava e destravava, as vezes o retrovisor eletrico parava de funcionar.... e eu fui andando ate que um dia as luzes do painel apagaram totalmente.... Somente ahi que eu fui procurar os fusiveis e BINGO.... problema resolvido, isto ocorre muito com o passar do tempo.

Boa sorte

Cao

Francisco
30/03/2009, 19:00
acho que vou começar pelo teste dos fusíveis. O problema aqui na minha cidade é achar um bom eletrecista.
Cao,
pode me explicar o que é tester? Sou leigo e não deixar o eletrecista me enrolar muito.

Francisco
30/03/2009, 19:03
Nunca tive problemas eletrônicos na XJ. Mas sim no Palio. O problema era com a caixa fusíveis que por algum motivo sofreu com infiltração e levou alguns relês e fusíveis a entrarem em curto. Algumas coisas ficaram doidas.

Resetar o módulo, ajuda muito....mas só inicialmente, pois logo depois se houver algum problema o sistema reconhece de novo...e dá pau de novo.

Quando fui instalar o Xenon foi a mesma coisa, ela sempre reconhecia como tendo um lado com lâmpada queimada...e desativa toda a função farol daquele lado. Só funcionava direito quando ligava e desligava o carro. Até que descobri que deveria instalar uma resistência no lado que ficava sem plugue do xenon e tudo voltou ao normal.

Veja as conexões e baixe o manual de manutenção da XJ...aqui mesmo no forum. Vc vai ter boa diversão.

Boa sorte,


é Rones, só espero não ter feito a escolha errada, ao invés de pegar a sua XJ optei por uma aqui do RJ.

Rones Jr
31/03/2009, 00:23
Desencana....é estranho comprar carro via net...apesar de ter comprado meu Ex-Niva assim. ...de qualquer forma...ainda estamos ai...se souber de alguém a procura de uma XJ muito boa...me avise!

cao
31/03/2009, 08:47
acho que vou começar pelo teste dos fusíveis. O problema aqui na minha cidade é achar um bom eletrecista.
Cao,
pode me explicar o que é tester? Sou leigo e não deixar o eletrecista me enrolar muito.

Francisco,

O tester eh um aparelho muito simples, na verdade uma mini lampada. Voce apenas liga o positivo e o negativo para verificar se passa a corrente pelo fusivel.

Muitas vezes a energia passa mas nao eh continua, nesta situacao o fusivel esta ruim.

Boa Sorte.

Cao