Ver Versão Completa : Engesa - Fase 1 - T-rex
alvaro.jrc
25/03/2009, 13:43
Pessoas, depois de uma Ranger V6 4x4, um Niva Pantanal e um Suzuki Jimny este maluco que vos fala resolveu sofrer na mão de um Engesa Fase 1 ano 1985/1986, vou passar os dados da viatura quando comprei e tentar postar a evolução conforme for acontecendo:
FICHA ENGESA FASE 1 ANO 85/86:
- Carroceria toda em fibra de vidro
- Capota em fibra tabatinga
- Eixo traseiro original com relação 13 x 46
- Eixo dianteiro ainda original com relação 13 x 46
- T-Case com reduzida do jipe JPX
- Caixa de marchas 240v original
- Motor 4.9 6 cilíndros injetado da F-1000 mais nova
- Pneus BFGoogrich Allterrain 33/12.5-R15
- 5 Rodas de liga leve BBS
- freio a disco nas 4 rodas, sendoo dianteiro de D-20 com pinça de S-10
- Molas mais altas com amortecedores do 1113
- Bancos dianteiros de bmw
- Banco traseiro original do Engesa
- Direção regulável
alvaro.jrc
25/03/2009, 13:45
Esta foto foi a que estava anunciada no XTREME 4X4.
http://www.xtreme4x4.com.br/img/anuncios/carros/1110-2.JPG
alvaro.jrc
25/03/2009, 13:54
Todas estas enviadas pelo dono anterior.
alvaro.jrc
25/03/2009, 14:06
Engesa devidamente aportado no estaleiro começamos a retirar as gambiarras para deixar a mecânica mais simples e funcional possível.
Primeiro passo arrancar fora o motor e por outro no lugar. :mrgreen:
A mecânica dele com o motor 4.9i era incrível, andava muito, mas o consumo.....:putz:
Outro problema era o excesso de partes elétricas complexas como injeção eletrônica, bobina, etc, etc. Todas bastante sensíveis a alagados.
Opção 1 - MWM 2.8 Mecânico (MUITO CARO)
Opção 2 - S4T PLUS 150CV (CARO mas valeria a pena se eu encontrasse algum pra vender)
Opção 3 - O bom e já testado PERKINS Q20B TURBO
Resultado encontrei um Perkins em ótimo estado lá na oficina do meu mecânico mesmo a um preço bastante justo JÁ COM M.O. DE INSTALAÇÃO.
Caro alvaro.jrc!
Seu Engesa está muito bonito, e ficará excelente!:concordo:
Tenho que parabenizar o dono anterior devido à conservação do belo exemplar.
Venho te pedir que sempre atualize o tópico, para que não perdamos nenhum lance desses up-grades que está efetuando.
Retire fotos da retirada do motor, da colocação do próximo e assim por diante.
Parabéns!
Kim.
alvaro.jrc
25/03/2009, 14:48
Seguem fotos do Engesa parado no estaleiro, do motor Q20B pronto para ser pintado de grafite metálico e do revestimento do cofre do motor para tentar diminuir o calor nessa chaleira.
Como nem tudo são flores um dos problemas encontrados, engrenagem da TCASE do JPX meio banguela. Ainda estou caçando uma para substituir. :parede:
Pessoas, depois de uma Ranger V6 4x4, um Niva Pantanal e um Suzuki Jimny este maluco que vos fala resolveu sofrer na mão de um Engesa Fase 1 ano 1985/1986, vou passar os dados da viatura quando comprei e tentar postar a evolução conforme for acontecendo:
FICHA ENGESA FASE 1 ANO 85/86:
- Carroceria toda em fibra de vidro
- Capota em fibra tabatinga
- Eixo traseiro original com relação 13 x 46
- Eixo dianteiro ainda original com relação 13 x 46
- T-Case com reduzida do jipe JPX
- Caixa de marchas 240v original
- Motor 4.9 6 cilíndros injetado da F-1000 mais nova
- Pneus BFGoogrich Allterrain 33/12.5-R15
- 5 Rodas de liga leve BBS
- freio a disco nas 4 rodas, sendoo dianteiro de D-20 com pinça de S-10
- Molas mais altas com amortecedores do 1113
- Bancos dianteiros de bmw
- Banco traseiro original do Engesa
- Direção regulável
Fala ae Alvaro, o antigo dono e vc(claro) estão de parabéns!!!Realmente é um engesa muito bonito, estarei acompanhando esse topico bem de perto, pois, num futuro, tenho a intenção de adquirir um desses jipes, abs.
alvaro.jrc
25/03/2009, 14:58
Mauarj e Kim,
Obrigado pelos comentários!! :concordo:
Segue uma foto da Caixa de marchas já pintada na cor grafite metálico. A T-CASE e o motor tb estão pintados nesta cor. Eixos e diferenciais serão pretos mesmo.
Hoje estou levando o Engesa para fazer o escapamento dimensionado pois como eu não quis serrar aquela primeira travessa do chassi para encaixar o Q20B ele ficou um pouco mais recuado aí a saída da turbina ficou pegando na parede corta-fogo.:parede:
As opções foram: CORTAR A FIBRA ou FAZER UMA DESCARGA DIMENSIONADA e tentar passar o escape sem precisar cortar nada no jipe.
Mais tarde posto as novas fotos. :concordo:
Mauricio Rotta
25/03/2009, 14:59
Vc citou que tinha uma Ranger V6 4x4, desculpe a minha ignorancia mas tenho uma dúvida: Saíram originais picapes Ranger V6 dotadas de tração 4x4 ou foi feita alguma adaptação?
Obrigado
Opa Mauricio!
Sairam originais!
alvaro.jrc
25/03/2009, 15:02
Ainda não defini de que cor vou pintar o Engesa, como acho que só vai dar $$$ pra pintar lá pra abril ou maio tenho tempo pra pensar com calma.
Mas por enquanto estou entre as opções, Bege iraque, Verde militar, Cinza grafite metálico da S10 "nova". :pensativo:
Mas aceito sugestões. :D
Deixaria desta cor, talvez mudasse a cor da capota, e só!
Supercharger
25/03/2009, 15:30
Kim, preto fosco no sol de Maceió deve dar até câncer, hehehe. :mrgreen:
hahahahahahahahahahahahaahahahaha
alvaro.jrc
25/03/2009, 15:42
Kim, preto fosco no sol de Maceió deve dar até câncer, hehehe. :mrgreen:
Pois é!!! O calor aqui é infernal!!! :twisted:
Apesar de já estar com o Ar condicionado quase todo comprado, mesmo assim continua uma fornalha!!
Alfredo Stavale
25/03/2009, 15:43
Tá muito bonito seu carro, Alvaro!
O preto ta legal, mas se colocar um bege Talibã vai ficar mais irado ainda! :concordo:
alvaro.jrc
25/03/2009, 16:22
Tá muito bonito seu carro, Alvaro!
O preto ta legal, mas se colocar um bege Talibã vai ficar mais irado ainda! :concordo:
Valeu Alfredo.
As opções que tenho em mente e que já me sugeriram foram essas:
- Este verde escuro dessa Land PKP de um conhecido daqui de Maceió. (Land muito irada por sinal)
- Azul petróleo metálico parecido com o do Engesa da foto. (Lembra o Azul do Jipão do Folgado, mas um pouco mais escuro)
- O bege igual ao Engesa da foto. Acho que é o Engesa do Cacildo.
- Cinza azulado da PKP marruá
Peço desculpas aos respectivos proprietários por ter postado as fotos, mas são apenas para referência da cor em que pintarei o Engesa. Caso sintam-se incomodados pelo fato de termos achado a cor do seu veículo bonita segue o respectivo emoticon. :odedo:
[ ]s!!
É foda mesmo.. os amigos esperando o carro andar.. e ele vem com fotinhaa..
kd ta rodando ou não ?
o do gê ja ta com 31" + SPOA + bloqueio + parachoque.. to vendo o snorkel EKEKEK
Abraços,
alvaro.jrc
25/03/2009, 23:16
É foda mesmo.. os amigos esperando o carro andar.. e ele vem com fotinhaa..
kd ta rodando ou não ?
o do gê ja ta com 31" + SPOA + bloqueio + parachoque.. to vendo o snorkel EKEKEK
Abraços,
Fala John, rodando está na teoria, mas enquanto não achar a engrenagem da TCASE não dá pra rodar pq fica pulando de 4x2 ou 4x4 pra neutro, é um saco.
Hoje levei para fazer o coletor e escapamento completo dimensionado em tubos de 2.5 polegadas, vai ser um ronco considerável. :mrgreen:
[ ]s!!
guilhermeabreu
26/03/2009, 00:11
Fala John, rodando está na teoria, mas enquanto não achar a engrenagem da TCASE não dá pra rodar pq fica pulando de 4x2 ou 4x4 pra neutro, é um saco.
Hoje levei para fazer o coletor e escapamento completo dimensionado em tubos de 2.5 polegadas, vai ser um ronco considerável. :mrgreen:
[ ]s!!
CARO ALVARO. JRC
Não gosto muito do preto , MAS SEU ENGESA É UM DOS MAIS BONITOS QUE JÁ VÍ , ACHO NÃO TENHO CERTEZA QUE É O ENGESA MAIS BONITO QUE JÁ VÍ .
" É UM VERDADEIRO CRIME , CRIME , CRIME , CRIME , VC MUDAR A COR DESTE SEU MAGNÍFICO ENGESA " MUITO LINDO , MUITO LINDO MESMO DO JEITO QUE ESTA .
Vc perguntou né ? Agora " guenta nóis " aê .
PARABENS PELA BELA VIATURA .
ABRAÇÃO .
E a CONIFLEX , já ligou pra lá ?
Supercharger
26/03/2009, 09:55
Esse Marruá bege aí tá legal pacas.
alvaro.jrc
02/04/2009, 12:02
Mais um "presentinho"
Par de lanternas traseiras do Jeep Wrangler, foi meio salgado mas eu sou meio puto com aquelas lanternas de caminhão do tipo marmitão. Marmitão agora é só coisa de bóia fria.:mrgreen:
alvaro.jrc
23/04/2009, 06:48
Novidades:
Lentes do Wrangler instaladas, Snorkel em metal igual ao do Marruá instalado e a novidade mais legal de todas, depois de dar um pulo na revenda Agrale aqui de Maceió, resolvi fazer um pedido de uma frente completa do Agrale Marruá, incluindo faróis, etc. Como já estava precisando de faróis novos, foi perfeito. :dance:
alvaro.jrc
23/04/2009, 06:56
http://img27.imageshack.us/img27/8475/frentemkg.jpghttp://img27.imageshack.us/my.php?image=frentettj.jpg
Grande Álvaro, tú é doido mesmo viu.....pense numa troca de doido da peste....kakakakak
mas a viatura ta ficando bruta....se eu fosse vc deixava preto fosco e só deixava uns detalhes na lateral em preto brilhoso,nada tuning pelo amor de Deus...
mas mudando de assunto, este T-rex é pra ir pro shopis ou vai amarelar pra expedição???
de diesel agora n tem desculpa hein
[]'s
Opa!!!!!!!!!!!!!!
Só agora achei seu tópico, Alvaro!!!!!
Que engesão ducaraleo, hein!!!!!!!!
E ainda por cima tá com frente do marruá igual ao meu!
Já somos dois assim no Brasil (pelo menos aqui no fórum, né?) e espero que venham muitos lobos com carinhas de cordeiros.... :mrgreen:
Parabéns pela máquina!!!!! :palmas:
JUNINHO_BITTENCOURT
24/04/2009, 06:55
Meus parabens amigo, essa frente fica muito bunita, ta doido pra bater o meu e ser obrigado a por uma dessa. hahahaha.
Fala Alvaro
vamo por o carro na areia ? haeuha =)
Abraços
alvaro.jrc
24/04/2009, 12:03
Opa!!!!!!!!!!!!!!
Só agora achei seu tópico, Alvaro!!!!!
Que engesão ducaraleo, hein!!!!!!!!
E ainda por cima tá com frente do marruá igual ao meu!
Já somos dois assim no Brasil (pelo menos aqui no fórum, né?) e espero que venham muitos lobos com carinhas de cordeiros.... :mrgreen:
Parabéns pela máquina!!!!! :palmas:
O meu só está precisando de uma pintura decente, mas isso já já providencio.
Fica a dica pra ti da lanterna traseira do Wrangler que substitui aquelas pestes daquelas marmitas. :mrgreen: E do Snorkel todo em metal igual ao do Marruá, na minha opinião fica mais bonito que usando mangotes, além de ficar muito mais resistente e principalmente barato, vc pode comprar qq cabeça de snorkel e gastar no máximo R$ 150,00.
QQ casa que trabalhe com escapamento ou que fabrique "GAYolas" faz esse Snorkel por qq trocado. :mrgreen:
Fica a dica pra ti da lanterna traseira do Wrangler que substitui aquelas pestes daquelas marmitas. :mrgreen: E do Snorkel todo em metal igual ao do Marruá, na minha opinião fica mais bonito que usando mangotes, além de ficar muito mais resistente e principalmente barato, vc pode comprar qq cabeça de snorkel e gastar no máximo R$ 150,00.
Eu usei marmitão com lente em acrílico. Mais bonitas do que as de plástico e fáceis de achar, além de ser bem mais baratas que as do wrangler....rsss
O snorkel comprei o de fibra com o Igor da Rota.
Abração!
alvaro.jrc
24/04/2009, 13:37
Grande Álvaro, tú é doido mesmo viu.....pense numa troca de doido da peste....kakakakak
mas a viatura ta ficando bruta....se eu fosse vc deixava preto fosco e só deixava uns detalhes na lateral em preto brilhoso,nada tuning pelo amor de Deus...
mas mudando de assunto, este T-rex é pra ir pro shopis ou vai amarelar pra expedição???
de diesel agora n tem desculpa hein
[]'s
Preciso deixar ele redondo primeiro, sabe como é, acabei de comprar o jipe e de adaptar o motor. Mas dependendo da data é quase certo ir sim.
Meus parabens amigo, essa frente fica muito bunita, ta doido pra bater o meu e ser obrigado a por uma dessa. hahahaha.
Valeu Juninho, seu engesa já está "do carvalho" aqueles pneuzinhos então... Putz show de bola!!!
Fala Alvaro
vamo por o carro na areia ? haeuha =)
Abraços
Areia??? Meu jipe é de lama pesada, esse negócio de areia é coisa pra Suzuki. HUahuahuahuahua!!:odedo:
Abração!!! :concordo:
guilhermeabreu
08/05/2009, 15:30
ALVARO.JRC
Vc pergunta o que deve fazer e faz da sua cabeça , não pergunta mais não eim ? Pô seu ENGESA estava do krai de bonito .minha opinião , a frente como era , pra mim era mais bonita , desculpa CAVESO que esta é pra vc tb , CHUPA ESSSA MANGA AÍ , vão dormir com esta agora .
Mas de qquer forma , O BICHÃO CONTINUA LINDO , vou partir tb pra carroceria de fibra tb da um acabamento muito bom .
ABRAÇÃO e parabens pela viatura .
alvaro.jrc
08/05/2009, 15:45
ALVARO.JRC
Vc pergunta o que deve fazer e faz da sua cabeça , não pergunta mais não eim ? Pô seu ENGESA estava do krai de bonito .minha opinião , a frente como era , pra mim era mais bonita , desculpa CAVESO que esta é pra vc tb , CHUPA ESSSA MANGA AÍ , vão dormir com esta agora .
Mas de qquer forma , O BICHÃO CONTINUA LINDO , vou partir tb pra carroceria de fibra tb da um acabamento muito bom .
ABRAÇÃO e parabens pela viatura .
Fala Guilherme, tudo blz?? :concordo:
Agradeço os elogios, mas vou te confessar uma coisa: Eu tb acho a frente do Engesa ligeiramente mais legal que a do Marruá, melhor dizendo mais com cara de MAU. :twisted:
Mas tem alguns inconvenientes que precisamos considerar na minha escolha pela frente do marruá:
- Farol só acha de Brasília e de péssima qualidade;
- A máscara do farol enferruja muito fácil enquanto a frente toda do marruá não enferruja nem se ficar 1 mês no mar, pois é plástico :mrgreen:;
- A iluminação de 4 faróis de brasília não iluminam metade dos 2 faróis do marruá.
- Facilidade de encontrar peças, fui na concessionária Agrale daqui de Maceió mesmo, fiz o pedido e em 2 dias estava aqui, enquanto a do Engesa só na mão do pessoal do Rota 4x4 e se brincar sai mais cara que a do Marruá.
*Único inconveniente: O preço que é relativamente salgado (pro meu bolso), o par do farol custa +- R$ 160,00 enquanto o de brasília vc compra em qq esquina por meia dúzia de bananas...
Abração!!!
alvaro.jrc
05/02/2010, 15:25
Dando uma atualizada....
Bom como todo mundo sabe o engesa foi vendido mas não morreu, hoje faz altas peripécias com o atual proprietário que é meio maluco e por acaso também é o meu mecânico. :mrgreen:
Vou postar umas fotos das presepadas dele.
alvaro.jrc
05/02/2010, 16:27
http://www.youtube.com/watch?v=eFKpv4oSF18
http://www.youtube.com/watch?v=82q-Nrof8Tw
:mrgreen::mrgreen:
Bom saber que o engesão lindão está nas mãos de um cara que cuida bem dele! :palmas:
Gostei da vaga que ele achou para estacionar....rssss
Alvaro,
boa tarde!
Opa, cadê o iate clube que tinha aí nas fotos do Engesão?
abs!
Alvaro,
boa tarde!
Opa, cadê o iate clube que tinha aí nas fotos do Engesão?
abs!
Fala Octavio,
foi demolido ele.. estava inrregular dentro do mar.. ai inventaram de demulir e fazer estilo um parque . enfeitar a orla.. dai nunca fizeram foi nada e ta dessa forma.. hehe
Abraços,
Magao,
Caramba, morei aí por 2 anos e meio e lembro que sempre havia especulações do que iria ser aquilo...bom, podia fazer uma pista indoor para jeeps rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs....sinto saudades daí..........
abraços!!