Ver Versão Completa : Samurai x Vitara x Jimmy
Mandruva
27/03/2009, 15:39
Gostaria que algume me ajudasse sobre algum pontos
aos quais estou em duvida sobre estes 3 Veiculos.
En termos de durabilidade e confiança sei que todos
são bons. Gostaria de saber se alguem ja possuiu os
3 ou pelo menos andou nestes 3 modelos, para poder
expressar sua opinião, sobre custo beneficio deles.
O uso que vou fazer não é para trilhas pesadas no
maximo passeios e trilhas leves.
Custo de manutenção, entre eles qual o maior? Isso
se tratando de manutenção rotineira, freios, velas
embreagem, diferencial, coisas medianas.
Isso sem contar custo de compra mas somente, o
uso mesmo, o samurai e o vitara seriam acima de 96,
e o jimmy 2000 em diante
Um grande abraço
Mandruva
Mandruva
27/03/2009, 15:44
Outra coisa que esqueci de perguntar é sobre o
consumo, e tambem esqueci de dizer que no maximo
que vou mecher neles seria um pneu 235x15, e um
um x-cravler 2,65, com lift de no maximo 1,5" ou 2"
Abração
Mandruva
leo cabral
27/03/2009, 18:36
Tópicos envolvendo esse tipo de comparação acabam em polêmica
Use a ferramenta de pesquisa e tire suas próprias conclusões tenho certeza que existe centenas de tópicos sobre cada veiculo citado
Dago Mano
27/03/2009, 18:43
Ja tive Samuka, tenho um Jimny agora e já dirigi o Vitara de um amigo.
Minha conclusão:
Se for usar só em passeios e trilhas, vai de Samurai.
Se for usar para andar na city e fazer passeios e trilhas, pega um Jimny.
Se você se preocupa mais com conforto e fazer viagens longas por asfalto, Vitarinha.
Incluo uma outra opção para você: Grand Vitara, se você quiser levar muita gente no carro para passear, viajar, etc. Apesar do carro não ter um desempenho off road tão bom quanto os citados aí em cima.
abraços.:concordo:
cRiPpLe_rOoStEr
27/03/2009, 19:21
não tenho nada contra o jimny, mas podendo comprar um samurai escolheria esse... se precisasse de mais espaço iria de vitara... a propósito: não tenho nada contra injeção eletrônica, apenas não sou habilitado a trabalhar com esse sistema, mas eu procuraria um carburado...
Ronaldo B.
27/03/2009, 22:03
não tenho nada contra o jimny, mas podendo comprar um samurai escolheria esse... se precisasse de mais espaço iria de vitara... a propósito: não tenho nada contra injeção eletrônica, apenas não sou habilitado a trabalhar com esse sistema, mas eu procuraria um carburado...
Tava indo bem até recomendar um vitara carburado......:lol: ... primeiro porque são os mais antigos, e segundo porque não tem nenhuma vantagem sobre o injetado, muito pelo contrário.
Se vai fazer trilhas médias prá pesadas, vai de samurai de 93 a 95, injetado e com feixes, pode até pegar um com molas helicoidais, mas prá colocar pneus maiores aí começa a dar trabalho. Se vc vai querer usar no máximo pneus 235 o helicoidal vai bem.
Se vai fazer passeios e trilhas leves, vai de Vitara. Com pouca preparação encara muito bem as trilhas leves e médias e com conforto.Já vem com ar, direção hidraulica, trio elétrico, tem mais espaço e conforto que o samurai e o motor é 1.6.
[]´s
cRiPpLe_rOoStEr
27/03/2009, 22:10
Tava indo bem até recomendar um vitara carburado......
eu apenas comentei o que EU faria, ja que eu (ainda) não mexo com injeção... e provavelmente substituiria o carburador original por um 2e...:mrgreen:
Alexandre X
27/03/2009, 22:12
não tenho nada contra o jimny, mas podendo comprar um samurai escolheria esse... se precisasse de mais espaço iria de vitara... a propósito: não tenho nada contra injeção eletrônica, apenas não sou habilitado a trabalhar com esse sistema, mas eu procuraria um carburado...
Puts, vc podia dar seus "parpite" la no topico das picapes :mrgreen:
Novamente, voce nunca deve ter feito uma trilha em sua vida para recomendar um Suzuki carburado.
A comparação do freguês é entre um Jimny e um Samurai >1996, então o Jimny é a escolha certa pq é um Samurai Helicoidal com vários "bugs" corrigidos.
Alexandre X
27/03/2009, 22:17
não tenho nada contra o jimny, mas podendo comprar um samurai escolheria esse... se precisasse de mais espaço iria de vitara... a propósito: não tenho nada contra injeção eletrônica, apenas não sou habilitado a trabalhar com esse sistema, mas eu procuraria um carburado...
Ah, vc pode ficar imaginando que pelo seu "profundo" em conhecimentos em carburadores teria condicoes de consertar um Suzuki parado na trilha e num injetado nao.
Se o pau for no solenoide nada de seu "grande" conhecimento vai ajudar.
Ronaldo B.
27/03/2009, 22:18
eu apenas comentei o que EU faria, ja que eu (ainda) não mexo com injeção... e provavelmente substituiria o carburador original por um 2e...:mrgreen:
Acho que alguém já deve ter recomendado vc fazer um curso de injeção eletrônica. Se não recomendaram, tô recomendando agora...:mrgreen:
O último carro que saiu de fabrica com carburador deve ter no minimo uns 10 anos ou mais, acho que muito mais. Então já dá prá ver que no minimo em breve quem mexe só carburador vai ficar obsoleto. Não tenha medo da IE, ela não morde ninguém não, e funciona direitinho...:mrgreen:. Tenho certeza que na hora que vc começar a mexer com IE nunca mais vai recomendar um motor carburado (salvo raras excessões, e que a cada dia ficam mais raras)....:concordo:
[]´s
PS: Como vc define qual a giclagem, tamanho de difusores, venturis, etc corretos para adaptar um carburador 2E em um motor 1.6 do Vitara ?
cRiPpLe_rOoStEr
27/03/2009, 22:26
Acho que alguém já deve ter recomendado vc fazer um curso de injeção eletrônica. Se não recomendaram, tô recomendando agora...:mrgreen:
O último carro que saiu de fabrica com carburador deve ter no minimo uns 10 anos ou mais, acho que muito mais. Então já dá prá ver que no minimo em breve quem mexe só carburador vai ficar obsoleto. Não tenha medo da IE, ela não morde ninguém não, e funciona direitinho...:mrgreen:. Tenho certeza que na hora que vc começar a mexer com IE nunca mais vai recomendar um motor carburado (salvo raras excessões, e que a cada dia ficam mais raras)....:concordo:
[]´s
PS: Como vc define qual a giclagem, tamanho de difusores, venturis, etc corretos para adaptar um carburador 2E em um motor 1.6 do Vitara ?
alguns carros chineses (não que sejam a melhor referência) ainda usam carburador, e mtas motos de baixa cilindrada vão continuar usando pelo menos até o promot 4... e ainda têm a vantagem de que fica mais fácil fazer um reparo provisório caso dê m3rd@ durante a trilha...
quanto ao 2e, para fazer os ajustes tomaria como base a tabela de carburação de modelos da volkswagen e comparando com o original do vitara para procurar uma relação mais equilibrada...
Você prefere carburador também nestes motores diesel que tanto adora???
Abraços curiosos,
Bill
cRiPpLe_rOoStEr
27/03/2009, 22:34
Você prefere carburador também nestes motores diesel que tanto adora???
Abraços curiosos,
Bill
:odedo::odedo::odedo::odedo::odedo:não sabe que motor a diesel usa bomba injetora mecânica qdo não usa injeção eletrônica???:?::?::?::odedo::odedo::odedo::odedo: :odedo: brincadeiras à parte, se for para trilha em locais mais isolados o sistema eletrônico não me agrada tanto pq é mais fácil achar um profissional habilitado a mexer com bomba mecânica...
Ah tá.............
Obrigado pelos esclarecimentos, a sua opinião é muito importante par nós.
Abraços aprendizes,
Bill
Alexandre X
27/03/2009, 22:40
alguns carros chineses (não que sejam a melhor referência) ainda usam carburador, e mtas motos de baixa cilindrada vão continuar usando pelo menos até o promot 4... e ainda têm a vantagem de que fica mais fácil fazer um reparo provisório caso dê m3rd@ durante a trilha...
quanto ao 2e, para fazer os ajustes tomaria como base a tabela de carburação de modelos da volkswagen e comparando com o original do vitara para procurar uma relação mais equilibrada...
Continua com a ilusão que vai consertar um Suzuki carburado na trilha...
Mas a pergunta que não quer calar? Tu ja fizeste trilha de Suzuki carburado? :mrgreen:
cRiPpLe_rOoStEr
27/03/2009, 22:46
Tu ja fizeste trilha de Suzuki carburado?
suzuki carburado, só moto... o vitara do meu tio está com o motor da kombi a diesel...:odedo: originalmente era injetado, mas o dono anterior, um colorado metido a besta, deixou o motor fundir por andar sem óleo...:parede::parede::parede: o meu tio ja comprou assim para botar no diesel...
Ronaldo B.
27/03/2009, 22:47
alguns carros chineses (não que sejam a melhor referência) ainda usam carburador, e mtas motos de baixa cilindrada vão continuar usando pelo menos até o promot 4... e ainda têm a vantagem de que fica mais fácil fazer um reparo provisório caso dê m3rd@ durante a trilha..
Tava me referindo a carros produzidos no Brasil, a menos que vc vá trabalhar com carburadores na China, né ?? ...:mrgreen:
quanto ao 2e, para fazer os ajustes tomaria como base a tabela de carburação de modelos da volkswagen e comparando com o original do vitara para procurar uma relação mais equilibrada...
Agora vc me pegou porque que eu me lembre o 2E equipou a linha VW 1.8 e o 3E a linha VW de motores 2.0, lembro até dos mini progressivos da Weber (que eram uma merda) que equiparam os motores AP 1.6, mas 2E em 1.6 não em lembro. Quais motores 1.6 da VW sairam com 2E de fábrica ????:pensativo:
[]´s
cRiPpLe_rOoStEr
27/03/2009, 22:50
Agora vc me pegou porque que eu me lembre o 2E equipou a linha VW 1.8 e o 3E a linha VW de motores 2.0, lembro até dos mini progressivos da Weber (que eram uma merda) que equiparam os motores AP 1.6, mas 2E em 1.6 não em lembro. Quais motores 1.6 da VW sairam com 2E de fábrica ????
nenhum... portanto, faz-se necessária a modificação nos giclês, a não ser que se converta para álcool ou "tabajaraflex"...:mrgreen:
Ronaldo B.
27/03/2009, 23:03
nenhum... portanto, faz-se necessária a modificação nos giclês, a não ser que se converta para álcool ou "tabajaraflex"...:mrgreen:
Bão... vamos por partes.... vc disse que prá adaptar o 2E, que é um carburador projetado prá alimentar um motor 1.8, em um motor 1.6 de Vitara você iria fazer os ajustes tomando como base a tabela de carburação de modelos da volkswagen e comparando com o original do vitara para procurar uma relação mais equilibrada, certo ??? Se não tem carburador 2E equipando motor 1.6, como vc chegaria a essa relação mais equilibrada ??? :pensativo:
E é aí que começa a pegar essa adaptações de carburadores, vai ficar na tentativa e erro até acertar alguma giclagem próxima da ideal uma vez que não existem parametros de fábrica. Até pode ficar razoável, mas com certeza sempre vai ter alguma perda. Sem falar nas perdas naturais de um motor carburado comparado com um motor injetado.
Faz um teste, pega um jipe injetado e um carburado e vai fazer uma trilha onde vc tenha erosões e pedras, onde o jipe tenha que encarar inclinações daquelas de te deixam vendo só o céu ou que o chão fique bem próximo da sua janela, depois me fala o que acontece. E nem vem com esse papo de desborbulhador que isso não resolve problema de falta ou excesso e combustiel dentro da cuba do carburador causado pelo desnivel da bóia quando o jipe tá inclinado....:mrgreen:
[]´s
Alexandre X
27/03/2009, 23:06
Tava me referindo a carros produzidos no Brasil, a menos que vc vá trabalhar com carburadores na China, né ?? ...:mrgreen:
Agora vc me pegou porque que eu me lembre o 2E equipou a linha VW 1.8 e o 3E a linha VW de motores 2.0, lembro até dos mini progressivos da Weber (que eram uma merda) que equiparam os motores AP 1.6, mas 2E em 1.6 não em lembro. Quais motores 1.6 da VW sairam com 2E de fábrica ????:pensativo:
[]´s
Ronaldo o 2E sem ajuste para os Suzukis sao os que vieram nos Escort da AutoLatrina.
O mini progressivo era o TLDZ
Ronaldo B.
27/03/2009, 23:13
Ronaldo o 2E sem ajuste para os Suzukis sao os que vieram nos Escort da AutoLatrina.
O mini progressivo era o TLDZ
Serve tanto prá Vitara quanto prá samurai ???? E isso funciona bem ????
Esse miniprogressivo eu tive em um Gol 1.6, era original de fábica, e uma vez comprei um motor de opala prá colocar num CJ veio essa merda de carburador mal e porcamente adaptado no GM 151, imagina que maravilha que era aquilo !!!!!:parede::parede: , aí com se não bastasse a cagada de pegar esse motor com essa merda de carburador, fiz outra cagada na hora de trocar esse carburador... coloquei um H34 !!!
Acho que é por isso que eu detesto carburador até hoje ....:parede::mrgreen:
[]´s
Mandruva
28/03/2009, 07:17
O topico virou mais pra carburador do que o postado no topico!!!!!
Aguem poderia me dizer alguma coisa sobre custo de manutenção?
Um Abraço
Mandruva
Dago Mano
28/03/2009, 08:38
O custo de manutenção do Jimny deve ser o mais caro do trio, mas ele vai dar bem menos pau, por ser mais novo e por ser um melhoramento do Samurai. Tire suas próprias conclusões.
abraços
Mandruva
30/03/2009, 07:30
O custo de manutenção do Jimny deve ser o mais caro do trio, mas ele vai dar bem menos pau, por ser mais novo e por ser um melhoramento do Samurai. Tire suas próprias conclusões.
abraços
So mais uma pergunta!!!
O Jimmy, é mais macio que os samurais 97/98?
Um Abraço
Mandruva
Alberto.Oliveira
30/03/2009, 07:36
Mandruva,
É sim. Mas o vitara é mais macio do que ambos. Se conforto fizer muita diferença pra você na cidade, eu iria de vitara. Tenho um Samurai e estou pensando nessa troca, por algumas questões (viagens a trabalho). O ideal é você experimentar os 3 e decidir qual se encaixa melhor na sua necessidade, :).
[]'s
Alberto
Mandruva
31/03/2009, 12:54
Mandruva,
É sim. Mas o vitara é mais macio do que ambos. Se conforto fizer muita diferença pra você na cidade, eu iria de vitara. Tenho um Samurai e estou pensando nessa troca, por algumas questões (viagens a trabalho). O ideal é você experimentar os 3 e decidir qual se encaixa melhor na sua necessidade, :).
[]'s
Alberto
o SAMURAI eu ja tive um 97/98, gostei bastante do jeepinho mas era muito duro,
e como na epoca era meu unico carro e mulher gravida junto nao deu muito certo
mas gostei bastante do carrinho, so que DURO pa + de metro, so fico imaginando
o de feixe então
Agora no Vitara e no Jimmy, pra falar a verdade nunca andei, mas sei que são bons
carros, so que estou em duvida na questao de manutenção e consumo, pra te falar
a verdade minha vontade era comprar o jimmy, mas tenho medo do custo beneficio
dele, so que não queria um carro muito limitado como é o caso do samurai, nao que
ele nao seja bom, so que em estradas é meio instavel, duro e esses tipos de coisas
Por isso a questao tambem do Vitara e Jimmy, queria alguma coisa um pouco melhor
mas se os custos, forem muito superirores aos samurais, iria voltar a comprar outro
mesmo
um grande abraço
Mandruva
Alberto.Oliveira
31/03/2009, 15:31
Mandruva,
Eu iria de vitara. É confortável, tem um trabalho de suspensão diferente do Samurai e Jimny e é ligeiramente mais espaçoso. Procure dar uma volta neles, de preferênca on e off road. Eu passei a gostar mais do vitarinha depois de andar nele na praia. O Samuca da show na areia, mas os 0.3 do vitarinha fazem uma diferença razoavel, :).
[]'s
Alberto
Mandruva
31/03/2009, 16:34
Mandruva,
Eu iria de vitara. É confortável, tem um trabalho de suspensão diferente do Samurai e Jimny e é ligeiramente mais espaçoso. Procure dar uma volta neles, de preferênca on e off road. Eu passei a gostar mais do vitarinha depois de andar nele na praia. O Samuca da show na areia, mas os 0.3 do vitarinha fazem uma diferença razoavel, :).
[]'s
Alberto
Acho que pelo meu uso, o vitara sera melhor, pois nao farei
trilhas pesadas, então um pneu, 235x15, por ele ter um motor
um pouco maior vai dar conta e nao vou ter que colocar x-crawler,
somente lift 2" e pneus.
Um Abraço
Mandruva
Pessoal,
só voltando em uma questão anterior sobre os carburadores, pois também acho que isso interfere no custo de manutenção : não dá para adaptar um injeção monoponto em um motor carburado de vitara? Desculpem se falei besteira!!
Abs,
cRiPpLe_rOoStEr
31/03/2009, 19:40
não dá para adaptar um injeção monoponto em um motor carburado de vitara?
http://www.fueltech.com.br (http://www.fueltech.com.br) só recomendo que adapte uma caixa estanque para proteger o módulo...
Alberto.Oliveira
31/03/2009, 21:00
Acho que pelo meu uso, o vitara sera melhor, pois nao farei
trilhas pesadas, então um pneu, 235x15, por ele ter um motor
um pouco maior vai dar conta e nao vou ter que colocar x-crawler,
somente lift 2" e pneus.
Um Abraço
Mandruva
Mandruva,
Eu concordo e estou pensando em fazer a mesma coisa. Sou apaixonado pelo meu Samurai, mas minha coluna ta pedindo arrego. Depois que coloquei as molas de voyage, ficou melhor. Mas mesmo assim eu estou precisando de uma viatura mais macia, pras minhas viagens.
Lembrando que a X-crawler para vitara reduz apenas a reduzida. High e 4x2, fica na mesma.
Falei certo, X , :).?
[]'s
Mandruva
01/04/2009, 08:23
Mandruva,
Eu concordo e estou pensando em fazer a mesma coisa. Sou apaixonado pelo meu Samurai, mas minha coluna ta pedindo arrego. Depois que coloquei as molas de voyage, ficou melhor. Mas mesmo assim eu estou precisando de uma viatura mais macia, pras minhas viagens.
Lembrando que a X-crawler para vitara reduz apenas a reduzida. High e 4x2, fica na mesma.
Falei certo, X , :).?
[]'s
Pra te falar a verdade eu nem sabia que existia x-crawler, pra vitara
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.