Conectar

Ver Versão Completa : como ligar os cabos de vela no distribuidor

Lopes
29/03/2009, 19:15
Ola, alguem pode me dar um toque de qual e o numero 1 do
distribuidor estou com duvidas.....

Daniel Webber
29/03/2009, 20:30
Retire as velas do motor, assim voçê gira ele com mais facilidade, veja quando o cilindro 1 começa a fase de compressão, coloque então o pistão em ponto morto superior, do cilindro 1, voçê vai observar que a marca da polia do vira brequim vai coincidir com a marca da tampa forntal. Retire a tampa do distribuidor e veja para onde o rotor está apontando, este será o cabo que vai para o cilindro 1. Continue girando o motor e siga a ordem de explosão, 1-5-3-6-2-4, para 6 cilindros, e 1-3-4-2- para 4 cilindros. Se não me engano no bf o rotor gira para o sentido anti-horário.
Abraços
Daniel

ivandro bugs
29/03/2009, 21:01
É isso aí mesmo amigos!

Lopes
30/03/2009, 14:34
Obrigado, mas estou com dificuldade de realizar este processo,
se eu fizer como no processo abaixo dara certo,abraço

Daniel Webber
31/03/2009, 21:52
Aonde está sua dificuldade em realizar o procedimento que passei? Seja mais específico que talvez ainda posso ajudar.

Existe outro procedimento, mas requer certo cuidado. Retire a vela do cil.1, retire a tampa do distr., tape o furo da vela com o dedo e peça para alguém tocar arranque, enquanto o motor estiver girando voçê sentirá a compressão no dedo, olhe ao mesmo tempo para o distribuidor e veja a posição do rotor no momento em que voçê sente que a pressão escapa pelo dedo. Aí é o ponto do cil. 1 em que o rotor deve estar.
Se ainda assim voçê não conseguir é melhor chamar um mecânico.
Daniel

jijoe_78
01/04/2009, 11:37
Ôpa!
Blz Lopes?
Dando uma simplificada no que o Daniel passou, segue abaixo:
- retire a vela do cilindro 1 (cilindro próximo ao radiador)
- tira a tampa do distribuidor e mantenha o rotor no lugar (ou popular cachimbo);
- levante uma das rodas traseiras e engate a 3a. marcha. Peça para um amigo girar a roda em sentido horário enquanto você fica com o dedo no furo da vela;
- Quando sentir que o cilindro está empurrando o ar pelo furo da vela, dá uma olhada então na polia do virabrequim que terá uma escala marcada na polia, que indica os graus de ignição;
- enquanto ainda tiver pressão no dedo, verifique se a seta chega a marcar o número 5 da polia. Se passar da escala, dê mais uma volta na roda e acompanhe. Nunca gire o motor em sentido anti-horário!!!
- Apontou no número cinco enquanto o motor fez nova pressão no dedo? Então agora olhe qual é a posição do rotor do distribuidor e compare com qual posição ele "casa" na tampa. Ali vc sabe que é o cabo do cilindro 1.
Sacou? Aí para ligar os outros cabos de velas basta seguir a sequência de ignição que o Daniel passou. Se o motor do seu carro for o original do jipe 6 cilindros (BF-161), siga a sequência em sentido anti-horário, pois o distribuidor Wapsa gira anti-horário. Se for o motor OHC 4 cilindros, a partir do primeiro cabo instalado vc pega a sequência de ignição e monta os outros seguindo em sentido horário.
Pode ser meio "sacal" passar este procedimento ao invés de uma foto, mas é um procedimento praticamente universal para motores gasolina e álcool. O que pode mudar é que a polia do virabrequim tenha apenas 3 traços grandes indicando os graus de ignição em 0, 5 e 10 como acontece nos Nivas. Fica a dica também que, depois de encontrada a sequência certa, vc faça marcas na tampa do distribuidor indicando qual posição é a certa para o cilindro. Pode ser com tinta, ou como eu fiz, uma marca bem de leve com estilete em algarismos romanos.
[]´s!

Felipe Zanette
29/01/2011, 16:34
Fui instalar ingnição eletronica na minha rural 6 cilindros, e notei que os cabos estavm posicionados nos lugares errados , conforme a sequencia certa do bf, o cabo 4 estava no lugar do 5 , e o 3 no do 6, mas o motor funcionava perfeitamente

instalei a ingnição , e coloquei na ordem correta, e não deu certo ....

voltei a ordem que estava antes e funcionou perfeitamente

oq está errado ???
regulagem de válvulas talves ??

Renan Folly
31/01/2011, 11:58
A ordem que vc está seguindo é 1 5 3 6 2 4 e no sentido anti-horário?

Felipe Zanette
31/01/2011, 12:27
então essa ´a ordem que manda o manual , porém , n dá certo ... , tive que voltar a sequencia antiga 1-4-6-3-2-5

antonio umino
01/02/2011, 14:07
Felipe Zanette. e Zanettev.

vai em pesquisar tem muita coisa sobre o distribuidor ,. funcionamento e tal. Pesquise que vai achar muita coisa.

antonio umino
02/02/2011, 13:42
Felipe. vc. tem razão não tem muito post sobre sequencia de cabos do distribuidor. mas no forum tem muita coisa, quando falam de carburador, funcionamento tocam neste assunto de cabos de vela. mas a sequencia correta é 1 5 3 6 2 4.
O distribuidor é colocado no eixo da bomba de óleo e esta é acionada pelo comando de valvulas. Seu movimento se faz anti horario. e se a bomba estiver colocada no lugar certo com certeza o distribuidor atraves de seu rotor marcará mais ou menos 5 horas, aí a polia do virabrequim a marcação no primeiro cilindro no ponto de ignição, e daí a sequencia dos cabos de velas. 1 5 3 6 2 4. veja aí. tem mais foristas pronto a te ajudar. Ok. abraços.

Kakiko
02/02/2011, 15:45
Cara...to quebrando a cabeça aqui...não faz nenhum sentido isso que voce esta dizendo...
A sequencia do BF161 eh 1-5-3-6-2-4 sentido anti horario...nao da para funcionar de outro jeito...:parede:

Kakiko
02/02/2011, 17:15
A unica coisa que pode ser eh o seguinte: se voce esta considerando que o distribuidor roda no sentido horario (mas na verdade roda anti horario) entao voce iria pensar que os cabos 4-5 e 3-2 estavam trocados...
Da uma conferida ai amigo...

antonio umino
02/02/2011, 17:50
NO anti horario. o relogio virando atrazando, em vez de olhar o relogio virando para a direita, o distribuidor vira a esquerda. antihorario., então estando o cilindro numero hum no ponto de ignição,todo o pistão para cima. com a polia do virabrequim na marca do 5 grau, achou o primeiro cabo de vela, agora olhando a tampa do distribuidor, o segundo na ordem seria o cilindro numero 5, (sempre contrario ao relogio), agora o numero 3, depois, o 6 mais o 2 e por ultimo o 4 terminando. a ordem seria 1 5 3 6 2 4. Para alguns é dificil achar o primeiro se não tiver nenhum cabo de vela conectado. Para achar tem que por o primeiro cilindro (Frente pra traz.) no ponto de ignição. Dica. tira as velas. roda o motor. tampa o primeiro cilindro. quando começar a soprar, veja na polia a marcação dos graus. vai rodando e com a flexa no 5 grau tá no ponto de ignição. Ok. espero ter ajudado.

CAIOROQUE
03/02/2011, 20:57
Falou tudo o Antonio, não respondi antes porque fiquei matutando como poderia ser invertido esta ordem, ate rodei um motor velho que tenho aqui para verificar se um mecanico conseguiu estrangular uma valvula e soltar outra, mas não dá não, teria que refazer toda a arvore de manivelas e depois sincronizar o eixo de acionamento das valvulas, é uma coisa impensável.
Confere aí o lado que está olhando esta regulagem e dá um alô que estou curioso.
Marcelo Caio

Fernando Massad
03/02/2011, 21:51
Antônio, com todo respeito, assim não dá não.

Primeiro, é preciso ter em mente que enquanto o vira dá 2 voltas, o comando dá só uma.
O Felipe vai ter que aprender a achar o ponto da viatura......
Pra isso, deve-se retirar a vela do primeiro cilindro, o mais próximo do radiador;
- faça uma bucha resistente com estopa e faça um tampão com ela no buraco da vela que vc retirou;
- retire o cabo que vai da bobina ao distribuidor; lembre-se a sua intenção nesse momento não é funcionar o motor;
- depois que o tampão estiver colocado, gire a chave como se fosse ligar o motor;
- no momento em que seria a iginção do primeiro cilindro, o pistão estará no topo e provocará a expulsão do tampão que vc colocou;
- ao acontecer isso, desvire a chave imediatamente...imediatamente mesmo;
- o pistão terá descido um pouco; pegue uma chave de fenda, introduza no bjuraco da vela retirada; rodando a polia do motor com a mão, faça o pistão subir até seu ponto máximo;
- nesse ponto, verá que a marcação do ponto da polia deverá estar coincidente com a marcação do ponto no bloco do motor;
- Esse é o correto ponto de ignição do 1o cilindro;
- abra o distribuidor e veja se o rotor está direcionado a mandar a centelha ao primeiro cilindro; se não estiver, será necessário retirar o distribuidor e recolocá-lo na posição correta;
- a partir daí ficou fácil...é só colocar os cabos na sequência que os amigos disseram;
- não há como o motor funcionar com a sequência errada, porque seu funcionamento é determinado por uma relação mecânica/elétrica, ou seja, a centelha (elétrica) vai pra vela cujo cilindro está em compressão (mecânica);
não há como trocar um cabo que seja e o motor funcionar.

Preste atenção no detalhe que falei no início...enquanto o virabrequim dá duas voltas, o comando dá só uma....daí a importância de achar o ponto de IGNIÇÃO. Isso significa dizer que não basta verificar quando o pistão do 1o cilindro está em cima pra por no ponto:discordo:; ele vai subir uma vez pra fazer escapar os gases, e uma seguinda vez pra comprimir a mistura e detonar, ou seja, serão duas voltas no vira, enquanto será apenas uma volta do comando. É esse momento que te interessa para o ponto.

Espero ter ajdado e qq coisa grita aí.
Boa sorte:concordo:

Felipe Zanette
03/02/2011, 22:05
bom , tudo oq foi citado aqui foi feito antes, e ainda continuava com o problema , conversando com um mecanico , ele disse q a engrenagem do comando deve ter sido posicionada errada , e dai , houve a necessitade de caçar a nova sequencia...

o engraçado , é que eu tenho um fusquinha , e qdo eu comprei ele rodava com os cabos invertidos tbm...

notei q ela está meia fora de ponto ainda , mas vou xecar dinovo , e firmar melhor a sequencia dos cabos , pra ver se eu n marquei errado , mas uma coisa é certeza , a sequencia n é a que manda o manuel !

Fernando Massad
03/02/2011, 22:13
NO anti horario. o relogio virando atrazando, em vez de olhar o relogio virando para a direita, o distribuidor vira a esquerda. antihorario., então estando o cilindro numero hum no ponto de ignição,todo o pistão para cima. com a polia do virabrequim na marca do 5 grau, achou o primeiro cabo de vela, agora olhando a tampa do distribuidor, o segundo na ordem seria o cilindro numero 5, (sempre contrario ao relogio), agora o numero 3, depois, o 6 mais o 2 e por ultimo o 4 terminando. a ordem seria 1 5 3 6 2 4. Para alguns é dificil achar o primeiro se não tiver nenhum cabo de vela conectado. Para achar tem que por o primeiro cilindro (Frente pra traz.) no ponto de ignição. Dica. tira as velas. roda o motor. tampa o primeiro cilindro. quando começar a soprar, veja na polia a marcação dos graus. vai rodando e com a flexa no 5 grau tá no ponto de ignição. Ok. espero ter ajudado.

Antônio, me desculpe, só agora li mais detidamente seu post...é isso mesmo:concordo:

antonio umino
04/02/2011, 09:27
Fernando. é isso aí. vc detalhou muito mais que eu, mas o sentido é o mesmo, tentar ajudar o amigo forista. É que eu não detalhei como fazer. Mas foi muito melhor detalhado o seu inform . Mas valeu o forum é pra isso mesmo. abraços.

Kakiko
04/02/2011, 10:16
bom , tudo oq foi citado aqui foi feito antes, e ainda ontinuava com o problema , conversando com um mecanico , ele disse q a engrenagem do comando deve ter sido posicionada errada , e dai , houve a necessitade de caçar a nova sequencia...

o engraçado , é que eu tenho um fusquinha , e qdo eu comprei ele rodava com os cabos invertidos tbm...

notei q ela está meia fora de ponto ainda , mas vou xecar dinovo , e firmar melhor a sequencia dos cabos , pra ver se eu n marquei errado , mas uma coisa é certeza , a sequencia n é a que manda o manuel !

Felipe

Com todo respeito, voce deve estar vendo a sequência de uma forma errada...dois carros trabalhando com sequencia errada?:pensativo: Como disse os colegas acima, é impossivel o carro funcionar com qualquer cabo invertido...
Mesmo se a engrenagem do comando estiver fora da posicao a sequência da explosao seria a mesma, mudaria apenas a posição do distribuidor (primeiro cilindro ao inves de estar na posicao meio dia estaria na posicao 5 horas por exemplo mas ele continuaria rodando na sequência).
Sugiro voce consultar outro mecanico para tirar a duvida...:concordo:

abração

Kakiko
08/02/2011, 11:57
E ai Felipe...descobriu alguma coisa? Estamos curiosos com o final dessa historia...

abracao:pipoca:

Felipe Zanette
10/02/2011, 22:56
fuçei de novo e está rodando na seguinte sequencia : 156324

vou tentar trocar o 3 pelo 6 e ve noq dá

Kakiko
11/02/2011, 15:36
fuçei de novo e está rodando na seguinte sequencia : 156324

vou tentar trocar o 3 pelo 6 e ve noq dá

Beleza Felipe...troca ai que eu acho que ela vai ficar um "avião" :dance:....depois fala pra nos o que deu...

abraço

Felipe Zanette
11/02/2011, 22:53
se trocar só tem lenta , e falhando ainda , acelera ela tripica demais

reslima
11/02/2011, 23:31
Não está vendo corretamente a sequência dos cabos, só pode... primeiro era 1-4-6-3-2-5 , agora é 1-5-6-3-2-4?
Se contar mais umas duas vezes, chega na sequência correta 1-5-3-6-2-4 ! :odedo:

antonio umino
12/02/2011, 08:13
Reslima. Bom dia. Passando por Engenheiro Beltrão no domingo a tarde, Tem em um pátio aí em Engenheiro um chassis de jeep é o seu. Vi de passagem pela pista, parece ser um chassis muito inteiro. Reslima outra coisa tem alguma passagem entre Nova Esperança e Campo Mourão sem passar por Maringá. Ok. abraços.

Felipe Zanette
12/02/2011, 17:38
O relisma,vc citou as sequências que eu falei no inicio do tópico,mas da última vez em que mexi, troquei o 4 pelo 5, e continuou funcionando normalmente, porém ao trocar o 3 pelo 6 deu merda, logo alguma coisa não está normal. Não extrapola nos teus comentários, eu coloquei isso aqui pra que alguém que conheça dizer oque pode estar acontecendo. Pra sua ciência comentários como esse seu são desnecessários. :odedo:

Felipe Zanette
12/02/2011, 17:43
Pra quem está realmente encucado com esse assunto como eu, logo logo vou postar um vídeo do motor funcionando e da sequencia dos cabos.

reslima
12/02/2011, 17:48
Opa, tudo certo antonio?
Aquele chassi não é meu não! Não sei se está inteiro, sei que o dono está pedindo caro pra cacete! Do jeito que você viu lá, com motor, caixa,t-case, tudo original, documentando, ele ta pedindo 6 pau! Ja fazem mais de 6 meses que ta naquele local...
Jeito de vir sem passar por Maringá até tem, mas de Nova Esperança vc teria que pegar sentindo a Paranavaí, depois para Alto Paraná, passando por Cianorte e depois Campo Mourão, mas acredito que vai rodar uns km a mais!
Quando passar novamente, entra em contato e combinamos alguma coisa! :concordo:
Abração...

reslima
12/02/2011, 17:50
Uuuuuuuuu brabão!!!! :shock:
Tava brincando, mas se quer saber, depois dessa de vc ter ignorado, pra mim quem ta vendo essa M3rd@ errado é você mesmo!!! :odedo:
ME PROVE O CONTRÁRIO!!! :concordo:

Não extrapola nos teus comentários, eu coloquei isso aqui pra que alguém que conheça dizer oque pode estar acontecendo. Pra sua ciência comentários como esse seu são desnecessários.

Felipe Zanette
12/02/2011, 19:01
Vim fazer o video da rural funcionando com o cabo 3 no lugar do 6, e notei oque estava errado : o cabo do cilindro 3 está danificado, logo, qdo o cabo do cilindro 6 estava no lugar do cilindro 3, dava a impressão de o motor funcionar mais limpo...

imendei o cabo com fita isolante mesmo, e coloquei a sequencia certa, e agora tá beleza.

Fornara
02/07/2011, 17:10
Vim fazer o video da rural funcionando com o cabo 3 no lugar do 6, e notei oque estava errado : o cabo do cilindro 3 está danificado, logo, qdo o cabo do cilindro 6 estava no lugar do cilindro 3, dava a impressão de o motor funcionar mais limpo...

imendei o cabo com fita isolante mesmo, e coloquei a sequencia certa, e agora tá beleza.

Ufa!! Ainda bem que tudo foi esclarecido sem mortos e feridos. Felipe estes problemas acontecem mesmo, e ainda bem que temos o forum repleto de amigos bem intencionados para ajudar! Acho que na minha viatura esta acontecendo algo parecido, só que a culpa é minha e não dos cabos. Com as explicações dadas aqui vou ter condições de conferir tudo! Obrigado amigos!!

jkdaniels
25/08/2011, 18:54
Desenhei esses dois esquemas de ligação dos cabos de velas no distribuidor do BF-161.

Gostaria da ajuda dos entendidos para escolher o desenho correto (motor azul ou motor vermelho) para divulgação aqui no fórum, a fim de ajudar leigos como eu.

Obrigado.

Junior Futura
25/08/2011, 22:30
e ai JK beleza.
a segunda imagem é a q esta correta :concordo:
[]'ss

Fornara
26/08/2011, 21:32
Desenhei esses dois esquemas de ligação dos cabos de velas no distribuidor do BF-161.

Gostaria da ajuda dos entendidos para escolher o desenho correto (motor azul ou motor vermelho) para divulgação aqui no fórum, a fim de ajudar leigos como eu.

Obrigado.

Daniel, a ordem dos cilindros do motor esta correta as duas:dance:. Mas a ordem no distribuidor vai depender do PMS do cilindro nº1. Quando este (Nº1) estiver no PMS tem que ver para que terminal o rotor aponta no distribuidor, e este sim sera conectado o cabo nº1. depois a ordem de ignição 153624 será no sentido anti-horario no distribuidor. Não sei se deu pra entender mas qqc prende o grito!

Lopes
15/06/2015, 12:12
moderador por favor pode fechar o topico, obrigado

Ian Jeep
28/06/2015, 22:52
moderador por favor pode fechar o topico, obrigado

Meu Senhor, pra q fechar o tópico?
Muitos outros membros podem ter a mesma duvida, duvidas parecidas ou algo a acrescentar, evitando abrir um outro tópico com o assunto.

Mesmo q tenha sanado a sua duvida, não precisa solicitar o trancamento do tópico.

Sadlowski
28/06/2015, 23:59
Meu Senhor, pra q fechar o tópico?
Muitos outros membros podem ter a mesma duvida, duvidas parecidas ou algo a acrescentar, evitando abrir um outro tópico com o assunto.

Mesmo q tenha sanado a sua duvida, não precisa solicitar o trancamento do tópico.

Infelizmente aqui na Seção das F75 acontece muito do pessoal abrir tópicos sem antes pesquisar. Uma vez aberto, que fique disponivel

Selvo
25/07/2015, 15:31
A Sequencia correta refere-se à imagem VERMELHA ... onde a ordem será 1-5-3-6-2-4

antonio umino
25/07/2015, 19:25
Está certo.......

Desenterrou o tópico... de 25 de agosto de 2011....
então quase.... 4 anos.... mas tá valendo....

O da Direita ou o motor vermelho. onde a seta indica o sentido de rotação do cachimbo ou do rotor do distribuidor.
que é anti horário ou atrasando o relógio.....

O da Esquerda motor azul.... está errado...Pois o sentido é horário. (adiantando o relogio).
Neste caso. os fios da vela estão com a disposição errada...