Ver Versão Completa : Ignição eletronica para Jeep Cj3a
Mauricio Rotta
23/03/2009, 10:49
Bom dia a todos, tenho um Cj3a que restaurei do zero, (suas fotos encontram-se no tópico Frota Brasil4x4) apesar de manter suas características originais tenho sofrido muito com a distribuição original que está muito ruim, como as peças originais são um absurdo optei por trocar a ignição por uma eletrônica, porém gostaria que os amigos me indicassem qual a que melhor se adapta no velho motorzinho continental 4cilindros.
Ja me disseram que posso usar do AP 1.6, do opala e até do motor CHT... Me ajudem por favor...
Desde já agradeço a contribuição de todos q se proporem a me ajudar.
Mauricio Rotta
23/03/2009, 13:28
Ninguem?..
William_NATAL
23/03/2009, 14:41
Procure Pesquisar , Este Assunto Ja Foi Muito Discutido No Forum
Mauricio Rotta
24/03/2009, 17:03
Ah é? E como é que faz pra pesquisar pq eu ja tentei e não consegui, se alguem souber é só me dizer: "coloca a do motor AP..." ou "coloca o do opala" ou "coloca do fusca" "coloca de caça F18"... Ja pesquisei e não encontrei nada a respeito sobre esse motor específico, justamente por isso criei esse tópico, senão não o teria criado não acha?
Por isso se alguem souber e puder me ajudar eu agradeço, senão paciencia... Agora me dizer que isso ja foi discutido no fórum eu te pergunto: "Onde?"
Por que eu procurei e não encontrei, por isso to pedindo ajuda.
William_NATAL
24/03/2009, 17:27
bom , acho que seu motor é um bf 161 certo?
Usa-se a propria carcaca do distribuidor Willys mas com toda parte interna do Opala, para isto basta pedir a um torneiro que faca um retrabalho na parte interna da carcaca do distribuidor para que o eixo do opala entre sem problemas. Na ponta do eixo corta-se a original e solda-se a ponta da Willys.
Nao tem mt segredo nao
se for com sensor hall:
http://www.planetabuggy.com.br/eletr...sensorhall.htm
OU.......
ou veja o site: motorspice
Tem um menbro do forum chamado EQUIPE DO CHAPEU eles utilizam este kit
abçs,
william
Mauricio Rotta
24/03/2009, 17:29
Parcero, orbigado pela sua boa vontade, mas leia o que eu escrevi lá no primeiro post:
"Jeep CJ3A 1951 com motor original 4cilindros continental"
Se fosse pra adaptar no Bf161 eu saberia como fazer...
Quem usa BF161 é o Cj5 após o ano de 1958.
Mauricio Rotta
24/03/2009, 18:05
Up!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
William_NATAL
24/03/2009, 18:30
http://comprar.todaoferta.uol.com.br/ignicao-eletronica-opala-4cc-maverick-4cc-jeep-4cc-RJ92OLSVGX
Mauricio Rotta
24/03/2009, 19:41
Nossa cara, valeu hein, obrigado, era isso q eu tava procurando, ja estou me cadastrando e vou comprar essa bagaça...
Voce conhece o vendedor? Será que posso confiar?
De qualquer forma muito obrigado meeeeesmo... Deus lhe ajude e pode contar comigo qdo precisar de alguma coisa. Valeu cara, valeu de verdade...
Olá Mauricio,
Dê uma olhada no link abaixo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-91516500-ignico-eletrnica-para-motores-com-platinado-tonella-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-91516500-ignico-eletrnica-para-motores-com-platinado-tonella-_JM)
Trata-se de um sistema de ignição para motores com platinado, muito eficiente, e barato (R$60,00 + frete)
Coloquei no meu 51 e estou muito satisfeito, já que este é um sistema que substitui apenas o condensador, mantendo o platinado.
Porém, utilizando este sistema vc terá um aumento na vida util do platinado, além da melhoria do funcionamento do motor e até do consumo do Jeep (não muito significativo).
Optei por este sistema, devido ao que já ocorreu com alguns amigos jeepeiros aqui da região, que tiveram que trocar os módulos da ignição eletrônica após fazerem alguns passeios e trilhas, já que aqui na região costumamos fazer alguns passeios por areas alagadas, o que acaba queimando os módulos ao entrarem em contato com água ou umidade.
Já neste sistema isso não ocorre, já que o módulo foi projetado para poder inclusive ser molhado.
Abaixo segue foto do módulo instalado em meu jeep.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Wagner.
Mauricio Rotta
26/03/2009, 09:35
Pois é parcero, o meu problema é o seguinte, o meu distribuidor ta todo zicado, a tampa ta f***** o rotor ta trincado, e a mesa ta com folga, por isso vou ter q optar por um sistema que me substitua o cjto completo, por isso to partindo pra esse sistema que o amigo Natal sugeriu, inclusive ja praticamente fechei o negócio, só estou esperando uma resposta do Sr. Nilto que me pareceu bem gente boa. É claro que se as minhas peças estivessem boas eu iria opatar por esse sistema q vc indicou, mas como invariavelmente preciso trocar tudo então vou partir pra um projeto mas audacioso, quanto a molhar o módulo eu vou procurar instala-lo em local alto e livre da água como o sr. me sugeriu, porém qto a isso não me preocuparei ja que pras trilhas eu uso outro jeep (cj5 1966) e não o meu precioso '51' que só uso nos domingos pra passear com a molecada e fazer inveja aos donos de CJ5... Obrigado amigão! E boas trilhas com seu '51'!!!!
Valeu amigo, só tome cuidado com este conjunto, pq são peças remanufaturadas, cuidado pra não comprar o mesmo defeito.
Abraços,
Wagner.
se vc adaptar o do monza vc vai ser mais feliz, pq ele tem sentido de rotação igual aos do jeep, os demais giram sentido contrario, fazendo com que o atraze o motor ao inves de adiantar quando em alta rotação.
salvatore
01/04/2009, 13:14
Caro Wagner,
Eu estou pensando em colocar esse módulo do Tonella. Tenho um CJ-3A e com motor opala como o seu. Minha bobina é Bosch (vermelha). Li um post dizendo que esse módulo esquenta a bobina. vc notou isso? A instalação é simples mesmo?
Olá Salvatore, instalei o módulo já a mais de 2 meses, o funcionamento do motor melhorou consideravelmente, as partidas ficaram muito mais fáceis, meu jeep fica as vezes mais de 1 mês sem dar partida, e quando vou ligar, é só bater na partida e puxar o afogador que pega de primeira. (o afogador tbém ajuda muito na partida, antes de instalá-lo precisava jogar gasolina no carburador). Quanto à Bobina, não esquenta não. Pra vc ter uma idéia, eu nem troquei a bobina quando instalei o módulo, sendo que o manual aconselha sua troca, assim como o platinado e o rotor.
Resumindo, estou muito satisfeito com o produto, o vendedor é muito atencioso, e o envio do produto é super rápido. Quanto a instalação, vc mesmo faz, dispensando a necessidade de procurar um eletricista, pois o manual traz passo a passo.
Duvidas é só chamar.
Abraços,
Wagner.
zenzen 4x4
01/04/2009, 14:16
Bom dia a todos, tenho um Cj3a que restaurei do zero, (suas fotos encontram-se no tópico Frota Brasil4x4) apesar de manter suas características originais tenho sofrido muito com a distribuição original que está muito ruim, como as peças originais são um absurdo optei por trocar a ignição por uma eletrônica, porém gostaria que os amigos me indicassem qual a que melhor se adapta no velho motorzinho continental 4cilindros.
Ja me disseram que posso usar do AP 1.6, do opala e até do motor CHT... Me ajudem por favor...
Desde já agradeço a contribuição de todos q se proporem a me ajudar.
Caro Mauricio!
Tenho um CJ3B-54 Motor 4cil Hurricane,já há 32 anos.
Tive muito problema ,também com platinado,etc.,até na semana passada,quando instalei uma ignição eletrônica, adquirida no mercado livre, de Nilto Borges,BH.Quanta diferença! Não parece ser o mesmo,ficou excelente,testei ele no sábado em uma trilha,era só alegria!
Abraço!Erci
ZJ 97- Power-train S 10 2.8.
Mauricio Rotta
01/04/2009, 14:56
Zenzen
Eu também comprei sexta feira o módulo do Nilto Borges, to na expectativa ainda, ele pediu 7 dias úteis para me entregar portanto acho que só chega na semana que vem.
Sua mensagem muito me aliviou pois eu estava meio apreensivo em relação ao recebimento do produto e como vc ja foi cliente e está me atestando a seriedade da empresa fico mais aliviado, sabe como é né...
Mas me diz aí, o desempenho do motor melhorou também? Tipo, ficou 'andando' mais? Que carburador vc usa no seu motor?
zenzen 4x4
01/04/2009, 21:08
Zenzen
Eu também comprei sexta feira o módulo do Nilto Borges, to na expectativa ainda, ele pediu 7 dias úteis para me entregar portanto acho que só chega na semana que vem.
Sua mensagem muito me aliviou pois eu estava meio apreensivo em relação ao recebimento do produto e como vc ja foi cliente e está me atestando a seriedade da empresa fico mais aliviado, sabe como é né...
Mas me diz aí, o desempenho do motor melhorou também? Tipo, ficou 'andando' mais? Que carburador vc usa no seu motor?
Bah! Mauricio! Chega sair fogo do descarga.
Carburador é de opala, não sei o modêlo,mas é muito econômico.
Outra vantagem é que dá pra pisar fundo que não falha de jeito nenhum,e isto é muito importante nas trilhas, atoleiros e rampas.
É só alegria!
Um Abraço! Erci
Mauricio Rotta
02/04/2009, 08:47
Zenzen
Estou meio preocupado, pois mandei um e-mail perguntando notícias e não obtive resposta, to ligando no celular dele e no telefone fixo e ele não ta atendendo... Será que caí no conto do vigário?
Me diga aí, quantos dias vc demorou pra receber o seu produto?
Obrigado
Rotta
zenzen 4x4
02/04/2009, 09:50
Zenzen
Estou meio preocupado, pois mandei um e-mail perguntando notícias e não obtive resposta, to ligando no celular dele e no telefone fixo e ele não ta atendendo... Será que caí no conto do vigário?
Me diga aí, quantos dias vc demorou pra receber o seu produto?
Obrigado
Rotta
Bom Dia Mauricio!
Creio que não,ele deve estar viajando,a negociação foi tranquila, a entrega via Sedex, chegou aqui em 02 Dias.Se Vc. entrar em contato com ele, peça o número do sedex ou Pac, aí Vc. pode rastrear o envio.
Um Abraço! Erci
se vc adaptar o do monza vc vai ser mais feliz, pq ele tem sentido de rotação igual aos do jeep, os demais giram sentido contrario, fazendo com que o atraze o motor ao inves de adiantar quando em alta rotação.
X2 !!
postei um tópico sobre isso ja a um tempinho, (uns tres anos, hehehe)
os distribuidores dos jeeps viram ao contrario (anti horario), então vc deve tomar muito cuidado com essas gambiarras feitas com distribuidores do opala e outros, pois o jeep até funciona (com o distribuidor trabalhando em sentido de rotação invertida), mas nunca com o desempenho ideal.........
Mauricio Rotta
03/04/2009, 18:07
Pois é galera, como ja disse antes, comprei o sistema do sr Nilto Borges, paguei, ele enviou, tudo muito bonitinho e profissional, precisei dar um pequeno passe de torno na base da mesa de distribuição, só isso, o resto ficou legal, hj ainda não tive tempo de concluir a instalação portanto ainda não sei se o desempenho do pequeno bruto melhorou mesmo,
Amanhã assim q funcionarmos o motor e colocarmos no ponto eu posto aqui novamente contando os resultados, é bom lembrar q a minha qualificação no ML ao sr nilton borges está dependendo do funcionamento do motor!:mrgreen: Mas até agora está tudo jóia:concordo:
Mauricio Rotta
04/04/2009, 09:54
Bem galera, está pronto, devidamente instalado e regulado! Ficou muito bom, o funcionamento melhorou bastante e as respostas de aceleração no velho 51 ficaram bem melhores, não senti uma diferença enooooorme como eu cheguei a imaginar, mas ja estou satisfeito com o resultado.
Meu agradecimento ao sr Nilto Borges que forneceu as peças, e principalmente ao Willian Natal que me indicou o kit, realmente é muito melhor do que fazer uma 'gambiarra' com peças de ferro velho, valeu galera, quem quiser ver fotos terei prazer em enviar, porém acho desnecessario ja que na aparencia o sistema todo fica muito semelhante ao original, até mesmo pq instalei o módulo dentro do jeep debaixo do painel, ficando assim invisivel aos olhos desapercebidos e principalmente livre de possíveis umidades.
Meu sincero agradecimento a todos q de alguma forma me auxiliaram ou palpitaram nesse tópico!:concordo: valeu!
William_NATAL
04/04/2009, 12:23
Ok Mauricio,
qualquer outra coisa continuamos as ordens.
Para o conjunto ficar 100%, Verifique o estado de suas velas , cabos e bobina.
Boas trilhas.
William