Ver Versão Completa : Instalando o espaçador de roda
AE !!
Comprei espacadores de roda para o meu CJ, pois os pneus estava raspando na carroceria.
BEM pergunta besta:
Retirei as rodas traseiras para instalar o dito espacador e nao sei como colocar os parafusos, pois eles saem de dentro para fora e com o comprimento deles pega no sistema de freio a lona.
Sei que é basico, mas como coloca esta bagaça ... :oops:
Ahh a viatura é um CJ5 74
Pagani :oops:
leopoldo
27/10/2004, 19:58
Reditei as rodas traseiras para instalar o dito espacador e nao sei como colocar os parafusos, pois eles saem de dentro para fora e com o comprimento deles pega no sistema de freio a lona
Pagani.....
o que é "REDITEI" ?????????
andretomasi
28/10/2004, 00:55
Acho que ele quis dizer RETIREI :lol:
[ ]´s
Elmer_Jeep
28/10/2004, 10:47
não entendi como que os parafusos estão "pegando" na lona. :?
Pra montar o espaçador é só tirar a roda, deixa o tambor de freio quieto lá onde ele está, mete o espaçador, enrosca as porcas pra fixar ele nos parafusos que são do semi-eixo. Pronto, o espaçador está no lugar, depois põe a roda de volta por cima de tudo, aperta as porcas e corre pro abraço.
É tão complicado assim :?: :roll:
Alexandre Vaz Ferreira
28/10/2004, 12:09
Pra montar o espaçador é só tirar a roda, deixa o tambor de freio quieto lá onde ele está, mete o espaçador, enrosca as porcas pra fixar ele nos parafusos que são do semi-eixo. Pronto, o espaçador está no lugar, depois põe a roda de volta por cima de tudo, aperta as porcas e corre pro abraço.
Elmer
Acho que os espaçadores que o Pagani comprou é daqueles que se troca os prisioneiros originais por uns mais compridos, tipo o que o donatti vende :wink: .
A duvida deve ser de como trocar os prisioneiros....... :roll: , e isso eu não sei :oops:
Um abração
Elmer_Jeep
28/10/2004, 12:28
Elmer
Acho que os espaçadores que o Pagani comprou é daqueles que se troca os prisioneiros originais por uns mais compridos, tipo o que o donatti vende :wink: .
A duvida deve ser de como trocar os prisioneiros....... :roll: , e isso eu não sei :oops:
Um abração
AAAA bom :lol:
Se for desse q vc tá falando são os piores que existem(segundo comentários de amigos aqui do fórum).
Mas em todo caso faz o seguinte, vai ter q retirar os semi eixos, bater os prisioneiros originais e passa os tais parafusos enormes(não sei se eles entram prensados como os originais) daí remonta o semi eixo de volta. Se tiver feito isso e a cabeça desses famosos parafusos longos está encostando na lona de freio como vc disse aí terá q mandar rebaixar a cabeça dos parafusos e isso só pode ser feito no torno.
[]'s
leopoldo
28/10/2004, 12:36
Com prisioneiro ou parafuso, não há maneira de "pegar" nas lonas.
Ou esse kit é um prego de tão lixo, ou tão montando tudo errado ou, os 2.
De qualquer forma tem orelha seca na jogada :lol:
AE !!
REalmente o modelo citado pelo Jipeiro_RR é o que eu utilizo. Tenho um amigo que faz uso deste kit a mais de um ano com pneus 33'' e nunca teve problema.
Agora a minha dúvida é : como tirar o semi eixo.
Me desculpem as perguntas incompletas, mas é que estou tão sem noção do contexto que nem perguntar corretamente consigo :oops:
Mas o mecanico não vai ver meu CJ, uma hora ou outra eu aprendo ...
Aguardo orientações ...
T+
Com prisioneiro ou parafuso, não há maneira de "pegar" nas lonas.
Ou esse kit é um prego de tão lixo, ou tão montando tudo errado
As duas coisa mesmo, hahahaha.
[]'s
leopoldo
28/10/2004, 14:24
Pagani, tu tens como mandar umas fotos do kit que você tem nas mãos e como está colocado lá?
Não conheço esse kit especificamente e uma imagem vale + que 1000 palavras né?
Elmer_Jeep
28/10/2004, 18:40
AE !!
...Agora a minha dúvida é : como tirar o semi eixo.
:lol: Boa pergunta, o do meu cj é flutuante e eu nunca tive o trabalho de desmontar um conjunto original, hehehe, só abrindo mesmo pra ver :lol:
[]'s.
Sergio Rocha
28/10/2004, 18:50
Espero que a pergunta do semi eixo não tenha nada a ver com os espaçadores :lol:
:cry:
Vou tirar fotos do "problema" e posto aki.
O Kit é igual ao Donatti ou é ele mesmo.
Ele possui os parafusos longos diferentes do origina...
Minha pergunta é com colocar estes paragusos, pois ele entra de dentro para fora.
Mas creio que as fotos ilustrem melhor, pois minha confusão é tamanha que nem perguntar eu consigo... :oops:
Tenham paciencia que eu estou me aventurando como mecanico.
At.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/128e4b0a560ad65bb03df0aee7b595fb.jpg
teu espaçador e parecido com esse da foto ?
Ele é diferente, possui cor de aluminio e é maciso...
VLW !!!!
AHH nao sei se ajuda, mas kem me vendeu me informou que este kit é fabricado pelo Mauro da SBD.
VLW
pagani , esse era cor de aluminio , so q pintei de preto , e foi feito de aço 1020 , e é maciço .. 8)
andretomasi
29/10/2004, 12:25
O do Pagani é esse aqui ó, de FERRO FUNDIDO não de alumínio, e com os prisioneiros maiores:
http://www.jet.com.br/Design/donatti4x4/Produto/64684.jpg
[ ]´s
Afonso Carlos
29/10/2004, 12:27
Se for o Mauro suzuki que fabrica, é de aluminio este espaçador.
leopoldo
29/10/2004, 13:18
O adaptador certo de se instalar é o da foto do Santoro.
O da foto do Keko tem um problema estrutural grave: o parafuso é muito comprido. Eu não aconselho usar, pois além da fragilidade do conjunto o mesmo é propenso a soltar.
e em ambos falta a guia de centralização da roda.
E mesmo assim não entendí como pode ser montado no jeep esse troço - ou como alguém achou que podia vender esse troço que iria ficar tudo bem. Mais um sacana fabricando peça :evil:
E mesmo assim não entendí como pode ser montado no jeep esse troço -
pelo visto esses parafusos longos deverao substituir os prisioneiros originais na ponta de eixo, provavelmente montados de dentro pra fora, como na forma original, pois na ponta estarao os parafusos da roda.
mas tem que desmontar o eixo pra tirar os originais e repor esses do kit. que saco. :?
eu uso o espaçador da foto que o Santoro postou. o trabalho maior eh tirar as rodas o resto eh moleza...
[]´s espaçados
Afonso Carlos
29/10/2004, 13:31
Não entendi ? Guia de centralização ?
Um abraço Afonso Carlos.
esse dos prisioneiros longos tb n acho uma boa ideia n , sei la , quando fui fazer o meu , esse ai da foto eu pesguisei isso , aliais , esse desenho ai eu roubei de alguem da net hehehe acho q o billj q fez n lembro
leopoldo
29/10/2004, 14:02
Numa adaptador desses, pelo menos para o eixo traseiro seria desejável usinar no corpo do bloco um ressalto, uma guia, que forneça uma centralização da roda, embora as rodas esteja +/- centralizadas com os cônicos das porcas.
É um detalhe do projeto que não foi levado em conta, mas também não é imprescindível que tenha. Se eu fosse usinar para mim, provávelmente faria sem guia também, mas em série............pensaria no assunto.
Afonso Carlos
29/10/2004, 14:22
Ok, mas pela sua teoria todos os conjuntos que eu conheço (Roda + cubo) estão mais ou menos centrados. Ou seja pelo seu ponto de vista mesmo os carros que não fazem uso de espaçadores estão também com a roda mais ou menos centrada ?
É isso ?
Pelo que sei, centro de roda se dá na furação que é conica e não no centro da mesma.
A não ser que eu esteja enganado, se estiver por favor me corrija.
Um abraço Afonso Carlos.
leopoldo
29/10/2004, 14:32
O manual de montagem de algumas rodas de liga leve da mangels recomenda a montagem de uma guia de rodas para a centralização das rodas sobre o cubo, embora as porcas, com seu perfil conico exerxam uma centralização no aperto. Mas essas rodas não são aplicáveis ao jeep, se bem que tem todo o tipo de adaptação por aí. Inclusive gente que usa as porcas ao contrário !
Isso não degrada o componente da foto 1. Só me preocupa mesmo o kit 2. Esse me parece enjambrado desde a teoria do desenhista.
que serviço OINK !
Afonso Carlos
29/10/2004, 15:29
Ok ,concordo com vc sobre o kit 2 beira o ridiculo, mas quanto as rodas vou me informar junto a Mangels, pois sou reprezentante dles a mais de 10 anos e nunco me passaram tal informação. Mas tambékm nunca tive problemas com rodas de liga nobre ou de aço no que diz respeito a centralização.
Mas de qualquer jeito muito obrigado pelas informações.
Um grande abraço Afonso Carlos.
leopoldo
29/10/2004, 15:56
Afonso, dá uma olhada no link:
http://www.mangels.com.br/rodas/inftecnicas.html
página 18 do manual técnico.
Elmer_Jeep
29/10/2004, 16:38
Ok ,concordo com vc sobre o kit 2 beira o ridiculo, mas quanto as rodas vou me informar junto a Mangels, pois sou reprezentante dles a mais de 10 anos e nunco me passaram tal informação. Mas tambékm nunca tive problemas com rodas de liga nobre ou de aço no que diz respeito a centralização.
Seguindo a dica do Leopoldo dá uma olhada no link aki no fórum q tem esse mesmo arquivo. :)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=642
andretomasi
29/10/2004, 17:34
Antes que me culpem, lembro que apenas coloquei a foto daquele kit pra ilustrar o que o Pagani usa, não uso ele, nem pretendo :lol:
[ ]´s
E mesmo assim não entendí como pode ser montado no jeep esse troço -
pelo visto esses parafusos longos deverao substituir os prisioneiros originais na ponta de eixo, provavelmente montados de dentro pra fora, como na forma original, pois na ponta estarao os parafusos da roda.
mas tem que desmontar o eixo pra tirar os originais e repor esses do kit. que saco. :?
eu uso o espaçador da foto que o Santoro postou. o trabalho maior eh tirar as rodas o resto eh moleza...
[]´s espaçados
Isso Isso Issso, este é o meu problema ...
Fui enrolado mesmo é tão porcaria assim: :x
vou ter q tirar o eixo mesmo? Como eu tiro ele?
Voutestar este alargador e posto o resultado dpois.
:oops: Pagani
leopoldo
02/11/2004, 20:53
solta as porcas do espelho e bata transversalmente com um toco de madeira para o semi-eixo sair
cristiano
03/11/2004, 08:33
Eu já vi mesmo esses centralizadores, no carro da minha namorada mesmo tem...
cristiano
03/11/2004, 08:34
O adaptador certo de se instalar é o da foto do Santoro.
O da foto do Keko tem um problema estrutural grave: o parafuso é muito comprido. Eu não aconselho usar, pois além da fragilidade do conjunto o mesmo é propenso a soltar.
e em ambos falta a guia de centralização da roda.
E mesmo assim não entendí como pode ser montado no jeep esse troço - ou como alguém achou que podia vender esse troço que iria ficar tudo bem. Mais um sacana fabricando peça :evil:
leopoldo, qual o espaçador que você recomenda ?? onde vende ??
solta as porcas do espelho e bata transversalmente com um toco de madeira para o semi-eixo sair
como eu disse: que saco!!!
cristiano
19/11/2004, 13:05
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/128e4b0a560ad65bb03df0aee7b595fb.jpg
teu espaçador e parecido com esse da foto ?
Santoro, sabe quando eu compre esses espaçadores ??
cristiano
11/01/2005, 08:47
Santoro, os seus espaçadores são de quantas polegadas ?? Estou precisando de um de 2 polegadas... onde eu posso comprar pela internet ?
meu espaçador eu q fiz , agora n recomendo espaçador de 2 " n , se vc tem pneus largos , vai forçar muito a ponta do eixo . li q vc ja ta com pneus 265 , se colocar espaçador de 2 vai forçar , pelo menos minha opnião .
agora , esta precisando do espaçador pra q ?
cristiano
11/01/2005, 11:49
Porque eu comprei meu jeep com a caixa de direção da Rural/F75 onde o braço pitmann passa por dentro do paralama, juntamente com a barra... e quando eu disterço o volante a roda esquerda pega nessa barra...
Como o sistema original essa barra passa por dentro, e eu não penso em mexer na caixa... porque ela tá bem macia e sem folga nenhuma! milagre ? :shock: eu ajudei um pouco também...
Então pensei num espaçador de roda para não encostar ali...
Gomes Neto
11/01/2005, 12:04
Fala galera!!!
Tenho CJ a pouco tempo e não conheço muito ele, mas pelo que posso observar, este modelo tem furação intermediária, ou seja, nos furos vão os prisioneiros originais presos por porcas (não sei se são as originais) e na própria peça existem outros 5 prisioneiros que prendem as rodas. Me desculpem se estou sendo óbvio!!
A questão ai é que dependendo das porcas ( e da posição que são colocadas) que prendem o kit no semi-eixo original, pode ser que raspem no conjunto do freio. :roll:
Porém, acho que a duvida dele é como tirar os prisioneiros originais!
Concordo com o Elmer, se a minha idéia estiver correta, deixa o conjunto do freio lá e só coloca o kit preso nos prisioneiros originais.
[s] Palpiteiros!!!
cristiano
11/01/2005, 12:36
Para tirar os prisioneiros originais é fácil, é só tirar a panela ou campana fora e bater nele que ele sai do outro lado...
Aguem tem o desenho do espaçador de rodas p/ CJ5 , com as medidas e furaçoes ?
Podem me enviar ?
Muito obrigado e gde abraço.
Valmor
cristiano
18/07/2005, 08:57
Você já deu uma olhada aqui ?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5495
Eu já li essas dimensões em algum tópico por aqui, dá uma pesquisa...
Um espaçador de 1.1/2" não "forçara" a ponta de eixo com a mesma força que uma roda , de F1000 por exemplo , que teve seu off set alterado ( para menos é claro ) em 1.1/2 ?????
Tbem não considero o espaçador a melhor opção , mas analisando-se deste ponto de vista o "risco" na ponta de eixo não será o mesmo ???
Nem tanto Valmor, pois com a roda, a área de contato dos semi-eixos permanece a mesma, o que irá se afastar será apenas o cjto da roda. . . com o espaçador, o semi eixo vai terminar no espaçador e ele é que segurará o cjto da roda. . .
Não sei se fui claro, mas a roda com offset negativo é uma melhor opção que o espaçador grosso. Agora, um espaçador mais fino e a roda não tão larga (7 ou 8") com um offset não tão negativo, dái fica show de bola. . .
[ ]´s
Dias
AE !!
Comprei espacadores de roda para o meu CJ, pois os pneus estava raspando na carroceria.
BEM pergunta besta:
Retirei as rodas traseiras para instalar o dito espacador e nao sei como colocar os parafusos, pois eles saem de dentro para fora e com o comprimento deles pega no sistema de freio a lona.
Sei que é basico, mas como coloca esta bagaça ... :oops:
Ahh a viatura é um CJ5 74
amigos,, aproveitando o ópico alguém sabe onde posso comprar parafusos tipo originais em aço para a roda do jeep, com 2" de comprimento. Estou adaptando um alargador para mudar para 6 furos e não encontro em nenhum lugar
agradeço de antemão as informações que ajudarem.......
Jeep Amarelo
24/10/2006, 08:49
Também estou a procura desses parafusos e nao consigo encontrar em lugar algum.
Pessoal, ireir colocar pneus 265x70x16 no jeep. Agora vem a dúvida.
As rodas são 16x7 e provávelmente os pñeus irão pegar na carroceria, chassis, etc..., ou não!?
Dessa forma a solução seria comprar uma roda maior, com um off set negativo ou usar os alargadores.
Para achar as rodas 16x8 está difícil e muitas latinhas se vão.
A questão é?
O que é melhor? O que forçará menos as pontas de eixo?
Alargador ou Rodas maiores?
Vale a pena mudar o off set das minhas rodas 7"? O serviço fica bom, seguro? Quem faz esse serviço?
Abs, querendo definir...
Treme Terra
24/10/2006, 22:36
Tente comprar os prisioneiros do cubo da roda da F1000, qualquer auto peças tem.
abraços
GOT, se você quer fazer certinho melhor você mudar o aro do pneu e usar 15... com o offset mais negativo para a tala.
Se fosse tem aro 16 e não pode gastar, compra o pneu um pouco mais fino daí se precisar usa espaçador menor.
Eu tô com roda de F1000 e vou tacar espaçador sem dó... não tenho dinheiro para roda.
Nero, vc está usando qual pneu? Vai colocar espaçador de quanto?
Abs
Eu tô vendo os do Marisco no consórcio também... 265x70R16
Vou tacar um de 40mm.
Vai Colocar Na Roda Tala 7"? Quanto Ta Valendo O Alargador?
Abs
Isso tala 7... tá valendo quase o mesmo preço que a roda. :mrgreen:
Por isso eu tô dizendo que já que você vai gastar, gasta de uma vez e compra aro 15, que eu me lembre, tala 8 o máximo é -32 de offset. Daí você tem roda para pneus maiores no futuro.
Mas -32 é difícil de achar usada... eu só não faço isso e vou partir pros alargadores pq estou economizando os centavos. Pensando bem acho que vou caroçar mais um pouco. :mrgreen:
Também estou a procura desses parafusos e nao consigo encontrar em lugar algum.
parece que eles tem, vou comprar...
Bom dia!
Temos parafusos com 55 mm de comprimento, suficientes para suprir a
necessidade de um parafuso de 2" = 50,8 mm. Cada um custa R$ 3,80.
Mauro Suzuki
sac@superbreakdisk.com.br
Pessoal, uma dúvida.
Comprei os pneus Daynatork 265x70 aro 16, será que é necessário colocar espaçadores?? são eixos originais dana 44 do Jeep 75, e uso as rodas das Nissan antigas.
Grato.
ricleite
24/11/2007, 19:05
Caro colega. Depende muito do off set de sua roda, tente colocar foto para a gente avaliar. Às vezes só raspa quando ocorre torcão extrema da carroceria e suspensão,trilhas por exemplo. O meu pneu é bem mais fino que o seu e mesmo assim pegava quando eu fazia trilha, agora que só curto passeios, nunca mais pegou. Lembre-se que espaçadores custam caro e pode valer apenas vc tentar achar outras rodas.
Boa sorte