Ver Versão Completa : Jimny falhando a 90KM/h até parar
Olá pessoal, meu Jimny 2003 está com 70.000km e não faço trilhas.Hoje, andando na estrada a 95Km/h ele começou falhar...o motor parecia apagar sucessivamente e dava socos, a luz no painel começou piscar quando o motor apagava, o motor perdeu força e assim foi até parar. Depois de 5 minutos dei a partida e continuei a viagem. Quando atingiu 90km/h novamente o problema começou..E quando diminui a velocida para 75 - 80km/h o problema não acontecia..Será o tal Sensor de rotação??? Como faço o diagnóstico no Jimny 2003? Onde coloco o fusível para a leitura dos códigos de problemas? Onde compro esse sensor de rotação, com bom preço...tem um nacional que serve?
Uma ajudinha, por favor..
Abraços
Cesar
Joao Baeta
29/03/2009, 21:33
Olá pessoal, meu Jimny 2003 está com 70.000km e não faço trilhas.Hoje, andando na estrada a 95Km/h ele começou falhar...o motor parecia apagar sucessivamente e dava socos, a luz no painel começou piscar quando o motor apagava, o motor perdeu força e assim foi até parar. Depois de 5 minutos dei a partida e continuei a viagem. Quando atingiu 90km/h novamente o problema começou..E quando diminui a velocida para 75 - 80km/h o problema não acontecia..Será o tal Sensor de rotação??? Como faço o diagnóstico no Jimny 2003? Onde coloco o fusível para a leitura dos códigos de problemas? Onde compro esse sensor de rotação, com bom preço...tem um nacional que serve?
Uma ajudinha, por favor..
Abraços
Cesar
:arrow:Mt estranho...!!!!!:shock:
Pode ser gasosa batizada............. Leva na oficina que entende de Suzuki ou 4x4 msm!!
Sensor de rotaçao só dava problema nos 1° Jimny... Ano 98/99 Motor SOCH!!!!!
:arrow:Mt estranho...!!!!!:shock:
Pode ser gasosa batizada............. Leva na oficina que entende de Suzuki ou 4x4 msm!!
Sensor de rotaçao só dava problema nos 1° Jimny... Ano 98/99 Motor SOCH!!!!!
Baeta,
O meu era 2003 e tive que trocar o sensor de rotação. Pelas informações listadas com certeza é o dito cujo!
att
ricardo sabóia
30/03/2009, 12:41
Sensor de rotação com certeza.Esse defeito só apareceu nos jimny's de 2000 p/cá (motor M13A DOHC) e não nos antigos com o Baeta falou.Cuidado aonde for levar o seu jimny,cuidado p/o cara não tentar te enganar inventando outra coisa,a chance de ser o sensor é de 99,9999....%,já passei por isso !
Abs,Ricardo.
Olá Ricardo, obrigado pela confirmação pois acredito que
seja mesmo o tal sensor. Vou ficar esperto com mecânicos
sim; não deixo em qualquer um não.A gasolina que uso é boa qualidade.
Sabe me dizer como fazer o diagnóstico...que coloca um fusível
em uma peça...pode me dar uma dica de como faço isso ?
Abraço
Cesar
ricardo sabóia
30/03/2009, 14:24
Muitos jimny's que vieram pra cá tiveram esse problema,inclusive o meu em 2003 (a suzuki ainda estava por aqui).Na época assim que cheguei na concessionária (NOVOTEMPO),o chefe da oficina disse logo de cara que o sensor tava com esse problema,inclusive ele disse que a suzuki deveria ter feito um RECALL(alguns GV deram o mesmo pau),mas....não fizeram.
O sintoma é exatamente esse, o motor só "corta" em velocidades constantes acima de 80 Km/h e e luz do check engine fica piscando enquanto o motor falha.Com certeza você vai encontar na CARRERA ou SUZUCAR,é o sensor de rotação do virabrequim.Troquei o meu na época (FEV/2003) e até hoje não deu mais problema.Alguns colegas aqui do fórum tiveram o mesmo problema e trocaram o sensor também.
Abs,Ricardo.
Maurício Fernandes
30/03/2009, 19:11
é sensor sim.
acho que dá para trocar em casa, mas não tenho certeza.
Muitos jimny's que vieram pra cá tiveram esse problema,inclusive o meu em 2003 (a suzuki ainda estava por aqui).Na época assim que cheguei na concessionária (NOVOTEMPO),o chefe da oficina disse logo de cara que o sensor tava com esse problema,inclusive ele disse que a suzuki deveria ter feito um RECALL(alguns GV deram o mesmo pau),mas....não fizeram.
O sintoma é exatamente esse, o motor só "corta" em velocidades constantes acima de 80 Km/h e e luz do check engine fica piscando enquanto o motor falha.Com certeza você vai encontar na CARRERA ou SUZUCAR,é o sensor de rotação do virabrequim.Troquei o meu na época (FEV/2003) e até hoje não deu mais problema.Alguns colegas aqui do fórum tiveram o mesmo problema e trocaram o sensor também.
Abs,Ricardo.
Olá Ricardo,tenho uma dúvida aqui. Comprei o sensor e gostaria de saber se é a peça correta pois pedi ao vendedor da Suzuki Carrera o sensor de rotação do virabrequim...e ele disse que essa peça fica atrás do motor.Já recebi o sensor (uma peça termoplástica de cor marrom, parecendo um cachimbo...) ,é isso mesmo?
Ocorre que fui ver no motor e essa peça fica na frente, bem abaixo do alternador,e não atrás como o moço disse...
O pessoal me mandou a peça certa? Eu pedi sensor de rotação virabrequim...
Uma ajudinha, pois não quero trocar a peça errada..e o cara me confundiu a cabeça..
Abraços
Olá Ricardo,tenho uma dúvida aqui. Comprei o sensor e gostaria de saber se é a peça correta pois pedi ao vendedor da Suzuki Carrera o sensor de rotação do virabrequim...e ele disse que essa peça fica atrás do motor.Já recebi o sensor (uma peça termoplástica de cor marrom, parecendo um cachimbo...) ,é isso mesmo?
Ocorre que fui ver no motor e essa peça fica na frente, bem abaixo do alternador,e não atrás como o moço disse...
O pessoal me mandou a peça certa? Eu pedi sensor de rotação virabrequim...
Uma ajudinha, pois não quero trocar a peça errada..e o cara me confundiu a cabeça..
Abraços
Quando troquei foi embaixo do alternador. Parece um cachimbo mesmo.
ricardo sabóia
07/04/2009, 13:30
Fica mesmo embaixo do alternador.
Abs,Ricardo.
Pessoal, troquei eu mesmo o sensor de rotação do meu Jimny. Deu um pouco de trabalho, pois tem que soltar e girar o alternador...acesso ruim mas levei o jimny a um posto de gasolina,numa valeta de troca de óleo..demorou 45 minutos.O Jimny ficou novo de novo ! Comprei o Sensor na loja Suzuki Carrera, em São Paulo, custou R$360,00 mais o frete de R$24,00.Valew pela ajuda !!!
Obrigado a todos..
Abraços
Cesar
claudio4wd
08/02/2010, 11:09
Pessoal,
Ontem na estrada meu Jimny parou com um sintoma parecido. O motor embolou e reduziu o giro até parar, como se fosse falta de combustível (e isso não é). Esperei um tempo e tentei ligar de novo, mas não pegou. Será que é o tal sensor de rotação? Bomba de combustível não deve ser, pois eu ouço o barulho dela quando viro a chave. Gasolina batizada, acho difícil, pois rodei uns 80km com ele depois de abastecer e não falhou nem uma vez.
Minha dúvida é que nos relatos aqui do forum, o motor sempre volta a pegar depois de um tempo, e no meu caso não pegou de jeito nenhum.
Maurício Fernandes
09/02/2010, 12:31
quando é o sensor fica falhando, não apaga geral.
veja no módulo de injeção (centralina) e torça para que não seja ali o problema.
verifique os cabos e bobinas (se for bobina tenho uma para vender....)
claudio4wd
28/02/2010, 09:47
O problema era bem mais simples, porém não foi fácil descobrir...
Devido a ferrugem, alguma parte interna do catalisador se desprendeu, foi esfarelando com o tempo e entupindo o cano, até que entupiu completamente e, sem descarga de ar, o motor não pegava mais.
Tá resolvido!
Maurício Fernandes
28/02/2010, 18:43
O problema era bem mais simples, porém não foi fácil descobrir...
Devido a ferrugem, alguma parte interna do catalisador se desprendeu, foi esfarelando com o tempo e entupindo o cano, até que entupiu completamente e, sem descarga de ar, o motor não pegava mais.
Tá resolvido!
:putz::putz::putz::putz:
Que bom que foi resolvido.
Tirou o catalisador e colocou o que no lugar?
claudio4wd
01/03/2010, 11:54
Pro carro funcionar, provisoriamente coloquei um abafador. Mas a cada acelerada dói a minha consciência ambiental. Logo logo vou ter de comprar um catalisador, pois também a vistoria anual do detran vem aí...
Maurício Fernandes
01/03/2010, 20:15
Quando achar o catalisador (se for paralelo) posta no tópico sobre adaptações, pois esse tema é recorrente...
Abraço.
felizardo10
27/07/2015, 16:45
Olá boa tarde , estou com um jimny 2012 , porem ele ficou alguns dias parados e teve uma pequena batida de frente porem nada de muito estrago. apos fazer os reparos devidos, funcionei o carro e ele frio pega rapidinho,apos esquentar ele fica ruim para pegar e na lenta fica falhando porem não morre. paguei 3 oficinas diferentes para passar o aparelho e todos detectaram que era situação de gases tenho outro dimny e fui fazendo a troca de sonda de escapamento ,sonda lambet, velas cabos de velas e até bicos coloquei , e nada de resolver.
um outro mecânico fez teste da compressão e detectou que um dos pistão estava com compressão baixa e todos que passaram o aparelho e com todas essas tentativa e historico de batida de frente do antigo dono ,falaram que seria a junta queimada troquei a junta e o carro continua do mesmo jeito. não sei mais o que fazer ? me ajudem .
Dá uma olhada nas bobinas. No começo do ano uma das bobinas do meu Jimny estava trincada e deixava escapar corrente, foi substituída e ele voltou ao normal.
tmgoulart
15/10/2016, 21:41
Olá boa noite, estou exatamente com o mesmo sintoma do seu.... fica falhando na lente e ruim de pegar quando quente... Como você resolveu o problema?
Ola, tmgoulart, como os colegas acima falaram Jimny falhando na lenta pode ser bobina, lembrando que ele tem duas. Se o carro for mais velho é mais comum, num carro pouco rodado isso seria mais raro. Mas sempre deve-se verificar a revisão basica do carro ta em dia, filtros de ar, cabos de vela, etc. Inclusive a gasolina.
sergio bula
14/10/2019, 15:43
Boa Tarde: Não sei se postei no local apropriado mas não soube abrir um novo post neste Fórum.
Meu nome é Sergio Bula e sou do Rio de Janeiro. Tenho um Jimny 2000/2001 com uns 85.00 km rodados.. Tudo estava indo
bem entretanto meu carro deu uma pane 06 vezes no MESMO ponto da Serra Rio-Teresópolis. O carro simplesmente começa a engasgar levemente, o cano de descarga faz um pouco de "estouros", a luz de óleo pisca um pouco até acender e o carro morre totalmente. Após alguns minutos parado religo o carro e este começa a funcionar novamente sem nenhum problema e sigo viagem inclusive por pontos mais inclinados da Serra e vencendo distancias maiores que a vencida antes do veículo morrer. Levei na autorizada Suzuki e em um conhecido e confiável mecânico especialista em Suzuki aqui no Rio e ninguém soube me identificar o problema. O problema tem se tornado mais sério pois nestes últimos dias ocorreu mo mesmo problema mas agora em zona urbana aqui o Rio...
Alguém tem alguma idéia do que possa estar acontecendo?...
Obrigado,
Sergio
TCHEIGOR
15/10/2019, 00:24
Boa Tarde: Não sei se postei no local apropriado mas não soube abrir um novo post neste Fórum.
Meu nome é Sergio Bula e sou do Rio de Janeiro. Tenho um Jimny 2000/2001 com uns 85.00 km rodados.. Tudo estava indo
bem entretanto meu carro deu uma pane 06 vezes no MESMO ponto da Serra Rio-Teresópolis. O carro simplesmente começa a engasgar levemente, o cano de descarga faz um pouco de "estouros", a luz de óleo pisca um pouco até acender e o carro morre totalmente. Após alguns minutos parado religo o carro e este começa a funcionar novamente sem nenhum problema e sigo viagem inclusive por pontos mais inclinados da Serra e vencendo distancias maiores que a vencida antes do veículo morrer. Levei na autorizada Suzuki e em um conhecido e confiável mecânico especialista em Suzuki aqui no Rio e ninguém soube me identificar o problema. O problema tem se tornado mais sério pois nestes últimos dias ocorreu mo mesmo problema mas agora em zona urbana aqui o Rio...
Alguém tem alguma idéia do que possa estar acontecendo?...
Obrigado,
Sergio
já verificou se o catalisador não está obstruído?
weiberthiago
14/08/2021, 18:07
De uns dias pra cá carro falhando na lenta e dificuldade de pegar quando esquenta, deixei o carro numa oficina por mais de 15 dias e o mecânico não conseguiu descobrir o problema, testou bobinas novas cabos novos e velas e nada resolveu, vim aqui pra ver se alguem ja teve esse problema e descobriu esse mistério. Desde já agradeço pela atenção.
Olá boa tarde , estou com um jimny 2012 , porem ele ficou alguns dias parados e teve uma pequena batida de frente porem nada de muito estrago. apos fazer os reparos devidos, funcionei o carro e ele frio pega rapidinho,apos esquentar ele fica ruim para pegar e na lenta fica falhando porem não morre. paguei 3 oficinas diferentes para passar o aparelho e todos detectaram que era situação de gases tenho outro dimny e fui fazendo a troca de sonda de escapamento ,sonda lambet, velas cabos de velas e até bicos coloquei , e nada de resolver.
um outro mecânico fez teste da compressão e detectou que um dos pistão estava com compressão baixa e todos que passaram o aparelho e com todas essas tentativa e historico de batida de frente do antigo dono ,falaram que seria a junta queimada troquei a junta e o carro continua do mesmo jeito. não sei mais o que fazer ? me ajudem .
tmgoulart
14/10/2021, 18:13
De uns dias pra cá carro falhando na lenta e dificuldade de pegar quando esquenta, deixei o carro numa oficina por mais de 15 dias e o mecânico não conseguiu descobrir o problema, testou bobinas novas cabos novos e velas e nada resolveu, vim aqui pra ver se alguem ja teve esse problema e descobriu esse mistério. Desde já agradeço pela atenção.
Atrás do motor tem a válvula EGR, ela abre em determinadas situações para reaproveitar os gases da queima na admissão, uma bosta que inventaram por questões ambientais, como ela recebe toda a carbonização, ela tranca com o tempo, abre e a mola não consegue fechar mais. No meu o sintoma sempre é esse, falha e ruim de pegar quente....... eu tirava ela, limpava e tornava a acontecer depois de um tempo... agora isolei ela.
Se quiser me chama no whats q eu tento t ajudar e enviar fotos... (53) 984510215.
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