PDA

Ver Versão Completa : CJ3A X CJ3B - Diferenças

Robertux
23/03/2009, 16:19
Srs, sou leitor deste forum desde dezembro passado e praticamente já sei decor a maioria dos tópicos que falam sobre os CJs, mas tenho uma duvida para a qual eu ainda não encontrei resposta.
Quais as principais diferenças entre o CJ3A e o CJ3B?
Em termos de carroceria existe alguma diferença além da altura do cofre do motor?
Mecanicamente a diferença é apenas o motor?
Se eu trocar o motor do CJ3B por um mais baixo, tipo o do Opala 4 c ou o AP, seria possivel colocar uma carroceria de CJ3A no chassi do CJ3B sem grandes alterações?

Faço essas perguntas porque sou fã do CJ3A, mas acho o CJ3B horrivel, e como achei um barato para comprar, com a carroceria toda enferrujada, pensei em trocar a carroceria por uma de fibra do CJ3A. Seria tecnicamente possível? Sem fazer muitas adaptações? E legalmente, será que eu teria problemas ou passaria despercebido pelas autoridades de trânsito?

Obrigado

Roberto

Fabiano-SL
24/03/2009, 00:19
Srs, sou leitor deste forum desde dezembro passado e praticamente já sei decor a maioria dos tópicos que falam sobre os CJs, mas tenho uma duvida para a qual eu ainda não encontrei resposta.
Quais as principais diferenças entre o CJ3A e o CJ3B?
Em termos de carroceria existe alguma diferença além da altura do cofre do motor?
Mecanicamente a diferença é apenas o motor?
Se eu trocar o motor do CJ3B por um mais baixo, tipo o do Opala 4 c ou o AP, seria possivel colocar uma carroceria de CJ3A no chassi do CJ3B sem grandes alterações?

Faço essas perguntas porque sou fã do CJ3A, mas acho o CJ3B horrivel, e como achei um barato para comprar, com a carroceria toda enferrujada, pensei em trocar a carroceria por uma de fibra do CJ3A. Seria tecnicamente possível? Sem fazer muitas adaptações? E legalmente, será que eu teria problemas ou passaria despercebido pelas autoridades de trânsito?

Obrigado

Roberto

Cuidado ao classificar modelos de jeeps de "horrivel", vais criar inimizades no forum e niguem vai responder tuas perguntas.

Eu gosto de todos os modelos de jeep e ESPECIALMENTE do cj3b - cara de cavalo. Tanto que escolhi esse modelo.

Quanto a tua pergunta, PESQUISA neste site de jeep "horrivel"que tu vais encontrar as respostas.

http://www.film.queensu.ca/cj3B/Tech.html

cRiPpLe_rOoStEr
24/03/2009, 00:32
quanto às "otoridades", se tiver nota fiscal das peças e autorização do detran pode fazer o que quiser com o jeep... no caso da carroceria, se puder bota uma plaqueta como a da fábrica, com o número do chassi...

Robertux
24/03/2009, 09:30
Cuidado ao classificar modelos de jeeps de "horrivel", vais criar inimizades no forum e niguem vai responder tuas perguntas.

Eu gosto de todos os modelos de jeep e ESPECIALMENTE do cj3b - cara de cavalo. Tanto que escolhi esse modelo.

Quanto a tua pergunta, PESQUISA neste site de jeep "horrivel"que tu vais encontrar as respostas.

http://www.film.queensu.ca/cj3B/Tech.html (http://www.film.queensu.ca/cj3B/Tech.html)

Obrigado pela dica.
Senhores apaixonados pelo CJ3B - Retiro o que eu disse! - Eu não acho o CJ3B horrivel (foi força de expressão), apenas gosto mais do CJ3A. Na verdade eu sou apaixonado pelo CJ5, depois pelo o CJ3A e por último o CJ3B.
Como eu achei um CJ3B com a caroceria detonada, pensei em colocar a do CJ3A (que eu gosto mais) no lugar.
Quanto à pesquisa, já pesquisei de todas as formas possíveis, descobri que o CJ5 é maior e que os CJ3 têm as mesmas medidas (comprimento e entre-eixos), mas os pontos de apoio da carroceria no chassi são os mesmos ou terei que fazer adaptações no chassi ou na carroceria? Alguém já fez? Se puderem me ajudar agradeço.
Se alguém disser que já fez, que é possivel só tirar uma e colocar outra, que o problema é só trocar o motor, eu vou tentar negociar esse CJ3B no final de semana, se tiver que fazer muitas adptações eu deixo prá lá.

Obrigado

Roberto

Duda Lopes
24/03/2009, 11:01
Obrigado pela dica.
Senhores apaixonados pelo CJ3B - Retiro o que eu disse! - Eu não acho o CJ3B horrivel (foi força de expressão), apenas gosto mais do CJ3A. Na verdade eu sou apaixonado pelo CJ5, depois pelo o CJ3A e por último o CJ3B.
Como eu achei um CJ3B com a caroceria detonada, pensei em colocar a do CJ3A (que eu gosto mais) no lugar.
Quanto à pesquisa, já pesquisei de todas as formas possíveis, descobri que o CJ5 é maior e que os CJ3 têm as mesmas medidas (comprimento e entre-eixos), mas os pontos de apoio da carroceria no chassi são os mesmos ou terei que fazer adaptações no chassi ou na carroceria? Alguém já fez? Se puderem me ajudar agradeço.
Se alguém disser que já fez, que é possivel só tirar uma e colocar outra, que o problema é só trocar o motor, eu vou tentar negociar esse CJ3B no final de semana, se tiver que fazer muitas adptações eu deixo prá lá.

Obrigado

Roberto

Roberto,

Seja bem vindo ao Forum, eu tenho dois Jeep´s um CJ5 e um CJ3a, o CJ5 reformei inteiro de ponta a ponta e o CJ3a tomou chuva por vinte anos e hoje se encontra descansando em minha Garagem (coberta) a + ou - 3 anos, só estou esperando chegar a hora certa ($$) de reformar o coitadinho.

Eu acho o CJ3b (Cara de Cavalo) bacana, :mrgreen: não acho horrivel :mrgreen:, mas eu não curto muito o modelo.

Se a sua idéia é aproveitar o preço e transformar o CJ3b em CJ3a, não vejo problemas nisso, quanto a adaptação da carroceria, acredito que no máximo terá que refurar o novo caixote para poder fixar no chassi do CJ3b, espero não estar falando besteira.

[].

Duda Lopes
24/03/2009, 11:02
Roberto,

Agora que eu vi que você é de Piracicaba, tenho muitos parentes por ai, Adoro essa Cidade.

[].

edwint
24/03/2009, 12:27

Eu tenho um cj3a 1945, um cj3b 1954 e tambem um cj5 1966, e no meu ver o cj3b é a carroceria que mais gosto o mais bonito deles!!! se vc parar p/ ver vai gostar...:concordo:

edwint
24/03/2009, 12:34
nao da mesmo p/ recuperar a sua carroceria?:cry::cry: estes cj3 estao acabando e seria um sacrilegio... no meu troquei toda lateral direita, assoalho dianteiro trazeiro paralamas e tampa trazeira, tudo isso afim de preservar um pouco a memória historica deste veiculo...

Robertux
24/03/2009, 14:42
Roberto,

Agora que eu vi que você é de Piracicaba, tenho muitos parentes por ai, Adoro essa Cidade.

[].

Legal Duda Lopes, eu também gosto muito daqui, tanto que já trabalho em São Paulo há 11 anos, devo trabalhar mais 9 até poder me aposentar, mas permaneço morando em Piracicaba e viajando sempre.
Quando você vier para cá, dê um alô, quem sabe a gente faz uma trilha juntos.

Abraço

Roberto

Robertux
24/03/2009, 14:54
nao da mesmo p/ recuperar a sua carroceria?:cry::cry: estes cj3 estao acabando e seria um sacrilegio... no meu troquei toda lateral direita, assoalho dianteiro trazeiro paralamas e tampa trazeira, tudo isso afim de preservar um pouco a memória historica deste veiculo...

Olá edwint, como eu nasci no final da década de 50, eu viví, na minha infância, a "época de ouro" do Jeep no Brasil, desde aquela época sou vidrado em Jeeps, mas eu achava o "cara de cavalo" com cara de bravo e o CJ5 com cara de feliz (coisas de criança) e aquela impressão permanece até hoje. O gosto pelo 51 (CJ3A) veio da década de 70 (adolescência) quando era moda trocar a mecânica do 51 pela do Opala, rebaixar e tirar "racha" com eles. (coisa que hoje considero um crime)

Eu realmete acho dificil recuperar essa carroceria dê uma olhada no link do Mercado Livre http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-91840166-jeep-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-91840166-jeep-_JM) Como o telefone dele é região 19 deve ficar próximo à Piracicaba, pensei em tentar negociar por um valor por volta de 4 ou 4,5 K, para gastar mais uns 10 em cima. Não sei se vale a pena. Vou pensar bem no assunto, mas acho que se comprá-lo deixarei cj3B mesmo.

Abraço

Roberto

Milton Quindim
24/03/2009, 16:31

Eu classifico a minha sogra de HORRIVEL e nunca ninguem que tem sogra brigou comigo...kkk...tambe´m, acho o cj3 feio demais..mas respeito quem tem pois é um ótimo jipe e tem gosto pra tude né memso ...até casaram com ainha sogra uai...hauhauhauhuah

Duda Lopes
24/03/2009, 16:51
Eu classifico a minha sogra de HORRIVEL e nunca ninguem que tem sogra brigou comigo...kkk...tambe´m, acho o cj3 feio demais..mas respeito quem tem pois é um ótimo jipe e tem gosto pra tude né memso ...até casaram com ainha sogra uai...hauhauhauhuah

Quindim,

Muito bom o seu exemplo, Kkkkkkk, to me mijando de rir.

[] de quem tambem acha a sogra horrivel.

rubensx
24/03/2009, 17:24
assim eu acho o CJ3b mais bunito que o Javali por exemplo... mais bonito que o niva tb...

mas eu curto mesmo cj5 o reto é tudo legal mas num é minha praia aahahuauh

Mauricio Rotta
24/03/2009, 17:26
Eu tenho um cj5 1966 e o Cj3a q está no meu avatar, mas eu cresci em cima de um Cara de Cavalo e ainda compro um qualquer dia desses... Não que ele seja lindo, mas é pelas memorias que tenho desse bichinho...

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
24/03/2009, 17:56
Robertux

Pra início de conversa, vou chamar o CJ3A de "Capô baixo" e o CJ3B de "Cara de Cavalo", pq é assim que o pessoal daqui do sul os chama.

Em relaçao a transformação, é possível sim transformar o Cara de Cavalo em Capô Baixo, usando até o mesmo caixote. Ele ficara o famoso Capô Baixo Roberta Close...parece mas não é...hehehe

Já vi alguns assim...na verdade tem muita gente vendendo Cara de Cavalo com se fosse Capô Baixo na internet...tsc tsc tsc

Em relação ao motor, para poder fazer isto, vai ter sim que colocar um motor mais baixo (SP, Opala 4 ou 6 cc, etc), mas é bem tranquilo de fazer...vá em frente pq gosto não se discute.

O que seria do vermelho se todos gostassem do azul??!!!

[ ]'s de quem acha lindo um Unimog :mrgreen:

Mauricio Rotta
24/03/2009, 18:12
rssssssssssss

Jeep Roberta Close é foda hein

Gostei dessa, valeu o dia por aprender mais uma...

Viu, da uma opinada la no meu topico sobre a ignição eletronica no velho motor GO devil

Robertux
25/03/2009, 00:07
assim eu acho o CJ3b mais bunito que o Javali por exemplo... mais bonito que o niva tb...

mas eu curto mesmo cj5 o reto é tudo legal mas num é minha praia aahahuauh

Sem dúvida nenhuma o CJ3B é muito mais bonito que o Javali e que o niva, apesar de duas das três trilhas que fiz até hoje terem sido em um Javali, com motor da D20, suspensão da Toyota e T-case Willys, muuuuito gostoso, mas feio. A terceira trilha foi num CJ5 cor de rosa (salmão claro) chamado de Penelope Charmosa. O pior é que a cor é original. Está todo original, só com pneus 7.50X16, mas vai bem pra caramba, apesar da cor.

cRiPpLe_rOoStEr
25/03/2009, 00:12
Sem dúvida nenhuma o CJ3B é muito mais bonito que o Javali e que o niva, apesar de duas das três trilhas que fiz até hoje terem sido em um Javali, com motor da D20, suspensão da Toyota e T-case Willys, muuuuito gostoso, mas feio. A terceira trilha foi num CJ5 cor de rosa (salmão claro) chamado de Penelope Charmosa. O pior é que a cor é original. Está todo original, só com pneus 7.50X16, mas vai bem pra caramba, apesar da cor.

tem fotos do cj5 rosa? nunca vi cj5 rosa nem em foto...

Robertux
25/03/2009, 00:17
Robertux

Pra início de conversa, vou chamar o CJ3A de "Capô baixo" e o CJ3B de "Cara de Cavalo", pq é assim que o pessoal daqui do sul os chama.

Em relaçao a transformação, é possível sim transformar o Cara de Cavalo em Capô Baixo, usando até o mesmo caixote. Ele ficara o famoso Capô Baixo Roberta Close...parece mas não é...hehehe

Já vi alguns assim...na verdade tem muita gente vendendo Cara de Cavalo com se fosse Capô Baixo na internet...tsc tsc tsc

Em relação ao motor, para poder fazer isto, vai ter sim que colocar um motor mais baixo (SP, Opala 4 ou 6 cc, etc), mas é bem tranquilo de fazer...vá em frente pq gosto não se discute.

O que seria do vermelho se todos gostassem do azul??!!!

[ ]'s de quem acha lindo um Unimog :mrgreen:

Olá Chuck, obrigado pela informação. Acho que é mesmo como eu pensava, o "cara de cavalo" foi apenas um "face-lift" que fizeram no "capô baixo" para acomodar o motor mais alto.
Aqui na minha região o "capô baixo" é conhecido por 51 e o capo alto por cara de cavalo mesmo.
Vou fazer um contato com o vendedor e dar uma olhada no chassi e no resto da mecânica e tentar negociar o preço. Se der negócio decido depois se altero para capô baixo ou mantenho como está.

Também acho lindo o Unimog, gamei naquele que saiu na revista há uns dois ou três meses.

Abraço

Roberto

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
25/03/2009, 00:30
Roberto

Aqui o pessoal tbm chama o CJ2 e o CJ3A de 51...:mrgreen:
O capô baixo mais é MB e GPW

wjmvga
25/03/2009, 16:55

Coloca fotos aí do Jeep Rosa, a galera tá curiosa pra ver!!!

Robertux
25/03/2009, 23:08
tem fotos do cj5 rosa? nunca vi cj5 rosa nem em foto...
O Jeep não é meu, é de um amigo, vou tentar conseguir umas fotos com ele e aprender a postar fotos aqui.

Robertux
29/03/2009, 20:49
Nunca coloquei imagens no forum, vou tentar, se não der certo tento de novo.

Robertux
29/03/2009, 20:59
Pessoal, funcionou, as fotos estão aí. A turma zuou muito com a cor do Jeep. Sempre punham um adesivo da Penelope Charmosa e o dono retirava, até que ele se cansou e resolveu deixar.
O Jeep é todinho original, até a cor. Era de um senhor de idade que o possuia há anos, o dono morreu e foi para inventário. Terminado o inventário meu amigo comprou.
Esse realmente não tinha feito trilha, o chassi está intacto, todas as alterações foi meu amigo que fez, pneus 7.50X16, estribos tubulares, escapamento alto e cabos de aço da ponta do capô até o quadro do parabrisa para afastar o mato. Pena que ele não vende.

Abraços

Roberto

cRiPpLe_rOoStEr
29/03/2009, 21:07
jeep rosa é bizarro... nunca consegui pensar que essa cor seria original...

salvatore
29/03/2009, 21:26
De onde veio o termo "Cara de Cavalo"?
Uma vez eu vi uma propaganda com um jeep rosa e toldo bege, pra atender o público feminino, Parece que vendeu pelo menos um!

Robertux
30/03/2009, 01:47
De onde veio o termo "Cara de Cavalo"?
Uma vez eu vi uma propaganda com um jeep rosa e toldo bege, pra atender o público feminino, Parece que vendeu pelo menos um!

Deve ser porque o CJ3-B, por ter a frente mais alta para acomodar o motor maior, ficou queixudo, com a cara parecida com a de um cavalo, como os homens que tomam anabolizantes para cavalos, tipo o Schwarzenegger, também ficam com cara de cavalo. Acredito que seja por isso.

Quanto à propaganda que vc viu, o ano do Jeep é 1962, se a propaganda for daquela época é provavel que seja, mas eu acho dificil, porque naquela época munher não dirigia automovel ou, poucas mulheres dirigiam automóveis, Jeep, então, talvez uma ou duas no Brasil todo.

rubensx
30/03/2009, 02:33
cara eu num me surpreendo com mais nada, que bizarrice mardita...

depois que vi 147 com motor de tempra turbo, fusca com motor V8 dentro e atrás, e por fim uma variant com motor AP eu ahco jeep rosa totalemnte possivel

cRiPpLe_rOoStEr
30/03/2009, 02:43
depois que vi (...) uma variant com motor AP eu ahco jeep rosa totalemnte possivel

pior que uma variant com motor ap acho que só aquelas transformadas em pickup... a propósito: um judeu aqui do meu bairro, o mesmo que me passou a indicação do rotor adequado para a bomba d'água do vitara do meu tio, e que tem um passat com motor 1.5 diesel, me contou que viu uma vez uma variant pickup com um "santantônio" que tb servia como tanque de combustível (gás de cozinha)... tinha 2 faróis auxiliares, e dentro da carcaça de um deles tinha uma válvula para abastecer o gás, bem escondida para que não desse problema em blitz...

Gilberto da Cruz
28/05/2017, 12:08
Sem duvida, o CJ3b o famoso cara-de-cavalo , é a carroceria mais linda. Acho que deu ao famoso jeep uma cara de robustez, com o qual ele merecia. Estou sem o lendário jeep no momento e nunca tive um cara-de-cavalo, mas vou comprar um jeep, só não comprei ainda porque não achei um CJ3b, dentro do meu orçamento.

CAPT GOTTLIEB
24/12/2021, 14:18
Já tive um Jeep Willys 1968 e agora tenho um Toyota Bandeirante 1983. A meu ver o Jeep Willys CJ3-B, cara de cavalo é de todos o mais bonito...mas gosto não se discute.
A montadora fazia propaganda deste modelo enfatizando muito o motor Hurricane, com 25% mais potência e 9% mais torque.

577940 577941 577944

nubiogomes
29/03/2022, 11:51
Eu particularmente tbm acho a carroceria do CJ3b a mais bonita! Inclusive comprei um ano passado para brincar nas trilhas com a turma! Atualmente ele está em processo de melhoria (numa oficina). Segue as fotos:
578732

Aristides Jr
29/03/2022, 12:46
Para mim o Jeep mais bonito que já existiu foi o 42.... Só que ele não está em debate neste tópico!

Eu particularmente sempre gostei demais e ainda gosto do 51! (CJ3A). Além de achar o CJ3A muito mais bonito acima de qualquer outro. O CJ3B me passa a impressão de haver uma desproporção naquela frente, parece que emendaram um aumento no capô do 51, e os para lamas ficaram do mesmo tamanho.... A aparência do 54 CJ3B sempre me incomodou!
Enfim não estou falando mal, quem me conhece sabe que gosto de todos os Jeep!
Apenas gosto muito mais do 51!

Rodrigo Baratti
07/04/2022, 22:42
Para mim o Jeep mais bonito que já existiu foi o 42.... Só que ele não está em debate neste tópico!

Eu particularmente sempre gostei demais e ainda gosto do 51! (CJ3A). Além de achar o CJ3A muito mais bonito acima de qualquer outro. O CJ3B me passa a impressão de haver uma desproporção naquela frente, parece que emendaram um aumento no capô do 51, e os para lamas ficaram do mesmo tamanho.... A aparência do 54 CJ3B sempre me incomodou!
Enfim não estou falando mal, quem me conhece sabe que gosto de todos os Jeep!
Apenas gosto muito mais do 51!

X2 :concordo: