Conectar

Ver Versão Completa : Lavar motor......

lmazzucatto
21/03/2009, 12:13
Alguem tem dicas sobre o que proteger para lavar o motor do vitara 1.6 97???

Pode parecer uma dúvida banal, mas é a dúvida que tenho....:(

Abraços

Luis

Maurício Fernandes
21/03/2009, 15:34
minha opinião:
lave só se realmente for necessário.
não mande lavar em locais que não trabalham com jipes ou faça pessoalmente.
isole toda parte elétrica.
só água (quente de prefência) e sabão - nada de ácidos...no máximo querosene.
antes de ligar o motor seque os cabos de vela/cachimbos, bobinas, etc
reze, pois poderá precisar de ajuda divina para não estragar nada.

não precisa levar tudo a sério, mas já tomei um baita prejú depois de uma lavagem de motor. hoje não lavo mais.
abraço.

Dago Mano
21/03/2009, 16:21
Eu não lavo.

Ronaldo B.
21/03/2009, 16:38

Abraços

Luis

Eu não sou muito a favor de lavar motor, só quando muito necessário, nesse caso não lave o motor enquanto estiver quente, proteja as partes elétricas da melhor maneira possível, não use produtos como diesel, solopan, ou outros tipos de produtos que ataquem ou sejam corrosivos para as borrachas, correias, cabos de velas, sensores ou fiação, o melhor mesmo como já disseram é usar agua quente e detergente, de preferência não use máquina de pressão tipo wap.

Depois de lavado não deixe que pulverizem nada no motor, tem postos e lava rápidos que tem o hábito de pulverizar óleo ou outras tranqueiras que não servem prá nada, só prá ressecar e estragar a fiação, cabos de velas e sensores.

[]´s

leo cabral
21/03/2009, 16:53

Abraços

Luis

O correto é não lavar motores com muita eletrônica embarcada ( como o seu caso)

O correto é limpar com um pano úmido com sabão neutro , da muito trabalho , da sim , mas vai lhe salvar de um bocado de problemas.

Só lave com jato direto de água no motor em casos extremos .

lmazzucatto
21/03/2009, 17:44
É.. eu nunca lavei motor de carro nenhum.

Eu to com essa dúvida a meses com o vitara.

Sempre ouvi dizer que motor, agua e sabão nao combinam.. hehehe

Quer saber....

Vai ficar sujo :) Ele ta sujo de poeira mesmo :)

Abraços a todos

Luis

Jalisson
21/03/2009, 20:53
Amigos,

Eu também não sou muito a favor de lavar motor. Mas confesso que as vezes quando chego da trilha e ele ta muito sujo, eu espero o carro esfriar e lavo as partes que não tem tanta elétrica. Apenas com água e produto apropriado para lavar carro "tipo: carnu ou grandprix".

Neste caso: é melhor deixar o motor todo sujo de lama?:?

cRiPpLe_rOoStEr
21/03/2009, 23:27
para lavar motor:
tem sempre que esperar esfriar...
proteger as conexões do sistema elétrico... pode ser com sacolas de supermercado lacradas com fita adesiva...
lavar com água e sabão NEUTRO... evitar óleos ou desincrustantes que podem estragar as mangueiras e correias...
secar ao redor dos conectores elétricos antes de reconectá-los...

Poc
22/03/2009, 10:08
Eu não lavo, de vez em quando passo uma estopa por cima, só para melhorar a aparencia. Na verdade, não faz muito sentido lavar, pois um dia vc anda na poeira e no outro na lama e quando vc passa pelo rio lava tudo.rs rs rs
[]s.

Morcego
22/03/2009, 10:41
Raramente lavo o motor do meu Vitara, mas quando tenho que fazer isto, não levo em lavajatos comuns, levo numa oficina mecânica conhecida, onde os caras tomam os devidos cuidados e conhecem o que deve ser protegido na lavagem.:concordo:

Márcio Magalhães
22/03/2009, 12:25
Olá,

Acontece que as vezes realmente precisamos lavar, seja para vender o carro (motor limpo faz diferença para 99% dos casos) ou para descobrir algum vazamento de óleo. Então, nestas situações, o que proteger?

Dizer que é para proteger toda a parte elétrica não ajuda muito, bastaria dizer que é só fechar o capô. O que é realmente importante se proteger? Acho que foi isso que motivou a pergunta inicial.

Abraços,

leo cabral
22/03/2009, 12:43
Olá,

Acontece que as vezes realmente precisamos lavar, seja para vender o carro (motor limpo faz diferença para 99% dos casos) ou para descobrir algum vazamento de óleo. Então, nestas situações, o que proteger?

Dizer que é para proteger toda a parte elétrica não ajuda muito, bastaria dizer que é só fechar o capô. O que é realmente importante se proteger? Acho que foi isso que motivou a pergunta inicial.

Abraços,

No meu caso quando realmente tenho que lavar o motor tento proteger:

- distribuidor
- encaixe dos cabos de velas
- caixa nos fusíveis e relês
- alternador
- cabos da bateria.

Aqui em Fortaleza tem um sistema de lavagem " a seco do motor" apenas com produtos não abrasivos a borracha , bem interessante , ainda vou testar e postar o resultado.

Jalisson
23/03/2009, 20:53
Vou me informar aqui em Recife sobre este tipo de lavagem também.

:shock:

hneto
24/03/2009, 10:09
Leo, aqui em Fortaleza, lá o estacionamento do Iguatemi, tem o serviço de limpeza a seco, inclusive do motor. Já fiz uma vez num corolla e pelo menos visualmente ficou perfeito. Quando cheguei para pegar o carro eles já estavam limpando a lataria do carro, com umas escovas e panos com produtos de limpeza. Achei meio estranho, até me preocupei se não arranhava a pintura, mas ficou perfeito. Talvez se o motor estiver muito enlameado não dê prá fazer, não sei, só perguntando lá. Acho que chama "dry wash".

Abraço.

ricardo sabóia
24/03/2009, 10:36
O grande vilão da lavagem do motor,é o jato de alta pressão.Eu mesmo já lavei motor várias vezes e nunca tive problema.Além do motor frio que é fundamental,o ideal é lavar com uma mangueira de casa mesmo.Sábado mesmo eu levei o jimny p/lavar, e o motor foi lavado comigo olhando,p/não deixar o lavador fazer nenhuma besteira.Detalhe:só lavo quando está muito sujo,motor não é p/tá lavando todo tempo mesmo não.

Abs,Ricardo.

Ricardo Passoni
24/03/2009, 13:35
So mais uma coisa se puder lavar ele com agua quente ajuda mas evite o motor quente e agua fria ai pode ( pode ) ate trincar o bloco, mas e dificil ,um bom produto ajuda mas a seco nunca vi so a lataria

Mineiro do Cerrado
24/03/2009, 16:51
Não lavo!
Só quando desmonto alguma parte lavo ela em separado... lavagem geral acho literalmente uma fria!

rogeriomasih
24/03/2009, 19:51
No meu caso quando realmente tenho que lavar o motor tento proteger:

- distribuidor
- encaixe dos cabos de velas
- caixa nos fusíveis e relês
- alternador
- cabos da bateria.

Estes pontos deveriam ficar permanentemente isolados da água?

leo cabral
24/03/2009, 20:27
Estes pontos deveriam ficar permanentemente isolados da água?

Rogerio

Para lavar com jato d'agua sim.

Mas para Trilhas basta isolar o distribuidor e se possível usar snorkel ou então evitar agua acima da altura dos faróis dianteiros

cRiPpLe_rOoStEr
24/03/2009, 20:48
Só quando desmonto alguma parte lavo ela em separado...

lava com querosene?

fhilipe
12/06/2010, 00:33
ressucitando ...

não tenho duvida quanto a lavar o motor pois nunca lavo.

queria saber o porque numa trilha apenas snorkel e distribuidor isolado ja bastam e para lavar tem toda frescuragem ?

sendo que lavar o motor, ele estara frio, desligado ... enquanto na trilha vai estar quente, em funcionamento etc ...

só uma duvida de virgem em mecanica.
estou com uma tracker 2009 como isolar esse tal distribuidor (alguns dizem que ele n tem) ai isolo o que ? e é com silicone pra motor "alta temperatura" ele n derrete ?

alias posso passar silicone nos sensores, fios, caixa de reles, tudo que é eletronico ? se nao ajuda tambem nao estraga né ?

isolando a centralina que esta no carona do carro da pra fazer isso ?
http://www.youtube.com/watch?v=ZDsxbUpaQ0k

abs.

Henanh
12/06/2010, 14:48
Eu não gosto de colocar silicone nos conectores do sensores, pois o mesmo já tem uma borracha de vedação, seu carro novo então...

Com relação ao distribuidor, tb não acho uma boa aplicar o silicone direto, pois ele protege da água diretamente, mas de alguma forma, ele acaba "suando" por dentro e falha do mesmo jeito... eu utilizo uma "sacola" de couro que vedo com silicone nas extremidades...

fhilipe
15/06/2010, 18:33
sim mais colocando silicone direto nao ha como suar pois nao vai ter ar preso, vai ficar silicone puro ou seja sem ar nao ter como suar. "tipo preencher tudo de silicone" minhocas na cabeça, sei la nao sei de nada, dicas são bem vindas.

Fernando Massad
15/06/2010, 18:48
Lavar motor tem alguns macetes. O principal é lavar com ele frio, de preferência pela manhã, SEM FUNCIONÁ-LO IMEDIATAMENTE DEPOIS. De manhã, lave com pressão moderada, sem qualquer produto químico. o motor do vitara NÃO precisa de qq proteção. Já cansei de lavar motor de um Samurai que tinha. Hoje tenho uma Pajero, um Gol e um Willys. O mais problemático é esse último. Os demais lavo como estou falando, sem qualquer problema, sem necessidade de qq cuidado especial, a não ser NÃO direcionar o jato muito forte nas partes elétricas. Preferencialmente só funcione o carro depois que o mesmo seque naturalmente, ou seja, horas depois, ou de preferência no dia seguinte. Ar comprimido ajuda muito na secagem. Obs.: a centralina do Samurai é dentro do veículo; já as dos veículos mais modernos é blindada, não havendo qualquer problema molhá-la.
Limpar motor de jipe, pecinha por pecinha, à mão, é operação praticamente impossível cujos resultados são praticamente nulos.
Abçs.

Henanh
16/06/2010, 14:39
Garanto que vai suar, por causa do suspiro...

Barrio_L200
16/06/2010, 15:06
So mais uma coisa se puder lavar ele com agua quente ajuda mas evite o motor quente e agua fria ai pode ( pode ) ate trincar o bloco, mas e dificil ,um bom produto ajuda mas a seco nunca vi so a lataria

Beleza, todos dizem que tem que lavar o motor com ele frio, nunca com ele quente, se um dia lavar o da minha Tracker, vai ser assim....

mas aí eu pergunto, e qdo atravessamos um alagado, ou até mesmo um rio, onde o capo fica quase debaixo d'agua, ou apenas o suficiente para o motor molhar na agua fria do rio... pq não acontece nada... ou pode acontecer???:!::!::!::-|

Fernando Massad
16/06/2010, 17:52
[QUOTE=Barrio_L200;1188153 mas aí eu pergunto, e qdo atravessamos um alagado, ou até mesmo um rio, onde o capo fica quase debaixo d'agua, ou apenas o suficiente para o motor molhar na agua fria do rio... pq não acontece nada... ou pode acontecer???:!::!::!::-|[/QUOTE]

Porque enquanto o motor está trabalhando, ocorrendo explosão interna, a temperatura dele não baixa a ponto de permitir a ocorrência do choque térmico.
Já com o motor quente e desligado, a probabilidade de choque é grande, porque a temperatura baixa muito e rapidamente, de maneira não uniforme na peça inteira.

fhilipe
17/06/2010, 22:48
vlw pessoal.

como vai suar os sensores se nao vai ter ar ???
só "soa" quando as paredes estão frias a agua contida em forma de vapor no ar se condensa e forma goticulas de agua. mais sem ar nao tem como ter agua.
colocar silicone seria preencher em volta "diretamente" ou seja nada oco.
nem sei se é possivel.

só curiosidade pessoal, mais se nao sai caro deixar o carro protegido vai que um dia vc pega um alagado ou enchente de surpresa, ninguem comentou o video, apesar do troller ser a diesel é possivel essa façanha com um GV ?

plnx
18/06/2010, 10:23
a não ser que você isole as partes num ambiente com umidade do ar em 0% , haverá já haverá umidade lá dentro para "suar". lembre-se que a umidade relativa do ar pode chegar a 100% sem condençação (sem chuva) e niveis acima de 50% são comuns em grande parte do país, sei que em Brasilia e região chega a alarmantes 15%

fhilipe
19/06/2010, 21:10
a não ser que você isole as partes num ambiente com umidade do ar em 0% , haverá já haverá umidade lá dentro para "suar". lembre-se que a umidade relativa do ar pode chegar a 100% sem condençação (sem chuva) e niveis acima de 50% são comuns em grande parte do país, sei que em Brasilia e região chega a alarmantes 15%

acho que nao estao entendendo o que quero fazer, o que quero e aplicar silicone diretamente onde se pode molhar, e nao aplica " em volta " e deixar um oco com ar dentro.
nao vai ter AR entre silicone e contatos galera.
abs.

Giovanni Morano
20/06/2010, 02:26
Sempre que realizo trilhas aqui em fortaleza, é impossivel não lavar motor! Se deixo apenas um dia sem lavar presilhas ja começam a enferrujar, entram areia nos locais mais impossiveis, bobinas, embaixo da bateria, fusiveis...Sempre que mandava para o lava jato, era muito ruim a lavagem, os caras enchem de oleo disel mas a areia continua!

Com isso, faço tudo em casa mesmo, paciencia, isolo tudo que acho que não pode cair agua, lavo com agua do poço que não tem muito ferro(hehe), no final aplico WD-40 nos locais onde mais enferrujam, e lubrifico aquela parte da caixa de direção que da para ver por cima, lubrifico com oleo disel mesmo...o segredo é gostar do carro! E tiro um dia inteiro para lavar o motor! Para mim é o mais importante e acredito que você passa a conhecer mais o carro!

Valeu!:-)

fhilipe
22/06/2010, 21:59
esse wd40 posso passar tipo no sistema de direcao ? aparece boas ferrugens ali, e no sistema de escape essas coisas ? nunca passei nada aqui, mais nunca fiz trilha tambem só uma terrinha e olhe la. mais moro perto do mar ... vai saber

JackBH
25/03/2016, 20:22
Também estou nessa de lavar o motor.
Tenho um Suzuki Vitara 96/97 duas portas.

Cheguei de uma trilha e tá muito sujo mesmo.

O motor tá barro puro.

Lavo ou não lavo?

E se isolar/proteger os componentes elétricos com plástico? E se isolar onde fica a correia dentada também com plástico?

E agora?

Abraços.

Jack.

Abraços

Luis