Ver Versão Completa : Calços 6cm x amortecedores de caminhão (alteração na suspensão)
Olá Senhores, tudo bem com vocês?
Antes de qualquer outra coisa gostaria de agradecer a todos os usuários pelas sugestões que tenho recebido, me ajudando muito a preparar e equipar meu Troller sempre com as melhores soluções.
Para variar, agora estou com outra dúvida! Gostaria de instalar calços nas molas do meu troller 2008, a fim de suspendê-lo uns 6 cm, como tenho visto em outros tópicos, no entanto não estou encontrando nenhuma especificação técnica de como fazer tais calços. Encontrei na Internet (rolo4x4) alguns calços de nylon a venda, mas estranhei, pois não tenho certeza se esse material é suficientemente resistente, pois todos os outros que já ouvi falar eram de ferro ou alumínio. Em outro tópico também vi uma citação que os amortecedores traseiros do Troller, quando com calço de 6 cm, poderiam ser substituídos por uns de caminha, sem nenhum tipo de modificação nos suportes, mas infelizmente o autor não especificou o modelo do mesmo. Alguém saberia qual seria o modelo e se realmente fica bom? Alguém sabe onde posso encontrar o projeto dos calços ou onde posso mandar fazê-los no RJ?
Desde já muito obrigado pela atenção e felicidades...
Amigão,
Os calços tu pode comprar os prontos de TECNIL (não sei se escreve assim), ou mande fazer, pois os prontos são pequenos. O material é resistente e suficiente com certeza.
No meu caso, foram feitos por uma tornearia, com 80mm na traseira e 60mm na dianteira. O Rodrigo Adam vende esses calços.
O amortecedor para usar na traseira é de carro forte, tem curso e pressão adequado. São baratos, e muito utilizados no mercado. O pessoal de Willys usa muito esse tipo de amortecedor nas adaptações, é bem comum.
A unica adaptação que precisa fazer no amortecedor é aumentar o furo de uma das extremidades dele.
Se tu quiser, entra em contato com o Rodrigo Adam, postei o link da oficina dele no outro tópico que você participou. Pode encomendar com ele os calços e amortecedores.
Segue novamente: http://www.adam4x4.com.br/ (http://www.adam4x4.com.br/)
Abraços!
Boa Sorte!
Amigão,
Os calços tu pode comprar os prontos de TECNIL (não sei se escreve assim), ou mande fazer, pois os prontos são pequenos. O material é resistente e suficiente com certeza.
No meu caso, foram feitos por uma tornearia, com 80mm na traseira e 60mm na dianteira. O Rodrigo Adam vende esses calços.
O amortecedor para usar na traseira é de carro forte, tem curso e pressão adequado. São baratos, e muito utilizados no mercado. O pessoal de Willys usa muito esse tipo de amortecedor nas adaptações, é bem comum.
A unica adaptação que precisa fazer no amortecedor é aumentar o furo de uma das extremidades dele.
Se tu quiser, entra em contato com o Rodrigo Adam, postei o link da oficina dele no outro tópico que você participou. Pode encomendar com ele os calços e amortecedores.
Segue novamente: http://www.adam4x4.com.br/ (http://www.adam4x4.com.br/)
Abraços!
Boa Sorte!
Opa, os amortecedores muito me interessam!
Os meus trazeiros depois de levantar o carro ficaram estranhos...
Abracos.
Bem, tentarei ajudar!
Calços na mola de tecnil 3cm (http://picasaweb.google.com.br/kimcavazin/TrocaDoDiferencial#5190984961997050898), onde esses calços foram confeccionados a meu pedido.
A parte interna, serve com guia para que não se tenha surpresas!:shock:
Amortecedor MB 1113 (http://picasaweb.google.com.br/kimcavazin/TrocaDoDiferencial#5190984966292018210) é o que melhor da curso e resistência, mantendo o jipe estável, porém macio e, são baratinhos (não chega a cem "reaus").
Maisssssssss....
CUIDADO!!!!
Se mexer nas molas terá problema com o cáster (http://picasaweb.google.com.br/kimcavazin/TrocaDoDiferencial#5190986628444361874), e sério.
Então, olhe bem as fotos, nesta última, foi onde regulei o cáster para poder andar com jipe.
As molas dianteiras estavam com 510mm, que são da pampa 1.8 com ar.
Ficou muito bom!
AbreU!
Os meus trazeiros depois de levantar o carro ficaram estranhos...
Pode ser que estão trabalhando no limite da extensão!
Abraços.
Kim.
Bem, tentarei ajudar!
Calços na mola de tecnil 3cm (http://picasaweb.google.com.br/kimcavazin/TrocaDoDiferencial#5190984961997050898), onde esses calços foram confeccionados a meu pedido.
A parte interna, serve com guia para que não se tenha surpresas!:shock:
Amortecedor MB 1113 (http://picasaweb.google.com.br/kimcavazin/TrocaDoDiferencial#5190984966292018210) é o que melhor da curso e resistência, mantendo o jipe estável, porém macio e, são baratinhos (não chega a cem "reaus").
Maisssssssss....
CUIDADO!!!!
Se mexer nas molas terá problema com o cáster (http://picasaweb.google.com.br/kimcavazin/TrocaDoDiferencial#5190986628444361874), e sério.
Então, olhe bem as fotos, nesta última, foi onde regulei o cáster para poder andar com jipe.
As molas dianteiras estavam com 510mm, que são da pampa 1.8 com ar.
Ficou muito bom!
AbreU!
Pode ser que estão trabalhando no limite da extensão!
Abraços.
Kim.
Desculpem minha ignorância, mas não consegui captar essa idéia do caster. Pelo que pude entender essas adaptação não são tão simples quanto imagino. Minha idéia seria comprar as peças e eu mesmo intalá-las. Eu vi suas fotografias, e para ajustar o caster você precisou cortar os tensores (Não sei se o nome é esse), alem de substituir suas buchas por maiores nas conexões com as longarinas.
Eu gostaria de instalar calços de apenas 6cm, alem dos pneus 33’e os amortecedores citados acima. Mas como meu carro é 0 KM e ainda esta na garantia, não poderei fazer nada que não possa remover com facilidade no caso de algum problema, pois assim não perderei a garantia.
Vocês acham que somente a instalação dos calços, sem o ajuste do caster, seria jogar dinheiro fora e antecipar uma série de problemas mecânicos?
Desde já muito obrigado pela ajuda...
Caro julhos!
caster você precisou cortar os tensores (Não sei se o nome é esse), alem de substituir suas buchas por maiores nas conexões com as longarinas.
As barras chamam-se longitudinais, e não foi preciso trocar as buchas, a foto se refere a outro ângulo que fiz na barra para a bucha trabalhar alinhada com o olhal.
Vocês acham que somente a instalação dos calços, sem o ajuste do caster, seria jogar dinheiro fora e antecipar uma série de problemas mecânicos?
Por experiência própria, só os calços ou molas maiores, vão tornar sua máquina com a direção ruim, bem ruim.
Os calços acho que não existem para venda, e mesmo se houvesse, seria bem mais em conta a confecção dos mesmos.
Mais ainda na minha opinião, conversaria com o Igor da Rota 4x4 e mandaria fazer molas maiores (os 6cm), progressivas, que ficariam show!:concordo:
Abraços.
Kim.
ps.: Mola progressiva http://www.4x4brasil.com.br/forum/archive/index.php/t-654.html http://www.dee.ufcg.edu.br/~lcarlos/deda/2molas/func_mola.htm http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=44149
Essas molas progressivas me parecem ótimas, no entanto também me parecem bem mais caras que os simples calços. Pelo que entendi no fórum que tratou desse assunto, elas só devem ser instaladas na traseira do veículo.
Como nunca tive a oportunidade de andar em um troller com essas tais molas, e como um dos itens mais importantes para mim é o custo benefício, vocês acham que seria melhor pagar muito mais pelas molas progressivas? Eu consegui um orçamento dos calços por R$300,00 o jogo em Nylon (60mm traseira e 55mm dianteira).
Seja como for, muito obrigado pela idéia...
Christian
24/03/2009, 00:23
Essas molas progressivas me parecem ótimas, no entanto também me parecem bem mais caras que os simples calços. Pelo que entendi no fórum que tratou desse assunto, elas só devem ser instaladas na traseira do veículo.
Como nunca tive a oportunidade de andar em um troller com essas tais molas, e como um dos itens mais importantes para mim é o custo benefício, vocês acham que seria melhor pagar muito mais pelas molas progressivas? Eu consegui um orçamento dos calços por R$300,00 o jogo em Nylon (60mm traseira e 55mm dianteira).
Seja como for, muito obrigado pela idéia...
Resumindo
:concordo:Pneus MT 33' , deveriam ser originais do Troller , ñ ha necessidade de nenhuma modificação .:palmas:
Pneus MT 35' montados nas rodas originais , ha necessidade de limitar o esterço da barra de direção e retirar um ressalto na fibra da caixa de roda traseira direita na parte da caixa de ar e colocar um afastador no para choque dianteiro.
Pneus MT 35' em rodas 8' offset 25mm , necessidade de calços 30mm e 35mm (pq então raspa na borda dos paralamas) mas o esterço da direção é livre + tirar o ressalto na fibra e alongador parachoque
Pneus maiores ou calço maior....
-aumentar as panhard ou colocar uma luva nelas , pq o eixo vai descentralizar pelo arco formado com o novo angulo de trabalho da panhard
-amortecedores maiores , tem o procomp e o rancho serie rs prata
-aumentar as bieletas das barras estabilizadoras , pq com as originais a barra vai ficar muito comprimida e limitar mais o trabalho da suspensão
PS: amortecedor de 1113 (Cofap 12917)/ F4000 ou carro forte tem aproximadamente 66 cms de curso mas ñ é pressuridado e tem ação simples :parede:, ou seja é um amortecedor muito duro e e só tem ação na compressão.... a solução mais barata e q funciona bem é colocar um alongador no amortecedor Monroe original , que é muito bom por sinal.
calços muito grandes , ou seja maiores que 50mm exigem um grande reestudo do sistema de suspensão pq ai as variaveis são muitas ...acharia melhor fazer um bodylift de 50mm somado aos 50mm da suspensão caberia pneus 39'
Christian
T4 2007
Full ARB + Ensimec axles / Grabber MT 35' / Reiko Ultimate....:evil:
Valeu, muito obrigado pelo esclarecimento e sugestão. Vou cotar os valores das peças sugeridas!
Obrigado novamente!
Pessoal,
Estava olhando o que nosso amigo fez no ENGESA!
Parabéns! Um trabalho e tanto!
E como ficou no final das contas na trilha? Qual o resultado final!?
Como ele se sai na trilha?
Colocou bloqueios? Que motor utiliza? Que pneus tá usando?
Te pergunto isso porque não fiz nenhuma alteraçao de angulo, bucha, caster, camber ou qualquer outra questão.... E não tenho problema nenhum com a dirigibilidade.
Estou ciente que fiz um jipe OFF-ROAD, para andar em pisos de baixa aderencia, diga-se de passagem, quanto menos aderencia melhor, sendo assim, acho que nestas condições nada disso faz diferença. Me corrige se eu estiver errado.
Meu jipe ainda é bloqueado nos dois eixos, o que teoricamente ainda prejudica a dirigibilidade, e uso pneus 37 repacados Guerra 3K!
E vocês podem nao acreditar, mas eu ando a 120/130 km/h na estrada em deslocamento até a trilha numa boa... Anda firme o carro!
Abraços!
andres-tavares
28/03/2009, 18:41
Olá Senhores, tudo bem com vocês?
Antes de qualquer outra coisa gostaria de agradecer a todos os usuários pelas sugestões que tenho recebido, me ajudando muito a preparar e equipar meu Troller sempre com as melhores soluções.
Para variar, agora estou com outra dúvida! Gostaria de instalar calços nas molas do meu troller 2008, a fim de suspendê-lo uns 6 cm, como tenho visto em outros tópicos, no entanto não estou encontrando nenhuma especificação técnica de como fazer tais calços. Encontrei na Internet (rolo4x4) alguns calços de nylon a venda, mas estranhei, pois não tenho certeza se esse material é suficientemente resistente, pois todos os outros que já ouvi falar eram de ferro ou alumínio. Em outro tópico também vi uma citação que os amortecedores traseiros do Troller, quando com calço de 6 cm, poderiam ser substituídos por uns de caminha, sem nenhum tipo de modificação nos suportes, mas infelizmente o autor não especificou o modelo do mesmo. Alguém saberia qual seria o modelo e se realmente fica bom? Alguém sabe onde posso encontrar o projeto dos calços ou onde posso mandar fazê-los no RJ?
Desde já muito obrigado pela atenção e felicidades...
Fala julhos
Acho que a gente tem que se ajudar mutuamente porque eu estou na mesma situacao que voce :concordo:, tenho um troller 2008 e estou querendo colocar 33" e calcos para levantar o carro... mas eu acho que vou colocar 4 cm na frente e 5 cm atras, ja que me falaram que ate 5 cm ele nao apresenta problemas nenhum de caster, a direcao fica aceitavel e posso ate deixar os amortecedores originais ja que nao os quero quero trocar... tambem depois de fazer este trabalho posso melhorar um pouquinho a direcao colocando um segundo amortecedor na direcao ou substituindo o original por um melhor.
Mas primeiro, precisamos levantar o carro para mexer na direcao ne :wink:
Respeito a sua cotacao de 300 reais pelos 4 calcos, onde voce fez? tenho interesse, so tenho medo do material (nylon)
Eu fiz uma cotacao faz um tempo com a Tor Offroad para calcos 2 calcos de 4cm e 2 de 5cm e sai em 320 reais ... mas acho que estes sao sim poliuretano ... se tiver interesse eh so entrar no site http://www.toroffroad.com.br/ (http://www.toroffroad.com.br/) e entrar em contato com eles.
Eu acabei de ligar para o Carlos que havia anunciado o jogo de calços de Nylon especial por R$300,00 e ele me falou que o anúncio esta desatualizado. L O preço foi reajustado para R$460,00 + frete, além de 5/10 dias para entrega do produto. (pestana_carlos@uol.com.br)
Também cotei preço com o Rodrigo da Adam 4x4 e o jogo sai por R$650,00 + Frete em Tecnil. (www.adam4x4.com.br (http://www.adam4x4.com.br/))
Ambos me postaram algumas fotos e vou colocá-las no fórum.
PS. O Troller branco é do Rodrigo e o prata é do Carlos.
Um grande abraço para todos...
Pessoal,
Estava olhando o que nosso amigo fez no ENGESA!
Parabéns! Um trabalho e tanto!
E como ficou no final das contas na trilha? Qual o resultado final!?
Como ele se sai na trilha?
Colocou bloqueios? Que motor utiliza? Que pneus tá usando?
Te pergunto isso porque não fiz nenhuma alteraçao de angulo, bucha, caster, camber ou qualquer outra questão.... E não tenho problema nenhum com a dirigibilidade.
Estou ciente que fiz um jipe OFF-ROAD, para andar em pisos de baixa aderencia, diga-se de passagem, quanto menos aderencia melhor, sendo assim, acho que nestas condições nada disso faz diferença. Me corrige se eu estiver errado.
Meu jipe ainda é bloqueado nos dois eixos, o que teoricamente ainda prejudica a dirigibilidade, e uso pneus 37 repacados Guerra 3K!
E vocês podem nao acreditar, mas eu ando a 120/130 km/h na estrada em deslocamento até a trilha numa boa... Anda firme o carro!
Abraços!
Olá, tudo bem com você?
Já havia lido em outro tópico que seu carro é de uso exclusivo off-road, certo? No meu caso eu também pretendo utilizá-lo como primeiro carro, embora não rode muito, gosto de viajar nos finais de semana. Além dos calços citados acima, também irei mandar fazer um jogo de pneus 33’ remold, no entanto estou em dúvida entre a Geninhos (Guerra ou lama) e a Kondz (Vipal VJ 910).
Acho o desenho dos Geninhos bem agressivo, mas tenho lá minhas dúvidas quanto ao acabamento, dirigibilidades e principalmente durabilidade no asfalto (embora a vendedora tenha me dito que é boa). A banda da Vipal é menos agressiva, e é considerada em 2 sites de venda de pneus como sendo a mais durável do mercado. Eu confesso que nunca vi nenhuma das duas marcas na rua, pois como sou do RJ, o mercado off-road não nos oferece este tipo de produto.
Sei que é quase impossível chegar a um consenso, até porque quanto mais off-road o carro se torna menos on-road ele fica. No entanto gostaria de um parâmetro que conseguisse conciliar dirigibilidade com agressividade off-road.
Caso você, por experiência própria possa me informar alguns limite de altura nos calços e condições desses pneus remold, já que nunca os vi antes, seria ótimo. Para vc ter uma idéia, não consegui nem com as vendedoras informações sobre balanceamento e vida média no asfalto. Parece que estão me vendendo um produto que não conhecem, ou pior, estão me escondendo algo.
andres-tavares
29/03/2009, 14:56
Olá, tudo bem com você?
Já havia lido em outro tópico que seu carro é de uso exclusivo off-road, certo? No meu caso eu também pretendo utilizá-lo como primeiro carro, embora não rode muito, gosto de viajar nos finais de semana. Além dos calços citados acima, também irei mandar fazer um jogo de pneus 33’ remold, no entanto estou em dúvida entre a Geninhos (Guerra ou lama) e a Kondz (Vipal VJ 910).
Acho o desenho dos Geninhos bem agressivo, mas tenho lá minhas dúvidas quanto ao acabamento, dirigibilidades e principalmente durabilidade no asfalto (embora a vendedora tenha me dito que é boa). A banda da Vipal é menos agressiva, e é considerada em 2 sites de venda de pneus como sendo a mais durável do mercado. Eu confesso que nunca vi nenhuma das duas marcas na rua, pois como sou do RJ, o mercado off-road não nos oferece este tipo de produto.
Sei que é quase impossível chegar a um consenso, até porque quanto mais off-road o carro se torna menos on-road ele fica. No entanto gostaria de um parâmetro que conseguisse conciliar dirigibilidade com agressividade off-road.
Caso você, por experiência própria possa me informar alguns limite de altura nos calços e condições desses pneus remold, já que nunca os vi antes, seria ótimo. Para vc ter uma idéia, não consegui nem com as vendedoras informações sobre balanceamento e vida média no asfalto. Parece que estão me vendendo um produto que não conhecem, ou pior, estão me escondendo algo.
Beleza Julhos!
Bom eu nao sou experto na materia mas vamos la
O meu troller, eh usado sempre no dia-dia, viagens 4x4, trilhas e futuramente em rallys ... sempre pra tudo o carro se sai muito bem.
O que eu sei de pneus recapados, remold etc eh o que eu li aqui neste forum, falei com amigos que tiveram e vi nas trilhas ... voce acha todo o que precisar aqui neste forum, mas eu vou te falar algumas coisas:
Pneus 100% offroad tipo aqueles geninhos acho perigoso usar no dia dia ... ja com o bf mud tem que tomar cuidado em asfalto molhado magina com estes pneus (TORK, GUERRA, GENINHO LAMA ETC) ... bom mesmo eh ter um segundo jogo, como voce quer fazer, e ai ai voce comprar o pneu mais agressivo que achar so pra andar na trilha. O unico probleminha que eu vejo eh o descolamento casa-trilha, e ficar trocando pneus apos cada trilha...
O pneu vipal 910 eh um modelo novo e por isso se tem pouca informacao ... o unico que se sabe deles ate agora a qualidade vipal, que eh usada em todo tipo de veiculos e aprovada por todos :concordo: ... tem ate alguns caras que tem esse pneu no forum porem ou ainda nao usaram ou usaram muito pouco para tirar uma conclusao concreta ...
Esse pneu vj910 em caraca 33" fica quase um 35" e os sulcos entre os gomos sao muito maiores que os do bf ou seja deve ser o bixo em offroad (em comparacao com o bf) ... ja na cidade acredito que seja o melhor pneu de uso misto de tipo remold/recapado/recauchutado(nao sei qual) do mercado , porem nunca tive nenhum pneu deste tipo.
Tambem tem que ter em conta o limite de velocidade dos pneus por exempo acredito que uns 3k 100% offroad tenham limite de 80 km/h de velocidade cruzeiro ja os vj 910 eh 110 km/h ... ali voce tem que analizar o que voce prefere.
Mas ja que voce nao conhece, pneus 100% offroad remold/recapado/recauchutado nao tem comparacao ... o carro eh outro, so procura uns videos no youtube.
Claro que tem pessoal que anda com troller e pneus remold/ recapado/ recauchutado no dia dia, mas eu acho isso perigoso porque simplesmete os pneus nao foram feitos para andar 5 dias (e ate mais) a semana em asfalto ... mas isso eh escolha de cada um
Bom eu tabem gostaria de comprar um segundo jogo de rodas + pneus remold/recapado/recauchutado, porem falta a $$ ... mas com certeza seria um vipal 910 porque melhoraria muito na trilhas e ainda serviria para andar na estrada com seguranca ate chegar na trilha ... mas falta $$$ :rolleyes:
Respeito a suspensao do troller, de novo o que eu sei eh gracas a este forum e aos meus amigos ...
Tem uma pessoa por aqui (Bill) que parece que eh o cara nisso de suspensoies e foi ele que me falou que ate 2" da pra rodar decente com o carro... porem aqui no forum tem trollers com 3" e ate mais, e os donos faltam nao ter nenhum problema.
andres-tavares
29/03/2009, 14:59
Eu acabei de ligar para o Carlos que havia anunciado o jogo de calços de Nylon especial por R$300,00 e ele me falou que o anúncio esta desatualizado. L O preço foi reajustado para R$460,00 + frete, além de 5/10 dias para entrega do produto. (pestana_carlos@uol.com.br)
Também cotei preço com o Rodrigo da Adam 4x4 e o jogo sai por R$650,00 + Frete em Tecnil. (www.adam4x4.com.br (http://www.adam4x4.com.br/))
Ambos me postaram algumas fotos e vou colocá-las no fórum.
PS. O Troller branco é do Rodrigo e o prata é do Carlos.
Um grande abraço para todos...
Opa 460 reais eu acho caro ... que tamanho? e o que tem de especiais?
Esse trolelr branco ja tinha visto fotos, acho que tem 3" atras e 2" na frente, com pneu bf 35" e 3k guerra 33" ... dos melhores trollers que ja vi, muito bonito mesmo!
Agora o troller prata nunca vi e esta show!:palmas: ... quantas polegadas (") esta levantado?
Fiz acotacao de novo com a toroffroad ... 320 reais mais envio 4 calcos em nylon.
abs!
Muito obrigado pela ajuda com os pneus!
Realmente você não é o primeiro que sugere a banda VJ910, principalmente no meu caso, que NÃO pretendo ter dois jogos de pneus.
Tenho um pouco de receio de comprar alguma coisa sem uma prévia indicação ou avaliação positiva, até porque são muitas as opções e não existe grande diferença de preço.
Até o momento a melhor cotação que consegui foi de R$360,00 por pneu com a carcaça (33’12,5 R15) fornecida pelo cliente. O mesmo preço que na Geninhos e outros reformadores, mas com outras bandas (sem ser VIPAL).
Estou aguardando mais cotações e assim que recebê-las, posto no fórum.
Um grande abraço para todos...
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