PDA

Ver Versão Completa : Trocar os rolamentos dianteiros....

Pirata4x4
23/03/2009, 09:57
Fala galera,

Seguinte,

Meu cardã dianteiro tava rodando mesmo com 4x4 desligada.
O 'pobrema' era na roda livre automatica da roda direita. Tem uma trava interna da gaiola (um arame) que saiu do lugar e entrou no meio dos roletes e trava enroscando em tudo. Foi só tirar e substituir por um novo.

Acontece que....:rolleyes: já que estava mexendo, percebi uma folga gigantesca nos rolamentos.

Do lado direito a folga era pequena e bastou uma ajustagem na porca pra ficar beleza. Já do lado esquerdo o negócio tava feio :shock:, acabei por retirar o cubo e os rolamentos para averiguar.
O rolamento externo estava travado, não girava nada, todo enferrujado, coisideloco:shock:. O interno gira, mas já esta nas últimas, o retentor estourado.

Aliás, a porca de ajuste e o anel de fricção estão todos arregaçados, das duas rodas. Os mecas tacaram a talhadeira sem dó, viximaria!!!
O aneis de fricção não tinham nem os parafusinhos mais, serviço de primeira mesmo :palmas:, Santo Cristo! Pelo menos uns 03 mecanicos já fuçaram ali e nenhum deles me falou sobre o estado dessas peças. Impressionante o relaxo!!!

Sem contar que é meia hora pra desmontar, meia hora pra montar .....o duro é ficar quase o dia inteiro lavando peça cheia de lama e graxa, aja saco!!

Minha dúvida tosca, os rolamentos sairão do cubo com minha mão na maior facilidade.
Para colocar um novo eu vou percisar de uma prensa????Ou é só colocar no lugar, montar e pronto????

Mecanico agora....só em caso de última necessidade, mesmo que me custe algumas trilhas, pois nunca vi tamanho descaso/relaxo!!!

Pagani
23/03/2009, 10:59
Fala galera,

Seguinte,

Meu cardã dianteiro tava rodando mesmo com 4x4 desligada.
O 'pobrema' era na roda livre automatica da roda direita. Tem uma trava interna da gaiola (um arame) que saiu do lugar e entrou no meio dos roletes e trava enroscando em tudo. Foi só tirar e substituir por um novo.

Acontece que....:rolleyes: já que estava mexendo, percebi uma folga gigantesca nos rolamentos.

Do lado direito a folga era pequena e bastou uma ajustagem na porca pra ficar beleza. Já do lado esquerdo o negócio tava feio :shock:, acabei por retirar o cubo e os rolamentos para averiguar.
O rolamento externo estava travado, não girava nada, todo enferrujado, coisideloco:shock:. O interno gira, mas já esta nas últimas, o retentor estourado.

Aliás, a porca de ajuste e o anel de fricção estão todos arregaçados, das duas rodas. Os mecas tacaram a talhadeira sem dó, viximaria!!!
O aneis de fricção não tinham nem os parafusinhos mais, serviço de primeira mesmo :palmas:, Santo Cristo! Pelo menos uns 03 mecanicos já fuçaram ali e nenhum deles me falou sobre o estado dessas peças. Impressionante o relaxo!!!

Sem contar que é meia hora pra desmontar, meia hora pra montar .....o duro é ficar quase o dia inteiro lavando peça cheia de lama e graxa, aja saco!!

Minha dúvida tosca, os rolamentos sairão do cubo com minha mão na maior facilidade.
Para colocar um novo eu vou percisar de uma prensa????Ou é só colocar no lugar, montar e pronto????

Mecanico agora....só em caso de última necessidade, mesmo que me custe algumas trilhas, pois nunca vi tamanho descaso/relaxo!!!

Eu uso prensa, mas da pra colcoar com algumas pancadas, PORÉM todo cuidado é pouco, pois vc pode estragar o rolamento novamente....

edgar
23/03/2009, 11:06
Pirata, os rolamentos são o 18590/520 (dois em cada roda). Em qualquer loja de autopeças tem que ter. O retentor mede 54,1x73x8,5, modelo 01930BAG da sabó. O retentor é mais facil procurar pela medida.
Trirar a capa do rolamento é facil...usa-se uma chave de fenda velha e um martelo. O encosto da capa tem dois pequenos recortes onde voce consegue apoiar a ponta da chave de fenda. Põe o cubo em cima de uma tabua e vai batendo a capa, um pouquinho em cada recorte, até que a capa que estava virada para baixo cai. Dai vira o cubo e tira a outra no mesmo sistema.
Para por as capas novas, o ideal é usar uma prensa. Leva uma capa velha para usar de apoio. (nem leve os cones no cara que vai prensar....deixe os cones em casa !
Depois enche muito bem os cones com graxa, ela tem que espalha por todos os roletes...nem pense em deixar para a graxa se espelhar quando a roda girar !
Repare como estão as mangas...veja se onde o labio do retentor corre se não esta tudo comido e esburacado, repare se onde o rolamento de dentro encosta na manda não esta tudo "usinado" pelo cone que ficou girando ali solto....nestes casos aproveite e troque a manga de eixo.
Repare se as capas não entram frouxas no cubo...neste caso tambem troque o cubo.

Para montar, tem que regular a pré carga...ai voce vai ao topico do Leopoldo e le como se usa a balança de peixeiro....paguei R$8,00 por uma.

Marcelo Cunha
23/03/2009, 11:54
Pirata o Edgar disse tudo, troquei os rolametos dianteiros direitos do meu Cj na última 6ª feira e me imprecionei com variedade de marcas e de preços, tome cuidado com a procedencia das peças que vai comprar para evitar aborrecimentos.

JP CJ-5
23/03/2009, 12:02
Complementando, opte pela qualidade mesmo pagando um pouco mais caro, compre 1ª linha e se possível de distribuidores autorizados, garantia de produto original.

[ ]'s

abraços.

Pirata4x4
23/03/2009, 13:04
Fala galera!!!

Deixa ver se minha intelejumência acompanha:pipoca:

O que saiu na minha mão são os cones (onde tem os roletes)!! As capas é que são colocadas com prensa.

Trocando os cones, obrigatoriamente tenho que trocar as capas também??Aliás, capas e cones são vendidos num conjunto só ou compro separados???

Valeu a ajuda!!!:concordo:

edgar
23/03/2009, 13:45
certo, cone é onde estão os roletes, as capas ficam prensadas dentro do cubo

se troca o cone TEM que trocar a capa....mesmo que esteja perfeita e seja da mesma marca, mesmo que de um trabalho infernal, TEM QUE TROCAR A CAPA, eles são irmãos gemeos, nasceram juntos e tem que morrer juntos.

em muitas situações é possivel encontras as capas separadas dos cones....mas não pense que é porque da pra trocar só uma parte....é porque existem combinações entre capas e cones dependendo da aplicação.....mas não pode misturar marcas, nem novos com usados !

Mauricio Rotta
23/03/2009, 13:47
Quando vc pedir o rolamento ele ja vem o conjunto, o cone (interno) e a capa (externo).
O que saiu na sua mão aos pedaços são os restos do cone, vc tem que trocar a capa tb, até pq vc vai pagar por ela de qualquer jeito, troque tudo! Eu não uso prensa pra colocar a capa, coloco o cubo sobre um sepo (base de madeira) e com um pau apoiado na capa pra não estragá-la vou batendo ora de um lado ora de outro com uma marretinha até que a capa encoste no fundo do cubo, qdo isso acontece o barulho da batida torna-se mais seco, dê mais umas batidas pra se certificar q ta tudo em dia meta bastante graxa de boa qualidade e boa viagem.:concordo:

Pirata4x4
23/03/2009, 17:43
....eles são irmãos gemeos, nasceram juntos e tem que morrer juntos...

Rapaiz........quem tem irmão gemeo ficou cabrero agora :shock:.
Ainda bem que não tenho :dance:...ufa!!!!

Valeu a explicação galera!!!Demorou mais caiu a fixa!!!

Outra duvida:
Os rolamentos dos pinos mestre (superior/inferior) são cone e capa também????Se eu quiser trocar é o mesmo esquema, tirar a capa antiga colocar a nova na prensa, etc.etc.???

[ ]´s

Ronaldo B.
23/03/2009, 18:59
Outra duvida:
Os rolamentos dos pinos mestre (superior/inferior) são cone e capa também????Se eu quiser trocar é o mesmo esquema, tirar a capa antiga colocar a nova na prensa, etc.etc.???
[ ]´s

Se for dos rolamentos do munhão que vc está falando, sim é o mesmo esquema. A diferença é o ajuste na hora de apertar os parafusos, tem a explicação no tópico do Leopoldo que citaram anteriormente.

[]´s

leopoldo
24/03/2009, 18:59
Leia e aprenda

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1654 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1654)

Pirata4x4
25/03/2009, 13:13
Fala Leopoldo!!

Valeu!!

Tenho lido esse tópico de cabo-a-rabo!!

A intenção é aprender mesmo!! Acho que na trilha temos que saber como funciona todas as partes do jeep!!Mesmo que seja algo impossivel de vc arrumar no meio da lama, temos que saber onde está o problema!!!

Se contar a falta de capricho e até conhecimento de alguns mecanicos que fazem a manutenção do jeep!! Penso que se vc não tem tempo e não está disposto a meter a mão na graxa, deve pelo menos acompanhar de perto o serviço do mecanico e saber como se faz corretamente!!!

Ficar a mercê da sorte no meio do mato, torcendo e rezando para não dar nenhum problema no jeep é meio complicado!!

Um exemplo é minha roda livre automatica, das antigas!!Todo mundo fala que não presta e isso e aquilo!!!Nunca dei muita importancia e metia a cara nas trilhas. Depois que desmontei e vi como é o esquema de funcionamento.....fiquei cabrero, não sei se vou arriscar a proxima trilha com ela :-?!!

Outra coisa que assusta é o freio a tambor!!!!
Jesus....aquilo é um sumidoro de lama!!!Quando desmontei tava dificil distinguir a lona no meio do barro. Agora...quando eu estiver no meio da trilha, descendo uma piramba com o jeep, vai ser dificil ficar tranquilo...não dá pra confiar que o freio vai funcionar se eu precisar de verdade!!

Vamos ver se eu troco essas peças por outras mais confiaveis, como roda livre manual e freio a disco!!

abrs