Ver Versão Completa : Calibragem pneus Pirelli 7.00x15 e Shimmy
Pessoal,
Tenho pneus Pirelli 7.00x15 (29'') num CJ-5 1976 e gostaria de saber qual a calibragem que voces usam tanto para trilha, quanto para rodar no asfalto.
Estava usando 15 na trilha e 20 no asfalto, porem recentemente a calibragem mais alta utilizada no asfalto causa um shimmy violento ( quase certeza que o sistema de direção original está nos últimos suspiros).
Quanto ao shimmy, a primeira manutenção do jeep ja foram trocados rolamentos das rodas, ponteiras e ate um cubo, entre outras coisas que não me lembro agora.
O amortecedor de direção está com a porca que prende meio solta, mas não acho que essa possa ser a causa do shimmy.
Alguem tem alguma sugestão?
Mauricio Rotta
23/03/2009, 13:39
Hummmm, não sei se a calibragem dos pneus influenciaria na ocorrencia do shime... O que eu posso dizer é que talvez com os pneus mais murchos talvez diminuisse a possibilidade dele ocorrer, mas afirmativamente se seu sistema de direção estiver em dia você pode colocar 100lbs nos seus pneus que não vai haver shime.
Terminais de direção novos são peças fundamentais para a não ocorrencia da "batida-de-palma" do jeep, e tem também o retentor do munhão que eu particularmente fabrico com um naco de pneu de fusca não radial cortado do tamanho correto do retentor original (de feltro) q tem durabilidade bem pequena. Resumindo: Terminais novos e novo retentor do munhão = direção sem shime... eu nunca usei amortecedor de direção e por experiencia propria posso questionar: pra que amortecedor de direção?????
inaciocm
23/03/2009, 21:17
amigo, o meu tinha isso e era osso manter o danado na linha, parecia que uma roda queria ir para um lado e a outra para outro lado.
ná época nao usava amortecedor na direção, confiava só no alinhamento.
instalei um amortecedor na barra de direção do lado direito(lado do passageiro) e nunca mais tive o problema... eu uso pneus pirelli da c10, que tem o mesmo desenho do militar, porém, gastam menos no asfalto e ainda são auto-limpantes...
será que seu amortecedor nao está pedindo arrego?
Eu duvido que o problema seja causado por causa do amortecedor de direção estar fudido.
O amortecedor ajuda um pouco a camuflar o problema, mas não é solução pro mesmo.
Acho que preciso de uma revisão completa do sistema de direção.
o meu tava tudo correto e mesmo assim ele incistia em dar uma chacoalhada, fui ver eram as buchas dos jumelos... da uma conferida...
Jedi Diego
11/07/2010, 12:49
Bom dia, sou novo nesse mundo de Jeeps, comprei o meu (1975) a quase dois meses e o carro foi direto para garagem, pois preciso arrumar algumas coisas e para isso, preciso de tempo e $$$... mas devagar, já estou mexendo em algumas coisas.
Como ele está parado os pneus murcharam muito; assim qual é a calibragem mais "correta" para pneus aro 16 da pirelli, não tenho a numeração deles, mas o desenho (se é que posso chamar assim) dos pneus parecem muito com aqueles de trator.... não sei se ajuda....
Obrigado pela atenção! :mrgreen:
André Luiz Rossetim
11/07/2010, 15:43
Desenho de Trator, provavelmente é o Frontiera; se vc usa camaras de ar, pode rodar até com 10libras, na trilha (qto menos melhor) ele agarra mais, e fica macio.
Agora na estrada, vc deve balancear conforto (qto mais vazio mais macio) e durabilidade (qto mais cheio, gasta menos - pneu e combustivel); acho que algo em torno de 25lbs, esta de bom tamanho para viagens no asfalto. Mas valeria a pena procuar no manual do proprietario do Willys que tem na seção de downloads.