PDA

Ver Versão Completa : Trac-Lock



João Pedro
27/03/2009, 01:46
Olá senhores.

Tenho uma S10, 03/03, CD turbo diesel, 4x4, que não quero e nem po$$o me desfazer por mais nova ou de outras marcas mais atuias.
Contudo, gostaria de implementar alguma smelhorias que fossem diminuindo os velhos defeitos congênitos de nossa conhecida e vetusta picape.
Já instalei amrtecedores Rancho - melhorou um pouco - um pouco.
Agora pretendia instalar o mesmo sistema das mais novas, o trac-lock. Pois, gostaria de arrefecer aquela patinada, incômoda e perigosa, nas saídas de esquina e/ou retomadas em pistas com um pouco de areia ou água.

As perguntas:
1) É viável?
2) Fácil instalar e barato?
3) É preciso um monstro de mecânico ou um bom faz?
4) Só em concessionárias
5) Qual o modelo das atuais (gostaria que fosse original para não dar problemas).

Minha próxima idéia é levá-la na OffLimmits (em SC) e colocá-la na versão recreio/utilitária. Os caras são bons, segundo me disseram não cobram os tubos e o serviço fica bom com ela mais "firme", mais estável e mais alta, além de resistente.

DiEgOsEiChIrLz
27/03/2009, 01:57
compartilho da mesma duvida(principalmente o valor)

sobre os amortecedores, seriam aqueles de cor amarelado q estao vindo nas s10 mais novas???

João Pedro
27/03/2009, 02:03
Os Rancho que instalei são brancos e possuem três regulagens. Ñ fazem milágres mas melhorarm.
Há tempos atrás a GM instalava os Blinsten (acho que é isto), caros, porém, mto eficientes e tinham esta cor amarela.

cRiPpLe_rOoStEr
27/03/2009, 02:13
não tenho certeza, mas acho que só as 4x2 vêm com trac-lock... se a relação do diferencial for a mesma do 4x4 é plug and play...

DiEgOsEiChIrLz
27/03/2009, 02:14
q pneus voce esta usando???? aki na de casa estamos com 1 jogo de dunlop 235/75 R15 nas rodas (de aluminio) e até agora nenhuma reclamaçao

o 4x4 da sua camionete ja deu defeito?? aki de casa si encontra "paulada" e como nao estamos indo mt pra fora de estrada vamos deixar do jeito q esta

cRiPpLe_rOoStEr
27/03/2009, 02:18
não tenho certeza, mas acho que só as 4x2 vêm com trac-lock... se a relação do diferencial for a mesma do 4x4 é plug and play...

retificando: a 4x4 tb está vindo com trac-lock, mas acho que só no eixo traseiro...

João Pedro
27/03/2009, 02:29
Uso os pneus originais da Executicve, bons na estrada e péssimos fora dela. Porém, originalmente, a S10 não é boa de off road. Os meus estão na medida 235/70/16, dificílimos de achar bons pneus para um off moderado.
Quanto ao trac ele só vem mesmo no eixo traseiro, visto que os dianteiros, pelo peso e tipo de uso, não se faz necessário.

cRiPpLe_rOoStEr
27/03/2009, 02:52
Quanto ao trac ele só vem mesmo no eixo traseiro, visto que os dianteiros, pelo peso e tipo de uso, não se faz necessário.

o trac-lock é o bom e velho positraction, certo? pode não ser imprescindível no eixo dianteiro da 4x4 mas ajudaria bastante... a propósito: conhece a dangel, empresa que adapta sistemas 4x4 no peugeot partner/citroën berlingo e fiat ducato/peugeot boxer/citroën jumper? alguns modelos modificados contam com diferencial autoblocante (creio eu que um pouco menos eficiente que um diferencial de deslizamento limitado) apenas na traseira... enquanto isso, a empresa fam produz o diferencial de deslizamento limitado (tipo positraction) motricité renforcée, equipamento de série em alguns peugeot vendidos na áfrica... http://www.famauto.fr/version_gb/cadre_acceuil_gb/acceuil_gb.htm (http://www.famauto.fr/version_gb/cadre_acceuil_gb/acceuil_gb.htm) a propósito: creio que esse motricité renforcée seja melhor que o eld da linha fiat adventure locker...

João Pedro
27/03/2009, 03:07
Mais ainda persiste a dúvida:
É viável instalar em uma 2003?
Eu digo isto pq um membro aqui do forum se deu mal com uma tentativa, pois há poucas similaridades nos diferenciais Dana.

cRiPpLe_rOoStEr
27/03/2009, 03:25
talvez tenha que trocar ambos os diferenciais... aí fica caro demais, mas tenta achar uma blazer de polícia em leilão que talvez consiga comprar uma bem barata para tirar os diferenciais e depois vende para um desmanche... meu tio fez isso com um passat alemão para pegar peças de acabamento e do motor para outro que ele ja tinha, e tirou umas peças diversas para fazer estoque e usar nas gambiarras que ele tem mania de fazer... a carcaça ele vendeu para um desmanche...

Walter L. L. Casitta
27/03/2009, 08:23
JP.... A quanto tempo tempo em?

O Bianor fez isso. Ele vai saber responder todas as suas perguntas sobre o track-lock

João Pedro
27/03/2009, 09:04
Solução pouco afeta a mim que não manjo de mecânica, ainda mais que as Blazers usadas nas políciais são, em sua maioria, a gasolina e 4x2, fora o dimensionamento dos diferenciais que, presumo, devem ser diferentes.

cRiPpLe_rOoStEr
27/03/2009, 09:51
Solução pouco afeta a mim que não manjo de mecânica, ainda mais que as Blazers usadas nas políciais são, em sua maioria, a gasolina e 4x2, fora o dimensionamento dos diferenciais que, presumo, devem ser diferentes.

não é impossível achar umas 4x4, geralmente de batalhões de polícia ambiental...

João Pedro
27/03/2009, 09:57
JP.... A quanto tempo tempo em?

O Bianor fez isso. Ele vai saber responder todas as suas perguntas sobre o track-lock

Grande Walter, saudações.

Pois foi a experiência tumultuada do Bianor que me fez recuar à época.
Depois, devido a complicações e seqüelas de um incidente que tive na Dutra andei meio afastado do forum e não soube como terminou a avaentura do Bia.
Agora pretendia implementar esta tranqueira mas... quero ver como se $ucede, rsss.
Forte abraço.

João Pedro
27/03/2009, 10:07
Por falar nisso Walter, o que vc me diz sobre aquelas modificações que a Off Limmita faz na S10, no padrão, recreio/utilitário.
Vale a pena?
Torna-a mais resistente e estável? Não afeta às homocinéticas (como a célebre mania de apertar as barras de torção)?

Walter L. L. Casitta
27/03/2009, 13:10
Por falar nisso Walter, o que vc me diz sobre aquelas modificações que a Off Limmita faz na S10, no padrão, recreio/utilitário.
Vale a pena?
Torna-a mais resistente e estável? Não afeta às homocinéticas (como a célebre mania de apertar as barras de torção)?

Não tô sabendo. Você tem algum link sobre isso?

cRiPpLe_rOoStEr
27/03/2009, 13:50
http://www.offlimits.com.br/

João Pedro
27/03/2009, 17:45
Walter, e esse aí abaixo, igual ao que o colega postou. Depois vá em "preparação" e escolha "recreativa/utilitária".

http://www.offlimits.com.br/site.htm

João Pedro
27/03/2009, 17:48
Acho que qualquer mudança na suspensão da S10, para ser séria, tem que começar com barras de torção de maior rigidez. Uma vez um cara da Offlimmts me disse isto, falou qua havia umas barras importasdas "rodando" por aí, mas que depois... ploft! Sumiram do mercado. Imagino que não seja uma peça difícil de ser fabricada artezanalmente.
Mas, isto são outras delongas.... rsss.

Fernandes Kappes
27/03/2009, 17:51
Acho que não compensa, esse track-lock dura muito pouco, a minha é 2006 e o track-lock já não funciona mais, também nem fui atrás para ver qual o problema. Sds

Walter L. L. Casitta
27/03/2009, 17:57
Pelo que vi no site, de significativo são o BL de 40mm pra acomodar os pneus 255 com roda de offset mais positivo e os amortecedores com nitrogênio. Pode ser que tenha mais alguma modificação, mas não da pra saber. Quanto custaria a brincadeira?

João Pedro
27/03/2009, 18:12
É Fernandes, isto embatuca.
Até 1995 a GM trazia intalado esse equipamento nas S10, segundo disseram eles foram retirados devido a serem barulhentos, mas alguns diziam ser alto o índice de quebra.
O certo é que a Ranger tem e outras também e não ouço falar de quebra fácil.

Walter L. L. Casitta
27/03/2009, 18:57
É Fernandes, isto embatuca.
Até 1995 a GM trazia intalado esse equipamento nas S10, segundo disseram eles foram retirados devido a serem barulhentos, mas alguns diziam ser alto o índice de quebra.
O certo é que a Ranger tem e outras também e não ouço falar de quebra fácil.

O track-lock dava problema no tempo que a GM o chamava de positraction e nessa época a S10 vinha com o Dana 46. Com o Dana 44 eu nunca nuca ouvi falar, mas nos sites gringos comentam que num Jeep Wrangler dura no máximo 50 ou 60.000Km...

DiEgOsEiChIrLz
27/03/2009, 19:26
na pratica si senti alguma diferença com esse trac-lock???? ainda nao tive a oportunidade de dirigir uma com esse addon

lembro q as s10 com eixo de 6 parafusos vinham com esse bloqueio mas nunca vi dono de s10 modelo antigo comentando vantagens desse "sistema"

João Pedro
27/03/2009, 19:36
Pelo que vi no site, de significativo são o BL de 40mm pra acomodar os pneus 255 com roda de offset mais positivo e os amortecedores com nitrogênio. Pode ser que tenha mais alguma modificação, mas não da pra saber. Quanto custaria a brincadeira?


Pois é, os gajos ñ comentam. Se não forem feitas modificações mais profundas que ñ vão além de um BL é maquiagem boba. Tenho os Ranchos que são de "ozônio" (rsssss) e ñ adiantaram muito.

Daniel.Shimomoto
28/03/2009, 02:15
Acho que não compensa, esse track-lock dura muito pouco, a minha é 2006 e o track-lock já não funciona mais, também nem fui atrás para ver qual o problema. Sds

X2!!!!!!!!!!!!!

50 mil km já não existia mais Track-lock na Ranger.

A propósito...João Pedro, já que voce está querendo mexer no diferencial....Porque não tenta colocar uma caixa de satélites Eaton Detroit Truetrack (Torsen) no seu Dana 44? Custa em torno de 900 Reais (sem impostos e frete) se comprado na internet. Acho que nao sai muito mais do que pagaria no sistema original Dana.

Outra opção ao Tracklock e que parece ser acessível é o TPRC da Ensimec.

Abs!!!

João Pedro
28/03/2009, 03:38
X2!!!!!!!!!!!!!

50 mil km já não existia mais Track-lock na Ranger.

A propósito...João Pedro, já que voce está querendo mexer no diferencial....Porque não tenta colocar uma caixa de satélites Eaton Detroit Truetrack (Torsen) no seu Dana 44? Custa em torno de 900 Reais (sem impostos e frete) se comprado na internet. Acho que nao sai muito mais do que pagaria no sistema original Dana.

Outra opção ao Tracklock e que parece ser acessível é o TPRC da Ensimec.

Abs!!!

O grande problema é a via crucix pela qual passou o Bianor com o Ensimec. Quanto a outra opção não tenho nenhuma informação. Além disto, e o mais importante, é achar um mecãnico eficiente aqui no Rio/capital.
Já me deram a dica de uma oficina no Recreio, mas antes gostaria de mais informações sobre O True (onde achar, etc).

Daniel.Shimomoto
28/03/2009, 12:30
O grande problema é a via crucix pela qual passou o Bianor com o Ensimec. Quanto a outra opção não tenho nenhuma informação. Além disto, e o mais importante, é achar um mecãnico eficiente aqui no Rio/capital.
Já me deram a dica de uma oficina no Recreio, mas antes gostaria de mais informações sobre O True (onde achar, etc).

João;

Dê uma lida em http://nationaldrivetrain.com/shopsite_sc/store/html/d_truetrac_dana.html

Tem outros sites mas estou em outro PC que não no meu que tem outras empresas que vendem esse sistema nos EUA.

ABs!!!!!

Walter L. L. Casitta
28/03/2009, 13:00
João;

Dê uma lida em http://nationaldrivetrain.com/shopsite_sc/store/html/d_truetrac_dana.html (http://nationaldrivetrain.com/shopsite_sc/store/html/d_truetrac_dana.html)

Tem outros sites mas estou em outro PC que não no meu que tem outras empresas que vendem esse sistema nos EUA.

ABs!!!!!

O JP tem rasão em ficar com o pé atras. Existem variações do D44. O Bianno passou por esse problema com um locker fabricado no Brasil. Imagina um fabricado no USA...

João Pedro
28/03/2009, 16:51
Por falar nisto, onde andará o Bianor para recontar seu calvário?
Na época foi uma confuda danada e ele descobriu, como diz o Walter, que de um Dana para outro era uma "danação" (desculpem o trocadilho), e nem mesmo a GM mantinha uma seqüência correta para o mesmo ano e modelo.
Eu gostaria de saber como tudo aquilo terminou.

Daniel.Shimomoto
29/03/2009, 02:13
O JP tem rasão em ficar com o pé atras. Existem variações do D44. O Bianno passou por esse problema com um locker fabricado no Brasil. Imagina um fabricado no USA...

O ideal é ter fotos com a peça e medidas bem como conseguir as especificações técnicas do locker americano. Mesmo assim se fosse EU, escreveria um email solicitando maiores informações.

Abs!!!

csirani
30/03/2009, 17:14
Por falar nisto, onde andará o Bianor para recontar seu calvário?
Na época foi uma confuda danada e ele descobriu, como diz o Walter, que de um Dana para outro era uma "danação" (desculpem o trocadilho), e nem mesmo a GM mantinha uma seqüência correta para o mesmo ano e modelo.
Eu gostaria de saber como tudo aquilo terminou.

Se não me falha a memória, ele acabou comprando um eixo completo de uma 2007.

fredmineiro
08/05/2009, 00:42
Pessoal, tenho um Jeep Willys com Dana 44, que utilizo exclusivamente para trilhas e em sua maioria bem pesadas.

Após muita procura em achar um bloqueio de diferencial com um custo relativamente baixo, utilizei a caixa satélite que equipava as antigas F1000.

São totalmente Plug and Play nos Dana 44.

A única modificação que poderá existir é caso o semi eixo seja de bitola maior que os da F1000. Neste caso será necessário envia-lo para um torneiro para fazer uma abertura maior.

Não se preocupem com o enfraquecimento da caixa satélite, possui material de sobra para fazer este tipo de serviço.

Haja visto que fiz este trabalho a mais de 2 anos e até hoje o utilizo sem nenhum problema.

Os ganhos pelo menos nas trilhas que realizo são bastante significativos.

Porém se uso fora de estrada for apenas para estradas não pavimentadas, não apresentará nenhum ganho.

O Ganho só se torna perseptivel em caso de terrenos extremamente acidentados ou em lamas muito escorregadias.

Espero ter ajudado em alguma coisa.

A propósito, uma caixa satélite de F1000, gira em torno de R$ 300,00.