PDA

Ver Versão Completa : Oq pode esta acontecendo ? (Radiador Hilux SW4 97)

Flavio Lins Fh
29/03/2009, 22:21
Venho notado que o reservatorio auxiliar do radiador de minha Hilux não esta sendo utilizado, realmente a primeira vez desentupi a mangueira, mais mesmo assim parece que ele n esta repondo a agua, consequentemente percebi o motor esquentando qnd fui ver o radiador estava sem agua, oq pode esta acontecendo ? obrigado.

Tadi
30/03/2009, 11:07
Venho notado que o reservatorio auxiliar do radiador de minha Hilux não esta sendo utilizado, realmente a primeira vez desentupi a mangueira, mais mesmo assim parece que ele n esta repondo a agua, consequentemente percebi o motor esquentando qnd fui ver o radiador estava sem agua, oq pode esta acontecendo ? obrigado.
Faça um teste colocando pressao no radiador (com o motor totalmente frio) e deixe por uns 20 minutos. Verifique se a pressao baixou. Caso baixou, retire as velas de aquecimento e de partida no motor (retire o fusivel ign para o motor nao funcionar). Se sair agua pelo furo das velas é por que há uma trinca no cabeçote. Isto acontece muito nos motores 1KZT. Aí voce deverá substituir o cabeçote. Ok.

rub
01/04/2009, 20:18
Flavio,

Complementando as dicas valiosas do nosso amigo Tadi, um outro teste que poderá ser feito, aproveitando a pressurização no radiador (1 Bar), ligue o carro após estes 20 minutos recomendado e verifique se sai agua pelo escapamento, se sair com certeza o problema está no cabeçote, que além da trinca outra possibilidade é uma possivel junta do cabeçote "queimada".

Quando você pressurizar, caso haja algum vazamento você irá notar. Possa ser que o radiador possua algum furo e que somente com a pressurização você poderá identificar.

Verifique se a agua está misturando com o óleo. Retire a vareta que é usada para medir o nível de óleo e veja a cor do óleo. Se estiver com uma cor amarelada com certeza existe falha no cabeçote.

Abraços e espero poder ter ajudado,

Rub

Arquiteto
03/04/2009, 18:27
Também pode ser a tampa do radiador que está velha e emperrada. Na minha SW4 94 V6 era isso, troquei a tampa e fico 100%...

Thanks

decarlifilho
10/04/2009, 20:34
Quando o radiador não atinge a pressão necessária para subir a valvula que existe na tampa do radiador pode acontecer do radiador secar e não puxar a água do reservatório de expansão... Outra coisa que pode acontecer é a válvula que existe na tampa do radiador estar emperrada... Quando for trocar a tampa, compre na autorizada pois, cada radiador e ano possuem tampas diferenciadas....Quando fui comprar essa tampa fiquei impressionado pois, o n. do chassi me foi solicitado para não trazerem a tampa errada...

ps...veja porque o radiador não está subindo a pressão interna...

Dé Carli

Urbano Meirelles
10/04/2009, 22:37
To com o arquiteto,antes de tudo olhe a tampa do radiador,veja se não está envelhecida,tive um caso que a propria concs,queria fazer o motor conta de R$11.000,00
Acredite se quiser era a tampa,trocou ficou 100%.

Abraço,

Urbano

wflolaria
11/04/2009, 07:51

Oi
Além das dicas que já lhe deram e como vc falou que o "radiador estava sem água", olhe se a bomba dágua está funcionando. Já tive um problema assim e a bomba dágua estourou, não circulava o líquido para resfriamento do motor e daí estourou o cabeçote. NÃO ANDE COM O CARRO até descobrir o que é!!!!!!!!!!!!!!! Se o cabeçote trincar, o prejuízo é grande, além do serviço ser difícil e demorado.

um abraço