Ver Versão Completa : Suzuki Samurai 1.3 ou Jeep
Hipolito
22/03/2009, 17:08
Gostaria de informações. Para quem nunca fez trilha e gostaria de entrar no Off Road e gastar pouco R$, um Samurai Básico com motor 1.3 vale a pena? Ou melhor sera um Jeep?
Tenho outros veiculos e este seria apenas para Off road e eventual viagem curta. Vi muitos anuncios e não sei nada deste motor 1.3.
cRiPpLe_rOoStEr
22/03/2009, 17:11
o samurai é mais econômico e entra em qualquer buraco... o motor é bem simples, de fácil manutenção, principalmente o carburado...
leo cabral
22/03/2009, 17:45
Hipolito
Todas as respostas aqui serão tendenciosas para o Suzuki Samurai, assim como todas na área dos jeep willys:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=31
O correto então é você ler aqui no fórum sobre cada um e tirar sua própria conclusão de qual atende mais as suas necessidades e perfil de off road.
Existe um vasto material no Fórum falando tando sobre Samurais como Cjs.
Hipolito
22/03/2009, 18:09
Amigos, obrigado. Não queria trazer de volta a polemica.... Jeep x Samurai.
Conheço e admiro o Jeep, meu pai teve um e aprendi a dirigir nesta grande máquina. Também no tempo de Exercito, meu Jeep andava sempre em ordem. Adorava conduzir a patrulha abrindo trilha no mato.... e não trocava minha viatura por nenhum caminhão.
Agora gostaria de compar um 4x4 e neste momento não queria gastar R$. Pois para comprar um Taker ou Troller usado, teria que trocar minha Palio Adventure.
Minha duvida esta relacionada a potencia do motor 1.3 nas trilhas. Particularmente acho o Samurais mais bonito que o GV. Tenho visto através de fotos nos sites, muitos samurai equipado, e ai faço minha preferencia.
Alexandre X
22/03/2009, 18:10
principalmente o carburado...
Vc ja teve um carburado?
Eu ja tive... piada de mal gosto esse comentario.
Hipolito
22/03/2009, 18:35
Vc ja teve um carburado?
Não entendi nada. Carburado é bom ou ruim?
leo cabral
22/03/2009, 18:50
Não entendi nada. Carburado é bom ou ruim?
péssimo , ruim , horrível , etc, etc. !!!:parede::parede::parede:
Hipolito
22/03/2009, 19:04
péssimo , ruim , horrível , etc, etc. !!!:parede::parede::parede:
Eta Cearense arretado... agora entendi. Samuca carburado, Não vale nada...:smile::smile::smile::smile:
Alexandre X
22/03/2009, 20:23
Eta Cearense arretado... agora entendi. Samuca carburado, Não vale nada...:smile::smile::smile::smile:
Qualquer coisa carburada numa trilha de verdade já é uma calamidade...
A outra questão é a manutenção cara do carburador do Samurai, a 8 anos atrás e meu andava muito ruim, só a troca do solenóide na época custava R$300. Um Brosol 2E remanufaturado custava R$180.
cRiPpLe_rOoStEr
22/03/2009, 21:45
Vc ja teve um carburado?
EU NÃO SEI MEXER COM INJEÇÃO ELETRÔNICA, mas me viro bem com carburador, pois fiz o curso de mecânica de motos em 2005 (naquela época quase não tinha moto nacional injetada, só mesmo a xt660) no senai de santa catarina, que não tem tantos recursos quanto o do rio grande do sul (por aqui até adaptaram uma injeção eletrônica de gol 1000 numa yamaha rd135, mas tiraram 3 bicos e reprogramaram o módulo)... e obviamente se eu comprasse um samurai carburado seria uma das primeiras coisas que eu iria mexer... a propósito: o mais perto que eu cheguei da mecânica suzuki, além de uma burgman 125, foi cortando uns fios e ajudando o meu tio a tirar o motor (injetado) original do vitara dele, que deu lugar a um motor de kombi diesel... ele ja comprou com o motor fundido, de um colorado que rodou um tempo SEM ÓLEO:parede::parede:...
Então velho, se você não tem certeza do que irá dizer, não precisa fazer apenas para ajudar...
abraço
Alexandre X
22/03/2009, 22:46
EU NÃO SEI MEXER COM INJEÇÃO ELETRÔNICA, mas me viro bem com carburador
Amigo, seja mais responsavel em seus comentários.
O colega vem aqui pedir ajuda, você por não saber mexer com injeção eletrônica e prefirir carburadores, desconhece Suzukis e desconhece trilhas, recomenda um Samurai carburado? Seu tio por acaso possui um a venda?
Hipolito, nada de tão errado com o Samurai carburado, meu X Mobile era 1991 carburado, teve seu carburador trocado por um Brosol 2E por problemas de manutenção com o carburador original e quando decidi competir com ele, foi transformado para injetado, pois carburador e grandes inclinações não combinam muito.
Para simplificar sua busca, mas prefira um Samurai entre 1993 a 1995, os injetados com feixe de molas.
cRiPpLe_rOoStEr
22/03/2009, 22:55
Seu tio por acaso possui um a venda?
bem que o meu pai tenta comprar o VITARA do meu tio, mas ele não vende nem a pau... e eu que por enquanto estou sem emprego fixo, nem posso me comprometer mto com coisas caras...:discordo: quanto ao carburador que tu usava no samurai, realmente ter carro importado e querer achar peças originais por preços justos é praticamente impossível, principalmente num lugar com a carga tributária brasileira...
Hipolito, costumo de dizer que os "jeeps" são para vocacionados... é um veículo incrível, sou fã deles, porém requer uma maior atenção(leia-se manuntenção/dedicação), já o samurai conserva o mesmo espiríto aventureiro/topa-tudo contudo com "menos modificações" se é que me faço entender...
Enfim, como já foi dito, esse sub-fórum pode parecer tendencioso, mas eu iria sem dúvida, de samurai. Primeiro 4x4, pega um em bom estado, só vai ter alegrias, depois mais vacinado ai faz a opção pelo willys ou não... hehehe
abraço
Ronaldo B.
23/03/2009, 01:17
Já tive CJ e já tive samurai, e o que posso dizer é que os dois tem prós e contras.
CJ= inicialmente mais barato que um samurai, manutenção tem menor custo e mais fácil de fazer, mais fácil e mais barato prá fazer adaptações. Se quiser trocar um motor de CJ, um de opala vai bem e é barato prá comprar e adaptar, o mesmo para o cambio e T-case. A desvantagem é o desconforto.
Samurai= Investimento inicial mais alto, maior dificuldade de encontrar peças de reposição e para fazer adaptações não é tão simples como no CJ por falta de espaço. Se der problema no motor, cambio, T-case ou eixos, a manutenção é mais cara que do CJ, por exemplo, compara quanto custa uma relação de dana 44 e quanto custa uma relação de samurai e a facilidade de encontrar uma relação de Dana 44 e a dificuldade de encontrar uma relação de Samurai a venda aqui no Brasil, idem para peças de motor, cambio e T-case. A qualidade das peças de reposição do samurai tem deixado a desejar, mesmo as novas. Peças de lataria e de acabamento prá samurai é quase mosca branca. Os pontos fortes em relação ao CJ que eu vejo são o conforto interno (os dois pulam igual), peso menor, e menor consumo.
São 4x4 parecidos e ao mesmo tempo bem diferentes, a decisão de qual comprar é dificil e bem pessoal.
[ ] ´s esperando as pedradas..... :putz:
Hipolito
23/03/2009, 16:44
Sem pedradas.... vamos na PAZ.
Eu sou fã de um bom Jeep equipado, mas seu conforto é um problema. Acho que ter um Jeep é somente para andar rebocado e usar na trilha.
minha opção por um 4x4 vai mais longe, gostaria de andar normalmente com ele e com um certo grau (minimo) de conforto.
Se não for levado em consideração o R$, um Vitara ou GV/Traker é uma boa... estou pensando. como queria iniciar e depois (se gostar - Piada, quem não gosta) comprar um veiculo melhor.
O Samuca equipado eu acho mais bonito e mais barato que os demais, porém o Jeep é show.
Moro em Salvador e as opções de compra e venda são pequenas. Vejo os sites de venda e o grande mercado é São Paulo, mas comprar sem ver..... só com uma ótima recomendação.
Vamos continuar o papo, é muito educativo.
Hipolito..
na minha opniao:
1- Offroad e gastar pouco NAO EXISTE... seja qual jipe for, "brincar" de offroad é caro.. mais caro ainda se vc nao entende nada de mecanica e nao sabe/gosta de fuçar vc mesmo nos jipes.. o que posso lhe dizer é que alguns jipes vao ser MENOS caros que os outros..
2- eu já tive Willys (e espero nunca mais ter) pq cai no papo furado de que manutencao de willys é barata... realemente em numeros isolados é MENOS CARA que outros jipes, principalmente importados, mas willys/rural/f75 etc ( qualquer jipe com mais de 20~30~40 anos de uso) a manutencao é CONSTANTE.. toda semana tá na oficina, toda semana tem alguma peça p/ vc comprar.. dai no final das contas em 1 ano com ele vc já gastou rios de grana
3- sai de um willys e fui p/ um samurai, isso foi de 2003 e estou com o mesmo samuai até hj e nao tenho absolutamente NADA a reclamar dele e das despesas que ele me dá.. só alegrias..
enfim... na minha opnio HOJE, o melhor custo x beneficio p/ vc iniciar no Offroad é um SAMURAI ou VITARA..
T+
Hipolito
23/03/2009, 18:10
Hipolito..
na minha opniao:
1- Offroad e gastar pouco NAO EXISTE... seja qual jipe for, "brincar" de offroad é caro.. mais caro ainda se vc nao entende nada de mecanica e nao sabe/gosta de fuçar vc mesmo nos jipes.. o que posso lhe dizer é que alguns jipes vao ser MENOS caros que os outros..
2- eu já tive Willys (e espero nunca mais ter) pq cai no papo furado de que manutencao de willys é barata... realemente em numeros isolados é MENOS CARA que outros jipes, principalmente importados, mas willys/rural/f75 etc ( qualquer jipe com mais de 20~30~40 anos de uso) a manutencao é CONSTANTE.. toda semana tá na oficina, toda semana tem alguma peça p/ vc comprar.. dai no final das contas em 1 ano com ele vc já gastou rios de grana
3- sai de um willys e fui p/ um samurai, isso foi de 2003 e estou com o mesmo samuai até hj e nao tenho absolutamente NADA a reclamar dele e das despesas que ele me dá.. só alegrias..
enfim... na minha opnio HOJE, o melhor custo x beneficio p/ vc iniciar no Offroad é um SAMURAI ou VITARA..
T+
Tive a ousadia e entrei na sua página. Realmente vc é um apaixonado pelo Samurai.
O que fez para o seu ficar tão bom? que motor esta usando? e o original serve ou é muito fraco.
Ronaldo B.
23/03/2009, 18:34
Verdade... ou aprende a colocar a mão na massa ou vai ter que pagar prá fazer tudo, aí a bricadeira fica mais cara ainda.
Manutenção de rotina do CJ não é cara, realmente se torna cara pela frequencia com que tem que ser feita, dai começam as adaptações que é caminho sem volta e as vezes vira obra de igreja, não acaba nunca. Mais facil acabar o $$$ ou a paciência antes do jipe ficar pronto, já passei por isso com CJ.
X2... também sai de um CJ e fui pro samurai e foi só alegria, hj tô com uma XJ e prá finalidade que eu comprei não me arrependo, mas tenho uma put@ saudade do samukinha, porque não faço com a XJ o que fazia com o samurai. Nunca precisei trocar duas vezes a mesma peça no samurai, exceto filtros, pastilha e lonas de freio, o resto foi só alegria. Mas se precisar fazer parte mecanica que não seja manutenção de rotina aí o bicho pode pegar, idem para lataria e acabamentos, mas isso não é só com samurai, é com qualquer importado, inclusive com a XJ.
Samurai e Vitara são os melhores custo x benefício prá quem quer entrar no Offroad não é de hoje, só tem que definir antes que tipo de uso que vai fazer prá escolher o jipe certo. E procurar muito antes de fechar negócio prá não correr o risco de levar uma bomba prá casa, porque não é dificil encontrar samurai e vitara bonitinho mas ordinário a venda.
[]´s
leo cabral
23/03/2009, 18:36
Tive a ousadia e entrei na sua página. Realmente vc é um apaixonado pelo Samurai.
O que fez para o seu ficar tão bom? que motor esta usando? e o original serve ou é muito fraco.
O motor original é pra lá de bom , se tiver o mínimo de manutenção preventiva ele simplesmente não quebra.
O que pode ser feito para "apimentar" a performace do samurai é colocar um kit de redução do colega alexandre X aqui do fórum.
Se for para off road mais pesado ,um kit de suspensão do Fabil.
Se quiser um conforto extra, um kit para direção hidráulica do Fabil.
Sou completamente suspeito para falar de Suzuki Samurai por isso paro por aqui.:concordo:
Ronaldo B.
23/03/2009, 18:48
O motor original é pra lá de bom , se tiver o mínimo de manutenção preventiva ele simplesmente não quebra.
A desvantagem do samurai acaba sendo a grande vantagem dele, que é o motor 1.3. Por ser fraco, não é comum quebrar cambio, T-case e eixos, desde que preparado e usado com moderação, porque na maioria das vezes quem quebra o jipe é o piloto.
No deslocamento prá trilha enche o saco porque é fraco, mas na trilha aí ele mostra a vocação, e nem precisa muita coisa. SPOA+31"+Xcrawler+guincho e a diversão tá garantida. Se quiser melhorar e forçar menos o conjunto um bloqueio vai muito bem, e prá completar highsteer, barra de direção reforçada, jumelos articulados e as proteções necessárias. No final, hoje gasta perto de uns R$ 12.000,00 prá deixar um samurai feixe razoavelmente bem preparado.
[]´s
Hipolito
23/03/2009, 19:45
Hipolito..
na minha opniao:
T+
Quando falo "gastar pouco" é na primeira aquisição. Apenas o inicio... ir usando e fzendo as mudanças necessárias de acordo com o desenvolvimento.
Eu gosto de meter a mão na massa e acho que quanto mais vc muda ou acompanha de perto as mudanças, vc conhece cada vez mais o carro.
Valeu pelas dicas. Quando decidir vou buscar assistencia técnica com voce.
Jalisson
23/03/2009, 19:46
Ja tive CJ e hoje com muito esforço ando de Samurai.
Realmente o CJ é mais barato e as peças são "mais em conta", porém é um tipo de carro que requer muuuuuuuuuuuita manutenção.
Com o Samurai vc vai rodando para trilha e ainda pode usá-lo na cidade sem problema algum. Além do que o carro não dá trabalho, desde que vc seja atencioso e faça sempre manutenção preventiva.
Quanto ao motor: pra mim ele é execelente! Anda na lama, na areia da beira-mar e pego pista sempre.
Sou um feliz proprietário e não recomendo CJ. A não ser que seja "apenas" para rebocar e botar na lama.
Até pq são carros com 20... 30 anos de rodagem e tecnologia antiga.
Hoje mesmo vim para casa e andei a tarde toda na praia e depois peguei pista andando a 90km/h, num CJ fica difícil fazer isso!:concordo:
Abraços,
Vai de samurai, pega um originalzinho para começar, devagar vai ajeitando para seu uso, compra uns pneus adequados, dá uma organizada na suspensão e assim vai...
Mas que é bom andar de Jeep é, principalmente sem parabrisa....
abraços
Jeep: A aventura começa na hora de dar a partida...
Ronaldo B.
23/03/2009, 20:27
Hoje mesmo vim para casa e andei a tarde toda na praia e depois peguei pista andando a 90km/h, num CJ fica difícil fazer isso!:concordo:
Que vida chata essa hein ???? nem fico com inveja.....:lol::lol::lol::lol:
No plano o motor do samurai vai bem, depois que embala anda a 90km/h sem problemas, mas quando pega uma ladeira prá subir ..... :putz:.... mas até aí o CJ original não é muito melhor também.
Resumindo... samurai é samurai, quem tem dificilmente troca e quem troca, depois tem saudades (meu caso :oops:)
[]´s
Jalisson
23/03/2009, 20:58
Que vida chata essa hein ???? nem fico com inveja.....:lol::lol::lol::lol:
No plano o motor do samurai vai bem, depois que embala anda a 90km/h sem problemas, mas quando pega uma ladeira prá subir ..... :putz:.... mas até aí o CJ original não é muito melhor também.
Resumindo... samurai é samurai, quem tem dificilmente troca e quem troca, depois tem saudades (meu caso :oops:)
[]´s
Pois é Ronaldo, temos que testar a máquina sempre que há oportunidade!
kkkkkkkkkk
brandtoffroad
23/03/2009, 21:08
Vai de Samuca. Também já tive a mesma dúvida.... Só que eu fiz o caminho inverso, comecei no CJ, Vitara, Pajero, e só hoje, de Samurai, eu posso dizer que encontrei meu 4X4 ideal, um excelente custo benefício, que nunca me deu grandes prejuízos...Hoje o Samurai é meu único carro pra rodar em BH, e não acho isso ruim de jeito nenhum. Imagina se tivesse que ficar rodando no dia-a-dia de Willys? No Samuca pelo menos tenho A/C, e uma tranquilidade inclusive para pegar uma estrada.
Quando falo "gastar pouco" é na primeira aquisição. Apenas o inicio... ir usando e fzendo as mudanças necessárias de acordo com o desenvolvimento.
Eu gosto de meter a mão na massa e acho que quanto mais vc muda ou acompanha de perto as mudanças, vc conhece cada vez mais o carro.
Valeu pelas dicas. Quando decidir vou buscar assistencia técnica com voce.
ok.. entendi,,,
mas por quanto vc acha que estao pedindo por ae num Willys de 196x, 197x "bonzinho" ?? é dificil vc conseguir comprar um por menos de 10~12mil ( e isso sem muita preparacao, nao maximo uns pneuzinhos e kit de freio a disco)
um samurai 92~93 originalzinho é possivel vc achar na casa dos 15~17mil
até niva o povo anda pedindo mais de 10mil...heheheh
entao se vc puder investir inicialmente uns 15mil vc pega um samurai e fica bem servido
T+
edson lele
24/03/2009, 08:34
Camarada, tenho um samurai como meu unico carro e tambem meu unico jeep ja faz dois anos, e até hoje nunca me deichou na mão, e olha que ando fazendo umas trilhas de média pr pesada!! É só dar uma olhada no site(www.mafiadalama.com.br), o meu samuca é o de cor azul.
Engraçado que no outro dia vou trabalhar com ele todo sujo, e todos na rua ficam olhando e imaginando onde eu estava.
Camarada vai de samurai que vc não vai se arrepender, e logo estará dando sua opinião pr outros novos jeepeiros tambem, abraço.
Sergio Henrique
24/03/2009, 23:32
Hipólito,
Como outros aqui também saí de um CJ e migrei para um Samurai.
O que posso te dizer é que o nível de arrependimento na troca é " ZERO ".
O CJ estava bom mas sempre tinha alguma coisa pra fazer.
Arrumava o freio, problemas nas molas, arrumava as molas, problemas na embreagem, arrumava a embreagem, problemas na elétrica, arrumava a elétrica problemas . . . ou seja, incontáveis arrumadas.
O CJ tem outro problema ao meu ver, é extremamente inconfiável, pois vc sai e a volta (dependendo do que for fazer <> trilha ou passeio) é uma incógnita.
O Samurai posso te dizer que apesar de paracer fraco é muito forte, confiável, econômico, de pouca manutenção, mesmo sendo o modelo Canvas (capota de lona) é bem fechado (diferente da capota do CJ que entra vento e água por todos os lados).
Enfim, tendo passado pelo que passei (tanto com o CJ como com o Samurai) posso te dizer com conhecimento de causa "compre um samurai e não vai se arrepender".
Porém, não tenha pressa para comprar um Samuka. Antes de comprar o que estou com ele cheguei a ver outros 09 carros que, por esse ou aquele motivo, preferí não comprá-los.
Faça sua escolha e tenha bom proveito.
Abçs,
cRiPpLe_rOoStEr
24/03/2009, 23:42
o samurai foi feito para dar pau no interior da ásia, nas lavouras de arroz nos "terraços" de montanhas japonesas e outras situações extremas... por ser um kei-jidosha a agilidade é um dos pontos de maior destaque... a propósito: teve uma versão da minivan suzuki carry que saiu com o conjunto mecânico do samurai, e até hoje é bastante usada em roteiros turísticos em regiões montanhosas do chile onde nenhum outro veículo chegaria com a mesma desenvoltura...
Hipolito
25/03/2009, 11:42
Amigos do fórum, depois de tantos depoimentos, escolhi comprar um Samurai.
Agora vem a segunda parte "Onde encontrar um veiculo bom" aqui em Salvador o mercado 4x4 não é bom, quase não existe (pelo menos não conheço muitas opções).
Solicito que continuem a me ajudar.... preciso conhecer mais sobre modificações e encontrar um carro bom. Se alguém tiver alguma informação de carro com procedencia e o mais original possivel, pode falar. Penso até em ir ver em outro estado.
Mais uma vez obrigado pela ajuda e o tópico continua aberto para novas ajudas e opiniões. Digo também ao pessoal do CJ (Este Jeep é muito bom e eu o adoro, mas.... preciso de um carro para uso urbano e trilha).
Ronaldo B.
25/03/2009, 14:04
:dance:Se algum vendedor quiser ofertar seu veicuulo (Samurai ou até mesmo um Vitara) pode enviar nota e fotos para o e-mail hipolito@bol.com.br
Hipólito,
Parabéns pela escolha.
Acho que o que escrevi pode te ajudar um pouco na hora da compra, dá uma olhada no link http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=824515&postcount=435
Se quiser um Vitara, eu recomendo o do Flavio Miranda, que está a venda aqui no Fòrum... carro muito bom e bem conservado, conheço pessoalmente, e o Flavio é bem cuidadoso com os carros dele. Se quiser dar uma olhada segue o link:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48209&page=3
[]´s
cacanakagi
14/07/2009, 21:47
:dance:Se algum vendedor quiser ofertar seu veicuulo (Samurai ou até mesmo um Vitara) pode enviar nota e fotos para o e-mail hipolito@bol.com.br
Fiotico... dá uma olhada nesse vídeo e divirta-se....
[ame=http://www.youtube.com/watch?v=P91r7T6-WGo]YouTube - Suzuki Samurai & Extreme 4x4 Adventures[/URL]
Compra logo seu Samurai.........