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Ver Versão Completa : EM: Toyota Hilux "Disco Empenado"



carioca10
25/03/2009, 11:03
"Estado de Minas" de hoje

[/URL]http://www.uai.com.br/EM/html/ (http://www.uai.com.br/EM/html/sessao_38/2009/03/25/interna_noticia,id_sessao=38&id_noticia=94363/interna_noticia.shtml)sessao_38/2009/03/25/interna_noticia,id_sessao=38&id_noticia=94363/interna_noticia.shtml

DISCO EMPENADO
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Vários proprietários e ex-donos de Toyota Hilux têm se manifestado sobre problema crônico no sistema de freios do modelo. Fabricante atribui defeito ao uso indevido
[U]Pedro Cerqueira

A cena parece não ser muito rara para proprietários da Hilux, com pouco tempo de uso: quando o motorista aciona o freio, o volante treme. O problema ocorre devido aos discos de freio empenados. O produtor rural Paulo Roberto de Oliveira Cardoso, que foi proprietário de uma Hilux 05/06, disse que enquanto ficou com o veículo precisou trocar os discos e pastilhas de freio por sete vezes, todas em garantia. “O chato é que, com apenas 1,5 mil quilômetros, o problema voltava. No final, eu esperava chegar às revisões para não ter que ir toda hora à concessionária”, relata Cardoso, que chegou a acionar o Procon para tentar resolver o problema de forma definitiva.

http://img264.imageshack.us/img264/3889/20090324215627427.th.jpg (http://img264.imageshack.us/my.php?image=20090324215627427.jpg)
Altair é um dos muitos donos de Hilux que reclamaram de empeno no disco de freio

De acordo com o produtor rural, a Toyota alegou uso indevido do veículo. Cardoso se defende dizendo que faz uso normal dos freios. “Já tive outras picapes do mesmo porte e com nenhuma delas aconteceu isso”, disse Cardoso. Caso semelhante ocorreu com o empresário Altair Antônio de Sales Carmo, dono de uma Hilux 07/07 que apresentou empeno nos discos de freio com apenas 12.971 quilômetros rodados. Nessa primeira vez, em 11 de setembro de 2008, a autorizada sanou o defeito em garantia. O empresário usou o veículo por mais 3 mil quilômetros e o problema voltou. Mas, em 27 de novembro 2008, a concessionária se negou a fazer o reparo em garantia.

SEM GARANTIA O cliente acionou o Serviço de Atendimento ao Cliente da Toyota. A fábrica alegou que discos e pastilhas, assim como itens que sofrem desgaste devido ao uso, não são cobertos por garantia. Segundo a Toyota, o empeno dos discos de freio acontece pelo superaquecimento do sistema, que ocorre apenas com o uso severo do sistema. A informação encontrada na concessionária Green foi que, nesse caso, a troca dos componentes não está mais sendo realizada em garantia. Já a Toyota afirma que, a não ser que fique constatado o uso severo do veículo, os clientes podem fazer o reparo em garantia.

Outro cliente Toyota que teve problemas com a Hilux foi o comerciante Hilário Alves de Brito. Com 27 mil quilômetros rodados, ele já tinha trocado os discos e pastilhas em garantia por quatro vezes. “Esse aborrecimento contribuiu para que eu vendesse o carro”, disse Brito, que relata ter um perfil de motorista que preserva o veículo. “Como moro num lugar alto, com um declive de quatro quilômetros, desço sempre engrenado, com o câmbio automático na posição ‘low’. Além disso, eu praticamente não uso a tração 4x4 e nem ando em estrada de terra”, explica.

A Toyota reconhece que o empeno dos discos de freio da Hilux tem sido alvo de um número significativo de reclamações por parte dos clientes. Segundo a fábrica, as peças trocadas em garantia foram recolhidas para análise. A Toyota alega que os testes comprovaram a inexistência de qualquer desconformidade do produto em relação ao projeto e à montagem e reafirmou que o motivo do desgaste do sistema de freio (pastilhas, discos e lonas) está diretamente ligado à forma de condução e uso do veículo. A fábrica japonesa afirma que, com o resultado dos testes, não pretende fazer um recall e cita que não existe registro de falha do sistema de freio.

DISCO EMPENADO
Análise da notícia

Não é só na Hilux que os discos de freio empenam. Este é um mal crônico da Toyota, o problema se manifesta também no Corolla e já foi detectado até no luxuoso Lexus, o modelo nobre da marca produzido no Japão. É difícil entender como esse “calcanhar de Aquiles” não é resolvido por um fabricante de tanto conceito em todo o mundo e que produz dezenas de modelos de elevado padrão de qualidade. A rigor, seus engenheiros poderiam alegar mau uso do sistema de freios se fossem registradas apenas algumas ocorrências sem significado estatístico. Mas eles sabem – e não confessam – que os discos de freio de seus automóveis empenam com mais facilidade que os de outras marcas. E o argumento do “mau uso” cai diante de um defeito que se manifesta com muita frequência. Ou, como dizem os donos da Hilux, “será que só eu não sei frear os carros da Toyota?” (Boris Feldman)

Rogerrm
25/03/2009, 14:24
Eu nem sabia que Toyota quebrava....

Loyer
25/03/2009, 14:49
hehehe

Bom, aqui em bsb conheço muita gente que tem hilux e realmente a de um amigo meu automática 2006/06 teve o disco de freio trocado na revisão dos 10.000 Km. de la pra cá não ocorreu novamente. Apenas a desse amigo apresentou problema no disco.

Quanto aos Corollas, temos dois em casa e nunca teve problema algum, muito pelo contrário, só elogios.

Na nossa Sw4 tb não tivemos problema, a não ser a bateria que foi trocada na garantia porque se soltou da ´´mesinha´´ e com os buracos da estrada na BA acabou quebrando as placas internas e não pegava mais carga.

Roger o que eu sempre digo pro pessoal é que o problema não está no quebrar ou não quebrar, pois máquina sempre está esposto a falhas, mas o problema mora na garantia, no pós venda da marca e nesse ponto a TOY é nota 10, o respeito que eles demonstram ao usuário TOYOTA é de tirar o chapéu.

Abraço de quem já sofreu muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito com garantia e pós venda da GM hehe.

Walter L. L. Casitta
25/03/2009, 16:06
Nas cidade montanhosas como Belo Horizonte, disco empenada trincado em veículos com câmbio AT é normal.

A Toyota tem culpa por não ensinar aos clientes dessas cidades como evitar o problema e culpa maior ainda por não usar nas Hilux o mesmo freio da SW4 ainda mais agora que as rodas passaram a ser de 16"

Anthoniusnikos
25/03/2009, 16:17
Como pode ser evitado ? Porque a ocorrência é nos AT ?
Abs
Anthon

Rogerrm
25/03/2009, 17:31
Roger o que eu sempre digo pro pessoal é que o problema não está no quebrar ou não quebrar, pois máquina sempre está esposto a falhas, mas o problema mora na garantia, no pós venda da marca e nesse ponto a TOY é nota 10, o respeito que eles demonstram ao usuário TOYOTA é de tirar o chapéu.



Estás certíssimo,

Apenas fiz a crítica pois o pessoal enche muito a bola dos carros toyota e tambem motores MWM, botando muita fama de que não e quebra e tal.....

Abraços

Rogerrm
25/03/2009, 17:37
Como pode ser evitado ? Porque a ocorrência é nos AT ?
Abs
Anthon

Eu não sei como funciona o Câmbio AT, então não sei como é o freio motor...Então em BH como o Walter disse "nas cidades montanhosas" se tiver que segurar tudo no freio aí não tem o que aguenta...

FLÁVIO FAF
25/03/2009, 21:14
Eu não sei como funciona o Câmbio AT, então não sei como é o freio motor...Então em BH como o Walter disse "nas cidades montanhosas" se tiver que segurar tudo no freio aí não tem o que aguenta...
o cambio automatico tem opçoes de limitar a marcha , posiçoes 1 ,2 e 3 no caso da frontier que tem 5 , tem a posiçao d onde o cambio define automaticamente a opçao , o problema esta ao descer ladeira se usar a posiçao d nao reduz o suficiente para usar o freio motor adequado, eu ao descer ladeiras ingrimes uso a posiçao 1 ou 2 , para poupar os freios . se usar a posiçao d o tempo todo nas ladeiras a durabilidade do sistema de freios estara comprometida.

Anthoniusnikos
25/03/2009, 21:26
Caro amigo Flávio, essa instrução que você colocou, e faz uso, está escrita no Manual do Proprietário ?
Também faria a mesma pergunta para os proprietários da Hilux.

Obs.: Quando o trânsito nas estradas está lento devido a algum acidente, e tem-se que descer ladeira vagarozamente, costumo desligar o motor e descer só no freio (fica duro, mais devagar não tem problemas). É bem possível que essa prática pode, também, empenar o disco.

Abraços
Anthon

FLÁVIO FAF
25/03/2009, 22:14
Caro amigo Flávio, essa instrução que você colocou, e faz uso, está escrita no Manual do Proprietário ?
Também faria a mesma pergunta para os proprietários da Hilux.


Anthon

olá Anthoniusnikus ,não esta escrito no manual do proprietario, eu uso uma regra comum a boa direçao deve-se descer a ladeira com a mesma marcha adequada para subi-la para gerar um freio motor suficiente , colocando o cambio na posiçao d ele nao faz isso adequadamente .tenho um colega que possui um sentra da nissan ,manual ,ele adora ao descer ladeiras colocar no ponto morto para economizar gasolina aos 30000 km , ainda na garantia empenou os discos de freio , a garantia nao cobriu vai gastar 500 reais na recuperaçao .

cbridi
25/03/2009, 22:38
tenho um colega que possui um sentra da nissan ,manual ,ele adora ao descer ladeiras colocar no ponto morto para economizar gasolina

Avise teu colega que ele economizaria muito mais se mantivesse o carro engrenado e sem pisar no acelerador, o famoso cut-off de todos os carros equipados com injeção eletrônica.

O cut-off reduz a quase zero ou até mesmo corta totalmente a injeção de combustível quando se trafega com o pedal do acelerador solto em velocidades acima de 35 Km/h aproximadamente.

[]'s

FLÁVIO FAF
25/03/2009, 22:48
Avise teu colega que ele economizaria muito mais se mantivesse o carro engrenado e sem pisar no acelerador, o famoso cut-off de todos os carros equipados com injeção eletrônica.

O cut-off reduz a quase zero ou até mesmo corta totalmente a injeção de combustível quando se trafega com o pedal do acelerador solto em velocidades acima de 35 Km/h aproximadamente.

[]'s
já avisei varias vezes , mas nao adianta , nao economiza gasolina e provoca desgaste nos freios. ele ainda esta no tempo do carburador.

carllo
25/03/2009, 23:06
o cambio automatico tem opçoes de limitar a marcha , posiçoes 1 ,2 e 3 no caso da frontier que tem 5 , tem a posiçao d onde o cambio define automaticamente a opçao , o problema esta ao descer ladeira se usar a posiçao d nao reduz o suficiente para usar o freio motor adequado, eu ao descer ladeiras ingrimes uso a posiçao 1 ou 2 , para poupar os freios . se usar a posiçao d o tempo todo nas ladeiras a durabilidade do sistema de freios estara comprometida.

É isso aí pesso"ALL", o Cambio Automático não é somente pra colocar em D e esquecer do mundo não. Em descidas de serra principalmente, não há freio que resista, colocar em N então nem pensar. Minha viatura tem 4 marchas mais uma sobre marcha. Desligando o Overdrive fica em 3a, dá pra descer algumas rampas, mas às vezes tenho de por em 2a, aí esqueço do freio.
T+

carioca10
26/03/2009, 06:25
Será que "corrije"? Modificaram isto nas picapes também?

[/URL][url]http://www.correiodeuberlandia.com.br/texto/2009/03/26/36108/toyota_aposta_na_forca_da_gasolina.html (http://www.correiodeuberlandia.com.br/texto/2009/03/26/36108/toyota_aposta_na_forca_da_gasolina.html)

"...
Transmissão
A tecnologia adotada pela Toyota no SW4 2009 a gasolina chega ao ponto de a máquina fazer uma leitura da maneira de dirigir de cada condutor. Desta forma, a transmissão automática de cinco velocidades possui um dispositivo que, depois de feita a leitura, seleciona a marcha mais adequada conforme o estilo de direção de cada motorista, com base na posição do acelerador, velocidade média adotada, rotação do motor e acionamento do freio, além de avaliar o percurso por onde o SW4 está trafegando, se é em um percurso de subidas, retas ou decidas. A suspensão, independente nas quatro rodas, é a mesma que equipa a versão a diesel.
..."

Loyer
26/03/2009, 06:53
Avise teu colega que ele economizaria muito mais se mantivesse o carro engrenado e sem pisar no acelerador, o famoso cut-off de todos os carros equipados com injeção eletrônica.

O cut-off reduz a quase zero ou até mesmo corta totalmente a injeção de combustível quando se trafega com o pedal do acelerador solto em velocidades acima de 35 Km/h aproximadamente.

[]'s

X2! Já cancei de dizer isso aqui no forum...

Abraço.

Loyer
26/03/2009, 06:53
Será que "corrije"? Modificaram isto nas picapes também?

[/URL][url]http://www.correiodeuberlandia.com.br/texto/2009/03/26/36108/toyota_aposta_na_forca_da_gasolina.html (http://www.correiodeuberlandia.com.br/texto/2009/03/26/36108/toyota_aposta_na_forca_da_gasolina.html)

"...
Transmissão
A tecnologia adotada pela Toyota no SW4 2009 a gasolina chega ao ponto de a máquina fazer uma leitura da maneira de dirigir de cada condutor. Desta forma, a transmissão automática de cinco velocidades possui um dispositivo que, depois de feita a leitura, seleciona a marcha mais adequada conforme o estilo de direção de cada motorista, com base na posição do acelerador, velocidade média adotada, rotação do motor e acionamento do freio, além de avaliar o percurso por onde o SW4 está trafegando, se é em um percurso de subidas, retas ou decidas. A suspensão, independente nas quatro rodas, é a mesma que equipa a versão a diesel.
..."

Apenas na SW4 a gasolina.

FlavioLouveira
26/03/2009, 09:51
É isso aí pesso"ALL", o Cambio Automático não é somente pra colocar em D e esquecer do mundo não. Em descidas de serra principalmente, não há freio que resista, colocar em N então nem pensar. Minha viatura tem 4 marchas mais uma sobre marcha. Desligando o Overdrive fica em 3a, dá pra descer algumas rampas, mas às vezes tenho de por em 2a, aí esqueço do freio.
T+


exatamente,.... eu uso em descidas a ´´terceira´´ marcha tbem... da uma segurada no carro tbem...


quanto ao disco, meu colega aqui de trabalho, eu perguntei, ele trocou as 15mil na garantia.... aos 30 ou 40, trocou denovo, segundo ele, cobraram...

depois só foram duas retificas...
---------edit-------
ah, o carro tem uns 100 e poucos mils