Ver Versão Completa : Colocar turbo em motor desgastado. Vale a pena?
cromwell
24/03/2009, 21:26
Galera, eu to numa duvida cruel.
A pouco postei aqui no forum a respeito de um bom instalador de turbo no nordeste, e consegui o contato de um pessoal em Joao pessoa. A minha duvida é que pelo fato do meu motor estar lançando um pouco dos gases da combustão pelo cabeçote (possivel falha nos anéis de segmento) e tambem das camisas estarem desgastadas eu fico receoso em colocar o turbo e ter q mecher no motor, fazendo uma retifica completa com encamisamento e ou troca de pistões com reabertura.
O meu motor é o 3L 2.8 aspirado e apesar desses probleminhas de desgaste, a minha hilux anda bem demais, tem um consumo razoável e uma força brutal. Queria colocar o turbo pq acho ela mto lenta na estrada e nas retomadas.
O que vocÊs acham? Colocar o turbo pode condenar o motor? Sei que vou ter que faze-lo mais na frente, mas nao por enquanto.. ele ainda está muito bom.
Atenciosamente,
Felipe Cromwell
cRiPpLe_rOoStEr
24/03/2009, 22:15
antes de turbinar é necessário retificar o motor... se ele ja está desgastado provavelmente não terá uma durabilidade boa com o turbo... se ele ainda está bom, vai com calma... se estiver com pressa para turbinar, faz uma retífica e turbina... eu recomendaria que quando turbinasse instalasse um intercooler e não exagerasse na pressão do turbo para manter a durabilidade...
cromwell
24/03/2009, 23:38
antes de turbinar é necessário retificar o motor... se ele ja está desgastado provavelmente não terá uma durabilidade boa com o turbo... se ele ainda está bom, vai com calma... se estiver com pressa para turbinar, faz uma retífica e turbina... eu recomendaria que quando turbinasse instalasse um intercooler e não exagerasse na pressão do turbo para manter a durabilidade...
cripple,
A situação é a seguinte.. a retífica de um motor desse é muito cara. Estimo gastar entre 5 e 7 k pra fazer isso.. talvez um pouco menos talvez um pouco mais, mas nao foge disso.
Considerando esse custo + o custo da instalação do kit turbo + intercooler, acredito que nao saia por menos de 10-12 k essa brincadeira toda.
Como disse, o motor esta bom pra rodar como está, nao falha, nao demora a pegar, nao solta fumaça demais, só anda menos do que o normal (vel. cruzeiro de 100 km/h a 3.000 giros) e peca muito pelas retomadas, que na verdade é inerente a esses motores aspirados da toyota.
Quero colocar o turbo pra melhorar essa velocidade, principalmente a de cruzeiro, pra pelomenos 120.. é um saco viajar sempre a 100 com o motor no "limite". Pior ainda é ter que ultrapassar um caminhão e penar pra fazer isso.. é triste e altamente inseguro.
Mas como 10 mil nao é 10 reais, eu vou devagar (literalmente) por enquanto hehehe.
Acredito que o mais certo seja esperar mais um pouco até o motor "pedir" a retifica (se é que ele vai pedir mesmo, pq nunca vi um motor com tanta resistencia e durabilidade, mesmo comprometido).
Obrigado!
cRiPpLe_rOoStEr
24/03/2009, 23:47
é melhor não arriscar... tudo bem que o motor é bom, mas é melhor ter paciência e ir segurando uma grana... quanto ao motor "pedir" retífica: tu pretende ficar 2 milhões de quilômetros com a hilux??? te digo que na áfrica tem umas que passam dessa marca sem maiores problemas...
rafaelgdl
25/03/2009, 00:47
Olha Felipe, nunca turbinei nem penso em turbinar meu carro, mas um mecânico muito bom me passou, que turbinando ou não seu carro, a velocidade final fica a mesma, com a mesma rotação, oq tem-se feito é a mudança da coroa e pinhão dos diferenciais, isso eu fiz e recomendo, melhorou alguns 20 % de velocidade final!!!
o lance do turbo para ter mais final, creio q seja lenda mesmo, opinião própria desculpe se estiver enganado, mas o tempo para chegar até a vel. final, eh q diminui bastante!!!
Abraço
Leonardo Dic
25/03/2009, 20:34
Felipe, turbinei minha hilux 2.8 95 com +- 260.000 km, foi colocado tb intercooler grande e a pressão de 1 kg. Hj ela não esta mais na minha mão, mas a Km deve estar em torno de 420.000 km.
Mas eu a conhecia desde zero. Motor original muito bem cuidado com trocas de oleo e filtro religiosas a cada 5 mil Km só com óleo top da Castrol (Tection).
Inclusive o Mauricio Rasch, disse preferir turbinar o meu motor original bem cuidado do que um retificado desconhecido.
Minha impressão em relação ao turbo é que judiamos muito menos do motor, poupamos mesmo ele. Acelera-se muito menos, usa-se sempre menos rotação, pois o torque em baixa é muito melhor, até o óleo ficava bem menos preto e grosso que antes, sem falar na fumaça preta na subida que some.
Quanto a final, na descida realmente será a mesma, agora na reta e em subidas será maior, pois esse 2.8 aspirado não tem torque suficiente pra levar a quinta a rpm mais altos. (pelos menos a minha demorava 1 semana pra chegar, só em retas muito longas).
Consumo, a minha ficou mais economica na pista, passou a fazer 10, antes sempre 9-9,5.
Temperatura, apesar de ter relatos de superaquecimento, depois do intercooler ela passou a andar na pista um pouco mais fria que antes.
Alongamento da transmissão. É essencial, aproveita-se muito mais o motor, a viatura fica agradavel de viajar, diminui barulho e consumo na minha ia pra 11 a 110. Com a relação 4,10 e pneus 32 a minha passou a andar a 100 com 2250 rpm, a 3000 tava nos 130.
Importante sempre dimensionar bem a turbina, trocar todo o escape por um com silencioso livre e de maior polegada e trocar o filtro de ar por um de maior vazão.
Enfim, tenho saudades dela até hoje.
Vendi pq precisava mesmo.
Uma foto do motor.
Abraço
cromwell
25/03/2009, 23:19
Olha Felipe, nunca turbinei nem penso em turbinar meu carro, mas um mecânico muito bom me passou, que turbinando ou não seu carro, a velocidade final fica a mesma, com a mesma rotação, oq tem-se feito é a mudança da coroa e pinhão dos diferenciais, isso eu fiz e recomendo, melhorou alguns 20 % de velocidade final!!!
o lance do turbo para ter mais final, creio q seja lenda mesmo, opinião própria desculpe se estiver enganado, mas o tempo para chegar até a vel. final, eh q diminui bastante!!!
Abraço
Rafael,
Acredito que a velocidade final se nao melhorar, pelomenos chega-se a ela numa rotação menor, como disse o leonardo. Mas o grande ponto mesmo é a aceleração e retomadas. Fico mto puto quando to na estrada e o carro que eu ja tinha ultrapassado embalado me passa na lombada. Pior eh quando eh um caminhão e a vel. é pouco maior que a dele, vc pisa e ela nao da mais que isso. Vc fica com insegurança.
Quero turbinar e intercoolar, mas a questão é o motor, que ja apresenta um desgaste acentuado nas camisas e anéis de segmento. Sera que ele dura mesmo 2 milhões sem da bronca criplle? Se aguentar isso tudo aguenta pelo menos uns 500 mil com o turbo sem a retifica! hehehe
Rafael, quanto vc gastou pra trocar a relação?
Grato
cRiPpLe_rOoStEr
26/03/2009, 22:07
Quero turbinar e intercoolar, mas a questão é o motor, que ja apresenta um desgaste acentuado nas camisas e anéis de segmento. Sera que ele dura mesmo 2 milhões sem da bronca criplle? Se aguentar isso tudo aguenta pelo menos uns 500 mil com o turbo sem a retifica! hehehe
se o problema são camisas e anéis faz a troca desses ítens, provavelmente tendo que trocar os pistões para ficar perfeito, e mete bronca... quanto à durabilidade, para esses motores é fácil...
jcosta.fernando
26/03/2009, 22:49
Caro Cromwell,
A minha SW-95 está com 325.000km e acabei de instalar turbo e intercooler.
A primeira impressão que tive é de que melhorou consideravelmente as retomadas e o desempenho geral do carro.
Ainda não tenho os números definitivos, até porque ainda não finalizaram a instalação do escapamento com 2,5".
Segundo o instalador quando tiver tudo afinadinho a resposta será ainda melhor do que já está.
Antes de instalar pesquisei muito com medo de estourar o já rodado motor 2.8. Ouvi muitas opiniões contraditórias, Mas mesmo assim assumi o risco.
O que me encorajou foi saber que se instalasse somente o turbo o motor trabalharia forçado, pois seria jogado ar quente na câmara de combusta. Entretanto, se instalasse junto com turbo o intercooler e também um escape com dimensões maiores e com menos curvas, aquele aquecimento proporcionado pelo turbo na cabeça dos pistões deixaria de existir, pois o ar comprimido pela turbina jogado para dentro do motor estaria resfriado pelo intercooler e o escape com dimensão maior não reteria o calor na câmara, passando quase que direto. (segundo informações do instalador e de outros mecânicos que consultei)
O fato é que independente da estado de vida do motor, se ele trabalhar com mais pressar e com ar mais frio, otimiza a queima do combustível e aumenta a potencia e sem provocar maiores desgastes.
Entretanto, independente do carro ter turbo ou não, a vida útil de qualquer tipo de motor é definida pela forma de dirigir e pela manutenção que o proprietário faz.
Espero ter ajudado.
Abraço,
cRiPpLe_rOoStEr
26/03/2009, 22:53
invariavelmente pode ir se despedindo do coletor de escape original... o da admissão a partir de 1kg de pressão não é recomendado...
Cara...
Com essa grana toda compensa vc vender seu motor e botar um motor novo, ja turbinado e intercoolado na sua hilux cara!
Acho que vale a pena pesquisar um pouco com a galera que tem uns motores pra vender ae, que vc vai ver que nao vale a pena retificar!
sergiopincelli
02/04/2009, 14:24
Leonardo Dic
Qual o intercooler e filtro de ar que vc usou na sua ex toyota? Vi a foto e o tra
balho ficou ótimo, pena que teve de vendê-la. A minha é uma SR5 2001 e está com 108.000 km, já turbinei e agora falta o intercooler e a troca dos diferenciais mas não sei se uso a relação 10x41 (4,10) ou 11x41 ( 3,73). .Vc já pesquisou sobre o assunto antes? Se puder dê sua opinião .
Leonardo Dic
02/04/2009, 19:28
Sergio, o intercooler foi feito sob medida, mas não ficou grande coisa não, chegou ate a rachar no ponto de fixação, onde fiz uma solda.
Hj mesmo tive olhando um intercooler de uma Frontier aqui na troca de oleo e achei que se adaptaria bem na Hilux, tb ja vi o da Hilux 3.0 nova e tb acho q da certo. Acho esses 2 mais reforçados, e isso é importante, pois vai ficar em cima do motor que tem uma boa vibração.
Quanto ao filtro é mole, o do caminhão MB 709. cabe bem no local e se acha em qualquer lugar.
A relação 4,10 é o limite para ela. A minha com pneus 32 ja era mais que suficiente. E percebia que a embreagem ja estava trabalhando no limite.
A 3,73 vai ficar muito longa, perdendo desempenho. Principalmente na saida. (note q as 3.0 TD q saem com essa relação tem a 1ª mais curta que a 2.8 para compesar isso). E sem falar na embreagem q vai pro prego muito cedo.
Se quiser saber como ela esta hj. O atual dono dela é o André de Jundiaí. Ele participa aqui do forum. Conversei com ele esses dias e ela ta mesmo com 420.000 km, e continua um relogio.
Abraço
Abraço