PDA

Ver Versão Completa : Revisão band cambio seco.

mecamaniaco
23/03/2009, 04:39
Olá pessoal,

Estou apenas postando minhas impressões após uma pequena revisão que fiz na minha band essa semana.

Bom, como o freio dela não estava aquela coisa, e como eu não tinha dinheiro para colocar freios a disco, mandei que fizessem uma revisão completa no sistema, assim como uma revisão total dos diferenciais e caixa de câmbio.

Para começar foram trocados 2 burrinhos de freio e 4 lonas, ai foi revisado e remontado com todos os reparos novos os diferencias, por fim a caixa de cambio foi aberta, foram trocados os 2 anéis sincronizadores e 1 rolamento do eixo piloto.

A viatura agora é outra, não fica batendo, as trocas de marchas são perfeitas (inclusive nas 2 secas ). Antes eu tinha medo de acelera-la acima de 90Km/h prq tinha a impressão de que ela iria desmontar e que o motor iria sair correndo sozinho pela estrada, agora consigo manter 100Km/h sem maiores problemas, a única coisa q atrapalha é o barulho, valeu a pena gastar R$ 760. Isso sem falar que finalmente descobri prq todos falam q a caixa seca é forte! Para quem não conhece, as engrenagens dela são com dentes RETOS!!! Isso além de terem um diâmetro incrível. Olhando para ela você fica pensando que tipo de condições de uso os engenheiros estavam esperando para ela!

Minha próxima revisão será para a colocação de freios a disco na dianteira e para fazer uma forração acústica no cofre do motor! Até prq uso escape direto sem abafador, o som fica bem legal, mas muito alto!

Ainda tenho um snorkel em fibra novinho que pretendo por ainda esse mês.

Aos poucos farei dessa Band os carros dos meus sonhos!

estyvybeykr
23/03/2009, 10:27
Meca fico satisfeito em ler seu relato e ver que mesmo depois de 45 anos seu câmbio encontra-se pronto pra qualquer guerra.
Usei minha band por 09 anos com essa mesma caixa, e somente troquei pela sincronizada para dar uma modernizada na vtr. e uma colher de sopa pra patrôa que devez em quanto reclamava.
Quanto aos freios a disco recomendo antes de fechar negocio, verificar os valores da Tração Mania, comprei os meus lá com a Dnª Lourdes que alem de ter o melhor preço, um excelente atendimento.
Forte abraço.

onduty
23/03/2009, 13:39
O freio a disco realmente é indispensável, eu comprei na Tracão Mania, foi um preço bom e um bom atendimento, recomendo....

Valeu

mecamaniaco
23/03/2009, 15:46
Valeu pelas dicas pessoal. Com certeza irei pesquisar bem o preço antes de colocar os discos, muita gente já falou bem dessa loja, acredito que eu conseguirei fazer um bom negocio!

abraços

cesarzubek
23/03/2009, 17:17
Aproveitando a carona dos freios,

Estevão e Onduty, qual o valor que pagaram no kit do freio a disco na tração mania?
Quanto tempo faz?
Pegaram o kit com disco da varga?
É plug-and-play?
Tiveram algum problema na instalação?

Abraços,

estyvybeykr
23/03/2009, 20:02
[quote=cesarzubek;839781]Aproveitando a carona dos freios,

Estevão e Onduty, qual o valor que pagaram no kit do freio a disco na tração mania?
Cesar paguei R$930,00
Quanto tempo faz?
Janeiro passado
Sim varga original
É plug-and-play?
Totalmente plug and play
Nenhum problema, tudo facil de montar

Abraços,[/quote

Qualquer duvida é só GRITAR kkkkkkkk:D

cesarzubek
23/03/2009, 21:01
Valeu Estevão,

Obrigado pelos esclarecimentos!!
Abraços,

mvinicius.net
23/03/2009, 23:30
Olá pessoal,

Estou apenas postando minhas impressões após uma pequena revisão que fiz na minha band essa semana.

Bom, como o freio dela não estava aquela coisa, e como eu não tinha dinheiro para colocar freios a disco, mandei que fizessem uma revisão completa no sistema, assim como uma revisão total dos diferenciais e caixa de câmbio.

Para começar foram trocados 2 burrinhos de freio e 4 lonas, ai foi revisado e remontado com todos os reparos novos os diferencias, por fim a caixa de cambio foi aberta, foram trocados os 2 anéis sincronizadores e 1 rolamento do eixo piloto.

A viatura agora é outra, não fica batendo, as trocas de marchas são perfeitas (inclusive nas 2 secas ). Antes eu tinha medo de acelera-la acima de 90Km/h prq tinha a impressão de que ela iria desmontar e que o motor iria sair correndo sozinho pela estrada, agora consigo manter 100Km/h sem maiores problemas, a única coisa q atrapalha é o barulho, valeu a pena gastar R$ 760. Isso sem falar que finalmente descobri prq todos falam q a caixa seca é forte! Para quem não conhece, as engrenagens dela são com dentes RETOS!!! Isso além de terem um diâmetro incrível. Olhando para ela você fica pensando que tipo de condições de uso os engenheiros estavam esperando para ela!

Minha próxima revisão será para a colocação de freios a disco na dianteira e para fazer uma forração acústica no cofre do motor! Até prq uso escape direto sem abafador, o som fica bem legal, mas muito alto!

Ainda tenho um snorkel em fibra novinho que pretendo por ainda esse mês.

Salve amantes da gerreira bandeirante!!
Primeiramente gostaria de agradecer pelos relatos, idéias, sugestões que este site possui. Realmente quem for comprar qualquer veículo 4x4 tem que pesquisar aqui!
Bom, acabei de comprar uma Band 1982, caixa seca de quatro marchas mais a ré e a danada arranha mesmo!!!
A minha dúvida é a seguinte: o câmbio possui alguma das marchas sincronizada?
Existe alguma forma de melhorar esse "arranha-arranha" principalmente quando se reduz no quebra mola ou subindo uma ladeira?:pensativo:

joão k. chikui
23/03/2009, 23:50
Vinícius
Este cambio tem a 1ª e a 2ª seca , sem anel sincronizador .Mas , a terceira e 4ª são sincronizadas .

A primeira vc só vai usar para sair numa subida ou se for subida muito forte . Normalmente , no plano , pode sair já em 2ª , depois , as seguintes são sincronizadas . Mas , como em cambios pesados , não se puxa direto como em automóveis . Normalmente se dá um leve tempinho no ponto morto antes de puxar a próxima .
Se alguém com prática testar e mesmo assim estiver arranhando , deve estar com os sincronizadores gastos , garfos tortos ou gastos, etc...

mecamaniaco
24/03/2009, 01:23
Olá pessoal,

Olha achei o kit freio a disco aqui em Curitiba por R$ 1.000,00 reais, instalado (foi oq eu entendi). O kit é o original e é plug and play sim! O problema no meu caso é que estou sem grana.

O legal desse kit é que por ser original, é bem melhor que os kits que usam pinças de kombi e coisas do genero, pois a area de contato das pastilhas é bemmmm maior.

O cambio seco depois que você se acostuma, vira uma manteiga para engatar as marchas isso falando da troca da 1 pra 2, prq da 2 pra 3 e da 3 pra 4 é sempre lizo por ser sincronizado. Se arranhar pode ser embreagem desrregulada, sincronizados ou falta de prática.

cesarzubek
24/03/2009, 08:20
Bom dia Meca,

Sou de Curitiba e gostaria de saber aonde você conseguiu esse achado do kit original de freio a R$ 1000,00?
Agora também estou liso de grana, já que fazem tantos consórcios numa dessa fazemos um do freio!!! hehehehe...

Abraços e bom dia a todos

mecamaniaco
24/03/2009, 17:46
Oi Cezar, cara o nome é Maxdiesel, fica na Bom J. Iguape, 1871, bem perto da BR 116. Liga lá e fala com o Agenor 3284-6923.

onduty
24/03/2009, 18:49
Cesar eu paguei R$857
Quanto tempo faz?
Vai fazer uns 8 meses q comprei
No meu caso o disco foi paralelo por falta de grana, mas quando ficar ruim vou colocar Varga.
É plug-and-play?
É
Tive problemas com a tubulação dos freios, pq minha band é 76 e não tem hidrovacuo e a tubulação é mais grossa q a das bands mais novas, então eu soldei uma ponta com aquela porca mais fina e ficou bom, e outro porém foi q os parafusos da manga de eixo é de 8mm enquanto a do freio a disco é de 10mm, mas dependendo do ano de sua band os parafusos devem ser de 10mm.

Foi uma experiencia bem sucedida graças a ajuda de todos daqui do forum...

Valeu e qualquer coisa é só falar:concordo:

mvinicius.net
24/03/2009, 20:53
Vinícius
Este cambio tem a 1ª e a 2ª seca , sem anel sincronizador .Mas , a terceira e 4ª são sincronizadas .

A primeira vc só vai usar para sair numa subida ou se for subida muito forte . Normalmente , no plano , pode sair já em 2ª , depois , as seguintes são sincronizadas . Mas , como em cambios pesados , não se puxa direto como em automóveis . Normalmente se dá um leve tempinho no ponto morto antes de puxar a próxima .
Se alguém com prática testar e mesmo assim estiver arranhando , deve estar com os sincronizadores gastos , garfos tortos ou gastos, etc...

João, com certeza ainda não peguei o jeito de engatar a marcha sem arranhar, porém encontro muita dificuldade na redução, por exemplo, da terceira para segunda. Arranha mesmo... será que tem alguma peça desgastadaou danificada? Estou pretendendo levar a Band numa mecânica próximo a minha casa ao qual me parece ser boa! www.toyomundi.com.br (http://www.toyomundi.com.br)
Desde já agradeço pela ajuda e informação!
Marcus Vinicius.

mecamaniaco
24/03/2009, 23:35
Vinicius, naum esqueça de fazer dupla embreagem nas trocas de marcha. É basicamente pisar na embreagem para tirar da marcha, deixar no ponto morto, soltar a embreagem e aipisar novamente e engatar a marcha. A dupla embreagem serve para deixar as engrenagens na mema velocidade (a função do sincronizador).

No momento da redução de uma acelerada durante a dupla embreagem, pode crer q a marcha engatará sem problema! É só vc achar a acelerada certa!

onduty
25/03/2009, 13:38
Meu pai é craque nisso!!! kkkk

No meu caso eu só reduzo da terceira para a segunda quando a band ta uns 10km/h e olhe lá q quase arranha.

Primeira vez q peguei a band dei uma arranhada quando reduzi da terceria para a segunda, depois q meu pai me disse a manha agora é tranquilo. Só não faço a dupla embreagem por falta de experiencia e oportunidades. hehehhe

Agora alguem saberia de alguma solução de como tirar a folga da alavanca ?

Ou é só trocar por outra nova ?

Valeu

mecamaniaco
25/03/2009, 19:12
Para tirar a folga basta você leva-la a um mecânico de Toyotas e pedir-lhe para colocar um calço no braço do cambio! No meu caso eu pedi para colocar, mais depois pedi p tirar! Ficou duro demais para trocar as marchas! Mas talvez você se acostume melhor!

cesarzubek
25/03/2009, 20:24
Boa noite Meca,

Sabe me dizer quanto tempo faz que você falou com o Agenor da Maxdiesel?
Tentei ligar hoje e só deu este número não existe.
Se quiser me add no msn cezubek@hotmail.com
Abraços,

mecamaniaco
26/03/2009, 02:32
Fala colega,

Cara eu devo ter visto o nº errado quando passei pra você, prq esse nº que eu coloquei antes não tem nada haver mesmo! O nº dele é 41 3376-3771. Agora sim está certo!

Liga lah, qualquer coisa dá um toke!

Torezan
30/03/2009, 21:10
Olá pessoal,

Isso sem falar que finalmente descobri prq todos falam q a caixa seca é forte! Para quem não conhece, as engrenagens dela são com dentes RETOS!!! Isso além de terem um diâmetro incrível. Olhando para ela você fica pensando que tipo de condições de uso os engenheiros estavam esperando para ela!

Até prq uso escape direto sem abafador, o som fica bem legal, mas muito alto!

Essa caixa eu já vi desmontada quando tive que retificar a da minha antiga Band 1980 recém comprada, realmente assusta o tamanho e a robustez do conjunto. Parece peça de trator!!

Fiquei curioso com este escapamento, me diga: Faz um barulho bom? não aumenta o consumo? E o desempenho, muda?
Abraços,

mecamaniaco
31/03/2009, 04:03
Essa caixa eu já vi desmontada quando tive que retificar a da minha antiga Band 1980 recém comprada, realmente assusta o tamanho e a robustez do conjunto. Parece peça de trator!!

Fiquei curioso com este escapamento, me diga: Faz um barulho bom? não aumenta o consumo? E o desempenho, muda?
Abraços,

Realmente a caixa parece ser indestrutivel!!! uheauehauehe

Quanto ao escapamento, por se tratar de um motor Turbo, o barulho naum fica assim tão insuportavel, mesmo assim fica alto. O fato é que as pás da turbina funcionam como um abafador... Ai é só puxar o escape até o final da viatura.....

O desempenho se comparado a um escapamento subdimensionado, como é usado em alguns veículos, com certeza é maior, porém nem sempre vale a pena para veículos com escapamento bom. Uma coisa que realmente faz a diferença é o uso de um coletor dimensionado! Os coletores originais geram pressão positiva entre um cilindro e outro, isso acaba dificultando a saida dos gases e com isso o rendimento do motor é comprometido.

richardmaciel
13/06/2013, 21:54
o Azeitona/64 é seco também. Troquei os aneis sincronizadores da terceira e quarta, ficando bem legal..agora reduzir para a segunda...a raspadinha se escuta ao fundo..por mais cuidado que se tenha.
To enfrentando é o problema com vazamentos...de juntas, parafusos das tampas de flange (diant. e traseira), bem como nos retentores...a primeira trilha e tudo vaza! vocês completam muito o óleo do cambio seco? valeu e abraços.!

OliveiraDf
14/06/2013, 08:45
Na minha 80 também tenho cambio seco, troquei ano passado os aneis, a luva do cubo sincronizado, todos os rolamentos, roletes, alavanca do cambio, eixo piloto, eixo entalhado e, outras coisinhas a mais. FICOU ZERADO. Não tenho dificuldade nenhuma para andar com ele.

Freio a disco comprei na Tração mania, para instalar o protetor do disco tive que levar os cubos em um torneiro para fazer uma nova furação. Troquei também o cilindro mestre de freio e todo o encanamento.

BARULHO, não aguento mais, estou terminando de colocar duas camadas de feltro no cofre do motor, coloquei no capo, vou colocar por dentro. Andei na Bandeirante de um amigo e fiquei impressionado com o silêncio, temos o mesmo motor mas o cambio dele é sincronizado. Será que o cambio seco influencia no barulho?
Se eu não conseguir deixar minha Bandeirante igual a dele vou acabar vendendo. (ajuda ai pessoal)
Comprei um cambio sincronizado, assim que sair uma grana faço a instalação.
Abraço

valmirjunior
14/06/2013, 15:42
Uma dica que vi do pessoal (por enquanto não fiz no meu) é isolar o cofre do motor e o resto também. Forrando a cabine ajuda a absorver a barulheira.

hercilio.neto
14/06/2013, 19:11
Isolamento acústico no Bandeirante é complicado mesmo. O barulho do motor invade a cabine por qualquer buraquinho que exista no caixote.
Quando eu comprei o jipe de lona Band 64 o barulho na cabine era insuportável, não dava para conversar dentro do carro.
Eu achava que o barulho era por causa do jipe ser de lona. Mas eu forrei o cofre (parede corta fogo e capô) com manta isolante. Depois forrei o piso, o torpedo e também coloquei tapete de borracha. Melhorou muito, então deu pra perceber que ainda entrava ruido pela bateria embaixo do banco, e por pequenos furos atras do painel por onde passavam os cabos e os fios.
É bem verdade que a armação da capota fazia um outro tipo de barulho que também incomodava, tipo ferro chacoalhando.
Então deu para concluir que o barulho do motor vinha mesmo era pela parte de baixo do jipe. Se fizer um bom isolamento no caixote, fica ótimo. Mas não pode deixar nenhum buraquinho.
O câmbio do jipe era seco. Acho que o câmbio não interfere no isolamento da cabine.

TOYOTA-ES
16/06/2013, 12:51
Tenho uma bandeirante 81 4m caixa seca,e acho ela fraca quando engato a quarta marcha,ela cai o giro fica sem força,isso e normal ou não?
Ela ficou parada 20 anos sem funcionar eo motor tem pequenos vazamentos.

OliveiraDf
16/06/2013, 22:09
Hercílio, obrigado pela dica, estou querendo retirar a bateria e, colocar o um tanque maior no lugar do estepe, assim fica melhor para fazer a isolação. Abraço.

TOYOTA-ES, a minha também tem cambio seco, na minha band tenho a impressão que passo da 3a para 5a, a viatura fica fraca mesmo, cai o giro. Vamos ver quando instalar o cambio sincronizado. Abraço