Ver Versão Completa : A História Da Troller No Paris-dacar.
JEFFCATUNDA
25/03/2009, 02:44
Pessoal, conheci uma pessoa que me disse ter o troller de chassis numero 02, isso mesmo, o segundo chassi produzido pela fabrica, ainda de cano tubular e fibrado na carroceria...
Mas o que me despertou interesse foram alguns relatos que o colega me fez a respeito da participação dos 4 trollers nesta competição...
Segundo ele, a troller foi a unica montadora até hoje que conseguiu chegar ao final da competição com todas as viaturas da equipe que iniciaram a prova (04)...embora uma tenha sido desclassificada.
Abro então este tópico para que os colegas mais entendidos(uiii) postem por aqui o que sabem desta aventura de uma equipe de jipes brasileiros e cearenses nesta tão importante competição...
Gostaria de compartilhar relatos dos fatos ocorridos por lá, e não cair nas suposições e achismos e intrigas peculiares.
Portanto, quem tem alguma história referente a este assunto, já tem onde postar.
Depois vou colher mais informes com o colega e tambem postar aqui.
JEFF.:concordo:
Era mais facil procurar no Google Jeff...
Ai vai http://aletp.com/2007/04/27/troller-historia-da-marca/
A Troller nao so terminou com os 4 carros como tambem ficou em 4 lugar...
No ano seguinte foi vice campea...
Abracos.
JEFFCATUNDA
25/03/2009, 11:07
Só que tem coisa que não se publica....Boas e ruins.....
Só que tem coisa que não se publica....Boas e ruins.....
Lado bom:
A midia que istou gerou para a Troller. "O brasileiro do Paris-Dakar"
Lado ruim:
O custo de manter seus carros no rally. Tanto que a Troller participou de apenas 2 competicoes.
Abracos.
leo cabral
25/03/2009, 12:04
Os Troller que foram participar do Rally Paris Dakar usavam o motorzão da Ranger 4.0 v6 e até onde lembro diferenciais de Toyota Hilux Sr5, a suspensão era toda modificada e os amortecedores eram importados com calibração manual.
O legal que ele usava a traseira da ranger ,olhando a traseira dele parecia uma espécie de ranger Sw , foi o primeiro Troller a usar capota de fibra.
Ja vi um dos que foram bem de pertinho , era uma senhora máquina de andar na areia.
JEFFCATUNDA
25/03/2009, 12:51
GOOGLE......
"""""Na 23a edição no maior rally do mundo a TROLLER mostrou que possui um carro capaz de competir com as grandes montadoras. A dupla Reinaldo Varela/Alberto Fadigatti ao volante do jipe Troller T5 Diesel foi vice campeã na categoria T3.2 e no ranking da classe diesel, deixando 53 dos 55 carros diesel para trás. Na geral, Varela/Fadigatti terminou em 22o lugar entre os 113 carros que largaram de Paris.
A categoria T3.2 é a mais competitiva pois conta com carros com preparação livre.
Classificação Final Após 20 Etapas:
Categoria T3.2
1.Van Cauwembergue/Devos, Bel, Toyota, 88h09m39
2.Varela/Fadigatti, Bra, Troller T5, 101h16m19
3.Wauters/Damen, Bel, Toyota, 103h49m33 ...""""
JEFFCATUNDA
25/03/2009, 12:55
O que eu não entendo é porque o Leo sempre tenta desqualificar o troller...
Por que será Leo?
leo cabral
25/03/2009, 13:04
O que eu não entendo é porque o Leo sempre tenta desqualificar o troller...
Por que será Leo?
explica melhor essa de desclassificar ??
não jeff... do Troller no paris dakar não tenho o que falar... se você entendeu algo errado me diz ai que agente corrige na hora!:concordo:
leo cabral
25/03/2009, 13:08
se foi as lanternas lhe juro.. ficaram muito bonitas!
pena não ter uma foto dele aquii no meu note.
Parece que tiveram de usar as da ranger por ter uma melhor visibilidade e ainda colocaram umas de caminhão bem no alto da traseira dele porque a poeira no paris dakar não é mole não!:concordo:
JEFFCATUNDA
25/03/2009, 14:30
preparação final nas dunas do Cumbuco-CE.
http://www.zone.com.br/multimidia/fotos/foto_1035_2001-03-29_grande.jpg
Hollywood Troller embarca carros para o Paris Dakar
Por Meg Cotrim | 17/12/1999 - Atualizada às 00:00
http://www.zone.com.br/multimidia/fotos/foto_1034_2001-03-29_pequena.jpg (http://www.zone.com.br/multimidia/fotos/foto_1034_2001-03-29_grande.jpg)Troller T5 durante a inspeção alfandegâria hoje
Foto: Miguel Costa Jr.
http://www.zone.com.br/multimidia/fotos/foto_1035_2001-03-29_pequena.jpg (http://www.zone.com.br/multimidia/fotos/foto_1035_2001-03-29_grande.jpg)Test drive final na praia do Cumbuco
Foto: Miguel Costa Jr.
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17/12/99 - A equipe Hollywood Troller, que fará sua estréia no Rally Paris Dakar Cairo 2000, embarca seus carros neste sábado (18/12) em Fortaleza, rumo ao grande desafio. Os quatro jipes Troller T5, fabricados no Ceará, seguirão para Bracelona, local escolhido para os preparativos finais dos carros e carregamento das peças de reposição
nos caminhões de apoio. De lá viajam para Paris, onde acontece a vistoria técnica dia 28/12.
A expectativa é grande para a estréia. Os quatro Troller T5 irão competir na categoria T3, destinada aos modelos preparados, com até 1 000 unidades de fabricação. Esta será a primeira vez que uma equipe brasileira disputa essa categoria, considerada a elite do Rally.
Segundo lista final de inscrições divulgada pela Thierry Sabine Organization (TSO), organizadora da prova, o rali contará com 144 carros, dos quais 77 na categoria T3, 22 na T2 e 33 na T1.
A Hollywood Troller é a quinta maior equipe inscrita na prova na categoria carros, que detém 75% de marcas japonesas (Toyota, Nissan e Mitsubishi) por ordem, a quarta é a Mercedes-Benz. Também competem nessa categoria: Land Rover, Ford, Renault, Jeep Chrysler, Kia, Suzuki, Chevrolet, Seat, entre outras.
"A responsabilidade é grande. Estaremos andando na categoria mais disputada e essa será nossa primeira participação na prova. Mas a equipe está muito unida e motivada. Nosso objetivo é chegar ao Cairo, destino final do Rally, provando a competência de um carro nacional, com a satisfação de integrar uma equipe genuinamente brasileira. Isso será um grande feito para nós", disse Cacá Clauset, coordenador do projeto, que também embarca no sábado para acompanhar os carros.
No total serão embarcados 11.000 quilos de carga (entre carros e peças de reposição) no Boeing DC10-30 Cargueiro Varig, que tem capacidade para 72.800 quilos ou 436 metros cúbicos de carga.
A equipe Hollywood Troller é composta pelas duplas: Cacá Clauset/piloto e Amyr Klink/navegador; Reinaldo Varela/piloto e Alberto Fadigatti/navegador; Roberto Macedo/piloto e Marcos Ermírio de Moraes/navegador; Arnoldo Junior/piloto e Galdino Gabriel/navegador, todos fazendo sua estréia no Paris-Dakar.
Depois da vistoria técnica em Paris dia 28 de dezembro, os veículos seguirão de navio para Dakar, de onde largam dia 06/01/2000 com destino ao Cairo (Egito), onde o Rally será encerrado, em 23 de janeiro, aos pés das pirâmides.
O Rally cruzará a África de Oeste a Leste, atravessando 6 países (Senagal, Mali, Burkina Faso, Niger, Líbia e Egito), num total de 11.000 km de percurso, 17 etapas, 7.000 km de especiais e 4.000 km de deslocamento. Será o rali mais longo de todos os tempos e com o
maior número de competidores. Pela primeira vez, mais da metade do percurso será no deserto.
JEFFCATUNDA
25/03/2009, 14:41
http://anteriores.gazetaweb.com/2001/Fev/24/col/gifs/btautomovel.gif
Quinta-feira, 22 de fevereiro de 2001
automovel@gazeta-oam.com.br
http://anteriores.gazetaweb.com/2001/Fev/24/col/gifs/linha.gif
http://anteriores.gazetaweb.com/2001/Fev/24/col/gifs/voltar.gif (http://anteriores.gazetaweb.com/2001/Fev/24/col/auto/auto.htm)
Brasileiros ficam em segundo no Rally Paris-Dakar A dupla Reinaldo Varela/Alberto Fadigatti, ao volante do jipe brasileiro Troller T5 com motor MWM Sprint 2.8, ficou em segundo lugar na categoria T3.2 (protótipos Diesel), da 23a edição do Rally Paris Dakar. Na classificação geral, a dupla ficou em 22o lugar, entre os 113 carros que largaram de Paris, na França.
Além da competência dos pilotos e das qualidades do jipe, a durabilidade e o desempenho do motor foram decisivos para a obtenção deste resultado. “Percorremos 150 km nas dunas, sem dar folga um minuto sequer ao motor, que comprovou ser forte e bastante confiável. Não atolamos nenhuma vez”, declara Varela.
MWM
Com potência de 153 cv a 3600 rpm e torque de 37,0 mkgf a 1600 rpm, o motor Sprint 4.07 TCA 2.8 litros turbodiesel Intercooler, 4 cilindros em linha, foi desenvolvido para proporcionar uma boa performance na cidade e no off road. “O motor Sprint pertence a uma nova geração de motores classificada como Diesel rápido (baixo peso com potência elevada). A alta tecnologia aplicada ao turbocompressor com válvula ‘wastegate’ permite ao motor obter alto torque nas baixas rotações aliado a uma alta potência nas rotações mais elevadas, o que proporciona uma melhor dirigibilidade em toda faixa de operação do motor”, explica José Antonio Giannini, diretor comercial de Aplicações Especiais e Peças & Serviços.
A linha MWM Sprint – com aplicação nos segmentos de vans, picapes e comerciais leves – é a pioneira no Brasil a atender a certificação Euro II para emissão de poluentes e ruídos. Os modelos são ainda os primeiros fabricados no País, com cabeçote de sistema “cross-flow” e canais duplos independentes de admissão, com três válvulas por cilindro, duas de admissão e uma de escape, que proporcionam uma melhor eficiência na combustão, reduzindo o consumo de combustível e atendendo às legislações internacionais de emissão de poluentes. O comando de válvulas é localizado sobre o cabeçote tipo OHC (over head camshaft).
leo cabral
25/03/2009, 15:47
se foi as lanternas lhe juro.. ficaram muito bonitas!
pena não ter uma foto dele aquii no meu note.
Parece que tiveram de usar as da ranger por ter uma melhor visibilidade e ainda colocaram umas de caminhão bem no alto da traseira dele porque a poeira no paris dakar não é mole não!:concordo:
viu como ficou legal com a traseira de ranger :concordo:
http://www.zone.com.br/multimidia/fotos/foto_1034_2001-03-29_grande.jpg
nilaraujo
01/01/2011, 22:12
Acompanhei o surgimento do jipe troller em 1993 na fábrica do buggy fyber. Na época, com o advento dos importados, a fábrica de buggy já ia ruim financeiramente e o Rogério Farias, com a visão além do presente, resolveu sair pela tangente. Importou um jeep wrangler da venezuela e fez uma fôrma. Tarefa que ficou a cargo do falecido "zeca pinto" o mesmo que fez os moldes do buggy fyber e do buggy cauype. A idéia era realmente fazer um veículo mais forte que o buggy fyber e os primeiros troler tinha a identidade do bugy fyber, que por sua fez, tinha sido inspirado no jeep wrangler. O troler tinha o painel, a frente e o chassi semelhantes ao buggy. Fato que lhe rendeu o apelido de "bugão" O interessante é que nem o Rogério nem a fábrica atual, falam desse perído. O troller só é reconhecido apartir de 99 com a inclusão de mais um "L" no nome original. (www.rogeriofarias.com.br (http://www.rogeriofarias.com.br))
As primeiras unidades usavam a mecanica da cherokee com motor VW AP.
Foi com a ajuda do saudoso "Beto Sales" excelente preparador off road, morto em um acidente exatamente em um Troller, que o jipe tomou jeito.
O fato do carro ser uma cópia do Wrangler, nunca incomodou o Rogério, pois o mesmo sabia que o nome "jeep" pertence, no Brasil, á Ford desde a compra do Willys na década de 80(quem lembra da pampa 4x4 com logotipo "jeep" na lateral?), por esse motivo, o Wrangler não pode ser importado oficilamente pela Crysler, ou seja, ele não seria incomodado pelos direitos legais do modelo, até porque a principal identidade do jeep não foi utilizada que a grade vertical.
GRaças a visão empresarial do Mário Araripe, que apartir de 1999, investiu muito na fábrica do Troller, foi possível mudar o foco inicial e transformar o Troller no melhor 4x4 do Brasil.
ps. Sempre que veja um Jeep Wrangler rodando aqui no ceará, de imediato pergunto para a pessao ao lado: Que carro é esse? e sempre recebe a mesma resposta:" É um Troller" ai lá vai eu explicar tudo novamente pra mais um desinformado, heheheheh
Desde primeiro troller até hoje, já foram feitas 15 mudanças expressivas na carroceria, saindo das linhas totalmente quadradas do Jeep Renegade até os dias de hoje. A mudança mais signficativa foi a adoção da capota de fibra, claramente fake da capota do Wrangler da década de 90. Apesar da semelhança no visual, o Wrangler e o Troller são hoje, 02 veiculos 4x4 de caracteristicas muito distintas.
http://i67.servimg.com/u/f67/12/57/55/86/trolle10.jpg (http://www.servimg.com/image_preview.php?i=97&u=12575586)
Primeiro Troler sendo piloto pelo Rogério Farias, que escapou de um grave acidente em um dos testes do jipe.
Troler RF
notem as linhas retas
http://i67.servimg.com/u/f67/12/57/55/86/a7rn4010.gif (http://www.servimg.com/image_preview.php?i=98&u=12575586)
http://i67.servimg.com/u/f67/12/57/55/86/a79ch410.gif (http://www.servimg.com/image_preview.php?i=99&u=12575586)
http://i67.servimg.com/u/f67/12/57/55/86/x210.jpg (http://www.servimg.com/image_preview.php?i=100&u=12575586)
http://i67.servimg.com/u/f67/12/57/55/86/x4new10.jpg (http://www.servimg.com/image_preview.php?i=101&u=12575586)
A Troller tem uma bela história!
e Nil, seus bugues (Cauype) são fantásticos! Não comprei um só porque comprei o T4. mas um dia ainda ando com um Cauype AP :D
JEFFCATUNDA
01/01/2011, 23:12
Muito legal sua participação Nil.... Havia até esuqecido desse topico...
http://www.elevadores.com/rf/img/egito.jpg
Jalisson
02/01/2011, 00:11
Muito bom o material.
Especialmente o site:
www.rogeriofarias.com.br
e a página de links relacionados.
Fiquei feliz em conhecer uma pouco mais da história deste valente 4x4, atualmente ando de Samurai (trilhas) e Tracker (dia a dia), mas se tudo der certo pego um T4 2010 próxima semana.
Abraços a a todos!
nilaraujo
02/01/2011, 10:23
muito legal sua participação nil.... Havia até esuqecido desse topico...
blz jeff, outra coisa que pouca gente gente sabe, é que os t5 que foram pro dakar, era praticamente uma ranger, não foi a toa que os carros de apoio eram 2 rangers(talvez pra retirar peça heheheh) e a carroceria do t5 tem muito de ranger.
Ps. Eu tenho um t5 sem mecanica.
Anteriormente, o Rogério, junto com o Manuel portugues, já haviam tentado um jipe 4x4 com motor ap 1.8 traseiro e 2 cambios de kombi(semelhante ao VW KubelWagem) claro que não deu certo mas existem 2 exemplares destes aqui na cidade e eu estou tentando comprar um para o futuro Museu do Buggy.
Muito bom saber mais sobre a origem do Troller e do seu apelido "bugão"!!!
Paulo Fogaça
30/01/2011, 07:10
É por estas e por outras que eu gosto cada vez mais do meu Troller. Muito bacana conhecer um pouco da história deste fantástico 4x4 !!!
bandlouco
30/01/2011, 17:51
Falando de rally e vendo o futuro promissor do Bugao , pq a Troller resolveu sair deste tipo de competição?
Ainda são fabricados Trollers versão rally,desses modelos da Ford? Os ultimos q eu tenho notícia são uns 2005 denominados "Sertoes Series" , alguem tem mais informações??
abrsss
jlguimarães
04/02/2011, 16:09
Meus parabens galera muito bom esse assunto e muito legal saber a historia desse jepe brasileiro.
felipecota
16/02/2011, 10:58
Muito legal mesmo esse tópico!! Emocionante! Realmente é um carro que quando vc senta ali no volante parece que vem uma energia positiva, um sentimento de poder e realização impressionantes. É um carro que mesmo depois de 1 ano as vezes ainda paro e fico admirando os detalhes, deito em baixo para verificar as peças e perco ali uns minutos admirando a mecânica. Uma obra de arte que transmite força e confiança! Carrão!!
JEFFCATUNDA
20/02/2011, 12:29
http://images.orkut.com/orkut/photos/NwAAAISULaNFo_TDaE5VO8vC4s_MUtt60dfpdTgxedyRtQ_Dw_ 86wa2Sad3K6KpsaKeB0q1Ed5BiYx8XlXIi4Jiej8gAm1T1UIAM v3cRt3aNmarjLXjeIclcZOty.jpgReinaldo Varela e Alberto Fadigatti. Campeões Mundiais de Rally Cross Country
JEFFCATUNDA
20/02/2011, 12:32
http://images.orkut.com/orkut/photos/OAAAAN8U31h0QQhE8Vnx27w8rZfQ_w_0BhZMyAlCMTsjMHQ2Oa V0T2mo6QHd5Q43_TLIe-X_0YFBMIOCFHXhEBypUowAm1T1UPQbd9LkmmyHQo8LIrMSw_2X nznk.jpgCarros sendo embarcados no avião a caminho do Paris-Dakar
JEFFCATUNDA
20/02/2011, 12:38
Tem Troller competindo na edição 2010 do Rally Dakar. Saiba mais
Tema:Rally Paris-Dakar
Autor: Redação 360 Graus
Data: 29/12/2009
http://www.4x4brasil.com.br/forum/../acquaride/images/h_h/h_h_20091229000.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/../icons/icon_ampliar.png Troller da equipe brasileira no Dakar
Foto: Divulgação
(http://www.4x4brasil.com.br/forum/../acquaride/images/w_h/w_h_20091229000.jpg)
O piloto Sérgio Willians e o navegador Rodrigo Konig, com um Troller T4, serão uma das duplas brasileiras que disputarão a mais famosa prova fora de estrada do mundo. O Rally Dakar, em sua 32 ª edição, será disputada num roteiro pela Argentina e Chile de 1 º a 17 de janeiro de 2010, com um percurso total de mais de 9.000 quilômetros.
É uma pena, mas a dupla brasileira prefere não divulgar a marca do seu veículo, chamando-o, na ficha de inscrição, apenas de Jipe Protótipo. Isso porque tentaram negociar com a Troller um apoio para a participação no rally. e o pedido não incluia dinheiro que é o que mais se pede.
A dupla precisava de dois carros de apoio. Um para carregar todas as tralhas necessárias e outro com peças sobressalentes para eventual uso durante a prova. Mas não houve acordo e a Troller perde uma oportunidade única de se divulgar para o mundo, já que o rally terá cobertura de centenas de jornalistas e televisão de inúmeros países. Além disso, seria uma experiência, em campo, das qualidades do produto, já que o automobilismo de competição é um verdadeiro laboratório para o desenvolvimento de um veículo.
O roteiro que inclui 4,810 km de especiais para carros e caminhões, além de 4,717 km de especiais para motos e quadriciclos, apresentará todos os tipos de solo e mesclará paisagens diversas. O contraste será uma grande característica do “Rally Dakar Argentina Chile”, que acontece pela segunda vez na América do Sul.
A largada será em Buenos Aires, local que, após 14 etapas do Rally Dakar, também servirá de palco para uma chegada. As cidades que receberão a caravana da competição para os pernoites serão (pela sequência do roteiro): Colón, AR, Córdoba, AR, La Rioja, AR, Fiambala, AR, Copiacó, CH, Antofagasta, CH, Iquique, CH, La Serena, CH, Santiago, CH, San Juan, AR, San Rafael , AR e Santa Rosa, AR.
O Dakar é uma herança do famoso Rally Paris-Dakar que teve início em 1977 sob o comando do legendário Thierry Sabine, falecido em 1986 num acidente de helicóptero. No transcorrer dos anos, o percurso, pelo norte da África, foi modificado diversas vezes, sempre por problemas políticos e ambientais.
Os problemas se agravaram com diversos acidentes que mataram espectadores ea rejeição do rali por diversos países alegavam que se tratar de um desfrute de “bandos de jovens ricos europeus” em terras africanas, onde se estragavam e divertiam áreas virgens. O mais grave problema aconteceu em 2008 quando, um dia antes da largada em Lisboa, quatro cidadãos franceses e três soldados mauritanos foram assassinados.
O governo francês recomendou, então, que o rally desistisse de passar pela Mauritânia pela possibilidade da atuação de grupos terroristas e a edição 2008 foi cancelada. Para 2009 surgiu a idéia de se fazer o Rally Dakar na América do Sul, onde a 32 ª edição da prova acontece agora no mês de janeiro de 2010. Mais detalhes no site oficial: www.dakar.com.
Projetado especialmente para uso “off-road”, o Troller T4 é um veículo diferenciado, de clássico desenho, concepção robusta, versátil e funcional. Sua carroceria é feita em compósito, de fácil manutenção, não amassa nem enferruja. O chassi de perfil retangular possui alta rigidez torcional. Os parachoques de aço garantem robustez para o uso off-road.
Fernando Massad
20/02/2011, 13:28
Bom demais o tópico.
Gostei, apesar de não ser proprietário de Troller (ainda).
Independente disso, trata-se de história do automobilismo brasileiro.:concordo:
cristian werner
31/03/2015, 14:43
da para adaptar o motor da ranger v6 no troller rf?
Pablo.pinto2007
02/04/2015, 05:38
A gente tem um lema muito batizado... seu bolso é seu guia!!!
O T5, como conta a história era assim... então é possível sim...
Eu acho o T5 o modelo mais bonito, a troller deveria ter colocado ele em produção, apesar de estar mais associado à ranger, ficou mais limpo as linhas... mas... já era!!!!!
Esse tópico é antigo, nunca havia visto, fiquei feliz em vê-lo, lê-lo, já sabia de algumas dessas histórias... só é uma pena que o dono da Fyber (bugue) tenha dado um calote em muita gente e como não conheço os nomes dos cabeças, ainda acho que foi um golpe (não tenho dúvida que a concordata foi sim um golpe) para "segurar" o dinheiro, ou seja, não pagar os direitos dos funcionários, nem os fornecedores, clientes, enfim, não pagar nada para poder "sobrar" dinheiro para abrir a troller... ou seja, a justiça foi cega como em quase tudo que envolve dinheiro nesse país para favorecimento de alguns... dizem que quando a concordata da fyber saiu o cidadão lá deu uma festa em sua cobertura regrada à uísque 12 anos... bem... minha família foi um dos lesados, tínhamos um consórcio do fyber 2000, sonho de toda família de classe média na época... morávamos na praia, e o fyber era o carro ideal para os filhos (eu e meu irmão) garotos que estariam com um bugue zerado um dia para passear nas praias... infelizmente esse sonho foi banido... mas tem nada não... já tínhamos o nosso velho willys 51... e bem, daí pra frente muita gente já sabe da história... e não cabe aqui nesse tópico!!!
Desculpe um pouco o off topic!!!
Pablo
Pablo
Ander Nunes
23/12/2018, 22:34
Boa noite a todos! Meu nome é Anderson Nunes e acabo de aderir ao 4x4 Brasil. Sou jornalista automotivo há 16 anos. Atualmente tenho uma coluna mensal no jornal Oficina Brasil chamada - Do Fundo do Baú. Como hobby, eu gosto de produzir material para que possa ser utilizados em livros. Tenho alguns livros publicados entre eles sobre a história da Gurgel Motores e sobre os 60 anos de fundação da Roda Scorro. Estou para finalizar um dedicado a CAOA Chery.
No salão do automóvel deste ano (2018), eu tive a oportunidade de analisar com mais atenção o "Troller by Ford". Olha, as minhas impressões foram as melhores possíveis. A Ford fez um ótimo trabalho tanto qualitativo quanto técnico.
Pois bem, diante disso, eu cheguei em casa e comecei a fazer um levantamento de tudo o que tenho desde os primórdios da Troller desde sua fundação até os dias atuais. Não tenho muito material o que me fez buscar algo a mais na net. Encontrei vocês aqui do fórum com ótimas postagens e relatos inéditos sobre a marca cearense.
Diante disso, eu penso em fazer um apanho documental, registros fotográficos, entrevistas de pessoas que estiveram ligadas direta e indiretamente com a Troller. Gostaria de saber se os integrantes tem interesse em colaborar com essa empreitada? Quem sabe surja um livro, revista, um vídeo histórico da Troller?
Estou à disposição daqueles que queiram conversar, deixar seus relatos, ceder material fotográfico, textos para a execução deste árduo trabalho, porém gratificante trabalho.
Será que o Rogério Farias e o Mário Araripe topariam ceder entrevistas?
Quem sabe? em 2019 já damos início a esse livro reportagem? Podem me chamar :)
Feliz Natal a todos!
Forte Abraço,
Anderson Nunes
Excelente iniciativa. Infelizmente não vejo ao menos na internet uma cronologia histórica do nascimento e evolução do nosso TROLLER. Será uma contribuição imensurável a todos, nos moldes da turma dos Jeep e outros da velha guarda. Acompanhando ansiosamente. Parabéns
Ander Nunes
26/12/2018, 23:46
Olá, Boa noite! Justamente por esse motivo que pretendo criar esse material histórico sobre a Troller. Como tudo no Brasil, nós carecemos de uma memória e no setor automotivo não poderia ser diferente. O livro que produzi sobre a Gurgel foi fruto de um "amontado" de material que eu fui guardando ao longo dos anos. Depois o trabalho de garimpar informações, entrevistas. Tive nove meses para dar vida ao livro. Por isso penso que quanto mais cedo começar essa empreitada, mais chances terei de apresentar aos admiradores da Troller fotos, informações, dados e relatos inéditos. Estou à disposição para trocar ideias. Forte abraço a todos!
Pablo.pinto2007
27/12/2018, 02:38
Olá, Boa noite! Justamente por esse motivo que pretendo criar esse material histórico sobre a Troller. Como tudo no Brasil, nós carecemos de uma memória e no setor automotivo não poderia ser diferente. O livro que produzi sobre a Gurgel foi fruto de um "amontado" de material que eu fui guardando ao longo dos anos. Depois o trabalho de garimpar informações, entrevistas. Tive nove meses para dar vida ao livro. Por isso penso que quanto mais cedo começar essa empreitada, mais chances terei de apresentar aos admiradores da Troller fotos, informações, dados e relatos inéditos. Estou à disposição para trocar ideias. Forte abraço a todos!
Excelente iniciativa, seria de muito nobre importância esse material imortalizado (livros são pra sempre).
Não será difícil conseguir materiais ricos por aqui por Fortaleza, tem muita gente que trabalhou, que conheceu, que vivenciou toda essa história de pertinho...
VOVÔ DO TROLLER
27/12/2018, 10:38
Alguém sabe onde anda o grande Jeff, principalmente o pessoal de Fortaleza, criador do tópico? Ele mesmo, poderia dar mais contribuições.
Ander Nunes
27/12/2018, 11:02
Bom dia! Fico feliz que a minha empreitada tem gerado bons retornos. Minha intenção além de entrevista Rogério Farias, Mário Araripe e Pedro Carapeba (primeiro concessionário Troller) é buscar informações com funcionários, ex-funcionários e todos que tiveram ligação com a marca desde os primórdios. Quero fazer um livro rico em imagens e depoimentos. Imaginem um livro com fotos dos primeiros protótipos, carros na linha de produção, corridas, testes. Enfim, é um livro que pode servir de material de apoio e até mesmo como presentes ao competidores da Copa Troller.
Ander Nunes
27/12/2018, 11:06
Aliás, já estou garimpando minha coleção de revistas automotivas, catálogos tudo o que diz respeito sobre a Troller e o T4. O que eu não tenho estou indo no Mercado Livre para comprar e servir como material de apoio.
Ander Nunes
27/12/2018, 22:29
Boa noite! Alguém teria essa propaganda em alta resolução? Eu comprei uma revista chamada Fora de Estrada e na contracapa há uma propaganda dos primeiros Troller. Gostaria de ter essa da foto já para ter como material para o livro. Obrigado563448
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