Conectar

Ver Versão Completa : Ventoinha barulhenta - melhoria

Nava
22/03/2009, 13:30
Moçada,

Tenho visto vários veiculos qu utilizam de acoplamento viscoso, como ranger, vitara, samurai, pajero, toyota, defender....e todos eles quando acoplados fazem 40% do barulho que a ventoinha da sportage faz.

Outra coisa: se vcs perceberam ela só puxa ar pelas extremidades.

Então eu estou fazendo uma pesquisa e se alguem tiver interesse pode ajudar (veja não se trata de tirar a originalidade do sistema e sim de procurar uma melhoria).

Estou procurando uma ventoinha qualquer, de preferencia nacional, que se adapte a furação original do miolo da sportage.

Farei testes para ver qual se adapta melhor e faz mas efeito refrigerante e menos barulho. Po, na trilh aparece que ta vindo um furacão e nada, é só a sportage...

Abraço:concordo:

CarlinBC
22/03/2009, 15:29
Não posso te ajudar porque na minha funciona direto.
Isto significa um problema a menos? Ou não??????
Voce quer adaptar mais uma ou substitur a original?

Júlio C. A. Santos
22/03/2009, 18:39
Olá CarlinBC,

Na verdade, ventoinha direta deixa o motor "gelado" (num motor diesel isso é péssimo), além de tirar uns "cv" de potência devido ao atrito da ventoinha com o ar em altas rotações. Faça uma geral no sistema de arrefecimento e use uma ventoinha nova original, pode-se trocar apenas o "miolo" da hélice (o mesmo da Besta), que é o que está com problema. Não se preocupe, com o sistema de arrefecimento ok, não vai superaquecer.

Nava,

Sobre o barulho na ventoinha, é muito estranho isso, troquei a ventoinha faz uns 8 meses e mesmo com o calor de 42º ela faz barulho apenas por alguns segundo e o motor não superaquece, sempre foi assim, será que a sua hélice é original? Em outro tópico você comentou que sua viatura estava superaquecendo, não seria aquele problema no radiador ainda? O radiador pode estar entupido, aí exige mais da ventoinha para refrigerar o motor.

Abraço

Nava
22/03/2009, 22:11
Então, a minha ta acoplando certo. Na cidade ela liga funciona um pouco e desliga. Agora na trilha quando o bicho pega, meu, parece um aviao pra decolar...

Descobri o problema do aquecimento: aterramento...tipo barro mesmo na frente do radiador...kkkkkkkkkk..de onde será? kkkkkkkkkkkkkk

A ideia é achar algo que refrigere mais e que seja mais silenciosa. Quero colocar uma eletrica tb na parte da frente. Na trilha vou deixar ela ligada direto. Qdo a gente dá aquela parada básica ela fica lá gelenado o radiador e qdo o motor funcionar de novo vai puxar a agua fresca...

ALEXANDRE MIETTI
22/03/2009, 23:36
Fala Nava, blz, será que não cabe outra igual a do ar condicionado?
Pelo menos na minha viatura, nunca medi, mas parece que ela pega metade do radiador.

Falow.

CarlinBC
26/03/2009, 21:02
Moçada,Tenho visto vários veiculos qu utilizam de acoplamento viscoso, como ranger, vitara, samurai, pajero, toyota, defender....e todos eles quando acoplados fazem 40% do barulho que a ventoinha da sportage faz...Estou procurando uma ventoinha qualquer, de preferencia nacional, que se adapte a furação original do miolo da sportage.Farei testes para ver qual se adapta melhor e faz mas efeito refrigerante e menos barulho...

Olá Nava...O assunto ventoinha está bombando noutro tópico então resolví te repassar algo que julguei ser interessante p/ voce. O Comenale disse uma coisa muito certa sobre ventoinha elétrica e se entrar com ela ligada, dentro d'água, a casa cai. Reveja seus projetos sobre este tema.
Dê uma lida no tópico "Motor e transmissão..."
Abçs...

Nava
27/03/2009, 10:31
Essa questão de quebra é bem relativa...a quebra é mais susceptivel em rios. Poças é dificil.

edu.sport
14/11/2009, 17:15
Não sei se ja aconteceu com alguem, mas hoje de manha ao sair com minha sportage 2.0 td 01, antes de engatar a segunda, escuto um estouro, abro o capô e tenho a surpresa: o suporte que prende a ventoinha no motor se quebra e ela se desprende se esbagaçando toda, e ainda machuca o radiador, (nem sei se furou). Será que gasto muito?
Vou levá-la no mecânico segunda-feira.

Glaicon
15/11/2009, 09:05
Não sei se ja aconteceu com alguem, mas hoje de manha ao sair com minha sportage 2.0 td 01, antes de engatar a segunda, escuto um estouro, abro o capô e tenho a surpresa: o suporte que prende a ventoinha no motor se quebra e ela se desprende se esbagaçando toda, e ainda machuca o radiador, (nem sei se furou). Será que gasto muito?
Vou levá-la no mecânico segunda-feira.

Edu, lamento pelo problema.
Mas, para ajudar o tópico, acompanhe todo o serviço e bata algumas fotos, tentando identificar se foi desgaste normal do eixo, do seu fixador ou algo na ponta da própria ventoinha que, quebrando, pode ter atingido o eixo.
Boa sorte.:concordo:

Nava
15/11/2009, 23:19
Se for só a helice eu tenho uma zero bala aqui...

edu.sport
17/11/2009, 10:14
Bem amigos está quase tudo resolvido, comprei todas as peças novas e estou esperando o radiador ficar pronto pra montar.
peças: suporte helice do radiador (besta 2.2) R$ 210,00
helice (besta 2.2) R$ 130,00
polia viscosa (besta 2.2) R$ 210,00
02 correias alternador R$ 44,00
correia do ar R$ 22,00
correia da direção R$ 28,00
conserto do radiador R$ 140,00
mão de obra R$ 50,00
total: R$ 834,00

Ps.: o mecanico falou que o motivo da quebra do suporte, foi uma gambiarra feita na polia viscosa, qndo ela deu pau (gel não prestou mais)o cara furou e colocou 4 parafusos deixando ela rodar direto. Esses parafusos deixaram ela mais pesada e desbalanceada, forçando o suporte ate qebra-lo.

Nava
17/11/2009, 15:44
Edu, ta bem caro esse conserto heim....pelo jeito quebrou tudo.

André Slaski
28/12/2009, 17:55
Olá Nava,

Alguma evolução em sua pesquisa quanto a ventoinha...??

Note que meu amigo teve uma troller modelo competição e a mesmo tinha duas ventoinhas sendo uma(adaptada) com acionamento manual para quando o bicho pegava na trilha...

Fico no aguardo.

Otimo ano novo!!!

Grande abraço

jarsrx
29/12/2009, 13:17
vou dar um pitaco, o barulho deve ser por causa do formato da helice.

Nava
05/01/2010, 14:02
Sim, mas o troller te um ventinha muito melhor que a nossa e é diesel, motor moderno...
A auxiliar ajuda mais o intercooler nesse caso.

André Slaski
05/01/2010, 14:43
Sim, mas o troller te um ventinha muito melhor que a nossa e é diesel, motor moderno...
A auxiliar ajuda mais o intercooler nesse caso.

Então Nava, mais seguindo essa maneira de trabalhar com duas ventoinhas, sendo a original da SPTG e outra auxiliar que seja similar a original ou com mesma funcionalidade(outras palavras... mais barata).. será que conseguimos algum resultado favoravel ao problema de aquecimento. Só é uma ideia...:idea::idea:

Abraço

Nava
05/01/2010, 14:48
Tudo ajuda! Mas sei la, parece que o motor gera muito calor mesmo....

EDuarte
05/01/2010, 16:51
Talvez esse pessoal possa dar alguma dica...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-125844150-recondicionamento-ventoinha-magnetica-deslizante-e-eletrica-_JM

[]s
(DU)

André Slaski
05/01/2010, 17:04
Talvez esse pessoal possa dar alguma dica...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-125844150-recondicionamento-ventoinha-magnetica-deslizante-e-eletrica-_JM

[]s
(DU)

Du,

Valeu!!!

Toda ajuda é bem vinda.:palmas::palmas:

Nava, Valeu... vamos continuar á caça de uma maneira de refrescar o motor da nossas VTRs.

Abraço

claudinho10001
21/06/2011, 13:41
A maioria de nós, sportagers sabemos que um das nossas maiores dores de cabeça é o famigerado superaquecimento do motor.
O que pode se fazer além de trocar o radiador por um outro com mais capacidade de refrigeração, é instalar uma ventoinha elétrica auxiliar.
O primeiro passo é escolher uma ventoinha adequada, mas como esse tipo de adaptação implica na instalação da ventoinha na frente do radiador, é preciso procurar uma que “empurre” o ar, ao contrário da ventoinha original (que permanecerá) que “suga” o ar.
O acionamento recomendável seria feito por uma chave de três posições: Desligada, ligada e acionada por um termostato http://www.trilha4x4.com.br/ImagesTec/ventoinha.jpg
Lembre-se de empregar um termostato que esteja dentro da faixa de temperatura ideal de trabalho do seu motor.
Coloque também um relê e um fusível de uns 20A no mínimo e, de preferência, depois da chave, como mostra o desenho acima.
Bom, tudo quase instalado e aparece um problema: No bloco do motor só há um furo para poder colocar o termostato ou o sensor do relógio de temperatura. É possível encontrar em uma loja de autopeças um "T" (não pecisa ser um Tzão) que é bastante usado no Tempra. Ele é como um cano de metal com uma rosca em uma das pontas, para que você coloque um termostato ou sensor do relógio de temperatura. Veja figura abaixo:

http://www.trilha4x4.com.br/ImagesTec/T.JPG
Esse "T" pode ser colocado na mangueira do radiador, na entrada de água para o motor ou na saída de água do motor, levando em conta o seguinte:
Na saída coloque um termostato que utilize uma faixa de temperatura maior, pois a temperatura da água que sai é bem maior do que a temperatura de água que seu motor trabalha.
Na entrada a água está geralmente mais fria, então utilize um termostato com faixa de trabalho de temperatura menor, de preferência na mesma faixa de trabalho do motor.
Eu recomendo colocar o termostato na saída de água do motor, pois creio ser possível monitorar melhor o arme/desarme, pois o sensor do relógio de temperatura do painel está ligado no bloco do motor. Acho viável até, instalar uma luz-espia no painel, como no esquema acima. Assim você fica sabendo se a danada tá trabalhando mesmo.

A ventoinha, deve ser presa a, não mais que 0,5 cm de distância do radiador, claro que na parte da frente, entre o radiador e a grade frontal, fazendo com que o "vento" que ela produza sopre de fora para dentro, complementando o trabalho da ventoinha mecânica original de puxar o ar de fora para dentro. Se for possível, coloque também um pedaço de borracha entre a ventoinha e a lata onde está prendendo, fazendo o papel de coxim.

A vantagem desta adaptação é a velocidade com que a temperatura do motor cai e depois de passar por um atoleiro (lembre-se de passar com ela desligada) acionando-a, ajuda a empurrar o barro do radiador para fora, enquanto ele não seca.

Luiz Roberto Coura Paiva
21/06/2011, 14:31
Essa celeuma relativa ao problema de aquecimento das Sportages dá muita margem para a imaginação na busca de uma solução (até rimou). Exitem vários fatores que devem ser observados para uma refrigeração adequada do motor. Primeiro, para quem gosta de trilha, é sempre lavar a colméia (com jato de água de uma mangueira), retirando toda impureza como barro, capim, etc., que costumam ficar grudados na colméia (tanto a do A/C quanto do motor). Substituir a hélice de acoplamento viscoso por uma elétrica (existem vários modelos no mercado, de preferência uma de 16"), não esquecendo de instalar, também, uma luz no painel que acenda quando a ventoinha armar. Outra coisa é substituir o sistema aberto pelo selado. Fiz com o reservatório de expansão do Siena.

A ventoinha elétrica deve, no caso do Sportage diesel, trabalhar juntamente com um cebolão de 92/87 e instalado na mangueira superior do radiador.

Outra coisa importante na instalação da ventoinha elétrica é instalar, também, um interruptor no painel onde você possa desliga-la em um momento crítico, como na travessia de muita lama ou de um rio, evitando, assim, de armar e quebrar as pás da hélice.

Travar a ventoinha não é uma solução adequada, por vários motivos: faz muito barulho além de tirar potência do motor e desgaste prematuro do rolamento.

Depois que fiz estas modificações está funcionando razoavelmente bem, tanto na trilha quanto na estrada.

Não se deve esquecer, ainda, de usar um aditivo de qualidade no radiador e verificar o funcionamento adequado da valvula termostática.

huck
02/02/2012, 18:12
Boa tarde pessoal! A melhor ventoinha para as sportage é a da GM tracker! Tanto ela como a sua polia viscosa, é uma maravilha sem barulho e muito mais confiável! Testada e aprovada por mim, obs minha sportage esta com o radiador selado, e é uma TDI 2002/2003 curta com tudo perfeito, e agora esta parecendo um carro a gasolina, não tem barulho da ventoinha uma beleza!

CarlAlberto
07/03/2014, 17:31
Olá pessoal,
Tenho um Sportage TDI 2001 e tenho dúvidas quanto ao acoplamento da hélice, é o seguinte: Nos engarrafamentos faça chuva, faça sol a temperatura do motor fica estável normal e claro não acopla, andando a 2.000 giros (80KM/H) normal também, porém quando pego a estrada e ando em torno de 100 a 120 km/H, escuto ela acoplando praticamente a todo momento, apenas em descida que não, obviamente por não estar forçando o motor. A minha dúvida é se é assim mesmo, ou seja, se pegar a estrada ela ficará praticamente a todo momento acoplada (acopla e refrigera, passa um tempinho acopla de novo) ou seja, faz o inverso dos carros de passeio que já tive, que fica sempre disparado a ventoinha em engarrafamentos e na estrada por estar em alta velocidade e recebendo mais ventilação nunca é acionada. As condições de água do radiador da minha viatura está em ordem, raramente baixa, a viscosa tem apenas um ano de uso.

Obrigado

Carlos