PDA

Ver Versão Completa : Câmbio CVT + Pikup Diesel

Renatopami
27/03/2009, 22:47
Existe alguma pik up diesel com câmbio cvt?
Estou usando um sentra com cvt desde o mês passado e estou achando espetacular....:palmas:
Muita economia de gasolina....Fiquei imaginando um câmbio destes num motor diesel econômico(ranger ou hilux),será que este tipo de câmbio não aguenta o torque dos motores diesel?
Parece que a nissan equipa carros bem potentes lá fora com este câmbio....:pensativo:
ABRAÇOS!!!!!

cRiPpLe_rOoStEr
27/03/2009, 23:12
nunca vi pickup diesel com cvt... diesel com cvt até hoje só vi audi com câmbio multitronic emplacado na argentina... mas seria uma boa opção, aliás, que fim levou o projeto da pickup média da volkswagen?

Jera
28/03/2009, 00:41
vejam aqui o picape da volks.....2.0 tdi 170cv! mesmo motor do audi tt!!! e tração integral. se vier assim mesmo acho que vai fazer sucesso.

http://www.noticiasautomotivas.com.br/volkswagen-robust-tera-motor-20-tdi-de-170-cavalos-o-mesmo-do-audi-tt/

cRiPpLe_rOoStEr
28/03/2009, 01:07
se for para trabalhar eu ja me dava por satisfeito com um motor 1.9tdi de 130hp... mas esse 2.0 é foda...

Miranda
28/03/2009, 02:35
vejam aqui o picape da volks.....2.0 tdi 170cv! mesmo motor do audi tt!!! e tração integral. se vier assim mesmo acho que vai fazer sucesso.

http://www.noticiasautomotivas.com.br/volkswagen-robust-tera-motor-20-tdi-de-170-cavalos-o-mesmo-do-audi-tt/

na minha opiniao, pra trabalho msmo... carregar peso vai ser uma bosta..
agor apra essa nova geraçao de pickups q andam mais na cidade do q na terra.. ta otimo.

Dificilmente um motor 2.0 vai conseguir entregar o torque qe os motores de maior cilindrada entregam..
provavelmente vai ser um HSD, torque baixo e em alta rotação..
alguem me fala como que se trabalha com um veiculo assim?

cRiPpLe_rOoStEr
28/03/2009, 04:51
o tópico acabou tendo um leve desvio... retomando: e o câmbio toroidal que a mazda está desenvolvendo, creio que seja mais adequado a um utilitário a diesel, principalmente os mais pesados, por ser praticamente um cvt sem correia...

Edintruder
28/03/2009, 09:10
o tópico acabou tendo um leve desvio... retomando: e o câmbio toroidal que a mazda está desenvolvendo, creio que seja mais adequado a um utilitário a diesel, principalmente os mais pesados, por ser praticamente um cvt sem correia...

Nos EUA já tem muito câmbio CVT equipando motores "torcudos", e com certeza já tem muitos baixados em desmanches, o problema é que são controlados eletronicamente e precisam passar pelas mão do Walter para a programação... :grin:

Walter L. L. Casitta
28/03/2009, 10:12
A patente do câmbio CVT toroidal é da Nissan. Segundo li esse agüenta motores maiores, mas par picapes existem outras soluções como o cambio de 6 marchas e duas embreagens da ZF ou câmbio automático comum que já é usado.

Eu tenho um Honda Fit 2009 CVT aqui em casa. A patroa que usa. É muito gostoso de dirigir. O CVT do Fit usa correia com polias de diâmetro variavel. Esse cambio não aguenta porrada. Durante os meus testes de resistência :mrgreen: a correia chegou a escorregar dentro das polias. Bem que no manual exite o aviso: "Você danificá o seu Honda Fit se for usado para reboquer" ou aluma coisa parecida...

Edi, como todas as ferramenta de programação qualquer um faz. Por acaso ontem testei o controlado do câmbio conectado ao notebook e ao câmbio na bancada. Funcionou tudo até onde foi possível testar

Jera
28/03/2009, 10:35
ow walter, se for o 2009 mesmo, não tem mais o cambio cvt não.....é um aut comum de 5 marchas.

Walter L. L. Casitta
28/03/2009, 11:22
ow walter, se for o 2009 mesmo, não tem mais o cambio cvt não.....é um aut comum de 5 marchas.

Ops, Não é 2009 mesmo é 2008...

Raposo
28/03/2009, 12:08
provavelmente vai ser um HSD, torque baixo e em alta rotação..
alguem me fala como que se trabalha com um veiculo assim?
Mais um malhando o HSD sem o devido conhecimento técnico. MANUAL DA RANGER: Especificações - Motor 2.5 Diesel - Torque máximo: 284 Nm a 1600 rpm. Isso é alta rotação?
Té mais.

cRiPpLe_rOoStEr
28/03/2009, 13:36
284 Nm a 1600 rpm. Isso é alta rotação?

só em scania e naqueles navios pesadões...:odedo:

zoega
28/03/2009, 14:32
Creio que a Ram é CVT, não?

cRiPpLe_rOoStEr
28/03/2009, 14:46
Creio que a Ram é CVT, não?

não... mas eu OUVI DIZER que a gm estava analisando a possibilidade de oferecer cvt na chevrolet tahoe hybrid... daí para a silverado, incluindo as diesel, é um passo...:pipoca:

zoega
28/03/2009, 15:24
não... mas eu OUVI DIZER que a gm estava analisando a possibilidade de oferecer cvt na chevrolet tahoe hybrid... daí para a silverado, incluindo as diesel, é um passo...:pipoca:

Pensei que a Ram era por causa desse vídeo:
YouTube - Dodge Ram Cummins 0-200 kmph
A velocidade aumenta com a mesma rotação...

cRiPpLe_rOoStEr
28/03/2009, 15:33
Pensei que a Ram era por causa desse vídeo:
YouTube - Dodge Ram Cummins 0-200 kmph (http://www.youtube.com/watch?v=NB8Bd3KlXwI)
A velocidade aumenta com a mesma rotação...

reparou nos números à direita do D? num cvt não tem, a não ser que tenha algum dispositivo eletrônico para simular um câmbio automático convencional como acontece em alguns mercedes-benz(mas nesses é diferente, simula trocas de marcha seqüenciais)...

zoega
28/03/2009, 16:05
Ahm bão...
Vivendo e aprendendo...

[]'s

cRiPpLe_rOoStEr
28/03/2009, 16:26
...nem perdido tempo com proalcool eu não duvido que poderíamos ter algum modelo 100% nacional equipado com esse tipo de câmbio e movido a diesel (ou biodiesel/svo)... o princípio de funcionamento é o mesmo do câmbio da mobylette e da quase totalidade das scooters atuais, e alguns veículos desse tipo são produzidos localmente... portanto, know-how para produzir câmbios cvt automotivos não falta no brasil, acredito eu... a propósito: amaral gurgel (q.e.p.d.), crítico ferrenho do proalcool, chegou a especular a aplicação desse tipo de câmbio no cena/br800, após algumas experiências similares em microcarros... segue foto de um modelo de 1965 com motor 2t bicilíndrico de 350cc...

a propósito: morei em vila militar por 12 anos, portanto, embora pareça para algumas pessoas que eu estou "metendo o pau" nos militares ou sendo antipatriótico, é uma impressão equivocada...

cRiPpLe_rOoStEr
28/03/2009, 17:59
a algumas semanas atrás eu fui ver um nissan x-trail na concessionária, e na alavanca do câmbio (xtronic cvt, dispensa apresentações) depois do D tinha uma posição L... isso me leva a supor que o modelo é apto a receber motor a diesel sem atentar contra a peculiar legislação brasileira...

Anthoniusnikos
28/03/2009, 19:16
Com todo o respeito ao conhecimento de engenheiro do Sr. Gurgel, mas essas CARANGAS do Sr. Gurgel...! :-(:-(:-( Mesmo para a minha época eram bem desajustadas. Talvez se ele tivesse apoio governamental, assim como a EMBRAER teve, teríamos hoje veículos com a mesma qualidade dos japonêses, e na pior das hipóteses como dos coreanos, mas sabe-se lá que compromisso o Sr. JK fez com os Tios Sans (arquivos secretos que devem ser abertos) ? :pensativo::pensativo::pensativo:
Essa VW, parecidíssima com todas as outras, para encarar o mercado nacional, só tem que aguentar o PAU !
Abs
Anthon

cRiPpLe_rOoStEr
28/03/2009, 19:40
Com todo o respeito ao conhecimento de engenheiro do Sr. Gurgel, mas essas CARANGAS do Sr. Gurgel...! Mesmo para a minha época eram bem desajustadas. Talvez se ele tivesse apoio governamental, assim como a EMBRAER teve, teríamos hoje veículos com a mesma qualidade dos japonêses, e na pior das hipóteses como dos coreanos, mas sabe-se lá que compromisso o Sr. JK fez com os Tios Sans?

o problema do gurgel foi ter ficado tanto tempo atrelado à volkswagen... outro fator que pode ser considerado um empecilho era a restrição ao uso de diesel, afetando a quase totalidade da linha gurgel, e sabe-se lá por qual milagre não impossibilitou a oferta de um motor diesel no carajás, 4x2 com capacidade de carga de 750kg... a propósito: se ao invés de um proalcool houvesse um "probiodiesel" (ja era usado óleo de colza como combustível na extinta alemanha oriental) ou um "promamona" (que poderia ter alavancado o desenvolvimento econômico até mesmo no polígono da seca, sem desviar terras produtoras de alimentos) e empresas como agrale e branco tivessem recebido mais incentivos para pesquisa e desenvolvimento o brasil poderia ter indústrias de motores reconhecidas no mercado mundial como referências como por um breve período foram a gurgel e a engesa nos segmentos de veículos utilitários e militares...

simaoall
28/03/2009, 23:00
realmente foi uma pena a falta de incentivo do governo á gurgel (e pode interpretar falta de incentivo como eufemismo), hoje poderiamos ter uma embraer do setor automotivo.

quanto ao cambio cvt, temos os câmbio audi equipando alguns carros de corrida (alguns dos mitos do le mans por exemplo), a audi tem câmbios CVT que equipam os 10 cilindros DIESEL nos carros que correm as 24 horas de le mans (24 horas de circuito direto não é para qualquer motor, muito menos para qualquer cambio).

fora que a audi tem em seus carros tudo de mais moderno em termo de transmissão, dual clutch (bi-embreagem, que equipa até os modelos A3), cambio CVT sequêncial (esse então é show de bola, alem de ser CVT, ele não usa correias, usa um sistema de correntes que é muito mais durável, roubusto e confiável que os cvt normais, fora isso ainda tem uma espécie de emulação de marcha, o motorista pode usar a caixa mudando as marchas manualmente).

fora isso, se não me engano ja existem máquinas pesadas que usam CVT, ou seja, tecnologia existe, basta aplicar em uma pickup e colocar no mercado.

cRiPpLe_rOoStEr
28/03/2009, 23:07
quanto ao cambio cvt, temos os câmbio audi equipando alguns carros de corrida (alguns dos mitos do le mans por exemplo), a audi tem câmbios CVT que equipam os 10 cilindros DIESEL nos carros que correm as 24 horas de le mans
fora isso, se não me engano ja existem máquinas pesadas que usam CVT, ou seja, tecnologia existe, basta aplicar em uma pickup e colocar no mercado.

AQUELES AUDI R10 usam cvt??????????:shock::shock::shock::?: será que não seria o câmbio seqüencial de dupla embreagem? até onde eu saiba não se usa câmbio automático em le mans...

simaoall
30/03/2009, 02:42
AQUELES AUDI R10 usam cvt??????????:shock::shock::shock::?: será que não seria o câmbio seqüencial de dupla embreagem? até onde eu saiba não se usa câmbio automático em le mans...

acho que me expressei mal, quis dizer que existe câmbio CVT que trabalha com os motores diesel tdi dos R10 de le mans.

é até capaz de ser o esquema dos CVT audi, mas ai eu ja não sei.

salvo engano, a durabilidade dos CVT audi da nova geração é maior que qualquer câmbio manual.

cRiPpLe_rOoStEr
30/03/2009, 02:45
acho que me expressei mal, quis dizer que existe câmbio CVT que trabalha com os motores diesel tdi dos R10 de le mans.

é até capaz de ser o esquema dos CVT audi, mas ai eu ja não sei.

salvo engano, a durabilidade dos CVT audi da nova geração é maior que qualquer câmbio manual.

os de le mans devem ser dsg, seqüenciais de dupla embreagem... só não devem ter o modo automático... a propósito: a porsche está deixando o tiptronic meio de lado para usar o pdk, que é um dsg...

cRiPpLe_rOoStEr
30/03/2009, 03:04
retomando: o cvt, por não ter conversor de torque, tem duas vantagens: proporciona freio-motor e não patina (o famoso "slip", que deixa as arrancadas lentas e aumenta o consumo) na arrancada...

Walter L. L. Casitta
30/03/2009, 08:46
retomando: o cvt, por não ter conversor de torque, tem duas vantagens: proporciona freio-motor e não patina (o famoso "slip", que deixa as arrancadas lentas e aumenta o consumo) na arrancada...

O CVT Tem conversor de torque sim e até o Honda Fit tem freio motor inclusive reduz a marcha nas decidas automaticamente...

Higor-PY
30/03/2009, 10:23
Se nao me engano... li na globo rural um teste de um trator com cambio CVT! :concordo:
[]'s

netão
30/03/2009, 11:27
O CVT Tem conversor de torque sim e até o Honda Fit tem freio motor inclusive reduz a marcha nas decidas automaticamente...
Ele funciona bem Walter,melhor que os que tem no mercado?

Walter L. L. Casitta
30/03/2009, 11:41
Ele funciona bem Walter,melhor que os que tem no mercado?

Os câmbios AT normalmente só são bons mesmo quando o motor é grande. Antes de comprar o Fit fiz um testedrive num KIA Picando AT motor 1.0. Que bosta!
O FIT CVT é ótimo, é o primeiro carro AT com motorzinho que gostei (1.4 ou 1.5. Nem sei :rolleyes:)

Maranguas
30/03/2009, 11:47
Os câmbios AT normalmente só são bons mesmo quando o motor é grande. Antes de comprar o Fit fiz um testedrive num KIA Picando AT motor 1.0. Que bosta!
O FIT CVT é ótimo, é o primeiro carro AT com motorzinho que gostei (1.4 ou 1.5. Nem sei :rolleyes:)

Olha... a partoa tem um Fit CVT e digo-lhes: Se tiver um pick-up de mais de 170cv com o câmbio parecido com o do fit será um sucesso absoluto. Economia e Torque a toda hora...

Walter L. L. Casitta
30/03/2009, 11:54
Olha... a partoa tem um Fit CVT e digo-lhes: Se tiver um pick-up de mais de 170cv com o câmbio parecido com o do fit será um sucesso absoluto. Economia e Torque a toda hora...

Sem dúvida, ma acho que nem precisa ser CVT. A câmbio da Hilux também é muito bom...

Maranguas
30/03/2009, 12:02
Sem dúvida, ma acho que nem precisa ser CVT. A câmbio da Hilux também é muito bom...

Pois é Walter, mas eu já dirigi uma hilux m/t e outra a/t. O cambio a/t da hilux é o melhor a/t em pick-ups daqui do Brasa, mas ela tem um pequeno buraco de potecia ate os 1.300 rpm q com um CVT isso seria resolvido. O fit CVT apesar de ser 1.4, de arrancada, ele se dá melhor q muito carro com o motor maior por causa do câmbio que desepeja torque a toda hora. Explicando melhor... arrancada inercial ( de 0 a 40-50 km/h)

cRiPpLe_rOoStEr
30/03/2009, 20:00

eu até hoje só mexi em cvt na mobilete e numas scooters... pelo visto o sistema do fit não é tão semelhante ao delas...

Higor-PY
30/03/2009, 20:48
A primeira vez que dirigi um fit cvt fiquei babando.... e so imaginando como seria uma pick up com um cambio desses... :concordo:
[]'s

cRiPpLe_rOoStEr
30/03/2009, 20:50
Se nao me engano... li na globo rural um teste de um trator com cambio CVT! :concordo:
[]'s

no youtube tem videos de tratores com cvt... conhece os tratores steyr?

Higor-PY
30/03/2009, 20:52
Ah outra coisa... depois de ler esse topico fiquei matutando... onde se enquadraria o cambio de uma pá carregadeira? Tem conversor de torque! a troca e manual! e nao tem embreagem!
Ta sei que desvirtua o topico mas e que to matutando ainda :pensativo: nao deixa de ser 4x4 :lol:
:concordo:
[]'s

cRiPpLe_rOoStEr
30/03/2009, 20:54
Ah outra coisa... depois de ler esse topico fiquei matutando... onde se enquadraria o cambio de uma pá carregadeira? Tem conversor de torque! a troca e manual! e nao tem embreagem!
Ta sei que desvirtua o topico mas e que to matutando ainda :pensativo: nao deixa de ser 4x4 :lol:
[]'s

semi-automático?

Higor-PY
30/03/2009, 20:57
Boa noite cRiPpLe_rOoStEr!
Da steyr so conheço arma :discordo: E que lembro do teste de trator CVT, fiquei imaginando a vida boa do caboclo... Tratorista de primeiro mundo, ar, gps, som estero e cambio CVT!
[]'s

Walter L. L. Casitta
30/03/2009, 22:00
eu até hoje só mexi em cvt na mobilete e numas scooters... pelo visto o sistema do fit não é tão semelhante ao delas...

Em veículos leves é usada a embreagem automática com acionamento centrífugo, que também é um conversor de torque. Alias a embreagem comum de qualquer veículo também é um conversor de torque, só que popularmente associa-se o conversor de torque com o hidráulico que é usado câmbio AT. Mais ou menos como junta homocinética e junta CV. São a mesma coisa, mas os jipeiros tratam como se fossem diferentes.

cRiPpLe_rOoStEr
30/03/2009, 22:13
Em veículos leves é usada a embreagem automática com acionamento centrífugo, que também é um conversor de torque. Alias a embreagem comum de qualquer veículo também é um conversor de torque, só que popularmente associa-se o conversor de torque com o hidráulico que é usado câmbio AT. Mais ou menos como junta homocinética e junta CV. São a mesma coisa, mas os jipeiros tratam como se fossem diferentes.

agora eu entendi...

Renatopami
30/03/2009, 22:33
O sentra,quando freia mais forte até parar(como num sinal que fecha rápido) dá para sentir como se as marchas estivessem reduzindo.....é bem legal mesmo:palmas:
ABRAÇOS!!!!

cRiPpLe_rOoStEr
30/03/2009, 22:42
http://4.bp.blogspot.com/_l7298LIzt5Q/SYiJXkYryOI/AAAAAAAABqo/H3XaQnyirKo/s1600-h/liquid.jpg (http://4.bp.blogspot.com/_l7298LIzt5Q/SYiJXkYryOI/AAAAAAAABqo/H3XaQnyirKo/s1600-h/liquid.jpg)

embora essa capa esteja atrapalhando, dá para ver bem o cvt...

http://4.bp.blogspot.com/_l7298LIzt5Q/SYiJXkYryOI/AAAAAAAABqo/H3XaQnyirKo/s1600-h/liquid.jpg

Walter L. L. Casitta
30/03/2009, 22:54
O sentra,quando freia mais forte até parar(como num sinal que fecha rápido) dá para sentir como se as marchas estivessem reduzindo.....é bem legal mesmo:palmas:
ABRAÇOS!!!!

No FIT é bem sutil, todas as vezes que a velocidade aumenta sem estar acelerando como numa decida o câmbio começa a reduzir e não deixa que a velocidade suba muito. Se a descida não for muito ingrime ele vai mantendo a velocidade e não deixa embalar. As vezes tem que dar uma aceleradinha pra soltar mais ou jugar pro neutro mesmo.

Walter L. L. Casitta
30/03/2009, 22:56
[/URL][url]http://4.bp.blogspot.com/_l7298LIzt5Q/SYiJXkYryOI/AAAAAAAABqo/H3XaQnyirKo/s1600-h/liquid.jpg (http://4.bp.blogspot.com/_l7298LIzt5Q/SYiJXkYryOI/AAAAAAAABqo/H3XaQnyirKo/s1600-h/liquid.jpg)

embora essa capa esteja atrapalhando, dá para ver bem o cvt...

http://4.bp.blogspot.com/_l7298LIzt5Q/SYiJXkYryOI/AAAAAAAABqo/H3XaQnyirKo/s1600-h/liquid.jpg

YouTube - Como funciona um cambio CVT

Walter L. L. Casitta
30/03/2009, 23:03
Essa é a historia do CVT da Nissan. Parte1

YouTube - Transmissão CVT -O Devafio do Atrito -Parte 1 de 5

Walter L. L. Casitta
30/03/2009, 23:10
Parte 2

YouTube - Transmissão CVT -O Devafio do Atrito -Parte 2 de 5

Walter L. L. Casitta
30/03/2009, 23:11
Parte 3

YouTube - Transmissão CVT -O Devafio do Atrito -Parte 3 de 5

Walter L. L. Casitta
30/03/2009, 23:11
Parte 4

YouTube - Transmissão CVT -O Devafio do Atrito -Parte 4 de 5

Walter L. L. Casitta
30/03/2009, 23:12
Parte 5

YouTube - Transmissão CVT -O Devafio do Atrito -Parte 5 de 5

cRiPpLe_rOoStEr
31/03/2009, 01:15
Essa é a historia do CVT da Nissan. Parte1

YouTube - Transmissão CVT -O Devafio do Atrito -Parte 1 de 5 (http://www.youtube.com/watch?v=WmXICUuCWM0)

gostei desse modelo de 1907...:palmas: inspirador para a montagem de um hot-rod, com a possibilidade de usar um câmbio semelhante ao original...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

cRiPpLe_rOoStEr
31/03/2009, 01:35
[ame=http://www.youtube.com/watch?v=4C3j7LG0S98]YouTube - CVT Corp - Real Toroidal Continuously Variable Transmission[/URL] cvt para aplicações estacionárias...

http://www.cvtcorp.com/ (http://www.cvtcorp.com/) empresa que produz esse sistema... ja tem versões para caminhões http://www.cvtcorp.com/eng/secteurs_camion.html (http://www.cvtcorp.com/eng/secteurs_camion.html)

cRiPpLe_rOoStEr
31/03/2009, 04:56
http://en.wikipedia.org/wiki/John_William_Lambert (http://en.wikipedia.org/wiki/John_William_Lambert) o precursor do sistema de transmissão toroidal...

http://en.wikipedia.org/wiki/Lambert_(automobile (http://en.wikipedia.org/wiki/Lambert_(automobile))

netão
31/03/2009, 11:02
Agora eu estou entendendo o CVT.
Mas em um motor com o da RAM,que tem muito torque,como ele se comportaria???

RcSala
31/03/2009, 14:13
Só um adento:

O cvt do fit usa embreagem do tipo multidisco banhada a óleo. Ele "simula" um conversor de torque ao não deixar o carro voltar em uma ladeira, por exemplo. O nissan sentra usa conversor de torque com bloqueio a partir de uma determinada rotação, levando vantagem de não desgastar e de aumentar a relação de redução do cvt. Se bem me lembro o cvt do fit varia apenas algo em torno de 2,8:1 a relação de redução.

A honda não conseguiu/quiz adequar o cvt dela ao motor flex e adotou a caixa do civic no novo fit, uma pena. Achava o cvt do fit muito bom apesar da letargia para ganhar velocidades mais altas, até 100km/h ia muito bem. Não tive oportunidade de testar o cvt do sentra ainda mas fico com receio de comprar um mico, o mercado brasileiro é muito cruel com a tecnologia e detesta novidade, vide os motores 16v que cairam em desgraça no mercado de usados.

No caso das piacapes esse tipo de câmbio seria excelente, motores a diesel tem o melhor rendimento quando trabalham de forma etacionária o que poderia ser feito com um CVT. O problema é o torque que a tecnologia atual suporta, mesmo o cvt da audi um dos mais avançados, ainda não suporta um torque muito elevado como pode ser visto nessa matéria do BestCars: http://www2.uol.com.br/bestcars/testes/a4-2.htm#b (http://www2.uol.com.br/bestcars/testes/a4-2.htm#b)

Acredito que nos tratores o cvt deve ser bem diferente e usado logo depois do motor. Assim o torque é multiplicado depois do cvt.

A primeira vez que vi essa reportagem do câmbio toroidal fui perguntar ao meu professor de elementos mecânicos da UFES o que ele achava, fiquei com cara de besta e ao mesmo tempo com pena dele ao perceber que ele não tinha a menor idéia do que era. Dias depois ele propôs um trabalho a respeito de acionamentos mecânicos (ou algo assim, não me lembro ao certo) e eu dissertei a respeito do câmbio toroidal da nissan. Além do 10 ganhei a admiração do professor (santa internet :mrgreen:). No BestCars existe uma pequena reportagem referente ao Extroid: http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/cambio4.htm (http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/cambio4.htm)

Alias o documentário é riquíssimo, muita informação de primeira, desde um processo especial de obtenção do aço ao desenvolvimento de um óleo específico para o Extroid.

Abraços;
Rodolpho.

cRiPpLe_rOoStEr
31/03/2009, 20:03
Agora eu estou entendendo o CVT.
Mas em um motor com o da RAM,que tem muito torque,como ele se comportaria???

a empresa canadense cvt corp produz sistemas cvt até para caminhões de 600hp... pensa no torque que deve ter uma nave dessas...

horta1234
20/04/2009, 17:05
Conforme se pode ver no documentário "O desafio do atrito" e noutrs reportagens automotivas, o sistema de transmissão mais desenvolvido até hoje é o da Nissan. Até onde eu sei, hoje, o veículo da Nissan comercialmente vendido com maior potência é a a camioneta Murano, com 231 cv.

Edintruder
20/04/2009, 18:44
O meu primo andou com um FIT com CVT e gostou muito.
YouTube - Jazz CVT

depois tem o Nissan Altima:
YouTube - 0 to 120 MPH 2007 Nissan Altima 3.5 V6 with CVT transmission

RcSala
20/04/2009, 21:59
Vendo esses vídeos lembrei de uma coisa que notei quando fiz o test drive no fit CVT. Não gostei do controle que o CVT faz em alta rotação. É só reparar que até 100km/h vai muito bem mas depois parece que o cvt segura muito, da pra notar que o motor tem força mas o cvt limita o desempenho.

No fit 1.4 era nítido a falta de fólego depois dos 120km/h, no manual a diferença era muito grande. Na cidade é uma maravilha mas na estrada se torna chato. É mais eficiente mas não tem graça, sei lá. por isso vou comprar um automóvel automático para andar na cidade, mas na estrada prefiro uma boa caixa manual!

Walter L. L. Casitta
20/04/2009, 22:38
Vendo esses vídeos lembrei de uma coisa que notei quando fiz o test drive no fit CVT. Não gostei do controle que o CVT faz em alta rotação. É só reparar que até 100km/h vai muito bem mas depois parece que o cvt segura muito, da pra notar que o motor tem força mas o cvt limita o desempenho.

No fit 1.4 era nítido a falta de fólego depois dos 120km/h, no manual a diferença era muito grande. Na cidade é uma maravilha mas na estrada se torna chato. É mais eficiente mas não tem graça, sei lá. por isso vou comprar um automóvel automático para andar na cidade, mas na estrada prefiro uma boa caixa manual!

O Civic CVT vai bem em estradas planas. Da pra manter 140Km/h fácil. Se tiver morro falta torque e vai a 6000RPM atoa. Acho que a culpas é do motor e não do câmbio. É que estamos acostumados ao diesel e na estrada a minha Ranger é muito melhor...

RcSala
21/04/2009, 14:03
O Civic CVT vai bem em estradas planas. Da pra manter 140Km/h fácil. Se tiver morro falta torque e vai a 6000RPM atoa. Acho que a culpas é do motor e não do câmbio. É que estamos acostumados ao diesel e na estrada a minha Ranger é muito melhor...

Walter o civic usa câmbio automático convencional e não o CVT. Os novos civic e fit utilizam a mesma caixa de câmbio automático de 5 marchas. CVT no Brasil agora só o nissan sentra.

Na verdade o que vale a pena no motor a diesel é o torque que faz ele manter a velocidade mesmo em subidas. Na arrancada devido ao peso e a tração nossas picapes ficam lentas. Esses dias analizando o sistema de tração da ranger fiquei imaginando o quanto se perde da energia do motor. Muitas peças móveis até chegar as rodas...

Em tenpo, hoje andei em algumas estradinhas bem bacanas que o focus nem em sonho chegaria, uma pena que esqueci a câmera em casa. E no meio do caminho não é que eu encontro uma belíssima cachoeira deserta!!!! Ainda bem que era 4 x 4, hehehe.

Walter L. L. Casitta
21/04/2009, 18:18
Walter o civic usa câmbio automático convencional e não o CVT. Os novos civic e fit utilizam a mesma caixa de câmbio automático de 5 marchas. CVT no Brasil agora só o nissan sentra.

Na verdade o que vale a pena no motor a diesel é o torque que faz ele manter a velocidade mesmo em subidas. Na arrancada devido ao peso e a tração nossas picapes ficam lentas. Esses dias analizando o sistema de tração da ranger fiquei imaginando o quanto se perde da energia do motor. Muitas peças móveis até chegar as rodas...

Em tenpo, hoje andei em algumas estradinhas bem bacanas que o focus nem em sonho chegaria, uma pena que esqueci a câmera em casa. E no meio do caminho não é que eu encontro uma belíssima cachoeira deserta!!!! Ainda bem que era 4 x 4, hehehe.

Eu em? Li e escrevi Civic e pensei no FIT...:mrgreen: