Conectar

Ver Versão Completa : Duvidas quando ao uso da tração em Ranger ?

Randal
20/03/2009, 22:32
Olá amigos, desde já peço desculpas pela ignorância e peço que me esclareçam algumas duvidas. Sei que em situações chuvosas o ideal seria andar com 4X4 HI , mas há limite de velocidade para andar traçada na rodovia , comprei recentemente uma Ranger XLT 4x4 99 CE e estou muito feliz com a mesma mas tive esta duvida quanto ao uso da tração e outra , pela Pickup ser C.E. e utilizar o Chassi da Dupla seria ideal utilizar peso na carroceria para aumentar a estabilidade , pois não utilizo a carroceria. Obrigado a todos desde já !!! Randal

Rogerrm
20/03/2009, 22:46
Randal, podes andar tracionado sim! Limite de velocida eu não sei se tem, mas uns 100km/h e tranquilo (alguem corrige se estiver errado)

E outra, você tem certeza que a sua tração ta funcionando? pois a tua Ranger possui Roda Livre a vácuo como a minha...

A questão de usar o peso na caçamba vai de cada um, eu prefiro, pois a minha CS 7 pés pulava muito ( e pula ainda), e perdia muito a trazeira mas amenizei coloquei um peso de 120 kg atras do estepe...

Abraços

DiEgOsEiChIrLz
20/03/2009, 23:06
o limite do HI normalmente é 80km/h

Anthoniusnikos
20/03/2009, 23:08
Randal, sempre que possível, prefiro não usar peso nenhum, assim as retomadas de velocidade são melhores, a viatura sofre menos. Justifica colocar peso em estradas de terra enlameadas, mas aí você não vai sentar a bota que funica tudo, mas devagar ela não joga tanto a traseira. Em estrada de terra seca solta pode ir direto em 4x4 High. Em chão de terra dura, prefiro o 4x2, assim, na minha opinião, poupo a CT.
Quanto o uso do 4x4 High em asfalto embaixo de chuva é excelente, ela agarra mesmo, e não vai precisar de peso algum, mas, no asfalto, indo pro seco, volta pro 4x2. Em 4x4 high, desconheço limite máximo de velocidade. Já fui a 130 Km/h (asfalto molhado), mas como raramente ultrapasso os 130 Km/H ???
Agora, engatar a 4x4 High em velocidade, pode ser até no máx. a 80 Km/h. A reduzida Low só parada.

Abs
Anthon

Edintruder
21/03/2009, 10:23
O problema não é a velocidade máxima, mas sim a velocidade mínima para usar o 4x4hi em asfalto molhado. Eu só aciono acima de 50km/h nessa condição. Já fui a 150km/h com 4x4hi pra ver e tudo normal.
Podes ver inclusive no you tube as picapes arrancando melhor que muitos carros esportivos e tudo isso graças ao 4x4.

Raposo
21/03/2009, 17:27
Andar com a High engatada em pista molhada só se a estrada for sinuosa. Pista em reta mesmo chovendo não vale a pena porque aumenta o consumo e desgasta o equipmaneto sem necessidade, principalmente os pneus.
Abs.
Tem tópico sobre o assuno: "Pista molhada X 4X4 High engatada"

lucasam
21/03/2009, 18:18
So para ficar claro
O limite de 80Km/h contido no manual é o limite de velocidade para que o 4x4 seja ENGATADO. É o limite onde a troca de 4x2 para 4x4 pode ser feito com o carro andando.
Uma vez com o 4x4 ligado pode chegar o bambu

Edintruder
21/03/2009, 20:55
So para ficar claro
O limite de 80Km/h contido no manual é o limite de velocidade para que o 4x4 seja ENGATADO. É o limite onde a troca de 4x2 para 4x4 pode ser feito com o carro andando.
Uma vez com o 4x4 ligado pode chegar o bambu

Na verdade é 90km/h.
Se por exemplo estiveres a 100km/h e ligares a 4x4hi, esta só aciona quando reduzires a velocidade para 90km/h.
O sistema de engate da Ranger só não protege o sistema se o condutor engatar a 4x4 enquanto as rodas traseiras estão patinando, o resto o sistema eletrônico se encarrega de cuidar. Se por exemplo tivesse algum problema de limite de velocidade máxima para a 4x4hi, com certeza a Ford colocaria algum dispositivo que desligasse a tração automaticamente.

Randal
21/03/2009, 22:32
É isso ai galera , ja deu pra clarear bem minhas duvidas ... agora ja fico mais tranquilo .... agradeço a todos pelas dicas e conselhos!! Muito obrigado

Anthoniusnikos
22/03/2009, 00:03
Com essa assinatura, cumpanhero, estou entendendo porque estavas tentando torrar os pneus tempos atrás.

Dúvida: Se a Ranger estiver patinando, e a gente lembra que tem 4x4, e aciona a mesma, o que acontece ? Móe o diferencial ou a CT ? :cry::cry::cry:

Abs
Anthon

Daniel.Shimomoto
22/03/2009, 01:03
Com essa assinatura, cumpanhero, estou entendendo porque estavas tentando torrar os pneus tempos atrás.

Dúvida: Se a Ranger estiver patinando, e a gente lembra que tem 4x4, e aciona a mesma, o que acontece ? Móe o diferencial ou a CT ? :cry::cry::cry:

Abs
Anthon

Anthon;

Moe a caixa de transferencia, certamente. O problema é justamente o "tranco" que ela sofrerá - O cardã dianteiro (sem esforço) e o traseiro, girando em velocidades diferentes, sob esforços diferentes (o traseiro, com a força do motor e o dianteiro, apenas com o movimento das rodas) ai voce aciona o 4x4Hi...Ai vai tudo pro espaço.

Abs!!!

Anthoniusnikos
22/03/2009, 01:51
Valeu muito Shimomoto, porque geralmente a gente entra na lama em 4x2, e quando começa a patinar, e percebe que não vai dar, é quase instintivo lembrar de acionar o 4x4High, aí vai com a mão direto no botão, e vai fazer a moagem da CT.
Houve uma vez, que quase faço essa besteira. :oops::oops::oops:
Brigadão.
Abs
Anthon

Rogerrm
22/03/2009, 20:25

Abs
Anthon

Eu já fiz essa cagada :parede::parede:

A CT arranha , fui acionar o botao e patinou , arranhou e instantaneamente pisei na embreagem...

Eu não faço e acho que aqui ninguém faz, pisar na embreagem para emgatar o 4x4H...:rolleyes:

abraços