Ver Versão Completa : OM364 x 14B
valeriano
24/03/2009, 18:18
Pessoal,
estou pensando seriamente em trocar minha Band curta por uma longa, para poder ter mais espaço em viagens longas.
Sou um fã incondicional do motor OM364, pois depois de 8 meses com a minha curtinha e mais de 20.000 km rodados, ele não apresentou nem mesmo um suspiro de problema.
O problema é que rodando pela internet, só encontro Band longa pra vender, com motor OM314 ou 14B. Até agora não encontrei 1 se quer com motor OM364. Parece até que não foram fabricadas Bands longas entre 91 e 94. :sad::sad::sad:
Como não sou fã do OM314, queria saber dos toyoteiros daqui, quais as diferenças básicas entre o OM364 e o 14B. Dizem que o motor 14B é menos resistente, que a mecânica dele é mais cara e tals, mas quão menos resistente é isso? Quão mais cara é essa manutenção?
Se os donos puderem fazer uma comparação, agradeço.
guilhermeabreu
24/03/2009, 18:54
Pessoal,
estou pensando seriamente em trocar minha Band curta por uma longa, para poder ter mais espaço em viagens longas.
Sou um fã incondicional do motor OM364, pois depois de 8 meses com a minha curtinha e mais de 20.000 km rodados, ele não apresentou nem mesmo um suspiro de problema.
O problema é que rodando pela internet, só encontro Band longa pra vender, com motor OM314 ou 14B. Até agora não encontrei 1 se quer com motor OM364. Parece até que não foram fabricadas Bands longas entre 91 e 94. :sad::sad::sad:
Como não sou fã do OM314, queria saber dos toyoteiros daqui, quais as diferenças básicas entre o OM364 e o 14B. Dizem que o motor 14B é menos resistente, que a mecânica dele é mais cara e tals, mas quão menos resistente é isso? Quão mais cara é essa manutenção?
Se os donos puderem fazer uma comparação, agradeço.
CARO VALERIANO
Tive uma BAND com o OM314 , é de manutenção barata e lerdo e muito resistente , o OM364 é um BAITA de um motor , de manutenção baixíssima muito durável e confiável , MAS DE CONCEPÇÃO ANTIGA DE BAIXO GIRO , PESADÃO , MUITO BOM MAS UM POUCO LERDO TB , mas menos lerdo do que o OM314 .
Já o 14B , quem diz que ele é frágil é pq não tem um dele na sua BAND , é um BAITA de um motor , é um motor moderno de alta rotação , mais ágil , mais economico , sem manutenção , ou melhor : difícil de dar problema .
MAS COMO TODO MOTOR MODERNO A DÍESEL DE ALTO GIRO QDO TIVER DE FAZER ALGUM CONSERTO , AS PEÇAS SÃO MUITO CARAS , COMO OS MWM 2.8 sprint das S-10 , alguns TROLLER , algumas FRONTIER , COMO O INTERNATIONAL 3.0 DAS RANGERs e dos ATUAIS TROLLERs e os motores das MITSUBISH .
Estes últimos são motores a díesel moderno de alto desempenho e alto giro são mais leves , todos de manutenção cara , MAS É MUITO DIFÍCIL DE DAR PROBLEMA , destes modernos tenho visto que os INTERNATIONAL 3.0 das RANGERs tem dado problemas frequentes , MAS O 14B E O MWM 2.8 " É OSSO DE ANUM " , gíria daqui qdo tem uma coisa que não quebra de jeito nenhum . Tenho um ENGESA que coloquei um MWM 2.8 , é o bicho pra andar .
Por outro lado , NÃO EXISTE NENHUM MOTOR A DÍESEL QUE TENHA MANUTENÇÃO MAIS BARATA DO QUE OS MOTORES MB OM364 .
Na minha opinião compraria uma BAND longa com motor 14B , sem falar que estas BANDs já vem de fábrica com caixa de marcha de 5 marchas com 5ª overdriving . Existe BAND com motor OM364 e caixa de 5 marchas com overdriving , mas é muito difícil de encontrar , ainda mais sendo longa , mas existe tb .
Mas na realidade é vc que tem que decidir , eu sugiro a vc andar nas duas , ou melhor experimentar em andar numa com motor OM364 e depois numa com motor 14B , TENHO CERTEZA ABSOLUTA QUE VC NEM VAI QUERER LEMBRAR DE QUE ANDOU NA COM MOTOR OM364 , a DIFERENÇA É MUITO GRANDE .
E para que vc quer ficar guardando dinheiro em baixo do colchão ? Para SE UM DIA o motor 14B der defeito e ficar mais caro do que se fosse o motor OM364 ?
VALERIANO , vc é novo só tem 27 anos , não sei a maneira de vc andar , mas eu com 55 anos sou pé pesado apesar de estar já meio velho , mas sou FÃ dos motores a díesel moderno de alto desempenho , ainda mais um 14B ( TOYOTA ), retomadas excelentes e rápidas nas ultrapassagens= mais segurança .
OBS : EM HIPÓTESE NENHUMA ESTOU DIZENDO QUE O MOTOR MB OM 364 SEJA RUIM NÃO ESQUEÇAM DISTO .
ABRAÇÃO COM MUITA CONFUSÃO EM SUA CABEÇA .
om 364,bom motor,com turbina nem se fala,com cambio de 5 marcha otimo para estrada com o tempo vc se acostuma com o barulho,lento na subida,lerdo na cidade.
14b,otimo na estrada,sem barulho,rapido na ultrapassagem,tenho a 3 anos e ainda nao gastei nada,apenas manutençao de rotina,bom na cidade.com intercoler e turbo fica fora do comun,uma coisa descomunhal,otimo na estrada,cada saida uma multa,tenho foto da frente e da traseira e o ano apenas começou,cansei das multas,encostei e comprei um om 314,para acalmar os nervos,agora nao passo dos 70 na estrada e na cidade ando a 50 receita do gerente do banco,so uso o 14b apenas em viagem e a mulher dirigindo,a pontuação da carteira esta alta nao posso correr risco
ande nas 2 configurações,e decida,eu optei pelo 14b.
Guilhermeabreu depois desse comentario fico mais comtente de saber que fis a escolha certa,coloquei um 14b na f75 com 5m mao esta pronta ainda mas ja da pra sentir que ficara otimo.
Guilherme, excelente seu comentário.
Eu também coloquei um motor MWM 2.8 no meu CJ5 e é um Senhor Motor.
Esses motores a diesel de alta rotação são excelentes.
Mesmo que a manutenção seja mais cara, a quebra é tão difícil de ocorrer que vale cada centavo.
Além disso, se a manutenção preventiva estiver em dia, com troca de óleo e filtro a cada 5 mil Km, o motor vai rodar por anos sem quebrar.
Eu aconselho a comprar o 14B.
Boa sorte.
cRiPpLe_rOoStEr
24/03/2009, 22:11
o 14b é um ótimo motor, agüenta esforços bastante severos, mas eu gosto mto de mercedes-benz, que é outra referência de qualidade em motores a diesel... a propósito: o 14b ainda é produzido numa versão 4.0 TURBO usada no ônibus coaster, que embora tenha 4 válvulas por cilindro ainda é ohv...
a propósito: o 14b ainda é produzido numa versão 4.0 TURBO usada no ônibus coaster, que embora tenha 4 válvulas por cilindro ainda é ohv...
O 14B não chegou a ser fabricado no Brasil, pelo que sei.
valeriano
24/03/2009, 22:22
o 14b é um ótimo motor, agüenta esforços bastante severos, mas eu gosto mto de mercedes-benz, que é outra referência de qualidade em motores a diesel... a propósito: o 14b ainda é produzido numa versão 4.0 TURBO usada no ônibus coaster, que embora tenha 4 válvulas por cilindro ainda é ohv...
O OM364 também é fabricado até hoje. Os caminhões MB710 usam este motor.
cRiPpLe_rOoStEr
24/03/2009, 22:27
O OM364 também é fabricado até hoje. Os caminhões MB710 usam este motor.
lembra que uma das alegações para tirar o bandeirante de linha foi quanto à emissão de poluentes? bem que a toyota poderia ter voltado a oferecer o bandeirante com motor mercedes-benz ao invés de tirá-lo de linha, ou mesmo importar o motor do coaster ou o da hilux...
mecamaniaco
25/03/2009, 00:53
Tive uma BAND com o OM314 , é de manutenção barata e lerdo e muito resistente , o OM364 é um BAITA de um motor , de manutenção baixíssima muito durável e confiável , MAS DE CONCEPÇÃO ANTIGA DE BAIXO GIRO , PESADÃO , MUITO BOM MAS UM POUCO LERDO TB , mas menos lerdo do que o OM314 .
Concordo que eles realmente não são novos, mas também não se pode dizer que são de concepção antiga!
Os motores Mercedes foram feitos para uso em caminhões, onde se prioriza o torque, ter alta potência em alta rotação de nada adianta para um bom caminhão! Vale lembrar que motores como Volvo e Scania não chegam a 3000 RPM, nem q queira!
Também concordo que, para uso em cidades e afins, o ideal é o uso de motores de alta rotação, pois são mais silenciosos e econômicos. Mas para uso em trilhas travadas e locas de difícil acesso, o ideal ainda é usar motores de baixa rotação e durabilidade monstruosa.
Elmer_Jeep
25/03/2009, 10:26
14B... sei não, heheheh.
[]'s
valeriano
25/03/2009, 11:38
14B... sei não, heheheh.
[]'s
Não entendi seu comentario Elmer...
Qual a critica com o 14B?
Fe_jipeiro
25/03/2009, 11:56
Olá Valeriano !
Como deve saber, tenho duas bands, uma com OM314 S e a outra com o OM364 S ... Putz... nao tem o q falar desses motores, diria um canhão ou uma usina de força(como diz nosso amigo Guiga) .. O meu 364 é turbo e intercooler com bicos preparados, já peguei troller, cherokee V8 e 14b na subida e em reta e desculpa .. acho que eles viram o que o mercedez é capaz de fazer ... potencia e torque para ele nao falta ... agora estou alongando meu diferencial para obter mais final e o motor trabalhar com mais folga em baixo e alto giro ...
Sinceramente eu nao troco meu motor por nada e por nenhum motor ...
Minha opiniao é obter uma band 93 longa ... é mais dificil q achar agulha em palheiro... mas nao eh impossivel .....
Obs: Sou fã de todas as bands..... mas minha preferencia é o OM 364 ....
Abs...
Elmer_Jeep
25/03/2009, 12:10
Valeriano, quem me conhece bem sabe que sou veterano nos 14B. Já usei bastante e recomendo.
Felipe, comparar motor turbo mexido com aspirado original é covardia...
[]'s
Bernardo Hoelz
25/03/2009, 12:24
Não troco minha band com 14B por nenhuma band com Mercedes.
abraço
guilhermeabreu
25/03/2009, 14:26
Não troco minha band com 14B por nenhuma band com Mercedes.
abraço
FELIPE
Foi como o ELMER relatou , nossa comparação de motores , são deles em sua forma original , senão até a VW lançou de fábrica motores 1.0 de 140 vc , só que deu no que deu né ? Este motor MWM 2.8 mesmo , se mexido bem dá uns 240 cv , mas ísto não vale nesta nossa comparação .
O meu relato foi bem claro que os motores MB são excelentes , MAS PESADOS , MANUTENÇÃO BARATA , MUITO DURÁVEIS , BARULHENTO , LERDO , MUITO TORQUE EM BAIXA , POUCO ECONOMICO . Para quem gosta de trilha é bom por um lado , MUITO TORQUE EM BAIXA ROTAÇÃO , MAS PESADOS DEMAIS PARA SAIR DE ENROSCOS MAIORES .
Numa trilha pesada ,muito atoleiro , nada adianta TODO TORQUE QUE ELE TEM SE ELE AFUNDA NO ATOLEIRO pelo excesso de peso do motor , comparando por exemplo com um ENGESA COM UM MWM 2.8 . Discordando um pouco do MECAMANÍACO , pq depende da trilha travada , pois se a trilha travada de piso duro , o motor de baixa rotação e grande torque MB OM364 se dará melhor , mas se a trilha travada for de atoleiro fundo ou turfa e sem fundo , BABAU , o pesado OM364 ficará por alí mesmo . Cito meu exemplo que posso até apostar com vc , numa trilha BRABA vc com sua BAND com este motorzão envenenado VAI FICAR ATOLADO , E EU VOU PASSAR , simplesmente pelo meu ser mais leve .
Pq que os WYLLIS são TÃO RESPEITADOS NAS TRILHAS ? PQ ELES SÃO SUPERLEVES .
MAS GOSTO É GOSTO E NÃO SE DISCUTE . EU SOU FÃ DOS MOTORES DÍESEL DE ALTA ROTAÇÃO E DESEMPENHO COMO JÁ DISSE ANTERIORMENTE , e respeito a todos vcs que gostam dos motores MB OM314 e OM364 que tb são excelentes motores , MAS PARA OUTRA FINALIDADE COMO MUITOS DE VCS CITARAM " MOTORES PARA CAMINHÃO " que são usados realmente nos caminhões até hoje , para mim não se adequam aos nossos jipes , que deveriam ser leves , ágeis , fortes e duráveis .
ABRAÇÃO A TODOS SEM MÁGOAR NINGUEM E RESPEITANDO SEMPRE A OPINIÃO DE TODOS VCS .
guilhermeabreu
25/03/2009, 14:40
Guilhermeabreu depois desse comentario fico mais comtente de saber que fis a escolha certa,coloquei um 14b na f75 com 5m mao esta pronta ainda mas ja da pra sentir que ficara otimo.
AMIGO BRUNO
Sem querer querendo vc acertou em cheio , sua F-75 vai virar um avião com este 14B e cambio de 5 marchas então nem se fala , pergunto : a 5ª é orverdriving ? Se for VICHEMARIA , ninguem vai te aguentar , é muita mordomia , e por sinal sua F-75 esta LINDA , parabens pelo seu EXCELENTE GOSTO .
ABRAÇÃO E BOA SORTE E CUIDADO COM ESTE MOTORZÃO É MUITA FORÇA PARA SER CURTIDA .
guilhermeabreu
25/03/2009, 14:44
Guilherme, excelente seu comentário.
Eu também coloquei um motor MWM 2.8 no meu CJ5 e é um Senhor Motor.
Esses motores a diesel de alta rotação são excelentes.
Mesmo que a manutenção seja mais cara, a quebra é tão difícil de ocorrer que vale cada centavo.
Além disso, se a manutenção preventiva estiver em dia, com troca de óleo e filtro a cada 5 mil Km, o motor vai rodar por anos sem quebrar.
Eu aconselho a comprar o 14B.
Boa sorte.
AMIGO FOLGADO
O seu pensamento bateu no meu certinho , agora este seu CJ5 com este MWM 2.8 deve estar um demonio pra andar eim ? Parabens pelo seu trem de força , e por curiosidade , qual cambio e T-CASE vc colocou neste seu CJ5 ?
ABRAÇÃO
valeriano
25/03/2009, 15:03
Galera,
lembrando que não quero o carro para trilhas. Se quizesse um carro para trilhas, eu continuaria com minha Band curta, que é muito mais ágil que a longa.
Quero um veículo para viajar. O motor deve ter durabilidade e resistencia! Eu rodo entre 70 e 100.000km/ano. Velocidade não é requisito, pois ando no máximo a 100km/h. Minha velocidade de cruzeiro gira em torno dos 80-90km/h mesmo em carro de passeio.
Sem falar que o motor pra mim tem que ser BRUTO, pois pretendo (em breve) comprar uma carretinha pra carregar muito bagulho e provavelmente uma lancha. Não me adianta nada ter um motor que corre e na hora que eu botar ele pra sofrer em baixa rotação, ele arregaçar. Exatamente por isso que sou fã incondicional do OM364.
Elmer_Jeep
25/03/2009, 15:07
AMIGO FOLGADO
Qual cambio e T-CASE vc colocou neste seu CJ5 ?
ABRAÇÃO
Adivinha...
Toy band :palmas: , melhor ainda só se fosse 5 marchas mas dai o Jipão não tinha espaço suficiente no entreeixos.
[]'s
Adivinha...
Toy band :palmas: , melhor ainda só se fosse 5 marchas mas dai o Jipão não tinha espaço suficiente no entreeixos.
[]'s
isso, issso, isso, isso....
Falo para todo mundo: MWM 2.8 + Câmbio Toy Band = casamento perfeito.
Mas a overdrive não faz falta não, como disse no último post do tópico do Jipão: aqui (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21487&page=135)
guilhermeabreu
25/03/2009, 15:33
Galera,
lembrando que não quero o carro para trilhas. Se quizesse um carro para trilhas, eu continuaria com minha Band curta, que é muito mais ágil que a longa.
Quero um veículo para viajar. O motor deve ter durabilidade e resistencia! Eu rodo entre 70 e 100.000km/ano. Velocidade não é requisito, pois ando no máximo a 100km/h. Minha velocidade de cruzeiro gira em torno dos 80-90km/h mesmo em carro de passeio.
Sem falar que o motor pra mim tem que ser BRUTO, pois pretendo (em breve) comprar uma carretinha pra carregar muito bagulho e provavelmente uma lancha. Não me adianta nada ter um motor que corre e na hora que eu botar ele pra sofrer em baixa rotação, ele arregaçar. Exatamente por isso que sou fã incondicional do OM364.
AMIGO VALERIANO
Agora com este seu RELATO IMPORTANTÍSSIMO , me curvo ao MB OM364 , com estas suas CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS de andar e usar para a sua finalidade , com o motor MB OM364 vc terá um melhor CUSTO/BENEFÍCIO , sendo que um 14B tb irá te satisfazer em 2ª opção e o MWM 2.8 em 3ª opção por ter menor cilindrada .
Neste seu caso nescessita realmente de um motorzão de grande cilindrada e grande torque , e se vc quizer pode mexer no bichão pra ficar mais esperto ex: um bom turbo e mais nada .
Aê galera , pra vcs verem não sou cabeçudo nem teimoso .
BOA COMPRA VALERIANO E BOA SORTE NA COMPRA .
Fe_jipeiro
25/03/2009, 15:50
Opa Galera ...
Elmer,
A minha comparação começou pois já estavam comparando MWM com mercedes e os MWM já são turbinados de fábrica. Mesmo pq tanto o 314 quanto o 364, se vc mexer na bomba dele sem estar Turbinado, já ganha alguns cavalinhos ... o 364 aspirado com 5 marchas na estrada, é tao esperto quanto o 14b aspirado 5 marchas ... Tenho amigos que tem esta configuração e andam juntos na estrada e em subidas, o 364 leva vantagem ...
Guilherme,
Descordo em alguns pontos, principalmente que o 364 é menos economico que o 14b, minha band aspirada fazia 12 km/l na estrada e 10 km/l na cidade, isso usando cambio 4 marchas.
Com relação ao desempenho em trilhas ... Acho que nao preciso nem comentar, vai de braco para braco, pneu etc.. Tenho band há 9 anos, e a maioria das trilhas "TRAVADAS" de sao paulo já passei com elas, inclusive rebocando willys, lands, trollers, engesas,etc em muitos trechos onde alguns desses 4x4 citados nao passaram, passei com a band sem fazer cossegas... Concordo com vc, q em certos pontos o carro mais leve ganha vantagem, mas a busca perfeita de um verdadeiro veículo OFF-ROAD, é ir, voltar e se precisar ajudar qualquer companheiro em qualquer situacao, ou seja, tenho q ter um veiculo equilibrado em todos os aspectos para a minha necessidade. Igual vc se referiu, se eu atolar com meu motorzao envenenado, vc nao tira minha band com seu motor, mas pode ter certeza que eu tiro seu jipe se vc atolar, entao nao podemos levar para esse lado.
Acho que tem uma frase famosa que sustenda a fama da band em qualquer aspecto, e esta frase foi criada devido aos motores Mercedes: "TOYOTA NÃO ANDA, SE ARRASTA. MAS SE PRECISAR, ARRASTA TODO O MUNDO" ..
Enfim, quando vamos optar pela aquisição de um bem, no caso a band, temos q analisar o quão é viável para o nosso uso... uma vez q se viaja muito, podemos utilizar pecas q nao encontramos em qualquer lugar, podemos precisar ou nao de torque ou velocidade, enfim cada caso é um caso e precisa ser estudado com carinho. Existem diversas comparacoes entre esses motores e já foi constatado que em custo x beneficio o mercedes nem se compara ao 14b. Isso nao indica se eh melhor ou pior e sim qual sera a utilidade dos mesmos.....
No caso do nosso amigo, ele precisa de um motor de torque, mesmo pq nas estradas "nao podemos" passar de 120km/h ..
Valeriano,
Aconselho vc a andar na band longa tanto no 14b quanto no 364 e assim vc tera uma ideia qual irá satisfazer seu gosto e necessidade ...
Abs a todos e pode ficar sossegado que nao fiquei magoado e sim gosto de discutir corretamente sobre cada caso ...
guilhermeabreu
25/03/2009, 20:51
Opa Galera ...
Elmer,
A minha comparação começou pois já estavam comparando MWM com mercedes e os MWM já são turbinados de fábrica. Mesmo pq tanto o 314 quanto o 364, se vc mexer na bomba dele sem estar Turbinado, já ganha alguns cavalinhos ... o 364 aspirado com 5 marchas na estrada, é tao esperto quanto o 14b aspirado 5 marchas ... Tenho amigos que tem esta configuração e andam juntos na estrada e em subidas, o 364 leva vantagem ...
Guilherme,
Descordo em alguns pontos, principalmente que o 364 é menos economico que o 14b, minha band aspirada fazia 12 km/l na estrada e 10 km/l na cidade, isso usando cambio 4 marchas.
Com relação ao desempenho em trilhas ... Acho que nao preciso nem comentar, vai de braco para braco, pneu etc.. Tenho band há 9 anos, e a maioria das trilhas "TRAVADAS" de sao paulo já passei com elas, inclusive rebocando willys, lands, trollers, engesas,etc em muitos trechos onde alguns desses 4x4 citados nao passaram, passei com a band sem fazer cossegas... Concordo com vc, q em certos pontos o carro mais leve ganha vantagem, mas a busca perfeita de um verdadeiro veículo OFF-ROAD, é ir, voltar e se precisar ajudar qualquer companheiro em qualquer situacao, ou seja, tenho q ter um veiculo equilibrado em todos os aspectos para a minha necessidade. Igual vc se referiu, se eu atolar com meu motorzao envenenado, vc nao tira minha band com seu motor, mas pode ter certeza que eu tiro seu jipe se vc atolar, entao nao podemos levar para esse lado.
Acho que tem uma frase famosa que sustenda a fama da band em qualquer aspecto, e esta frase foi criada devido aos motores Mercedes: "TOYOTA NÃO ANDA, SE ARRASTA. MAS SE PRECISAR, ARRASTA TODO O MUNDO" ..
Enfim, quando vamos optar pela aquisição de um bem, no caso a band, temos q analisar o quão é viável para o nosso uso... uma vez q se viaja muito, podemos utilizar pecas q nao encontramos em qualquer lugar, podemos precisar ou nao de torque ou velocidade, enfim cada caso é um caso e precisa ser estudado com carinho. Existem diversas comparacoes entre esses motores e já foi constatado que em custo x beneficio o mercedes nem se compara ao 14b. Isso nao indica se eh melhor ou pior e sim qual sera a utilidade dos mesmos.....
No caso do nosso amigo, ele precisa de um motor de torque, mesmo pq nas estradas "nao podemos" passar de 120km/h ..
Valeriano,
Aconselho vc a andar na band longa tanto no 14b quanto no 364 e assim vc tera uma ideia qual irá satisfazer seu gosto e necessidade ...
Abs a todos e pode ficar sossegado que nao fiquei magoado e sim gosto de discutir corretamente sobre cada caso ...
GRANDE FELLIPE
Acho que vc não leu minha última resposta .
CITEI que para o caso do VALERIANO o MB OM364 , será mais completo para ele .
Peço desculpas a vc , NÃO ESTAMOS AQUI DISPUTANDO NADA , é que as vezes eu me empolgo e acabo distorcendo minhas palavras/pensamento e acabo magoando as pessoas , quem me conhece sabe que sou de unir todos com todos os pensamentos de cada um E RESPEITANDO A TODOS .
VC ESTA COBERTO DE RAZÕES EM SEU RELATO , cada trilha é uma trilha diferente , cada jipe se comporta diferente em cada uma , as vezes uma trilha é boa pra BAND , outras o WYLLIS se sai melhor e assim vai .
Tive uma BAND completa com o OM314 que tenho saudades até hoje , até disputei um INDOOR e fiquei em 4ª lugar na frente de vários WYLLIS , é o que vc relatou depende de VÁRIOS FATORES , como braço , pneus , motor etc , etc , etc e tal .
Me desculpe mais uma vez se eu discordei de uma forma inadequada com vc , NÓS JIPEIROS ESTAMOS TODOS JUNTOS E SOLIDÁRIOS EM NOSSOS PROPÓSITOS , SEM GANA DE DISPUTA NENHUMA , cada um faz o seu 4x4 na medida certa do seu gosto e bolso$$$$$$$$$$$$ . O que adianta eu querer um tal motor se não tenho grana para tal .
DEVEMOS SERMOS FELIZES COM OS 4X4 QUE TEMOS E MELHORANDO NA MEDIDA DO POSSÍVEL .
Tenho uma SW4 93 2.8 e um ENGESA com um MWM 2.8 , MAS CONTINUO FÃ INCONDICIONAL DAS TOYOTAS BANDEIRANTES SEJAM COM O OM314 , OM364 OU 14B , " BAND É E SEMPRE SERÁ BAND " .
ABRAÇÃO , SEM ATRITO VALEU ?
Luiz André
25/03/2009, 22:03
Tenho um 364 e jah andei nos 14b na minha opnião sugiro o 364, simplesmente vai se apaixonar ao acelerar o 364, mecanica barata, consumo aceitavel, sendo muito relativo o seu consumo, na minha mesmo eu consigo uma media de 9 na cidade porem uso pneus largos, e sempre cutucando o acelerador; na trilha é uma usina de força, puxa tudo e todos, um motor que se ao acaso de uma viagem sofrer algum problema encontra-se peças em qualquer buteco, sem falar nas possibilidades de melhora sem ter a sua vida util comprometida, não dizendo que o 14b seja ruim, gosto muito dele tambem, mas como os colegas disseram, ande em um e depois em outro e faça sua escolha, mas poste aí suas considerações depois disso, vlw
Ps: Gostei da citação " toyota não anda, se arrasta, mas se precisar arrasta todo mundo, mas com o 364"
hehehehe
Quem sabe qual o torque máximo dos dois motores para uma comparação?
Bernardo Hoelz
25/03/2009, 22:18
O motor OM 364 ( também conhecido como 709 ), tem 90 cv líquidos a 2800 rpm e o torque máximo é de 24 m.kgf a 1800 rpm.
O motor 14B fornece potência de 96 cavalos a 3.400 rpm e torque máximo de de 24,4 kgf.m a 2.200 rpm.
Pontos positivos dos dois motores:
MB 709 (364)
Durabilidade e facilidade de assistência
Retifica fácil e barata
Excelente torque em baixas rotações
14B
Baixo nivel de ruido
Mais elástico que o MB
Maior velocidade final
Tirem suas conclusões.
Abraços
Guiga Tostes
25/03/2009, 22:25
Antonio,
tem um tópico antigo que traz infos sobre o torque dos dois motores(364 e 14B), la indica uma diferença mínima entre eles(qto a torque máximo), obviamente em rotações diferentes.
Segue tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/archive/index.php/t-3907.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/archive/index.php/t-3907.html)
Abrs
O motor OM 364 ( também conhecido como 709 ), tem 90 cv líquidos a 2800 rpm e o torque máximo é de 24 m.kgf a 1800 rpm.
O motor 14B fornece potência de 96 cavalos a 3.400 rpm e torque máximo de de 24,4 kgf.m a 2.200 rpm.
Pontos positivos dos dois motores:
MB 709 (364)
Durabilidade e facilidade de assistência
Retifica fácil e barata
Excelente torque em baixas rotações
14B
Baixo nivel de ruido
Mais elástico que o MB
Maior velocidade final
Tirem suas conclusões.
Abraços
Bom, não sabia que o torque do 364 era tão alto a uma rotação mais baixa que o 14B.
Fe_jipeiro
26/03/2009, 09:44
Opa guilhermeabreu,
Blza?! Relaxa cara, ta em casa ... sou de boa quanto a isso, mas é que realmente só dei minha opinião contra os argumentos que postou. Quando escrevi, eu ja tinha lido o depoimento do Valeriano, por isso q coloquei por ultimo uma mensagem a ele ...
O importante é estarmos contente com a nossa escolha e necessidade ...
Assim que terminar o trabalho de alongar meu diferencial para 12x35, postarei meu relato ...
Abs,
Elmer_Jeep
26/03/2009, 09:54
Bom, não sabia que o torque do 364 era tão alto a uma rotação mais baixa que o 14B.
Apesar de ambos serem construídos com o eixo comando de válvulas montado no bloco o 364 chega ao torque maximo em menor rotação, por isso o 14B é considerado HSD (diesel alta rotação) :concordo:
guilhermeabreu
27/03/2009, 22:30
Opa guilhermeabreu,
Blza?! Relaxa cara, ta em casa ... sou de boa quanto a isso, mas é que realmente só dei minha opinião contra os argumentos que postou. Quando escrevi, eu ja tinha lido o depoimento do Valeriano, por isso q coloquei por ultimo uma mensagem a ele ...
O importante é estarmos contente com a nossa escolha e necessidade ...
Assim que terminar o trabalho de alongar meu diferencial para 12x35, postarei meu relato ...
Abs,
AMIGO FELIPPE
Beleza , com esta relação alongada , vai ficar o BICHO NA ESTRADA , PARABENS , qdo tive a minha BAND 89/90 com o OM314 , sentia a nescessidade do turbo e de alongar a relação , ainda mais que era 4 marchas , na época não existia esta opção .
Valeu AMIGO pela compreensão . Boa sorte com sua PODEROSA ALONGADA .
ABRAÇÃO
fguerreiro
17/02/2011, 19:46
Boa noite.
Quanto pesa um motor toyota 14B?
Grato
pedro bonadio
17/02/2011, 20:24
O 14B é um motor com várias partes feitas em alumínio, deve pesar entre 200kg e 250kg, enquanto um mercedes pesa quase 400kg.
bandlouco
17/02/2011, 23:01
em se tratando de trilha , kual a melhor motorização ?? é melhor ter um 14-B turbinado ou um om364 tmb turbinado ??
abrss
Bernardo Hoelz
18/02/2011, 13:20
em se tratando de trilha , kual a melhor motorização ?? é melhor ter um 14-B turbinado ou um om364 tmb turbinado ??
abrss
Tanto faz, o que importa é estar de band. hehehehehehe!
Tanto faz, o que importa é estar de band. hehehehehehe!
Disse tudo hahahaha. Ainda mais turbinados.
bandlouco
18/02/2011, 16:46
eu keria ter um criterio de comparação , ja me disseram que o mercedes turbinado é melhor pra trilha apesar de mais pesado e que o 14B é melhor pra uso misto, como carro do dia dia .to com essa dúvida pq to pensando em comprar outra toyota ,e to pensando em comprar uma longa com 14B e usar no dia dia e trilhas no fds ; ou um curto/lona mercedes so pra trilha e um carrim popular pro dia dia , ambos turbinados !! qq ses axam ,kual e a melhor opção??
Fe_jipeiro
18/02/2011, 17:18
Bandlouco,
blza??? É uma longa e infinita discussão sobre 14b x 364 aqui no forum ... O q aconselho vc a fazer, é andar e dirigir uma band com 364 turbinado e outra com 14b turbinado... a q melhor te atender, ou q vc sentir mais vontade/tesã....o em dirigir... vc abraça a ideia e procura uma do teu gosto ... pois existem diversas configurações de turbinamentos e ajustes para deixar uma band mais legal q o original ... vc pode alongar a relacao do dif com 364, que vai ficar tão elástico qto o 14b ... enfim ... nada como vc dirigir e vc msm optar para não se arrepender ... ambos tem pontos positivos e negativos....
Espero ter ajudado...
Abs...
lgpadilha
21/02/2011, 22:11
(...)
Boa noite!
Diante dessa afirmação quero postar um vídeo que foi gravado em Campo Magro, região metropolitana de Curitiba.
http://www.youtube.com/watch?v=HoUynnj9tvE&feature=related
om314 com anticamera no cabeçote ingeção indireta e 314s ingeção direta, 314s é mais moderno e tambem melhor?
Acurvelo
23/02/2011, 11:40
Boa noite!
Diante dessa afirmação quero postar um vídeo que foi gravado em Campo Magro, região metropolitana de Curitiba.
http://www.youtube.com/watch?v=HoUynnj9tvE&feature=related
Padilha,
Cada vez que vejo estas coisas mais me empolgo de ter uma BAND!!!
aguinel martins
20/11/2012, 19:01
Padilha,
Cada vez que vejo estas coisas mais me empolgo de ter uma BAND!!!
Amigos lendo todo que foi dito aqui eu também fiquei empolgado, vamos la comprei um lote de 3 Bands cabines duplas alongadas, uma 85 com motor 608 que precisa ser trocado anel e bronzinas segundo o mecânico que estava com ela ou seja não anda esta desmontada, não paga IPVA e esta ótima de lata, as outras 2 com motor 14b uma com o cambio fazendo barulho quer dizer eu acredito q é o cambio motor funcionando, a outra tem uns podrinhos característicos do caro nada grave mas esta com o motor condenado, ou seja tenho as duas configurações e não consigo testa nenhuma os comentários dos amigos já me deu uma ideia com qual vou ficar.
Sergio c
02/12/2013, 23:15
Olha, tenho uma band com motor om 364 maçarico e tenho comprado um motor 364 da 710, 115hp, mais a mexida, com turbo e intercooler p colocar nela. Nunca tive band com o 14b, mas da gosto só de ligar o mb 364, parece um scania, qdo se acelera, toda a band da uma virada p direita, em um mostro de um motor. As vezes deixo ele na lenta e só fico curtindo o barulho dele,,,,,,,,,,é indescritível.
Nas subidas fortes em trilha, pedras e raizes, em primeira e na lenta sobe rebocando outros jeeps, é bem forte. Um abraço a todos.
Aguinel,
Vc que escolher uma para ficar é isso ?
Eu ficaria com a 14b em melhores condições. Já vem com a quinta marcha e outras coisinhas mais
Cesar1971
06/12/2013, 20:19
En ficaria com 364, motor forte, bruto, nacional utilizado em caminhões, sempre haverá peças. Mu to bom !
Tomagoli
06/12/2013, 22:14
En ficaria com 364, motor forte, bruto, nacional utilizado em caminhões, sempre haverá peças. Mu to bom !
Qual dos 2 é mais economico na rodovia?
Carlo Pecca
06/12/2013, 22:37
Sendo turbinado, 5 marcha e pé leve (110Km) a 14B. O OM364 mesmo turbinado já dito aqui no Forum 11,5 Km/Lt e olha lá!!!!!
hercilio.neto
07/12/2013, 00:25
O 14B é mais elástico, logo é mais apropriado para a estrada e mais econômico na tocada. Porém não é tanto assim.
O que faz a diferença é o overdrive, que é original em todos os jipes com 14B.
Muitos comparam o desempenho dos motores sem considerar o câmbio, aí é lógico que uma Band 14B com cambio de 5 marchas tem desempenho na estrada bem melhor do que uma Band com OM364 com câmbio de 4 marchas.
Mas eu asseguro que o jipe com motor OM364 e câmbio de 5 marchas é excelente na estrada. Tão bom quanto um 14B.
Com turbina então... é um canhão.
MarcioNatal
07/12/2013, 11:24
O 14B é mais elástico, logo é mais apropriado para a estrada e mais econômico na tocada. Porém não é tanto assim.
O que faz a diferença é o overdrive, que é original em todos os jipes com 14B.
Muitos comparam o desempenho dos motores sem considerar o câmbio, aí é lógico que uma Band 14B com cambio de 5 marchas tem desempenho na estrada bem melhor do que uma Band com OM364 com câmbio de 4 marchas.
Mas eu asseguro que o jipe com motor OM364 e câmbio de 5 marchas é excelente na estrada. Tão bom quanto um 14B.
Com turbina então... é um canhão.
Hercílio, concordo com você! E, já sabendo que vou levar um "sarrafo" por tocar nesse assunto, o OM364 leva vantagem no quesito valor de manutenção, por ter as peças mais baratas do que o 14B. E também são mais fáceis de serem encontradas. E lá vem o sarrafo!!!
Um abraço.
Márcio Humberto
titanium
07/12/2013, 11:53
Em Belo horizonte, por exemplo, não encontrei embreagem original do 14B....
Só paralelo....
Agora, o Mercedão.......... rsrsrs... Seja o 314 ou 364... ambos compartilham a maior parte das peças e têm preços semelhantes, quando não iguais.
O 314 é levemente mais barato que o 364... Mas o 364 tem mais potência! rsrs..
Fiz meu motor agora e fiquei bem de olho nessas diferenças..
Sergio c
30/12/2013, 20:02
Tenho Om 364 na minha, nunca fiz média, mas com 50 pila de diesel tu anda, anda, anda e o ponteiro quase nem mexe......
Só escutando OM 364 na lenta em meio a uma trilha já é uma sinfonia para os ouvidos kkkkkkk
titanium
30/12/2013, 22:08
Minha Band esta com o motor RECEM retificado (feito por completo) e mesmo Em processo de amaciamento fez 10km/L na estrada.
tenho cambio 5 marchas na minha.
esta turbinada e alongada com 11x35
tudo feito recentemente! Foi o primeiro teste que fiz no conjunto e ajustes ainda sao necessários!
sei também que a band ainda vai soltar mais... Anda meio presa por conta do motor que ainda esta amaciando.. Só havia rodado 600km quando tirei essa media.
Ahh! E isso rodando a 125!!!! Com máximas de 140 km/h!!! E mesmo assim, econômica!
shooowww!
abraços
MarcioNatal
31/12/2013, 00:00
Fala Titanium!
Qual as medidas do pneu que está usando? A relação 11x35, aprovada? 125 Km/h é a velô de cruzeiro com 314 ou 364? Parabéns pela máquina!
Um grande abraço e Próspero 2014 com muita Saúde e Paz.
Márcio Humberto
LEONELO FORTINI
31/12/2013, 00:16
CARO VALERIANO
Já o 14B , quem diz que ele é frágil é pq não tem um dele na sua BAND , é um BAITA de um motor , é um motor moderno de alta rotação , mais ágil , mais economico , sem manutenção , ou melhor : difícil de dar problema .
MAS COMO TODO MOTOR MODERNO A DÍESEL DE ALTO GIRO QDO TIVER DE FAZER ALGUM CONSERTO , AS PEÇAS SÃO MUITO CARAS , COMO OS MWM 2.8 sprint das S-10 , alguns TROLLER , algumas FRONTIER , COMO O INTERNATIONAL 3.0 DAS RANGERs e dos ATUAIS TROLLERs e os motores das MITSUBISH .
Estes últimos são motores a díesel moderno de alto desempenho e alto giro são mais leves , todos de manutenção cara , MAS É MUITO DIFÍCIL DE DAR PROBLEMA , destes modernos tenho visto que os INTERNATIONAL 3.0 das RANGERs tem dado problemas frequentes , MAS O 14B E O MWM 2.8 " É OSSO DE ANUM " , gíria daqui qdo tem uma coisa que não quebra de jeito nenhum . Tenho um ENGESA que coloquei um MWM 2.8 , é o bicho pra andar .
Por outro lado , NÃO EXISTE NENHUM MOTOR A DÍESEL QUE TENHA MANUTENÇÃO MAIS BARATA DO QUE OS MOTORES MB OM364 .
Na minha opinião compraria uma BAND longa com motor 14B , sem falar que estas BANDs já vem de fábrica com caixa de marcha de 5 marchas com 5ª overdriving . Existe BAND com motor OM364 e caixa de 5 marchas com overdriving , mas é muito difícil de encontrar , ainda mais sendo longa , mas existe tb .
Mas na realidade é vc que tem que decidir , eu sugiro a vc andar nas duas , ou melhor experimentar em andar numa com motor OM364 e depois numa com motor 14B , TENHO CERTEZA ABSOLUTA QUE VC NEM VAI QUERER LEMBRAR DE QUE ANDOU NA COM MOTOR OM364 , a DIFERENÇA É MUITO GRANDE .
E para que vc quer ficar guardando dinheiro em baixo do colchão ? Para SE UM DIA o motor 14B der defeito e ficar mais caro do que se fosse o motor OM364 ?
VALERIANO , vc é novo só tem 27 anos , não sei a maneira de vc andar , mas eu com 55 anos sou pé pesado apesar de estar já meio velho , mas sou FÃ dos motores a díesel moderno de alto desempenho , ainda mais um 14B ( TOYOTA ), retomadas excelentes e rápidas nas ultrapassagens= mais segurança .
OBS : EM HIPÓTESE NENHUMA ESTOU DIZENDO QUE O MOTOR MB OM 364 SEJA RUIM NÃO ESQUEÇAM DISTO .
ABRAÇÃO COM MUITA CONFUSÃO EM SUA CABEÇA .
Boa noite Guilherme,
Em junho do corrente ano comprei um Jeep Longo Toyota Band 1999. Antes pesquisei muito sobre os motores que equipavam as Bands. Sem sobra de dúvidas o motor 14b é o que atende melhor. Se quer um trator, os motores mercedes atendem bem. Esse motores equipam caminhões. O 14b gera conforto com relação aos demais. É uma questão de preferência. Penso da mesma forma. 14B entendo ser a melhor indicação.
"NÃO EXISTE NENHUM MOTOR A DÍESEL QUE TENHA MANUTENÇÃO MAIS BARATA DO QUE OS MOTORES MB OM364"
linha mwm 229 e x10...
"MAS COMO TODO MOTOR"""MODERNO """" A DÍESEL DE ALTO GIRO QDO TIVER DE FAZER ALGUM CONSERTO , AS PEÇAS SÃO MUITO CARAS..
esse motor tem quase 30 anos de projeto, as pecas nao sao tao faceis de achar mas com paciencia e internet e nao gasta nem r$2000 em pecas de primeira
"destes modernos tenho visto que os INTERNATIONAL 3.0 das RANGERs tem dado problemas frequentes"
onde? tenho duas ranger cada uma com 200.000 km pecas de motor muito baratas..
afirmacoes baseadas em experiencia propria...
helder.dir
31/12/2013, 02:53
Eterna discussao!
Eu nunca tive ou andei num 14b, porém na minha cidade no Pará tem mtos...., e se tem é pq é bom..., porém eu percebo CLARAMENTE que os donos de bands q trabalham mto..., principalmente no garimpo, preferem os Mercedes....
Penso que numa relaçao e proporçao em varios quesitos (ex: manutencao, peças de reposiçao, durabilidade, conforto e o principal, o gosto do dono...., e etc....) os mercedes ficam na frente..., poém ja acrescento, ainda vou ter uma Band com o 14B...!
Pessoal, FELIZ ANO NOVO!!!
Que Deus nos abençoe mtoooooooo....
Abraçoo a todos!!!
titanium
31/12/2013, 09:51
Fala Titanium!
Qual as medidas do pneu que está usando? A relação 11x35, aprovada? 125 Km/h é a velô de cruzeiro com 314 ou 364? Parabéns pela máquina!
Um grande abraço e Próspero 2014 com muita Saúde e Paz.
Márcio Humberto
Ola Márcio!
tudo beleza?
120... 125... De quinta marcha e com uma rotação tranqüila para os ouvidos!
meu motor é um 314 apimentado com aquele upgrade interno que descrevi por aqui em algum tópico.... Rsrs.. No tópico da reforma detalho bem o que foi feito.
nao parti para a receita mais nervosa, mas o motor esta grosseiro! Estúpido! Forte! Hehehehe. E olha que ele esta amaciando!
hehehehe..
Estou em viagem com a Band e durante o percurso ela esquentou de quinta. Nada demais! Percebi quando ela chegou aos 90 graus e parei imediatamente!
Mas isso aconteceu por algum motivo que ainda vou descobrir... Pode ser por que o motor esta em amaciamento (só tinha rodado 650km), pode ser que precise de Intercooler, pode ser mistura pobre, pode ser que a hélice de alumínio 6 pás nao esteja dando conta do recado, pode ser que o radiador agora esteja subdimensionado ou pode ser o somatório de tudo isso! Rsrsrs..
entao vou concluir a viagem rodando de 4a marcha e chegando a Brasília vou ver o que pode estar acontecendo.
hehehehe
E para você e os amigos do fórum deixo um forte abraço e sincero desejo de Paz, Harmonia, Amor e Prosperidade nesse 2014 que se inicia!
titanium
31/12/2013, 09:52
Ahhhhh... Ia esquecendo... Os pneus são 265/75r16!
estava querendo trocar eles por uns 33" mas acho que mudei de idéia! Rsrsrs... Ficariam muito pesados na minha Band, que ja é pesadona por ser cabine dupla!
Minha Band esta com o motor RECEM retificado (feito por completo) e mesmo Em processo de amaciamento fez 10km/L na estrada.
tenho cambio 5 marchas na minha.
esta turbinada e alongada com 11x35
tudo feito recentemente! Foi o primeiro teste que fiz no conjunto e ajustes ainda sao necessários!
sei também que a band ainda vai soltar mais... Anda meio presa por conta do motor que ainda esta amaciando.. Só havia rodado 600km quando tirei essa media.
Ahh! E isso rodando a 125!!!! Com máximas de 140 km/h!!! E mesmo assim, econômica!
shooowww!
abraços
Caraca, Daniel!!!
Que boa notícia!!! Andar de boa a 120 km/h, com folga para 140... e ainda fazer um consumo desses... só queria isso para minha Band... taria bom demais... acho que a 11x35 com sua caixa de marchas ficou bem equilibrado para a Lenda, hein?
Qual a pressão do turbo que está chegando?
Abração e que em 2014 as coisas fiquem tão boas quanto os Ups que vc fez na Lenda :dance:
Felicidades!
MarcioNatal
31/12/2013, 11:33
Ahhhhh... Ia esquecendo... Os pneus são 265/75r16!
estava querendo trocar eles por uns 33" mas acho que mudei de idéia! Rsrsrs... Ficariam muito pesados na minha Band, que ja é pesadona por ser cabine dupla!
Daniel, novamente parabéns pela máquina!
A minha já está rodando(de uma oficina para outra!kkkkk), mas ainda não peguei estrada com ela. Ainda falta alguns detalhes de acabamento interno, e para viajar com a família, só quando estiver tudo pronto.
A minha configuração é bem parecida com a sua, só que já estou com intercooler e com 285/75/16. O resto é igual, inclusive a relação 11x35.
Por analogia, suponho que a minha também ficará com essa velocidade de cruzeiro, que acho excelente, por isso lhe perguntei tantos detalhes sobre a sua viatura.
Um abração.
Márcio Humberto
O meu OM 314 quando parar e pedir retífica, vou fazer a receita do TITANIUM, mundando para 364LA!!! tudo de bom!!! abçs e feliz ano novo para todos!!!
Para os bandoleiros, muitos up´s nas bands, que é o que realmente gostamos de fazer!! :concordo:
F. Oliveira
31/12/2013, 16:20
Rapaz..tenho que me proibir de ler certos tópicos (como esse aqui), senão daqui a pouco coloco à venda minha vtr e lá vou eu inventar de pegar band e ficar louco em cima dela sempre fazendo alguma coisa... Rsrsrsrs...mas acho que eu iria no 364 seguindo a orientação do grande titanium que vem montando uma viatura feroz!
Sergio c
31/12/2013, 19:39
Andar a 140 por hora com uma band é meio arriscado kkkkkkkkkkk
Rapaz..tenho que me proibir de ler certos tópicos (como esse aqui), senão daqui a pouco coloco à venda minha vtr e lá vou eu inventar de pegar band e ficar louco em cima dela sempre fazendo alguma coisa... Rsrsrsrs...mas acho que eu iria no 364 seguindo a orientação do grande titanium que vem montando uma viatura feroz!
Ando mesmo numa maré de azar. O motor da minha Band é 14B. kkkk
Andar a 140 por hora com uma band é meio arriscado kkkkkkkkkkk
Pois é. Eu a 120 já fico com "pulga atrás da orelha".
Sergio c
01/01/2014, 10:16
Pois é. Eu a 120 já fico com "pulga atrás da orelha".
Eu acho que a Band não tem muita engenharia p passar dos 100 por hora, e tem que ter uns bons freios se tiver que frear em uma emergência.....
junior888
01/01/2014, 10:45
Com a minha eu ando normalmente a uns 90 por hora... isso no velocímetro, mas deve estar marcando menos, pois uso pneus 35"...
mecamaniaco
01/01/2014, 13:10
Com minha ex band (resgate), cheguei a andar a 150 km/h no velocímetro, isso com os pneus 33" q gera uma diferença de aproximadamente 10% a menos.... E ia mais do q isso, só faltou coragem para fazer as curvas da BR116.
A band é um dos 4x4 mais estáveis (4x4,de verdade), é só perguntar para qlqr dono de troller se ele tem coragem de passar de 140km/h....
F. Oliveira
01/01/2014, 16:01
Ando mesmo numa maré de azar. O motor da minha Band é 14B. kkkk
kkkkkkkkkkkkkk...mas o 14B eh moderno...motorzao bom para nao se mexer...ele parece "fisicamente" com o da minha...hehhehehe
titanium
01/01/2014, 18:29
Daniel, novamente parabéns pela máquina!
A minha já está rodando(de uma oficina para outra!kkkkk), mas ainda não peguei estrada com ela. Ainda falta alguns detalhes de acabamento interno, e para viajar com a família, só quando estiver tudo pronto.
A minha configuração é bem parecida com a sua, só que já estou com intercooler e com 285/75/16. O resto é igual, inclusive a relação 11x35.
Por analogia, suponho que a minha também ficará com essa velocidade de cruzeiro, que acho excelente, por isso lhe perguntei tantos detalhes sobre a sua viatura.
Um abração.
Márcio Humberto
OOopa Marcio!
Pois é rapaz a sua Band é uma Jóia que está sendo lapidada aos poucos e com muito capricho!
Já já ela estará rodando por aí, levando sua família a lugares maravilhosos!!
AÍÍÍÍ você vai ver que valeu a pena todo o tempo dedicado!
:D
Abração!!!
titanium
01/01/2014, 18:33
O meu OM 314 quando parar e pedir retífica, vou fazer a receita do TITANIUM, mundando para 364LA!!! tudo de bom!!! abçs e feliz ano novo para todos!!!
Para os bandoleiros, muitos up´s nas bands, que é o que realmente gostamos de fazer!! :concordo:
Grande DeMelo!!
Rapaz, o 314 bem cuidado (filtros trocados periodicamente) vai looonngeeee!!
hehehehe
E quando for fazer, pense se terá coragem de fazer a troca do Virabrequim e dos pistões pelo do 364-LA.. eu não fiz isso pois precisaria Alargar as camisas ou trabalhar o bloco... não tive coragem.. e fui só de troca de Comando.
Lá no tópico da minha reforma eu explico tudo direitinho..
hehehehe..
Até agora o resultado está MUITO positivo!
Abração e um ótimo 2014 pra você, sua família e pra todos os toyoteiros!!
titanium
01/01/2014, 18:35
Eu acho que a Band não tem muita engenharia p passar dos 100 por hora, e tem que ter uns bons freios se tiver que frear em uma emergência.....
Sérgio, minha Band tem freio à disco nas 4 rodas e é Cabine Dupla....
Tem estabilidade e segurança pra freiar..
Mas acima de tudo, o piloto tem que SABER O LOCAL APROPRIADO para fazer um teste como esses, senão é loucura!!
Não só com a Band, mas com qualquer carro.. inclusive um VOLVO!
:concordo:
Adicionarei uma barra estabilizadora assim que encontrar uma!
hehehee..
aí terei mais seguranças pra fazer curvas (que não são feitas a 140!) hehehe
Abração a todos!
junior888
01/01/2014, 20:19
Grande DeMelo!!
Rapaz, o 314 bem cuidado (filtros trocados periodicamente) vai looonngeeee!!
hehehehe
E quando for fazer, pense se terá coragem de fazer a troca do Virabrequim e dos pistões pelo do 364-LA.. eu não fiz isso pois precisaria Alargar as camisas ou trabalhar o bloco... não tive coragem.. e fui só de troca de Comando.
Lá no tópico da minha reforma eu explico tudo direitinho..
hehehehe..
Até agora o resultado está MUITO positivo!
Abração e um ótimo 2014 pra você, sua família e pra todos os toyoteiros!!
Com o comando do 364LA a band da quantos rpm? é o mesmo comando do 364? hoje dei uma esguelada na minha band e ela passou dos 3000 rpm, mas foi só para testar mesmo, não faço mais isso hehehe...
titanium
01/01/2014, 21:04
Com o comando do 364LA a band da quantos rpm? é o mesmo comando do 364? hoje dei uma esguelada na minha band e ela passou dos 3000 rpm, mas foi só para testar mesmo, não faço mais isso hehehe...
Junior não sou grande conhecedor de motores, mas pelo que entendo o que aumenta o giro e o torque é o Virabrequim.
E ele eu não troquei por falta de orçamento.
Mas já ouvi dizer que o upgrade completo (com troca do virabrequim) leva o motor aos 4.000 giros!
O Sergio da Band Zen pode confirmar se é verdade ou mito essa afirmação!
A minha ainda não confirmei a rotação, pois não instalei o novo marcador RPM ainda..
Abraços!
kkkkkkkkkkkkkk...mas o 14B eh moderno...motorzao bom para nao se mexer...ele parece "fisicamente" com o da minha...hehhehehe
Opa!!! Vejo uma luz no fim do túnel. kkkk
Realmente, o motor da tua parece um 14B bombadão.
Wanderband
01/01/2014, 22:07
Olá companheiros, gostaria de tirar uma duvida, já que estamos falando de OM364, existe retentor de volante para o OM364? E também para o OM 314? Não encontrei em catálogos e um mecânico também disse ser gaxeta. É isso mesmo??
Sergioporto
02/01/2014, 08:40
Olá companheiros, gostaria de tirar uma duvida, já que estamos falando de OM364, existe retentor de volante para o OM364? E também para o OM 314? Não encontrei em catálogos e um mecânico também disse ser gaxeta. É isso mesmo??
Sim ,é gaxeta .Mas se for trocar gaxeta verifica folga no bronzinamento de mancais,se estiver gasto ,gaxeta dura certo tempo depois começa vazamento.
A minha vazava muito na parte traseira do motor ,troquei gaxeta e bronzinamento ,ao examinar o selo do comando ,atrás do motor o mesmo estava frouxo no alojamento ,porisso o maior vazamento de óleo era ali.
Boa sorte
Sergio c
02/01/2014, 11:40
Sérgio, minha Band tem freio à disco nas 4 rodas e é Cabine Dupla....
Tem estabilidade e segurança pra freiar..
Mas acima de tudo, o piloto tem que SABER O LOCAL APROPRIADO para fazer um teste como esses, senão é loucura!!
Não só com a Band, mas com qualquer carro.. inclusive um VOLVO!
Adicionarei uma barra estabilizadora assim que encontrar uma!
hehehee..
aí terei mais seguranças pra fazer curvas (que não são feitas a 140!) hehehe
Abração a todos!
Titanium, os freios de sua band são originais ou foram adaptados, por que eu tinha um samurai antes e acabei comprando a band no início da temporada de trilha do ano passado, tendo que fazer alguma modificações para as trilhas e não mexi no freio a tambor, mas não dá mesmo, quase sempre com freio ruim. Já comprei o suporte e os discos originais, estou vendo as pinças agora, p instalar na revisão de fim de ano. Deve frear muito bem sua bandeirante?
Quanto a barra estabilizadora, a minha não tem, mas acho um baita acessório p quem anda em asfalto, estradas firmes ou trilhas leves, pois em trilhas pesadas, é mais um ferro embaixo p enroscar e não ajuda em nada.
A minha band o mais que eu botei nela foi uns 120h, com os pneus originais, estreitos, mas fiquei com a sensação que uma roda podia me ultrapassar, isso que o eixo traseiro é flutuante, kkkkkk Hj, ando a uns 100 por hora no máximo e tá de bom tamanho....
Um abraço.
hercilio.neto
02/01/2014, 21:56
O meu Imortal anda bem a 120 km/h. Se precisar, em uma ultrapassagem, dá pra acelerar mais.
O OM364 turbinado e a 5.ª marcha funcionam feito um foguete. Amortecedores, a barra estabilizadora e pneus de 33" proporcionam uma boa dirigibilidade.
Mas no fim, eu curto mesmo é andar a 100 km/h.
Wanderband
03/01/2014, 02:01
Sim ,é gaxeta .Mas se for trocar gaxeta verifica folga no bronzinamento de mancais,se estiver gasto ,gaxeta dura certo tempo depois começa vazamento.
A minha vazava muito na parte traseira do motor ,troquei gaxeta e bronzinamento ,ao examinar o selo do comando ,atrás do motor o mesmo estava frouxo no alojamento ,porisso o maior vazamento de óleo era ali.
Boa sorte
Ok Sérgio, obrigado! Vou verificar como o amigo falou.
Valeu!
titanium
03/01/2014, 23:37
Titanium, os freios de sua band são originais ou foram adaptados, por que eu tinha um samurai antes e acabei comprando a band no início da temporada de trilha do ano passado, tendo que fazer alguma modificações para as trilhas e não mexi no freio a tambor, mas não dá mesmo, quase sempre com freio ruim. Já comprei o suporte e os discos originais, estou vendo as pinças agora, p instalar na revisão de fim de ano. Deve frear muito bem sua bandeirante?
Quanto a barra estabilizadora, a minha não tem, mas acho um baita acessório p quem anda em asfalto, estradas firmes ou trilhas leves, pois em trilhas pesadas, é mais um ferro embaixo p enroscar e não ajuda em nada.
A minha band o mais que eu botei nela foi uns 120h, com os pneus originais, estreitos, mas fiquei com a sensação que uma roda podia me ultrapassar, isso que o eixo traseiro é flutuante, kkkkkk Hj, ando a uns 100 por hora no máximo e tá de bom tamanho....
Um abraço.
Sergio, os freios são originais da Band (pinças Vargas originais) nas 4 rodas e eu mesmo instalei!
Tudo bem que passei 1 mês pra instalar... rsrsrs.. mas no final das contas, de tudo certo e valeu muito a pena!
Minha band já tem servo-freio e freia macio!!!
O grande motivador pra instalação do freio nas 4 rodas, foi o TRABALHÃO para dar Manutenção e Regular os freios à tambor...
Poxa vida... era dificil de encontrar quem regulasse direito os freios.. sem contar que gastava muito com isso e nunca sentia segurança...
Se for instalar nas 4 rodas procure pelo fórum um tópico que orienta sobre as valvulas proporcionadoras OU as outras opções de freios para o eixo traseiro.
OK?
A barra estabilizadora pra quem faz trilha pesada é complicado, pois ela limita o curso da suspensão!
:)
Abraços
Sergio c
04/01/2014, 23:30
Sergio, os freios são originais da Band (pinças Vargas originais) nas 4 rodas e eu mesmo instalei!
Tudo bem que passei 1 mês pra instalar... rsrsrs.. mas no final das contas, de tudo certo e valeu muito a pena!
Minha band já tem servo-freio e freia macio!!!
O grande motivador pra instalação do freio nas 4 rodas, foi o TRABALHÃO para dar Manutenção e Regular os freios à tambor...
Poxa vida... era dificil de encontrar quem regulasse direito os freios.. sem contar que gastava muito com isso e nunca sentia segurança...
Se for instalar nas 4 rodas procure pelo fórum um tópico que orienta sobre as valvulas proporcionadoras OU as outras opções de freios para o eixo traseiro.
OK?
A barra estabilizadora pra quem faz trilha pesada é complicado, pois ela limita o curso da suspensão!
Abraços
Ok amigou, vou seguir seu conselho, um abraço.
Sergio,
Primeiro a sua Band é um espetáculo....
A minha tem freio a disco nas 4, é um luxo!!! freia macio e agarra mesmo....
Sou de Gramado, vamos combinar uma andada por aí!
Abraço.
Eder
Denise Ávila
21/11/2014, 11:17
Oi Colegas!
Venho novamente pra tirar (mais) algumas dúvidas.
Li muito sobre a diferença de motorização das Bands (Mercedes e Toyota) e continuo com algumas dúvidas: Deixando de lado as característica inerentes à performance (torque, durabilidade, velocidade final, etc.) queria entender mais quando se diz que com um Mercedes tem-se a vantagem de arrumar peças e mecânicos em qualquer buraco do Brasil.
Até onde sei (me corrijam se estiver errada), tirando o motor, todos os periféricos são iguais nas Bands, sejam elas OMs ou Toyotas (diferenciando-se apenas pelas características próprias ao modelo/ano - caixa seca, sincronizada, DH, eixo flutuante, freio a disco, etc.).
Sabemos também que um motor de Band (seja ele OM ou 14B) tem longa durabilidade, que bem cuidado não te deixa na mão e que a necessidade maior e mais constante de manutenção é justamente a parte mecânica periférica (além motor).
Então pergunto: Se eu estiver no meio do sertão do Acre seja com uma ponteira de direção quebrada, eixo, planetárias, ou problemas de elétrica, arrefecimento, freio ou qualquer outro componente que não seja o motor, não será o mesmo sendo Mercedes ou Toyota?
Quando se aplica a afirmação acima citada sobre os Mercedes?
Bjcão!
titanium
21/11/2014, 11:55
Oi Colegas!
Venho novamente pra tirar (mais) algumas dúvidas.
Li muito sobre a diferença de motorização das Bands (Mercedes e Toyota) e continuo com algumas dúvidas: Deixando de lado as característica inerentes à performance (torque, durabilidade, velocidade final, etc.) queria entender mais quando se diz que com um Mercedes tem-se a vantagem de arrumar peças e mecânicos em qualquer buraco do Brasil.
Até onde sei (me corrijam se estiver errada), tirando o motor, todos os periféricos são iguais nas Bands, sejam elas OMs ou Toyotas (diferenciando-se apenas pelas características próprias ao modelo/ano - caixa seca, sincronizada, DH, eixo flutuante, freio a disco, etc.).
Sabemos também que um motor de Band (seja ele OM ou 14B) tem longa durabilidade, que bem cuidado não te deixa na mão e que a necessidade maior e mais constante de manutenção é justamente a parte mecânica periférica (além motor).
Então pergunto: Se eu estiver no meio do sertão do Acre seja com uma ponteira de direção quebrada, eixo, planetárias, ou problemas de elétrica, arrefecimento, freio ou qualquer outro componente que não seja o motor, não será o mesmo sendo Mercedes ou Toyota?
Quando se aplica a afirmação acima citada sobre os Mercedes?
Bjcão!
Denise, você já falou tudo!
A diferença é: É mais fácil e mais barato encontrar peças para motores Mercedes do que para os 14b.
Mas é apenas para motores, pois, como você mesmo falou, as outras peças são "iguais".
O resto, vai da preferência de cada um...
Denise Ávila
21/11/2014, 12:50
Oi Daniel!
Brigadão e
Bjcão
A diferença é: É mais fácil e mais barato encontrar peças para motores Mercedes do que para os 14b.
Mas é apenas para motores, pois, como você mesmo falou, as outras peças são "iguais".
É isso aí que o Daniel disse. A facilidade é só do motor mesmo, em razão de o OM equipar inúmeros modelos de caminhões que ainda rodam o brasil. O resto, tá todo mundo no mesmo barco. Quando fui para a Chapada Diamantina, no meio do caminho o cabo do velocímetro quebrou. Parei em Barreiras/BA, que não é uma cidade pequena, e, claro, não consegui encontrar o danado. Tive que viajar sem velocímetro, passando nos pardais em velocidade bem abaixo do normal para não correr risco.
A diferença é exatamente essa ! Só que os OM`s são infinitamente melhores do que os 14B !! kkkkk
Abs
Se quebrar no acre vai estar bem, la tem bandeirante em cada esquina....
Quanto ao motor vou achar as notas, fiz um 364A e um 14b, o 14b custou metade do preço, sem falar que existem varias variaçoes do motor 346 e 314, demorei 4 dias pra encontrar um jogo de pistons, foram 4 dias pra comprar as peças do 364 varias vinham erradas e outra eram dificeis de encontrar...
fora isso o 14b é um motor de concepçao mais simples, bem mais facil e rapido de montar, outra vantagem do 14b é o sistema de injeçao Denso, tirar ar de um 14b é facilimo...
titanium
21/11/2014, 15:55
Se quebrar no acre vai estar bem, la tem bandeirante em cada esquina....
Quanto ao motor vou achar as notas, fiz um 364A e um 14b, o 14b custou metade do preço, sem falar que existem varias variaçoes do motor 346 e 314, demorei 4 dias pra encontrar um jogo de pistons, foram 4 dias pra comprar as peças do 364 varias vinham erradas e outra eram dificeis de encontrar...
fora isso o 14b é um motor de concepçao mais simples, bem mais facil e rapido de montar, outra vantagem do 14b é o sistema de injeçao Denso, tirar ar de um 14b é facilimo...
Dudu, acredito que esta seja uma peculiaridade da sua região.
Por aí existem muitas bandeirante rodando ainda! E talvez menos caminhões mercedes que em outras regiões.
A certeza é que toyotas têm muitas! rsrsrs
Assim, as auto-peças precisam ter sempre os produtos que mais saem...
Portanto, se tem muita bandeirante com motor 14b, necessariamente o lojista tem que ter mais peças de reposição.
Ninguém faz estoque daquilo "que não sai".
ou será que não vendem peças Mercedes por que as Bands com motor mercedes não quebram, portanto as peças "não giram" no estoque!?!?
:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
..
Brincadeirinha, povo, só pra não perder a oportunidade de "arengar" com os 14B-ístas!
:chorandoderir:
Abraços
Por aí existem muitas bandeirante rodando ainda! E talvez menos caminhões mercedes que em outras regiões.
Portanto, se tem muita bandeirante com motor 14b, necessariamente o lojista tem que ter mais peças de reposição.
ou será que não vendem peças Mercedes por que as Bands com motor mercedes não quebram, portanto as peças "não giram" no estoque!?!?
..
Brincadeirinha, povo, só pra não perder a oportunidade de "arengar" com os 14B-ístas!
Abraços
Boa Daniel !! :concordo:
kkkkk
Denise Ávila
21/11/2014, 18:37
Ai, ai ai, colegas!
Não tive intenção de recomeçar nenhuma daquelas velhas e batidas disputas Mercedes x Toyota.
Sou inocente!
..
Abraços
na verdade não 90%, das toyotas daqui foram embora pro nordeste, o problema com os motores mercedes é a diferença de peças do mesmo motor, tem um monte de coisinha que muda e é um saco ficar procurando peças, nao tem nem como comprar na internet.. ja o 14b e diferente so tem um tipo...
so quis demonstrar que diferente do que falam por ai as peças do 14b sao baratas, TODAS as peças Mercedes custam mais caro...digo isso pq tenho um monte de caminhao velho e as peças dos mercedes sao sempre mais caras e chatas de achar devido as variaçoes do que dos outros caminhoes ford e vw...
o motor moderno mais barato de se fazer atualmente é o 3,0 da ranger, mas pode perguntar pra qualquer "entendido" que ele vai responder que gasta mais de 20 conto pra fazer, "que custa um absurdo as peças"...
titanium
21/11/2014, 21:20
na verdade não 90%, das toyotas daqui foram embora pro nordeste, o problema com os motores mercedes é a diferença de peças do mesmo motor, tem um monte de coisinha que muda e é um saco ficar procurando peças, nao tem nem como comprar na internet.. ja o 14b e diferente so tem um tipo...
so quis demonstrar que diferente do que falam por ai as peças do 14b sao baratas, TODAS as peças Mercedes custam mais caro...digo isso pq tenho um monte de caminhao velho e as peças dos mercedes sao sempre mais caras e chatas de achar devido as variaçoes do que dos outros caminhoes ford e vw...
o motor moderno mais barato de se fazer atualmente é o 3,0 da ranger, mas pode perguntar pra qualquer "entendido" que ele vai responder que gasta mais de 20 conto pra fazer, "que custa um absurdo as peças"...
Tem os preços que você gastou para fazer o 14B aí anotados???
Compartilha aqui conosco!
Abraço
hercilio.neto
21/11/2014, 22:59
Denise,
A diferença é o motor e a BI.
Aqui em Campinas acha mecânico e peças para o 14B.
Mas as peças do MB tem muito. Você vai em uma loja, se não tem, você vai em outra e acha. Nada de encomendar.
Se precisar fazer o motor é diferente.
Mas muitas vezes é só uma junta, um prisioneiro, um respiro...
Semana passada, por exemplo, precisei da tampa do óleo do motor. Fácil.
Denise Ávila
22/11/2014, 09:17
Denise,
A diferença é o motor e a BI.
Aqui em Campinas acha mecânico e peças para o 14B.
Mas as peças do MB tem muito. Você vai em uma loja, se não tem, você vai em outra e acha. Nada de encomendar.
Se precisar fazer o motor é diferente.
Mas muitas vezes é só uma junta, um prisioneiro, um respiro...
Semana passada, por exemplo, precisei da tampa do óleo do motor. Fácil.
Oi Hercílio!
Acho que deu pra entender. É mais uma questão de facilidade pela maior oferta das peças para os OMs. Tirando o fato de se "fazer o motor" em que você se programa para a empreitada, em se tratando destes problemas mais comuns e inesperados de motor e de BI, pode haver uma dificuldade e demora maior em encontrar as peças, correto?
No entanto estas situações não te deixam na mão, não impedem a Band de andar seja ela OM ou 14B.
É isso?
Bjcão
O 14b o cabeçote foi pro lixo, encamisado com camisas do cumins com todas as peças originais ficou R$2200,00 + R$500 de um cabeçote usado mas retificado
o 364 foi cortado para 0,50 o cilindro o resto tava tudo bom o cabeçote foi retificado e tudo ficou em r$4500,00, é de um onibus com 380.000 km com historico de manutençao desde 0km, achei o desgaste muito acentuado pra baixa kilometragem
o que mais gosto desses motores de grande litragem e a durabilidade da parte de baixo, nos dois o virabrequim parecia 0km deu ate dó trocar as bronzinas..
esses valores em mao de obra, fizemso na oficina da firma..
andres-tavares
22/11/2014, 15:58
O 14b turbo do amigo caio puxou forte no evento que teve em louveira
https://www.youtube.com/watch?v=cmQCkiMZRG8
titanium
22/11/2014, 17:19
O 14b o cabeçote foi pro lixo, encamisado com camisas do cumins com todas as peças originais ficou R$2200,00 + R$500 de um cabeçote usado mas retificado
o 364 foi cortado para 0,50 o cilindro o resto tava tudo bom o cabeçote foi retificado e tudo ficou em r$4500,00, é de um onibus com 380.000 km com historico de manutençao desde 0km, achei o desgaste muito acentuado pra baixa kilometragem
o que mais gosto desses motores de grande litragem e a durabilidade da parte de baixo, nos dois o virabrequim parecia 0km deu ate dó trocar as bronzinas..
esses valores em mao de obra, fizemso na oficina da firma..
Valeu pelo retorno Dudu.
Eu sempre ouço falar muito bem dos 14b e acredito que, por ser um motor Toyota, seja excelente MESMO!!!!
Mas essa diferença nos preços da retífica que você fez ainda me leva a crer que são diferenças da Região que você mora... :-?
Outra coisa que fiquei curioso... com quantos KM "o cabeçote foi pro lixo" e motivo de ele ter sido condenado!?
Bom para esclarecer melhor a conversa, vou listar os itens que troquei no meu motor e os valores:
4 Buchas de Biela BIG medida 0,17 do OM-314 ...........................28,00
1 Jogo de Bronzinas de Biela do OM-314 - medida 0,25 ................88,00
1 Jogo de Bronzinas de Mancal do OM-314 - medida 0,25 ............195,00
1 Jogo de Anéis do Compressor de Ar do OM-314 - "76.93"...........25,00
8 Válvulas do Cabeçote do OM-314 - medida STD ........................88,00
8 Guias de Válvulas do OM-314 - medida STD .............................56,00
8 Calços de Mola de Válvula do OM-314 - medida STD..................12,00
1 Kit de Camisas, Pistões e Anéis de 3 canaletas do OM-364-L.....734,00
1 Comando de Válvulas do OM-364-LA.........................................345,00
1 Jogo de Bucha de Comando OM-364-LA ..................................39,00
1 Válvula da Bomba de Óleo .................................................. ....55,00
1 Cebolão (da bomba de óleo) .................................................. ...45,00
1 Silicone 598 Loctite .................................................. ...............35,00
1 "Cola 3M" .................................................. .............................6,00
1 Jogo de Filtros de Combustível ................................................14 ,00
1 Filtro de Óleo .................................................. ........................22,00
1 Válvula Termostática...................................... ..........................32,00
1 Jogo de Juntas de Motor - OM-314............................................145 ,00
Valor da Retífica .................................................. ......................1.800,00
Cabeçote .................................................. .................................2.000,00
Mão de Obra .................................................. ............................1.200,00
Bomba injetora + bicos injetores maior vazão ...............................1.750,00
TOTAL = 8.714,00
Valores do inicio do ano, quando fiz meu motor para preparar ele para o turbo.
Vale ressaltar que o motor estava andando MUITO BEM e baixava óleo dentro do padrão definido no MANUAL da MERCEDES... ou seja, rodaria ainda MUITOs KMs tranquilamente com ele..
Só fiz por que resolvi preparar ele para o turbo e por que iria instalar o turbo.
Você saberia dizer quanto ficaria esses itens para o 14b?
Alguém de outra região (tipo SÃO PAULO) teria como fazer uma cotação para enriquecermos o tópico???
Acho que sendo objetivo assim, vamos desmistificar um pouco mais essa "disputa" entre os motores MB e toyota, que RESSALTO: SÃO EXCELENTES em minha opinião!
Vamos aí turma, ajudem a agregar informações para futuras consultas!
Abraços!!
comprei a picape num leilao e veio com 2 motores 1 com o coletor literalmente derretido, e o outro melhor tambem tinha sofrido uma fervura espetacular, kilometragem impossivel identificar.. nao me lembro ao certo os itens mas incluia pistons valvulas, bronzinas todas as juntas bucha de comando..
T.Azevedo
22/11/2014, 23:48
O motor da Tonha tem escrito na plaquetinha OM364S. O que é esse 'S' ???
Carlo Pecca
25/11/2014, 12:16
O T.Azevedo,
o "S" é de sardento só! KKKkkkkkkkki.
O eu motor está entre o 709 e 710, podes turbinar numa boa!