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Ver Versão Completa : Vitara Megasquirt v2.2



Gerson Araújo da Silva
22/03/2009, 08:24
Estou implantando uma injeção eletronica do tipo faça vc mesmo no meu Vitara.

Tudo começou quando minha ECU deu pau e mandei consertar uma vez (600,00), deu pau novamente (700,00) quando veio desse ultimo num funcionava nem a pau, pensei em comprar outra, preço absurdo e falta no mercado.

Comprei uma placa da Megasquirt v2.2(470,00) o kit + frete na msbr.com.br, montei e ja consegui dar partida no motor por duas vezes, no momento esta parado pois foi aberto e esta fora.

Não foi preciso fazer muitas adaptações além de uma espécie de interfase em forma de um chicote para ligar a placa no circuito do vitara e unir num só terminal os fios dos sensores (usei um dos que prendia na central antiga e o correspondente foi tirado da central antiga e colocado no chicote interfase), usei todos os sensores originais do vitara (temperatura agua, temperatura ar coletor admissão, TPS, os reles principal e de bomba, o ignitor, a bobina, distribuidor hall, bico injetor e lambda), com excessao do MAP que ja vem no kit para montagem. ( a placa funciona em qualquer tipo de motor até V8 mono ou multiponto de 2 a 4 valvulas por cilindro e controla valvula de lenta também).

O mais chato é só programar a central que pode ser feito em casa mesmo verificando os parametros do motor e implantando eles num software free e programando o chip da central via cabo serial, depois com o carro funcionando e rodando vc pode alterar a mesa (tabelas) para afinar o consumo, lenta e tipo de aceleração (baseada no TPS ou MAP) no melhor ajuste possivel.

Como o motor esta fora, na semana que vem devo ter novidades pois devo iniciar os testes na terça ou quarta.

Vou então repassar o passo a passo e colocar imagens para vizualização.

Valeu

leo cabral
22/03/2009, 09:29
otima iniciativa!:concordo:


você chegou a testar outra Unidade original no lugar da sua defeituosa?:pensativo:

cRiPpLe_rOoStEr
22/03/2009, 15:50
injeção eletrônica multiponto até acertar ainda dá bastante trabalho... se fosse eu que tivesse um vitara com problema na injeção teria adaptado um carburador ou uma tbi... a propósito: será que dá para instalar esse software num palm?

Gerson Araújo da Silva
22/03/2009, 18:42
Não aqui na minha cidade Vitara e uma raridade.

Gerson Araújo da Silva
22/03/2009, 18:59
O software é o megatune.
Tem versões para palm também.
só tem que ter cuidado na hora de escolher pois, tem o software para programar a placa em duas versões,
controlar só injeção, ou controlar injeção e ignição, que no caso necessita fazer um upload de firmware no chip num procedimento muito simples e nada complicado.
O programa tem uma janela para fazer ajustes tem sempre o F1 para ajuda.
Quando vc baixa o software e instala ele se for o codigo extra (controlar ignição e injeção, o firmware ja vem junto) é só procurar nos programas do menu iniciar.
Caso vc queira se familiarizar com o programa o link é esse:

http://www.diyautotune.com/softwarelinks.htm

Procure na pagina nas versões standar ou extra

A pagina que guia para o forum brasileiro e:

www.msbr.com.br

la em baixo tem link para para diversos sites e forum

BLZ.

Fabil
23/03/2009, 10:57
Show!!! megasquirt é uma otima alternativa p/ quem perdeu a injecao original ou quer dar uma apimentada no motor...

vai nos contando os resultados ae... isso muito me interessa... eheheh

agora um detalhe... essa versao da mega faz correcao de mapa por sonda lambda? tem cutoff ?

T+

Maurício Fernandes
23/03/2009, 11:15
interessante.
chegaste a pensar em um fuel tech ou pandoo?

Gerson Araújo da Silva
23/03/2009, 14:35
Ela faz a leitura da lambda e vc pode ta janela correspodente, acertar itens como inicio de funcionamento e tal. estou usando a lambda original do vitara (narrow band) podeser usada uma (wide band) mas considero exagero por enquanto.

Gerson Araújo da Silva
23/03/2009, 14:38
Ela faz a leitura da lambda e vc pode ta janela correspodente, acertar itens como inicio de funcionamento e tal. estou usando a lambda original do vitara (narrow band) pode ser usada uma (wide band) mas considero exagero por enquanto.

Gerson Araújo da Silva
23/03/2009, 14:57
Na mega achei q tem mais chances de ajuste.

Gerson Araújo da Silva
16/05/2009, 08:30
Ai gente, meu vitara ja tem 500km rodados usando o novo modulo de injeçao, no inicio consumo elevado, fiz alguns ajustes e ja melhorou, ainda não tive oportunidade de andar grande trecho de estrada para verificar o consumo m estrada, mas ainda tenho mais ajustes a fazer.
No momento viatura parada para colocar forro de tetoe portas no tapeceiro.

robertofs
17/05/2009, 09:17
Ai gente, meu vitara ja tem 500km rodados usando o novo modulo de injeçao, no inicio consumo elevado, fiz alguns ajustes e ja melhorou, ainda não tive oportunidade de andar grande trecho de estrada para verificar o consumo m estrada, mas ainda tenho mais ajustes a fazer.
No momento viatura parada para colocar forro de tetoe portas no tapeceiro.

Gerson, contribua com a comunidade MegaSquirt Brasil, incluindo seu projeto nos casos de sucesso do forum, acessível pelo endereço forum.msbr.com.br. Inclusive, o pessoal pode ajudá-lo, através da análise do log gerado pela Mega, o que estaria gerando consumo alto.

[]'s
França.

Gerson Araújo da Silva
20/05/2009, 06:22
Blz, vou fazer isso, ainda não tenho um arquivo log pois ocarro esta no tapeceiro e o cara ainda vai enrrolar ate sabado. haja, pasciencia, so to esperando pois o serviço do cara e bom e aqui na minha cidade esse tipo de serviço num tem muita comcorrencia pra ele.

MRaizer
10/10/2015, 18:31
Então, com essa "nova gasolina" que tem mais álcool que pinga, andei pensando em trocar o módulo "quadradão" do Vitara da muié por um Megasquirt... sabe como é, fazendo 7Km/l na cidade e usando BR Pódium, tá ficando difícil o argumento! Queria arrumar um plugue igual ao da injeção original para fazer um "pig-tail"... alguma idéia de onde achar um módulo queimado para aproveitar o conector?