PDA

Ver Versão Completa : Sportage V6 2.7 2009 - temperatura motor, duvida de novato



BetoJ
28/03/2009, 11:40
Olá,

Me perdoem se isto já foi respondido antes, porem não encontrei mensagens parecidas. Sou um novato em 4x4, SUV e sportage. É o meu primeiro carro deste tipo, tirei esta semana da concessionária. Fiquei impressionado o prazer de dirigir e com o consumo elevado :-? Mas o que está me preocupando é como o motor aquece. Ontem, em transito urbano, andei uns 5km para ir, outros 5km para voltar, apenas isto. Na garagem, ao sair do carro, percebemos que o capô estava bem quente, o motor mais ainda. O carro não tem ponteiro de temperatura :( apenas uma luz indicativa, a qual não acusou problema. A ventoinha está funcionando normalmente e joga um ar bem quente (para dentro do habitaculo do motor). Fui na concessinoaria e me disseram que é assim mesmo, que não é para me precupar. Como é o primeiro carro que tenho deste tipo, V6, pode ser que seja normal mesmo, mas estou encucado. Agradeço se alguem que tiver carro semelhante (motor V6) possa compartilhar informações a respeito disto. Abraços e obrigado.

Júlio C. A. Santos
28/03/2009, 12:54
BetoJ,

Nunca tive um carro "V6", mas de acordo com relatos que já ouvi de proprietários de veículos desse porte, é normal, é um motor grande, esquenta mesmo. As Sportage mais antigas não têm motores grandes (e são 99% deste fórum), mas de qualquer forma aguarde mais opiniões neste tópico. Na sessão "SUV", você encontrará mais proprietários de Sportages com motor V6 que talvez esclareçam suas dúvidas.

Abraço :concordo:

BetoJ
28/03/2009, 13:47
Valeu Julio, obrigado mesmo. Acho que se trata daquele cuidado exagerado quando compramos algo. Eu tinha como referencia o megane sedan, que tem um isolante termo/acustico entre o capo e o motor. O sportage não tem isto e, portanto, o calor se evidencia mais. Na hora do almoço parei do lado de uma explorer v8 estacionada e conversei com o dono dela, o capo estava bem quente e ele me falou que é normal também. Toda esta insegurança é pelo simples fato de não ter um marcador de temperatura no painel. Um carro deste porte/preço sem este simples instrumento. Que economia burra, não é mesmo? No mais, muito satisfeito com o carro e agora mais tranquilo. ;-)

CarlinBC
28/03/2009, 13:52
Olá BetoJ...
Um motor monocilíndrinco produzirá uma quantidade de calor equivalente a 1/6 do motor do seu carro que produzirá a metade do calor de um 12 cilindros. Fique sossegado com isso. É normal...
Seja muito bem vindo...

BetoJ
28/03/2009, 13:57
Valeu Carlinhos. Quando passar esta fase de frescura com carro certamente vou testar numa trilha leve e quem sabe de pois uma lama. Tenho muuuiiito a aprender e já vi que este forum é muito bom pra isso.

abraços

jgneves
28/03/2009, 14:12
Beto,

Só pra tranquilizar ainda mais.
Tinha uma Blazer V6 e trabalhava com uma também, porém, a minha era executive e tinha aquela manta isoladora termica no compartimento do motor e não esquentava muito na cabine. A que eu trabalhava era pé duro e esquentava que era um:twisted:, principalmente em congestionamento de transito urbano ou em longas viagens.
No mais, eu só queria um dia pilotar uma spt V6, deve ser um show:pipoca:. Parabéns.

BetoJ
28/03/2009, 15:57
Cara, é muito show, impressionante. Nunca tive um carro com motor assim então tem cuidar para o ponteiro do tanque de gasolina não despencar :???:

jgneves
28/03/2009, 16:37
Cara, é muito show, impressionante. Nunca tive um carro com motor assim então tem cuidar para o ponteiro do tanque de gasolina não despencar :???:


A Blazer era 5,5 km/l na cidade e 10 na estrada.

Rolf_Schneider
14/07/2011, 12:16
Rapaz,
O negócio do ponteiro da temperatura é o de menos. Tu já viu o reservatório de água do radiador? É coisa de coreano, asiático de olho muuito puxado para enxergar a marcação dos níveis mínimo e máximo no reservatório, coisa de louco!
Agora, o consumo desses motores (olha que o 2.7 é um dos menores dessa categoria) é um absurdo, coisa do passado, resquícios da era do petróleo. A minha não passa de 6 km/l na cidade. Temos que nos unir e criar um clube de fidelidade de um posto que nos dê algo de retorno na hora de abastecer. Basta ter um V6...

fredboell
14/07/2011, 20:15
ja tive uma explorer v6, e achava estranho como ela esquentava tambem, porem o ponteiro da temperatura sempre estava no nivel normal e nao fervia, pelo menos pelo ponteiro, acho que é normal, nao esquenta nao, o problema é se a luz começar a piscar, mas faz o preventivo e fica de boa.
outra coisa, coloca a agua e fluido no nivel certo, nao adianta simplesmente encher o reservatorio.

jeb
29/09/2013, 17:33
Quando eu tinha a Explorer V6 o ponteiro sempre ficava no meio, em temperatura normal, mesmo em situações de trânsito extremo. Porém, esse "normal" é bastante quente em relação aos 4 cilindros.

Mas, se realmente estiver com dúvidas, sugiro passar em um mecânico de confiança e medir pelo raster quando estiver com o motor bem quente.

J.